O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 8 de março de 2011

Hoje, como em 1994

. 10 comentários
Ao contrário de Luis Filipe Vieira, eu não gosto de aparecer nos bons momentos! Nesses qualquer um fala e tudo o que se diz se perde na evidência do contentamento. Contudo, infelizmente muitos confundem a minha preocupação na inversão dos maus momentos, com críticas fáceis.

Infelizmente, depois de ter assumido que errámos de forma efectiva no jogo com o Braga e de ter ontem alertado pela enésima vez para a necessidade de nos focarmos no que é realmente importante, ainda há quem confunda isso a críticas a Luis Filipe Vieira. Tenho que admitir que estes seis anos de criação do "fantasma do coitadinho" por parte do Presidente foram um trabalho bem feito.

Quando ontem afirmei a infelicidade que tenho em o Benfica se Contentar com pouco quando se pode ter tudo (um tópico que recomendo vivamente a leitura), apontei à necessidade e ao desejo de vitória no SportingCP por parte do "sangue novo" de Bruno Carvalho e que o SLBenfica acompanhe essa necessidade de desafiar o "status quo" vigente no futebol nacional.

Infelizmente, falhámos MAIS UMA VEZ quando fomos chamados a ser um Clube à dimensão da história que temos. 2011 poderia ter sido o ano do funeral definitivo do Sistema e, com ele, cairem os poderes que um dia, como hoje, o SLBenfica contribuiu para que se estabelecesse a Norte.

Há largos anos atrás, Damásio achou que devia contribuir para o futebol português unindo-se a Pinto da Costa na Liga de Clubes, permitindo que se sediasse a Norte à mercê deste Sistema então favorecido pelo actual regime jurídico da FPF, viabilizado em 1993/94 - precisamente quando terminou a frequência de vitórias do SLBenfica (e qualquer outro clube além do FCPorto) no Campeonato Nacional. Coincidências? Sim, sim...

Hoje, como nessa altura, o SLBenfica vive preocupado em fabricar fantasmas, abutres e outras aves de rapina, de tudo fazendo casos e feiras de vaidades. Foram muitos os episódios que desde 1994 (um momento marcante da história do futebol nacional, como percebem) alimentaram e até divertiram o futebol nacional, tendo como protagonistas dirigentes do SLBenfica.

Enquanto isso, a norte continuava a gerir-se o futebol nacional, povoando as divisões profissionais de clubes do norte ou alinhados com o FCPorto, povoando a Liga, a FPF e a até a UEFA com pessoas da confiança do FCPorto, contribuindo para uma hegemonia de títulos apenas condizente com países terceiromundistas.

Hoje, como nessa altura, o SLBenfica adormecido organizacionalmente está a anos luz de perceber como funciona o futebol nacional, mantendo-se permeável às estratégias que visam expor o SLBenfica aos seus próprios erros, contra uma organização corrupta mas muito bem organizada e estabelecida, onde nada acontece por acaso.

Reparem bem no discurso concertado dos jogadores do Braga, de Vitor Pereira, de Pinto da Costa e até de comentadores como Miguel Sousa Tavares!!! Javi Garcia bem ou mal expulso já devia ter sido expulso há muito tempo, assim o afirmam, entre elogios ao "elo fraco" de Roberto e às atoardas mal pensadas de Luis Filipe Vieira.

Eles sabiam ao que vinham... e nós se não sabíamos fomos mais uma vez incompetentes. José Veiga pode ter muitos defeitos, mas foi o único capaz de os por em sentido, de os enfrentar de peito aberto, de ser mais forte que as manobras deles e de lhes dar a provar o próprio veneno. Por isso "apenas", terá sempre o meu respeito e admiração. Benfiquista ou não, fez mais pelo SLBenfica neste aspecto do que muitos que se dizem benfiquistas.

Hoje, como em 1994, o SLBenfica está demasiado preocupado com o protagonismo interno, em criar um líder todo-poderoso que seja visto como uma "figura salvadora" do nosso Clube. Um Presidente-Deus que nos salvou da extinção blá blá blá.

Hoje, como nessa altura, falhamos a defesa da Liga de mais uma tomada de assalto ao poder e, como em 1994, estendemos a passadeira aos corruptos para que retomassem a liderança da Liga.

Hoje, como em 1994, estamos adormecidos e sem qualquer capacidade de mobilização na pressão sobre a aprovação dos estatutos da FPF ao abrigo do novo Regime Jurídico da Federações Desportivas.

Hoje, como em 1994, não temos uma estratégia para o futebol nacional e não temos um plano para a FPF, abdicando de tudo em favor de uma recandidatura de Madaíl, esquecendo a necessidade de não permitir que a Arbitragem e a Disciplina fiquem novamente nas mãos do poder corrupto.

Hoje, como nessa altura, não soubemos aproveitar uma conjuntura de poder honesto e imparcial na Liga (com Hermínio Loureiro) e um momento de pressão política na FPF para movimentar as peças no Xadrez e assim posicionar, juntamente com o SportingCP, elementos honestos e imparciais nos quadrantes de decisão do futebol nacional... impedido dessa forma a entrega total do poder aos corruptos.

Hoje, como quando perdemos o pulso ao futebol nacional, estamos demasiado preocupados com o protagonismo e proveito individual dos dirigentes do nosso clube, do que em fazer algo pelo futuro do SLBenfica. Continua-se, nos corredores da SAD, a fazer mais pela boa relação pessoal e profissional com o Ricardo Salgado, Zeinal Bava, Joaquim Oliveira, António Salvador, Fernando Gomes, Gilberto Madaíl, etc. do que em olhar para o futuro do SLBenfica.

Nós adeptos, vamos continuar a apoiar esta equipa, estes jogadores e esta equipa técnica porque acreditamos neles! E até vamos apoiar estes dirigentes. Mas o SLBenfica só voltará a ter em Portugal mais do que brilhantes momentos de futebol, excelentes jogadores um grande treinador, um Estádio maravilho, um canal de Televisão e um Centro de Estágios... quando o Presidente puser de parte as suas amizades, interesses e protagonismos para ter uma efectiva intervenção no futebol nacional.

Como já li na Blogsfera (perdoem-me não me lembrar onde): "Presidente, mude de amigos e de preocupações, antes que mudemos nós de Presidente".
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

10 comentários

  1. Anónimo8/3/11 16:39

    Apesar de nem sempre concordar com o que escreves, Parabens GB, concordo com tudo!

    Passada a fase do betao e das infraestruturas, tarda em deixarmos de ser anjinhos e lutarmos verdadeiramente por um futebol limpo e justo em Portugal.

    LFV: nao basta apregoar justica e verdade, e preciso te-los no sitio e trabalhar nesse sentido.
    Ricardo Gomes

    ResponderEliminar
  2. Anónimo8/3/11 20:53

    Ok já percebi, no meio disto tudo a culpa é sempre do SLB, é o Javi que não é muito esperto, é o Roberto que é frangueiro (sim é verdade que tem culpas no golo, mas também evitou golos), o sr arbitro, esse é um santo, o jogador alan que entrou a matar, pressumo também, ou então é tudo natural. Mas já agora permitam-me uma questão, se isto é tudo tão normal, porque é que esse bastião da verdade, chamado sport Tv escondeu as imagens, só voltando a reproduzir o lance de um mau angulo depois do final da partida e nunca de frente? Deixem-me advinhar para proteger as faltas do SLB, será? Meus amigos se fosse obvia a agressão do Javi ela tinha sido repetida até à exaustão. Javi remata a bola de forma violenta, o que combinado com a forma violenta e maldosa que o jogador do braga entra produz aquele movimento. Mais uma vez o senhor do apito cozinhou, os pasquins e a sporco Tv ajudaram.
    Para quando uma acção concertada dos verdadeiros Benfiquistas que ainda assinam o referido canal para anularem essa assinatura,em vez de falarem muito, imaginem 100.000 ou 200000 assinaturas anuladas, provavelmente acabava a brincadeira. Concordo com a petição, mas vai estar sempre dependente da Direcção do nosso clube o acabar com o contrato. Com a anulação das assinaturas faziamos tremer o senhor que conspurca as Galas do SLB. Vamos organizar essa acção?
    Não assino o referido canal, e teria nojo de o fazer.

    Fernando Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Excelente post, dos melhores que li nos últimos tempos, e com o qual concordo em quase tudo.

    ResponderEliminar
  4. Com as infraestrutura construidas, com uma equipa de futebol construída, sólida, estável e a jogar um futebol do melhor que há na Europa, está na hora de LFV começar a trabalhar a sério para criar condições para que esta equipa lute de igual ara igual com qualquer adversário. Há que definir estratégias para o futuro e fazer pressão em tudo o que diz respeito ao futebol. Temos de ver mais agressividade.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo8/3/11 21:29

    es um autentico jesus cristo dos milagres. como e que conseguias evitar que o FG fosse para a liga, tendo ele ja vointe e tal dos 32 votos garantidos?

    insistes em falacias dessas como se huvesse muito mais a fazer contrs o poder instalado.

    candidata-te.

    ResponderEliminar
  6. O problema é que para o Benfica não falhar em tudo isso, terá que não ser sozinho a fazê-lo e, como se sabe, ninguém se junta ao Benfica pela verdade desportiva, preferem estender a passadeira aos corruptos com o fim de não verem o Benfica ganhar. Este sim, é o verdadeiro mal e Chama-se anti Benfiquismo.

    BENFICA SEMPRE!!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. É esse mesmo o facto, temos infraestruturas, temos equipa, temos modalidades, falta lutarmos com o sistema pé ante pé e de angariarmos noutros clubes os aliados que precisamos nesta luta titânica.

    Como se viu em Braga, o facto não é todos os que não são do Benfica serem anti-Benfica, mas que muitos levaram uma "lavagem cerebral" tanto através dos mérdia como de dirigentes comprados que hoje é o que se vê.

    ou braga não era a cidade mais benfiquista do país?

    Cabe agora a nós virar as marés a nosso favor, tornar esses não benfiquistas em simples adeptos dos seus clubes ao invés de anti-benfiquistas primários, autênticos cães raivosos que atacam tudo em defesa do dono.

    ResponderEliminar
  8. philippe8/3/11 22:01

    excelente post, nao sei se ele (LFV) ou os seus conselheiros leiam mas espero que isso pelo menos lhe vem até às orelhas: à continuar assim a historia lembrarà-se dele como um presidente "à zbordin" que cuidou muito bem do betao e da banca mas que ganhou muito pouco por incompetencia em se fazer respeitar, digamos um "novo rico" que quer ser aceite pela corte dos aristocratos dos negocios e da bola mas assim ficando serà sempre considerado com desprezo por aqueles que ele tenciona seduzir... ele tem que entender que nao se integra este mundo numa manha mesmo sendo presidente do grande e Glorioso BENFICA! é ele quem tem de os desprezar e de voar acima das cabeças deles, mais o Benfica ganha, mais ele estarà respeitado e considerado... mais ele perde (mesmo com aquelas trafulhices vergonhosas à vista de toda a gente) mais ele serà considerado como um fraco, um perdedor, um vencido: està na altura do LFV ser à imagem da gloria da instituiçao que ele representa!

    ResponderEliminar
  9. GB:

    Eu dou uma ajuda em relação ao José Veiga. É e sempre foi Benfiquista. E por muito que custe a muita boa gente ele é a ÚNICO pessoa capaz de pôr estes trapceiros em sentido!! Ele vai voltar um dia.....e aí o reinado destes filhos das putas vai acabar! Vivo em Gaia e sei perfeitamente que quando alguém fala aos dirigentes do Porto em Veiga eles até tremem e deixam de respirar. Até digo mais: "Enquanto Veiga estiver fora do futebol (Benfica) eu durmo descansado" Sabem quém disse isto? Já devem imaginar quém! Pode ser que um dia acorde e ao ouvir as notícias que caía da cama abaixo com o susto que vai levar......

    ResponderEliminar
  10. Anónimo9/3/11 11:06

    "Ao contrário de Luis Filipe Vieira, eu não gosto de aparecer nos bons momentos! "

    Isso é verdade, agora que se perdeu a ilusão do campeonato são posts diarios a desancar nele.

    Pedro

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking