O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O nosso plantel - Breve análise!

. 11 comentários
Feitas as apresentações, penso que devo iniciar o meu percurso neste blog fazendo uma abordagem à equipa de futebol do Benfica, a forma como está estruturada e analisando, individualmente, cada um dos elementos que constituem a equipa.

Primeiro de tudo, a baliza. Temos três enormes guardiões: Artur, Eduardo e Mika, oferecem qualidade e garantias suficientes para “encher as medidas” aos nossos adeptos, uma segurança inexistente em épocas transactas (como por exemplo na época passada, em que, com Roberto na baliza, toda a equipa e principalmente o sector defensivo ressentiam-se, “tremendo” por todos os lados). Essa segurança tem impacto directo nos resultados e nas exibições da nossa equipa, pois sou da opinião que o principal ataque é a defesa e que os jogos começam a ser ganhos lá atrás, no sector mais recuado.



O nosso sector defensivo conta com os melhores jogadores do campeonato nas suas posições, Maxi Pereira, Luisão e Garay e ainda jogadores de fácil encaixe em muitas equipas como Emerson, o veterano Capdevila, Jardel e Miguel Vitor. As jovens promessas André Almeida e Luís Martins são também jogadores que têm de ser cuidadosamente trabalhados e integrados na equipa, pois fazem parte do leque de jogadores que são o futuro do Benfica.

O nosso meio campo é de fazer inveja a qualquer equipa mundial. Um meio campo constituído por jogadores como Javi Garcia, Bruno César, Nolito, Gaitan e Witsel, um dos melhores jogadores de todos os tempos, Pablo Aimar, e ainda jogadores prometedores comoMatic e Enzo Pérez (polémicas à parte, era um dos melhores jogadores do campeonato argentino) só pode ser sinónimo de estragos, como temos visto jogo após jogo. A chegada de YannickDjaló à equipa, ainda que desnecessária (a razão desta contratação permanece uma incógnita, pois não foi pelo potencial/passado no antigo clube que foi contratado, com toda a certeza) vem apenas reforçar ainda mais o nosso já fortíssimo meio-campo. Os valores envolvidos no negócio fazem desta mudança de Djaló para o clube da Luz uma transferência pouco arriscada.

Relativamente à nossa frente de ataque, temos o nosso Cardozo, jogador pouco acarinhado pelo público, infelizmente, mas um jogador exemplar que cumpre a sua função: marcar golos. Quando falamos de bons jogadores, não nos podemos esquecer do nosso grandeSaviola. Apesar de estar a atravessar uma fase um pouco mais complicada, num momento de má forma incrível, é um jogador com grande classe e que ainda pode oferecer muito ao clube (tenho a certeza que muitos discordam). Por fim, Rodrigo e Nélson Oliveira, dois jovens com um futuro brilhante e nos quais deposito imensa confiança. Sei, pelo que já mostraram e por todas as alegrias e vitórias que ainda nos têm para oferecer que têm tudo para deixar a sua marca na história do clube, pelos melhores motivos apenas. Vejo em Rodrigo e Nélson Oliveira a futura dupla de pontas de lança do nosso Benfica! 

As lacunas do plantel são mínimas. Temos um plantel bastante equilibrado, como não tínhamos há muito, muito tempo. Aponto a posição de Defesa Esquerdo como a posição que necessita, com urgência, de ser reforçada. Emerson é um apenas um remendo. Não tem feito um péssimo trabalho, mas tem contrastado com a qualidade do resto da equipa. Necessitamos de um Defesa Esquerdo com maior velocidade e capacidade de explosão, "à la Coentrão". Capdevila, na minha opinião, seria o actual titular da equipa, pois não acredito que faria um papel muito pior do que Emerson. De resto, equipa perfeita!

Posto isto, falta apenas falar do nosso mister, Jorge Jesus. Chegou há duas épocas. Na primeira época foi campeão, montando uma equipa com culto de vitória e um futebol demolidor, goleadas atrás de goleadas. A segunda época foi para esquecer: não conseguimos o título, depois de um campeonato algo desalentador, mas chegamos às meias finais da Liga Europa e ganhamos a Taça da Liga, não compensando a terrível época, na minha opinião. Na época presente, estamos a realizar um excelente campeonato. Fomos eliminados da Taça de Portugal (através do único jogo oficial que perdemos esta época), mas estamos ainda a lutar em três frente, sendo elas a Taça da Liga, o Campeonato e a Liga dos Campeões. Temos tudo para chegar longe nesta última competição e acredito vivamente que o título de campeão Nacional e o troféu da Taça da Liga já não nos escapam.

Como vêm temos equipa para enfrentar qualquer uma. Temos capacidade de jogar “taco a taco” com equipas como o Manchester United, como ficou mais que provado na fase de grupos da Liga dos Campeões. Isto significa que temos tudo para alcançar um grande nível de sucesso nesta época e, se a estrutura da equipa se mantiver a mesma, com esta política de comunicação perfeita (nesta altura, a ganhar e a jogar como temos jogado, o nível de bazófia estaria altíssimo e já alguém teria vindo “gabar-se” cá para fora) e com a maioria dos nossos dirigentes focados em ajudar o Benfica a ganhar, sem preocupação centrada em negócios paralelos, nas épocas que estão para vir!

Guardo para mais tarde uma abordagem mais pormenorizada ao plantel do Benfica, analisando individualmente cada um dos jogadores.



FORÇA BENFICA!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. Se fizer mos uma analise ao plantel do porto com as atuais contratacoes e 20 vezes melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcos Santos8/2/12 10:17

      LOOOOOOOL!
      Vocês pensam que têm um plantel e jogadores tremendos! É mesmo para rir...
      Mas enfim, é a tua opinião, se o dizes: amén!

      Eliminar
  2. Se fizer mos uma análise ao plantel do porto com as actuais contratações, meu amigo, vamos chegar à mesma conclusão de antes: lacunas enormes e um plantel que penso ser incomparável ao do Benfica.

    ResponderEliminar
  3. Olá colega e bem-vindo á "trupe"!!! :D

    Só uma coisinha... Peço-te que recues no tempo e revejas o Máxi a jogar quando chegou ao Benfica e compara com Emerson. Se tiveste realmente atento ao Emerso, notarás que ele tem estado em constante evolução, uma das criticas era que não apoiava o ataque e agora é vê-lo a subir pelo flanco e depois ainda aparece na defesa a fazer cortes que evitam golos. Tem de evoluir mais mas eu não o vejo assim tão mau como pintam e o Cap merecia mais tempo de jogo, sem dúvida.

    Outra coisinha é que absolutamente fantástico que quase todos o Benfiquistas achem que é no lado esquerdo que a equipa está menos bem quando temos Emerson, Cap e Luis Martins e no lado temos só o Máxi ou acham que o médio Almeida é algum defesa direito que se apresente? O Benfica tem de encontrar um substituto á altura para Máxi e mais nada!!!

    Abraço!!!

    ResponderEliminar
  4. Pjsimoes, antes de mais nada, muito obrigado pelas boas-vindas ;)

    Embora concorde com a tua opinião de que os benfiquistas esquecem-se muitas vezes que temos apenas o Maxi na direita, sem nenhum substituto à altura, tens de ver que o Maxi, sem lesões, oferece todas as garantias que precisamos, ainda por cima agora que está numa forma impressionante. Já na posição de DE temos vários jogadores (três), mas não nos podemos esquecer que nenhum deles oferece garantias, no presente: Emerson não tem a qualidade necessária. Poderá evoluir, ou não; Jesus embirrou com Capdevila, não lhe dando os minutos que precisa para confirmar aquilo que acho (que é um excelente jogador e que pode ainda oferecer muito ao Benfica); quanto ao Luís Martins, é uma jovem promessa que penso ainda não ter o "estofo" necessário para ser titular.

    Não leves a mal, mas esta é somente a minha opinião!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  5. Gonçalo8/2/12 01:03

    Achei no global uma opinião demasiado optimista quanto ao nosso plantel. Não quero dizer com isto que o nosso plantel não seja fortíssimo, mas temos de facto 3 lacunas, que quanto a mim são para suprir.
    Uma delas, no que diz respeito aos titulares é de facto a posição de lateral esquerdo, na qual embora eu não seja daqueles que constantemente crucifica o Emerson, penso que este está abaixo do nível dos restantes titulares.
    As outras duas são alternativas aos titulares, mais concretamente as alternativas ao Maxi Pereira e ao Javi Garcia. Tanto o André Almeida como o Matic ficam a milhas do rendimento dos titulares, portanto é esperar que estes fiquem indisponíveis o número mínimo de vezes e se tal acontecer que não seja em jogos a doer.
    Espero que estas situações sejam corrigidas pois quanto ao resto, estamos de facto fortíssimos e acima de tudo noto uma grande dinâmica colectiva.
    Quanto ao treinador, na minha opinião damos 15-0 à concorrência.

    PS: Deixo uma nota final para as nossas camadas jovens, em especial para a equipa de Juvenis A, que para mim é fantástica e está ali o futuro com inúmeros jogadores cheios de potencial que será um desperdício não ser aproveitado.

    Rumo ao 33º!

    ResponderEliminar
  6. É manter a humildade e a concentração, matéria-prima para chegarmos ao 33.º e vencermos a Taça da Liga existe. E recordar que a política de contratações do Benfica no último defeso esteve sobre ataques cruzados... Este plantel para consumo interno é perfeito, e quando a isso se junta a competência de Jorge Jesus melhor parece.

    O Benfica Europeu logo se vê, sem obsessões.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo8/2/12 15:41

    Daniel Santos:

    Quando, e cito, "Witsel, um dos melhores jogadores de todos os tempos", conclui-se qual a credibilidade da cronica...

    Com os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Daniel Santos,

    O comentário "um dos melhores jogadores de todos os tempos" é referente a Pablo Aimar e, volto a dizer, tem como base a minha opinião pessoal. Penso que não é nenhuma asneira referir-me a Pablo Aimar, meu ídolo, como uma referência na história do futebol Mundial...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/2/12 00:15

      Daniel Santos

      Com a escrita podia-se entender das duas formas...sim em relação ao aimar já se compreende melhor a afirmação...ainda que seja um enorme eufemismo ás suas capacidades, ja que não será sequer um dos melhores do mundos da sua geração (zidane,figo, ronaldinho, ronaldo, messi, xabi)

      os melhores cumprimentos

      Eliminar
  9. Excelente artigo. Defesa esquerdo como elo mais fraco. Martins muito verde e não parece ter estaleca para titular. O campeão espanhol sem explosão, acabou em termos físicos. Terá que prosseguir a carreira em campeonatos secundários. Parece, pela lentidão, o Thomas, inglês que chegou e partir célere...
    Não há alternativa a Maxi e ele está a baixar de produção...sobe muitas vezes, descompensa a defesa, faz passes desastrados que originam contra ataques contrários...Falta um terceiro central competente e um ponta de lança de créditos firmados e mobilidade consistente.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking