As novas/possíveis movimentações (by GB)
O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

As novas/possíveis movimentações (by GB)

 ●  + 40 comentários  ● 
Disclaimer: Os nomes abaixo falados, são abordados na condição de hipótese e não mais que isso, não se vinculando o GB à confirmação seja do que for, ainda que haja informações válidas e credíveis nesse sentido. Para os mais "sensíveis", recordo que uma opinião não passa disso mesmo, de uma análise dos factos enquadrada no tempo e no espaço.

Agora que já tive que fazer uma mensagem direitinha para os que habitualmente vêem para as caixas de comentários criticar os escribas do blog por comentarem notícias de jornais, já posso finalmente dar a minha opinião, o que se torna realmente inacreditável como o benfiquistas se tornaram "primadonas" que atacam tudo e todos não na defesa do Clube, mas de quem o dirige. Enfim...

Vamos lá então comentar esta "enchurrada" de nomes trazida a público pela imprensa: Nuno Coelho, Nolito, Wass, Mora, Taiwo e agora Carole para a próxima temporada. Já esta temporada entraram Fernandez e Jardel.

Com excepção do tema do defesa esquerdo e de quem será a alternativa a Taiwo, a minha perspectiva é que se tratam de nomes que já terão acordo firmado com o SLBenfica para 2011/12. À primeira vista, e como já muitos o disseram, há três factores positivos a ter em conta:

1. 90% destes nomes só foram do conhecimento público, depois de (tipicamente nos países de origem dos negócios) os acordos estarem firmados. A título de exemplo, Mora e Wass vieram a Portugal, assinaram contratos e terão feito exames e ninguém soube. Positivo.

2. São jogadores que estão a ser contratados para posições onde o SLBenfica tem evidentes carências de soluções e/ou para onde se esperam movimentações/vendas de jogadores. Positivo.

3. Inversão da aposta sul americana para jogadores europeus e até com experiência de competições europeias ou clubes de dimensão, facilitando a adaptação e rapidez de produtividade. Positivo.

Obviamente que "não há bela sem senão" e há também factores menos positivos que merecem a nossa reflexão e análise ponderada sobre esta inversão da política de investimento massivo:

a) O plantel do SLBenfica não pode ser construído apenas, como no passado, com "saldos de oportunidade". Obviamente que devem ser sempre aproveitadas estas soluções, mas tem que haver um equilíbrio como lembrou muito bem o Vermelhusco. É preciso perceber se à margem desta política, no defeso haverá também investimento cirúrgico e criterioso em jogadores experientes e de valor inquestionável como no passado aconteceu com Saviola, Aimar, etc.

b) Motivos desta inversão depois de três/quatro anos de despesismo sem critério e muitas vezes desperdiçado. Terá agora o Clube dificuldades para continuar a sustentar uma política de investimento, devido a decisões imponderadas no passado que deram origem a excessivo investimento? Estarão as finanças de novo em situação muito complicada?

c) Elevadíssimo legado de "dispensáveis". Neste particular, não vou incluir as saídas/vendas, pois entendo que este ano não só temos que vender (imperativos financeiros) como se cumprem para alguns jogadores o que considero ser o ciclo de ouro ascendente - daí em diante os olhos e cabeça deles já estarão noutras prioridades, pelo que se impõe a rentabilização de jogadores como Coentrão, David Luiz, Cardozo e até Aimar.

O tópico do SouBenfica sobre esta questão pecou por excesso em alguns nomes, o que infelizmente voltou a concentrar as atenções de quem comentou e que mais uma vez, como tantos gostam de fazer (e por isso a imprensa desportiva se aproveita dos "tolinhos"), esqueceram-se do essencial para se focarem no acessório.

Não está em causa se quem é dispensado, vendido ou emprestado é o jogador A, B ou C. O que está em causa é a necessidade de aliviarmos a massa salarial e pensar cuidadosamente o plantel de 2011/12 para não se voltarem aos erros do passado. Vamos a factos:

Baliza - Julio César também não me convence e Moreira aceita a condição que tem - até pelas limitações físicas que tem. O brasileiro deveria ser vendido e dar lugar a Oblak, que teria tempo de competição nas Taças nacionais e passaria a treinar ao mais alto nível, sendo preparado para substituir Roberto dentro de uns anos, pois é um jogador de excepcional qualidade.

Defesa - Luisão é para manter e ponto final! Tem que terminar a carreira na Luz como referência da equipa. A Maxi Pereira exige-se se que seja dada a prometida renovação e dada a concorrência de Wass (esqueçam lá o Paulo Ferreira), com a dispensa definitiva de Luis Filipe a ser fundamental e de Peixoto torna-se relevante, o que a juntar à inevitável saída de Coentrão, justifica a entrada de Taiwo (boa escolha para titular) e o jovem Carole para suplente e boa alternativa. No centro da defesa, a saída de David Luiz é certa, impõe-se agora que tal aconteça em Julho apenas para que com ele aprendam também Roderick e Jardel. Face às opções a minha opção seria a venda de Sidnei - não porque não tenha qualidade, mas porque podemos rentabilizar essa qualidade quando temos alternativas de valor - e o regresso de Miguel Victor. Caso contrário, não compreendo a aposta em Jardel.

Jorge Ribeiro, Zoro e Shaffer seriam as restantes dispensas impensáveis de manter por mais uma época que seja. Mário Rui e Fábio Faria deveriam ser emprestados a clubes de primeira linha nacional para analisarmos a possibilidade de regressarem à Luz... ou não. Já João Pereira seria desejável que também integrasse a primeira Liga, mas admito a manutenção na Liga Orangina, mas num clube com mais ambições que o Fátima.

Meio Campo - Com a chegada de Nuno Coelho, temo a saída de Javi Garcia ou Ruben Amorim, principalmente este último, que já esteve com um pé no Genova no defeso passado. Se o ex-FCP tem capacidade para substituir o Ruben, já não estou tão seguro que seja suficiente para o espanhol. Airton penso que se deverá manter pois trata-se de uma boa alternativa e um jovem em crescimento. Ainda assim, face à entrada de Nuno Coelho, ou Amorim ou Airton terão que sair - eu preferia que fosse o brasileiro, mas penso que será o português.

Fernandez chegou para a ala esquerda e penso que será uma alternativa válida a Nolito, esse sim um jogador que pode estar mais perto da velocidade e repentismo que precisamos na ala, libertando de vez Gaitan para a sua posição - a de Nº10 - que poderia ficar vaga se facilitarmos a saída de Aimar para a Argentina, como o próprio gostaria, dado que a fragilidade física e o passar dos anos não nos permitem tirar mais do mago argentino. Se ele ficar, não é um peso pois é um jogador de grande qualidade, mas se sair alivia a folha salarial e tiramos mais partido de Gaitan, onde continuará a alternativa de Carlos Martins e que eu apostaria em Miguel Rosa para reforçar esse sector de ataque.

Falta então a ala direita que, à data, se encontra orfã de soluções, pois Salvio não é do SLBenfica e custa 8M, um valor que até é acessível para um jogador de qualidade. Ainda assim é importante haver uma alternativa dentro do mesmo registo de repentista e jogador de velocidade, que C.Martins e Amorim não o são. Um sector a reforçar com uma alternativa jovem, com potencial e sem custo elevado se apostarmos em Salvio. A minha escolha: Urretaviscaya.

Filipe Menezes, Yebda, Balboa, Eder Luis, Fillipe Bastos e Adu deverão ser vendidos/dispensados a título definitivo. David Simão, Yartey, Leandro Pimenta, Lassana Camará e Elvis deverão rodar em equipas da primeira liga (Marítimo, Paços, Guimarães, etc.), sendo que os três últimos poderão ainda justificar a Liga Orangina.

Ataque - O que pode parecer uma situação de largo excedente, pode afinal não sair. A saída de Nuno Gomes parece inevitável com JJ no comando e temos que ser honestos e não discordar. Penso que ainda seja cedo para funções de direcção no Clube, pelo que firmaria um acordo para tal com início em 2012/13, permitindo-lhe usufruir de um último grande contrato. Mantorras deverá também sair e como não tenho memória curta, não vejo vantagens na sua permanência na estrutura do Clube. Cardozo deverá sair pelos motivos de "fim de ciclo de ouro" que indiquei acima. Restam Rodrigo, Kardec, Jara e Saviola a quem se parece juntar Mora, manifestamente insuficiente até pela juventude de todos, excepto Saviola. Weldon seria obviamente um jogador a dispensar/vender, assim como o jovem Mora deveria ser emprestado na Primeira Liga em Portugal, para se adaptar - até porque vem a custo zero. Com a entrada de Rodrigo, um jogador de qualidade, Kardec perde espaço e também ele ganharia com um empréstimo na Primeira Liga.

Importa, portanto reforçar a posição de ponta-de-lança "matador" com um jogador com Killer Instinct que se juntará a Rodrgio e, desejavelmente Nelson Oliveira. Nomes? Confio na prospecção, mas creio no quadro actual ser esta a posição mais exigente em termos de investimento se sair Cardozo e se mantivermos Salvio na direita.

Em resumo, considerando como válidas as aquisições já tidas como certas e a custo zero e considerando as saídas de David Luiz, Coentrão e Cardozo - às quais juntaria Aimar, Sidnei e admito a de Amorim (dada a entrada de Nuno Coelho), resta ao Benfica juntar a estes Salvio e um ponta de lança matador.

Dos emprestados incorporaria Urreta para alternativa a Salvio, Oblak para alternativa a Roberto e ainda Rodrigo. Da formação Nelson Oliveira e Miguel Rosa.

Plantel GB (26 jogadores): Roberto, Oblak e Moreira; Maxi, Wass, Luisão, Jardel, Roderick e Miguel Victor, Taiwo e Carole; Nuno Coelho, Javi, Airton/Amorim; Gaitan, C.Martins e Miguel Rosa; Fernandez e Nolito; Salvio e Urreta; Rodrigo, Jara, Saviola, Nelson Oliveira e "TBD".

Além dos custos com os prémios de assinatura destes jogadores, aposto nuns 5M€ de custos, restaria 8M€ para Salvio e nunca menos de 8 a 10M para o substituto de Cardozo. Pouco mais de 20M€ de investimento para receitas que estimo ficarem quase na marca dos 100M€ (Cardozo 20/25M; Coentrão 30M; David Luiz 30M, Sidnei 5/6M€, Amorim cerca de 8M€ e Aimar ??). Haverá, portanto, motivos para apoiar e elogiar esta estratégia da SAD, assim seja possível complementá-la de forma adequada, como referiu e muito bem o Vermelhusco.

Haverá seguramente opções muito discutiveis como as vendas de Aimar e Sidnei, que penso ter justificado acima porque tomaria essas opções. A venda de Amorim não me agrada, mas temo-a por raramente jogar na sua posição, o que pode deixar-lhe algum descontentamento, e pela entrada do Nuno Coelho.

Por último, com o elogio à antecipação nas contratações, pede-se agora a mesma antecipação para a colocação privilegiada dos jogadores que merecem atenção nos empréstimos para a próxima temporada, por forma a jogarem regularmente. O mesmo se aplica às dispensas, de modo a que não se entrem em cedências desesperadas, com custos respectivos para o Clube.

40 comentários blogger

  1. Então e o Rodrigo??

    Actualiza o Post com a resposta.

    Luis Silva

    ResponderEliminar
  2. Não creio que Miguel Victor vá fazer parte do plantel (Jorge Jesus não gosta de centrais com a altura dele).
    Javi, Airton, Amorim e Coelho têm lugar no mesmo plantel.
    Duvido que Miguel Rosa entre no plantel na próxima época.
    Aimar tem de ficar!!!

    ResponderEliminar
  3. Gandaia,
    como explicas Amorim, Nuno Coelho, Javi e Airton no plantel!? quatro jogadores para uma posição!?

    Este ano tens três e vês que o Amorim é raro lá jogar e o Airton pouco ou nada jogou.

    Aimar tem que ficar? Com a condição fisica fragil dele e com mais um ano em cima, agora é sempre a decrescer e tens ali um Gaitan que pode claramente fazer o que Aimar faz.

    ResponderEliminar
  4. Bom post...acho que poderao ser demasiadas mexidas numa so epoca, mas concordo com quase tudo..

    Será claramente imperativo cortar os pesos mortos do plantel do benfica, zoro e balboa entre outros, sao jogadores muito caros e que têm de sair para que o benfica possa ter margem negocial de modo a convencer os jogadores de qualidade a custo zero, como o Taiwo e o nolito (atençao que ainda nao estao confirmados).

    O pior disto é que ninguem quer estes jogadores.

    ResponderEliminar
  5. GRANDE POSTADELA !!!!

    Falta o Rodrigo e mesmo o Roberto se bem que está melhor, ainda aqui e ali assusta um bocadito mas irá melhorar no futuro porque ainda é novo.
    Quanto ao resto do poste, tudo jóia.

    Geração.
    Agora com estes dados, faz lá outra postadela acerca da inscrição das provas Europeias onde temos que incluir Portugueses de gema e alguns da nossa formação.
    Com os nomes que já aqui inseriste não vai ser dificil fazer tal poste. Fico à espera.

    ResponderEliminar
  6. Luis Silva, Obrigado pelo feedback.

    bem recordado! Para mim o Rodrigo entra de caras, mas quem perde com isso é o Kardec, que nesse caso fica como excedente e a melhor solução seria empresta-lo na primeira liga.


    Face a tanto excedentário, o trabalho de colocação destes jogadores antecipadamente é fundamental.

    ResponderEliminar
  7. Viriato,
    Moreira, Roderick, Miguel Rosa, Nelson Oliveira e Miguel Victor.

    São mais que suficientes!!!! O Ruben não conta, acho eu.

    ResponderEliminar
  8. Amorim não joga na posição de Javi e Airton.

    Para Jorge Jesus Amorim não joga na posição deles.

    O Coelho penso que seja para jogar fora da posição de Javi e Airton mas pouco conheço dele.

    ResponderEliminar
  9. Aimar faz a brincar mais um ano de Benfica!

    ResponderEliminar
  10. Bom post, e acabo por concordar com quase tudo.
    Discordo no entanto do Julio Cesar. Bem sei que esta tapado, mas discordo quando muitos quiseram fazer crer que foi uma contratacao descabida. Sou da opiniao que esta ali um bom guarda redes, que correspondeu QUASE sempre que foi chamado, Mas precisa de jogar, claro.

    E discordo tambem quando se tenta passar a imagem que a politica de contratacoes do benfica nos passados 3 anos foi um desastre. Houve contratacoes falhadas, claro: Eder Luis, Shaffer, Patric, Fabio Faria, e mais um ou outro... Mas considero que houveram mais contratacoes acertadas do que erradas, prova disso 'e que muitos dos contratados ainda continuam no plantel, sem grande estatuto 'e certo, mas um plantel nao se faz so de jogadores titulares. Weldon, Cesar Peixoto, Julio Cesar, Airton, sao exemplos disso.

    ResponderEliminar
  11. Gandaia, get real homem!
    O Ruben e o Coelho jogam na mesma posição que é a do Javi. O Ruben só faz a posição de lateral ou médio esquerdo porque não ha/havia soluções.

    ResponderEliminar
  12. Redmoon, parece que afinal concordámos alguma vez!

    Quanto à politica de contratações, mal seria se ao cabo de 100M gastos fosse tudo asneiras.

    Quanto ao que consideras terem sido acertadas: Weldon, Cesar Peixoto, Julio Cesar, Airton... bem, acho que aí nem o Vieira concorda contigo. Não pelo estatuto, mas porque pouco jogam e quando o fazem não deslumbram, antes pelo contrário.

    ResponderEliminar
  13. quem é o "TBD"???

    ResponderEliminar
  14. Acho que a melhor posição para o Amorim é a que tem jogado, médio direito, mas cada um tem a sua opinião.

    O Coelho não conheço bem como jogador, como tal não sei para que posição do meio campo é, mas não creio que Javi ou Airton e mesmo Amorim saiam do Benfica no fim da época.

    Acho que o Júlio César é um bom guarda redes e que serve como suplente, por mim quem devia sair era o Moreira.
    O Airton foi uma contratação errada? Não sei em quê.

    O Weldon foi importante no ano do título. Não se consegue ter só Saviolas e Cardozos no plantel.

    Pelo que custou Weldon, foi uma boa contratação. Recordo 2 jogos o ano passado, Marítimo na 1ª jornada e contra a Nval na 2ª volta.

    ResponderEliminar
  15. Interessante plantel mas muitas mexidas num so ano !! Seria necessàrio que todos pegassem logo de inicio....dificil na pràtica.

    ResponderEliminar
  16. Grande postadela no seguimento do meu! :)

    Não concordo com a avaliação que fazes de alguns dos jogadores do actual plantel mas concordo com a linha geral do teu raciocínio. Também acho que é uma mexida demasiado profunda no plantel.

    Começo por discordar de ti quanto ao Júlio César. Acho que é um grande Guarda-Redes e acho injusto queimá-lo porque esteve mal num jogo das competições europeias o ano passado. Se os critérios de avaliação fossem iguais, coitadinho do Roberto. Jan Oblak é muito jovem e tenrinho e temos que ver o que vai dar pois é muito novo. Pode não evoluir favoravelmente pois á GR que atingem a maturidade muito cedo e depois param de evoluir não passando da mediania.
    O Benfica precisa de ter dois Guarda-redes de bom nível que assegurem segurança á defesa. Roberto está a chegar lá e Júlio César já dá essa confiança.

    Outro aspecto que discordo é com a avaliação que fazes de Airton e Ruben Amorim. Para mim são dois jogadores que cabem perfeitamente no plantel de JJ pois este não os usa na mesma posição. Ruben Amorim joga no lado direito tanto para ajudar a fechar o meio-campo como para dar apoio ao ataque. Além disso nos últimos jogos JJ até o pôs a jogar no centro do terreno á frente do trinco como box to box.
    Airton é um grande trinco que também esteve mal apenas num jogo (Supertaça com o Porto). Não joga mais porque Javi Garcia é muito constante e não tem tido lesões. Mas é um jogador que tem que ficar no plantel pois é uma alternativa sólida e só tem 20 anos!

    Acho que os dois cabem no plantel, mas não me admira se Ruben Amorim saísse.

    Quanto ás saídas que mencionas, acho que o Benfica pode dizer adeus aos campeonatos nos próximos cinco anos se deixar sair David Luiz, Cardozo, Coentrão, Aimar e Amorim todos no mesmo ano. 4 titulares e uma peça crucial para o equilíbrio táctico da equipa.

    Acho que só saírão David Luiz, Coentrão e Cardozo. Aimar ficará mais um anito bem como Ruben Amorim. Com o dinheiro dessas 3 vendas o Benfica abate nos empréstimos bancários e garante dinheiro para as tais contratações cirúrgicas de dois jogadores experientes e com qualidade que concordámos que são necessários para equilibrar estas contratações.

    No entanto, acho que já se vê um excesso de contratações neste defeso. Jardel era desnecessário e mesmo este Carole também acho desnecessário.

    Quanto ao resto das saídas (weldon, César Peixoto, Luís FIlipe, Felipe Menezes, Mantorras, Nuno Gomes) concordo plenamente e há jogadores actualmente emprestados que também têm que sair.
    Zoro acaba contrato no fim desta época, Balboa vai ser o novo Zoro nas próximas épocas.

    ResponderEliminar
  17. Gandaia, não tarda estás a falar na importância do Mantorras!!!! loooooooool

    quanto ao Airton, não acho que tenha sido errada, mas sim a sua incorporação desnecessária. Um empréstimo teria sido o mais adequado para esta temporada.

    ResponderEliminar
  18. Claro e se o Javi se lesionasse ficavas descalço.

    Já vi que para ti os avançados do plantel teriam que ser 5 titulares indiscutíveis par depois andarem todos a chorar por não jogarem.

    Weldon é importante porque quando joga cumpre e não anda a chorar como outros que lá andam por não jogar.

    ResponderEliminar
  19. Campeão aka Vermelhusco,

    a questão da saída do Amorim e do Aimar só me ocorreram por:

    1. contratação de dois médios ala esquerdos, passando o Gaitan para 10, como o JJ preconiza. Neste enquadramento ou passas a ter três médios esquerdos (nolito, fernandez e gaitan) - ESTUPIDEZ - ou passas a ter três medios ofensivos (aimar, gaitan e martins).

    2. contratação do Nuno Coelho que tem a mesma posição e características do Amorim, juntando ao facto de ele recentemente já ter afirmado q nunca pôde jogar na sua posição e ainda pela situação do defeso passado em que ele assumiu ao Clube o descontentamento pela não-venda ao Genova.

    Quanto ao Julio Cesar, não consigo ver nele o que todos vêem, sinceramente. Aparte de não considerar o Sr. 8,5M merecedor de tal distinção, considero o JCesar a anos luz do Roberto.

    Quanto ás vendas que falei, como te disse o Amorim e Aimar por mim podiam ficar também, apenas os incluí (juntamente com Sidnei) à luz do que se está a contratar.

    Por outras palavras, quis fazer uma análise positiva das contratações. Senão imagina:

    se for para ter Jardel, Luisão, Sidnei, Roderick, não entendo porque se foi buscar o brasileiro quando se pode ter o Miguel Victor, já que se é para não ser titular.......

    Se for para ter Amorim, Javi, Coelho e Airton para um lugar......

    Se for para ter Gaitan, Nolito, Fernandez para um lugar.....

    Se for para ter Peixoto, Carole e Taiwo para um lugar......

    Se for para ter Aimar, Gaitan, Martins para um lugar.....

    Se for para continuar sem apostar na formação....

    Enfim... se por para manter todo o lixo que anda ali a consumir dinheiro... então puta que pariu esta política.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo, TBD = "to be decided"

    ResponderEliminar
  21. gostei do post. discordo em alguns pontos.1- jc por exemplo é gr para o slb. dizes que Moreira tem limitações- quais são, na tua opinião?
    2-Airton- bom jogador e com margem de evolução. 3-gostava ainda de ver weldon jogar mais vezes...não considero má contratação.
    4- tb temo que seja uma mexida exagerada a que propões.
    5- terei pena de ver a saida de Aimar.

    Estou de acordo contigo:
    1- dificil colmatar a saida de cardozo, mas parece inevitável a sua saida, assim como Dl e coentrão.2- receio haver um excesso de contratações.
    saudações benfiquistas
    socio slb nº 218219

    ResponderEliminar
  22. Se o Javi se magoar tens o Airton ou o Nuno Coelho, caso saísse o Amorim. Qual é a tua duvida?

    Quanto às opções, sim... no BENFICA porque isto não é o Odivelas ou o Oeiras, têm que ser todos TITULARES INDISCUTIVEIS! Ou seja, não podem ser soluções de recurso. para isso vão para o Guimarães ou o Braguilha!

    NO Benfica quero jogadores que possam dar luta a quem joga, sim. Quero gajos que lhes mordam os calcanhares e possam a qualquer momentos comer-lhes o lugar.

    ResponderEliminar
  23. Parece-me que com Jorge Jesus a treinador Miguel Vitor terá poucas hipóteses de ficar no plantel devido à sua altura.

    Continuo a dizer que Amorim joga no lado direito do meio campo.

    Coelho não sei onde Jesus está a pensar colocá-lo a jogar.

    Nolito também não conheço.

    Peixoto já deve ter as malas feitas.

    Apostar na formação, mas com cabeça, não apostar por apostar.

    Além de que certos, como tu referiste, só Fernandez e Jardel, porque o resto são contratações de imprensa, pelo que falamos no imaginário.

    Mas gostei do post GB.

    ResponderEliminar
  24. gandaia, não é verdade! Sabes como eu sei que possivelmente todos os nomes aí falados estão certos. O Wass como o Mora já o assumiram, o Coelho a imprensa é unanime, tal como o Nolito e hoje o Carole. Acrescento como contributo meu: Taiwo

    Uma coisa é indesmentível. Os empresários foram bem instruidos para estarem calados, até ao pre-acordo, disso não houve duvidas.

    ResponderEliminar
  25. Gandaia, não sabes porque foi o Airton uma contratação errada?

    É simples!!! Quando o Benfica o contratou, faz um ano, o GB foi contra...

    Este é um pots light, que apenas serve para encher chouriços! O Benfica não pode deixar sair mais que dois titulares sob pena de regressar ao passado! Jogadores jovens que se vêem a jogar num grande clube precisam sempre de adaptação sejam da Europa ou da Conchichina! Há sempre excepções à regra, e ainda bem, mas uma equipa de topo tem de manter sempre um espinha dorsal que transite de uma época para a outra!

    Já não escrevo mais porque aqui usa-se a censura!

    É só bajulação!!!

    ResponderEliminar
  26. Falei na lesão do Javi tendo em conta que emprestavas o Airton, não tendo no plantel.

    Portanto, se o Javi se lesionasse ficavas apenas com Amorim.

    É impossível teres 22 titulares indiscutíveis. Nem o Barcelona, Real ou Manchester os têm.

    ResponderEliminar
  27. Se assim for, acho que neste aspecto nota-se uma evolução positiva no Benfica, como tu referiste, pois parece que os acordos estão feitos e a imprensa nem "cheirou".

    Se o Taiwo for verdade, excelente contratação.

    As saídas de Coentrão e David Luiz serão claras para todos (a contratação de Jardel e supostas contratações de Taiwo e Carole são prova disso).

    Já para a provável saída de Cardozo (eu não quero que saia) não sei o que Jesus estará a pensar fazer.

    ResponderEliminar
  28. Percebo a análise positiva que queres fazer, mas tendo em conta o número de jogadores nos quadros do Benfica acho que se está a fazer um excesso de contratações.

    Mas vamos lá ver o que vai acontecer.

    Caro zigofrigo, se queres ver os teus comentários aprovados segue as regras que estão definidas na coluna do lado direito do blogue. Não se trata de censura. Se insultas os membros do blogue ou fazes insinuações maldosas os teus comentários não serão aprovados que nem eu nem ninguém aqui está para aturar trolhas mal-formados que só sabem partir para o insulto.

    ResponderEliminar
  29. Fui agora ver e os laterais que supostamente estarão contratados pelo Benfica têm de altura:

    Daniel Wass (181cm)
    Taye Taiwo (183cm)
    Lionel Carole (182cm)


    Jardel que foi agora contratado para central tem 192 cm.

    O Miguel Vitor tem 183 cm.

    Acho que com Jorge Jesus ele nunca vai ficar no plantel.

    ResponderEliminar
  30. Boas tardes meus senhores.

    Grande post sim senhor GB já tinha saudades de um post destes teu. Muita informação e de qualidade. Informação directa, dados visíveis, sem sopusições e observações claras.

    Concordo com quase tudo, mas afinal de contas é nisto que somos humanos, não podemos ser 100% iguais!

    Quanto a mim Ruben não deveria sair, é o jogador polivalente, faz falta no Benfica e acima de tudo é benfiquista e sente o clube. Sair por 8M acho dificil que alguém os dê.

    As saidas que visiono são a do Fábio e do D.Luiz, o Cardozo depende da segunda metade da época. Quanto ao Aimar, sinceramente começo mesmo a achar que irá sair para a Argentina, ao menos que renda algum dinheiro.

    Como já referi noutro comments, concordo com esta politica de contractações que agora o Benfica está a escolher, comprar barato e adaptado ao futebol Europeu. Deve-se contratar um Sul Americano, mas de vez em quando, não todas as contratações do plantel.

    Está mesmo confirmado o Nuno Coelho, confesso que o desconheço totalmente.

    Na Baliza para mim Roberto é e sempre será GR para o Glorioso e Julio César é uma óptima alternativa, raramente o vi falhar e está sempre lá quando a gente precisa. Se não tinha sido expulso contra o Setúbal, talvez ainda hj fosse o titular.

    Saudações vindas do Norte pessoal.
    Este Domingo talvez vá a Coimbra apoiar o Gigante (não é o Luisão claro, também mas não só hehehe).

    Cumprimentos Rederx

    ResponderEliminar
  31. Redmoon já agora elucidas-me quem anda a tentar passar a imagem que as contratações das últimas 3 épocas foram um desastre?

    É que para mim desastre foi só nesta última pré-época.

    ResponderEliminar
  32. Peço desculpa por enviar um comentário como anónimo, mas passa-se qualquer coisa com a password. Nunca por nunca a venda de Cardozo. Gostaria que não. É lento? É! Não é artista? Não!
    Marca golos? Marca! Acho que se tem de fazer o esforço por Cardozo. Está ambientado, os colegas conhecem-no e farta-se de marcar golos. Pode não ser artista, como disse, mas está lá e factura... Por mim Cardozo sairá desde que já tenhamos um igual a ele.... e que marque tanto como ele.
    E sinceramente, não gostava que Amorim saisse. É polivalente, pode jogar no meio campo ou na lateral. É genuinamente benfiquista... e isso nos dias de hoje é muito, muitom importante.
    Já Aimar, apesar de gostar muito, dificile~mente terá outra época em alto nível, mas bem gerida a sua utilização poderá ser uma mais valia. Mas como temos Gaitan.
    Como o Benfica ainda não confirmou acordos com jogadores aqui ficam as posições que gostaria d ever preenchidas:
    1 - Lateral direito - (1) desde que Maxi fique
    2 - Lateral esquerdo - (2) Coentrã deverá sair, infelizmente
    3 - Médio direito
    4 - Extremo - esquerdo (Urreta)
    5 -Ponta de Lança que seja real alternativa a Cardozo (Kardec não o é, por enquanto)

    Maluco do Futebol

    ResponderEliminar
  33. Só para que fique claro, um flash back sobre o Funes Mori:


    "O diário argentino “Ole” noticia esta quinta-feira que o River Plate recebeu uma proposta "tentadora" de um clube europeu pelo passe do avançado argentino Funes Mori, que esteve recentemente a um passo de assinar pelo Benfica.

    O nome do clube que fez a oferta, que ascende aos 10 milhões de dólares (cerca de 7,700 milhões de euros), não é divulgado, revelando o diário albiceleste que “está guardado de melhor forma que as caixas de segurança dos bancos"."Pode ser que desta vez seja vendido. Existe algo, mas não queremos adiantar nada de momento”, revelou uma fonte do River ao jornal “Ole”."


    7,7M€ é valor que o River está a ponderar vender! 8M€ foi o valor que o River recusou do Benfica, alegadamente! Depois não digam que a culpa é do FCPorto, do tempo, do River do caraças... é mesmo incompetência, ou então o Jorge Gomes ;)

    ResponderEliminar
  34. PAREM DE FALAR NA SAIDA DO AMORIM...PORRA!!!!

    É um polivalente, se calhar até é bom também a guarda-redes!!!

    Faz-me lembrar o CAVÉM (que Deus Haja) que ganhou uma taça dos Campeões a estremo-esquerdo, outra a defesa direito e foi a outras finais como médio.

    E era até o guarda-redes suplente, quando não havia susbtituições... GRANDE E ENOMÉRRINO CAVÉM...oxalá estejas em bom lugar.

    Deixem estar o RUBEM !!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  35. @Vermelhusco,

    Por essa não esperava, heheh. Depois de tantos e tantos posts neste blogue a criticar as contratacoes estupidas e sem estrategia, tu pedes-me para lembrar quem é que quer passar essa imagem?

    Será que estamos no mesmo blogue Vermelhusco? Olha, nem vais mais longe: neste mesmo post o GB escreveu: "Motivos desta inversão depois de três/quatro anos de despesismo sem critério e muitas vezes desperdiçado."

    ResponderEliminar
  36. Geração estás a bater numa tecla q me parece errada: O Amorim pode preferir jogar no meio mas qqr treinador quer tê-lo no plantel pq ele é polivalente, faz sempre bem, qqr posição. E é por isso q ele nunca estará a mais mesmo q tenhas Coelho, Airton e Javi, pq ele não faz só essa posição central, faz de lateral, de médio direito, de box to box, etc. E é essa a sua enorme mais valia e a razão pq acho q Jesus fará tudo para o segurar.

    ResponderEliminar
  37. Não concordando completamente nos nomes, revejo-me no essencial da analise. Agora, pensando no que vai realmente acontecer conhecendo tão bem os nossos dirigentes é óbvio que isso é muito utópico.

    Apenas algumas notas:
    - Acreditando ou não nas capacidades do Júlio César, a composição do trio de guarda-redes deveria ser revista. A sua saída por empréstimo era de equacionar, mesmo não sendo uma prioridade. Acho que é um assunto que deveria ser mais consensual.
    - Como já foi dito, não acredito num regresso do Miguel Vitor ao Benfica. O que acaba por ser uma grande estupidez e teimosice. Num lote de 4 defesas centrais, um jogador como o Miguel Vitor deveria sempre ter lugar. Pelas competitividade demonstrada e também por ser um atleta formado no clube. Isto nem deveria dar espaço a debate. Esta era a conclusão de qualquer clube de renome por esta Europa fora.
    - Acredito que continuaremos debilitados na ala esquerda. Primeiro porque não acredito que o Nolito seja capaz de fazer essa posição de maneira eficaz (não desgosto, mas em terrenos mais adiantados). E segundo, porque não vejo grandes qualidades no reforço Fernández. Sinceramente, mais valia o Maykon (que não acho grande coisa).
    - A sair, o Ruben Amorim dificilmente "daria" 8 milhões ao Benfica. Por duas razões: primeira, o jogador tem apenas mais ano e meio de contrato (a não ser que tenha renovado sem eu dar por ela) e segundo, o Benfica apenas tem 50% do passe.
    - No seguimento do ponto anterior, não esquecer que o Benfica já vendeu parte dos passes de todos os jogador com mercado do plantel. Logo, é importante lembrar que o valor das vendas nunca será na integra para o clube.

    ResponderEliminar
  38. Concordo em vários pontos, mas discordo noutros tantos.
    Os guarda-redes até podem ser os mesmos, apoio o empréstimo de Oblak, é jovem e precisa de jogar, ficar a 3º suplente no Benfica não o vai ajudar em nada. Para fica como 2ª opção, discordo, pois é jovem demais.
    Defesa:
    O Maxi tem que ficar, e pelos vistos o Wass deverá mesmo vir, vai dar jeito como 2ª opção, para também não usar o Amorim a defesa-direito. No centro, contando com a saída do David, e com a permanência do M.Vítor no plantel temos opções suficientes. O Sídnei, não pode sair, parece-me o substituto mais certo para o David, só precisa de ganhar ritmo, que qualidade e potencial não lhe faltam. Contando com a saída do Coentrão, que me parece a mais certa, o Taiwo seria uma excelente contratação, ainda para mais a custo zero, só o salário poderá dificultar a sua vinda. O Carole não conheço, mas é preciso uma 2ª opção, porque Peixoto é de cortar os pulsos. Até concordaria com a vinda do Shaffer, com algum trabalho defensivo, pode ser o novo Coentrão, pois ataca bem, tem explosão, e como já disse só falha defensivamente. Acho que ele e o Fábio na mesma ala fariam uma grande dupla, mas isso seria para este ano.
    Meio-campo:
    -O Amorim nunca é trinco. É o substituto de Ramires, é um box-to-box. Na minha opinião, é o jogador que tem de ocupar o lugar do lado direito do losango. É sim, necessário um substituto/ou até alguém que venha agarrar para a titularidade, e isso deveria ser tratado no Verão passado.
    O Nuno Coelho não conheço, mas já me disseram que é trinco, se for, não percebo a sua contratação, já há dois jogadores para essa posição, e ambos fazem o seu trabalho.
    Com a vinda de Fernández, e com uma permanência de Uretta, o lugar de extremo-esquerdo está seguro, e ainda o Gaitán pode dar uma perninha. O Salvio é muito bom jogador, e até concordaria com a sua contratação, mas jogar com extremos de ambos os lados do meio campo não ajuda, e o Javi tem tido muito mais trabalho este ano, pois já não tem o apoio de Ramires. O Aimar não queria que saísse, mas a verdade é que fisicamente já falha um bocado. De qualquer maneira, o Gaitán e o Martins ocuparão a posição de médio-ofensivo. Quanto ao Nolito, só apoiaria a sua contratação se não se avançasse para a compra de Salvio, e assim o Uretta passava a jogar do lado direito do meio-campo, ou até como substituto de Saviola.
    Ataque:
    -Contando com a saída de Cardozo, é preciso gastar para um substituto a altura. Seria a compra mais cara do próximo Verão, até uns 10 milhões. Quanto ao Kardec, não gosto muito dele, talvez um empréstimo lhe faria bem.

    Plantel: Roberto, J.César, Moreira, Maxi, Wass, Luisão, Sídnei, Jardel, M.Vítor, Roderick (ou pode ser emprestado), Taiwo, Carole/Shaffer, Javi, Airton, Nuno Coelho, Amorim, -um box-to-box, que não me importava que fosse o Salino-, Salvio/Urreta, Fernández, Nolito, Gaitán, Martins, Aimar, Saviola, Jara, Rodrigo (?-não sei o que vale), N. Oliveira e o substituto de Cardozo.
    Emprestados: Oblak, F.Faria, Roderick(talvez), Kardec. Bom era se desse para serem todos cedidos para clubes da Liga, senão para outros campeonatos europeus.
    O resto é para vender.
    Quanto as vendas dos 3 titulares deste ano, se recebesse 30M pelo David, uns 25/30 pelo Fábio, e uns 17/20M pelo Cardozo ficaria contente.

    ResponderEliminar
  39. "muitas vezes" é bastante diferente de "sempre".

    Sê criterioso e assertivo senão tornas-te irrelevante, coisa que não és.

    ResponderEliminar
  40. Bom exercicio para algum debate, apenas isso.

    É evidente que parece haver indicios de que se torna necessário olhar mais para o mercado nacional, onde há gente muito interessante, cujos preços já não estarão tão inflacionados.

    Não vou dizer quem deverá entrar ou quem deverá sair, pois para tal não tenho competência, mas francamente achar que Aimar, um jogador eterno como os diamantes, deverá sair é exorbitar.

    Entender que Roderick é superior a Sidnei ou Jardel, sem que aquele tivesse provado fosse o que fosse, é de quem não viu como Humberto tomou conta do lugar.

    Poderia estar aqui a noite toda a concordar com umas ou a discordar com outras opiniões mas não passaria de retórica.

    Vender, nesta janela de mercado, David Luiz e Fábio Coentrão seria um erro tão primário como o cometido por VA, quando vendeu Helder e Dimas e nos fez passar de possível campeão para 6º classificado, logo não é sequer equacionável.

    Todos os considerandos sobre Airton não podem ser para levar a sério.

    Porque não deixamos ser o clube a conduzir a política desportiva e concentramos todos os nossos esforços em apoiar a equipa para que esta ganhe todas as provas em que estamos envolvidos?

    Penso que seria mais interessante e menos traumatizante para aqueles que irão encharcar a camisola para atingir os objectivos propostos.

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários. Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado. Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB

ranking