O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Lobo com pele de cordeiro II

. 15 comentários
Caros amigos, obrigado a todos pelos comentários e elogios.


Vou tentar uma resposta conjunta;


Não há como acreditar em FG. Não é possível. FV cometerá um erro grave se não explicar convincentemente aos Benfiquistas a razão do apoio a FG. A consequência será a divisão dos Benfiquistas. Mesmo à medida do Costa. Esta é uma ocasião histórica de enfrentar “ o sistema”. Como é possível que não se tenha constituído uma frente de clubes “não-alinhados” com uma candidatura própria? Benfica, Sporting, Marítimo, Guimarães, Paços de Ferreira, Rio Ave, etc? Admito que haja uma razão para tal, mas é necessário compreendê-la. Lá diz o ditado: “à mulher de César não basta ser séria; é preciso parecê-lo”. Terá sido este o preço pela aceitação dos novos estatutos da FPF?

O eagle coloca algumas questões que merecem reflexão: uma delas reside no facto de, habitualmente, cairmos como patinhos na agenda imposta pela comunicação social; o caso Alan é o último exemplo. Temos que inverter os termos, fazendo e debatendo a nossa própria agenda!

Disse e mantenho que FV é um dos melhores dirigentes da história do futebol Português. Não tenhamos ilusões, quando o Benfica for, efetivamente, poderoso, a nível social e económico, “o sistema implodirá”. FV está a fazer a parte dele, com extraordinária competência, paciência e visão, aprofundando, ampliando e fortalecendo os elos sociais e económicos do Benfica reabilitando e promovendo o Benfiquismo. Teremos nós de fazer a nossa; apoiando, aderindo, criticando, sugerindo, exigindo mas sempre com inteligência e amor ao nosso Benfica.

Também eu, por vezes, fico furioso e me apetece “partir tudo”, responder à letra às provocações que proliferam, na comunicação social. É o que eles pretendem eagle! No insulto, na provocação, na picardia são, efetivamente, “melhores” que nós. São sempre capazes de ir mais longe. Têm a determinação dos ressabiados, dos rancorosos, dos invejosos. O primeiro objetivo é dispersar a concentração competitiva dos atletas, técnicos e dirigentes do Benfica enfurecendo os adeptos, suscitando até fortes ações policiais contra nós, como já tem acontecido. O segundo, é destruir o maior capital que o Benfica tem, testemunhado, também, pelo texto do Robson aqui introduzido pelo Master; destruir essa forma especial de estar na vida, razão pela qual o nosso clube suscita simpatia em todo o lado. As rábulas dos túneis, das pseudo-zaragatas no final ou no intervalo dos jogos, as acusações de racismo, por interposta entidade - clube aliado - visa isso mesmo. Repare; põem os aliados “à bulha” com o Benfica e ficam de fora, a ver e espicaçar, como se não fosse nada com eles! Perante a opinião pública, querem fazer passar a ideia de que somos um clube de arruaceiros e eles de pessoas de bem, invertendo a realidade! E, “tenho a certeza” foi por essa razão que o nosso Rui Costa saíu do banco. As “cegadas” dos Rubens, Albertos, Alans e quejandos, visaram, também, destruir a imagem pública imaculada do Rui, para eles insuportável. Os comentadores desonestos e hipócritas das tertúlias televisivas já aludiam ao “cadastrado” Rui Costa tentando colar-lhe o anátema de arruaceiro.

Portanto, apoio sem hesitar a postura de não retaliação do Vieira preocupando-se antes, em manter a máxima concentração de todos no que é, efetivamente, importante; o trabalho determinado e competente e a postura de elevação cívica que nos é própria. Sem prejuízo de accionar todos os mecanismos regulamentares disponíveis na defesa do Benfica, bem como de dirigir mensagens institucionais ao público em geral e aos Benfiquistas em especial. Mas, não dar confiança a trafulhas e provocadores.

Uma das vantagens do Costa sobre os outros, consiste em ter feito todos acreditarem que é “doido”, inimputável e representa “O Norte”. Por isso, os seus correligionários parecem prontos a obedecer-lhe cegamente. Os restantes, incluindo os que têm obrigação de fazer cumprir o Estado de Direito, sabem que se manterá sossegado desde que ganhe; por isso, covardemente, criminosamente, “preferem fechar os olhos”. Foi, quanto a mim, o caso do Apito Dourado; um fechar de olhos institucional, um simulacro de justiça, que caucionou o miserável comportamento comprovado por testemunhos e pelas escutas.

Eagle, não esqueça que o ativo do Benfica supera o passivo e que o passivo é bom quando os investimentos efetuados são bons, como é o caso. O Benfica tem liquidez, gera cash-flow, por isso tem crédito. Quer um exemplo interessante? A Bélgica tem uma dívida superior à nossa e ninguém fala dela, sabe porquê? Porque tem liquidez, capacidade exportadora. FV só controla a Benfica TV, nada mais. O Costa é que controla quase tudo através do Oliveira. Por isso é que tudo o que Vieira diz se volta contra nós; viram tudo ao contrário, não são sérios. E não é pirilampo; em termos empresariais anda sempre à frente dos outros. Olhe que sei do que falo. Costas & Cª parecem baratas tontas a tentar imitá-lo.

É muito, mas muito complicado destruir uma máquina tipo “centopeia”, com ligações fortíssimas a outras áreas da sociedade; política, económica, judicial e, pelos vistos, até da maçonaria, consolidada durante décadas de laxismo institucional. O (meio) Fracasso do Apito Dourado, foi uma oportunidade perdida. Mas não por acaso…infelizmente. A destruição do “sistema” não é tarefa para um homem só ainda que seja Presidente do Glorioso Benfica. É tarefa para uma sociedade que se quer adulta e livre, onde nós, Benfiquistas, temos um papel a desempenhar, indagando aos agentes políticos dos seus projectos para o Desporto, para a Justiça e para a educação, e votando em conformidade com o nosso juízo.

Eagle, se conhece algo sólido que valha a pena, não hesite em partilhá-lo e discuti-lo connosco. Podemos ter divergências, mas temos em comum o amor ao nosso Benfica que merece o nosso esforço de construção de um Benfica mais poderoso. E, não tenho dúvidas, unidos no essencial, seremos mais fortes.

Venceremos.

Um abraço a todos

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Caro A. Barreto
    Das análises mais lúcidas e mais sérias que tenho lido, e com as quais concordo em absoluto.

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo excepcional texto.
    Força Benfica.

    SLB4ever B/F

    ResponderEliminar
  3. Grande post,concordo em absoluto com o que disse,só temos que olhar para nós e pensar no futuro.

    um abraço.
    .
    Viva o S L B

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! Fabuloso texto pleno de lucidez e Benfiquismo sério e intenso!
    Revejo-me em todos as palavras e toda a plenitude deste extraordinário texto!
    Aconselho (eu vou fazê-lo) todos a copiar e linkar para os vossos blogues e páginas do Facebook.
    Adorava ter escrito isto, mas contento-me em saber que há Benfiquistas com esta lucidez e sobretudo, em saber o que é prioritário e realmente, importante neste momento, no nosso Glorioso Clube.

    Parabéns, António Barreto, uma vez mais!
    Vou ser mensageiro deste texto!
    Benfiquistas, ponham os olhos naquilo que aqui está dito e escrito!

    Pedro G.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o posto a 100%. De qualquer forma, continuo a dizer que ao contrário dos corruptos, nunca devemos deixar que nenhum presidente nos deixe cegar. Devemos manter-nos interessados e atentos à vida do clube e continuar a levantar questões pertinentes nos locais apropriados, em vez de enxovalhar.
    Aqui em cima, eles continuam ceguinhos com o Papa e a bomba está a estourar nas mãos. O dinheiro desaparece, os jogadores querem sair, os treinadores tem medo de ficar. Isto não dura eternamente.

    Vou só dar mais alguns exemplos de como se exerce o poder e que por vezes, perto do Estádio da Luz não se consegue compreender.
    Para além de todos os anos se deslocar a Lisboa para almoçar com os deputados adeptos do seu clube.
    O Papa em como nomes "sonantes" de investidores/sócios/adeptos dos corruptos:
    Belmiro de Azevedo, Américo Amorim, o ex-Administrador da PT (com 30 e poucos anos), que foi para a AR contar a história de que a familia dele foi sempre dos corruptos, o Presidente do Supremo Tribunal de justiça diz-se adeptos dos lagartos e com uma costela dos corruptos, o presidente dos Calhaus de Braga.

    E outra coisa que vocês não se apercebem é que por aqui, quem não é a favor deles é contra eles (ver o exemplo do Rui Rio, Ricardo Bexiga, Hermínio Loureiro, etc.).

    É muito dificil fazer-se justiça, quando te fazem ameças de toda a espécie.

    ResponderEliminar
  6. Finalmente um post lúcido que se afasta da linha editorial de alguns escribas, sem ódios, sem rancores, sem alvos a abater dentro do próprio clube.

    ResponderEliminar
  7. Parabens pelo texto.

    Somos o clube que melhor sabe estar no desporto e mesmo assim somos os mais odiados por todos os que não são benfiquistas. O país futebolistico ficou dividido em Benfica e Anti-Benfica. Isto acontece por causa da comunicação social que temos que diariamente ataca um clube sério e honesto e vangloria um clube corrupto.

    ResponderEliminar
  8. Excelente texto com o qual concordo totalmente. É uma lição para muitos escribas que passam o tempo na caça às bruxas e a inventar ou insinuando casos que nunca acontecem nem aconteceram.

    Quando estamos cercados e somos atacados por inimigos, como é o caso que o posto tão bem descreve, não podemos começar a atirar contra os nossos. Isso é estar a dar munições e armas aos que nos atacam, fazendo nós o trabalho sujo por eles. Por isso a união é o segredo se quisermos ter sucesso na nossa luta. Ninguém é perfeito, toda a gente comete erros e os dirigentes do Benfica não são excepção.

    Eu nunca vi um exército desunido ganhar o que quer que fosse. A união é o segredo do sucesso.

    ResponderEliminar
  9. Red Sniper22/11/11 15:04

    Um texto que faz uma leitura clara e desassombrada do "statement" dos interesses do Benfica perante o panormama actual do futebol português quer ao nível de clubes quer ao nível da FPF!

    Espero ansiosamente pelo capitulo III.

    P.S. Acho deplorável e isto para não dizer outra coisa,que um artigo de opinião com esta qualidade não mereça por parte de alguns benfiquista que se destacam pela critica fácil e sem nexo,não venham aqui e agora dar a sua/deles assertiva opinião.
    Provávelmente estão todos em Manchester...

    ResponderEliminar
  10. Um texto fantástico. Parabéns.

    ResponderEliminar
  11. Excelente artigo! E que põe a nu muitos dos inimigos do nosso clube! Mas é óbvio que nem a lucidez deste texto cala a impertinência de alguns. Que não souberam interpretá-lo ou não quiseram!! Nomeadamente, porque põe à vista que os inimigos da grandeza do Benfica, estando de fora do clube, contam com a colaboração, mesmo que involuntária, de certos agentes internos! Sobretudo no 1º texto! Mas mesmo neste aponto o seguinte: "Não há como acreditar em FG. Não é possível. FV cometerá um erro grave se não explicar convincentemente aos Benfiquistas a razão do apoio a FG. A consequência será a divisão dos Benfiquistas. Mesmo à medida do Costa. Esta é uma ocasião histórica de enfrentar “ o sistema”. Como é possível que não se tenha constituído uma frente de clubes “não-alinhados” com uma candidatura própria?" Algo que eu próprio tenho dito! Mas palmas para o autor que conseguiu dizê-lo de um modo escorreito e mais diplomático! Quer no 1º, quer no 2º texto!
    Pena é que alguns abutres se aproveitem de um brilhante retórica como esta para fazerem valer o carneirismo!

    ResponderEliminar
  12. Red Sniper22/11/11 17:18

    ... " Mas é óbvio que nem a lucidez deste texto cala a impertinência de alguns." ...

    Ui... ui, diz-me com quem andas?

    ... " Como é possível que não se tenha constituído uma frente de clubes “não-alinhados” com uma candidatura própria?".Algo que eu próprio tenho dito!" ...

    Ai estas colagens ... estas colagens !

    Pena é que alguns abutres se aproveitem de um brilhante retórica como esta para fazerem valer o carneirismo!

    À mulher de César não basta ser honesta, tem também que parecer honesta...

    ResponderEliminar
  13. Fantástico post. Devia estar na internet e em tudo o que é blogues ligados ao Benfica.

    ResponderEliminar
  14. António Barreto23/11/11 18:03

    Obrigado a todos pelos comentários e incentivos. Red;logo,logo sairá o III. Paixão; tomei nota.

    Abraço

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking