O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Organização Implacável

. 30 comentários
No seguimento do tópico A (sempre falta de) Capacidade de Antecipação alguns estranharam que eu tivesse escrito que, no lugar da Administração, aceitaria se aparecessem propostas de 25M pelo Ramires, 25M pelo Cardozo, 30M pelo Coentrão e 40M€ pelo David Luiz (eu não acho realista que esse "Euromilhões" tão grande saisse todo no mesmo ano em tempo de crise).

Houve também quem estranhasse o titulo do tópico em que eu referi que estas saídas deveriam estar acauteladas antecipadamente como, achou alguém que não eu, estaria a saída do DiMaria acautelada com o Gaitan. Eu digo "alguém achou" porque na minha perspectiva continuo a afirmar que este jogador é diferente do DiMaria, não tem as mesmas características, ainda que seja um excelente jogador.

Vamos lá ver se eu tenho capacidade escrita para vos conseguir explicar, aos mais cépticos, o que queria dizer com as duas ideias principais do tópico anterior, que na prática representam uma apenas.

Sei que muitos não gostam do exemplo azul. Eu também não! Um clube corrupto não devia ser exemplo de nada, mas a realidade é que os corruptos têm o "mestrado" na substitução de jogadores-chave naquela equipa de bairro. Vendem-nos sempre por valores elevados e garantem sempre o substituto 80% das vezes antes até de venderem o jogador do plantel.

Os exemplos estão à vista, e não importa para o caso olhar ao sucesso das operações mas sim ao formato e à organização: Lisandro » Hulk; Bruno Alves » Maicon; Meireles » Moutinho » Lucho » Belluchi/R.Micael; Deco » Lucho; Cissoko » Alvaro Pereira; Rodriguez » Quaresma; e o caso paradigmático dos centrais: R. Carvalho » Pepe » Bruno Alves » Sereno (sempre portugueses); etc. Se olharmos aos valores das transferências dos exemplos acima, todos sairam perto das respectivas clausulas e aos magotes por época num numero de dois/três por ano.

Ora, o que está em causa não é vender jogadores, mas sim... Saber vendê-los para, efectivamente, ao fazê-lo dar continuidade ao projecto desportivo e financeiro. Os corruptos fazem-no porque precisam e porque são incompetentes/corruptos na gestão. Nós fariamos porque... podemos! Ou seja, porque ganhamos, porque os nossos jogadores são bons, são desejados e o Benfica tem o "carisma de campeão" que interessa aos melhores campeonatos.

Posto isto, há muito que aqui me deixam indignadas as contratações que se arrastam no tempo, tipicamente correspondentes a jogador de elevados potenciais de valorização financeira e desportiva... mas que acabam invariavelmente por ir parar a outros clubes. Entre os exemplos recentes tivemos Alvaro Pereira, Falcão, Jamez Rodriguez, Ruben Micael, Lisandro Lopez, Rodriguez, etc.

O SLBenfica, descobriu estes valores todos! É impressionante a qualidade da rede de contactos ou de scouting (ou ambas) que nos levou a jogadores de elevada qualidade e passíveis de serem adquiridos por valores moderadamente baixos. Infelizmente, o processo negocial seguidamente acumula erros: Desde a falta de envolvimento directo, à incapacidade de escolha dos intervenientes adequados para negociação, até à constante "crença" que o tempo corre a favor mesmo com as noticias a sucederem-se na imprensa e a alertarem eventuais interessados.

É absolutamente fundamental SER ARROJADO! Se um jogador é o que acreditamos MESMO ser a opção certa para o lugar certo, então temos que ser profissionais, astutos e arrojados para trazer o jogador. Não é possível ter sucesso se assim não for.

O que defendi é que deverá haver devidamente "categorizada" uma lista de jogadores identificados como prioritários para suceder a jogadores-chave do plantel. Ao longo do tempo que vai entre a identificação e o "timming" adequado para a contratação (que é quando verificamos que o jogador-chave sairá a curto/médio prazo), deve haver uma aproximação ao enquadramento desportivo do jogador: Identificar as pessoas de influência sobre os decisores, conhecer a realidade e necessidades do Clube vendedor, estabelecer contacto com pessoas influentes junto do jogador, etc.

Dá trabalho? Pois dá! Custa dinheiro? Pois custa! Mas quanto isso representa em "poupança" quando conseguimos antecipar as saídas de jogadores, quando podemos até criar condições para a saída de jogadores, quando evitamos a fuga de talentos para outros clubes, etc. etc. etc. Gasta-se tanto dinheiro mal gasto em soluções de recurso, depois de negócios sem sucesso (Keirrison, Balboa, Makukula, Patric, Shaffer, etc), que os custos deste verdadeiro trabalho de Organização representaria "peanuts" perto disso.

Aparte disso, qual seria o trauma de perder Ramires, se o seu substituto já tivesse chegado há seis meses ou se já estivesse contratado um jogador de elevado potencial de valorização desportiva e financeira? E qual o mal de isso acontecer com três jogadores?

Numa organização desportiva eficiente, a saída de três jogadores do "nucleo duro" faz diferença, mas não cria qualquer drama, nem obriga a "correr atrás do prejuizo", enlatando os jogadores a titulares à chegada ou entrar em circunstâncias negociais desfavoráveis para fazer face a necessidades.

Obviamente que quando falo em "substitutos de elevado potencial de valorização desportiva e financeira", estou também a incluir os jovens formados no SLBenfica e a EXCLUIR a "cantera" do Real Madrid.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. 1º se a venda do Di Maria por 30M+6M é má aos olhos de muitos, 25M pelo Ramires e pelo Cardozo são autenticas pechinchas.
    2º não há nunca substitutos... todos os jogadores são diferentes. na playstation é que parecem iguais.
    3º os azuis corruptos não vendem caro e compram barato... isso é um MITO!! e onde anda o substituto do Lucho?? já compraram quantos para o tentar substituir?
    4º o Benfica tem sido bastante arrojado. dar 8.5M por um guarda redes é a prova suficiente.
    5º todos os clubes fazem negócios sem sucesso. o que dizer do rendimento do Ibrahimovic no Barcelona só por exemplo (é que se keirrison foi mau negocio para o Benfica o que dizer para quem o comprou... ufa, ainda bem que não foi o Benfica a o comprar como refilaram muitos)!
    6º numa organização desportiva eficiente como é agora o Benfica o investimento tem retorno desportivo!

    ResponderEliminar
  2. Tiago, discordo em absoluto:

    1. A venda do DiMaria é má porque é o jogador mais fantasista e mediático. Logo, deveria ser o vendido por mais valor.

    2. Há substitutos sim. Um jogador que vem para a posição de um que saiu ou irá sair... é um substituto.

    3. Os corruptos vendem caro (35M Anderson, 20M P.Ferreira, 30M R.Carvalho, etc) e compram barato: 6M pelo Falcao; 5,5M pelo James, etc.

    4. Arrojado dar 8,5M pelo Roberto? Isso é no minimo lunático.

    5. O Ibra não é um negócio sem sucesso, é um exemplo de como o mediatismo não joga sozinho. Numa equipa onde jogas de pé para pé e ao primeiro/segundo toque em jogadas de envolvimento, não podes por o Ibra a jogar a ponta de lança fixo.

    6. Uma organização desportiva eficiente é a que tem retorno desportivo CONTINUADO.

    ResponderEliminar
  3. GB incorres num erro que é achar q perdemos esses jogadores (assumindo mesmo que os perdemos) por coisa pouca qd a única razão de os termos "perdido" foi apenas e só DINHEIRO!!!

    O Cebola passou a ser o mais bem pago do fcp...concordavas q ele fosse o mais bem pago do SLB (+ 7 milhões pelo seu passe)? Eu não. Falcão estava com um pé no SLB e de repente foi ganhar mais que o dobro q o SLB lhe oferecia. Concordavas q o SLB cedesse e pagasse ao gajo o q ele pedia? Ruben Micael para q??? Fraquinho...

    ResponderEliminar
  4. gb, 6 milhoes... por 50% do falcao.

    3,7m por 50% do sousa. etc

    eles depois quando compram os restantes 50% compram mais caro, como sabes. o lucho custou-lhes um total de 10m.

    e quanto a casos de contratacoes sem sucesso, a lista do corrupto e interminavel, bolas!

    todos falham e todos acertam as vezes.

    quanto a capacidade negocial... se excluires os que foram na sequencia do fenomeno mourinho...

    alem disso tens que lembrar um factor decisivO: esses jogadores que o porto vendeu jogaram varios anos na champions e por isso valorizaram muito mais. era muito diferente se estes craques do slb tivessem feito 3 champions seguidas.

    essa da capacidade negocial do fcp e um mito alimentado pela jornalada avençada.

    o hulk custou 5,5m por 50%... nem sei quanto custara se comprarem o resto. provavelmente sera o jogador mais caro da historia do futebol portugues.

    ResponderEliminar
  5. 286694-85394

    como é vermelhos... toca a entrar na fantasy premier league... inscrevam-se e usem este código para entrar na famosa liga "calheiros resolve!"

    http://fantasy.premierleague.com

    ResponderEliminar
  6. Pedro, TRETAS!

    E esses jogadores tiveram as propostas dos outros clubes porquê? PORQUE NÃO DOMINÁMOS O NEGOCIO.

    Ve lá se o Barça ou outros apareceram na jogada do DiMaria? Porquê? Porque o RM há mais de 6 meses que vinha tratar do negócio... a garanti-lo!

    A partir do momento em que chega a concorrencia, corres esse risco, se leste o que escrevi, trata-se precisamente de assegurar o fecho das prioridades de forma eficiente... ANTES de chegar essa concorrencia.

    ResponderEliminar
  7. GBàpresidência22/7/10 22:00

    GB, GB...

    Como é que podes concretizar o meu sonho de te ver na presidência se vais dar como exemplo o clube corrupto?!?
    Como??!!??
    Mas eles alguma vez podem ser exemplo para alguém no que quer que seja???

    "Acautelar antecipadamente saídas futuras" não é ter ido buscar o Kardec e o Airton em Janeiro e garantir o Jara, Fábio Faria e o Gaitan?

    E que pena a tua indignação nas contratações que se arrastam no tempo não incluirem um valter... ou um kleber...

    ResponderEliminar
  8. Vermelhusco22/7/10 22:02

    Entao e o que foi o negocio do Jara, Gaitan e Fabio Faria se nao garantir antecipadamente valores bons para a equipa e substitutos de Saviola, Di Maria e um dos centrais?

    E a contratacao de Kardec e Airton? Nao se nota que foram contratados para substituirem o Cardozo e o Javi Garcia?

    O que estas a dizer neste topico e completamente diferente do que disseste no anterior. E se o Porto conseguiu alguns dos jogadores que roubou ao Benfica foi porque deu muito mais dinheiro do que o Benfica podia dar.

    E olha que alguns dos jogadores do Porto que falas foram um flop. O Beluschi ainda nao comprovou o que valeu. O Rodriguez e um flop autentico pelo que lhe pagam e pelo que custou, o Maicon ainda nem sequer agarrou o lugar.

    E consideras o Pepe portugues??? Quando cheogu ao porto era brasileiro! Tal como o Maicon, que consideras substituto do Bruno Alves e.

    E o Benfica nao fez trabalho de casa quanto aos centrais? Nao temos o Sidnei (que tanta gente gosta...), o Roderick, Miguel Vitor prontos para substituir o Luisao ou o David Luiz se um deles sair?

    Acho que as vezes nao tens assunto para escrever e mandas umas postas de pescada irreflectidas. Muito do que disseste neste post ja esta a ser ou foi acautelado.

    ResponderEliminar
  9. Porra GB,és pior que o brutalves,bates em tudo o que mexe e seja vermelho.
    Esse chorrilho de elogios à gestão corrupta...será que o flatulento é tão bom gestor assim?Tem enfiado barretes e não são poucos.
    Os negócios com o chelsea foram fruto de o russo estar no inicio da entrada no mundo do futebol e ter muitos rublos para gastar em lixo,por ex.paulo ferreira e ter o mourinho a lavar-lhe o cérebro.
    Parece-me que há em ti um pouco de azia em relação a quem gere o GLORIOSO.Será que gostavas de estar no seu lugar,ou fazer parte dos orgãos do Clube?É muito fácil falar de fora.Como se diz
    cá para as minhas bandas:Senta o cuzinho à banca e depois logo falas.
    SEMPRE SEMPRE PELO BENFICA

    ResponderEliminar
  10. Relativamente ao Di Maria, não foi o Real que o comprou foi antes o Jorge Mendes que o vendeu...

    Cumps

    ResponderEliminar
  11. Resumindo, vamoas já comprar substitutos pra Cardozo, Ramires e Coentrão. Se não sairem que se lixe, já cá ficam pro ano se forem precisos. Aliás, o melhor é comprar já mais 25 jogadores pra irmos colmatando a saida de jogadores.

    Brincadeira! :D Percebo o que que queres dizer mas a dierença entre os corrupto e o Benfica é que os corruptos precisam de vender pra respirar e nós não, por isso é que pensam quem vendem de forma a que possam fazer face ás dificuldades e depois escolhem os substitutos.

    O Benfica é diferente, o Benfica não tem pressa nenhuma em vender que quer que seja e se ficarem todos, óptimo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Concordo com os valores que adiantas e sou da opinião que devemos fazer tudo para deixar sair Cardozo. Ramires, em minha opinião, vale bem 30 milhões mas aí o Benfica não terá muita mão no negócio, pois foi feito com o dinheiro de outros!

    Em comentário ao post anterior referi que Gaitan foi uma antecipação. E defendi porque me parece um jogador que se poderá tornar num titular. Não sei se no lugar de Dimaria, Saviola, Ramires ou outro qualquer. Defendi-o porque foi contratado há muitos meses e não me parece bluf nenhum.

    Não concordo que os corruptos tenham um "mestrado" na substituição de jogadores chaves, bem pelo contrário. Têm é vantagens que só agora começamos a combater. Estão continuamente expostos na montra do futebol europeu; negoceiam e (muito importante) dão dinheiro a ganhar a muitos empresários e mais importante de tudo não têm problemas em jogar sujo. Aquando da altura da venda de Anderson, um carneiro como o MST, escrevia na bola um texto a questionar o negócio, chegando à conclusão que dos 30 e tal milhões os corruptos teriam de lucro 7 milhões. Pude ler num blogue portista mais independente (o que é fenómeno) questionarem um valor de, salvo erro, 4 milhões que tinham pago pela percentagem restante do passe de Tomás Costa que constava do último relatório e contas. Ao que parece custou no total perto de 9 milhões. Pergunto: alguém tem ideia disto?! Mas está lá, eu vi esse relatório!
    O Substituto de Deco foi Diego, que foi vendido pelo mesmo que custou e para isso acontecer bastou um ano mau!

    É evidente que concordo que à que ser arrojados e não deixar arrastar as negociações por muito tempo. Toda a razão ao Geração. O Problema é que por vezes para se conseguir éxito tem de se ceder e jogar com muitos interesses. Aí parece-me que os corruptos ainda levam vantagem - são muitos anos a saberem o que fazer com gente que só quer ganhar dinheiro. Quando se trata do Benfica, o corrupto andrade para além de vender a alma ao diabo, como sempre, é capaz se for necessário de dar o cu.

    Eu desculpo, e muito, os falhanços da nossa direcção em relação às contratações, pois com tanta máfia instalada no futebol só um clube muito grande como o nosso consegue sobreviver. Se olharmos para os submissos, que mesmo o sendo, não deixam de levar uma enrabadelas!!!

    ResponderEliminar
  13. O Villa foi do Valencia para o Barcelona por 40 milhões.

    O Di Maria foi por 25 milhões.

    O Robben há 1 ano foi do Real para o Bayern por 25 milhões.

    O Sneijder há 1 ano foi do real para o Inter por 25 milhões.

    ResponderEliminar
  14. Caro GB,

    Não posso concordar com essa história de o porto comprar barato e vender caro. Analisando cada caso isoladamente, há casos que definitivamente o porto fez grandes negócios, mas vendo no geral...

    Fizeram grande negócio com o Cissokho, mas quanto dinheiro gastaram em contratações de DE desde o Nuno Valente até encontrarem o Cissokho, terá sido assim tão bom negócio visto no geral? (Sorte deles que o scouting do SLB lhes deu o Alvaro, ainda bem, se não o Fábio Coentrão não era o grande LE que é actualmente).

    Podem ter acertado em 3 ou 4 contratações mas pelo meio contratam paletes de valeris, tomas costas, predigers, miguel lopes, sapunarus, benitezs, stepanovs, linos, marianos, andres madrids, peles, entre muitos outros craques.


    Cumps

    ResponderEliminar
  15. Se o Rui (oleoso) Santos fosse do Benfica e tivesse um blog seria muito parecido com este...
    Criticas sobre tudo inclusive o que foi bem feito e elogios da treta sobre qualquer coisa quando o Benfica tem uma vitória significativa.
    A parte triste é quando se retrata de uma asneira dita no passado (onde fez grandes ondas) como se fosse uma coisa dita sem importância....
    Mais coerência por favor e mais respeito pelas pessoas que dirigem o Benfica.
    Ninguem é inocente mas já temos osgas e porcos para fazer esse trabalho

    Alex

    ResponderEliminar
  16. pjsimões, nem tu acreditas no que escreveste. essa parte de o Benfica não precisar de vender. Tens visto os RC?

    ResponderEliminar
  17. Vermelhusco, mas eu alguma vez disse que os temas do Airton e Kardec (ou mesmo Jara) não são exemplo???? NUNCA

    O que me refiro é que, no geral, isso não acontece. Pensa só no que seria o teu plantel se o trabalho que fazes de identificação de reforços não se perdesse todos os anos em grande parte por incompetência organizacional???? Ah pois eh...

    ResponderEliminar
  18. JPedro... mas acertam mais do que falham, no que toca a valores gastos.

    ResponderEliminar
  19. GB

    Peço imensa desculpa, pois nunca me passou pela cabeça que "GB" fosse um nick do bettencourt, grande apaixonado do modelo de gestão do grémio da fruta.

    Sera dispiciendo narrar aqui a lista de erros de casting que levou o Benfica a contratar refugo como Aimar e Saviola, cepos como Luisão e Cardozo, atrasados mentais como Di Maria e Ramires e por aí.

    Há é que louvar e engrandecer a "visão" de quem, pagando valores baixissimos nas aquisições e ordenados miseráveis, conseguiu convencer os jogadores que vindo ganhar ordenados principescos no Benfica, deveriam (o que fizeram) optar pela agremiação conhecida como " a sempre vencedora", (passe a publicidade a uma extinta marca de refrigerantes).

    Para que possamos verificar a argúcia e justeza da tua análise, basta esta pequenissima comparação:

    Gaitan não é Di Maria (felizmente), logo é erro

    Belluchi e Micael, são substitutos dignos de Lucho, o
    chamado 2 em 1.

    Há ainda outra coisa em que tens imensa razão:

    A incompetencia da estrutura do Benfica em negociar
    verbas elevadas com clubes e empresários manhosos e
    em pagar vencimentos exorbitantes a jogadores que não têm metade da categoria que o "marketing" lhes atribui.

    Também em matéria de portugueses, Fábio Faria, Fábio Coentrão, Ruben Amorim e Carlos Martins, são uma merda comparados com os grandes jogadores portugueses
    adquiridos pela chantagem corrupta.

    Para terminar, porque a arenga vai longa, creio que o
    último Portugal-Espanha, deu para ver as diferenças
    abismais da Formação (o resultado é subjectivo) vendo-se futuro na espanhola, enquanto na portuguesa...

    Opiniões são opiniões e todas são respeitáveis, incluindo a do bettencourt.

    ResponderEliminar
  20. acertam tanto ou tão pouco que o passivo deles continua a aumentar... isto apesar de terem ido quantas vezes à champions?? os grandes negocios do Porto foram o Paulo Ferreira e o Cissokho...

    é preciso enumerar os flops do Porto dos últimos anos? é que são muitos!

    ResponderEliminar
  21. Tanto paleio e esqueci-me de uma perguntinha:

    Se Jara foi negociado em Janeiro, se Gaitan foi adquirido pouco depois, se houvesse interesse VERDADEIRO em James, este estaria onde está?

    Sabemos o que queremos ou não?

    ResponderEliminar
  22. Caro Arquivo Vivo, eu felizmente não devo nada a ninguém e muito menos devo responsabilidades ao SLBenfica além do pagamento das quotas e do RedPass. Nem todos se podem orgulhar do mesmo, dado terem responsabilidades que os "obriga" não a ser Bettencourts, mas sim a serem "submissos e yes mans". Eu não sou, lamento.

    Portanto, em termos de escrita e contexto, terás que fazer um esforço muito maior para tentar descredibilizar a minha opinião.

    Não só eu não elogiei políticas de corrupção ou favorecimentos, como penso ter sido claro que quando referi o FCPorto afirmei também que não gostava dessas comparações e que não me referia ao sucesso desportivo das opções, mas sim à forma como eram planeadas.

    Ficou claro ou precisas que inclua um desenho no próximo tópico?

    ResponderEliminar
  23. Tiago, parte do que escrevi para o Arquivo Vivo aplica-se também a ti:

    Afirmei que não gostava destas comparações e que não me referia ao sucesso desportivo das opções, mas sim à forma como eram planeadas.

    ResponderEliminar
  24. Caro Arquivo Vivo, já ca faltava essa de que o Benfica não estava interessado no James. O interesse do SLBenfica era noticia na Argentina, Portual e até Espanha... mas não! Afinal era para os apanhados!

    Por amor de Deus, essa necessidade de defender o indefensável torna alguns argumentos absolutamente ridículos e expõe uma evidente necessidade de cumprir com as expectativas de alguém. Não havia necessidade.

    E mais uma vez, RECUSO E CENSURO a tentativa de adulterar o que escrevi. Ao contrário do que refere, eu ELOGIEI essas contratações de Kardec e Jara.

    ResponderEliminar
  25. GB

    Estás completamente baralhado.

    Deves e deves muito ao SLB, deves RESPEITO, que é o que não mostras e não é o pagamento duma quota e do redpass, que te dá o direito de seres não submisso, mas lacaio de algo ou alguém que não gosta de uma Direcção, eleita por uma confortável maioria dos sócios, expressa numa esmagadora maioria daqueles que votaram.

    Estou à vontade para o dizer, porque não votei nela.

    Mais, a tua falta de respeito pelo SPORT LISBOA E BENFICA é tão grande e o teu ódio a quem o dirige,áinda maior, ao ponto de não teres a DIGNIDADE de publicares aqui uma linha sobre um acto
    do clube que o projecta muito para lá do Desporto,
    (Madeira) nem sobre a chegada do nosso principal orgão de comunicação a um país de 300 milhões de habitantes.

    Escrevas o que escreveres, digas o que disseres, publiques ou não publiques, pagues ou paguem-te quotas e redpasses, enquanto não te retratares e não perceberes que os períodos eleitorais têm tempos próprios, não és DIGNO de ser benfiquista.

    Prefiro pensar que és um "emotivo" que um "perdedor"
    de algum tachito no clube.

    ResponderEliminar
  26. Caro Arquivo queres mesmo falar de "tachitos" no Benfica? Sei que sabes do que falo.

    Não te reconheço qualquer capacidade ou sequer demonstração de competência ou "obra feita" para vires para aqui dizer que não sou digno de ser Benfiquista.

    O que fizeste tu pelo Benfica além de defenderes seja o que for desde que seja feito no Benfica? Isso não é benfiquismo, nunca foi. O Benfica ao longo de toda a história sempre foi do povo, plural e democrático.

    Sempre se uniram pessoas de opiniões e convicções diferentes em torno de um clube só. E nunca foi preciso mudarem de opinião para serem benfiquistas.

    Nunca te darei (nem a ninguém)lições de benfiquismo (como não admito que ninguem me dê), simplesmente tenho pena que ainda não saibas o que isso é.

    Quanto ao dever respeito, devo-o ao Benfica e a tudo e todos. Foram valores passados pelos meus pais desde cedo. Nem todos se podem orgulhar do mesmo, a julgar por algumas afirmações que escreves.

    ResponderEliminar
  27. Vermelhusco23/7/10 00:52

    GB existem contratacoes que falham, como existe no Porto e noutros clubes. Basta olhar para as palhacadas Kleber 1 e 2 e a novela Walter para ver que nem tudo corre bem no reino da corrupcao.

    No nosso lado ao contrario de ti nao vejo "incompetencia organizacional". Desde que o Rui Costa se juntou a estrutura do Benfica que vejo um proposito atras das contratacoes e com o JJ isso tornou-se mais notorio.
    As contratacoes tem sido feitas de uma forma muito mais bem pensada e com um proposito definido. Pena que nao repares que contratacoes bem planeadas ja tem sido feitas de forma constante.

    Sim nao vamos buscar todos os jogadores que nos interessam, mas nao devemos entrar em leiloes com os corruptos e comprar jogadores super inflacionados! Basta lembrar a novela Moretto para saber que isso nem sempre funciona bem.

    ResponderEliminar
  28. GB

    Toma nota duma coisa:

    Sou um perfeito troglodita quanto vejo falta de respeito pela Sagrada Instituição que é o Sport Lisboa e Benfica.

    O que fiz ou não pelo SLB, não são contas do teu rosário.

    No dia em que mostrares RESPEITO pelo clube, criticando o que é de criticar (e não a crítica pela crítica) elogiando o que é de elogiar (não a sabujice), nesse dia verás e sentirás a educação que
    me vem de berço.

    Até lá, não sou J. Cristo, nem uso luva branca.

    ResponderEliminar
  29. Nota: acho que não perceberam a principal ideia do GB. Ele não está a elogiar o porto, está apenas a exemplificar alguns casos em que o Benfica podería proceder de forma parecida. Tem razão aqueles que argumentam que o Benfica não tem o mesmo poder negocial por não ter tido nos últimos anos o mesmo sucesso desportivo e não ter aparecido na Champions, a principal montra para os negócios milionários, mas a verdade é que os nossos rivais estiveram, independentemente dos métodos que usaram e isso permitiu-lhes criar condições para fazer melhores negócios. Não faz mal nenhum aprender com os inimigos, mesmo que não apliquemos os mesmos métodos, dado que os fins não justificam os meios, mas há sempre coisas que podemos também fazer.

    Temos de saber reconhecer quando erramos, pois pasmem-se, no Benfica também se erra (e não é pouco) e saber ver onde podemos melhorar.

    O GB faz algo muito bom que é adicionar ao sentido crítico, capacidade de exemplificar opções de melhoría e isso deve ser enaltecido em detrimento do criticar só por criticar.

    O Benfica procedeu bem ao trazer o Airton e o Kardec, o Gaitan e o Jara. Antecipou-se. Espero que continue a fazê-lo. Agora também acho que o Benfica tem de ser mais implacável nos valores a que vende.

    Isto apesar de compreender que não tem o mesmo poder negocial que os rivais, pois goste-se ou não, a Liga dos Campeões é um enorme sêlo de qualidade e o Benfica anda de lá arredado há 2 anos.

    Sabiam que por exemplo o David Luiz nunca lá jogou?

    Agora o Benfica este ano pode começar a criar condições para mandar no Mercado. Foi campeão, estará na Champions e poderá fazer mais finca-pé das cláusulas.

    Agora atenção, as cláusulas nunca são obrigatórias e é mais frequente serem um valor indicativo. Eu acho que o negócio Di Maria foi um bom negócio. 25M é muito dinheiro e neste momento o Di Maria não vale isso. Podería ter sido excelente, mas o Benfica ainda não tem capacidade negocial para isso. Espero que evolua.

    Onde acho que o GB tem mais razão é no facto de no Benfica as negociações quase sempre arrastarem-se por muito tempo, demasiado, permitindo que depois se interponham no meio outros intervenientes e levantando os valores com que se finalizam os negócios, quando se finalizam. Quanto tempo se arrastou o negócio Jara? Não podemos ser ingénuos.

    Parece-me que fomos implacáveis com o Gaitan e com o Roberto, em que batemos logo valores elevados não deixando o negócio arrastar, mas temos de tentar fazê-lo antes, com valores se calhar mais em conta.

    Apesar de não devermos ser histéricos, extrapolando cada bola enviezada, não podemos toldar o espírito crítico. E aí aplaudo o GB. Porque espírito crítico é assim (apesar de concordar que às vezes exagera), não só se identificam os problemas, mas sugerem-se soluções.

    ResponderEliminar
  30. dezazucr, foi assim tão complicado perceber o teor do email? É tão simples o que eu queria transmitir, não é?

    mas enfim...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking