O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dois colossos: estranhas semelhanças...

. 7 comentários
Nem de propósito o Benfica e o Real Madrid dos últimos anos têm bastantes pontos em comum.
Estava a ler as declarações de Eugenio Martinez Bravo, presidente de um grupo de sócios que acompanha a gestão do Real Madrid (e incrivelmente não são apelidados de "abutres" por terem opinião mas isso já é outra estória...).


“O Real Madrid é campeão mundial em dívidas. Ainda não temos as contas encerradas, mas a dívida líquida ronda os 400 milhões, a bruta os 500 e devemos a credores cerca de 700 milhões de euros. O Real Madrid está a perder quota de mercado”, pode ler-se no relatório.

O porta-voz da Plataforma Blanca mostrou-se desiludido com as promessas do presidente madridista. “Com Florentino Pérez andamos a enganar-nos a nós próprios: um título em cinco anos. Está sempre a dizer que o clube é de todos, mas o madridismo, não o sente”.

Martínez Bravo critica ainda a gestão populista de Pérez: “O clube parece que é de milionários. Ha cada vez menos lugares e cada vez mais camarotes VIP. Trocámos o modelo de gestão com o Barcelona: nós usamos o livro de cheques, eles a cantera”.

Experimentemos trocar o nome Real Madrid por Benfica. Ajustemos o valor do passivo para os valores do Benfica:
 “O Benfica é campeão nacional em dívidas. Ainda não temos as contas encerradas, mas o passivo ronda os 400milhões de euros. O Real Madrid está a perder quota de mercado”

O porta-voz da Plataforma Blanca mostrou-se desiludido com as promessas do presidente madridista. “Com Luís Felipe Vieira andamos a enganar-nos a nós próprios: um título em cinco anos (nem de propósito esta coincidência...). Está sempre a dizer que o clube é de todos, mas o madridismo, não o sente”.

Martínez Bravo critica ainda a gestão populista de Pérez: “O clube parece que é de milionários. Ha cada vez menos lugares e cada vez mais camarotes VIP. Trocámos o modelo de gestão com o Barcelona: nós usamos o livro de cheques, eles a cantera”. Basta ver como o Benfica desbaratou dinheiro em contratações absurdas e na centena de jogadores contratados durante os mandatos de Vieira. Ou no facto de termos 39 atletas candidatos a integrar o plantel 2011/2012.

Há coincidências danadas não há???
No entanto, o que me inquieta mais é que em Madrid pelos vistos os sócios ainda vão acompanhando a gestão e fiscalizando o que a sua Direcção faz em vez de lhes dar carta branca.
Aqui em Lisboa o que vejo é uma apatia geral da parte dos associados do Benfica, bem como uma falta de vontade da Direcção de discutir o que é melhor para o clube com os sócios como a marcação da próxima Assembleia Geral para uma 3ª-Feira demonstra. Não se podia fazer como antigamente e marcar a AG para 6ª para o maior número possível de associados poder participar?

E deixo aqui uma sugestão: está mais que na altura de criar no Benfica uma plataforma de sócios que acompanhe e fiscalize as Direcções do clube. Até o Sporting tem isto caramba! O clube dos viscondes que elegia Presidentes por sucessão tem mais discussão sobre a vida do clube que o Benfica.
Uma plataforma que não sirva como trampolim para ninguém mas sim uma estrutura permanente e ligada ao clube que seja uma reserva de ideias além de um orgão de fiscalização.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. Aqui em lisboa???? Decerto foi em lisboa que te mandataram para dizeres bacuradas dessas num blog benfiquista mas aceita o conselho de um benfiquista que nao vive em lisboa: CALA-TE PELO AMOR DE DEUS!

    Assinado por mim

    ResponderEliminar
  2. Caro Vermelhusco, está em fase de criação uma Associação de Adeptos do Benfica.
    Passa pelo Benfica Blog http://benf1ca.blogspot.com/
    e lê os estatutos.
    Todos não seremos demais.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro Anónimo se escrevi Lisboa foi com uma intenção bem clara...
    Sou do Norte e estou bem atento ao que se passa no clube e dou as minhas opiniões pelo clube.

    Por isso NÃO ME CALO CARALHO. Cheio de gente que come e cala está o Benfica.

    ResponderEliminar
  4. JediVermelho13/6/11 12:22

    Pergunto: associação de adeptos para quê? Para ser amordaçada nas AG's? Para ser insultada pelo presidente do clube? Desculpem-me mas iniciativas dessas não me parecem bem! Só vai criar mais divisionismo e extremismo! E vai servir para uns "notáveis" se apoiarem quando é hora de aparecer! Quanto a mim já dei para esse peditório! As pessoas se querem LFV e a sua megalomania que tem arrastado o clube para a lama, para a seca de títulos e para o 2º lugar do futebol português, assim o terão! Os sócios não são soberanos? Então se lhe deram carta branca, agora olhem para ele a f*der o Benfica! Em tempos, propus nestte blogue uma plataforma mais alargada de discussão! Em rresposta tive silêncio... É sinal que nem tudo está mal! Afinal, ser 2º é melhor que 3º! Por isso, prefiro manter as minhas convicções e recordar oss tempos em que o Benfica era o Benfica e não esta palhaçada!

    ResponderEliminar
  5. Jedi, apesar de não teres personalizado a resposta como fui eu que falei no assunto vou-te responder.
    Primeiro lê a proposta de estatutos e o que é proposto e depois tira conclusões, não sem saber exactamente o que se pretende.
    Atenção, a ideia não é minha mas apoio-a.

    ResponderEliminar
  6. JediVermelho13/6/11 15:35

    Não, caro Manuel, não li. Mas qq iniciativa deste género está condenada ao fracasso! Pq seremos amordaçados! Como disse, os sócios, para mim são soberanos! E se querem que o clube se continue a afundar, força! Sabes, estou cansado de ver o meu clube na lama! A ser gozado e derrotado em toda a linha! E amanhã verás como tenho razão! Como os sócios estão perfeitamente resignadoss ao fracasso!

    ResponderEliminar
  7. Bom texto. Como transmontano subscrevo a perspectiva do "norte".

    A ideia de uma plataforma de adeptos é interessante. Havendo receitas até poderemos instaurar processos judicias a árbitros que grosseira e repetidamente prejudiquem o Benfica.

    O Real e o Benfica têm uma coisa em comum: são clubes da capital e como se vê, há bastantes semelhanças nas formas de pensar. Por isso sou adepto do Barça desde Agosto de 2010. Até porque Barcelona tem mais proximidade com Lisboa (excepto na forma de pensar) do que se pensa: tem mar e uma boa dúzia de colinas :)

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking