O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Estugarda 0 Benfica 2 Quebrada a maldição alemã!

. 6 comentários
Da forma como esta equipa está a jogar já e possível acreditar em tudo. O Benfica hoje finalmente fez um jogo em que passeou classe durante os 90 minutos na Europa. Já não era sem tempo e mesmo no momento certo: um jogo na Alemanha onde finalmente se conseguiu uma vitoria e se quebrou a maldição alemã. Será a maldição de Bella Guttman a próxima a cair (sim eu sei que essa se refere a Tacas dos Campeões Europeus mas como nunca mais ganhamos nada na Europa desde então...)?
Se o Benfica se mantiver a jogar desta forma imperial tudo e possível. No futebol de hoje, e seguindo a dica do SouBenfica (hilariante...) o Benfica deve ser o terceiro clube que pratica futebol mais vistoso e excitante na Europa a seguir ao Barcelona (exemplo máximo da conciliação de beleza e eficácia) e Arsenal.

Jorge Jesus montou a equipa com os jogadores que garantiram a serie de vitorias que se viu ate agora mas viu-se uma surpresa (que foi bastante agradável) no onze inicial: Jara no lugar de Saviola.

O jogo na primeira parte foi bastante emotivo com a equipa do Estugarda a tentar jogar taco a taco com o Glorioso. Viu-se lances de perigo nas duas balizas com as hostilidades a serem abertas por Gaitan com um remate cheio de classe para uma defesa do outro mundo de Ziegler seguido da resposta do Estugarda pelos pés de um japonês endiabrado, Okazaki (a demonstrar que os jogadores desse Pais asiático já não são só velocidade) que se livrou de Maxi para um remate que Roberto parou. O Benfica não se deixou ficar, com uma bela combinação de Jara, Gaitan e Coentrao que rematou para Ziegler voltar a brilhar. 3 minutos depois Hamzik fuzila as redes do Benfica mas Roberto realiza uma defesa de grande nível.
Noite de inspiração dos guarda-redes ate que ao minuto 29, num remate de primeira apos ressalto num canto, Salvio abre o marcador para o Benfica. Um golo fora de casa nas competições europeias vale ouro e depois da vitoria em casa, este colocou a equipa numa posição bastante confortável pois anulou essa "vantagem" do Estugarda alem de permitir ao Benfica gerir melhor o jogo.
Jara brilhou na primeira parte nem se notando a falta de Saviola e viu-se uma coisa impensável: Cardozo ganhou um sprint a um defesa!!!
Gaitan espalhou charme e demonstrou que esta num momento de forma incrível (o Marítimo que se cuide...), Roberto foi decisivo mantendo as redes  invioláveis ate Salvio abrir o marcador com um grande golo. No entanto, tem que se salientar que Coentrao esteve bem, Aimar e Airton seguraram bem o meio-campo e Luisao esteve imperial na defesa. No geral toda a equipa esteve muito bem frente a um Estugarda decidido e que apresenta futebol de qualidade.

Na segunda parte o Benfica iniciou o jogo sem alterações e seguindo o exemplo do primeiro jogo o Estugarda deixou de conseguir discutir o jogo como fez na primeira parte, também muito por mérito do trabalho da defesa e meio-campo que não permitiram veleidades com uma pressão constante sobre os boches. As oportunidades de golo na segunda parte foram quase todas em exclusivo para o Benfica e ficou-se com a sensação de que mais tarde ou mais cedo o segundo golo do Benfica surgiria. Apos passe de Jara, Gaitan rematou para defesa de Ziegler e apareceu na cara de Ziegler numa grande oportunidade na recarga só que pressionado por um defesa conseguiu foi deixar o guarda-redes KO com um choque infeliz logo seguido de um defesa que tambem bateu no guarda-redes.
Jara demonstrou que estava numa grande noite pressionando os alemães, recuperando bolas e transportando-as para a frente causando imensos calafrios na defensiva alemã. Destaque para uma grande iniciativa individual sua a fazer um grande passe para Cardozo que sozinho la deu oportunidade para o guarda-redes do Estugarda (neste caso Ulreich, o da primeira volta - vou fixar este nome) brilhar. Estes guarda-redes alemães não brincam em serviço, custa a crer que a defesa do Estugarda e das mais batidas no campeonato alemão algo certamente justificado pelos péssimos defesas, lentos e duros de rins.
O golo surgiu, dando maior justiça ao marcador, pelos pés de Cardozo na cobrança de um livre. Para mim o momento da noite, tão colocado que bateu no poste antes de entrar e com bastante forca. O golo surgiu pouco depois do estertor final do Estugarda de novo por Okazaki que voltou a dar oportunidade de brilhar a Roberto. Gaitan ainda fez uma grande arrancada que terminou num remate que por pouco que não ia a baliza.
Ate ao final, depois disto só se viu Benfica com os jogadores alemães a ficarem cada vez mais desnorteados ate perderem a cabeça como as agressões a Coentrao e Carlos Martins já perto do final demonstraram. Foi futebol a mais para eles.
As substituições foram bem efectuadas e não houve oscilações de rendimento na equipa.

Positivo: Exibições fantásticas de Jara, Gaitan e Salvio a eclipsar Aimar e o resto da equipa (o que não foi tarefa fácil tendo em conta a bitola exibicional de todos os jogadores). O Saviola que se cuide com este Jara... Roberto inspirado e a manter as redes invioláveis mais um jogo. Airton em bom nível fazendo com que não se notasse tanto a falta de Javi Garcia o que era algo que temia. Arbitragem de bom nível.

Negativo: Descontrolo emocional por parte dos jogadores do Estugarda no final do jogo. Saída para o hospital do guarda-redes alemão. Corte no formato da transmissão na TV de 16:9 para 4:3 fez com que se perdesse muitos lances de interesse do jogo, incluindo o remate para o primeiro golo! São preferíveis as barras pretas...


Nota final para o apoio incansável ao Benfica nas bancadas. Isto para mim diz tudo da grandeza do nosso Glorioso... Vai jogar a Alemanha e quase que parecia que estava a jogar em casa!! Existe outro clube na Europa que consegue fazer o mesmo???
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. A BOLA e talvez a coisa mais importante do futebol e na minha tv ela noa aprecia em muitos lances por causa ou da minha TV ou do formato da tranmissao....pena:(

    ResponderEliminar
  2. FCdaFruta25/2/11 00:23

    Grande jogo sem dúvida. Mais 1 vez o senhor de quem se fala, a abrir as hostes, sálvio, esse tem que permanecer na luz... Grande Jara, Gaitan, Roberto. E, gostaria também de enaltecer o Maxi Pereira que não dando tanto nas vistas, tem estado a um nível de topo. Que teve 1 grande tarefa nas 2 mãos a conter o perigoso okazaki. A qual executou com grande classe... O contrato deste tem que ser o mais rapidamente renovado.

    Agora é não desvalorizar o jogo de domingo a pensar no do sporting...

    ResponderEliminar
  3. Muito bom! Adorei a foto.

    Grande futebol, grande alma e grandes golos. Este Benfica está poderosíssimo.

    BENFICA SEMPRE!!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Vermelhusco,

    No início do post referes que o benfica pratica o 3º futebol mais excitante a seguir ao Barça e Arsenal. O Benfica, ao contrário destas 2 equipas, não sabe segurar e fazer circular a bola. Em jogos como o da semana passada em Alvalade onde era necessário segurar o resultado e poupar os jogadores à fadiga de estar a jogar em inferioridade, o Benfica nunca conseguiu fazer circular a bola. Esta é a grande falha no futebol do Benfica.

    ResponderEliminar
  5. Ou seja, dizes que o futebol do Benfica nao e excitante porque a jogar 10 contra 11 contra o Sporting nao conseguiu ter controlo de bola... lol

    ResponderEliminar
  6. Não disse que o futebol do benfica não é excitante. A constante procura da bola, pressão constante, procura do golo fazem do futebol do benfica um futebol excitante.
    O que quis dizer é que, ao contrário do Barça e do Arsenal, o benfica não consegue fazer circular a bola em alturas em que é necessário retê-la. Dei o exemplo do jogo com o sporting pq com um melhor controlo de bola os jogadores não teriam tido de correr tanto.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking