O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O fenómeno Mantorras II

. 24 comentários

Portugal, 21 de Junho de 2012



Mas era preciso deixar jogar o Mantorras, pois claro, e o Benfica tinha de pagar o que fosse necessário, quer no seu passe desportivo quer no esbanjamento do investimento feito noutros avançados que davam mais garantias desportivas (mais golos).

Assim teve de se criar o “mito” Mantorras que justificou o negócio que o Sr.º Filipe Vieira, gestor do futebol do Benfica, fez com o seu filho, presidente do Alverca SAD. 

Como jogador, Mantorras só deve ser apreciado na 1ª época de Benfica, a única que julgo ter realizado sem lesões. O plantel era de “luxo”, para os padrões da altura, em particular quando comparado com os plantéis “frugais” da anterior Direcção. Pontificavam Simão, Zahovic, Pesaresi, Júlio César, Drulovic, Argel, Roger, Ednilson, André, etc, num universo de 19 (!) contratações feitas pelo Gestor do Futebol, Sr.º Luis Filipe Vieira. Com um pouco de ironia atrevo-me a sugerir que só fez 19 porque a Direcção anterior lhe deixou uma “pesada” herança, caso contrário talvez contratasse uns 40 ...

Apesar da qualidade do plantel, Mantorras marcou 13 golos, o que na minha perspectiva é muito pouco para tanto alarido e tanto investimento. Mas entusiasmou o público benfiquista. 

Aqui tenho de abrir um parêntesis para manifestar a minha admiração contemplativa, sobre as razões que levam os adeptos a idolatrar ou embirrar com um determinado jogador. Se Mantorras sempre foi um ídolo da esmagadora maioria dos adeptos do Benfica, apesar do rendimento desportivo aquém do esperado, aliás tal como Nuno Gomes, já Cardozo nunca teve o mesmo tratamento por parte dos adeptos. Ele que começou por marcar 22 golos (em todas as competições) logo na 1ª época, numa equipa recheada de problemas e mudanças de treinador, de Fernando Santos por Camacho e de Camacho por Chalana (Mantorras apanhou a troca de Toni por Jesualdo Ferreira). 

Talvez Mantorras entusiasmasse porque corria, discutia cada bola como se fosse a última, fazia pressão sobre os adversários, em suma, esforçava-se bastante. Ou se calhar porque tinha um sorriso simples, de menino grande, enfim, não sei. Sei que Mantorras sempre teve boas 1ªs páginas e Cardozo não. Para a BOLA, por exemplo, enquanto Mantorras era a “alegria do povo” já Cardozo veio para a 1ª página por mandar calar os adeptos que o assobiavam.

Termino com duas notas e uma notícia. Notas: (1) quando o Sr.º Vieira avaliou Mantorras em 18 milhões de contos (90 milhões de euros) em 2002, criou um caso desportivo cuja intenção principal era repercutir-se na apólice do seguro desportivo que o Benfica havia criado para Mantorras (de acordo com um dirigente do Belenenses), (2) nunca se soube se Mantorras veio lesionado do Alverca ou se foi lesionado no Benfica, como nunca se percebeu porque razão o Sr.º Vieira despediu o Dr.º Bernardo Vasconcelos por causa do joelho do Mantorras. Notícia CM em 8 de Janeiro de 2011:
(Mantorras) Dez anos depois, as contas da transferência ainda não estão fechadas. No relatório e contas da Benfica SAD, relativos à época 2009/2010, os encarnados identificam um “título a pagar” de 950 mil euros à Alverca Futebol SAD. As águias explicam que a verba resulta de um “compromisso com a Alverca SAD no âmbito do acordo obtido no final da época passada [2008/2009] relativo ao atleta Mantorras”.
Contactado pelo CM, fonte oficial do clube encarnado confirmou a dívida e esclareceu que a mesma “está a ser liquidada em prestações”. “Até ao final do presente exercício [final desta temporada] fica saldada”, acrescentou.

Se a SAD do Alverca já havia sido declarada extinta ou dissolvida por falência (segundo os jornais), apenas posso registar que indubitavelmente, Mantorras continua a ser um fenómeno...


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Lembrei-me de escrever sobre este tema, por duas razões: porque estava agendado há muito tempo e porque recentemente o Mantorras foi alvo de mais uma homenagem por parte do Benfica.

    Para descomprimir e não dizerem que estou (quase) sempre a bater no "ceguinho", os próximos textos serão virados para o lado de "fora" ...

    Obrigado a todos os que leram e especialmente aos que expressaram correcções ou criticas ao texto.

    ResponderEliminar
  2. eagle01, podes questionar o negócio mas colocar em dúvida as qualidades de um PUTO DE 18 ANOS que chega ao Benfica e marca 13 golos é absolutamente ridículo.

    Quero que me digas quantos putos de 18 anos marcaram 13 golos na primeira época de Benfica.

    Eu não tenho as mínimas dúvidas que se não fosse a merda do joelho e teria sido uns dos melhores do Mundo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opps, a resposta das 16:56 era para ti mas saiu mais abaixo ...

      Eliminar
  3. Só não concordo com a parte desportiva. Chegar do Alverca e marcar 13 golos no SLB não é nada mau. Mas, mais do que os golos, Mantorras mostrou ser de qualidade superior. Não fossem as lesões e Mantorras estaria no topo do futebol europeu e teria dado ao SLB, sem a menor dúvida, a maior venda de sempre.

    E não me esqueço da marcação impiedosa que os defesas lhe faziam valendo a tal frase do "deixem jogar o Mantorras". Alguem se consegue esquecer do Varzim-SLB 2-2 ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, eu não disse que era mau. Mas despachar 2 avançados que marcavam mais golos, para deixar jogar o Mantorras, já acho mau. Porque como benfiquista interessa-me quem marca mais e não quem pode ou há-de um dia marcar mais. O futuro joga-se em cada 90 mn e não se pode jogar tudo num jogador, que pela idade ou falta de experiência, é escolhido para porta estandarte de um projecto empresarial!

      Se ele tinha 18 anos, facto lembrado pelo pjsimões, menos se entendem as opções dessa Direcção. É quase como mandar embora o Cardozo por "cascas de alho" e esperar que o Nélson Oliveira e o Rodrigo resolvam, do tipo "pode ser que dê" ...

      Sim, lembro-me desse Varzim2 - Benfica 2, arbitrado por Isidoro Rodrigues, em que o Benfica está a ganhar 2-0 e o Mantorras é ceifado na área e o árbitro não viu o penalty (depois expulsou 2 dos nossos e acabamos 2-2- contra as "cordas", mas já nessa altura a cassete era como agora "temos de jogar mais"). Esse penalty foi quase como aquele penalty sobre Aimar em Coimbra este ano ... Já nessa altura o Sr.º Vieira era burro. Em vez de fazer uma exposição factual à CA de Arbitragem, devidamente propagandeada na comunicação social (para ter o efeito de "condicionar positivamente"), não, inventou esse slogan que foi uma risota nacional. O achincalhamento do Benfica em boa parte, também se deve à falta de categoria do actual Presidente. Só os Bancos estão contentes com ele ...

      Note que no ano passado ainda tivemos de pagar mais uma tranche ao Alverca SAD, que julgo ter sido extinta por falência ... (de acordo com os jornais)...

      Eliminar
    2. "Se ele tinha 18 anos, facto lembrado pelo pjsimões, menos se entendem as opções dessa Direcção. É quase como mandar embora o Cardozo por "cascas de alho" e esperar que o Nélson Oliveira e o Rodrigo resolvam, do tipo "pode ser que dê" ..."

      Não compares o incomparável!! O João Tomás foi vendido por 4 milhões, foi com pena minha que não ficou por mais uma época porque continuo a achar que teria sido um dos grandes pontas de lança Portugueses. O Van já era trintão e Mantorras tinha tudo para dar certo, como deu, depois a lesão é que o tramou, a ele e ao Benfica!!! E não se despachou ninguém para Mantorras brilhar porque João Tomás ou Van cabiam bem no plantel porque são jogadores diferentes e Mantorras brilharia com ou sem Van ou João Tomás.

      Eu chegou á conclusão que a memória pregou-te alguma partida, pois deves ter esquecido de como o Mantorras jogava!!! Sem querer comparar o incomparável, Mantorras, com as devidas diferenças, tinha muitas das características de Eusébio!!!

      Eliminar
  4. Caro Pedro, eu não tenho capacidades para adivinhar o que seria o futuro de Mantorras. Mas Nuno Gomes marcou 23 golos na 1ª época de Souness que o metia a suplente muitas vezes. Os entendidos achavam que ele marcava muito e jogava pouco. No ano seguinte, Heyckes deu razão aos críticos pondo Nuno Gomes a jogar a titular quase sempre. Nesse ano Nuno Gomes ficou-se pelos 20 golos. E era 1 ano mais velho.

    Se tu achas que Mantorras seria uma estrela mundial, quem sou eu para dizer o contrário? Apenas que acho que o Alverca teve melhor noção do negócio, pois recomprou a metade do passe que estava na posse do empresário por 360 mil contos ...

    Para a história ficam os 13 golos do puto de 18 anos no único ano que jogou fisicamente são, e a polémica acerca do seu potencial. Não vou perder tempo com isso, como é óbvio, até porque certamente reparaste que os dois textos incidem mais sobre questões do negócio do que sobre o potencial do Mantorras ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno Gomes tinha 21 anos quando chegou ao Benfica e fez 27 jogos a titular e 6 como suplente utilizado, tendo marcado 18 golos.

      Mantorras era 3 anos mais novo, fez 28 jogos como titular e 2 como suplente utilizado marcando 13 golos. Coisa pouca para um miúdo de 18 anos...

      Já o disse, encontra-me um puto com 18 anos, vindo de um modesto Alverca, faça 13 golos na primeira época.

      A questão do negócio é outra coisa completamente diferente e até a própria gestão no pós-lesão tem muito que se lhe diga... Agora, colocar em causa as reais capacidades de Mantorras para justificar certos números é que não!!! Mantorras poderia, sem dúvida alguma,ter sido um dos melhores jogadores do Mundo!!! Mesmo com as lesões sempre mostrou um faro pelo golo que muitos poucos têm.

      Eliminar
  5. Portanto o potencial de um jogador é medido pelos golos que marca. Olha junta-te ao Querido Manha e outros que tais que acreditam que o futebol é só números.

    Sempre disse e continuarei a dizer que para fazer uma crítica justa a uma contratação de um jogador esta terá que ser realizada usando a informação disponível no momento em que é realizada. Tu achas que o holandês e o João Tomás eram melhores jogadores, é a tua opinião. Eu acho que por 5M€ por 50% do passe Mantorras foi, naquele momento, uma pechincha, é a minha opinião.

    José Couceiro disse recentemente que o Mantorras estava negociado com o Milan, e apenas foi parar ao Benfica porque LFV pretendia ganhar influência no clube. Tu poderás achar isto uma mafiosice. Eu, que tenho a certeza que no lugar do LFV só não o faria se não pudesse, acho que foi atitude de Benfiquista.

    Quando li estes dois textos só fiquei com uma dúvida: tu alguma vez viste jogar o verdadeiro Mantorras?

    ResponderEliminar
  6. Eagle01, estamos de acordo com o despachar de VH para Mantorras jogar. E algo que disse na altura nos extintos Foruns, tal acto só demonstra que quem mandava no futebol do Glorioso não percebe NADA de futebol pq o Mantorras teria tudo a ganhar jogando ao lado e Van Hooijdonk.

    Nunca o saberemos mas com a capacidade técnica, velocidade, força, remate, explosão, que Mantorras tinha só mesmo um descalabro total é que impediria de ser um enorme jogador.

    ResponderEliminar
  7. A qualidade de Mantorras era inequívoca, era predestinado. Mas não foi isso que encantou as bancadas. Mantorras tinha uma coisa superior que não cabe no mundo actual, nem no futebol. Jogava sem cifrões nos olhos. Tinha uma alegria inocente impossível de esconder, jogava com paixão e sem reservas de coisas de adultos. Mantinha-se de pé porque só via magia no futebol. E isso cabe tão bem no nosso clube...

    Aconteceu o que tinha de acontecer. Já andava a acontecer, já se passavam coisas á volta do jogador q ele próprio não percebia (ainda hoje não percebe que não é claramente muito consciente). Acaba por ser triste todo o circo e tudo depois. Pessoas assim não cabem no mundo durante muito tempo, os Neymares são engolidos pelo dinheiro.

    De resto tens razão em praticamente tudo!

    cwally

    ResponderEliminar
  8. Continua a haver gente que confude gestão desportiva com talento inato para o jogo. E o que está aqui em discussão é gestão desportiva e não talento do jogador...

    ResponderEliminar
  9. mas como é que achas q surgiu o "deixem jogar o mantorras"???

    o homem era uma força da natureza!! era brutal e só na base da sarrafada o paravam.

    não deves estar bem.....

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente já não tenho paciência para tanto paspalho. Quer dizer este freguez anda a pagar milhões a uma entidade que já não existe, a SAD do Alverca e tudo bem nada se passa. Chama-se a isso ÁGUA DE CU LAVADO FOI O QUE VOCÊS BEBERAM!!. o OUTRO é que era gatuno,criminoso etc etc. Vocês nem são carne nem são peixe, NIM. Sem paxorra...

    ResponderEliminar
  11. https://vimeo.com/44482398

    ResponderEliminar
  12. A terem sido reconhecidas as dívidas da Benfica SAD à massa insolvente aquando do processo de insolvência do Benfica, os créditos sob a Benfica SAD não se extinguem com o decretar da insolvência. Enquanto o processo decorrer e houver créditos sob a massa insolvente e créditos desta sobre outras entidades, as dividas têm que ser pagas. Se o processo de insolvência ainda decorrer, é normal que se tenha que pagar as dívidas reconhecidas.

    Para mim estranho é a origem dessas dívidas e porque razão o Benfica as reconheceu.

    Quanto ao valor pago pelo Mantorras é verdadeiramente idiótico. Ele no alverca tinha feito 9 golos.
    Estamos a falar há mais de 10 anos, onde os valores eram bem mais baixos. Pagar 5 milhões de euros por 50% do passe de um jogador de 18 anos à data, quando 1 ano antes tinha adquirido o Van Hoojdonk, jogador internacional holandês mais barato, significa que era um negócio ruinoso e só possível porque havia uma pessoa que estava dos dois lados do negócio, num como accionista, noutro como director para o futebol.

    ResponderEliminar
  13. Sera possivel que esse dinheiro esteja a ser pago aos credores? Ou estao a insinuar que o Vieira meteu algum ao bolso?

    ResponderEliminar
  14. Ó B Cool, desculpa lá, mas ruinoso porquê? Só se for pelo que aconteceu ao Mantorras. Bem mais ruinoso foi o negócio da compra do Van Hoojdonk, internacional holandês, sim senhor, que marcava golos, certo, mas que custou mais de 5M€, ganhava balurdios e tinha quase 31 anos.

    O que acho mais estranho é criticar a compra do Mantorras quando ela se inceria, totalmente, nos critérios que agora defendes para contratação de jogadores - investir em jogadores que dão garantias, mesmo sendo mais caros que outros de qualidade mediana. E sim, o Mantorras dava garantias, essa história de "ah e tal, vinha do Alverca e só tinha marcado 9 golos". Deixo-te a mesma pergunta: mas nunca o viste jogar?!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque foi o jogador mais caro qu o Benfica comprou até essa altura.
      O Mantorras nunca foi o novo Eusébio apesar de terem tentado vender essa imagem aos sócios sedentos de um herói, tanto mais que o João Pinto tinha sido escorraçado pelo Vale e de o Jardel nunca ter vindo, o Mário claro está, por o George não valia um caracol.

      O que foi ruinoso no negócio do Van Hoojdonk foi a venda ao desbarato, não a sua aquisição tendo em conta o rendimento que teve. Também o Aimar custou 6 milhões, será e questionar essa aquisição ?
      Jogadores que sejam mais-valias claras, mesmo com poucos anos de carreira à frente, justificam o investimento pelo retorno desportivo que trazem.

      Tendo o Benfica uma dupla de avançados que assegurava um rendimento que o Mantorras não poderia assegurar apesar de ter algum potencial, como compaginas essa realidade com o maior investimento realizado até à altura e que só viria a ser suplantado pelas contratações de Simão e Cardozo ?

      Por muito valor que tivesse o Mantorras nunca valeu 2 milhões de contos - 10 milhões de euros.

      Eliminar
    2. Bom, pelo que me parece a questão passa, essencialmente, pela apreciação que fazemos do valor dos atletas. Aimar veio para o Benfica com 27 anos, Van Hoojdonk com 30, mas isso realmente não interessa muito, porque, como dizes, são negócios que vizam o lado desportivo. Foram apostas e boas apostas. A questão é o que para ti representava o Mantorras e o potencial que vias nele.

      Por acaso tive a sorte de ver alguns treinos do Benfica quando ele chegou, e o que posso dizer é que fiquei estupefacto. Para mim, naquele ano, ia ser Mantorras e mais 10. A arrancar ou lançado em velocidade, ninguém o conseguia deter e ainda acrescentava mais uma coisa - é que o menino sabia o que estava a fazer dentro de campo, não baseava o seu futebol exclusivamente nas capacidades físicas ou técnicas, também tinha cultura tática.

      Tinha tudo para ser um jogador da elite mundial, não, não era SÓ propaganda, era marketing mas com produto. Não tinha dúvidas em afirmar que naquele valia a pena arriscar. Dificilmente voltará a aparecer uma hipótese de negócio deste género, mas se isso acontecesse eu voltaria a dizer: dêm tudo o que puderem, ou seja, valia sim senhor os 2 milhões de contos, na minha opinião, claro. Pura e simplesmente era um jogador à parte e reconhecendo o valor de outros jogadores, até mesmo de Aimar, para mim não são comparáveis.

      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Alguma vez se pagam 5M por 50% dum gajo do Alverca? 10M deve ser mais do dobro das maiores transferencias internas de sempre do futebol portugues (excluindo Mortinho) e esse tipo de verbas acontece quando o clube vendedor e um Guimaraes, Braga, ou Maritimo. Nao o Alverca. O Mantorras mostrou potencial tremendo no Alverca 5M pelo passe todo e ja era uma fortuna! Os Viscondes venderam o Ronaldo por quanto? 18M? E tratou-se do Sporting a vender um gajo de altissimo potencial

    ResponderEliminar
  16. A empatia de Mantorras com os adeptos vai muito mais alem do facto do jogador ser voluntarioso desde logo ele se lesionou na sua primeira época em Março e terá sido ai no aceleramento da sua recuperação e no facto que ter retornado a jogar sem que a lesão estivesse devidamente curada que começaram todos os problemas e a determinada altura Mantorras simbolizava o Benfica, alguém com muito potencial mas que estava na mó de baixo, que se tentava erguer, que nunca desistia, que lutava contra tudo e contra todos para muitos adeptos naquele momento Mantorras simbolizava aquilo por que o clube passava e quando ele entrava não era um jogador que entrava era como se o clube inteiro se materializasse naquele jogador.

    Legalmente quem comprou o Mantorras foi o Vilarinho e é a ele que nós temos de pedir contas pelo claro inflacionamento do negócio não só por aquilo que eram os valores que se praticavam na altura como para agravar foi, e penso que ainda é, o valor mais alto pago por um clube português a outro clube português e por uma grande margem, mas o actual presidente que só assumiu funções no clube um mês depois da compra do Mantorras não se livra ética e moralmente de culpas neste caso.

    Mas muito pior que este caso foi o do VH esse sim ruinoso comprar um jogador por 5 milhões e um ano depois vende-lo por 1,5 quando durante esse período o jogador foi o nosso melhor jogador e marcador com 23 golos e que na pior das hipóteses o que lhe terá acontecido foi não se valorizar, isso sim era um caso par ser analisado ao pormenor.

    ResponderEliminar
  17. estar a pegar-se no negocio do mantorras é como não sabermos falar mas deitamos umas palavras porque não temos nada que fazer ou simplesmente tal como vossa inteligência é curta a memoria também o é. E David Luiz que custou meia dúzia de tostões e depois foi vendido por milhões, milhões esses que foram pagos na integra. Chulos seriam vocês, ou teriam mais vontade em enganar o Benfica caso fossem dirigente do clube porque falar de fora é mais fácil que apoiar e ajudar quem tanto faz pelo clube! Quanto ao mantorras, agora que não pode jogar... deixem no em paz!

    ResponderEliminar
  18. estar a pegar-se no negocio do mantorras é como não sabermos falar mas deitamos umas palavras porque não temos nada que fazer ou simplesmente tal como vossa inteligência é curta a memoria também o é. E David Luiz que custou meia dúzia de tostões e depois foi vendido por milhões, milhões esses que foram pagos na integra. Chulos seriam vocês, ou teriam mais vontade em enganar o Benfica caso fossem dirigente do clube porque falar de fora é mais fácil que apoiar e ajudar quem tanto faz pelo clube! Quanto ao mantorras, agora que não pode jogar... deixem no em paz!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking