O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Jesus é que me preocupa

. 8 comentários
Estamos a duas semanas do fecho do mercado o plantel do Benfica está com trinta jogadores, mas o Jesus só quer vinte e sete, tendo já dito que Luis Martins será um deles, bem como Mika e Nélson Oliveira e se calhar o Ruben Pinto.

Os casos do Mika e do Nélson Oliveira, nada a dizer, qualquer um veria isso e falta agora saber é se lá andarão para fazer número ou se o teimoso conta como eles como SOLUÇÃO e não como mais uns.

Os casos do Luis Martins e do Ruben Pinto são diferentes. Ambos estão no primeiro ano de séniores e apesar de terem qualidade, integrarem o plantel para ficarem um ano sem jogar como aconteceu ao Roderick e no próximo ano serem emprestados como aconteceu também ao Roderick este ano... não faz qualquer sentido. São claros excedentários olhando para as soluções que temos e o momento de formação ainda destes dois jovens.

Qual é a ideia de ter o plantel com Miguel Victor, David Simão, Nélson Oliveira, Luis Martins e Ruben Pinto se todos (ou a grande maioria) não vai fazer mais do que poucos minutos? Então os dois últimos precisam de muito mais que isso e os primeiros três têm mais que qualidade para serem opções.

Outro erro colossal de Jesus é a falada dispensa de Urreta (para o clube satélite Granada). Neste momento é, de longe, o nosso melhor médio ala direito. Enzo Perez está ainda longe de estar melhor que Urreta e de Gaitan não tiramos o melhor partido dele encostando-o à linha.

A imprensa entretanto, não sei com que fundamento porque não vi a conferência de imprensa, diz que Jesus vai voltar ao 4-4-2 com Saviola e Cardozo - ERRO (há gajos que ou não aprendem... ou simplesmente gostam de falhar!!!). Com os jogadores que temos, o 4-3-3 ou 4-2-3-1, como queiram, é claramente o melhor. Aliás, esse esquema permite reduzir os terrenos a Aimar, protegendo a sua capacidade física e fazendo saltar à vista à brutal qualidade do Argentino.

Por fim, parece que um dos temas do «puxão de orelhas» do Vieira (muito bem esteve o presidente) terá sido o Capdevila, com a imprensa a especular sobre a titularidade do espanhol. Depois de o deixar de fora desta fase da Champions, dar-lhe a titularidade (merecida, porque é melhor) seria o necessário assumir do seu erro e do reconhecimento de que não é ele que manda no Benfica, mas o Vieira.

Portanto agora, Sr. Vieira, é só aplicar aos assuntos acima o mesmo «aviso» sobre o tema do Capdevila e garantir que o Jesus deixa o Ruben Pinto e o Luis Martins sairem para jogar (decisão que já devia estar tomada, para poderem ser opções em equipas onde sejam emprestados, dado que os planteis estão quase fechados), garantir também que o Urreta fica e é solução, tal como o David Simão e o Nélson Oliveira (e o Mika na Taça da Liga).

Isso é insurgir-se no trabalho do Jesus? Não isso é defender os interesses do Benfica, que é o que esperamos do Vieira enquanto presidente do clube, como disse no post Clube ou Empresa? para quem ainda não leu.

PS- Sobre a ideia do GB da recompra do Danilo, estou totalmente de acordo. Grandes clubes como o Barça e o Real fazem-no (como fizeram uma vez com o Javi Garcia, por exemplo, ou como estabeleceram nas vendas de Rodrigo ao Benfica ou Bojan à Roma). Tem tudo para ser bem trabalhado e resultar. Mas mesmo que falhasse, prefiro falhar com os nossos que sabem e sentem o Benfica do que com sul americanos do «gang do chopinho»
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. Deixem os jogadores e técnicos trabalhar e calem-se se uma vez!! Quem lá está dentro é quem sabe melhor. O problema é que em Portugal toda a gente pensa que percebe de futebol...

    ResponderEliminar
  2. Parece que no RODRIGO, o Real não tem nada a ver com ele, fruto do negócio do Coentrão, o Real perdeu "o direito à pernada"

    ResponderEliminar
  3. Preocupa-te o JJ??

    Nem que conseguisses juntar o saber de Capello, Lippi, Mourinho, Guardiola e Fergunson num só conseguias ganhar com consistência.

    A trupe corrupta não dá hipóteses. Podem vender a equipa toda e jogar com o roupeiro, porque o apitador resolve.

    Cumps

    Pedro

    ResponderEliminar
  4. JediVermelho19/8/11 22:39

    é verdade.jj n me parece ter habilidade p o f1 q conduz e n tem a inteligência/coragem p apostar em sangue novo.e axim se gasta dinheiro à toa.ele é q sabe?lfv é q sabe?tenho visto os resultados!

    ResponderEliminar
  5. Porque continuam a insistir com o Mario Rui e Danilo quando aos mesmo foram apresentados contratos de renovação???

    Temos agora de ceder aos interesses de empresários gananciosos e mercenários?

    Estes 2 miúdos (infelizmente) daqui a 2 anos ninguém vai ouvir falar mais deles...

    ResponderEliminar
  6. Todos sabemos porque motivo os jovens portugueses que refere estão no plantel deste ano.
    O regulamento a isso obriga. 8 Jogadores formados localmente.
    Por isso convido o autor deste post a escolher quem deveriam ser esses jogadores.
    O que defendem afinal? Preencher esta obrigatoriedade com jogadores formados em Portugal por outros clubes e portanto comprados a outros clubes, ou preencher essa obrigatoriedade com jogadores formados no Benfica e que podem evoluir diariamente ao lado dos jogadores do plantel mais experientes e de inegável qualidade?
    É tão fácil criticar gratuitamente ignorado os motivos que estão na base dos acontecimentos e não apresentando soluções para os mesmos.
    Do plantel atual, Eduardo, Rúben Amorim, Mika, Nelson Oliveira e Miguel Vitor, merecem o lugar nos 27 eleitos. Com eles preenchemos 5 das 8 vagas obrigatórias.
    Quem deviam afinal preencher as restantes 3 vagas? É esse o convite que faço ao autor deste post. Neste momento na cabeça de Jesus parece claro que serão Rúben Pinto, David Simão e Luis Martins. Deveriam ser quem? César Peixoto, Fábio Faria e Carlos Martins?
    Quantos jogos iriam fazer por ano estes jogadores no plantel atual? Que problemas iria gerar no grupo a sua não utilização regular (principalmente Peixoto e Martins)? Será que os 2 primeiros têm qualidade para estarem no plantel do Benfica?
    Danilo e Mário Rui não estão no Benfica porque recusaram a proposta de renovação que o clube lhes apresentou.
    Não podemos ficar satisfeitos quanto temos Nolito que fez o mesmo ao Barcelona e depois acharmos mal que os nossos jovens também tenham a ambição de saírem para jogar mais. Danilo e Mário Rui tinham a sua progressão no Benfica na altura tapada por Coentrão e Javi Garcia.

    ResponderEliminar
  7. Gostaria de me centrar na questão Urreta.
    Dos 27 jogadores que o regulamento permite ter no plantel, 8 necessitam de ser formados localmente, o que nos permite concluir que existem 19 lugares que podem ser preenchidos por jogadores não formados localmente. Olhando para o plantel atual, julgo ser relativamente fácil identificar os mesmos:
    Artur
    Emerson
    Luisão
    Maxi
    Jardel
    Garay
    Capdevilla
    Javi
    Bruno Cesár
    Nolito
    Aimar
    Gaitán
    Matic
    Witsel
    Enzo
    Cardozo
    Rodrigo
    Mora
    Saviola

    Urreta não consta nesta lista, e a sua permanência implicaria a saída de um destes jogadores.
    Bruno César ou Mora julgo serem os únicos que poderiam ser preteridos em beneficio de Urreta.
    Não creio que pela aposta financeira que a SAD fez em BC estejam a considerar emprestá-lo e sobre Mora é difícil ter opinião formada neste momento.
    Se Urreta não ficar temos de respeitar a opinião do treinador que trabalha diariamente com o plantel e sabe melhor que ninguém as ideias que têm para a equipa.
    Erro foi não ter ficado no ano passado, este ano se não ficar será apenas vitima da boa qualidade dos seus companheiros, e caso não possa ser considerado como sendo formado localmente, como de seguida explicarei.

    Ruben Pinto e Luis Martins estão no seu primeiro ano de seniores e portanto podem entrar numa segunda lista e não serem considerados para o limite de 27 jogadores, o que abria lugar para a permanência de mais 2 jogadores nos 27, podendo 1 deles ser Urreta e quem sabe um novo reforço.
    A questão é que estando estes jovens numa segunda lista (que pode conter 3 jogadores) e não contando para os 27 será que contam para os 8 que necessitam de ser formados localmente?
    Ou seja é obrigatório ter 8 formados localmente em 27 ou em 30?
    E será que Urreta não conta como formado localmente?
    O regulamento determina que um jogador formado localmente é aquele que entre os 15 e os 21 anos inclusive tenha sido inscrito na FPF por um período de 3 anos. Esta é a 4ª época de Urreta no Benfica e ele têm 21 anos.
    Eu penso que Urreta pode ser considerado como tendo sido formado localmente.
    Em 2008/2009 disputou 16 jogos oficiais tinha na altura 18 anos (1ª época)
    Em 2009/2010 disputou 2 jogos oficiais (2ª época)
    No ano passado não disputou qualquer jogo, esteve no Corunha e no Penãrol
    Este ano será a sua 3ª época, preenchendo assim os requisitos para aos 21 anos ter 3 épocas de inscrição na FPF, sendo considerado formado localmente, e garantindo desse modo um lugar no plantel, nos 27, se assim Jorge Jesus entender.

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente - O Inventor fez das suas outra vez!

    - O Inventor “Jorge Jesus” é treinador do Benfica, ou está de há duas épocas para cá rebentando com o nosso Glorioso? Vejamos:
    1) O Urreta vai ser emprestado ao Génova – Quem irá fazer de Médio/Ala Direito, como este miúdo faz e bem, servindo muito bem o melhor ponta-de-lança do Benfica (Cardozo – faz golos, portanto matador – é assobiado pelos adeptos do Benfica? que não sabem ver jogos) – Querem ver que Enzo Perez, que deriva para o centro e não cruza para dentro de área e Jara que é batalhador sim senhor, mas recria-se/agarra-se muito com a bola são melhores que o Urreta – Abre os olhos “inventor” (Vais deixar fugir um futuro Fábio Coentrão? (Não existem muitos – aproveita o que tens à mão).
    2) Se não existe quem sirva o “Ponta de Lança – que faça o corredor, cruzando para dentro de área”, como é que querem os “Benfiquistas Cegos” que Cardozo renda mais? – Este excelente ponta-de-lança que o Benfica tem deve ser apoiado e acarinhado pelos “Adeptos Benfiquistas” – Vejam por exemplo Kleber no Porto (Embora inferior ao Cardozo tem sido apoiado constantemente pela massa associativa) – Sejamos sinceros, não é o Hugo Almeida que fará melhor perante este quadro - SAIBAMOS DAR VALOR AO QUE TEMOS, EM VEZ DE SEREM OUTROS.
    3) Somos um Clube bastante rico e benemérito – Compramos ou formamos jogadores para emprestar aos outros, como por exemplo esta época (para não falar de outras, cujo o critério tem sido o mesmo): Júlio César – Guarda-Redes (Granada), Moreira – Guarda-Redes – rescindiu (Swancea-City), Quim – Guarda-Redes – depois de uma excelente época, dispensado (Braga), Sidnei – Defesa Central (Besiktas), Roderick – Defesa Central (Servette), Ed Carlos – Defesa Central (Grémio), Léo Kanu – Defesa Central (Belenenses), Daniel Wass – Defesa Direito (Évian TG – o treinador diz ser um jogador mediano), André Almeida – Defesa Direito (U.Leiria), Shaffer – Defesa Esquerdo (U. Leiria), César Peixoto – Médio/defesa Esquerdo (Irá ser utilizado?), Romeu Ribeiro – Médio (Maritimo), Nuno Coelho – Médio Direito (Beira-Mar), Airton – Médio Defensivo (Flamengo), Yebda – Médio/defensivo –Joga bem noutros clubes, mas não serve ao Benfica? (Granada), Binya – Médio Defensivo – Ainda é do Benfica (Gaziantepspor), Carlos Martins Médio/Ataque ou Defensivo (Granada), Urreta – Médio/ala Direito (Génova), Filipe Menezes – Médio Central – nunca usado como tal (Botafogo), Fernandez – Médio Esquerdo – nunca dada oportunidade (Estudiantes), Nuno Gomes – Atacante – alternativa ao Cardozo (Braga), Alan Kardec – Avançado (Santos), Eder Luis – Extremo Direito – fazia alternativa ao Saviola (Vasco da Gama), Freddy Adu – Avançado (Est. Unidos), Malgarejo – Avançado (P. Ferreira) – Não nos esqueçamos dos miúdos que muito bem representaram Portugal no Mundial 2011-Sub20 – Mário Rui (Se calhar o francês Carol é melhor) – Defesa Esquerdo (Gubbio 1910 – equipa sem projecção Italiana), Danilo – Médio Defensivo (Parma), Saná – Médio Defensivo (Valladolid) – SÃO MUITOS NÃO É VERDADE? - Admite-se que alguns como jovens vão para outras equipas, para criar mais maturidade, afim de serem uma mais valia no futuro (Para ficar uma vida inteira emprestado, não seria melhor tentar vendê-los ou trocá-los por outras supostas mais valias?)
    HAJA CRITÉRIO E BOM CENSO NAS CONTRATAÇÕES QUE SÃO FEITAS
    4) Gaitan – Fez uma excelente época como Médio/Ala Esquerdo, apoiando bem o ponta-de-lança Cardozo – porquê posiciona-lo à direita, quando tem Enzo Perez e Jara? - tinha O Nuno Coelho e o Urreta.
    5) Nolito (vendido pelo Barcelona, que tem menos poder económico que o Benfica –aaaah) – Poderá ser alternativa (como apetência para facturar) ao Saviola?
    NOTA: Este Ano temos mais soluções que outras épocas, e como tal estão reunidas as condições para sermos VENCEDORES/GANHADORES/CAMPEÕES, bastando para isso que o Inventor “Jorge Jesus”não faça mais estragos do que aqueles que tem feito.
    PRÓ “BENFICA SEMPRE – PLURIBUS UNUM”

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking