O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

"Benficando" pela Taça de Portugal

. 4 comentários
A Taça de Portugal, aos benfiquistas, é uma prova que diz muito. Em particular, a sua tradicional festa no Jamor! E já por 24 vezes a festa completa. Para nós, ao contrário de outros, essa reunião que acontece no Estádio Nacional traduz em boa parte o que é ser português e o que é ser do Benfica! Um "ajuntamento" de massas, no agradável convívio, alimentado por uma enorme variedade de "comes e bebes", onde estão representadas todas as regiões gastronómicas do nosso país! É quase como que um regresso a Berna, quando os jogadores do Benfica festejaram o título europeu com os adeptos em pleno relvado com vinho tinto e frango frito! E o Benfica é isso mesmo. Para o Benfica, jogar a final da Taça tem que ser um desígnio fortíssimo em cada temporada! E antes do jogo, os jogadores deveriam passar pelo meio da festa que rodeia o Jamor. Se o fizessem, não tenho dúvidas que a motivação e o calor humano lhes ia dar uma força extra para ganhar o "caneco".


Em 92/93, o Benfica esteve presente no jogo decisivo. Adversário: Boavista. Ou "Boavistão". Equipa que no ano antes havia ganho a prova e que era sempre um forte candidato ao jogo decisivo. O Benfica vinha de uma temporada relativamente frustrante e o jogo do Jamor era a chance de brilhar naquele ano. Mas desfecho era uma incógnita... Eis senão quando Vítor Paneira e Águas realizam uma jogada de sonho e... golo! Eu, à frente da TV, vibrava! Mas o melhor ainda estava para vir. O "sócio" Futre, que até tinha feito uma época discreta (excepção feita no jogo frente ao Sporting) abriu o livro e destroçou os axadrezados, que galhardamente lutaram pela Taça! Acaba o jogo com o fantástico 5-2 e começa a 2ª parte da festa! O troféu é nosso. Os adeptos vibram e saltam de contentamento! Schwarz, lembro-me tão bem, passeia-se com o caneco à frente dos adeptos extasiados, quase como que "gozando" com eles por ele ter a Taça e ela ser dele! Mas ao mesmo tempo, nota-se no sueco uma vontade de ir para o meio das massas encarnadas! Sim, a Taça também é vossa parecia querer dizer o nosso jogador! Aliás, Stefan Schwarz foi um dos meus ídolos de meninice! O protótipo do jogador à Benfica! Para além da qualidade, nunca desistia, o jogo tinha mesmo 90 minutos e para lutar até ao fim! Esteve ofuscado dentro do plantel, mas soube ser preserverante até chegar o seu tempo e depois tornou-se num dos nossos mais populares jogadores! Aliás, a comunhão entre ele e os adeptos no final desse jogo mostra bem isso!


Lembro-me de João Pinto dizer, já no balneário, que a Taça parecia andar atrás dele, já que no ano antes a tinha ganho pelos portuenses. Lembro-me de me ter parecido muito mal a intervenção de Paulo Sousa, junto do cacifo, a não querer falar, com aquele ar acabrunhado tipicamente dele, como qua a anunciar a sua traição meses depois. Mancha menor. A festa era nossa...


Antes deste jogo com o Portimonense era bom de se mostrar esta festa aos jogadores para que estes percebam que a Taça de Portugal não é "apenas" um troféu a ganhar, um título. É comunhão com os adeptos! É mais que um título, é um abraço sentido por parte da equipa aos adeptos. O campeonato é uma maratona, daí a sua importância, é uma onde que cresce. A final da Taça é um momento. Em que os jogadores que a ganham se entregam aos adeptos. É imediatamente nossa! É um momento em que parece que não houve momentos menos bons ao longo da temporada... É onde as feridas saram rapidamente! É um momento em que nós, os tais de 6 milhões, também estamos lá sobre a relva!


PS: Gostaria que o SLB, quando jogar fora com equipas que não sejam da 1ª Liga, cedesse totalmente a receita do jogo ao adversário. Nós somos maiores que essas minudências e devemos ser uma força de bem neste futebol e não de estrangulamento. Não sei qual a política que o SLB vai seguir, mas gostaria mesmo que fosse esta! Porque em Portimão há de certo mais benfiquistas que portimonenses, como tal...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

4 comentários

  1. Se há mais benfiquistas em Portimão, que se ceda o dinheiro à casa do Benfica de Portimão e não ao Portimonense.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a cedência total das receitas aos clubes que não militem na 1ªliga.

    ResponderEliminar
  3. Ora ai esta um post 'a Benfica!! Eu tenho uma foto com o Schwarz tirada debaixo da aguia 'a entrada do velhinho estadio da lua. Se quiseres vendo-te barato Jedi:))))

    Por acaso no ano passado voltei a encontrar o Schwarz num bar em Lisboa. Havia algumas pessoas 'a volta dele sempre a falarem-lhe do Benfica. Eu tambem la estava mas, o homem estava com uma narsa de todo o tamanho. A gente puxava por ele para falar do Benfica mas, o que ele queria era "gajas":))) Nao o censuro!!

    ResponderEliminar
  4. Tudo depende de preços, Red! LOOOL. O Schwarz mora ali para Cascais, há uns meses atrás passei por ele, que estava a dar uma corrida matinal! Mantém o ar jovial de sempre! E é, parece-me, um bom benfiquista. Pelo menos os olhos dele brilham cada vez que fala do clube. Nessa noite que falas os olhos deviam de brilhar também, n? LoL
    Também não é mal pensado Gandaia, embora eu prefira ao adversário...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking