O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Voltar a levantar a cabeça Por Amor ao Benfica

. 1 comentário
Não me canso de falar nisto, porque "isto" é o que mais falta no SLBenfica e o que mais abunda no nosso maior rival actualmente: Amor ao Clube.

O Benfica tornou-se num universo empresarial, impregnado de gente de não sente o Clube, que não sabe o que é a história do SLBenfica e, acima de tudo, que não a viveu. Rodeado de gente que não gosta do Clube e vê o SLBenfica como um meio para atingir fins, nomeadamente os do enriquecimento, do protagonismo e da ascensão social.

Não gosto da pessoa, não me revejo nos métodos, repugna-me a atitude, mas tenho que assumir que partilho a opinião dele quando ontem Pinto da Costa afirmou que só um cego ou quem não quer ver não admite que o FCPorto foi categoricamente superior ao SLBenfica este ano, como tem sido genericamente nos últimos anos.

Continuarmos a escudar-nos, e eu próprio cometo esse erro vezes sem conta, nas questões das arbitragens, do domínio dos bastidores pelo FCPorto, etc. é um erro crasso. Não o seria se nós próprios não cometêssemos erros de palmatória e de base.

É hora de, de uma vez por todas, colocarmos de parte este discurso "sportinguizado" que Luis Filipe Vieira implementou de sermos os coitadinhos, os prejudicados, os ofendidos, os arrogantes... para sermos os trabalhadores, os invencíveis na luta pelos títulos.

É hora de devolver o SLBenfica aos que sentem o SLBenfica, chamem-se eles Vieira, Costa, Han, Pietra, Coelho, Moniz, Bagão, ou Zé Manel dos Anzóis.

Esta humilhação que nos foi infligida esta temporada, na condição de campeões em título, ao fazermos uma carreira miserável na Champions (só um milagre nos deixou na Liga Europa, recordo), uma distância quase história para o título, perder invariavelmente quase todos os jogos com o FCPorto e não ganhar nenhum que fosse decisivo, estar sempre atrás do nosso rival mesmo nas modalidades amadoras, apresentando algum poderio apenas onde eles não estão... CHEGA!

Daqui a 10 ou 20 anos ninguém lembrará que Luis Filipe Vieira, qual Bob Construtor como já lhe vi chamarem por piada, se envolveu pela construção de um Estádio, de Centro de Estágio, de Canal de Televisão (que cada vez mais roça a bajulice), um Universo empresarial de Serviços (viagens, seguros, comunicações, etc.)

Daqui a 10 ou 20 anos o que se vão lembrar é que o maior clube português em títulos, por este andar, é o Futebol Clube do Porto - aquele clube que há uns anos podia juntar-se aos demais e não tinha tantos títulos como o Sport Lisboa e Benfica.

Para a história ficam os resultados, os títulos e as conquistas. Essa sim deve ser a nossa prioridade, mas essa prioridade só é nossa porque sentimos o Clube, sentimos o SLBenfica, passamos como hoje noites duras de dormir pelos desaires do SLBenfica.

É hora de repensar, se calhar rever e reestruturar porque este caminho não nos serve. Teve coisas boas, claro que sim, mas não serve. É por benfiquismo que se deve ter uma missão, é pelo SLBenfica que se deve levar essa missão por diante... mas devemos saber quando começamos a fazer parte do problema e saber ser humildes para delegar responsabilidades.

Por Amor ao Benfica
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

1 comentários

  1. Caríssimo GB

    Sou adepto do FCPorto e leitor assíduo do geracaobenfica desde a primeira hora. Não lhe escondo que me incomoda a cantilena da corrupção como causa de todos os males do Benfica, mas não queria ir por aí, já que, apesar disso, penso que o caro GB é alguém que vive o benfica e pensa o benfica para além dessa cantilena. Este post é um desses exemplos. É um post em que fica claro que o benfica pode seguir outro caminho e salvar-se da calimerização sportinguista que tão maus resultados deu para aqueles lados. O benfica que o GB aqui neste post preconiza é o benfica que me habituei a respeitar e a querer que ganhasse lá fora. O benfica actual que luta contra moínhos de vento qual d. quixote vive do passado. não da grandeza passada, porque a grandeza é indiscutível. Agora a competência, tal como nas nossas vidas, tem que ser renovada a cada dia, a cada ano que passa. e isso o benfica não tem conseguido fazer.

    Mude o benfica a sua atitude e começará a ganhar mais vezes. Inevitavelmente.

    Cumprimentos.

    Filipe Martins

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking