O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 7 de março de 2011

GB e o jogo de Braga

. 21 comentários
Caros amigos, quem me conhece destas andanças sabe que não receio apontar uma opinião (que não passa disso mesmo) diferente dos outros, quando é o que penso na realidade. Sempre foi assim quando disse que lamentava que o SLBenfica fosse a eleições sem que se discutissem projectos, sempre foi assim quando disse que lamentava que se apoiasse gente corrupta para cargos da Liga, sempre foi assim quando disse que lamentava a secundarização de Rui Costa, sempre foi assim quando lamentei a ausência de intervenção na questão da FPF, etc.

E hoje não será diferente! Na minha opinião o SLBenfica não perdeu em Braga por culpa do Carlos Xistra, nem da entrega superior do SCBraga. Isso não quer, contudo, dizer que o SLBenfica tenha perdido porque tenha sido incompetente, nada disso! Perdemos porque se tornou humanamente impossível manter a frescura física e o discernimento ao cabo de cinco ou seis finais que disputamos em pouco mais de duas semanas (duas vezes com o Sporting, Marítimo nos descontos, duas vezes com o Estugarda, etc.).

Sim, o Carlos Xistra esteve mal... mas porque é mau! Sim, sabemos que o Cardinal tem sempre intenção de nos prejudicar! O Xistra esteve mal no amarelo ao Luisão e depois não expulsou o Kaká deixando-nos 10 contra 10 com meia hora de jogo ainda para jogar. Mas pensem lá bem no que diriam se um jogador adversário fizesse a um dos nossos o que o Saviola fez para impedir a marcação de um livre? Pediriam amarelo?

Pensem lá no que pediriam que se tivessem feito a um dos nossos o que o Javi Garcia fez EM REACÇÃO À FALTA DE ALAN!? Pediriam vermelho ou consideravam uma disputa de bola? Sim, meus caros, eu sei que houve falta de Alan, mas também sei que o Javi não pode reagir ao encontrão porque, com Xistra, o SLBenfica é sempre o elo mais fraco!!!

E sim! Também sei que houve manobra de Vitor Pereira para nomear Xistra, dado que ao ter nota negativa no último jogo não poderia ter sido nomeado, só o foi por recusa (orquestrada) de todos os demais! E NÃO SABÍAMOS ISSO ANTES JOGO!?!? Então porquê facilitar-lhe a vida?!

Não podemos querer a isenção só para o lado dos nossos adversários! Temos que saber que o facto de sermos muito bons, OS MELHORES, não faz de nós isentos de erros! E ontem além de ser mais um esforço sobre-humano que estava a ser pedido aos jogadores, ainda aconteceram alguns erros que só acontecem aos melhores, aos que lá andam, aos que dão tudo por aquela camisola.

Isto, ao contrário do que pensam, não obriga a que hajam culpados! Obriga sim a que aceitemos a realidade como ela é e identifiquemos onde podemos mudá-la. Todos sabemos que o futebol português é corrupto e que jamais poderíamos recuperar os 8 pontos, mas também temos que olhar para trás e perceber o que fizemos de errado:

- Planeamos adequadamente a temporada? Salvio veio para médio direito e Coentrão é o defesa esquerdo, dois jogadores que simplesmente não têm alternativa levando-os à exaustão! E Gaitan? O mesmo...

- Valeu mesmo a pena investir tanto dinheiro num guarda-redes que sendo bom (todos falham), tem lacunas técnicas evidentes e tem directa responsabilidade em 70% dos pontos perdidos pelos SLBenfica?

- Tivemos a atitude correcta ao apoiar, e reiterar o apoio (!!!) a Fernando Gomes para a Liga de Clubes, conhecendo bem o seu passado e os seus objectivos, ao ponto de vermos "golpes" como o jogo com o Guimarães na primeira volta ou as recusas de árbitros para o jogo de ontem? E o FCPorto? Na "liderança" de Gomes nunca teve um azar, uma razão queixa, nada?

- Sabemos o que andamos a fazer ao vir com conversas de proteccionismo a Fernando Gomes e António Salvador, um líder e um capacho do actual Sistema, logo depois de um jogo onde ficámos afastados do título?


Eu estou totalmente à vontade para falar nestas questões porque, a custo de muitas críticas e insultos de alguns que aqui aparecem no blog, sempre falei nestas questões, nunca as escondi nem nas vitórias, nem nas derrotas...

Mais uma vez, volto a reforçar que para a derrota de ontem não devemos encontrar culpados ou bodes espiatórios. Da mesma forma que não entendo que foi pela acção de Xistra que perdemos (ele limitou-se a fazer o que sabíamos que ele ia fazer), também não culpo Javi, Roberto, Jesus ou sequer Vieira pela derrota. Simplesmente aconteceu, algum dia tinha que acontecer e nas circunstâncias actuais (a esticarmos a corda em cada jogo), estava para acontecer há muito tempo...

Javi e Roberto erraram, como Xistra errou! O primeiro porque, não tendo agredido deliberadamente, teve um comportamento (tal como DiMaria o ano passado) que se pôs a jeito para ser expulso - voltámos a ser reincidentes na ingenuidade. E Roberto errou porque, mais uma vez sofremos um golo devido a um erro técnico do guarda-redes, o que não invalida excelentes intervenções que tem feito entre postes, como aliás ontem fez duas (daí a 8,5M€... nem metade!).

Mais uma vez reforço a mensagem! Não encontremos bodes espiatórios... encontremos soluções para não repetir erros que nos sujeitam a este tipo de circunstâncias. Como o Vermelhusco já disse, muito pode e deve ser evitado fora de campo pelo que são inaceitáveis as reacções de Luis Filipe Vieira ontem. Para dizer isto mais valia estar calado! Incompetente!

Há três competições para ganhar! Temos que estar juntos nesta guerra e continuar a acreditar neste grupo que tem excelentes jogadores e um excelente treinador.

PS- Por favor NUNCA MAIS metam o Menezes com aquele símbolo ao peito.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. Meu caro sobre o jogo já disse tudo em posts anteriores, sobre esse clube de Braga, apenas repito o que disse no meu blogue: Por mais que queiram dizer o contrário, os factos falam por si, o Braga, é um pequeno clube, com a mania que já e gente, com a mania que é grande, uma espécie de fedelho que quer ser homem, mas na verdade um clube que nunca ganhou nada, por mais que se cole aos amigos dos Porto, não pode ser grande, apenas pode ter a mania das grandezas.

    ResponderEliminar
  2. @GB

    ao verficar q ate ao minuto 42 o braga teve um oportunidade e nd mais e, que, após aquela "roubalheira" jogou alguma coisa e marcou 2 golo, logo posso dizer que fomos roubados, independentemente de estarmos cansados, que estávamos... a dualidade de critérios e as agressoes dos adeptos a jogadoers do benfica, sem ser feito nada, posso conlcui que foi de facto uma roubalheira descarada...sabes as repercussoes disto? é nos dois jogos com o porto os benfiquistas vao estar em massa ( estou la incluido) e vao fazer fazer daquilo um inferno...

    ResponderEliminar
  3. EAGLEHEART7/3/11 16:02

    já gora porque é que o Cardozo não se atirou para o relvado quando levou com a primeira bola de golfe? e porque é que o sr. presidente do glorioso logo imediatamente não desceu ao relvado para terminar logo ali com aquela pouca vergonha? somos uns tristes patéticos e ingénuos tambem.

    ResponderEliminar
  4. Estou de acordo com o Eagleheart: acho que a unica forma de o benfica vincar a sua posição sem fazer o mesmo seria retirar a equipa de campo de cada vez que estas situações acontecem... Se quando o Carlos Martins foi atingido o Benfica tivesse abandonado o jogo sob protesto, porventura outro galo cantaria... Não acho, é que isto se resolve se no estadio da luz o benfica fizer o mesmo.... Aí sim perde toda a razão!que saibamos aprender com mais este erro, para dá proxima vez não se repetir.Somos UMA EQUIPA DE FUTEBOL... Não temos que sujeitar os jogadores a isto!!!!

    ResponderEliminar
  5. GB, procura um video que anda a circular em alguns blogues com comentários de jornalistas ingleses e tens a resposta é questão da suposta agressão ao Alan. Javi Garcia não agrediu ninguém!!!!

    ResponderEliminar
  6. GB. aqui está o video com os comentadores ingleses... http://www.youtube.com/watch?v=dIj_L9Qw1fY&feature=player_embedded

    Agressão? LLOOLL

    ResponderEliminar
  7. nada que não fosse previsível meu caro GB...pena haver mt gente desatenta...no meu blog nem apareceram...estão-se a guardar para 5 feira...

    ResponderEliminar
  8. Abelourinha7/3/11 17:50

    Concordo em quase tudo, agora falar-se em agressão do Javi sigam este link e vejam quem agride quem?http://videos.sapo.pt/6lohp55QgI8L6KSrsPFl
    Cumpts

    ResponderEliminar
  9. Anónimo7/3/11 17:50

    Estou de acordo que por principio devemos estar preparados para ser roubados e jogar mais q todos mas:

    - nao podemos achar o que se passa normal nem pedir mais aos jogadores
    - eu gostava de saber quem é que aguenta a concentração maxima estoirados como os jogadores estão e ainda a apanhar com bolas de golf na cabeça
    - deviamos estar ja a escrever para a UEFA e FIFA sobre o que se passou ontem, o estadio do braga tem que ser interditado de preferencia ja para o jogo com o Liverpool. ah e sem vir dizer nada para os jornais para que o braga só saiba da queixa quando a UEFA perguntar o que se passa neste pais. Obviamente nessa queixa não pode deixar de ser feita a relação entre clubes onde se mandam bolas de golf para o relvado e as associações que bloqueiam os novos estatutos. É preciso malhar no ferro enquanto esta quente.

    Pedro

    ResponderEliminar
  10. é o menezes é...GB por favor....

    http://www.youtube.com/watch?v=vCEWN4hg43E&feature=player_embedded

    ROUBOOOOOOO

    ResponderEliminar
  11. Eu discordo de muitas coisas que dizes Geração,mas no ponto do XISTRA estamos de acordo.
    O Javi não se pôs a jeito para a expulsão...o xistra levava-a estudada, viu ali uma boa oportunidade e aproveitou-a.
    O braguinha fez bem o trabalho de casa durante a semana pressionando o xistra que, segundo o Jesus, era o Bem Amado do Braguinha.
    Mesmo com planeamentos menos conseguidos a verdade é que fomos roubados contra a Académica e em Guimarães. Já os corruptos beneficiadíssimos em muitos jogos como se sabe.

    Na frescura tens razão. Estamos menos frescos do que há dois meses. Fizemos 8 jogos em Janeiro e 7 em Fevereiro (como Fevereiro tem 28 dias jogámos de 4 em 4)apresentámo-nos em Braga sem o Aimar, Salvio e Gaitan muito por culpa daqueles 15 jogos em 2 meses. Mas mesmo assim, se não fossemos empurrados pelo xistra outro galo cantaria.
    Pronto, vamos lá dar o máximo nas outras 3 provas.

    ResponderEliminar
  12. João Couto7/3/11 18:28

    Ingenuidade???

    É o que retiro de mais importante neste post!

    Os jogadores do Benfica têm culpa porque, com tanta adrenalina à solta, quer pelo jogo quer pela roubalheira, não souberam estar à altura...

    É dito no post que não devemos encontrar bodes expiatórios para a derrota, mas eles estão lá e "bem" apontados!

    E depois de um jogo como o de ontem vir referir-se os 8.5 milhões pagos pelo Roberto só serve a estratégia daqueles que querem "matar" o Benfica.

    Não perceber que fosse qual fosse a postura do Benfica estas coisas iriam acontecer sempre, porque já existem à 3 décadas e notam-se mais quando o Benfica está forte, é apenas usar os acontecimentos em prole um um entendimento que se quer defender!

    A luta está acontecer e forte como nunca, agora todos os que pensam que tudo mudava se o Benfica mudasse a sua estratégia são muitos ingénuos... A escumalha corrupta move-se nas trincheiras, além de deterem o poder e dominarem a Descomunicação Social!

    Depois de um jogo daqueles sente-se uma grande revolta, é certo, mas agora, no meu caso, é alívio o que sinto. Eles vão ser campeões mas nunca com o prazer e a paixão com que nós o fomos o ano passado!

    Depois à uma disputa na Europa e na taça entre nós e os corruptos... E vamos ver o que vai acontecer com os estatutos!

    ResponderEliminar
  13. FCdaFruta7/3/11 18:49

    "Perdemos porque se tornou humanamente impossível manter a frescura física e o discernimento ao cabo de cinco ou seis finais que disputamos em pouco mais de duas semanas."

    Desculpa, mas não concordo! Humanamente não era impossível apesar da falta de frescura de alguns. O Carlos Martins, o Jara, o Filipe Menezes jogaram de inicio. São jogadores que tem obrigação de ter mais frescura. Frescura falta a todas as equipas nesta altura... Isto é a versão de alguns pasquins para criar mais pressão, e branquear arbitragens de merda. Mesmo quando Jesus fala da falta de frescura, não quer dizer que o ache. Ou acham que só o André Lambe Bolas é que sabe criar os "mind games"? Quantos jogos fez o glorioso esta temporada reduzido a 10 elementos durante as 2ªs partes? Acho que andam mal habituados por ter visto o glorioso a jogar contra o FCP e SCP com 10, agora pensam que em todos os jogos isso não irá influenciar o jogo... Há jogos mais fáceis e outros menos fáceis e encarados como finais. E este era 1 deles... Logo afirmo que se perdeu por causa da arbitragem.

    1 golo anulado.
    1 falta, 1 vermelho, tendo essa falta levada ao golo do empate.
    O amarelo ao luisão.
    A expulsão do Kaká?
    Mais de 45 minutos reduzidos a 10 elementos.

    Não foi 1 qualquer expulsão, foi a expulsão do Javi que tem sido determinante nos últimos jogos. Que não me parece estar a ser afectado pela falta de frescura.

    Tenho visto a exigirem mais de Vieira, até concordo em certo ponto com vocês. Mas também com ele. Já começa a ser muita gente para ele "combater", muitas frentes para ele "disparar", muitas "guerras" e isso pode cair no ridiculo ou prejudicar o clube ainda mais. É preciso calma com isso.

    As questões são, e para a próxima temporada será que esta palhaçada irá continuar? Será que se vai ter que arranjar sempre argumentos para desculpar esta corrupção e arbitragem de merda? Será que o glorioso vai ter ganhar todos os jogos por mais de 3 golos para "passar por cima" de arbitragens encomendadas? Será que se fizer 2 ou 3 jogos menos conseguidos já vai servir para branquear a corrupção e arbitragens encomendadas? Pensem nisso...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo7/3/11 22:01

    Boa noite,

    Vamos lá a ver uma coisa: o Benfica, e nós benfiquistas, os que aqui escrevemos, e não só, somos os principais culpados.

    Tenho mais de 30 anos e já ouço esta "estória" dos outros dominarem o futebol português há pelo menos 15 anos.

    Já está na altura do Benfica se mexer e defender os seus interesses, e isso passa por, inevitavelmente, chamar a si outros clubes, e ganhar dimensão a nível das associações distritais e fazer sentir o peso que tem em campo e nos negócios também a nível organizativo (Liga) e federativo.

    Aparentemente não temos candidatos ou os que temos não reúnem consenso. Vão-me dizer que culpa, neste aspecto, também é do Fóculporto?

    Todos sabemos qual é a maneira do Fóculporto ganhar. SUJO, SUJO, e mais SUJO. Vejam o jogo de Hóquei deste FDS. Agressões que mais uma vez passaram em branco (Pedro Gil a Ricardo Pereira, que mais não voltou ao ringue, do Merda Santos do Fóculporto ao Tiago Rafael).

    Será que os dirigentes do Benfica ainda não perceberam que temos de receber o Fóculporto MAL? Dificultar-lhes a vida mais do que o fazem a nós? E, se possível, fazê-lo de forma branqueada pelas autoridades, tal como acontece na cidade do Porto - alguma vez alguém viu um SD a ser preso? ADIANTE.

    Se é preciso mudar, e concordo plenamente que é preciso mudar, mais que não seja para que um dos nossos bravos não morra um dia em campo, precisamos de ter os tomates para nos candidatarmos, de abdicarmos da nossa vidinha e irmos para a frente. Eu pessoalmente não posso - e faria-o de bom grado - mas não haverá ninguém do suposto universo de 6 milhões de benfiquistas que se apresente? Custa-me a crer que sendo nós tão grandes como gostamos de nos propagandear (e somos), nestes momentos não temos ninguém.

    Sempre ouvi dizer: se queres algo bem feito, FAZ TU!

    Enquanto não tivermos o peso e o poder institucional que é nosso por direito, as coisas vão continuar assim até ao dia em que entramos em falência. NÃO TENHAM DÚVIDAS.

    É que é muito arriscado apostar financeiramente nos tempos que correm quando os dados estão viciados à partida.

    Claro que LFV tem ENORMES responsabilidades, pelo menos no estado a que a Liga chegou! E temos de ter a coragem de o confrontar, pelos meios legais(i.e., nas AG's). Continua...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo7/3/11 22:03

    (continuação)
    E torna-se urgente que alguém meta naquelas cabeças duras que quando um jogador (e treinador, como no estádio do Ladrão o ano passado) nosso é agredido barbara e cobardemente em campo, e o Aimar não fica gravemente ferido por um triz dentro do próprio autocarro que o QUE TEMOS A FAZER É IR EMBORA.

    O Benfica não tem um Departamento Jurídico para retirar as ilações destes recuos, plenamente justificados, em nome de razões de ordem maior? Mas o que então estão lá a fazer?

    O que mais me entristece no jogo de ontem, não é o erro de Roberto (mais um), nem a substituição disparatada do JJ (em tirar Carlos Martins, em que o afimei logo e não depois golo do Merdossoró), nem os 8 pontos convertidos em 11.

    O que me irrita é tratarem-nos mal e nós ainda parece que gostamos, ficando em campo, tal qual cabeçudos num Carnaval encomendado e o LFV vir defender um dos jagunços que destila mais ódio pelo Benfica. COMO É POSSÍVEL?

    Como já li num glorioso blog, mas ANDAMOS TODOS A COMER GELADOS COM A TESTA?

    No fim de contas, não perdemos nada que não estivesse já perdido à partida (aqui o LFV tem razão, mas também para ela contribuiu LOL) e o positivo é que nos concentramos no essencial.

    No entanto, custa ter sido da forma - ingénua - como foi e contra quem foi, os ranhosos, os choramingas, à semelhança do seu treinador medíocre que sem as habituais ajudas que desde sempre teve, a começar no Fóculporto, indo pela Académica e no ano passado no Braga, está atrás do Paços.

    Uma nota final: acho execrável a atitude de quem se diz benfquista vir aqui falar mal dos nossos jogadores depois do jogo de ontem. É SIMPLESMENTE INACREDITÁVEL. VOCÊS NÃO SABEM O QUE É VIVER E SENTIR O BENFICA.

    É por essas atitudes que somos gozados onde quer que vamos. OS NOSSOS SÃO PARA DEFENDER, PORRA!
    Ricardo Gomes

    ResponderEliminar
  16. Tens razão em alguns pontos... Mas a verdade é que fomos tão pressionados e condicionados, que é impossível resistir! Mais: só passa para fora a imagem que somos maus e que pressionámos a arbitragem! N ouviste as declarações daquele idiota do Hugo Viana?

    ResponderEliminar
  17. FCdaFruta8/3/11 01:01

    Concordo com o anónimo e JediVermelho. Foi o que aí já tinha dito. Toda a gente com 2 dedos de testa consegue descortinar 1 variado número de pessoas que deviam ser combatidas... Uma vez que a corrupção chegou a nível tal que já se faz as claras e ninguém questiona sequer porque é mais do mesmo.

    É verdade que o LFV tem que se insurgir porque estamos a ser gozados, mas reparem que já começa a ser muitas frentes e batalhas muitas pessoas e situações para combater. Como por exemplo:

    Pinto da Costa, Lourenço Pinto, Pinto de Sousa, Salvador, Laurentino Dias, Sportv, Oliveiredos, Fernando Gomes, Vitor Pereira, Madail, contra jornaleiros de pasquins e TV, contra arbitros, clubes amigos, treinadores amigos, adop etc etc.

    Só aqui esta 1 numero grande de personalidades e situações. Agora digam-me como é que ele consegue combater isso tudo sem cair no ridiculo?Porque isso são muitos tiros em várias direções...

    Eu também acho que ele devia ser mais forte nestas coisas, ele, o Rui Costa, o Rui Gomes da Silva que na minha opinião deviam deixa-lo falar mais vezes. Porque se o bimbo da bosta o chamou de incendiário é sinal que lhe está a tocar nas feridas... Mas como fazer frente a estas frentes sem cair no ridiculo e prejudicar a equipa?

    ResponderEliminar
  18. Anónimo8/3/11 14:45

    FCdaFruta,

    E por isso mesmo que se torna imprescindivel que o Benfica ganhe influencia nos orgaos que mandam no Futebol em Portugal e tenha capacidade de influenciar e evitar que sejamos constantemente comidos.
    Enquanto o Benfica estiver do lado de fora, as coisas nao hao-de mudar, o nosso discurso e os nossos responsaveis cairao no ridiculo e na incompetencia e contuinuaremos a ganhar campeonatos de 5 em 5 anos, ate porque ja se tornou demasiado evidente que o Foculporto nao tem capacidade para estar dois anos sem ganhar, caso contrario e o seu proprio colapso e de todos aqueles que se elimentam dele e que CURIOSAMENTE (ou talvez nao) a imprensa nao fale de nada disto.
    Ricardo Gomes

    ResponderEliminar
  19. Será que não existe uma NATO para o futebol? Será que não era do interesse das entidades que tutelam o futebol na Europa e no Mundo que os campeonatos fossem disputados sobre o desígnio do "Fair Play"? Será que não há uma entidade fora deste pais corrupto que varra definitivamente com quem à décadas tem manietado o futebol em Portugal? Se duvidas houvesse para os reguladores do futebol mundial, creio que ficaram completamente dissipadas com o caso dos estatutos da FPF...

    ResponderEliminar
  20. FCdaFruta8/3/11 18:37

    Ricardo Gomes,

    Tem toda a razão. Mas não basta a influência, porque alguns orgãos são liderados por portistas de coração que só têm "1 dono", daí a influência pouco adiantar. Por exemplo, Fernando Gomes. É preciso tirar essas ervas daninhas do poder. Apoiar e incentivar pessoas mais imparciais...

    Repare que agora até existe alianças de clubes para derrubar outros como nunca se viu. A palhaçada que se viu em Braga foi a prova disso.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking