O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 21 de novembro de 2010

Pode um adepto fazer oposição à Direcção do seu clube?

. 9 comentários
Poder, pode! Mas é natural e aceitável face ao condicionalismo da paixão por um símbolo, representado no mais íntimo de cada um e tendo em conta que os nossos adversários se tornaram nossos inimigos e recorrem a tudo para nos derrotar? Não estaremos a dar-lhes a mão ao atacarmos os dirigentes do nosso clube? Será que quando os dirigentes mudarem e nós gostarmos deles, vamos aceitar que os que não gostem, lhes façam oposição?

A democracia nos clubes não tem uma Assembleia (permanente) com a representação de todas as correntes de pensamento. Tem uma direcção eleita pelos seus associados e permite que estes possam, pelos estatutos, requerer a realização de Assembleias-gerais, para nelas discutirem todas as questões e esclarecerem  as dúvidas. A maior figura do Benfica é o Presidente da Assembleia-geral, tem poderes para destituir a Direcção e, ainda é, o clube   que manda na SAD.

Claro que todos nós, sócios ou não, discutimos o nosso clube, opinamos sobre tudo e mais alguma coisa e temos esse direito. Quando, como acontece cada vez mais, temos ao dispor um meio comunicacional  como a Internet, que tem grande poder de influência junto de muita gente, poderemos e devemos, acima de tudo, usar isso em prol do nosso clube. Estou convicto que todos os que usam os blogs para dar a sua opinião, fazem-no convencidos que estão a lutar por um Benfica melhor. 

O que me faz confusão é a bipolaridade que se instalou entre a maior parte de nós. A mim, facilmente me apelidam de pró Vieira, e revejo-me no papel que me atribuem. O esquisito é que sou e sempre fui um simples benfiquista. Vejo coisas bem feitas por LFV e outras mal feitas, sempre convencido que essa  minha percepção, não é - como alguém referiu num comentário - a de alguém que está no bolso de LFV e acompanha todas as suas decisões, conhecendo os factores que as determinam. Assim, mesmo quando acho que está bem ou está mal, registo que é apenas a minha opinião e fundamentada no entendimento que tenho do mundo onde me insiro.
  
É por isso que valorizo imenso a discussão e o contraditório. O que acontece é que muitas vezes, ao ler o que muitos escrevem, sinto que por trás da ideia expendida está um princípio redutor. Pura e simplesmente há o convencimento que LFV e a Direcção fazem tudo errado e, pior que isso, no caso dele, está sempre subentendido e muitas vezes, mesmo explicitamente, que está no Benfica para apenas tratar da sua  "vidinha". Podem muitos dos que escrevem ter fundamentos para essa ideia, mas não deviam limitar-se a divulgá-la sem  procurarem ver outras razões, mas fazendo-o, têm do sustentar! Não deviam fechar-se no convencimento da sua razão. Pode questionar-se as decisões do clube sem ter um fio condutor que nos leva sempre ao mesmo…

É esta forma de sentir as coisas que faz de mim um "pró Vieira". Mesmo que queira criticar algo sinto-me impedido de o fazer abertamente, por sentir que estou a contribuir para a "oposição" ao Benfica. Vejo ataques sem qualquer fundamento e se os rebato, tenho de o fazer pelo outro lado - o fio condutor que leva os críticos a acusarem-me de seguidista - e pronto instala-se a bipolaridade!

Como benfiquista, queria ver todas as personagens poderosas do futebol em Portugal excluídas de qualquer contacto com o meu clube. Gostava de os ver longe e vergados à sua podridão. Nesta questão sinto e penso como todos os críticos. Será difícil perceber, então, porque aceito determinados tipos de apoios e de negócios com essa gente? Sou também racional e procuro analisar, face ao contexto do futebol em Portugal, o porquê dessas atitudes!

Não fiquei contente com o apoio a Fernando Gomes. A primeira questão que coloquei foi se LFV era tão ingénuo para acreditar que FG seria alguém isento e que estava mesmo zangado com o corrupto. Não, era impossível tal coisa. Como não coloco a possibilidade (por questões de princípio) que servia apenas os seus interesses pessoais (isso seria aceitar que o Benfica vive numa ditadura e todos os que lá estão são joguetes, com o devido proveito, nas mãos de um ditador), achei que talvez tenha sido a melhor atitude a tomar. O apoio dado teve compromissos da parte de FG, um deve ter sido a continuidade de Vitor Pereira, pessoa que considero honesta e que tem feito um bom trabalho face a tantos condicionalismo. O homem não escolhe os árbitros que tem para dirigir nem dá notas. E não tem culpa pela "roubalheira" do início de época. Tenho para mim que FG era sempre eleito, e seria-o com, ou sem, o apoio do Benfica. Era importante para ele (FG) ter esse apoio, mas também o Benfica com isso, poderá ter conseguido o que não conseguiria se se tivesse posto totalmente de fora. Foi a melhor solução? Talvez…, não tenho a certeza!

As relações com Joaquim Oliveira são algo que, em certa medida até me enojam, pois sei bem de onde veio tal personagem. Ouvi falar dele e do irmão quando o que tinham, por garantido, era a herança de um restaurante em Penafiel que fazia umas iscas... Em poucos anos e neste país de corruptos, subiu até patamares que lhe permitem ter um grande monopólio na imprensa e relações privilegiadas com os políticos... Devo, por isso, considerar que as relações de LFV e do meu clube, com tal figura, pura e simplesmente não deveriam existir? De todo! Acho que os interesses do Benfica têm de ser salvaguardados e quem tem a responsabilidade de zelar por eles, saberá qual o melhor caminho a seguir. Incomoda-me ver os sorrisos entre o presidente do meu clube e tal sujeito, mas isso não pode nem deve condicionar-me e ver de imediato que LFV não está a fazer o melhor pelo Benfica. Eu espero exactamente o contrário. Sabendo no país onde vivo, não sei como poderia o Benfica viver sem ter relações com tanta gente que simplesmente não me merece confiança...

Qualquer benfiquista sabe que a época não foi devidamente preparada. Existiram coisas que falharam e os responsáveis do clube serão os primeiros a reconhecê-lo. Não é difícil compreende-lo, os resultados e as exibições falam por si. É óbvio que não nos virão dizer que falhou por isto ou por aquilo pois isso seria desunir todo o Benfica. Mesmo assim, vamos lendo que LFV quer arranjar um bode expiatório, que culpa JJ e mais isto e mais aquilo. Aponta-se erros e mais erros e com isso justifica-se a "sentença" de que LFV não serve para o Benfica...

Saíram dois jogadores que facilmente se compreende. DiMaria que, ao que parece, o Real Madrid vai mesmo pagar os 5+6 milhões, pois é titularíssimo e Ramires. Aqui, poderá haver alguma surpresa e tenho para mim que não fosse o Mundial e ainda cá estava. Gastou-se muito dinheiro e ainda não se viu um reforço como vimos no ano passado. Culpar exclusivamente LFV por todos os erros é uma fuga para a frente. JJ tem também muita responsabilidade e na mesma proporcionalidade que teve nos êxitos da época transacta. Não acredito que LFV decida tudo sozinho. Um clube como o Benfica tem de ter muita gente a trabalhar na observação de jogadores e muitos relatórios sobre potenciais reforços. Fala-se de possíveis aquisições para Janeiro e o Benfica desmentiu-o, mas é muito possível que surja alguma. Imaginemos que aparece uma hipótese tipo Ramires, vou ser contra porque faz do meu clube um entreposto de jogadores ou vou ser a favor porque é uma oportunidade de um bom negócio em tempo de vacas tão magras? Vou censurar o meu clube por dizer que não está a negociar ninguém e depois aparecer alguém contratado ,porque isso é mentir aos sócios? Vivemos no mundo da informação e, infelizmente, temos de aceitar certos expedientes. Se queremos um Benfica romântico, só voltando para trás ou mudando de planeta! 

Ser acusado de vieirista por defender, tentando sustentar as ideias, certas atitudes e direcções que o Benfica toma, cansa-me e limita-me, pois vejo ser deduzido da minha realidade, apenas o facto de estar a defender uma pessoa, quando o que pretendo é defender o Benfica! Claro que me dirá, quem critica, que faz e vê acontecer-lhe o mesmo! A grande diferença está na consideração pela pessoa que é o Presidente do SLB. Quase sempre a critica está “enfeitada” com o fato que veste a LFV, o da vaidade e do nosso clube ser apenas um meio para atingir um fim pessoal, que visa dinamizar os seus negócios e ganhar umas comissões com transferências. Eu vejo em Luís Filipe Vieira, apenas o presidente do Benfica e, até prova em contrário, um homem honesto. Quem tiver provas do contrário ou dúvidas e queira esclarecer isso, pode contar com a minha assinatura para as tais 10 mil, necessárias, para a convocação de uma Assembleia-geral.
 
E pronto, queria apenas defender o Benfica, mas cabo por concluir que sou um pró Vieira. Ou melhor, que dou todas as possibilidades para me acusarem disso. Que hei-de fazer para dizer que sou apenas e só, um benfiquista!!!

PS: Está muito extenso mas não conseguia sintetizar melhor o que queria dizer para poder prosseguir...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

9 comentários

  1. Nota-se, claramente, a tua ou juventude ou falta de informação.

    Já te sugeri uma vez (e já te contei algumas coisas em privado) que vejas o blog GB antes de (in)felizmente ter passado a saber algumas coisas sobre o Benfica e... depois.

    Esse puritanismo e crença nos valores e nas pessoas fica-te bem e é o desejavel... mas está a kilómetros, a anos luz de distancia da realidade

    ResponderEliminar
  2. Eu por mim não noto, (nem isso me interessa) juventude ou velhice.
    O que noto é o grande benfiquismo que faz falta a grande parte de quem o diz ser e escreve por essa blogosfera fora...
    O que o Benfica precisa é de muitos (novos ou velhos) assim!
    parabens OSCAR-R

    ResponderEliminar
  3. grande Oscar-r olha que em relação ao teu (ps) estás a ser modesto.sintetização impressionante,acho que era humanamente impossivel escrever o que escreveste e tão esclarecedor com menos palavras.
    se és novo,um grande bem haja a quem te educou se és mais idoso bendita vida que te ensinou
    sincero abraço
    molico

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui está um post bem montado do Oscar-R, com ideias muito claras e muito óbvias, num benfiquismo puro, realista e pragmático em que eu me revejo totalmente. Fossem todos assim, e não cínicos como o comentário do Geração antes de mim, e o Benfica estaria muito melhor, pois os adeptos e sócios são, também, o Benfica.

    Como já disse, não vejo o Benfica como um partido político, que não é, apesar dos esforços de muitos de o fazer assim, por isso não sou, nem sei o que é ser, Vieirista ou anti-Vieirista. Deixem isso para os políticos.

    Eu vejo o Benfica como uma empresa que tem de ser gerida como qualquer outra empresa, com regras bem definidas e cujos líderes e gestores só e apenas devem ser julgados pela competência, ou incompetência, com que o gerem.

    O resto é conversa de ressabiados e de frustrados maníaco-depressivos que utilizam o Benfica como cura para os seus desvios. É assim que eu os vejo.

    O Benfica é união, é remar para o mesmo lado, e quando comentado, criticado ou debatido deve sempre ser com o objectivo de ajudar o Benfica e não como tentativa de deitar alguém ou alguma coisa abaixo.

    ResponderEliminar
  5. Apesar de estar contra alguns dos teus argumentos, parabéns pelo texto oscar-r.

    Agora duas coisas,

    1º: como se pode usar como argumento o facto de Fernando Gomes que segundo o que disseste sempre ganharia, que o Benfica tinha de apoiá-lo porque não valeria a pena estar contra ele e assim ainda se ganhavam uns favores?

    2º: foram bem explanadas as responsabilidades, contratações, vendas, mas explica lá o Rodrigo e o Alípio. Ou a contratação de recurso para a ala direita ter vindo...do Atlético de Madrid.

    De qualquer forma acredita, aprecio muito ler o que escreves.

    ResponderEliminar
  6. Texto interessante. Na minha opiniao es um pouco ingenuo mas percebo de onde vens pois cheguei a ter a mesma posicao que tu.

    No entanto, ja me cansei de ver a ser repetidos os mesmos erros pela mesma Direccao durante 9 anos e o Benfica a nao conseguir tornar-se superior ao Porto de forma consistente por causa disso.

    Para ti defender o Vieira ou a Direccao apesar dos erros constantes que cometem e defender o Benfica. Para mim apontar os erros para que estes nao se repitam serve mais para defender o clube que o contrario.
    Agora quanto aos motivos de Vieira para os tiros no pe que sao constantemente dados no clube se tem a ver com interesses pessoais ou nao, nao sei. Mas se nao forem interesses pessoais entao e incompetencia.

    ResponderEliminar
  7. Geração,jovem não sou propriamente, falta de informação acredito que tenha.

    Talvez, como dizes, não queira ver a realidade, são muitos anos a defender o Benfica e a acreditar nas pessoas. Se desta vez for também enganado, então prefiro deixar de acreditar...

    Acho, no entanto, que enquanto não tiver factos concretos para ver outra realidade vou continuar a acreditar. De todos os que estão no Benfica, Rui Costa, representa (para mim), o verdadeiro Benfica, e se até ele não for capaz de o defender e permitir que os benfiquistas sejam enganados, então não acreditarei em mais ninguém venha de onde vier!!!

    GauchosVermelhos e Molico, é sempre bom, e fico-vos grato por isso, saber que não estamos sozinhos...

    DarthVader: eu não disse que o Benfica tinha sempre de apoiar FG, defendo a ideia que FG precisava do apoio do Benfica (assim como do Sporting) e que disso saíram compromissos. Terão havido negociações, obviamente, e não favores. Digo até que não sei se foi a melhor solução... Agora dúvidas não tenho que ganharia e por isso é que não apareceu mais ninguém com reais possibilidades de ganhar. Imaginemos que o Benfica apresentava um candidato e este "levava" um banho nas eleições, isso não seria pior? É que para além de perder, não tinha tido a mínima influência na lista vencedora?

    Rodrigo e Alípio, são dois jovens jogadores que podem ou não tornarem-se grandes jogadores. Se vieram por imposição de alguém exterior ao Benfica (num negócio como muitos dizem) é criticável mas eu não sei. Também não sei se vieram por única e exclusiva responsabilidade de LFV. O que vejo é grandes criticas sobre o facto de Rodrigo não jogar mas o Bolton está a fazer um grande campeonato! Se daqui a dois ou três anos um deles se tornar um valor certo já valeu a pena. Claro que temos os nosso miúdos mas esses também estão a ter a sua oportunidade. Quanto a estarem na equipa principal a culpa é exclusiva da equipa técnica, ou vamos acreditar que se JJ quisesse ter algum lá, LFV ia opor-se?

    Procuro sempre ver as coisas pelo seu todo. Se JJ quis determinados reforços e o Benfica não conseguiu contratá-los, quem poder+a dizer que o Benfica teve possibilidade de contratar outros e que JJ se opôs! Houve grande alarido por um tal de James, um craque que os corruptos nos roubaram e JJ queria, pois eu ainda não o vi jogar? Será que no Benfica ele seria um reforço?

    Talvez que JJ tenha tido demasiada preponderância nos jogadores que queria e isso acabou por limitar as opções. Depois e há pressa arranjou-se o que foi possível. Espero que o Benfica ou LFV tenham apreendido e não se deixem ir nos gostos exclusivos dos treinadores!

    ResponderEliminar
  8. Pois oscar, essa é a tal "divisão" que há em relação ao assunto "Fernando Gomes", se não o podes vencer junta-te a ele...o problema é que assim estaremos a compactuar com um sistema contra o qual supostamente deviamos estar contra...e, podem falar em teorias da conspiração, mas este início de campeonato foi o periodo com mais erros de arbitragem premeditadamente direcionados que me recordo, para ser coincidência, mas Fernando Gomes teve o apoio de LVF, como agora teriam os dirigentes benfiquistas cara para o criticar? Vítor Pereira é ao mesmo tempo uma cara de um corrompido e de um bode espiatório que o Benfica encontrou em alternativa para culpar pelos erros calamitosos da arbitragem, mas ele é só um peão, os que realmente mexem os cordelinhos ficam sempre impunes e sem criticas.

    Quanto a Rodrigo e Alípio, eu nem meto em questão a qualidade que supostamente podem ter, ate podem ser de classe mundial daqui a uns tempos, o que é criticável aqui, é apostar em contratações que são de caras para o futuro em deterimento do presente, é estarmos a confirmar uma politica não de continuidade, mas de começar do 0 de tantos em tantos anos para depois conseguir resultados, enquanto o porto leva os troféus nesses anos...queremos uma equipa boa de 5 em 5 anos ou um benfica forte todos os anos? vamos preocupar-nos mais com preencher com qualidade comprovada as lacunas da equipa com alguns jogadores promessas a crescer entretanto, ou compras só promessas que deixam entretanto a equipa fragilizada durante um par de anos? Eu volto a carregar no ponto do erro da contratação de sul-americanos vindos de lá logo com expectativas de titularidade imediata, é um erro. Grande parte deles precisa de 1 ou 2 anos de adaptação e di maria nao foi excepção, vamos continuar a apostar nisto perdendo pelo menos 2 campeonatos pelo caminho por falta de visão nas prioridades? Onde o Porto meteu jogadores vindos da américa do sul logo como titulares indiscutíveis? lisandro foi entrando, lucho foi entrando, walter vai agora entrando, james também vai entrando, otamendi vai entrando, Belluschi foi logo titular pk ja jogava na europa faz 2 épocas...

    O futebol não é uma ciência exacta e vão sempre haver enganos e erros, mas se tivermos a visão e a preparação devida, iremos reduzir esses erros ao mínimo e melhorar a competitividade da equipa e esta pré-época dirigida por Vieira, embora com outros envolvidos certamente, mas ele foi a figura central, foi um fracasso para esta época, quanto a época vindouras, logo veremos, mas se andamos sempre neste carrosel, esqueçam o benfica ganhador e dominador do futebol nacional...

    Qunato ao facto de JJ ter pedido uns reforços e terem sido contratados outros por uma suposta "impossibilidade" mais uma vez isso cai por terra com rodrigo e alípio, porque so nesses dois, são 9 milhóes enterrados, não davam pelo menos para um dos jogadores pedidos por JJ? Guardado, Huntellar, wesley?

    James no Benfica seria como o é no porto, uma promessa. E é isso que todos os sul-americanos contratados pelo benfica sem experiencia europeia deviam ser, promessas. A qualidade está lá, mas há que dar tempo ao tempo.

    Dou razão ao pjsiões quando fala o porque não de irmos buscar vários que temos emprestados para as posições em que temos lacunas? patric para suplente de maxi, shaffer para a esquerda, urreta para termos um extremo realmente de raiz...e acredito que para a posição de ramirez já temos o melhor dos reforços, rubén amorim, espero que ele ganhe depressa ritmo competitivo.

    ResponderEliminar
  9. É muito facil chegar a uma conclusão, como o LFV se dá tanto com os corruptos, não passa de mais um corrupto!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking