O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O GB vai mesmo ter que abrir

. 24 comentários
Caros benfiquistas e seguidores do blogue,

É com um misto de tristeza e alegria que vos escrevo este tópico. Alegria porque a minha vida pessoal e profissional apresenta-se com cada vez maiores desafios, tristeza porque esses desafios são pouco ou nada compatíveis com a minha disponibilidade frequente para o blog.

A vida já me demonstrou que, seja porque motivo for, o "bichinho" de escrever as minhas opiniões é maior do que o cansaço, o desencanto ou outros motivos como os que assisto quando benfiquistas se insultam e ameaçam, procurando combater-se entre si ao invés de debaterem as ideias (sendo interventivos e vigilantes) e deixarem os combates para os verdadeiros adversários.

Assim, com muita pena minha fiquei perante dois cenários: 1. O blog passava a ser um ponto de muito menor passagem da minha parte deixando de ser um ponto de opinião diária (alguns dos que acima digo que gostam de combater os benfiquistas agradeciam, eu sei); 2. Abrir o blog a outros escribas, procurando manter o GB como um ponto interessante de divulgação de opiniões de benfiquistas, tenham que opinião tiverem.

Assim, comunico aos leitores do blog, que optei pela segunda hipótese, passando a manter-me como mais pontual (e mais um) colaborador para este espaço.

Contudo, poderá também ser uma oportunidade para dar um novo "formato" ao Blog, tornando-o mais aberto a diferentes perspectivas - que até agora estava limitado à minha. Assim, o que procuro não são outros escribas que partilhem das minhas opiniões, mas sim gente que goste de sustentar as suas opiniões com soluções e argumentos de valor e respeito.

O GB tem sido um espaço que muitos associam ao desacordo com determinadas políticas de gestão, especialmente desportiva. Assumo-as e sempre as sustentei e dei, na minha opinião, o que deveriam ser as efectivas escolhas/decisões. De futuro, o que os leitores poderão esperar será um espaço onde a pluralidade de opiniões não terá que ser em sentido absolutamente nenhum, desde que tenham respeito para com a instituição, as pessoas que lá trabalham e os benfiquistas em geral.

Posto isto, caros amigos, o email geracaobenfica@gmail.com está disponível para todos aqueles que pretendam assumir as suas opiniões e tentar contribuir para o Benfica melhor, com maior envolvimento, colaboração e trabalho dos benfiquistas, tenham eles a opinião que tiverem.

O GB não definirá linhas editoriais além do já referido respeito para com a instituição, as pessoas que lá trabalham e os benfiquistas em geral. Cada um será individualmente responsável pelo que escrever.

Não serão também permitidas quaisquer "promoções pessoais" assentes nas opiniões do blog. o GB é e será apenas um espaço de opinião, pelo que preferencialmente gostaria de não ter ninguém ligado ao futebol, jornalismo, ou qualquer outra actividade próxima do futebol e do SLBenfica.

O email geracaobenfica@gmail.com está ao dispor de quem quiser passar a contribuir no GB. Alguns benfiquistas que me habituei a respeitar, uns por terem opiniões diferentes, outros porque concordamos em diversos momentos, seriam excelentes opções, mas entendo que não deverei convidar ninguém para não influenciar absolutamente nada no que será o futuro dos tópicos.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Só uma opinião pessoal: creio que deverias ser tu a definir os escribas deste espaço! Toda a gente sabe que o GB é um espaço de referência da blogosfera e que foi iniciado por ti! Entregar o blogue à consideração alheia seria errado. Como tal, creio que deverias ser tu a a formar uma equipa, por convite, de modo a que o blogue não perca a identidade! Definindo também algumas regras para os posts para que este espaço continuasse como uma referência e não como um depósito de considerandos!

    ResponderEliminar
  2. Ridículo...

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=458877

    ResponderEliminar
  3. ate me via a fazer isso, mas sou demasiado recente no mundo blogosferico, ja leio posts dos blogs do benfica ha mt tempo, mas comentador activo, so o sou ha 2 meses.

    de certeza k havera mts capazes de integrar o teu blog e k ele nao perca personalidade nem acutilancia e coerencia nas palavras.

    ResponderEliminar
  4. O Blog Geração Benfica dada a sua "posição" perante quem governa o nosso Glorioso, deve ser visitado por tantos Benfiquistas como por antis.
    Desejo e espero que tenha o cuidado de só aceitar colaboradores que ao longo da vida deste blogue não tenham deixado dúvidas sobre o que são.
    E já agora, não aceite também "lambe-botas" seja de que botas forem!
    VIVA O GLORIOSO!

    Anónimo Impublicável !!

    ResponderEliminar
  5. Caro Geração, como sabes, embora respeitando sempre a tua opinião, nem sempre estive de acordo com ela, normal e julgo que bonito, é assim que deve ser para um bom debate de ideias, sempre com o respeito e correcção necessárias e também eu lamento, que infelizmente haja pessoas incapazes de ter a capacidade intelectual de aceitar ideias diferentes das suas, partindo para a ofensa fácil.
    Pois bem, não me leve a mal, mas este espaço tem um modo muito próprio e único de se manifestar, que parte da individualidade que o gere e sem desprimor para quem entrar, acho que o GB não pode nem vai ser igual.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Caro Jedi, o espaço vai ser "gerido" por mim na perspectiva de acompanhamento e leitura diária, pelo que sempre que se derem situações onde faça sentido intervir, irei fazê-lo.

    Quanto aos convites, muitos do que aprendi a respeitar já têm os seus blogs onde, com menor ou maior expressão, dão largas ao seu benfiquismo.

    Veremos em função de quem quiser avançar



    Darthvader, eu acho que deverias disponibilizar-te, mas é só a minha opinião.

    ResponderEliminar
  7. Insisto na minha posição! Vias a Missão: Impossível? Tinha que ser do mesmo género! O Jim Phelps escolhia os membros consoante o que se pretende atingir! Assim deverias fazer o mesmo! Escolher 4 ou 5 escribas de modo a que este espaço nunca perca a identidade! Porquê? Acredito piamente que faças o acompanhamento, porém se um texto fugir à linha editorial do GB, que farás? Censurá-lo? Não o deves fazer, afinal aceitaste o escriba! Deixá-lo passar? Perder-se-á este espaço como referência, pois terás de deixar passar todos os que fugirão à linha. E por fim descaracterizarás o blogue... Com o respeito devido, vê o que aconteceu às Rapidinhas Gloriosas. Na génese, uma bela ideia, mas votada a depósito de ideias, depois de postagens muito esporádicas... É só um conselho! Eu disponibilizava-me, porém tenho um espaço e como tal n iria repetir posts, n tem nexo! Deves definir se queres um blogue com vários escribas ou uma espécie de Twitter benfiquista, mas votado a uma linha editorial!

    ResponderEliminar
  8. Se quiseres escrever nos dois, fica o convite ;)

    ResponderEliminar
  9. Geração.

    O teu blogue tem já uma imagem de marca e uma linha editorial muito própria.
    Vai ser díficil manter o mesmo nível por outros escribas

    O JEDI, Jotas e o Darthvader que já aqui estão e têm sido assíduos, bem podiam dar uma maozinha.

    Quanto a mim, faltam-me conhecimentos informáticos para tanto, na net e numa escala de 1 para 10 devo andar pelos 1,5....

    Eu sou mais como o meu antepassado em.. DAR BORDOADA para depois RECUAR estratégicamente em escaramuças curtas...estás ver???

    Anda lá para a frente com o teu blogue ainda que não articules tanto, não desgostes os teus leitores.

    ResponderEliminar
  10. Antes pensa na proposta que fiz! Ok? Define a linha a seguir e depois poderei ser um colaborador eventual. Tipo incendiário para o debate, entendes?

    ResponderEliminar
  11. Assustei-me quando comecei a ler o post, mas felizmente não é para fechar! Sou dos que passam aqui diariamente, embora nem sempre comente por falta de tempo já que é preciso fazê-lo por outros blogues que também me visitam.
    Abraço.
    Blog do Manuel

    ResponderEliminar
  12. Viriato, sou como os políticos, o meu avanço depende dos movimentos que se gerarem! AHAHAHAH
    Peço sim ao GB que considere as palavras que deixei nos meus "comments" a este post!

    ResponderEliminar
  13. Jedi, vamos lá ver se nos entendemos:

    Quando refiro que não vinculo os escribas a uma mensagem é porque o GB não tem objectivos políticos nem linhas a atingir.

    O GB sempre foi um espaço de opinião e apenas isso. A questão é que era A MINHA opinião e agora permitirei, porque não tenho alternativa, outras opiniões.

    Acho até que, por exemplo, seria positivo ter um SIM e NÃO, ou seja, ter posts divergentes sobre o mesmo tema para que os benfiquistas possam olhar diferente perspectivas e assim formarem a sua opinião e posição, etc.

    Não sei se a ideia que querias transmitir é de que o GB ajuda a combater determinadas situações. Se era, pode ser um facto, mas não um mobil. Ou seja, faço-o porque é a minha opinião e não porque tenha um objectivo ao fazê-lo e admito sempre poder estar errado se outros me demonstrarem melhores argumentos.

    ResponderEliminar
  14. geração, dou razão ao jedi, és tu k tens de definir o k pretendes e kem pretendes para o espaço, k TU criaste e k TU geres.

    se realmente conseguires axar outros escribas k consigam manter este blog numa actualização diaria ,ou ate mais, e sem perder a génese editorial, entao em frente!

    se axares k estou a altura da tarefa aceitarei com td o prazer e empenho.

    mas digo-te, geração so ha um, e se pretenderes mm permanecer com um estilo diferente e a parte dos outros blogs eu ate te recomendava continuares sozinho, mm k nao faças uma actualização diaria, nao ker dizer k com isso percas audiencia. 2 exemplos? vedeta da bola e catenaccio. fazem posts esporadicos, mas incisivos e k abarcam bem os maiores temas dos ultimos dias. tu és capaz disso, e manterias a tua identidade, e os teus posts, k têm uma construção e ideias k nao vejo em mais nenhum blogger k leia.

    ResponderEliminar
  15. Darth, como expliquei acima não tenho interesse em ter "linha editorial". Se reparares critico (com soluções) quando considero que os temas o merecem, e elogio sempre que faz sentido.

    Não me vendo! E olha que já tive quem quisesse comprar o blog.

    Gosto do que escreves. Se quiseres manda-me um mail.

    Como tudo, o GB vai ter um processo de adaptação ao novo estilo, que se pretende que não retire identidade ao espaço.

    E obviamente poderá ser ajustado sempre que se justifique

    quanto à questão da audiência, como dizia o Vilarinho "estou-me cagando" para isso

    ResponderEliminar
  16. É lógico! Porém há que ver que abrir o espaço a outras correntes disvirtua este espaço! E os princípios que o tornam num espaço referência!

    ResponderEliminar
  17. GB,dizes que a diferença entre o GB contigo ou com outros é apenas um diferença entre o facto de antes virem aqui as tuas opiniões e agora virem a dos outros.
    Mais uma vez discordo, a diferença é que não é fácil encontrar alguém com um conhecimento do benfica como o teu e com um sentido crítico, para o bem e para o mal como o teu, logo, o novo geração será isso mesmo novo.
    Mas meu caro, percebo que por vezes a nossa vida particular e profissional, por vezes até mesmo o cansaço nos vai tirnando disponibilidade, é certo que também vais continuar a escrever, mas já sinto saudades deste espaço.

    ResponderEliminar
  18. Caro GB, desde que não encerres o blog, por mim apoio o que decidires. Uma coisa é certa, o teu trabalho de excelente qualidade e único na blogosfera...já nínguém nos tira.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  19. Gb em coerncia com todo o manacial de critica a LFV e sua direção,deve em proximo acdto eleitoral candidatar-se,pois percebe-se pelos seus escritos que fará muito melhor.De um Benfiquista Socio 130140

    ResponderEliminar
  20. Caro Sócio 130140, não o farei e explico facilmente porquê: Porque o GB nunca teve propósito ou intenção de promoção.

    à semelhança do que fiz já no passado, as minhas ideias não têm custo ou autor, são abertas à utilização e operacionalização de quem quiser ler o GB

    ResponderEliminar
  21. Seria inteligente, esta ou outra Direcção, aproveitar tanta matéria preciosa oferecida por GB.
    ai se eu fosse Presidente...

    ResponderEliminar
  22. GB, venha quem vier, iremos ler, comentar etc, mas podes ter a certeza que continuaremos sempre à espera das tuas opiniões :)

    ResponderEliminar
  23. Pessoalmente não gosto do modelo de funcionamento de um blog da maneira como propões, o "blog fórum benfica" está neste momento a funcionar neste formato e eu 90% das vezes só leio na diagonal o q está escrito por lá.
    Contudo a ideia de ser um grupo de pessoas escolhidas por ti para escreverem já me seduz mais. Todos os blogs que eu gosto de visitar da gloriosasfera funcionam exactamente nesse formato.

    Seja como for, espero sempre poder ler o que escreves.

    ResponderEliminar
  24. Se for para deixar de ser um blog colonialista retrógado e passar a ser um verdadeiro espaço de partilha de opinião para todos os benfiquistas e não apenas para benfiquistas de certas zonas geográficas, só pode melhorar.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking