Segundo o Record, acabou-se o dinheiro para aumento de custos com renovações e contratações. Ou seja, segundo essa notícia, as renovações dentro do possível não vão incluir aumentos e as contratações não virão com grandes contratos.
Para quem se lembra dos anos dos em que o Veiga andava por cá e se queixava que era muito complicado ir às compras com um «saco de caramelos» para oferecer aos jogadores, estamos perto de voltar a assistir ao fim dos investimentos. Para quem sabe alguma coisa de agricultura, estamos perto da seca porque sem semear, é muito complicado colher.
Esta situação já foi testada na altura do Veiga e teve resultados horríveis. Gastou-se praticamente 1/3 ou metade do que se gasta hoje em dia, mas era quase tudo mal gasto com o clube depois a ficar com imensos problemas para se ver livre dos jogadores contratados a custo zero ou a baixo custo.
Quando chegou Rui Costa e nos trouxe Aimar, Saviola, Reyes, Javi Garcia, Carlos Martins, Ruben Amorim, etc. os resultados ficaram à vista no ano seguinte. Contudo, há no Benfica uma mentalidade que o Miguel Góis ontem chamava de Doutrina Rui Costa, onde acreditam que os jogadores vêem para o Benfica porque gostam do clube ou porque acreditam que vale a pena ganhar menos para jogar no Benfica.
Nem pensar! Muito bem escreve o Miguel Góis quando diz «por que razão um argentino ou um bielorrusso insistiriam em vir para o Benfica, em detrimento de um outro clube português – para efeitos puramente teóricos, chamemos-lhe momentaneamente, sei lá, “FC Porto”? Porque ama o Benfica e tomou a decisão de perder uma fortuna de forma a regressar ao seu clube do coração, assinando um contrato em branco (...), Rui Costa não pode cometer o erro de pensar que há mais como ele. Não há».
Depois de Nolito, Nuno Coelho, a imprensa dá hoje a conhecer a contratação de Wass. Um extremo esquerdo/avançado do Barça B, um médio centro da Académica e um lateral direito do Brondby. São jogadores para posições que interessam reforçar, mas tirando o espanhol que parece ter qualidade para ser solução, vêem apenas para «ser mais um a ajudar», com este Fernandez que chegou agora.
Eu sei que não tenho o dom da escrita por isso quero esclarecer já que não estou contra a entrada destes jogadores que, pelo menos, não são Manducas, Manus e outros parecidos que chegaram nessas alturas. O que me deixa lixado é saber que andámos a gastar rios de dinheiro sem critério nenhum nos últimos anos, a troco de amizades oportunistas com os barões do futebol, que nos obrigam agora a regressar aos anos negros das finanças do Benfica, com a agravante de termos agora uma dívida enorme com os bancos e juros cada vez mais altos para pagar todos os anos.
Termino a responder ao desafio do GB sobre os reforços. Ele quer ver para o ano o Miguel Rosa e o Nélson Oliveira no Benfica e ainda fala nas possibilidades do Yartey (craque), Mário Rui, Oblak e outros.
Se o Benfica não deixasse sair o Cardozo e o David Luiz isso até podiam ser boas notícias. Até o Amorim me parece poder sair no final desta época, porque ele era a primeira escolha do Genoa para a posição que foi depois o maricas do Veloso.
Se essas saídas acontecerem, como me parecem financeiramente inadiáveis, não acho que haja espaço para serem os miúdos da formação a chegarem, porque não vai ser o Oliveira que vem substituir o Tacuara. Isso que o só era possível com uma política desportiva sustentada em que todos os anos as saídas estivessem já planeadas e os substitutos entrassem sempre no clube antes dos jogadores a vender saírem.
Mas como isso não acontece no circo que é a política desportiva do Benfica, não tenho esperança que venham os putos. E não me venhas com tretas porque se viu este ano com DiMaria e Ramires que não tiveram substitutos e já se tinha visto com o Simão que quiseram substituir pelo Adu e por um DiMaria que na altura cheirava a leite ainda e só foi substituido no ano a seguir pelo Reyes, só para dar três exemplos.
E pronto: mais um exemplo de mau benfiquismo. Para quê pensar ou colocar em causa "o projecto"? Se LFV é o único que sabe o que é melhor para o Benfica!
ResponderEliminarÉ verdade que há por aí algum exagero, nomeadamente no que diz respeito à menorização da qualidade dos jogadores. Não porque ache que sejam bons, mas simplesmente porque não os conheço e tenho para mim que também não os conheces.
ResponderEliminarA ser verdade, e há movimentações que assim o indicam, a tua análise (à parte de alguns exageros) está correcta.
Contudo, eu sinceramente não acredito que se resista à tentação de continuar a gastar dinheiro.
Se for possível, por exemplo, voltar a entregar o futebol a Rui Costa, era boa ideia para não deitar dinheiro à rua. Não que ele seja um supra-sumo, mas é muito melhor que o Presidente.
Depois de mais de 100 milhões gastos nos últimos anos e que nos renderam unicamente um título de campeão e três taças nacionais (uma supertaça e duas taças da liga).....
ResponderEliminar....
ESTA ESCRITA AQUI NESTE BLOGUE JÁ FOI REPETIDA MIL VEZES ...e prometi a mim mesmo que, quando as mesmas se repetirem virei sempre na DEFESA DA HONRA que é:
JÁ OUVIRÃO FALAR NO APINTO DOURADO?????
Para que é que serviu o APINTO DOURADO?????????
NÃO FOI PARA DAR TITULOS AOS CORRUPTOS????????????
Então...COMO É QUE PODERIA O NOSSO CLUBE GANHAR MAIS TITULOS?????????
Sempre a mesma desculpa! Comprar camionetas de jogadores fraquinhos é culpa do CRAC? Gastar 100 milhões é culpa deles? Não aproveitar o Seixal, gastando milhares na formação e não tirar benefícios é culpa deles?
ResponderEliminarO Apinto? Parece n incomodar muito LFV, pois continua a ser visto com o Oliveirnha e o JEB! E apoiar o Fernando Gomes! Basta de desculpas, irra!
Jedi, só esses? Então e os negocios pessoais com o Salvador?????
ResponderEliminar