O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Excelente contratação para Janeiro

. 4 comentários
... Nada disso! Era só mesmo para captar a vossa atenção.

Nesta época natalícia, não podia deixar de tentar encontrar uns minutos para vos vir desejar a todos os que construíram este espaço umas Festas Felizes.

Relativamente ao tema central deste blog, o SLBenfica, penso que podemos ver as coisas por várias perspectivas sendo a que a todas reforço um sentimento que vos tento passar à muito tempo e que infelizmente se instalou no Clube com a chegada do Presidente Luis Filipe Vieira, aquilo a que chamo: Sentimento Calimero.

Eu já disse em vários foruns de discussão que Portugal é o país do sensacionalismo. É onde jornais como o Correio da Manhã são lidos por falarem de crimes em aldeias do interior ou por jornalismo de pseudo-investigação. Onde a TVI lidera audiências com reality shows sobre 10 anormais incultos numa casa. Etc...

O Presidente do SLBenfica é um homem muito astuto e rapidamente percebeu que o país que coroava padres, pastores e tudo o que representasse o sentimento de inferioridade... seria então o mesmo país que se uniria em torno de um clube do povo se estivesse na mesma situação de dificuldade.

A estratégia foi boa. Aquelas situações do "agarrem-me senão vou-me embora" ou "se não chegarmos aos 300 mil vou-me embora", os ex-dirigentes, os árbitros, os adversários, os empresários... foi-se convencendo os benfiquistas que não faziamos as coisas bem porque... outros não deixavam.

Mais uma vez repito, a estratégia foi boa mas foi levada ao extremo onde passou a ser mais do que uma forma de união, para ser uma boa desculpa para os nossos erros ou inércias. Hoje em dia no SLBenfica há uma desculpa para tudo e qualquer coisa boa é um bom motivo para... desculpar as coisas menos boas.

O "sentimento Calimero" leva os benfiquistas a encontrar sempre em cada crítica ou opinião contrária... um oponente à instituição, um opositor à direcção, enfim... "oh pobre direcção que não tem um rabanho calado".

Meus amigos, olhando para a última década o SLBenfica melhorou MUITO! Muito mesmo... Mérito a muitos profissionais que passaram pelo SLBenfica e que muitos deles ainda lá estão. O clube modernizou-se, cresceu em receitas e inovação, conquistou títulos, catapultou as modalidades para o sucesso quase em toda a linha.

... Mas falhámos muitos objectivos! Muitos mesmo... e muitos deles por termos sido incompetentes nas decisões que tomámos, nas opções que seguimos. E isso não pode ser ignorado, especialmente, sim, quando tinhamos todas as condições para fazer mais e melhor.

O SLBenfica, como li há dias um blogger do NGB escrever em off e que concordo em absoluto, nunca será o Clube do totalitarismo, da união em torno de um líder inquestionável, nunca será o Clube onde os sócios dizem sim... porque o líder quer.

É preciso que os benfiquistas percebam que somos muitos, não só em Portugal como no Mundo. É perfeitamente normal que haja opiniões diferentes e até percepções semelhantes da mesma realidade. Pessoas para quem determinados comportamentos são questionáveis.

O que não é aceitável é que perante a diversidade de opiniões andemos todos a disparar para o ar a dizer que uns são pagos para escrever em blogs, outros são amigos de não sei quem, outros têm agendas bem definidas com objectivos eleitorais, enfim... só mesmo quem não tem noção da realidade pode confundir opiniões pessoais, baseadas em experiências de vida, em culturas, etc... com esse tipo de questões.

De repente, qualquer opinião contrária tem um objectivo de fazer cair o Presidente, de atacar a direcção, vejam só até de fazer cair treinadores e jogadores. Por amor de Deus! Sejamos mais racionais e é hora de começar a transformar a blogsfera num espaço discussão do SLBenfica e não crítica gratuita.

O SLBenfica terá sempre dos adeptos mais exigentes da Europa do futebol. SEMPRE! O terceiro anel será sempre implacável e impaciente. SEMPRE! Os jornais continuarão a vender sempre que anunciarem novos jogadores. SEMPRE! Os adeptos ao fim do dia quererão sempre idolatrar os seus jogadores e chegar aos tão desejados títulos. SEMPRE!

Tudo o resto são faitdivers. Cada vez mais o SLBenfica tem que ficar como o Presidente Luis Filipe Vieira dizia quando chegou ao Clube e que, depois de estar lá mais tempo se esqueceu: tem que ser uma máquina grande demais para depender de alguém, de algum líder...

Mas acima de tudo tem que ser uma máquina blindada à tentação extra-desportiva. Transformar o SLBenfica numa empresa liderada por profissionais que não sentem o Clube, mas isso não significa que não queiram o sucesso do SLBenfica. Querem, claro que sim... mas aceitam "outro sucesso" como compensação: O sucesso dos numeros das vendas, dos relatórios e contas.

Como dizia a outra: tem que haver mais vida para além dos números.

Advogo para 2012 um SLBenfica campeão em toda a linha. Penso que vamos liderar o topo das classificações na generalidade das modalidades e escalões. Estou muito optimista quanto à conquista do título de futebol e acho que teremos muitas possibilidades de sucesso tanto no futsal, como basquetebol e voleibol... e mesmo no andebol. Acredito que será o ano do Hoquei Patins.

Mas isto não pode significar, novamente, a apologia do líder inquestionável. A capacidade de questionarmos constantemente a liderança é uma forma positiva de sermos vigilantes e nos contentarmos apenas com... o melhor.

Em Outubro de 2012 (discordo desta data) haverá novamente eleições. Com os dados que temos hoje, Luis Filipe Vieira será novamente o nosso Presidente. Não me parece mal, com os dados que dispomos hoje.

Mas essa reeleição não significa que deixemos passar este período de forma despreocupada. Ao contrário das últimas eleições, o projecto de Luis Filipe Vieira para 2012-2016 deverá ser discutido. Deverão ser organizadas iniciativas desde o Verão para fazer plenários na Luz, pedir aos sócios para identificarem temas que querem discutir com uma futura equipa de direcção e ouvir as opiniões. Haver debates se houver mais listas a concurso.

Discuta-se o SLBenfica! Mas sejamos exigentes e devotos apenas do SLBenfica como sempre nos caracterizou, exigindo dos jogadores, técnicos, dirigentes a máxima competência na defesa dos interesses do SLBenfica.

Discutir o SLBenfica não pode nem deve ser motivo de desrespeito e guerrilha entre benfiquistas, porque sejam quais forem as opiniões, ao final do dia queremos todos festejar no Marquês de Pombal.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

4 comentários

  1. Roma e Pavia não se fizeram num dia e muito menos em dez anos...basta olhar para trás everificar como estava o clube antes de ter chegado LFV. Hoje temos o clube a uma só voz, organizado e com métodos modernos mas continuamos ainda a ter um grande obstáculo...continuamos a ter uma miiriade de "pseudo-notáveis" desejosos de protagonismo fácil e sedentso de poder...Deus nos livre de cair-mos outra vez na situação que passámos...que Vieira continue por muitos e bons anos e iremos ver quem, no futuro, terá o clube lançadpo para os novos desafios, pois não acredito que haja Cãmaras a oferecer 300 milhões e outras a oferecer Centros de Estágios..
    Rui Gomes

    ResponderEliminar
  2. É a tua opinião, sobre a qual estou em completo desacordo, sou da opinião que LFV com erros como todos nós, repito, todos nós cometemos, foi o melhor Presidente que poderíamos ter no actual contexto do futebol português e também estás enganado com as calimerices, essas são um pouco mais ao lado, do outro lado da 2ª circular, o que na realidade acontece contigo e com outros iguais, é que tudo aquilo que é feito que não mereça a vossa concordância, é para vós um erro, um disparate, como se a razão e os donos dela fossem vossas excelências, o que diga-se, atendendo ao que vou aqui lendo está longe de ser verdade e dou Graças a Deus não ter no benfica gente como alguns dos que aqui escrevem, estavamos na mais completa ruína e éramos o alvo das maiores chalaças dos nossos adversários.
    Uma coisa é boa na escrita de alguns, não preciso de dar uma olhadela a blogues tripeiros e lagartos, porque são bem menos destrutivos para com o Benfica que alguns escribas que conheço.
    Um abraço e Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  3. Discuta-se o SLBenfica! Mas sejamos exigentes e devotos apenas do SLBenfica como sempre nos caracterizou, exigindo dos jogadores, técnicos, dirigentes a máxima competência na defesa dos interesses do SLBenfica.
    --------------------

    E dos socios e adeptos a lucidez necessaria para não darem aos antis armas para usarem contra o maior clube do mundo.

    ResponderEliminar
  4. Companheiro...

    Benfica sempre!

    O Benfica somos todos nós! Haja chapéu para todas as cabeças que pensam o Benfica. Esse é o meu grande desejo para 2012!

    Ah! E que o Eusébio fique bom depressa!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking