O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


2 de março de 2012

Cinco e mais do mesmo II

 ●  6 comentários  ● 
Portugal, 2 de Março de 2012

Há tempos publiquei aqui um texto com o mesmo título, parte I, que terminava da seguinte maneira:

Com 5 pontos à maior, a tarefa do Benfica ficou apenas mais aliviada da pressão semanal, mas não ficou mais facilitada. Os obstáculos continuarão a ser enormes. E as arbitragens continuarão a ser a arma principal deste “sistema” que não desistiu de oferecer o título ao FCP.

Quem não sabe o que é o manual de arbitrar tem aqui sobejos exemplos: o árbitro não se engana a favor da equipa que está determinado a prejudicar, nem que seja num lançamento de linha lateral, o árbitro decide casos difíceis de acordo com as regras de favorecimento e não de acordo com as regras do jogo, o árbitro varia de critério de jogo para jogo consoante a equipa que se quer beneficiar ou prejudicar mais uma vez sem olhar para as leis de jogo mas para o estatuto das equipas dentro deste sistema. Isto é, marca-se penalty e expulsam-se jogadores quando se tem interesse em favorecer ou prejudicar uma das 2 equipas, e não quando os lances são enquadráveis com esse tipo de decisões pelas Leis de jogo.

Não podemos pensar em facilidades até ao fim do campeonato...

Não foi preciso muito para perdermos os 5 pontos de avanço e estarmos agora numa posição mais difícil do que há 3 jornadas atrás. Dá-se a coincidência de tudo isto ter acontecido após uma entrevista que o Sr.º Vieira deu à RTP e na qual, a dado passo, defendeu que a arbitragem tinha melhorado bastante!

No jogo seguinte a esta entrevista, o Benfica foi penalizado com 1 penalty a favor do Nacional, num lance em que o avançado caiu sozinho! Mais as faltas e faltinhas e a dualidade no critério disciplinar ... Se nos lembrarmos que este árbitro tinha feito algo idêntico quando o Benfica de Trappatoni foi a Guimarães, ao marcar 1 penalty por corrente de ar, sobre Romeu, não podemos deixar de nos interrogar: será que o presidente do Benfica não vê isto?

Isto é um pouco como o carteirista. Se mete a mão no bolso do incauto e este está a ver e não faz nada, o que acontece a seguir? O carteirista mete a mão no outro bolso ...

Ora como no Benfica parece haver ordens para se proibir a reclamação das más arbitragens, proibição que se parece estender a uma parte significativa dos adeptos, no jogo seguinte em Guimarães, Carlos Xistra cometeu a proeza de obter a 3ª derrota consecutiva do SLB em jogos por si arbitrados! E 1ª no campeonato. No ano passado em Braga, ao fim de 18 vitórias consecutivas, conseguiu a derrota que nem Estugarda, PSG ou o próprio FCP em sua casa, tinham conseguido...

E como mais uma vez não protestamos a dualidade dos erros grosseiros de arbitragem de Xistra, e tem sido assim ao longo destes quase 11 épocas do “novo ciclo” benfiquista, como lhe chama Luís Fialho no jornal Benfica, em Coimbra assistimos à 2ª versão da arbitragem de Benquerença em Guimarães na época passada! Um escândalo que culminou num pontapé em Aimar transformado em falta de ... Aimar. Convenhamos que nem Benquerença se atreveu a tanto, em lance igual, pelo que se pode concluir que este Hugo Miguel (de Lisboa ...) é um bom exemplo de como o “subsistema” da arbitragem se vai regenerando ...

Tendo o jogo de Coimbra sido antes do clássico com o FCP (de logo à noite), poderia pensar-se que a Direcção finalmente faria uma intervenção pública no sentido de defender os artistas da bola, os que custam milhões e que são impedidos, à porrada, de dar o seu contributo ao espectáculo em que tantos querem transformar os jogos de futebol! Nada de mais errado! Em vez disso, o Sr.º Vieira foi ao 108º aniversário do Benfica, ler mais um discurso escrito por outros, se calhar por gente paga pelos Bancos que mandam no clube e SAD, com os blá-blás que conhecemos: pedindo aos benfiquistas que apoiem a equipa no jogo, falando que não vira a cara às dificuldades, que não mexe um milímetro na linha traçada, etc, etc.

Como resultado desta inacção, o “sistema” nomeou o Sr.º Pedro Proença para arbitrar este jogo. Alguns lembrar-se-ão de erros monstruosos cometidos por este árbitro contra o Benfica. O que poucos saberão, é que com ele o Benfica nunca ganhou um clássico. Ou um derby. E com ele já perdemos alguns ...

Claro que logo à noite todos esperamos poder contrariar esta tendência. Será preciso toda a competência e uma boa dose de sorte. Só competência não chegou em Coimbra ...


6 comentários blogger

  1. Fernando Coimbra02 março, 2012 18:38

    Não sei porque insiste na pura e simples análise aos árbitros. O Porto também não perdeu pontos em Olhão e Barcelos graças a erros grosseiros de arbitragem? E isso tem alguma coisa a ver com o Benfica? É que eu não acredito que LFV compre árbitros. Portanto só se deve assumir que os erros foram normais. Esta insistência na tese de que 50% do nosso mal vem dos árbitros só ajuda a perpetuar a incompetência. Só ajuda a que se desculpe tudo a um Jesus que quando inventa nos custa pontos e titulos.

    Hoje se formos competentes ganhamos sem dificuldade. Que o árbitro tenha pouco trabalho. No ano passado tivemos arbitragens simpáticas e mesmo assim perdemos. Por isso não peço sorte, nem árbitros. Peço um grande jogo, e um JJ competente.

    ResponderEliminar
  2. Conde de Vimioso02 março, 2012 18:58

    Hoje o Benfica já não será apanhado de surpresa pois já todos conhecem este proencinha.

    Nem ele nos via impedir de ganhar, mas se ele for o causador de a nossa vitória não ser mais dilatada espero bem que Vieira no fim o arrase a ele e a esta corja de malfeitores, porque se não o fizer que se demita.

    A denúncia de corruptos não deve escolher momentos mas se nas derrotas os devemos os devemos responsabilisar é nas vitórias que os devemos diabolizar porque aí fazendo valer a nossa razão nunca nos poderão apontar como os desculpabilsantes da derrota.

    OS BENFIQUISTAS já não aguentam este futebol de minado por corruptos e salafrários que um dia degenerará numa tragédia, que até poderá envolver Benfiquistas.

    E aí até quem dirige o Benfica deverá ser responsalizado por nunca obstar a que uma coisa dessas venha a acontecer.

    Dizem que este povo é sereno, porque concerteza já não se lembram de borrasca de outros tempos mas um dia cansado das humilhaçoes que tem sofrido nem se espantem se tomar nas suas mãos a justiça deste país.

    Eu acho que já faltou mais e por isso está na hora de arrepiar caminho.

    ResponderEliminar
  3. ... "Tendo o jogo de Coimbra sido antes do clássico com o FCP (de logo à noite), poderia pensar-se que a Direcção finalmente faria uma intervenção pública no sentido de defender os artistas da bola, os que custam milhões e que são impedidos, à porrada, de dar o seu contributo ao espectáculo em que tantos querem transformar os jogos de futebol! Nada de mais errado! Em vez disso, o Sr.º Vieira foi ao 108º aniversário do Benfica, ler mais um discurso escrito por outros, se calhar por gente paga pelos Bancos que mandam no clube e SAD, com os blá-blás que conhecemos: pedindo aos benfiquistas que apoiem a equipa no jogo, falando que não vira a cara às dificuldades, que não mexe um milímetro na linha traçada, etc, etc." ...

    Poderia ser um excelente comentário, se este "benfiquista" não viesse mais uma vez e em dia de jogo de importãncia transcendente, brindar-nos mais uma vez com a sua habitual falta de tacto ...

    Nunca pensei que a distância do "lugar de culto" conseguisse obliterar paulatinamente a capacidade de pensar o Benfica como um símbolo de união e de fraternidade, ao invés disso critica-se por tudo e por nada, amesquinha-se com ou sem motivos, rebaixa-se e desqualifica-se, enfim a negação completa daquilo que devem ser os principios básicos do ser humano inteligente,bem formado e sobretudo com capacidade critica mas construtiva !

    ResponderEliminar
  4. Conde de Vimioso02 março, 2012 19:39

    Red

    Sinceramente, se fores roubado, ficas calado. Compreendes o procedimento do Vieira?

    Também só falta elaborares uma tabela para os dias e os momentos em que podemos discordar.

    Já agora não era até ao fim do mês, e este Fevereiro até teve mais um dia, que o caso dos direitos desportivos ficaria resolvido? Era até ao fim do passado ano, depois até fim de Fevereiro.

    Como é que qualificas esta falta de consideração e obrigação para com aqueles que segundo Vieira são donos do clube, que como mais uma vez repetiu na gala.

    Custa-me entender que perante, actos, factos e situações icompreensíveis (um dia deste vou-te enunciar um rol delas) passem a vida a repetir que criticar não, porque agora não é oportuno, porque devemos estar unidos como se qualquer critica que eu faça à direcção deminuisse em algo a minha dedicação, apoio ou paixão pelo Meu Benfica.

    ResponderEliminar
  5. O EAGLE, que escreveu este artigo antes do jogo...parece que é BRUXO !!!

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários. Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado. Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB.

ranking