O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 15 de janeiro de 2012

2012: O Fim ou o Início?

. 9 comentários

A primeira profecia dos Maias diz que nosso mundo de ódio, materialismo e medo, terminará num sábado, 22 de Dezembro do ano 2012. Já a profecia tantas vezes repetida no NGB diz que 2012 poderá ser o ano em que se faz história no futebol português através de golpes fatais numa estrutura regida pela Corrupção.

Neste sentido, gostaria de deixar algumas reflexões para o que acredito serem temas muito importantes para o futuro do SLBenfica que deverão ser levadas a cabo em 2012:


1. Os direitos televisivos, pois claro!

Fui dos poucos que considerou "estranhas" as notícias que apareceram sobre Paes do Amaral e a farta imagem dos 40M€, bem como as sucessivas notícias sobre árabes e até Peter Kenyon. Ainda assim, dei o benefício da dúvida às notícias a partir do momento em que o SLBenfica assumiu as conversações, não querendo acreditar que estariam a iludir os sócios.

Fazendo fé que isto não passou tudo de "ilusão aos sócios, temos então que caracterizar a declaração de Domingos Soares Oliveira como inexplicável em termos negociais. Assumir publicamente que não tem alternativas à Olivedesportos é como convidar Joaquim Oliveira a um contrato que mais uma vez é mais proveitoso para o "patrão do futebol nacional".

Neste tema, mais uma vez volto a reforçar o que digo há muito: Na minha perspectiva os direitos estão acordados com o Joaquim Oliveira e não creio que acima de, no máximo, 25M€. Infelizmente, ficam por concretizar as promessas de Luis Filipe Vieira de realizar uma AG para ouvir os sócios sobre este tema. O Benfica será mesmo nosso?


2. Relação com FPF e Liga de Clubes

Não há volta a dar! Não lhes criámos obstáculos, não procurámos fazer contra-poder, não lutámos por alternativas... e voltámos a entregar o poder ao Sistema, liderado por um Ex-administador de uma empresa de Joaquim Oliveira e ex Ex-administrador do FCPorto na FPF e na Liga de Clubes com um seu ex-colaborador e sócio de Adelino Caldeira numa Soc. de Advogados.

A forma como Mário Figueiredo ganhou demonstra o futebol que temos, através de promessas que jamais cumprirá, ao nível dos regulamentos, como sejam a negociação dos direitos televisivos de forma centralizada (há contratos em vigor) e o alargamento da Liga (é apelativo aos pequenos saber que não descem para o ano).

Eu diria que ou estamos a ver muito mal estas "personagens"... ou vamos ter 4 anos de uma réplica muito mordaz por parte dos poderes que gerem e regem o nosso futebol. Não resta alternativa senão sermos muitíssimo mais fortes em campo. Não havia necessidade.


3. Domingos Soares Oliveira

Desconforto! Esta é talvez a palavra que escolho para manifestar o meu sentimento de sócio em relação a este nosso Administrador que considero ter muito mais poderes do que aqueles que deveria ter.

Não vou julgar a sua competência profissional, porque seria moralmente injusto e não tenho competências para tal, mas seguramente que como sócio do SLBenfica tenho o direito de questionar a sua influência no SLBenfica, sendo "apenas" um profissional contratado que, como o próprio assumiu, nem sequer é benfiquista.

Não é, obviamente, caso para questionar a competência ou sequer permanência. O que está efectivamente em causa é que um profissional sem história e ligação emocional com o SLBenfica lidere e influencie "dossiers" tão fundamentais: É conhecida a intervenção na saída do Simão Sabrosa, na ligação e influência sobre Luis Filipe Vieira para apoiar Fernando Gomes, na saída de José Veiga, enfim...

Em ano de eleições, bem sei que Domingos Soares Oliveira é os olhos e ouvidos dos nossos "líderes reais" (a Banca) no SLBenfica. Mas era importante transitar grande parte de poder de influência e protagonismo para Luis Filipe Vieira e Rui Costa.


4. Política Comercial e de Marketing

Propositadamente coloco este tema a seguir ao que referi sobre DSO, por ser uma área sob a responsabilidade deste e onde temos, efectivamente, liderado o mercado nacional e inovado como ninguém. É nestas iniciativas que deveriamos ver DSO envolvido. Apenas!


5. Finanças

O momento económico, mas acima de tudo algumas decisões muitíssimo mal tomadas penalizam as contas do SLBenfica. Ainda assim, seremos talvez o lado menos negro do futebol nacional neste segmento, o que não significa que não se devam evitar repetir erros do passado como os largos milhões investidos em jogadores que todos sabemos à partida servirem outros interesses que não os desportivos.


6. Modalidades

O mito do ecletismo dos viscondes do Lumiar não passa disso mesmo. Ecletismo é mesmo sinónimo de SLBenfica. Neste aspecto Luis Filipe Vieira cumpriu e superou o que sempre defendeu: Apostar nas modalidades e nos seus titulos. Gradualmente, Andebol, Volei, Basquete, Hoquei e Futsal entre as modalidades de pavilhão, mas também Atletismo, Ginástica, Luta, etc. em quase todas lideramos e discutimos os títulos nacionais. Ainda estamos a crescer e o desafio é equilibrar os investimentos com o retorno... mas não podem ser dados passos atrás neste segmento.


7. Formação

Como as modalidades, longe vai o mito de que os viscondes é que são formadores de atletas no futebol (e noutras modalidades). O SLBenfica tem assumido um papel de destaque e de inovação, estando a faltar é coragem para a FPF legislar sobre a entrada de jovens estrangeiros e da "imposição" de espaço e oportunidades para estes jovens nos campeonatos profissionais.


8. Equipa B

Estou impressionado! Desde que as Equipas B se confirmaram, o SLBenfica é a única equipa que tem estado activa em formar e investir nesta estrutura com o objectivo de manter ligados ao SLBenfica os melhores valores nacionais do futebol. Se chegarão ou não à equipa A, ninguém saberá... mas sem estas iniciativas, jamais será possível.

No entanto, tal como disse acima, com este investimento e com a estrutura que já está criada na equipa principal, temos que POR FIM de uma vez por todas a investimentos estrangeiros duvidosos que caracterizaram a última decada e que, juntos, (apenas os que não jogaram mais que 400minutos) teriam dado para comprar o Ronaldo.


9. Política Desportiva

Completando o que já partilhei no ponto anterior, com esta estrutura, os reforços para estruturar o plantel principal, para o completar, para as soluções alternativas, tem que estar na equipa B. Reforços e investimentos significativos deverão ser dois a três por ano (no máximo) e de qualidade inquestionável.

Temos muitos jovens que precisam apenas de oportunidades e que estas não sejam apenas em jogos de baixa competitividade. Rodrigo é um excelente exemplo de quem depois de uma aposta em 2 ou 3 jogos, começou a resultar bastante. Há mais nessa linha.

Quanto a saídas, penso que Gaitan já estará negociado por valores muito... generosos. Impressionante, nos tempos actuais. Foi uma excelente aquisição e melhor venda ainda será, mesmo nunca tendo actuando onde eu gostaria de o ver (a 10). Com esta venda, teremos que resistir à saída de Javi Garcia, Garay e Rodrigo. Sendo que Cardozo terá a última oportunidade para sair por valores elevados e se confirmarmos Soriano... penso que é o momento certo.

Se evitarmos vender mais do que dois dos nucleares e, melhor ainda, resistirmos a comprar em catadupa quando já temos quase todas as soluções... seremos novamente campeões.

Na saída continuo sem entender porque pagamos salários chorudos a jogadores como Eduardo, Jardel, Capdevila (se não foi aposta já não será), Emerson (não tem qualidade, PONTO), Matic (não justifica, não sendo mau), Saviola (demasiado salário por minuto jogado) e Mora.


Este é apenas o meu contributo, estão abertos os comentários para conhecer as vossas opiniões...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

9 comentários

  1. Neste momento só me preocupa as transmissões televisivas. Não sou defensor de LFV, mas acredito que mesmo que ele queira, pouco consegue mexer no "sistema", portanto acho que não renovar com a STV, passando a transmitir na BTV é acima de tudo mau para o sistema, e é a única maneira de LFV o conseguir atingir.

    Depois, relativamente ao plantel, preocupa-me a lateral esquerda, sem dúvida, e a questão dos extremos para a próxima época, sai gaitán e ficamos com 2 de grande qualidade, mas e suplentes? vai apostar-se de vez e Urreta? vem Salvio?

    Vou esperar para ver, de resto tenho estado a gostar da gestão de muitos aspectos.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que o Emmerson, sendo o elo mais fraco, está melhor.

    Não entendo o caso Capedevilla!

    O Eduardo era importante para salvaguardar a hipótese de o Artur não pegar de estaca no Benfica.

    O Saviola é um jogador importante no balneário e , quando entra, ainda se gosta de ver o seu bonito futebol.

    O Jardel, pode não ser muito bom, mas é um bom central e já vimos que não podemos prescindir dele, no caso de lesões ou castigos.

    O Mora...não sei o que dizer...jogou tão pouco...

    Quanto aos jogadores nucleares da equipa espero que não saia nenhum!

    Quanto ao negócio Oliveiredo...já esperava! Não fiquei surpreendida.

    Não sei se o Benfica ainda será nosso ou se já está nas mãos de alguém!

    Viva o Benfica!

    maria/marley

    ResponderEliminar
  3. Espero bem que o Cardozo acabe a carreira no Benfica. É o melhor ponta de lança que vi com aquela camisola e sigo o futebol desde Nenés e Filipovics.

    ResponderEliminar
  4. ... Neste dia a humanidade deverá escolher entre desaparecer como espécie pensante, que ameaça destruir o planeta, ou evoluir à integração harmônica com todo o Universo, compreendendo que somos parte deste Todo, e que podemos existir em uma Nova Era de luz.

    De facto 2012 pode ser um ano de mudança mas para pior..
    Infelizmente as pessoas cada vez mais se desresponsabilizam das suas obrigações socias, daí serem cada vez menores as esperanças que algo de novo e verdadeiramente inovador possa vir a acontecer.

    E agora vamos falar de futebol:

    1- Pay-per-view já ! - Ao contrário do que aqui foi propalado este esquema de "pagar para ver" foi introduzido nos States nos finais dos anos 70 e serviu para as televisões cobrarem os direitos de transmissão dos jogos da LIga Profissional de Basquetebol(NBA).

    2- Para alterar o estado actual das coisas quer na FPF quer na LPFP,teria que se começar primeiro pelas pessoas e depois pelas instituições. Enquanto se mantiverem as relações promísquas entre governantes,entidades bancárias,municipais e clubes desportivos, não há volta a dar-lhe.Uma pequena correção apenas, o presidente eleito para a LPFP é sócio sim para do escritório onde trabalha pois "feliz coincidência" o advogado do diabo Sr.Adelino Caldeira ...

    3-O Benfica, clube de prestígio reconhecido mundialmente, não se pode dar ao luxo de ser gerido por " amadores " ainda que sócios ou adeptos amantissimos. A envolvente financeira, é de tal modo elevada que os riscos tem que ser mínimos para evitar possíveis desastres, daí que, se DSO é competente, nada a opor !

    9- Falar de Rodrigo para dizer que lhe bastaram duas ou três oportunidades na equipa principal, para justificar a explosão de um talento que se advinhava desde há muito,é esquecermos a excelente época que o nosso " diamante " fez ao serviço do Bolton. O Rodrigo poderá vir a ser muito em breve um jogador de nível mundial o que infelizmente não se verifica com os tais jovens benfiquistas que de momento ainda não tem pedalada nem categoria para poderem aspirar a mais, e digo-o com muita pena e sobretudo sem nacionalismos bacocos que não servem para nada.

    Sou absolutamente contra a saída de Tacuara Cardozo que considero ser um elemento indispensável no núcleo duro da equipa tal como Luisão, Javi Garcia, e Aimar.
    Dos outros, e como não tenho acesso à tesouraria do Glorioso, não sei quanto auferem os jogadores mencionados.Sei que continuo a sentir-me um privilegiado cada vez que vejo o Saviola "jogar futebol".

    Finalmente sobre o patinho feio aka Emerson.. já vi muito pior e mais caro :-)

    ResponderEliminar
  5. Nem vou comentar o facto de 90% do que escreverem ter a ver com nomes de jogadores.

    Será que nao da para erem além disso?

    ResponderEliminar
  6. Conde de Vimioso15/1/12 19:28

    Na questão dos direitos televisivos, tema sobre o qual comecei a escrever há mais de um ano, muito antes da hipotese Paes do Amaral, digo que nunca esperei outra coisa e que não espero que o Joaquim chegue aos 25M e por isso há mais de uma ano defendi a ideia da BTV.

    DSO, também não é novidade para mim que é ele na realidade o Presidente do SLB qe que Vieira acolhe e executa as suas ideias, diria caninamente e talvez por isso estes apoios estranhos na eleção para os orgãos que regem o futebol.

    Apoiamos para os orgãos do futebol figuras sinistras, possivelmente pela influência que DSO tem sobre Vieira e não é este o caminho que eu perfilho, pois se o sistma ainda domina eu acho que a posição do Benfica é do lado de fora e numa posição de denuncia e afrontamento constante.

    Como diz o post indo ao encontro do que há muito penso, nós para ganhar temos de ser muito melhores e mesmo assim não e certo que possamos triunfar. Isto leva a um degastes de toda a entourage , adeptos e sócios dificil de suportar.



    Futebol:

    Também já vi pior que o Emerson que oscila entre o bom e o mediocre não sabem nõs onde está o meio.

    Seja Urreta, que aprecio e que tem tido uma epoca azarente, seja Enzo Peres ou outro o Benfica precisa, no minimo de um verdadeiro ala direito.

    Quanto aos nossos jovens aprecio o seu valor mas falta-me comprova-lo e enquanto não jogarem com alguma regularidade a minha opinão não irã além disto.

    Avalizo também a preparação da equipa B mas é altura de para pois o quadro de jogadores andarã próximo do 70 e isso é imcomportável e continuará a engordar o passivo.

    Sobre Saviola e por muito que aprecie os seus pormenores diria como Ivic: "é finito" sendo um suplente demasiado luxuoso.

    Gostava de ver dada mais oportunidade a Luis Martis pois sendo um sector onde temos alguma deficiência estou certo pelo pouco ue vi que poderemos ter ali um grande lateral.

    Capdevilla têm que sair neste mercado, porque não joga e pelo salário altissimo.

    Das modalidades espero o retorno que ainda não tivemos pelos grandes investimentos feitos e aqui só exceptuo o fitsal e possivelmente o Voleibol, neste caso porque os corruptos não têm.

    O marketing está em função dos exitos do clube e estou certo ainda poderá ser muito mais rentável pois segundo os experts o Benfica já significa mais de 50% de todo o mercado desportivo.

    E isto que me apraz dizer não deixando de reiterar a minha total oposição à forma como o Benfica lida com o sistema, parecendo-me que não pretende combaté-lo por já faz parte dele.

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que não é o nosso presidente.

    ResponderEliminar
  8. 1- Direitos televisivos
    Este é um tema que eu tenho alguma dificuldade em me expressar, pois desconheço o que foi tratado até ao momento. Sei é que as declarações de DSO são imprudentes. O ideal seria levar os jogos para a BTV, mas o sistema pay-per-view parece-me arriscado, numa análise de receita fixa. Para isso punham o canal pago, onde lucrassem perante a oferta de Olivedesportos e levassem o canal a todos os lares benfiquistas, negociando com outras plataformas. Mas parece-me óbvio que o contrato com a Sporttv vai ser renovado, a rondar os 20milhões é a minha aposta. Quero acreditar que o SLB ainda é dos sócios, nos quais me incluo, mas nesta questão, realmente, uma AG seria urgente!

    2-Relação com a FPF e Liga
    É uma relação de total conivência com a FPF e com a Liga o será brevemente. Entristece-me um clube com o nosso poder estar constantemente para trás, queria dar o benefício da dúvida a LFV mas não tá fácil...

    3-DSO
    Já foi referido, tem um peso na estrutura que eu não imaginava e estou a constatar. Parece-me que trabalha bem e que fala demasiado. Bom gestor

    4-Marketing
    Aqui somos exímios, mas cada vez podemos ser melhores. Uma área que tem tido um enorme desenvolvimento recentemente

    5-Finanças
    Dada a realidade, estamos a conseguir investir de forma salutar. As apostas de elevado valor e de risco têm terminado e isso agrada-me. Quer dizer, pode sempre aparecer um Enzo Pérez, mas quando se assina um contrato é com boa-fé, e Enzo realmente é um talento. Mas tou a gostar cada vez mais desta política financeira, apesar de o investimento ter que reduzir nos próximos tempos

    6-Modalidades
    Aqui LFV merece total aplauso. Ele e o vice para as modalidades, que por lapso não me recordo do nome. Aqui o trabalho realizado só nos dignifica e deve encher de orgulho

    7-Formação
    Estamos a evoluir neste campo, mas há que dar tempo ao tempo. Vamos ver no futuro, mas estou muito optimista. É preciso acabar com o mito de que o que é reles no estrangeiro serve para nós e que é melhor apostar neles que nos nossos jovens, mas também o contrário é verdade, nem tudo o que é made in é bom. Neste campo, estou com JJ, dar tempo e ir, progressivamente, apostando nos jovens. Aposto que se ele apostasse desenfreadamente neles e viéssemos a perder jogos ou más exibições, ele seria o visado. Se pode apostar um pouco mais, pode. Mas dentro dos limites e do risco

    ResponderEliminar
  9. 8-Equipa B
    Absolutamente imperial a existência desta equipa. É só vantagens, que eu consiga ver. Portanto há que aproveitar para lançar miúdos e jovens promissores, dar ritmo a jogadores menos utilizados dos seniores e dotara equipa senior de referências inquestionáveis.

    9-Política desportiva
    Vender bem, potenciar talentos, contratar somente o necessário, fazendo negócios rentáveis. Este seria o ponto óptimo, mas tem uma margem de erro, e esta direcção neste mandato tem actuado muito bem, com excelentes negócios, mas também com algumas infelicidades. Mas já nos presenteou com jogadores tão espectaculares que é complicado criticar a direcção. Os jogadores referidos concordo com a questão Capdevila e Mora, em parte com a questão Jardel, Matic e Emerson e discordo na questão Eduardo e Saviola. Cap e Mora, se era para isto, nao deveriam mesmo ter vindo, complicar relações com outros clubes e oferecer contratos milionários não pode ser a nossa política. Jardel, Matic e Emerson são jogadores que, tendo inúmeras lacunas, são bastante razoáveis para ser alternativas a indiscutíveis. E é mesmo isso que Jardel e Matic têm sido, com Jardel, inclusive, a estar bem melhor que o ano passado. Emerson não concordo que não tenha qualidade. Tem é uma enorme responsabilidade, tudo é culpa dele, o que ele faz está mal feito. Eu não concordo. Ele irrita-me por vezes, agora estar sempre a criticá-lo é por demais aberrante. Concordo que talvez seria mais um bom suplente que um razoável titular, mas e apoiá-lo em vez de o assobiar? Parece-me melhor política. Quanto a Eduardo, se Artur se lesiona é preferível mandar Mika ás feras? Num jogo de Champions por exemplo? Eu gosto muito do Mika, mas o Eduardo é muito mais experiente neste tipo de situações. Mas Mika deveria jogar mais, mas de forma progressiva. E o mesmo vale para o Saviola. Que classe. Lesiona-se Cardozo, assume desde já o Nélson a batuta? E este ano jogamos com várias variantes e nuances tácticas, Saviola é demasiado importante nesse aspecto...

    Excelente post, abraço benfiquita

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking