O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Crucificados pelo sistema

. 14 comentários


Na minha adolescência havia uma banda que gostava muito, os Ratos de Porão! 
Não se metam já a imaginar-me de cabelos compridos, calças pretas elásticas e botas da tropa...nunca cheguei a isso porque sempre fui mais de me vestir à 'betinho'! 
Além disso, se o tivesse feito e acrescentado a esse visual um brinco(ou no seu lugar um alfinete como certo colega meu de escola fazia!) o senhor meu pai tinha-me tratado da saúde...!
Eles tinham uma música cujo tema era: Crucificados pelo Sistema.

A letra em si não é importante, mas o tema reflecte claramente a relação actual entre o SLB e o futebol português(e o chamado Sistema), e as suas consequências na própria massa adepta do SLB.

Temos suportado tudo nestes anos em que a verdade desportiva tem sido adulterada, viciada, manchada, e incrivelmente sem qualquer punição relevante para os prevaricadores.
Suportamos os que gozaram connosco com arbitragens vergonhosas, suportamos os que produziram regulamentos para beneficiar a corrupção e prejudicar quem luta limpo. Suportamos a inércia de sucessivos dirigentes políticos, que recusaram lidar com este problema e até receberam como herói no Órgão Máximo de Decisão Nacional alguém condenado por corrupção.
Suportamos tudo e mesmo com os vários tiros nos pés que também demos através da gerência de Manuel Damásio ou Vale e Azevedo, o nosso clube tudo suportou, tudo aguentou.
E acima de tudo, nós os sócios, os adeptos, os simpatizantes nunca deixamos de apoiar o SLB. E nunca deixamos de acreditar que o nosso clube iria regressar ao lugar que é seu por direito.
E apesar de estar comprovado e à vista de todos quem são os corruptos, os prevaricadores, os talibans do futebol português, os que fazem do desporto uma guerra em que vale tudo, e da luta que o SLB tem travado contra tudo isto, inclusive o não revidar de violência, de que tanto temos sido vítimas em especial no último ano, o Sistema (composto pelos organismos corrompidos do futebol, pelo jornalismo hipócrita e pelo poder político cobarde) não olha a meios para não só colocar no mesmo plano o SLB e os corruptos.
Temos tido na história dos últimos anos várias oportunidades de através do nosso mérito e do nosso esforço conseguir reduzir esta gente à sua insignificância. Mas temos desperdiçado cada uma delas.
Manuel Damásio destruiu uma equipa de raça, fibra, qualidade, colocou em treinador alguém que encheu os cofres de clubes apaniguados com o nosso dinheiro por troca de jogadores medíocres. E ainda deu alguns desses jogadores aos corruptos. Perdemos aí uma oportunidade de consolidar a nossa qualidade e de sufocar o sistema corrupto.
Vale e Azevedo trazia o discurso certo, mas as suas acções foram devastadoras. Não demonstrou só demérito(foi ele quem acabou com os porteiros antigos que deixavam entrar à borla os amigos todos na Luz, com prejuízo enorme para os cofres do SLB), foi ele quem colocou em causa o contrato com a Olivedesportos que tantos hoje odeiam, mas que na altura outros tantos discordaram desta acção. Também foi ele quem olhou para Mourinho e lhe deu a oportunidade da vida dele. 
Fora isso, toda a sua acção errada prejudicou o SLB financeiramente e desportivamente e colocou-o à mercê do tiro de misericórdia. Perdemos nessa altura outra oportunidade de reagir.  
Depois vieram os tempos de Vilarinho. Soube rodear-se de uma equipa lutadora, teve os seus momentos felizes, as suas decisões erradas, mas o balanço da sua presidência é claramente positivo. Restaurou credibilidade, e trouxe para o clube aquele que é hoje o presidente do clube. Mas não era fácil restabelecer uma equipa com qualidade depois de tantos incompetentes que passaram pelo clube. E lutar com o sistema não tendo a casa arrumada é ainda mais difícil.
Luis Filipe Vieira trouxe a estabilização financeira ao clube(embora com um custo elevadíssimo no nosso endividamento). Criou a Benfica TV(sobre a qual postarei mais tarde e que é sem dúvida das melhores decisões que alguém já tomou no SLB), ressurgiu o interesse nos adeptos em serem sócios do clube e assim o ajudarem financeiramente. Construiu um novo estádio lindíssimo e mais adequado aos tempos modernos, quer em lotação quer em funcionalidade.
Mas desportivamente demorámos até construir uma equipa que lutasse por vitórias nas competições.
Perdemos uma oportunidade clara quando permitimos que alguém do universo da corrupção tomasse conta da Liga, depois da luta do campeonato que vencemos em 2009/2010. Perdemos força para lutar quando deixamos que essa pessoa, bem como o dono da Olivedesportos se movimentassem no SLB como se fosse o seu clube de coração e fossem pessoas de bem. As presenças nos aniversários do Benfica não deixam dúvidas quanto a isso. Para não falar no apoio à mesma pessoa agora para a FPF.

Mas este texto não é contra ninguém. É a favor dos benfiquistas. Daqueles que colocam o Benfica acima de todos os interesses, inclusivé dos seus.
A nossa massa adepta sempre se evidenciou ao longo dos tempos por uma paixão enorme, um apego ao clube notável.
Eu não era nascido, mas quem foi que contribuiu com uma quota suplementar para construção do antigo estádio? Quem contribuiu com mão de obra e sacos de cimento para esse empreendimento?
Os benfiquistas!
Foi essa crença fantástica no clube que o trouxe até aos nossos dias, e o suportou perante tantas dificuldades.

Nós, todos os benfiquistas, temos evidenciado nos últimos anos que o sistema tem causado mossa nas nossas fileiras. Mais do que alguma vez pensei.

Nunca como agora os benfiquistas estiveram tão divididos. E ao contrário do que se pensa, não tem a ver em especial com estar de acordo ou não com o actual presidente. Mas reflecte-se nisso.

Na minha opinião, isso passa pela nossa incapacidade de lidarmos com o facto de que o Benfica que conhecemos no passado mudou. Perdemos(mesmo com corrupção), a hegemonia do futebol português.
Temos estado(O Benfica) na linha de fogo, quase sem defesa, a sofrer tiros atrás de tiros.
Durante anos a fio, aquela crença no clube foi debilitada. E agora, ao primeiro abano, as fileiras dividem-se em dois. Os prós e os contras.

Meus amigos, isto não pode continuar!
Tem que haver espaço para discutirmos o nosso clube, arrazoarmos uns com os outros, mas não perdermos o respeito quer pelo clube, quer pelos nossos co-adeptos.

O que o sistema quer é mesmo isso: debilitar-nos de tal forma como adeptos, que nos tornemos facções. Que sejamos guerrilheiros. Isso é inaceitável.
Olhem à história do clube. Analisem a perseverança que tantos tiveram em tempos tão difíceis no passado.

Não peçam a ninguém que renegue as suas convicções, mas exijam respeito pelas mesmas. Respeito esse que não se evidencia por silêncio, mas por elevação quer nas opiniões quer em comentários(como aqui no blog).

A nossa defesa deve ser sempre a favor do Benfica.

Não temos que temer denunciar o sistema. Seja de que forma for. E seja quem for.
Não recear enfrentar e afrontar os carneiros do PC. Temos a maior massa associativa de Portugal e do mundo! 
De que temos medo? De um clube regional, dirigido por marginais? De dirigentes desportivos que se enchem de dinheiro à custa dos adeptos?
Desde quando a nossa força não é mais que suficiente? Temos é que a usar! 
Com união, com discussão mas com respeito por todos. 
O afastamento, o silêncio, a apatia nunca beneficiou as pessoas de bem. Pelo contrário, apenas deu espaço aos marginais, aos corruptos, aos ladrões para assumirem as rédeas.

Por isso, não se deixem crucificar mais. Deixem de agonizar na espera que o nosso Benfica dos anos 60 volte. Já não volta. De que os problemas têm que ser resolvidos, mas pelos outros.

O que precisa muito de nós é este Benfica de 2011. Mais do que nunca. E se lhe virarmos as costas, não poderemos apontar e dizer seja o que for.  Não há lugar nem tempo para omissões.
Estarmos com este Benfica de 2011, dá-nos espaço, condição e força para criticarmos tudo o que achamos mal feito ou para elogiar aquilo que tem sido bem feito.
Mas para acima de tudo apoiar a razão de toda esta paixão: O SPORT LISBOA E BENFICA!

VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. Só de ler os nomes de Damásio e Vale e Azevedo gerou-me indisposição, esses sim, são so grandes responsáveis pela queda do benfica, felizmente, aos pouco é certo, o clube vai reerguendo-se, o que não é fácil para quem levou com 2 presidências seguidas daquele nível, outros clubes teriam pura e simplesmente desaparecido, pena que alguns não percebam isso.

    ResponderEliminar
  2. Eu prefiro Os Xutos e Pontapés, nomeadamente "Gritos Mudos", "Dados Viciados". Por muito que nos custe estamos melhor mas continuamos muito amadores. O que decide os vencedores dos outros são os detalhes e os pormenores. A "estrutura" não está solida, está oca. Não podemos continuar a viver ás custas da História.
    Todos nós precisamos de um tratamento de choque, a bem da Nação Benfiquista.
    "Se sois bom, lutai para seres excelente." - André Pessanha - Silves

    ResponderEliminar
  3. Poste soberbo.
    Faz uma retrospectiva fiel e a 3 dimensões de todos os males que tivemos a desdita de suportar.

    Só não fomos ao fundo, porque somos BENFICA!!!

    ResponderEliminar
  4. Assim está bem!!!!
    Parabéns pela lucidez e pela verdade dos factos.
    Afinal somos todos BENFIQUISTAS.

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  5. Águia Preocupada4/11/11 12:39

    Um texto cheio de demagogia e teoria e nada de algo palpável que nos leve a uma actuação que dê frutos.
    Entendi a mensagem e ela seria útil se dentro do clube as coisas fossem vistas dessa maneira. Mas não são e o SHADOWS sabe-o muito bem.
    Quando alguém tenta opinar ou ir mais além, lá vem os mimos que considera oportunista, papagaio, assaltar o clube, etc., etc., etc., para quem tem a OUSADIA de questionar o poder instalado no clube!
    Defendi, defendo e defenderei o Benfica, contra tudo e contra todos, inclusive contra a actual Direcção e seus lacaios e vassalos. O n osso clube neste momento, está transformado num ninho de vespas que à mais pequena desconfiança de que alguém pretende tirar-lhes o tacho, logo se apressam a cair em cima e picar sem dó nem piedade.
    O Benfica é muito grande e é propiciador de vantagens materiais e sociais que são demasiado tentadoras... Infelizmente!

    Diga-me lá SHADOWS quem mais tem faltado ao respeito: Os sócios a Vieira ou este aos sócios?

    Diga-me lá SHADOWS se houve algum presidente anterior que protagonizasse um golpe estatutário vil e desonesto para se manter no poder como Vieira?

    Diga-me lá SHADOWS se algum presidente se rodeou de gente não benfiquista e teve amizades com a pior escumalha como Vieira?

    E poderia continuar... E é por estas e por estas que a divisão é uma realidade. É que enquanto há alguns que bem e mal, fazem análise e crítica, há os outros que nem ouvir querem a não ser o seus deus o seu "Rei Sol".
    E assim, haverá sempre divisão!

    P.S. O estádio foi feito por Vilarinho e não por Vieira! Não queira também alterar a verdade para cobrir Vieira de louros que lhe não são devidos. Pode ter tido (e teve com certeza) influência, mas o estádio foi pensado, construído e inaugurado na presidência de Vilarinho! A verdade, para que conste!

    ResponderEliminar
  6. Olha Olha o Mourinho desta vez deixou o Paulinho convocar o Pepe e o Coentrão. Puseram-se a fazer joguinhos e ainda vão perder o europeu.

    Ass: Azevedo

    ResponderEliminar
  7. Águia Preocupada:

    Abordas coisas que não são para aqui chamadas neste texto.
    A única coisa que pretendo abordar neste post é a importância da liberdade de opinião de todos os benfiquistas, e que essa liberdade seja exercida com elevação e de forma construtiva.
    Se dentro do clube é ou não assim entendida, muita da culpa é dos sócios pagantes que preferem unanimismos a análises transparentes. Que preferem apoiar homens em vez de apoiar o clube. Isso é o que eu critico.
    Sobre as perguntas que me remetes, responderei noutro post.
    Neste quero frisar a importância de todos, tu, eu e todo o resto do universo benfiquista opinarmos pelo clube e intervirmos na sua vida.
    Saudações benfiquistas.

    P.S.: A construção do estádio deve-se, na prática, a 2 homens: LFV e Mário Dias. Em especial LFV que deu o conforto da operação financeira às entidades envolvidas.

    ResponderEliminar
  8. Na global gosto do post. É sentido e aborda um dos maiores problemas do Benfica: a falta de democraticidade no debate. Aborda muitos outros assuntos que discordo, como a parte em que caracteriza as presidências de Manuel Damásio, João Vale e Azevedo, Manuel Vilarinho e Filipe Vieira. Estão mal avaliadas quer na parte positiva, quer na parte negativa.

    Não me vou estender, mas com o tempo a sua avaliação dos últimos 18 anos será bem diferente.

    Sugiro que re-leia a mini biografia que aqui recoloquei a partir de um trabalho publicado no Expresso em Março de 2005, e onde fica evidente que o Sr.º Joaquim ajudou o BES e os opositores internos a Vale e Azevedo, a destruir o seu desempenho no sentido de facilitar a eleição do projecto alternativo. Este que nos vendeu ao BES e ao Sr.º Joaquim.

    Com esses dados, seguramente irá - um dia - reenquadrar as suas opiniões sobre estes 18 anos de Direcção do Benfica.

    E é como diz: o Benfica acima de tudo e todos.

    ResponderEliminar
  9. Red Sniper4/11/11 16:50

    Como hoje parece ser o dia das sugestões, e para restabelecer o equilibrio necessário , porque isto de falar de democracia tem muito que se lhe diga, só no dia 26 de Abril de 1974 fiquei a conhecer um universo de democratas que nem eu sonhava que existiam, e dizia eu que convinha aos interessados ler os artigos abaixos, e daí tirar as devidas conclusões...

    Só quem está dentro do navio e que conhece as rotas mais adequadas para o levar a porto seguro!

    http://www.anti-benfica.com/artopiniao_benfica_balanco_necessario.php

    http://www.anti-benfica.com/artopiniao_relatorio_e_contas.php

    ResponderEliminar
  10. Águia Preocupada4/11/11 18:51

    SHADOWS! Não sei porque não são chamadas para aqui as vertentes da minha opinião!? Só quis demonstrar que não é possível haver união, quando no clube se passam coisas que só alguns entendem e que se recusam a ouvir sequer a opinião dos outros que pensam de maneira diferente! É que nenhuns, mas mais uns que outros querem exercer a sua razão.
    E neste momento, a união tem que passar INEQUIVOCAMENTE por concordar com tudo o que Vieira diz e faz. E para esse filme eu não contribuo.

    ResponderEliminar
  11. Eagle01:

    Agradeço as suas palavras e a sua opinião. Através da minha vida profissional e pessoal conheci os presidentes mencionados. E garanto-lhe que a avaliação que faço do seu trabalho é com base em tudo que conheço, quer factos públicos quer outros que não foram do conhecimento da opinião pública. Concordo com a influência nefasta do Sr.Joaquim e em consequência, do BES, em tudo que tem sido relações e decisões. Mas isso não é um exclusivo do Benfica. Veja por exemplo o caso da PT com a OPA da Sonae. Quem decidiu(e decidiu bem, na minha opinião) rejeitar a OPA foi o BES. E muitos outros casos. No caso de Vale e Azevedo, era óbvio para quem o conhecia muito bem que as coisas não iriam correr pelo melhor. Eu não o conhecia bem, mas amigos e familiares conheciam-no da vida judicial e a opinião era aquela que se veio a confirmar.
    Mas respeito a sua opinião, embora discorde do conteúdo que aborda os presidentes.
    E é mesmo assim: O SPORT LISBOA E BENFICA ACIMA DE TUDO E TODOS!!!

    Caro Águia Preocupada:

    Se reparar bem, verificará que não disse que a sua opinião não é para aqui chamada. Disse sim que aborda assuntos que não se enquadram no espírito do que escrevi.
    E concordo consigo de que há muita gente, em especial dentro do clube, para quem a opinião contrária é algo repugnante. Mas depois vem outro ponto em que toquei: como se podem queixar se deram 90% de votos ao presidente? Como no sistema político que é vigente em Portugal, como pode o povo queixar-se dos políticos se vota sempre nos mesmos 2 partidos para governar? Se olham para os partidos como se de uma agremiação desportiva se tratasse?
    É que quem se quer queixar tem que demonstrar o seu descontentamento nos locais próprios.
    E o que também critico são aqueles que confundem pessoas com o clube. As pessoas passam,mas o clube fica e ficará.
    A sua opinião, bem como a de todos os benfiquistas, desde que feita com respeito( e o foi) é sempre bem vinda. O que agradeço é que abordem o tema do post e não deixem que o assunto derive para outras coisas, que embora possam estar relacionadas, não têm directamente a ver com o assunto.
    Saudações benfiquistas a todos!

    ResponderEliminar
  12. 1 de maio de 1994, Senna morre em Imola, concerto de RDP na incrível almadense, que memórias...
    Nem umas doc ou combat? Que betinho :D

    Cruxificados pelo sistema torna-se um chavão que espelha a realidade dos dias que vivemos, sistema político, judicial e por arrasto o futebol, currupto, decrépito e promíscuos entre eles, sempre prontos para proteger os interesses de indivíduos e não o dos povos.
    Enquanto os poderes instalados não forem condenados e reformas não foram feitas é uma grande utupia pensar que algo pode mudar no futebol.
    Basta olhar para os processos casa pia e apito dourado para ter uma pequena ideia de como são as coisas mas isso são apenas pequenos casos entre tanto lixo.

    O Vale tudo como bom advogado (grande intruja), tentou lixar o sistema no caso Olivedesportos(ia ganhar o processo que depois o LFV retirou) e pagou bem caro por isso, até é de estranhar ele pensar que podia retirar a mama ao sistema sem pagar por isso, especialmente deixando pontas soltas por onde pudesse ser entalado, e foi. Nunca se viu a justiça a funcionar de forma tão célere como foi para o condenar. Acham mesmo que se ele não incomodasse os poderosos alguma vez vinha á baila desvios de dinheiro? Não acham curioso tb o Veiga apenas qd foi para o SLB ter imediatamente problemas com a justiça? Iá é tudo coincidencia pois claro, contem-me histórias...

    Não tenho grandes certezas do LFV, continuo a ter sentimentos mistos, não sou pró nem anti, reconheço mérito em levantar o SLB em muitos aspectos mas que dava jeito o SLB ter um advogado ao nível do vale(mas sem meter guito ao bolso) a defender os interesses do clube, lá isso dava.

    Viva o Benfica e todos os Portugueses em especial os Benfiquistas, feliz o dia em que os curruptos nazis e criminosos se afogarem na sua própria m€rd@.

    ResponderEliminar
  13. SLB4EVER:

    Eu era mais AllStar, Chevignon, Pullover vermelho que tanto se usava na altura... :) Betinho na roupa, mas abrangente no que diz respeito à música. Peste & Sida, RDP, Sepultura, Elvis Presley, Xutos, Censurados, Pantera, Paradise Lost, The Doors...eis as minhas K7's preferidas que rodavam no walkman...!
    Apenas numa coisa nunca permiti misturas: no meu clubismo.
    O Sport Lisboa e Benfica sempre foi a minha paixão. E sempre será.

    O Vale foi um caso de estudo. Pois conseguiu imprimir um seguidismo como nem o LFV consegue hoje. Escolheu foi o caminho errado. Logo ele que apesar de 'intruja'(utilizando o teu termo) conhecia muito bem o sistema judicial português. Se tem angariado apoios antes de enfrentar o 'sistema' talvez pudesse ter sido diferente.
    Não foi. E o que ficou não beneficiou em nada o Benfica. Nem a ele.

    O sistema judicial neste momento está amordaçado e atado. Infelizmente, é a realidade.

    O Gordo é que dizia: 'Será que beber até morrer é a solução?' :)

    P.S.: Não fui a esse concerto no Incrível...mas disseram-me que foi 5 estrelas.

    ResponderEliminar
  14. Shadow, fair enough :)
    All Star tb usei vários até a sola dos últimos cair por inteiro no campo da secundária durante um jogo, depois disso era mais entre as air max e as doc, chevignon tb cheguei a ter, mas era mais com a sweatshirt do Vulgar Display of Power, calças camuflado urbano e a gadelha a acompanhar e uns furos á mistura. Bom som btw
    Bons tempos, grandes concertos e jogos, lembro-me de um jogo do SLB na europa que os bilhetes foram de borla para estudantes, foi de tarde e era tudo a baldar-se para ver o jogo, muitos amigos que foram nem do Benfica eram LOL. Assim de repente não me lembro do adversário mas ganhámos com dois golos do Rui Costa, lindo, foi o caos!

    Engraçado falares isso do Vale, que foi nesse tempo que me fiz sócio embora nunca me tenha considerado seu seguidor, mas depois do Damásio e Artur Jorge qq um parecia melhor e uma lufada de ar fresco. Talvez pudesse ter sido diferente, algumas das suas ideias eram boas, outras não mas a realidade é que nessa altura já o clube estava de rastos e cheio de infiltrados vendidos, foram os tempos mais negros e resultado de fracos dirigentes á frente do clube ao mesmo tempo que os tentáculos azuis curruptos cresciam, sufucavam e disvirtuavam o futebol nacional até se consolidarem como a força oculta por detrás de todos os interesses e organismos do futebol em Portugal. Todos nós temos a responsabilidade de não deixar que tal situação se repita no futuro e continuar a lutar até derrubar os líderes e figuras do sistema, pode ser um processo lento, podem continuar a gozar e a roubar mas a queda é inevitável e eles sabem.

    O concerto foi dos mais memoráveis de sempre, o Gordo ainda mais revoltado que o normal devido ao Senna ter acabado de falecer, a coisa começou com ele a falar disso e a partir a bengala (tava com os joelhos lixados devido ao excesso de peso) , a partir daí, pura energia a circular pelo recinto!
    http://www.youtube.com/watch?v=MNFZaw_bXLY&feature=related

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking