O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dominar a Próxima Década

. 13 comentários
Os dois últimos títulos do Benfica nos últimos cinco anos deixaram marcas na estrutura dos corruptos. Imagine-se, como muitos já escreveram aqui, se não tivessemos fraquejado em alguns momentos da época passada. Mas passemos à frente...

... o Porto (ou seja, a equipa assumidamente corrupta) está em sérias dificuldades e eu soube recentemente que as loucuras dos últimos anos para roubar jogadores ao Benfica está a começar a sair muito caro aos corruptos, quando os valores das transferências estão a começar a cair.

Eles já não vendem jogadores como antigamente porque quem compra também é afectado pelos custos da crise financeira e agora transferências de grande dimensão já são muito poucas e raramente pagas à cabeça.

Mas os custos com a «máquina corrupta» continua consumir dinheiro e por isso as primeiras vitimas já apareceram, com as modalidades a terem salários em atraso e o futebol profissional também já teve uns atrasos.

Aquisições com valores históricos como Falcão, Hulk ou Danilo a juntar a outros como Alex Sandro só para falar nos últimos três anos são incomportáveis para clubes portugueses e não há quem pague nas transferências o suficiente para tapar estes buracos.

Eles vão passar um mau bocado, muito mau, e é hora de lhes dar a «machadada final». Quando eles cairem, ao contrário do Benfica, não têm uma massa adepta que os reerga. Quando eles cairem, cai todo «mito» de Pinto da Costa e instalar-se-á a sensação que ninguém estará à altura dele.

É HORA DE OS EMPURRAR PARA O ABISMO!!! Isso consegue-se dando tudo pelo título de 2011/12, nem que seja necessário sacrificar as Taças ou mesmo a Champions. O título deste ano e o dinheiro da Champions serão para o Benfica um poderoso meio para irmos ao funeral do Porto conforme o conhecemos hoje em dia.

O Valentim Loureiro já saiu pela esquerda baixa, o Bartolomeu dificilmente volta à linha do Pinto da Costa depois deste o ter abandonado. O Joaquim Oliveira tem dificuldades financeiras e o Fernando Gomes tem todos os holofotes em cima e não pode continuar a permitir a palhaçada que se vê na arbitragem.

Pelo caminho, o Porto precisa de vender jogadores. Moutinho, Fernando, Guarin e Rolando não querem estar no Dragão, mas ninguém lhes paga o que eles precisam para aliviar as contas. Rodriguez (um dos mais bem pagos) termina contrato e pode sair a custo zero depois de lhes ter custado 7 milhões. Hulk podia ser a tábua de salvação, mas como diz hoje o Pepe «ainda tem muito que provar» para poder valer algo.


Do lado oposto, o Benfica tem uma estrutura sólida com três anos de construção. Um treinador que, com muitos defeitos, tem mais qualidades que defeitos (se bem que os defeitos dele já nos custaram muitos sucessos). Por outro lado, foi feita uma aposta em jogadores de grande qualidade e muito jovens como Melgarejo, Nélson Oliveira, Rodrigo e outros como Derliz Gonzalez, Roderick, Miguel Victor, David Simão, Ruben Pinto, etc.

Por outro lado ainda o núcleo de estabilidade e experiência está para ficar como Luisão, Maxi Pereira, Javi Garcia e Aimar, havendo ainda outros pilares muito relevantes como Artur e Ruben Amorim. Tudo isto completado como jogadores que dão garantias como Nolito, Garay, Bruno Cesar, etc.

E há ainda linhas de retorno financeiro como Gaitan, Cardozo e Saviola, que podem render mais de 35 a 45M€ entre as transferências e a folha de vencimentos que fica mais leve.

Na calha para a próxima temporada há ainda mais nomes a entrar na equação para poderem alguns integrar o plantel: Miguel Rosa, Yartey, Diego Lopes, Luis Martins, Sancidino, Cafu, Ivan Cavaleiro, Eliseu Camará, André Almeida, Elvis, etc.

Alguns jovens como Mika, Oblak, Roderick, Melgarejo, Yartey e Miguel Rosa podem ter oportunidades reais de se juntarem a Rodrigo, Nelson Oliveira, David Simão e Miguel Victor entre jovens de muita qualidade no plantel da próxima temporada.

Ruben Pinto, Luis Martins e alguns dos jovens que falei acima poderão ter uma época de empréstimo, para consolidar o trabalho feito no Seixal este ano.

NENHUM CLUBE EM PORTUGAL E POUCOS NA EUROPA PODEM TER ESTE CENÁRIO TÃO FAVORÁVEL DE TER OS PRÓXIMOS ANOS BEM ACAUTELADOS E SEM GRANDES NECESSIDADES DE INVESTIMENTO.

É hora de nos focarmos em obter o título, mantendo a nossa atenção apenas no Benfica e deixando os adversários caminharem sozinhos para o abismo que a má gestão e ambição desmesurada lhes causou.

Pelo caminho é importante que não vamos regredir em algumas tentações negociar jogadores são importantes manter na Luz em 2012 ou que haja receio de apostar nos nossos jovens, mantendo antes apostas em jogadores como Eduardo, Jardel, Emerson ou Matic - que são quase todos bons jogadores mas talvez não o suficiente para manter os nossos jovens na sombra. Aquisições, talvez só mesmo um defesa esquerdo de classe como Taiwo que fez uma má opção pelo Milan e poderia voltar às nossas contas.

PS- E não esquecer ainda de Carlos Martins, Nuno Coelho e Jara que podem ter uma palavra a dizer para o próximo plantel.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Excelente post.
    Esqueces-te é que o porto está prestes a tomar as rédeas da federação, e, consequentemente, da liga.

    ResponderEliminar
  2. Conde de Vimioso1/12/11 13:06

    Sou Benfica

    Não é nada contra ti porque isto e quase recorrente com todos o bloguers do NGB, mas entendam-se e não custa nada ver a que hora foi publicado o último post.

    O post do Bolandas tem interesse e deve ter tempo para ser dissecado, o teu tem igualmente interesse, eh pá mas a tinta não se apaga.

    Eu acho que os postes deviam ser publicados com 12 horas de intervalo.

    É o que penso, era para comentar o do Bolandas mas até perdi o apetite.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. JediVermelho1/12/11 13:20

    O grupo de jovens que pertencem aos quadros do SLB são, a meu ver, mais que suficientes para colmatar eventuais necessidades para os próximos dois/três, sem precisarmos de contratar ninguém! E não esquecer os actuais sub 17 do SLB! Assim, o Benfica o entenda!

    ResponderEliminar
  4. JediVermelho1/12/11 13:26

    Leiam a entrevista do Gaitán n'A Bola de hoje! Interessantíssima!

    ResponderEliminar
  5. Mais nome, menos nome, concordo com a análise!

    ResponderEliminar
  6. Finalmente um post lúcido. Faltou dizer uma coisa, quer se goste de LFV ou não: foi a estratégia seguida nos últimos anos que levou a esta situação dos corruptos. Foram as boas compras que se fizeram (entre algumas más, mas o saldo acaba por ser francamente positivo), foram as vendas que provaram que boas vendas não são só as dos corruptos, mas acima de tudo foi a estratégia agressiva de reforço qualitativo do plantel que os empurrou para esta guerra de que só podem sair a perder! Hoje olha-se para os números da transferência de Danilo e só se pode esperar que o Benfica os empurre para mais transferências assim. O Benfica tem um potencial de mercado que mais nenhum clube tem em Portugal e a estratégia corrupta, para além de gerar enormes despesas na estrutura de corrupção que tem de alimentar, só os emparedou ainda mais como clube regional, com fracas possibilidades de crescimento endógeno, porque assente no ódio, no revanchismo e numa cultura de tipo ditatorial.

    Eu também penso que a situação dos corruptos é francamente má. Não são só as dificuldades para pagar ao Standard, mas outro sinais tão importantes como ver um jogador do hóquei a publicamente mostrar a insatisfação pela falta de pagamento, que indicam as brechas na muralha pacientemente construída.

    Isto não significa que alguma coisa esteja ganha. Significa, isso sim, que importa prosseguir aom estratégia que tem sido seguida, mantendo sempre a pressão desportiva, aquela que verdadeiramente tem resultado como fonte de pressão sobre os corruptos. A FPF e a Liga serão uma incógnita, e aí seria importante ter os lagartos como aliados. Um Sporting forte é muito importante como parte da pressão desportiva sobre os corruptos, empurrando-os para o abismo e numa altura em que o crédito está cada vez mais difícil.

    A estratégia do Benfica, apesar de muitos erros cometidos anteriormente, é, agora, a correcta. Que até isso aqui seja reconhecido, finalmente, é mais uma prova dessa correção. Manter o caminho é preciso, aara acabar, definitivamente, com esse antro de vergonha corrupção!

    ResponderEliminar
  7. o porto foi tetra, o benfica ganhou o titulo pós tetra, o porto a seguir vence novamente o titulo...logo impossivel o benfica ter ganho dois titulos nos ultimos 5 anos

    ResponderEliminar
  8. Por onde andava este SOUBENFICA???
    Mas que tema mais pertinente!!!

    ResponderEliminar
  9. Red Sniper1/12/11 18:20

    Só faltou a cereja em cima do bolo...

    Apresentar a cabeça do polvo numa bandeja...e eu sei que vocês sabem de quem eu estou a falar...

    Não basta cortar a cauda à serpente!
    Ainda hoje à hora do almoço ouvi,porque me recuso a olhar,essa repugnante criatura vomitar uma série de considerações acerca dos acontecimentos do passado fim de semana quer no Estádio da Luz que no dragão.

    Enquanto esse ser mole e rastejante não estiver fora do futebol, podemos mudar federações, associações, ligas, conselhos de arbitragem ou de justiça que nada irá mudar !
    O mal criou raízes, e está excessivamente ramificado:-)




    Vocês sabem de quem estou a falar, e ainda hoje tive

    ResponderEliminar
  10. Cuidado, ja vimos os corruptos em muito maus lencois, mas arranjaram sempre maneira de dar a volta por cima.

    Varios desses jogadores podem dar muito dinheiro e teem varios jogadores de valor a entrar na equipa. O pior problema do Benfica e a soberba, que invariavelmente resulta em subestimarmos os adversarios.

    Tambem o Benfica esta numa situacao financeira dificilima. As percentagens do passe do Garay, Nolito, Gaitan e Bruno Cesar foram vendidas muito baratas a meu ver. Se compararmos com os negocios anteriores do mesmo genero, foram certamente muito piores. Tera sido um favor aos parceiros do Stars Fund? Sera falta de dinheiro?

    ResponderEliminar
  11. Espera aí, eles em Janeiro têm que pagar a tranche do Danilo 5M€ + Alex Sandro 3M€, a regoneciação do pagamento de Mangala e Defour mais 2M€, haverá trocos para ordenado das modalidades e da equipa principal ainda com o mês de Novembro em atraso?

    Abraço Paulo Thomson - Queluz

    ResponderEliminar
  12. O porto vai fazer dinheiro com as vendas de jogadores. Porque se na europa "civilizada" ninguem lhe dá os milhoes que eles pedem pelas pseudo vedetas, o dinheiro do petroleo dá.
    Quando penso que o Bruno Alves com 29 anos foi vendido por 22 ME, tudo é possivel.
    Agora, que eles têm feito negocios estranhos têm. 10 ME pelo Alex Sandro é demasiado dinheiro a não ser que seja o proximo Roberto Carlos.
    18 ME pelo Danilo então é a aberração total. Se ele vier para defesa direita é uma parvoice porque não podem querer valorizar um jogador desses a jogar nessa posição. Se vier para médio, é mais um a juntar à colecção (Guarin, Moutinho, Souza, Defour).

    Não sou tão optimista quanto o Soubenfica relativamente aos nossos jovens. Acho que lhes devemos dar oportunidades (como se tem feito aos poucos esta época) mas não podemos acentar a nossa equipa profissional em jovens. Muitos terão de rodar para ganhar calo e as equipas B são uma optima noticia.

    De qualquer modo, e como alguem bem disse, enquanto o PC andar no futebol as coisas não mudam. Já falou mais....

    Abraços

    ResponderEliminar
  13. Linkedsoft2/12/11 22:22

    É absolutamente fantástico como um adepto de um clube com um relatório e contas desastroso consegue ver ai uma vitória. Lê o passivo, estuda o que é um passivo e depois diz se acreditas na treta do passivo incobrável. Como é possivel que o clube que mais deve à banca tenha o futuro mais rinhoso?

    E em vez de se preocuparem com os pagamentos do FCP preocupem-se em saber como vai o SLB pagar as dezenas de milhões de euros à banca até 2013...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking