O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 11 de dezembro de 2011

Pobre desporto Tuga

. 15 comentários
Haverá país na Europa onde o Desporto sirva de albergue a tantos parasitas como em Portugal? Dos dirigentes aos árbitros, do Hoquei ao Basket, passando pelo Futsal e, claro, o futebol... este país de incultos vira-se ao desporto para enriquecer gente que parece multiplicar-se todos os dias.

A qualidade do desporto praticado roça o sofrível. Ainda ontem vi dois candidatos ao título de futebol a jogar e, por amor de Deus, que mediocridade. Em Espanha talvez desse para lutarem pelo 5 ao 8º lugares com o Sevilha, o Osasuna e o Atlético Madrid.

No dirigismo, já tivemos de tudo. De escutas óbvias onde fica demonstrada a forma como se compram e influenciam desde resultados, até ao «assassinato desportivo» de jogadores, árbitros e dirigentes. Mas a justiça desportiva é controlada por esses mesmos corruptos... e a justiça civil é um emaranhado de interesses onde os mais fortes acabam sempre por escapar.

Pelo caminho, isto parece que não é estranho para ninguém... e lá vai o poder da Liga para a FPF... com os mesmos actores a transitarem de um sítio para outro. Inacreditável.

Mas o mal não vai só no futebol, olhamos ao futsal e o mediatismo desta modalidade já leva a voz dos treinadores, principalmente, a manifestações vergonhosas de «choradinhos» ao ponto que os erros de arbitragem começam a ser o que mais influencia os jogos entre Benfica e Sporting. Ainda ontem, mais dois erros CLAMOROSOS da arbitragem, ditaram um empate que manteve o Sporting perto do Benfica. O Sporting tenta fazer valer a presença histórica para ganhar ascendente nas decisões fora de campo... tentam ser o "Porto do Futsal".

No Hoquei... bom, no hóquei não valerá a pena descrever. Possivelmente será dos poucos desportos em Portugal que consegue bater a vergonha do futebol, em matéria de corrupção dos árbitros e da FPP. Inacreditáveis decisões, chocantes favorecimentos e... claro, as equipas vão desaparecendo e as que aparecem vão «virando a norte»... o título vai sempre para os mesmos há mais de 10 anos.

O Basket vai ficando a meio caminho entre as movimentações obscuras e os momentos de verdade desportiva. Isto porque a precisão do desporto em causa, muitas vezes faz cair por terra muitas das estratégias de bastidores.

A par do Futsal, o Andebol tem vindo também a ver a intervenção cada vez maior de factores externos ao desporto... e, como em todos os casos, começa a perder o interesse dos adeptos, com cada vez os pavilhões mais vazios. Naturalmente, o caminho é o mesmo do Hoquei... começam a desaparecer equipas e a sobreviver as do Norte.

O Volei, curiosamente naquela onde o Futebol Clube do Porto não está, ainda vai dando gosto ver os jogos dos históricos Espinho, Castelo da Maia, Guimarães e Benfica, sempre desafiados por emergentes como o Fonte Bastardo.

E podiamos continuar. Mas o panorama é cada vez mais triste e vergonhoso. Os adeptos estão cada vez mais distanciados do desporto, mas curiosamente há cada vez mais gente e viver dele e a enriquecer de forma crescente.

Longe vão os tempos dos Domingos de Desporto com idas aos Estádios e Pavilhões durante a tarde, com mulher e filhos para uma tarde em família com diversão. Agora, o melhor que conseguimos num miserável jogo de futsal é ver chegar à Luz 10 carrinhas do corpo de intervenção para o que devia ser «apenas» um jogo de futsal entre duas grandes equipas... mas não, é um «jogo de alto risco» e por isso vetado a uma tarde em família ou à companhia das crianças.

Este é o resultado de um dia alguém ter achado relevante entregar o desporto aos tais «profissionais», um slogan tão usado pelo Fernando Gomes (ex funcionário de Joaquim Oliveira e ex dirigente do Porto), mas também pelo Luis Filipe Vieira.

Os tais profissionais, os fabulosos gestores, transformaram isto no negócio de alguém que não é o nosso. São milhões que circulam de mão em mão num momento economico onde as famílias vêem governantes pedir cada vez mais austeridade e as economias estão cada vez mais recessivas. Mas que parece que nada disso interessa para o desporto nacional que parece viver numa economia paralela onde os adeptos são apenas meios para atingir um fim: O ENRIQUECIMENTO.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Será que é na farinha amparo que te saem essas rifas?

    ResponderEliminar
  2. bom texto.sem moralismos.duro e crú.pena q por vezes q tenhamos de lidar c moralismos e fatalismos de inevitabilidade!força benfica,a td o gás contra os infiéis!

    ResponderEliminar
  3. Rifas?
    Ó Carlos não sejas mauzinho porque o SouBenfica esmerou-se e fez-nos um poste cheio de substrato.
    Neste poste o deita-abaixo é apenas e só, o que de podre rodeia o desporto e o nosso Benfica em particular.

    ResponderEliminar
  4. Grande postadela!
    Um retrato duro e crú do desporto em Portugal. É triste mas enquanto esta filosofia de guerrilha perdurar nos dirigentes desportivos o desporto vai continuar a definhar.

    ResponderEliminar
  5. Filipe Assunção11/12/11 15:17

    Curioso que S.Espinho e V.Guimarães dizem o mesmo do SLB no Vóleibol... é o sindrome de quem ganha pouco e arranja desculpas.

    É o sindrome de quem não sabe que no óquei os bastidores são dominados pelo sénica há muitos anos, e que os regulamentos têm sido alterados para tentar tirar o titulo ao Porto.

    É o sindrome de quem não sabe que o Basket é dominado por benfiquistas na federação, benfiquistas que há 2 anos pediram desculpas aos dirigentes do Porto pela arbitragem no jogo da taça, contra o benfica...

    enfim, sindromes

    ResponderEliminar
  6. aguia furiosa11/12/11 16:43

    opá.. boa postadela!!

    ResponderEliminar
  7. E não é que o soubenfica lhes enfiou o dito, e o Carlos Alberto não gostou...
    ehehe! este gajo é um pancas!

    ResponderEliminar
  8. filipe assunção já sabemos de que clube és, só de te ver a falar no Benfica com b pequeno e na Merda com p grande... Se tivesses a puta de vergonha na cara nem falavas de controlo de federações e ligas, pois é isso que o teu clube regional faz no futebol há mais de 30 anos, numa luta feroz contra o centro e sul do país, numa lógica bacoca de divisão dos portugueses... o teu clube é feito de escória de dirigentes para escória de ovelhas amestradas como tu...

    ResponderEliminar
  9. Ó Filipe Assunção e adepto do clube assumidamente corrupto.
    Nem sei bem do que falas mas apraz-me saber que o Benfica chegou a pedir desculpas aos dirigentes do basketbol corrupto do porto por um qualquer "cu de boi" que tenha acontecido

    Isso só denota que no nosso GLORIOSO há gente de honra e de vergonha...ao passo que no teu, há apenas crápulas que xafurdam na ignomínia, na corrupção e na máfia em que vegetam há mais de 30 anos.
    Podia o teu clube ser honrado, sério e impoluto? Claro que podia, mas não era a mesma coisa!!!
    Um clube que até a sua identidade e nascimento corrupta, é porque o seu ADN é mentiroso desde o berço.
    Muitos dos teus titulos estão impregnados de corrupção. Houvesse Lei e Ordem neste País podre e falido e o teu corrupto clube andava a vegetar nos distritais.
    AS ESCUTAS são como o algodão...não enganam!!!!

    ResponderEliminar
  10. Ó AvanteSLB
    Pronto meu caro, já tiveste o teu minutinho, agora convém mudares de disco,OK?

    ResponderEliminar
  11. carrega SouBenfica nesses lambe-botas.

    ResponderEliminar
  12. O mundo é uma conspiração contra o todo poderoso Benfica Benfica Benfica Benfica. Diagnóstico : Esquizofrenia???

    ResponderEliminar
  13. Óh TiArmindo vai mudar a fralda!

    ResponderEliminar
  14. António Barreto11/12/11 19:53

    Caro SouBenfica: E perante esta quadro miserável que acabará por levar o desporto profissional e os clubes à ruína entende que é ao Presidente do Benfica que compete pôr termo? Ora valha-me Deus!

    ResponderEliminar
  15. Barreto, pelo menos tem a obrigação de tentar..
    ser presidente do SLB é o cargo mais importante em Portugal!! tem 60% da população com ele! muito mais que o presidente da republica ou o 1º ministro.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking