O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O Benfica é dos sócios.

. 32 comentários
O discurso do Presidente do Benfica na Gala do Glorioso tem um ponto que quero destacar.

Luís Filipe Vieira diz que os tempos são «de mudança, de dificuldades e de grandes dúvidas em relação ao futuro», porém, também «um tempo de reafirmação e aposta naquela que é a força principal e a razão de ser do Sport Lisboa e Benfica: os seus sócios».

«Sempre disse e sempre defendi que o Sport Lisboa Benfica é dos seus sócios, essa é a nossa grandeza e a nossa força. Se algum dia os sócios do Benfica deixarem de ser os proprietários do clube, o Benfica passaria a ser uma realidade bem diferente. Mas tenho a certeza duma coisa: deixaria de ser o Benfica. Não contem comigo para tal, comigo o Benfica será sempre dos seus sócios», garantiu LFV.

Comungo desta visão. 

O Benfica não está na mão de uma associação de criminosos, como outro clube que conhecemos. 

O Benfica não está na mão de um conselho de iluminados que desfazem projectos e os sonhos de muita gente honesta, como certo clube que conhecemos também. 

O Benfica sempre foi dos seus sócios, a sua gente. Ricos, pobres, notáveis ou desconhecidos, os sócios sempre mostraram nas alturas mais críticas possuir a sabedoria necessária para apontar um rumo, para dizerem o que queriam para o seu amado clube.

A força do Benfica nunca esteve num mecenas ou num grupo de elite. Todos os grandes líderes que surgiram no Benfica fizeram da força da massa associativa do clube a sua força. E que força essa!!

Pede-se a LFV que honre as suas palavras e promessas. 
Que olhe para onde aponta a mão da massa benfiquista. E como líder eleito por larga maioria, personifique esse caminho e seja o primeiro a caminhar sobre ele.

Numa altura de grave crise financeira, os sócios(e adeptos) gastam o que têm e não têm em nome de um apego e amor a um clube ímpar.

Cumprir o que foi prometido, dar alegrias a essa massa adepta deve ser a sua principal preocupação.

Luis Filipe Vieira, defenda o Sport Lisboa e Benfica, defenda os seus sócios, defenda os seus adeptos, e terá consigo sempre a massa associativa mais leal que se conhece.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Com o mal dos outros posso eu bem.
    Todos sabemos que há muito muito tempo que o Benfica deixou de ser dos sócios para ser de interesses individuais e colectivos de pessoas e empresas... E bancos claro.

    Se assim nao fosse, estaríamos em AG a discutir os direitos televisivos ou teríamos uma gala aberta apenas a sócios e nao a jornalistas e empresários de dignidade duvidosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha visão das coisas sabes que quase na totalidade coincide com a tua.
      Até ao último momento, tenho a esperança que me vão mostrar que fui injusto nas críticas. Tomara eu que o fizessem.
      Mas não sou anjinho e nem sequer acredito no pai natal...

      Eliminar
  2. "Todos os GRANDES LÍDERES que surgiram no Benfica fizeram da força da massa associativa do clube a sua força. E que força essa!!"

    A única frase do teu post com a qual concordo é esta e desculpa por destacar GRANDES LÍDERES e mesmo quanto aos mecenas olvidaste certamente os irmãos Brito da decada de 60, o Sr. Jorge de Brito que puxou da sua carteira para tapar os rombos de Fernando Martins, que deixou o 3º anel por pagar depois de ter vendido Chalana e Sromberg por mais de 300.000 contos e até de vale e Azevedo que, coitado do vigarista, deixou no Benfica e ainda não lhe pagaram, embora o Benfica já tenha sido condenado (porque o Vilarinho e o Vieira se recusaram à passagem de testemunho)e para aqueles que já estão a afiar o dedo pedia antes que pergunatssem ao Vieira se é mentira. Vá lá os que tão amigos dele são, façam-lhe essa pergunta. Eu até tenho um papelinho do acordão do Supremo.
    Quanto ao discurso, (é o que dá ler monocordicamente o que outros escrevem) è de uma incoêrencia confrangedora.

    Viu-se um elogio exaltado e mutuo entre ele e Vilarinho confirmando o que aqui venho escrevendo que Vilarinho mal o oliveirinha lho recomendou lhe entregou a pasta.

    Seguiu-se um momento veemente e patético quando apelidou Vilarinho de "o seu pai no Benfica" tentando contrariar a voz corrente e várias vezes referida na Gloriosasfera de que realmente o patrono da sua entrada no Benfica , foi o seu amigo oliveirinha. Se dúvidas houvesse aquele momento de arrebataçãofaria esmorecer qualquer dúvida.

    Vamos então às incoerências. Começando por nos fazer regressar aos tempos do "imparáveis" para pouco mais à frente nos falar de tempos dificeis, das lembranças tenebrosas e diluvianas chegando ao caricacto de afirmar que se não fosse ele grande líder o Benfica já não existiria, já nada haveria para comemorar.

    Só mesmo na coreia é que nos dias de hoje se poderão ouvir coisas destas porque nem mesmo Chaves se atreve a tanto. Estará ele covencido do unanimismo? Não porque a seguir falou dos "pessimistas" e do "ruído de fundo" para acabar a dizer que o Benfica é dos sócios e que precisamos de estar todos unidos.

    Primeiro divide-se e depois apela-se à união.

    "O Benfica é dos sócios". Sinceramente o digo. Eu que acompanho o Benfica à dezenas de anos e algumas de muito perto nunca vi um Benfica tão fechado nem com tão pouco respeito pelos adeptos e sócios, onde as raras assembleias decorrem com algumas dezenas de sócios, onde hoje sim é perigoso ir se se pretender intervir. É que no tempo dos capangas eram abertas à imprensa e hoje isso não acontece.

    Os sócios e adeptos do Benfica andam hoje à "cabeçada" na blogosfera simplesmente porque muitos não têm explicação para factos que para eles são imcompreensiveis.

    Mas esta do Benfica é dos sócios tem a ver com a SAD. Eu no lugar dele diria que o benfica e da Banca e meia dúzia de amigos que foi a isso que conduziram as SAD!s a portuguesa, por pouco tempo
    pois já não falta por aí quem ande atrás de chineses e outros se seguirão.

    Ou têm duvidas que todos os clubes em Portugal estão falidos, o Benfica incluido? Poderemos ser os últimos a arrear mas será uma questão de oportunidade na necessidade. Será dificil ver que somando os valores activos eles são inferiores ao passivo?

    Mas sobre as SAD!s ficamos para outro dia.

    O que destaco da Gala. O discurso, a alma, a comunhão de esforço e a paixão do Presidente da Casa
    da Charneca,

    O discurso, a força, a paixaão, a coragem e o BENFIQUISMO do GRANDE CAPITÃO...Mário Wilson.

    Destes gostei e logicamente da homenagem aos Campeões Europeus de há 50 anos e também da justa homenagem ao Chalana em mais um grande shwou de Futre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O único destaque que quero dar é esse mesmo: aos sócios. São eles que são o mais importante de tudo. São eles que podem mudar tudo. Em qualquer altura.

      Recordo-me bem do que passou Jorge de Brito. Ao relativizar o papel dos mecenas no Benfica, não quis desmerecer o seu contributo vital. Mas sem sentirem a massa que apoiava o Benfica, não tinham investido do seu benfiquismo e do seu dinheiro no Glorioso.

      A Gala teve momentos de grande benfiquismo. DO benfiquismo que falta aparecer mais vezes publicamente. Exaltar esse benfiquismo é puxar pelos valores mais profundos do Glorioso.

      Eliminar
    2. Tudo o que se refere aos sócios está desmentido pelo facto de a festa de aniversário não ser concebida para a participação dos sócios. Onde pode estar então a grande manifestação de benfiquismo? No aplauso dos convidados?

      Eliminar
  3. Também ouvi o discurso. E foi confrangedor. O maior divisionista dos benfiquistas a apelar à união...
    Li uma vez uma frase, não sei quem a escreveu, mas nunca me esqueci dessa frase que se aplica bem ao que foi dito ontem: "quando um homem está em baixo, até os cães lhe mijam em cima". E não é que aquele não pára de mijar em cima do "vigarista" !?
    Para celebrar mais um aniversário do Benfica o melhor que o sr. Vieira encontrou para dizer foi perorar mais uma vez contra um ex-dirigente. Confrangedor, triste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que querem que ele continue bem longe é que com ele cá o "vigarista" poderia retorquir e às tantas ainda descobria algumas carecas e invertiam-se os papeis.

      Eliminar
  4. "É evidente que a história nos dá a nossa dimensão e nos indica um rumo que tem de ser coerente com tudo aquilo que fizemos até aqui. Mas quem se limite a valorizar o passado, ficando preso nesse tempo, é alguém que está perdido, porque a história só por si não nos garante o futuro, esse depende apenas do que fizermos no presente".

    Concordo caro Presidente.

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mafarrico

      Pensa bem: Não terá sido essa uma das frases mais infelizes da noite? O que foi a Gala de ontem se não mais uma homenagem e justa ao passsado. Eu se fosse um dos velhos Campeões sentir-me-ia incomodado com ela.

      Sabes, o problema é não termos feitos recentes para homenagear.

      Isso é que eu e tu gostaríamos mas infelizmente.....

      Eliminar
    2. Vais escrever o discurso do sócio 5,199 (claro que teria que ser mais baixo do que o numero de sócio dos corruptos, mas será?) em quanto blogues.

      Sinceramente poupa-nos, lá no fundo, nem tu acreditas nos salpicos que aqui andas pôr.

      Eliminar
    3. Mas o presente está hipotecado pela gestão danosa dos últimos 10 anos.

      Eliminar
  5. "É evidente que a história nos dá a nossa dimensão e nos indica um rumo que tem de ser coerente com tudo aquilo que fizemos até aqui. Mas quem se limite a valorizar o passado, ficando preso nesse tempo, é alguém que está perdido, porque a história só por si não nos garante o futuro, esse depende apenas do que fizermos no presente".

    Concordo Caro Presidente.

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  6. "Isolados nunca conseguiremos nada, juntos podemos aspirar a tudo. É este o sentido da minha palavra nesta cerimónia".

    Também concordo, Caro Presidente

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mafarrico

      Lembras-te daquela canção da Grande Benfiquista Lena D!Agua: "Demagogia feita à maneira é como queijo numa ratoeira.

      Anda tanta gente a comer queijo requentado. Cuidado, porque se ainda fosse fresco, vá lá.

      Eliminar
    2. Mas quem se isola dos sócios não é o próprio?

      Eliminar
  7. Realmente o Benfica é dos sócios. Em 14 milhões de simpatizantes na diáspora, 6 milhões de adeptos em Portugal, mais de 230000 sócios, estes logo haveriam de escolher para Presidente do Benfica alguém que foi (será?)mais de vinte anos sócio do porko!!!
    (Realmente só no nosso "democrático" Clube isso é possível)
    Uma de entre muitas razões para detestar LFV quase tanto como gosto do Benfica.
    BENFICA SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  8. "Sempre o disse e sempre o defendi, o Sport Lisboa e Benfica é dos seus sócios, essa é a nossa grandeza e a nossa força. Se algum dia os sócios do Benfica deixassem de ser os proprietários do Clube, o Benfica passaria a ser uma realidade bem diferente, mas tenho a certeza de uma coisa: deixaria de ser o Benfica. Nunca contem comigo para tal. Comigo o Benfica será sempre dos seus sócios!

    O sucesso, seja ele no futebol ou nas modalidades, resulta sempre do trabalho de uma equipa e da solidez da estrutura que entretanto foi construída. Há um valor que todos reconhecem no actual Sport Lisboa e Benfica: somos hoje um dos mais respeitados Clubes do Mundo. Foi algo que conseguimos recuperar na última década.

    Nada disto teria sido possível sem a coragem de um homem a quem hoje gostaria de prestar a minha mais sentida e pública homenagem. Perante um projecto esgotado, que nos ameaçou enquanto Clube e nos condenou a muitos anos de sofrimento, houve alguém que desafiou o destino e com a sua atitude “refundou” o Clube.

    Quando no dia 28 de Outubro do ano 2000, Manuel Vilarinho foi eleito presidente do Sport Lisboa e Benfica, a nossa história começou a mudar e é a Manuel Vilarinho que devemos uma parte do que somos hoje"!

    Concordo Caro Presidente.

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  9. "O impossível nunca é o que não se realiza, mas apenas aquilo que temos medo de tentar! Nesta Casa ninguém pode ter medo de tentar, por isso termino como comecei: acreditem nas nossas capacidades e no valor dos nossos profissionais. Acreditem e sejam optimistas em relação ao futuro!
    E na sexta-feira conto com todos no Estádio da Luz. Juntos seremos sempre mais fortes. Nunca se esqueçam disso"!

    Eu acredito Caro Presidente, e nunca me esquecerei.

    RUMO AO MARQUÊS

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acreditava nas nossas capacidades e no valor dos nossos profissionais antes dos 3 últimos jogos, agora acredito menos!

      Eliminar
  10. Shadows

    Embora sendo sócio, achava bem que tivesse também destacado os adeptos, porque sei e conheço muitos que são mais ferrenhos do que os próprios sócios. Digo isto porque é que sempre pensei embora há uns dias aui alguns me pretendessem colar um rótulo discriminativo.

    Mas apelar aos sócios sómente para encher a LUZ parece-me muito pouco pois concordarás comigo que em nenhum momento da história do Benfica os sócios foram tão ostracizados.

    Vieira sabe que a sua base de apoio nunca foi tão baixa e daí o seu apelo desesperado aproveitando-se, de um dia que deveria ser exaltação da mística Benfiquista, para pedir união dividindo num discurso de em que o paragrafo seguinte contradiz o anterior próprio de quer confundir e demagogicamente exaltar 12 anos de revaldaria finaceira com o menor rácio de titulos da história do clube.

    Acaba hoje, pela segunda vez, (não me esqueci da entrevista dele no inicio da época de que tudo ficaria decidido ate ao fim do ano....passado), o prazo dado pelo próprio Vieira sobre a regoneciação dos direitos desportivos.

    Será que é hoje? E se não for? Que pensarão deste homem de palavra os seus fiéis seguidores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Conde
      Quando eu pensava que já nada que ouvisse me surpreenderia, eis que "vieirinha" disse que sem Vilarinho possivelmente ontem o Benfica nada teria a comemorar...
      Também em 2000 o "vilarinho" terá achado que o homem indicado para restituir glória ao SLB seria o velho sócio do "porko" que tinha acabado de enterrar o Alverca.
      BENFICA SEMPRE!!!

      Eliminar
    2. Quem tiver acompanhado o Benfica dessa altura e de antes sabe que o INCOMPETENTE do Vilarinho pregou mais pregos no caixão do Benfica do que aqueles que "O VIGARISTA" tinha arrancado.

      Basta memória de piriquito para nos recordarmos que desfez uma "equipazeca" como alguns lhe chamam, gastou milhões em reforços (o Roger é um menino com bom berço, disse ele na altura da contratação) e despedindo Mourinho, OBRIGOU, Toni a pegar na sua equipa maravilha e ....ficou em 6º em4º....e em ....3º e de braço dado com o seu amigo oliveirinha, que pelos vistos é quem domina isto tudo.

      Ele entregou foi o Benfica a bichos como o oliveirinha, vieira e cª.

      A partir dos 12 /13 anos sempre disse ao meu filho: "Se para teres coragem de mandar alguém à merda precisares de coisas esquisitas ou copos, lembra-te sempre que uma grande merda és tu" Felizmente que me ouviu porque quanto ao personagem da refundação o estado normal dele todos sabemos qual é e por isso não fiquei nada surpreso quando em directo mandou os Benfiquistas à merda e mais, estado de coma era tal que etilicamente falando disse que os Benfiquistas eram ele e mais 4 ou 5.

      Agonia-me lembrar estas coisas e por isso dizer só que temos o que merecemos.

      Eliminar
    3. Como é habitual, para a carneirada, mesmo que falhem todas as promessas "no passa nada". Nada pode pôr em causa a omnipotência e a suprema sapiência do grande líder. Sem ele o Benfica acabaria!

      Eliminar
    4. Não existe "carneirada "nenhuma, há quem ache que Vieira fez um bom trabalho, há quem ache que não fez e há quem acho que fez um bom trabalho em alguns aspecto mas noutros é uma nulidade.

      Deixem-se lá de rótulos estúpidos!!!

      Eliminar
    5. Concordo. Eu acho que os adeptos têm muito valor, quase tanto como um sócio. No texto mencionei tanto sócios como adeptos.
      Mas a primazia deve ser dada sempre aos sócios.

      Até porque os adeptos que vierem 6 ou 7 vezes por ano aos jogos gastam mais que se pagarem cotas e Redpass.

      Claro que muitos desses fazem coincidir a ida ao estádio com meses de subsídios ou ganhos extra.

      No entanto, o Benfica vale pelo conjunto: sócios+adeptos. E ninguém pode ignorar isso. Pelo contrário.

      Eliminar
  11. Este manso, não se cansa de marrar...

    Muito suspeita tal bravura, num manso.

    ResponderEliminar
  12. Ontem, Vieira foi igual a si próprio. O seu discurso inapropriado para a ocasião, mais não foi que um contínuo e exaltante auto elogio.
    Quando era suposta e exigível a exaltação clubística, o elevar bem alto a sua história, o engrandecer a MÍSTICA, eis que o grande líder, se substitui ao Clube e auto intitula o SALVADOR e único. Antes dele ninguém prestou, depois dele... o Benfica acabará!
    Ouvi com atenção o discurso e além do nojo e repugnância que me provocou, maior ficou a minha preocupação quanto ao futuro, nas mãos dele!
    Sim, houve exaltação benfiquista, nas palavras vivas e sentidas do Presidente da Casa da Charneca da Caparica que deveriam corar de vergonha o Rei Sol e toda a sua trupe.
    Depois, a forma indigna como se comemora o aniversário do clube. Não há sócios anónimos que tenham assento no aniversário e na festa do Clube que o Grande Líder diz ser dos sócios! São sempre as mesmas caras, os mesmos chulos, os mesmos oportunistas!
    Basta! Temos que dar um murro na mesa! Temos que acabar com esta galhofa sob pena de vermos que não foi no passado, mas será num futuro próximo o fim do nosso CLUBE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na gala de ontem foram homenageados jogadores que estiveram 10, 11, 13 anos no clube...
      Quando explicavam ao microfone o que tinham ganho nesses 10 anos... Tipo 7 campeonatos... 5 taças de portugal... 2 taças dos campeões europeus...
      Se o Luis Filipe Vieira estivesse a ser nomeado... Desgraçado...
      10 anos de benfica... 2 campeonatos... 1 taça de portugal... 3 da liga...

      Eliminar
  13. Águia Preocupada29/2/12 18:01

    Totalmente de acordo com CCabau. Apenas referir que nos anos transactos, como a festa decorria no Casino Estoril, uma sala cara e onde havia a "obrigatoriedade" de dar de comer e de beber a toda a chulagem e oportunistas que por lá apareciam, abriam a entrada a sócios para ajudar a pagar! Há dois anos estive lá e paguei 60,00€! Como o Coliseu é uma sala mais barata e não tem condições para jantaradas, não são precisos os euros dos sócios!
    Outra questão: Não vos doeu ouvir Aimar, que já cá está há 3 anos, a falar aquele espanhol arrevesado? No barça, todos tem que aprender o catalão! Não acham que o clube deveria fazer algo para que os jogadores aprendessem a falar português? É que nem todos tem a formação do Witsel que só cá está há meia dúzia de meses e já se esforça para esboçar umas palavritas na nossa língua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já faz parte do ADN dos hispânicos falantes, terem dificuldade nas línguas.
      Já os Portugueses têm mais facilidade para elas.

      Eliminar
    2. Os que falam espanhol não sentem a necessidade de aprender porque se percebe mais ou menos fácil...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking