O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 19 de maio de 2012

"Benfica não tem um Presidente, tem um dono"

. 59 comentários
Fernando Tavares, antigo vice-presidente do Benfica nos tempos de Vieira, assume a crítica contra o presidente e os atuais dirigentes que o aconselham mal. "Não há comunicação, há propaganda. Vive-se um período de 'venezualização'" 


Fernando Tavares, antigo vice-presidente para as modalidades Fernando Tavares diz que não se conteve quando ouviu Rui Gomes da Silva a criticar José Veiga no programa 'O Dia Seguinte' e escreveu uma carta aberta. Afinal, garante, Gomes da Silva já procurara o apoio de Veiga quando pensou, um dia, poder fazer frente a Luís Filipe Vieira. "A direção é incoerente", acusa. 

Nesta entrevista ao Expresso, o antigo vice-presidente para as modalidades mostra-se disponível para a oposição, lembra que é elegível dentro dos parâmetros do clube, e lança um nome para candidato: Bagão Félix. 

Que análise faz aos comentários de Rui Gomes da Silva sobre José Veiga?
Foram comentários infelizes e que não mobilizam os benfiquistas para a verdadeira "batalha" que é preciso travar. José Veiga serviu o Benfica com paixão e ganhou. Preocupa-se com o Benfica tal como outros benfiquistas. Ser diferente não é ser inimigo. José Veiga não é inimigo do clube e se está permanentemente na mira dos correios da direção com ataques que aliás se repetem a outros benfiquistas incómodos, retira discernimento e energia para abordar os verdadeiros adversários do Benfica. Esta é a incoerência que governa, actualmente, o Benfica. É pena mas é nisto que a gestão do Benfica se transformou. 

Em que falha a liderança de Vieira?
O que muitas vezes divide uma boa de uma má liderança é a escolha das pessoas. Eu diria que sobretudo falha na escolha das pessoas e esse factor é crítico numa liderança. Os seus principais conselheiros estão contaminados pela falta de competência e, mais grave, pela total ausência de benfiquismo. No Benfica actual, as decisões não são tomadas em função do benfiquismo das pessoas, são tomadas com base na defesa do lugar. Quanto piores forem as pessoas que o rodeiam, pior será a sua liderança. Por outro lado, Vieira não devia ter medo da história do Benfica. Por isso foi criada outra, com dez anos, criando nas pessoas o fantasma de que será Vieira ou o caos. E não é assim, a seguir a Vieira não virá o caos, virá o Benfica, o grande Benfica. 

Disse nessa carta aberta que o primeiro mandato tinha sido desportivo e que este já não é por causa das pessoas que o roderaram. Que pessoas? E o que fizeram essas pessoas?
Repare na importância da escolha das pessoas. No primeiro mandato de Vieira, o Benfica foi capaz de ganhar mais, no futebol e nas modalidades, do que neste último, designado pelo próprio presidente como o mandato desportivo. E ganhou-se mais, investindo muito menos, incomparavelmente menos. Como foi possível? Com uma escolha acertada de pessoas, que pensavam Benfica, que sofriam pelo Benfica e que, em cada decisão, sobrepunham o seu benfiquismo a qualquer interesse pessoal. Pessoas como Domingos Soares Oliveira, Paulo Gonçalves e João Gabriel, para além de não serem benfiquistas, exercem uma má influência sobre o presidente. Na defesa de uma estratégia de poder atacam os verdadeiros benfiquistas e empurram o Benfica para estratégias erradas. Os resultados estão à vista. E, por agora, apenas os resultados desportivos, já que os financeiros, são uma calamidade de que os benfiquistas apenas se aperceberão mais tarde. 

"Não sou candidato; sinto-me com capacidade para implementar um modelo de governação diferente" 

Como vê a revisão dos estatutos promovida por Vieira quando foi eleito? Foi uma forma de "fechar" oportunidades a outros nomes? 
Não tem outra explicação. Repare, os estatutos foram a peça final na estratégia de personalização de poder no clube. Neste momento, o Benfica não tem um presidente, eu diria que tem um "dono". Mas já agora, vale recordar uma frase célebre quando Rui Costa assumiu o cargo de diretor-desportivo, em que se disse que iria ser preparado para presidente do clube, no espaço de dois mandatos. Caricato é ter um clube que nos seus estatutos estabelece uma restrição de idade (43 anos) que o país não criou para eleger o seu Presidente da República. 

Fernando Tavares seria candidato às eleições? 
Não sou candidato. É verdade que uma decisão de candidatura é unipessoal, mas também é verdade que essa decisão depende sempre de outras pessoas e sobretudo de condições de governabilidade, em caso de eleição. Eu não tenho essas condições, embora, pessoalmente, me sinta com capacidade para implementar um modelo de governação diferente no Benfica. Sinto-me com capacidade de liderar um projecto, mas precisaria de condições que, presentemente, não tenho. Se um dia as reunir, não terei qualquer receio de assumir as minhas responsabilidades. 

Tem-se reunido com João Carvalho na procura de arranjar um candidato? 
Essa pergunta está à espera de uma resposta que possa indicar a existência de um movimento organizado de oposição a Luís Filipe Vieira. Que eu saiba, esse movimento não existe, ou melhor, é capaz de existir na cabeça de algumas pessoas dentro do Benfica. Mas a isso, não lhe chamo Movimento, chamo-lhe complexo. O doutor João Carvalho é um amigo e um dos distintos benfiquistas que se preocupa com o futuro do clube e que faz o favor de partilhar comigo as suas preocupações. Como eu partilho com ele, e outros benfiquistas, as minhas. 

"O Benfica não tem comunicação. Tem propaganda. Vive um período de 'venezualização'" 

Que nome tem? Bagão Félix? 
Francamente, pela pessoa, pelo perfil que tem, pela capacidade que teria de aglutinar a família benfiquista, creio que o doutor Bagão Félix seria um extraordinário presidente do Benfica. Pertence a uma linhagem de presidentes que sempre ajudou a diferenciar o Benfica no contexto do desporto nacional. Presidentes como Borges Coutinho, Ferreira Queimado, Fernando Martins, João Santos e Jorge de Brito. Eu acho que o doutor Bagão Félix estaria nesta linha de grandes presidentes do Benfica e, creio, que nenhum benfiquista, recusaria um nome destes.. Eu vejo o doutor Bagão Félix como uma reserva moral do grande Benfica, do Benfica que eu gostaria de ver recuperado e do Benfica que muitos benfiquistas pretendem que seja restaurado. 

Porque saiu do Benfica quando saiu? Que atritos teve com Vieira? 
Servi o Benfica com empenho e dedicação. Tenho orgulho naquilo que construí. Em todas as decisões que tomei defendi os superiores interesses do Benfica. Sou uma pessoa de projetos e de convicções. Quando não acredito nos projetos e nas pessoas prefiro retirar-me. 

Que críticas faz à comunicação e à gestão de Vieira?
O problema, hoje em dia, é que o Benfica não tem comunicação. Tem propaganda. A comunicação é um instrumento que o Benfica devia ter ao seu dispor para divulgar mais e melhor o clube, a sua história e os seus valores. Pelo contrário, o que existe é propaganda, muito centrada na pessoa do presidente e dos constantes louvores à sua obra. Digamos que a comunicação do Benfica vive um período de "venezuelização". Quanto à gestão diria que assenta numa estratégia errada. O Benfica tem uma estratégia de marca, ou seja, a marca resolve tudo. Tal como indicou Manuel Sérgio no triste e recente episódio a marca só se constrói ganhando. Ora o que o Benfica necessita é de uma estratégia de produto, ie focada no seu principal produto que é o futebol. A marca desenvolve-se a partir das vitórias desportivas e não ao contrário. Não é a fazer acordos com agências funerárias que a marca se desenvolve. 

"Milagre financeiro? O milagre é o Benfica ainda conseguir pagar as suas contas" 

Vieira diz que recuperou financeiramente o clube. Concorda? 
O Benfica tem um passivo de 400 milhões de euros. Onde é que está o milagre disto? O milagre é o Benfica ainda conseguir pagar as suas contas. As pessoas ainda não perceberam que a situação actual do Benfica é muito preocupante. O que o Benfica precisa é de um milagre desportivo, que possa ajudar a resolver, no futuro, os graves problemas financeiros que afetam o clube. Mas para isso é necessário outro modelo de governo e de gestão.

Revê-se no movimento Por Ti Benfica, que pinta as paredes e critica na blogoesfera? 
Revejo-me em pessoas que se preocupam com o futuro do Benfica, que não se resignam, que não se conformam e que n ão se deixam iludir mais pelas promessas ocas com que são bombardeados todos os dias. Se essas pessoas estão no Movimento A ou B, não sei, mas têm o meu respeito e a minha admiração. Porque, hoje em dia, não é fácil ser do contra, no Benfica, porque ser do contra é ser abutre. Mais uma vez, nada disto se compadece com a história democrática do Benfica. Este movimento em particular parece-me ter no seu código genético os valores do Benfica. São jovens que curiosamente viram poucas vezes o Benfica ganhar e que não se conformam com um Benfica perdedor. Ao contrário do que afirma Rui Gomes da Silva, não se deixam manietar ou controlar. Pensam pela sua cabeça e têm fortes convicções. Esta é a minha leitura.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

59 comentários

  1. Posso concordar com a substância, mas a colagem a Veiga descontenta-me em demasia... de João Carvalho não tenho ideias positivas (nem negativas provavelmente)... não queremos messias... que LFV falhou em quase toda a alinha _ passivo insuportável, politica de recursos humanos auto-fágica e número de títulos baixissimo - bem como estratégia comunicacional e de alianças estranha... enfim... já chega de bater no zezinho...

    Queremos sensatez... sem uma equipa benfiquista e sensata não há volta a dar...
    O Félix será uma boa ideia porque na idade dele não me parece que o dinheiro seja a sua principal motivação, mas sim deixar história como O Presidente do Ressurgimento do Monstro... parece-me... mas existe uma pessoa em quem tenho confiança absoluta - Rui Costa! E não é messias é benfiquista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. companheiro, porque a colagem ao Veiga te descontenta? é apenas curiosidade

      Confiança em Rui Costa? porque motivo? se n concordas com LFV e o Rui Costa tem sido um dirigente silencioso, porque te inspira confiança? novamente, nao estou a discordar, apenas a pedir que vás mais longe.

      Eliminar
    2. Carissimo de Veiga sei que é Dragão de Ouro... desculpa mas quero gente inabalavelmente "pura" , ganhar a todo o custo isso para mim não existe!
      Quanto a Rui Costa todos sabemos que é Homem de H grande, se está calado é porque devem existir "coisas"... porque confio nele? Pela sua trajectória de vida...
      Com veiga não tenho a certeza de total transparência de processos... e eu sei que é possível vencer com transparência total de processos, basta ser-se absoluta e totalmente competente!
      Precisamos d ebenfiquistas na estrutura porque a paixão faz com que a energia fique totalmente focada! Não existe desperdicio com ódios, disputas e cenas assim... quase me atrevia a dizer - vai por mim, mas não o faço por respeito a mim próprio e a ti claro... abraço! :)

      Eliminar
    3. clarificado quanto a Veiga, com algumas incorrecções... mas clarificado que era o objectivo.

      quanto à pureza... diria que se te impuseres essa regra, terás que correr com muitos dos que lá estao agora...

      Eliminar
  2. Mais um com telhados de vidro...como responsável das modalidades fez despedir o treinador campeão de andebol, deixou "cair" o basquetebol ao escalão secundário, enfim. E agora vem dar uma de dissidente cheio de razão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mentiras aqui não!
      Ele não despediu o Donner (ISSO É MENTIRA) foram os jogadores que não suportaram o mau feitio dele e "forçaram " situação. O mesmo se passou com o Beto Aranha. Quanto ao "cair" o Basquete, não foi por demérito desportivo, como sabes mas escondes, foi por desacordo com a FPB

      Eliminar
    2. A queda do basquete foi essencial para estourar o domínio do Porto. Só quem é cego não percebe isso.
      O Benfica saiu da Liga Profissional e no ano seguinte acabou a Liga que era controlada pelo Porto! Grande mentiroso que tu me saíste além de distorceres factos. Deves ser da polícia venezuelana.

      Eliminar
  3. Perdeu mais uma oportunidade de estar calado. Criticas inundadas de desonestidade intelectual, demagogia e falta de respeito e logo uma profunda falta de respeito por quem serve o Clube. É necessario espirito critico mas que seja construtivo e fundado(eu sei que não é facil)!
    F.Tomás

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. companheiro anónimo.
      Ajuda-nos lá a entender a falta de respeito e desonestidade que indicas?

      Sinceramente isso pareceu-me ver é no teu comentário

      Eliminar
    2. Diga-me onde o espírito crítico aqui não foi construtivo. Leu uma entrevista diferente porque eu vi aqui críticas construtivas.

      Eliminar
  4. O GLORIOSO19/5/12 12:49

    Mais um que aziado que ficou lixado quando Vieira o meteu fora do Benfica. Tipico quando lá esteve o Vieira era o maior depois foi posto a andar e Vieira é o pior do Mundo.
    Mas esqueceu-se de algumas coisas por exemplo:
    - Porque sendo responsavel das Modalidades porque despediu Donner do Andebol depois deste ter sido Campeão?
    - Porque como responsavel das Modalidades pôs o Basket a competir na 2ª Divisão?
    - Porque no Futsal despediu Aranha depois deste ter sido campeão?
    Enfim isto não convem referir ao sr. Tavares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabes porque é que fomos parar à 2ªdivisão? Claro que sabes. Mas só revelas a parte que te interessa. Demonstras uma desonestidade intelectual de grau elevado.

      Eliminar
    2. O Vieira não o meteu fora do Benfica... ele é que saiu, após uma celebre AG onde teve que tolerar ouvir o Vilarinho a chamar-lhe tudo e mais alguma coisa e dizer que as modalidades eram um sorvedor de dinheiro no Benfica.

      Quanto à questão da 2a divisão... já expliquei acima.

      Despedir o Beto Aranha? Também já expliquei.


      EU NÃO ESTOU, NEM QUERO, DEFENDER NINGUÉM! Mas também não pactuarei com desonestidade nos comentários. Não neste blog.

      Eliminar
  5. Isto sim é falar à Benfica!! disse todinhas as verdades e os pecados capitais desta direcçao. Mas porque é que este HOMEM nao é candicato??
    Até ler esta entrevista nao via Bagao Felix como presidente porque o acho demasiado serio para esta sujidade de futebol portugues, mas depois de ler esta entrevista volto a acreditar que precisamos de um presidente com a clase de Bagao Felix mas isso sim, com alguém por tras preparado para a guerra contra a corrupçao! Deus queira que esse candidato apareça...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Tavares saberá, pelo que leio, que é preciso muito mais do que vontade e ideias para "ir a jogo". O Bagão terá capacidade para angariar esses apoios. Ele talvez sinta que ou não tem, ou não consegue.

      Eliminar
  6. Mas que grande senhor. Este diz tudo e desmascara a fachada toda de quem manda actualmente no Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ABUTRE E PAPAGAIO! Estanhamento ainda nao li isso por aqui

      Eliminar
  7. Boa entrevista. Vejo que está atento às finanças do clube (gostei).
    O próximo presidente do Benfica vai ter de gerir as finanças com pinças...está ali um "monstro" que é preciso ter mãos para segurar.

    Leiam a informação trimestral da benfica sad enviao para a cmvm.
    cumprimentos Benfiquistas

    x-acto

    ResponderEliminar
  8. Isto é um autêntico regabofe.
    Aparece por aí um senhor que diz não ter condições( leio Euros) para ser candidato a presidente do clube, mas não se coibe de opinar como se fosse candidato, e o mais caricato de tudo isto é ouvir o eco desta pobre entrevista.
    Para pior já basta assim.
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem vai para presidente do Benfica, tem que ir preparado para pôr do dele e perder dinheiro? Vives na ilusão.
      Dos indivíduos que foram presidentes do Benfica nestes últimos 20 anos (Damásio, Vale, Vilarinho, Filipe Vieira), TODOS ELES aumentaram a sua conta bancária/património. Isto são factos.

      Eliminar
    2. Caro Anónimo, ai eu é que vivo na ilusão!!!!!
      Então porque é que este senhor nega logo à cabeça a hipótese de ser candidato????

      -Porque é realista e sabe com quantos paus se faz uma canoa.

      E se eu lhe disser que o futebol em Portugal (e não só) vive ou sobrevive acima das possibilidades, e que mais tarde ou mais cedo isto vai tudo dar uma volta de 180º, e só vão ficar os mais fortes e esses são mesmo muito poucos e não exclua a hipótese de a 1ª Liga ficar com meia dúzia de clubes.
      BENFICA SEMPRE

      Eliminar
    3. Marrarico, não concordo que NENHUM presidente meta dinheiro no Benfica. NENHUM!
      Tem é que ter capacidade para gerar dinheiro... e de preferencia não da forma mais recente: Empréstimos atrás de empréstimos.

      Eliminar
    4. Geração, dá-me por favor um único exemplo só um, de um Presidente do BENFICA que tivesse de trabalhar( das 8 ás 18) e só fosse presidente nas horas vagas, não houve, não há nem pode haver.
      BENFICA SEMPRE

      Eliminar
    5. por isso mesmo tem que ser alguém com a vida feita. O Fernando Tavares, que eu saiba não é o caso... não tem estrutura profissional que lhe permita deixar de trabalhar para ser presidente sem remuneração

      Eliminar
    6. Mafarrico, e por não ser candidato tem que ficar amordaçado e não pode falar? Sim senhor que rica ideia.
      Segundo essa linha de raciocínio quem é que tem direito de dar a sua opinião se for diferente da sua ou da Direcção do clube? O Eusébio se calhar? Ou também apelidaria esse de abutre se falasse?

      Eliminar
  9. Bandarilheiro Mor19/5/12 14:48

    Mafarrico, sou do tempo da outra senhora em que havia uma verdade oficial e outra (oposição) que só queria mal ao país. Por favor, leia o texto como deve ser e depois opine.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bandarilheiro Mor eu também sou desse tempo!!!!
      Li o texto com a atenção que o assunto me merece, mas não consigo nem nas entrelinhas ler nada de novo.
      Ajude-me por favor.
      BENFICA SEMPRE

      Eliminar
    2. Bandarilheiro Mor19/5/12 16:57

      "... mas não se coibe de opinar como se fosse candidato, e o mais caricato de tudo isto é ouvir o eco desta pobre entrevista.
      Para pior já basta assim."

      O que não lhe agrada para mim foi bastante esclarecedor. Bem haja à NGB por divulgar a opinião de todos os benfiquistas notáveis e não notáveis.

      Eliminar
  10. O Benfica não é de apenas um, o Benfica é de todos, o Benfica não faz os adeptos, mas os adeptos fazem o Benfica, passam jogadores, passam treinadores, passam dirigentes mas o Benfica é eterno. Esta é a altura de todos os Benfiquistas se unirem por um único objectivo, tornar o Benfica maior e melhor do que já é, procurar novas ideias para que o Benfica continue a crescer e voltar a ser o que era, para que o Benfica volte a dominar seja nas competições nacionais como nas competições europeias. Com ou sem Vieira como presidente, o Benfica não precisa destas "guerras" entre antigos dirigentes ou possíveis candidatos à presidência, situações dessas já bastam as que temos todos os anos com os antis sempre à procura de uma oportunidade de nos atacarem. Um por todos e todos pelo Benfica!

    ResponderEliminar
  11. Eu pago para ver o Dr.Bagão Felix abandonar a sua quinta no Alentejo, as suas rosas, as suas árvores de fruto, para se candidatar a presidente de um clube onde os sócios após o jogo ter começado, não demoram mais de 23 segundo para começar a dizer mal da equipa!

    http://www.seleccoes.pt/ant%C3%B3nio_bag%C3%A3o_f%C3%A9lix

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Imaginar o Bagão Felix a contratar jogadores é o mesmo que imaginar o JVA a dizer missa pelos pecados dos homens. lol

      Eliminar
  12. Águia Preocupada19/5/12 15:13

    Não conheço este senhor e desconheço o que fez ou não no nosso clube.
    Contudo, reconheço-lhe toda a legitimidade para criticar e já que tem essa possibilidade, de tornar públicas as suas criticas e análises. (Era só o que faltava, era só poder criticar quem tem condições para se candidatar, ó Mafarrico!)
    Parece-me uma boa entrevista. Sem ofensas mas bastante incisiva nos pontos focados.
    Se esteve com Vieira e depois saiu, é porque achou que as coisas não estariam a correr como deviam. Aliás, não é preciso ser-se visionário para se perceber que os caminhos de Vieira tem sofrido muitas alterações, conforme as conveniências próprias e dos seus amigos! Portanto, natural a posição do Sr. Tavares.
    Precisam-se de mais "Tavares" para agitar a inércia dos benfiquistas que não se revêem nesta gestão e neste rumo desportivo que o clube não tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acima de tudo é necessário mais Benfiquistas preocupados com o clube. Como eu.

      Eliminar
  13. Diz este Benfiquista que " O passivo é de 400 milhões"... E de quanto são os activos do SLB? e qual é a relação entre passivo e activos? Claro que não interessa, pq teria que dizer que o balanço é positivo... Assim não vão lá!!! Isso posso desde já garantir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Assim não vao lá"?
      Mas queres ver que só se pode falar nos assuntos se for para "mandar abaixo" a actual direcção?
      ACHO ERRADISSIMO!

      Acresce que concordo com a tua perspectiva de que a questão do Passivo não é propriamente o ponto fundamental. Grandes empresas têm grandes dívidas... a questão é saber quanto desse passivo é divida.

      Também acho que "não vais lá" atacando pelo lado dos activos, porque se precisares deles para pagar o passivo... o que sobra ao Benfica?

      Se precisares de vender no mesmo ano três ou quatro jogadores do nucleo duro, no ano a seguir o que acontece ao Clube?

      Eliminar
    2. Um benfiquista de nome José Albuquerque, num blog do SLB desmontou, segundo o seu ponto de vista todas estas criticas aos passivos da direcção actual. Tratou-se de um trabalho digno de nota, quanto mais não seja pela profundidade...Aprendi muito com a mesmo. Não dei conta de nenhum post neste blog a chamar a atenção para este facto... Quanto a declarações, respeitaveis como quaisquer outras, mas demagogicas e populistas de F.Tavares, já é o 2º post... A responsabilidade editorial é Vossa e cabe-me a mim apenas registar esse facto! abraço a todos.VIVA O SLB.

      Eliminar
    3. Caro 218219,
      Não falo pelo blog. Falo por mim enquanto blogger.
      Essa falta de eco, foi a mesma que teve o que ele (tenta) esconder na analise dele.

      Ou seja, da mesma forma que aqui não se falou no Milagre Financeiro, tambem não se fala na forma como alguém acha que faz contraditório.

      Sobre a nota do José Albuquerque, que se preocupa mais em fazer defesa do Vieira do que das contas (o que para mim tira 98% do interesse dos seus longos textos), apenas dizer-te que há ali algumas questões que tens que perceber e tem a ver com os "sonhos" do JA. Repara que ele fala, como tu acima falaste já devidamente "orquestrado" pelo que ele escreveu, na forma como o activo paga o passivo... mas com a diferença que para o fazeres tens que "fechar o clube".

      Depois fazem-se avaliações de alguns activos que "minha nossa"... só com muito boa vontade e simpatia é possivel aceitar.

      O resumo da questão é simples: A situação financeira não é de pânico como aquele documento que circulou quer fazer querer, mas também está muito longe de ser de simpatia e tranquilidade como o José Albuquerque quer passar a ideia.

      Ele nao errou na analise, apenas escolheu a anaálise mais simpática.
      É uma especie da forma como o Luis Fialho "manipulou" a estatistica para destacar Luis Filipe Vieira e como depois o Alberto Miguéns demontrou que há muitas outras formas de demonstrar precisamente o contrário.

      Ainda assim acho que até os dirigentes já assumiram que a situação é mais negativa que positiva, como aliás mostram os resultados e mostram as indicações do Presidente que ASSUME que tem que vender jogadores para manter a SAD equilibrada. O que é precisamente o contrário do que o Albuquerque diz

      Eliminar
    4. Geração: com simpatia te digo que gostaria de ver-te desmontar ponto por ponto o trabalho do J.Albuquerque... Era interessante que fossem registados esses erros na avaliação dos activos ...Por exemplo: quando ele diz que a melhor forma de se avaliar o activo- Estádio é pelo seu custo de substituição, tens alguma coisa a dizer? quando ele diz que avalia a globalidade do activo jogadores de futebol em mais de 250 milhões tens alguma coisa a dizer( embora tb diga que o slb terá mais de 68 jogadores profissionais)?Ora este debate é que era interessante... mas para isso tinha sido relevente fazer o tal post, não te parece?

      Eliminar
    5. A diferença entre activo e passivo no Benfica é muito curta. No entanto quem faz a avaliação dos activos do clube?
      Contabilidade criativa existe em todo o lado e na situação actual no mundo acho que o socio 218219 devia abrir os olhos a isso...

      Eliminar
    6. Oh 218219 essa do estádio é brilhante. Como nao há como contradizer... Mete-se o valor que se quer. Looool

      E os jogadores? 250M? Chegaste agora de que planeta?

      Eliminar
    7. meu caro geração: quanto a questão do valor contabilistico do activo estádio parece-me ser a unica forma de o avaliar, pq convenhamos não se trata de um bem facilmente transacionavel, logo estabelecer o valor da sua reposição somando o valor dos terrenos parece-me inatacável. Quanto aos 250 milhões não fiquei convencido, nem podia ficar, pq para isso tinha que ver a tabela relativa a cada jogador e os critérios da sua avaliação...Mantenho pois o que disse anteriormente discutam o que é relevante em vez de servirem de caixa de ressonancia a quem se queixa de passivos, sem mais... abraço a todos. PS:Se FT faz parte de uma lista alternativa, devo dizer, que está a fazer tudo o que deve para garantir a reeleição da actual direcção!

      Eliminar
    8. Vermelhusco: a diferença entre activos e passivo é curta mas é favoravel para o 1º. Estou de acordo com a questão da contabilidade criativa, mas esta só se desmonta discutindo os critérios da avaliação e não fazendo de conta que só existe passivo... ora este trabalho não foi feito por quem pretende ser alternativa.Antes só demagogicamente e de forma populista se procurou assustar os benfiquistas.
      Abraço

      Eliminar
  14. a resposta á "" Que críticas faz à comunicação e à gestão de Vieira? "" foi na mouche sem espinhas e sem preservativo!!

    ResponderEliminar
  15. Sou suspeito para comentar a entrevista do Fernando Tavares, pois não o conhecendo tenho por ele o maior respeito como Homem e ex-dirigente.

    Revejo-me em muitas criticas, acho outras "um bocadinho ao lado".

    Não me parece descabida a ideia de ter um Presidente com o sue perfil, mas entendo que talvez ele não tenha histórico/estabilidade na sua vida profissional que lhe permita abraçar um desafio destes desta forma.

    ainda assim saudo a vontade de constituir uma alternativa. Se será melhor? veremos... para já acho que todos deviamos incentivar que houvesse alternativas, debate de ideias e discussão... depois, que ganhe o melhor.

    ResponderEliminar
  16. 400 milhoes de passivo livra afinal nos nao paramos de dizer que o Sporting esta falido que qualquer dia desaparece pelo que vejo estamos mais em risco de desaparecer com uma divida monstruosa assim,nao conheco esse senhor Fernando Tavares nao sei se foi empurrado para fora do clube pelo presidente nem isso importa muito agora, so sei pelo que li que nos chama a realidade pessoalmente pelo que vi nos ultimos dez anos o Vieira nao me convenceu nem mesmo com a construcao do estadio, novos pavilhoes, piscinas, centros de estagio etc, claro que compreendo que isso foram obras que nos orgulha mas pelo que vejo foi vivermos a rica sendo pobres ganhando muito pouco deixando-nos a beira dum ataque cardiaco que apareca um candidato digno como Borges Couctinho e esses que mencionaram acima eu digo adeus ao Vieira sem hesitar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada19/5/12 19:54

      Essa mentira dita muitas vezes, qualquer dia qualquer um acredita.
      Tudo o que mencionas - estádio, piscinas, pavilhões, cortes de ténis - já o Benfica tinha há muitos anos. E quem construiu foi Vilarinho e não Vieira.
      Vilarinho era o presidente antes durante e na inauguração disso tudo!
      Para se valorizar a "obra" do Rei Sol, vale tudo...

      Eliminar
  17. Este F T quer ser testa de ferro (presidente) de algum sem perfil para o efeito.

    A conversa dele é fofa e recorrente e só engana incautos ou radicais do quanto pior melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A conversa das equipas maravilha, espinha da selecção nacional, maiores que o real madrid, etc é que não engana ninguem. LOL

      Eliminar
    2. Honesto era explicares o porquê das tuas afirmações.
      Palhaçadas dessas qualquer papagaio escreve

      Eliminar
  18. O Bandido19/5/12 18:43

    Bravo Fernando Tavares, bravo!

    ResponderEliminar
  19. Discussões boas para ter na assembleia, à antiga, à sexta feira... assembleiadesexta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. É bom saber que o Benfica está vivo e existem outras correntes de opinião. Excelente texto.

    António

    ResponderEliminar
  21. não sei se é o melhor...
    mas seguramente este blog merece estar no top da blogosfera benfiquista.

    obrigado a todos os escribas.

    ResponderEliminar
  22. Este Blog e seus apaniguados não passam de um bando de pretendentes ao Trono do Benfica...o desemprego cria estas necessidades...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOOOOOOOOOOOL
      prometo-te um cargo também para ti!

      Eliminar
  23. eheheheh...para mim, já me foi prometido não o trono, mas sim uma bela cadeira muito bem almofadada, como é a cadeira do condutor do nosso VERMELHÃO.

    ResponderEliminar
  24. "No primeiro mandato de Vieira, o Benfica foi capaz de ganhar mais, no futebol e nas modalidades, do que neste último"

    Fernando Tavares é ignorante ou apenas mal intencionado? Ora analisemos a prestação do Benfica nas grandes modalidades de pavilhão (Futsal, Hoquei, Basquetebol, Voleibol e Andebol).

    Periodo homologo anterior (5 épocas 1998-99 a 2002/03) em que o Futsal só conta duas épocas de existência.

    1 Campeonato
    4 Taças de Portugal
    3 Supertaças

    Com Fernando Tavares (5 épocas 2003/04 a 2007/08)

    5 campeonatos
    5 Taças de Portugal
    3 Supertaças
    1 Taça da Liga

    Após Fernando Tavares (4 e a decorrer, 2099-10 até ao presente)

    3 Campeonatos (3 em disputa)
    5 Taças de Portugal (1 em disputa)
    6 Supertaças
    2 Taças da Liga
    3 Taças Europeias

    Claramente que o Benfica após a saída do Fernando Tavares está melhor nas modalidades. Conquistou mais títulos num período menor e mais importantes após a sua saída. Mas também é verdade que com Fernando Tavares melhorou em relação ao período anterior. Também no futebol é evidente que em 4 anos se conquistou mais que nos 5 anos anteriores.

    Portanto é claro que Fernando Tavares ou é ignorante ou agiu de má fé ao proferir declarações erradas na entrevista.

    Vindo de uma pessoa que ataca a direcção ao mesmo tempo que defende o trafulhas do Veiga e o mentiroso do Manuel Sérgio explica muito do que se passa actualmente na oposição.

    É este tipo de oposição que o Benfica merece? Uma oposição que actua como os anti-benfiquistas beneficia quem?

    ResponderEliminar
  25. Caro 71460:


    Fernando Tavares não agiu de má fé. É verdade o que puseste aí em relação aos números, mas acredito plenamente que se Fernando Tavares tivesse continuado teríamos melhorado muito mais (e não continuou porque muitos dos projetos que ele tinha para as modalidades iam contra os interesses pessoais do presidente, levando-o a sair pelo seu próprio pé descontente).

    Já agora, o SLB este ano ganho um título, no 3º mandato deste presidente ganhou 4. É melhor que nada, mas é muuuuuuuuuuuuuuuittoooo insuficiente para um clube como o SLB.

    Aliás, se compararmos o primeiro mandato de vieira com o segundo, verificamos o seguinte:

    1º mandato:

    1 campeonato, 1 taça de portugal, 1 supertaça

    3º mandato:

    1 campeonato (=), 0 taças (pior), 0 supertaças (pior), 3 taças da liga (não havia na altura).


    Só a título de curiosidade, esta época o SLB bateu um recorde negativo (mais um com este presidente): o de mais anos sem vencer a taça de portugal. Estamos há 8 épocas sem vencer a taça de portugal, o pior registo de sempre.

    ResponderEliminar
  26. Conde de Vimioso20/5/12 12:32

    71460

    Eu sei que não ´s ó tu que lê atravessado mas...e aquele pormenor dos custos.

    Já que és tão bom na estatistica podias comparar os custos daqueles títulos ocm os do teu amigo Viera.

    Vá lá....

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking