O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Por falar em dinheiro...

 ●  10 comentários  ● 
Numa altura em que LFV afirmou não ter capacidade (eu acredito mais em "vontade") para acompanhar a corrida por Wesley, gostava que os verdadeiros benfiquistas me ensinassem a perceber quanto custa o Caixa Futebol Campus?

Ou seja, o SLBenfica investiu 15M€ (mais custos de manutenção e operação) num centro de estágio em Setembro de 2006. Volvidos quatro anos olhamos para trás e, mesmo assumindo que antes do CFC "não havia formação", a realidade é que depois do CFC temos já bastantes mais valores com contratos de profissional com o SLBenfica, mas os vícios e a falta de coragem em lançar os jogadores mantém-se e no plantel principal temos... ZERO!

Roderick se não for emprestado será o quarto central e Miguel Victor já foi embora... o resto? Infelizmente apenas David Simão e Nelson Oliveira (a confirmar-se) jogarão na primeira divisão e o resto foi "empacotado" em Fátima ao abrigo de um acordo que considero muito interessante, mas que não deveria ser "a cura para o cancro", ou seja, a única opção para colocar jovens.

Num ano em que até o FCPorto tem o Ukra e o Castro no plantel (jogadores merdosos) e o Sporting lança André Martins, Cédric Soares e foi buscar Diogo Salomão, mantendo a aposta em Carriço e Saleiro... o SLBenfica continua a acreditar que os nossos jogadores devem estar eternamente ao cuidado dos outros.

Já todos sabem bem a minha opinião sobre este tema e o que considero que deveriam ser as bases para obter retorno desportivo e financeiro do investimento e custos do Caixa Futebol Campus, não vou aqui repetir.

Continuaremos durante mais quantos anos a aplaudir o Roberto porque precisa de confiança e apoio?
Continuaremos durante mais quantos anos a ter inícios de época com jogadores dispensados que custam balúrdios?
Continuaremos durante mais quantos anos a investir em jovens brasileiros, alegando que precisam de crescer, se formar e se adaptar?

Isto tudo enquanto continuamos com medo e falta de coragem para apoiar os nossos jovens jogadores... canalizando para eles o investimento, o apoio, a paciência e a dedicação...

Olhemos para o Barça, mais um ano e mais dois jovens a integrar o plantel principal e outros ainda, na ausência da melhor forma dos principais, a jogarem na Supertaça de Espanha. A que clube andaram emprestados? ZERO! Quantos anos andaram na equipa B, alguns apenas um ano outros nem isso! Ah já sei qual é a desculpa... Em Portugal não há equipas B? Então organizem-se para suprimir essa falha...

O exemplo flagrante para o SLBenfica (mas também para os demais clubes portugueses, feitos a burgueses) está nos clubes estrangeiros que cá vêem contratar os portugueses (muitos desconhecidos) que nós não temos coragem de apostar, ora porque são muito jovens, ora porque são portugueses... Só na formação do SLBenfica este ano temos já os casos de Pedro Rosário (de dispensado na Luz a profissional na Lázio) ou de Danilo Pereira (de dúvida na Luz a atenção de colossos como o AC Milan).

É preciso haver coragem! Bem sei que integrar, um David Simão no plantel ou um Nelson Oliveira não vende jornais, não entusiasma sócios, não vende camisolas, etc... Mas a verdade é que se há coragem para explicar aos sócios que os jogadores não vão sair (e saem), que só saem pela clausula (e saem por menos), que é preciso 300 mil sócios, etc. etc. etc., também é preciso sensibilizar os benfiquistas para a importância de estar presente nos jogos da formação (e modalidades), de conhecer os jogadores, de os apoiar, de lhes dar a estabilidade e suporte que precisam para avançar de camisola do SLBenfica ao peito.

Quando gastamos 1M que seja num Filipe Menezes que pouco ou nada nos trás, ou 3,6M num Eder Luiz que nunca mais cá volta (tudo isto mais salários), quando não poupariamos se investissemos um milésimo disso nos contratos dos nossos jovens e na sensibilização dos sócios para os apoiar?

Mas não...! O que interessa é contratar brasileiros, porque esses é que são bons mesmo antes de chegarem, mesmo antes de jogarem e mesmo que nunca cheguem a jogar... esquece-se rapidamente o quanto custaram e que para nada serviram. Até lá, vai-se tratando como uma criança um guarda-redes de 24 anos que só é criança na hora de fazer o seu trabalho, pois na hora de receber o salário é... uma estrela mundial.

Ainda vamos a tempo! E até admito que o primeiro passo não tem que ser da direcção, mas sim dos sócios... esses é que têm que demonstrar à direcção que os nossos "meninos" são e serão sempre mais acarinhados que qualquer "Ronaldinho" que apareça.

Duvida... Presidencial

 ●  18 comentários  ● 
Além de abutre, papagaio, porco e todos esses adjectivos educados que os benfiquistas a sério gostam de atribuir a gajos como eu que não têm orgasmos intelectuais com o Vieira, o Rui Costa, o Domingos, o Manel, o Francisco ou roupeiro, sou também um bocadinho lento a compreender algumas coisas e há uma dúvida que me acompanha.

Reconhecidamente falta ao SLBenfica reforçar dois lugares da equipa: A ala esquerda e a ala direita - pelo menos. Estes dois lugares foram, porventura, dos principais esteios da equipa na época passada em que conquistámos o título, a equipa de gestão do SLBenfica acreditava que tinha a "situação controlada" e que não precisava de mais ninguém, que não saia mais ninguém, blá blá blá, e...

Olho para o Presidente: Está a passear no Brasil, a ser recebido "com honras de chefe de estado" e a dar entrevistas a dizer que temos muita experiência a construir... Estádios! Começo a achar que, depois dos investimentos pessoais na construção de estadios na CAN, há ali mais interesses pessoais que institucionais.

Olho para o Administrador da SAD e Director Desportivo: A actividade dele é, compravadamente, reduzida pelo Presidente à apresentação de jogadores na sala de imprensa e colocação de jogadores excedentários. Que saudades de há duas épocas...

Algo não está correcto "neste filme"... Sinto que há aqui qualquer coisa que não faz sentido! Pelo caminho um SLBenfica cada vez mais brasileiro (diz o Presidente que a nossa história recente se construiu com talento brasileiro) e cada vez menos português, cada vez mais milhões gastos e cada vez mais dúvidas... Isto devo ser eu a embirrar, só pode!

Por outro lado,
o Roberto continua a merecer a cada treino ser tratado como se fosse de cristal porque, coitadinho, só é um grande guarda-redes para custar 8,5M e um salário chorudo, pois quando toca a justificar já é muito frágil e precisa de apoio.

Pelo meio o Alípio nem foi apresentado e treina em segredo no Seixal! UAU, espetacular!
E o Fernando Gomes já enriquece às contas dos "serviços prestados ao Sistema", enquanto profissional remunerado, enquanto vai dizendo que "está tudo preparado" para passar a arbitragem e a disciplina para a FPF... pudera!

Enquanto isso o Nélson Oliveira vai para mais um empréstimo e o Danilo Pereira, o único português em destaque no Europeu, está com meia Europa à perna mas não serve para o SLBenfica investir num contrato com o jogador e nem clube para empréstimo ainda tem. DÓI VER TRATAR ASSIM A NOSSA FORMAÇÃO

Que belo mês de Agosto... só falta mesmo que David Luiz e Cardozo saiam para dar lugar a dois ou três brasileiros, para borrar mesmo a pintura toda (espero que não aconteça MESMO). Volto a recordar-vos a importância da fragilidade do momento de Roberto nesta equação, pois isso pode levar alguns jogadores a não quererem "ser arrastados" pela obrigação de Roberto jogar.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

David Luiz no Chelsea?

 ●  13 comentários  ● 
Não é novidade que há muito que os colossos seguem David Luiz. Apenas o Real Madrid conta com um treinador-negociador que trabalha para baixar o preço dos jogadores... se forem do SLBenfica, mas que paga 8M por um central carregado de lesões e a caminho dos 33 anos.

David Luiz parece ser a opção escolhida para substituir o Ricardo Carvalho... mas em bom! Eu já aqui deixei há muuuuuito tempo a ideia que poderiamos ficar sem DiMaria, Cardozo, Ramires e David Luiz.

Espero estar integralmente errado... mas acho que destes só vamos ficar com... o que eu mais rapidamente dispensaria.

PS- Estão a "pintar" Rodrigo como "pintaram" Jara e Roberto nos primeiros treinos com o resultado que se viu. Não deixem, benfiquistas!

E já que falamos em benfiquistas, não tratem Roberto como uma criança que precisa de aplausos cada vez que mexe um braço para ganhar confiança... parecendo que não é uma "criança" que recebe muito dinheiro por mês e custou muito dinheiro ao clube. Como dizia o outro, por esse valor, comprámos o "pacote completo" que inclui a sorte, a qualidade, a confiança... tudo!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Saudades da época de Quique

 ●  8 comentários  ● 
Calma! Falei em Quique apenas para vos situar na época.

Concordando ou não com as escolhas do nome A ou B e apesar do resultado final, penso que Rui Costa terá, porventura, feito um trabalho muito melhor quando o Presidente precisou dele para "limpar a imagem", do que está a fazer Vieira no que toca a preparação da época desportiva.

Já o disse e não haverá "iluminados" que me façam dizer o contrário: Em termos de gestão desportiva, Luis Filipe Vieira tem deixado a desejar em termos de capacidade de gestão desportiva - que foi sempre o seu "calcanhar de aquiles" nas suas presidencias. Indiscutivelmente, as bases lançadas por Rui Costa foram as mais sólidas e mereciam melhor continuidade, mas infelizmente desprezadas... restando-lhe as apresentações.

Eu não advogo o "encosto" de Luis Filipe Vieira, o presidente deve estar sempre envolvido. Mas a tarefa principal deveria caber a... Rui Costa, que tem muito para aprender, mas ainda assim sabe mais que o Presidente sobre isto.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Não passarás...

 ●  8 comentários  ● 
Depois de terem garantido a tranquilidade necessária ao FCPorto para garantir um trabalho tranquilo de pré temporada, sem que se desse importância às exibições ou resultados de um treinador inexperiente e, na minha opinião, incompetente...

... Eis que a comunicação social acumula agora largos elogios a tudo o que mexe ligado aos corruptos. Dos 50 titulos do incontinente dos peidos, até à supertaça do informático... é a loucura!

Pelo meio, tenta agora arranjar-se uma crise no SLBenfica! Eu já aqui escrevi MILHÕES de vezes sobre esta forma de o Polvo funcionar. Eu já aqui escrevi MILHÕES de vezes quem são os "actores" deste filme...

Se estamos a passar por isto (desestabilização da comunicação social) é porque deixamos. Porque mais uma vez, como na época de Fernando Santos, não se acautelaram as saídas a tempo...

Eu já dei a minha opinião no tópico Era hoje.... Acho fundamental a saída do Roberto da equipa (temporariamente?) e o reforço indiscutível e urgente das alas esquerda e direita, fazendo regressar Coentrão à defesa. Ben Arfa e Wesley seriam opções interessantes, principalmente a primeira... a segunda já não tenho tenta certeza.

Quanto ao tema Roberto, o importante é recuperar o jogador que está em manifesta intraquilidade. Vareja por todo o lado e isso pode ter custos para ele, para a equipa e... para a permanência de jogadores como David Luiz que possivelmente não quererão manter-se num cenário desses com Roberto a poder por em causa a época deles e os seus objectivos de transferência no futuro.

No twitter perguntei no outro dia porque David Luiz estava menos alegre! Admito que este possa ser o motivo, ou um dos motivos. Esperemos que isto não venha a ser um potencial problema de complicadíssima solução para o SLBenfica.

Quanto a Jorge Jesus, na pré-epoca já tinha tido que tinhamos perdido algumas opções prioritárias, mais tarde afirmou que Gaitan não seria substituto de DiMaria porque tinha características totalmente diferentes (ainda que tenha tentado emendar a mão mais tarde para não expor Vieira) e começa agora a afirmar que é preciso reforçar a equipa porque não foi por acaso que Ramires e DiMaria sairam para clubes de topo.

Eu que sou daqueles benfiquistas que os "notáveis" gostam de insultar porque critico e não me limito a endeusar dirigentes ao invés de querer o melhor para o clube, quer parecer-me que a época pode não estar assim tão bem planeada quanto isso... pelo menos não a tempo (contratar em Fevereiro não é tudo! Mas é já bem melhor que no passado).

Jesus talvez se considere imune a essa preparação e a sua atitude possa estar a demonstrar descontentamento por ter até dificuldades em se impor em Portugal, quanto mais na Europa... ele que sempre disse que vive para a Champions.

Eu acredito que tudo será resolvido e desejo que o seja rapidamente. Infelizmente, e porque as saídas já se adivinhavam (especialmente as já consumadas) acho que mais uma vez era perfeitamente evitável esta situação.

Lamento os mais sensíveis se ainda não foi desta que apareci a "dar uma palmadinha nas costas", mas vou repetir mais uma vez: De Vieira & Companhia, o que espero é que acertem, que façam as coisas bem feitas, que sejam melhores que quaisquer outros e que as minhas opiniões e ideias sejam ridiculamente inferiores à qualidade das suas decisões. Isso para mim seria o normal...

Devemos ser exigentes é quando as coisas podem ser melhoradas, quando se está no caminho certo é fácil vir dizer que "são os maiores". Luis Filipe Vieira já é crescidinho e não precisa que ninguém lhe dê "palmadinhas nas costas"... o que precisa é que sejamos exigentes para que ele esteja seguro da necessidade de ser... o melhor.

Decifrar Jorge Jesus...

 ●  13 comentários  ● 
Eu não quis alimentar este tema, mas tenho que admitir que estranhei a atitude (e as substituições) de Jorge Jesus. O que poderá isso querer dizer?

Descontente com a organização da pré temporada?

Descontente com a falta de "substitutos"?

Descontente com a necessidade de colocar Roberto?

Será outra coisa qualquer, ou nada disto e apenas... era impressão nossa?

domingo, 8 de agosto de 2010

Era hoje...

 ●  16 comentários  ● 
Infelizmente perdeu-se uma soberana oportunidade de deixar o Villas Boas já do lado de fora da porta pequena que, inevitavelmente, vai usar para sair do antro da escumalha.

Aquela coisinha que o Mourinho faz questão de afastar não vai ser treinador e muito menos será alguém com sucesso. A forma como festejou a fruteira é típica de alguém para quem um troféu secundário tem a importância de um campeonato.

Quanto ao SLBenfica, a intranquilidade do Roberto cheira-se à distância e está a ter um impacto tremendo na defesa, onde jogadores como o David Luiz receiam claramente que a bola passe. Essa intranqualidade dificulta fortemente o seu normal desempenho.

O Roberto já cá está. Bom ou mau... está cá e temos que aprender a lidar com ele. A minha sugestão, para o bem de todos - especialmente do clube - é que se "arranje" uma lesão que o deixe "fora dos olofotes" durante um ou dois meses e lhe permita um regresso num momento tranquilo, num jogo mais fácil (para a Taça da Liga, por exemplo). Se estiver mais tranquilo e confiante, recupera o lugar, senão continua-se com a aposta em Julio Cesar e teremos sempre o argumento que não são os milhões que jogam e se o Julio estiver a justificar, não há motivo para o retirar.

Aparte disso, torna-se relevante perceber o que vai então acontecer ao flanco esquerdo! Coentrão joga onde, afinal? Na frente? Na defesa? Se for na frente... continuamos a precisar de um defesa esquerdo, porque o Peixoto não é suficiente - é apenas útil. Se for na defesa, Gaitan tem rapidamente que "agarrar o lugar" seja em que sistema for.

Por outro lado, há ainda a questão da substituição de Ramires que, como eu já aqui tinha dito, não é lugar para Carlos Martins que tão bem faz o centro do terreno. Esta substituição tem que ser feita rapidamente e com elevada qualidade.

Hoje faltou equilibrio nas transições ofensivas e segurança na reorganização defensiva, algo que incrivelmente era garantido por Ramires e Javi Garcia. O Airton está em boa forma, mas posicionalmente ainda está longe de Javi Garcia, na minha opinião.

Por fim, hoje faltou um desequilibrador, papel que ora DiMaria, ora Aimar no ano passado desempenhavam com elevada qualidade em grande maioria pelo primeiro que, até ver, não tem substituto à altura.

Renego completamente as teorias da falta de atitude, pois entendo que atitude e vontade houve... faltou foi tranquilidade... que desde a baliza parece estar em crise e se alastra à equipa, especialmente quando confrontada com um adversário que tem como "ordem" principal: "Rematem, seja como for ou onde for, mas rematem". Só esta ideia... intranquiliza qualquer um.

ranking