O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Do futebol e do Benfica

. 14 comentários
Gosto de ler a página de Luís Freitas Lobo n' A Bola! Fala de nuances tácticas das várias equipas, dos vários campeonatos. Fala de jogadores, uns já experientes, outros à beira da revelação. Fala também de decepções, como Vonlanthen, que há 3/4 anos atrás era dos mais promissores jogadores suiços e europeus e hoje joga na... Colômbia! Gosto também do canal ESPN Classic, quando mostra as lendas da Premier League ou os golos de Thierry Henry e Alan Shearer. E gosto de folhear as páginas da história do SLB. Mas também dos outros "grandes" do futebol português. E gosto de acompanhar as Ligas Inglesa e Espanhola, a 1ª e 2ª. Porquê? Porque me retiram deste mundinho sujo que é o actual futebol português. E não se pense que o Benfica está inocente. Não, nada disso! Apenas acontece que o Benfica tem sido mais expoliado que o CRAC e não tem pugnado como deveria para limpeza deste futebol.

Calma, antes que me chamem anti-Benfica ou anti-Vieira, calma! Para já, LFV NÃO é o Benfica! Para o bem e para o mal! Não gosto do actual presidente que tenho e creio que este não tem servido o Benfica conveniente e inequivocamente (no pun intended). O facto de nos últimos 25 anos termos assistido a uma imparável ascenção do CRAC, à custa de uma justiça duvidosa e arranjos desportivos, só prova que o SLB não se tem defendido desse agora gigante polvo. Agora e antes de LFV. O problema com este presidente é que ele detém 10 anos de mandato. Só isso...

Mas calma novamente... Quando falo de pugnar pelo futebol é no campo! O rigor do futebol jogado! Pontos prévios: sou um defensor de JJ, embora tenha muitas vezes dificuldades em perceber as suas opções! Todos temos, atenção! Colocar David Luiz na esquerda, não ter alas e dispensar Urreta, enfim, são várias! Sou defensor do "Seixal", mas sei que um júnior não pode entrar nos AA a qualquer preço. Pugnar pelo futebol é pugnar por... Derlis Gonzalez. Honestamente, não sei quem é! Mas eu deveria ter a certeza, como adepto, que o SLB foi rigoroso na contratação deste jovem! E que em Portugal não existe ninguém mais talentoso! E deveria ter a certeza que este rapaz vai ser trabalhado convenientemente para chegar à equipa A, daqui por 2/3 anos! Que a estrutura técnica do futebol do SLB não depende de pessoas, mas sim de um ideal: servir o Benfica, fortalecendo-o! Seria bom que Derlis não fosse um Kaz Patafta, um Stoijanovic ou o chinês. Todos anunciados com pompa, mas que depois completam o ciclo natural de vida de um jovem no SLB. Se Derlis é parecido a Di Maria e se tem esse talento, espero que para o ano não se contrate um argentino de 19 anos para a mesma posição.

Pugnar pelo futebol seria o Benfica não contratar para a equipa principal mais que dois/três jogadores por ano. E o resto vir do futebol jovem e dos empréstimos.

O que gostava mesmo era de olhar para o 11 titular e ter lá dois ou três jogadores em que nos revissemos, porque estão no SLB desde 12/13 anos! Por isso, é que gostávamos do Moreira. O Moreira éramos nós! E por isso me irrita solenemente ver gente a apelidar alguns benfiquistas de "moreiristas"! O guardião, bom ou mau, era do Benfica e era o Benfica! Por isso, é que muitos gostavam dele! Eu gostava! Porque simbolizava mais do que o jogador em si! Era aquele percurso de vida. Quem não gostava e concordou com a saída é benfiquista à mesma, mas se calhar é de outro tipo. Mais moderno talvez...

É deste futebol e deste Benfica que eu gostaria. Só no campo! De poder assobiar o treinador porque o Benfica perdeu o campeonato, com a certeza absoluta de que ele é o único culpado do fracasso! De ver um percurso recto na formação do plantel, com jogadores que vão ficar para eternidade. Não só porque "pintavam a manta", mas porque foram símbolos do SLB. Porque estiveram cá anos a fio connosco, sem que ninguém reclamasse com eles ao primeiro erro! Um Benfica português! Mas português de qualidade e não porque sim! E que pelo meio, tivesse 3 ou 4 estrangeiros que fosse absolutamente divinais e que fizessem a diferença. E que nós, o comum adepto, andassemos com a camisola deles rumo ao estádio ou com seu o nome na ponta da língua em cada conversa de café!

PS: a propósito deste texto, há uns meses li um texto que indagava pelos "bad boys" do futebol! Os Stoitchkov's, os Cantona's e afins. Esses jogadores que não eram exemplo para ninguém, mas que davam aquele colorido ao jogo! Génios e loucos! Hoje, todos fazem anúncios televisivos e são embaixadores da Unicef. É óbvio que os futebolistas devem ser o exemplo! Mas... os "números" que Stoitchkov fazia, a sobranceria de Cantona ou as loucuras de Di Canio davam uma corzinha extra ao jogo!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. Excelente texto Jedi.
    Perfeito nos ideias o nos ideais mas, desajustado no tempo na minha opiniao.

    Desajustado porque os tempos sao outros, e garanto-te que nenhum Rui Costa quer hoje fazer carreira no Benfica. POrtugueses no Benfica so se forem coxos e o Benfica nao for ganhador. Porque se forem Rui Costas e o Benfica for ganhador, no final da epoca estao os Rui Costas a pedir para sair para o Real Madrid. E como vivemos num pais pequenino em que os craques da cantera nao nascem todos os anos (ha quantos anos o Sporting nao lanca um?), iam-se os portugueses e la tinhas outra vez de ir buscar os estrangeiros.

    Ha varios meses que escreve aqui um topico que se intitulava: "Se Eusebio fosse 40 anos mais novo, tinha jogado seis meses na Luz e hoje tinha uma estatua em MAdrid!"

    Alguem duvida? Os tempos sao outros.

    ResponderEliminar
  2. Mais um belo texto do JEDI,
    Mas é como diz o REDMOON, a não ser o RUI COSTA que até se sacrificou em ir para a Fiorentina e não para o Barça, para ajudar o Benfica economicamente, passaram muitos Manueis Fernandes, PAULOS SOUSAS, Miguel (não fosse o Santo Chalana anda a jogar no Odevilas) agora o Coentrão com a rábula que se conhece e alguns outros. Os milhões lá de fora entontecem qualquer um. Pudera!!!
    O Moreira foi empurrado, para nosso desgosto.
    O tempo da sandocha e do piriloto no fim do jogo e do amor à camisola, já foi chão que deu uvas.

    ResponderEliminar
  3. escreves, escreves, escreves e dizes nada, um autêntico desperdício de espaço.

    1º Luís Filipe Vieira não é o Benfica, mas é o seu presidente.
    2º Preferia que nunca se assobiasse ninguém que vista ou defenda o manto sagrado.
    3º criticar Derliz sem nunca o teres visto é comum de jornaleiros avençados do record e jogo.
    4º estamos em primeiro lugar em patados com o porto, as modalidades amadoras já ganharam títulos e ainda só estamos em outubro e mesmo assim é só "alegados" benfiquistas a reclamar.
    5º O Benfica é enorme e terá muitos como tu e outros, mas na verdade se querem fazer algo pelo Benfica, gritem, aplaudem, apoiem e parem com criticas porque para criticar existem os antis.

    ResponderEliminar
  4. Tens de decidir na tua cabeça, se queres um Benfica realmente competitivo ou um Benfica idealmente destinado à pequenez.

    Este teu ideário seria também o meu, se não se interpusesse uma coisa chamada realidade. Económica e demográfica.

    Mas tens razão. Quem me dera!

    RC

    ResponderEliminar
  5. Oh Pinheirinho, onde é que raio eu critico o Derlis? Ele há gente... Ai agora n se pode criticar? Ui que exemplo de democracia! De certo que nunca fizeste greve ou dizes mal do Governo!!!
    Desajustado no tempo será certamente, mas é porque nós queremos! Porque não nos agarramos aos bons exemplos? O Barcelona! É claro que a realidade é diferente, mas a massa humana, o jogador português também tem qualidade e muita! Era só o clube realmente querer!

    ResponderEliminar
  6. claro que criticas-te o deniz em cada palavra que escreves-te e mais, já fiz greve e critico o governo, como bom benfiquista sou também comunista, agora a sério.
    queres um Benfica à Barcelona? então faz assim, recebe 200 milhões por ano em transmissões televisivas, tem sempre o estádio cheio, perca ou ganha, vende por ano mais camisolas que todos os clubes espanhóis juntos com a exceção do real Madrid, mantenham-se fieis ao clube mesmo nos anos em que andaram sem ganhar nada e ai sim serás igual a ele, até lá, compras miúdos formados de 17 anos com qualidade referenciada, compras jogadores de 30 que dizem estar acabados mas que renascem no Benfica, tentas formar novas estrelas no caixa futebol campus, mas não até agora dessas estrelas ainda nenhum estourou.
    Falas da saída do urreta, mas esse nem no guimarães joga.
    falas de que o jogador português tem qualidade e eu digo-te tem e muita, mas onde estão os jogadores de qualidade portugueses?
    Real Madrid tem 3 (Ricardo Carvalho, coentrão e Cristiano Ronaldo)Chelsea (Bosingwa)Man Utd (Nani) Zenith (Danny)Besiktas (Simão) Atlético de Madrid (Tiago), desculpa mas não me lembro de mais qualidade nenhuma por ai sendo que internamente não encontro nenhum de grande qualidade.
    agora se para ti qualidade é Postiga, então sim, Portugal está cheio disso, felizmente não a tenho no Benfica.

    ResponderEliminar
  7. Conde de Vimioso11/10/11 14:42

    Ontem vi uma entrevista na BTV e o entrevistado era o Dr. Marcel de Almeida, que estou certo, muitos nem saberao quem é.

    Dizia ele: Um bom rende e fica mais barato do que 3 ou 4 mediocres.

    Concordo totalmente com o post mas nao esandaliza que estejamos atentos ao mercado e contratemos os Derlis. Se forem efectivamente foras de serie, sim, porque eu tambem vejo foras de serie nas nossas camadas jovens, que acompanho na BTV,e que depois desaparecem.

    Se nao aproveitamos nada das camadas jovens enteo o centro de formaçao nao se justifica muito mais com os elevados encargos que tem.

    Os rui Costas destes tempos nao querem continuar noBenfica porque nao ganham (assim disse Luisao)porque se ganharem farao com que o estadio e todas a receitas, especialmente o Merchanding, sejam exponemcidas.

    O benfica bem gerido e uma maquina de fazer dinheiro e de ganhar titulos e pode estar entre os melhores, ia dizer dez, mas direi 15 clubes da Europa. Nunca teremos 200 milhoes de recitas de televisao mas podemos compensa-los noutras vertentes.

    As vezes parece que da geito diminuirmos as nossas capacidas para justificar as atitudes medrodas, a falta de liderança e capacidade de galvanizaçao.

    ResponderEliminar
  8. JEDI
    O Baecelona tal como o REAL, ganham 135 kilos das TV
    Já agora o GRANADA limpa 13 MILHOES....enquanto o nosso Benfica, pouco mais de SETE, que lhe dá de esmola o MAMAO

    ResponderEliminar
  9. @Conde de Vimioso

    Um dia fiz esse desafio ao GB, e faco o mesmo a ti:

    Fala-se e refala-se que o Benfica nao aproveita as suas escolas, pois diz-me la quem sao esses craques que o Benfica nao aproveitou e que depois se fizeram craques noutros clubes?

    Temos o Joao Pereira e o Silvio, que nao sao craques mas apenas bons jogadores.

    Temos o Maniche que saiu como saiu ja depois de comprometido com o FCP.

    Temos o Deco que nao era propriamente das escolas do clube.

    E quem mais? Onde estao os craques? Sao o Pepa, o Toy, o Jorge Ribeiro?

    E digam o que disserem, que se os portugueses nao ficam no clube 'e porque o Benfica nao ganha, 'e tudo uma tanga. O POrto ganha e o bruno ALves prefeiu a Russia.

    Qualquer jogador portugues de 17 ou 18 anos, se puder vai para Espanha ou Inglaterra. So nao vai se nao o deixarem. Ficar em Portugal para que? Para jogar contra o Portimonense em estadios vazios e do terceiro mundo?

    Esquecem-se que ha 10 anos atras apenas 4 estrangeiros podiam jogar em cada equipa e que o estrangeiro estava destinado apenas aos jogadores de elite. Nesses tempos, para a maioria, jogar no Benfica ou no Porto era o melhor que podiam ambicionar. Hoje, qualquer puto que saiba dar uns toques na bola tem as portas aberta em qualquer equipa do mundo.

    Querem comparar o Benfica ao Barcelona? Essa so mesmo para rir. Quem 'e do Barcelona nao ambiciona sair para lado nenhum. Sair do Barcelona para onde? Para jogar na lua?

    ResponderEliminar
  10. Boas Jedi.

    Não me leves a mal, mas fico sempre completamente surpreendido quando um Benfiquista ou apenas um adepto do futebol diz que gosta de ouvir o Freitas Lobo ...
    Por acaso não ouviste o relato do jogo das antas na sporcotv ?
    Nem o ouviste ontem na TSF ?
    Toma cuidado com o que andas a ler, é o conselho que te dou.

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  11. Calma Potenza! Eu gosto do LFL na sua página n'A Bola! Gosto do trabalho que lá está explanado, só isso! Gosto do LFL quando livre das amarras do patrão Joaquim "Amigo" Oliveira! Leiam a página dele e digam de vossa justiça!
    Eu não espero um Cristiano Ronaldo a cada puto da formação! E nem vocês podem esperar! E se não nada de jeito no "Seixal", feche-se aquilo! Não acham? Falaram do João Pereira e ele enquanto esteve no SLB sempre gostei dele! E até poderia ser um bom suplente do Maxi! Que até nem temos! Oiçam: o futebol jovem tem e deve de ser aproveitado! O Barça recebe milhões de receitas da TV, mas aproveita os miúdos! O Real tb os recebe e deita fora a cantera! Quem é que está certo? 11 titulares dos AA vindos da formação? Impossível! Mas 2/3 perfeitamente viável! Desde que no SLB se trabalhe a sério a formação! Mas mesmo a sério... Se os jogadores quiserem sair para um campeonato melhor, muito bem! Pagam-nos e eles vão à vidinha deles! Acontece o mesmo com argentinos e brasileiros!

    ResponderEliminar
  12. Estou bastante descontraido até.
    Não gasto dinheiro em pasquins avençados, muito menos penso sequer em levar qualquer coisa que saia da boca do lfl a sério porque nada do que ele diz se aproveita. Se achas que os media avençados são só os que o oliveirinha controla directamente está muito enganado. Pergunta ao Ricardo Araujo Pereira que ele diz-te.
    Tens de perceber que enquanto os Benfiquistas se deixarem enganar com pseudo-especialistas avençados em vez de verem os jogos da Liga com os seus próprios olhos, a teia corrupta nunca quebrará, pois o branqueamento é constante e sistemático !
    Queres mais uma pérola desse lfl ? Foi ele e o porco do conduto que passaram a referir-se ao "burro" alves como um especialista na marcação de livres quando na sua carreira apenas marcou um golo nesta situação onde a bola entrou no meio da baliza num monumental frango do Patricio. Estás a ver ? Branqueia-se um frangueiro e eleva-se um sarrafeiro a especialista ! Isto é constante !
    Vejam com os vossos próprios olhos e deixem-se de alimentar esses sabujos ao serviço dos corruptos assumidos condenados.

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  13. Desculpem-me mas, dizer que o LFV é o presidente do SLB é uma anedota só pode!lol
    Mas será que o pessoal não vê que ele não defende o Benfica nem os benfiquistas?! Ultimamente temos assistido a esse facto, com as escolhas e as posições assumidas POR ELE!
    Concordo em parte com o Jedivermelho, não se percebe este tipo de compras de jogadores jovens, e se voçês vêem jogos dos iniciados, juvenis, e juniores, digam-me se não existe muita qualidade!!! Porque não criticar?? Não é forma de defender o Benfica e ser benfiquista?

    ResponderEliminar
  14. Redmind, podemos discordar de muita coisa que o homem faz mas ele É O PRESIDENTE do Benfca. Ele, e qualquer outro presidente, pode e deve fazer o que ele e os seus pares acham os melhor para o Benfica, depois cá estaremos para os julgar nas urnas sobre esses actos.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking