O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 8 de maio de 2010

FUTSAL: Oh Sport Lisboa e Benfica, o Campeão!

. 2 comentários
Perceberam bem a última parte? "O Campeão!"
E sabem como continua o cântico? "Mostra a tua raça, o querer e ambição"

Pois é, o balanço desta época não tem sido o mais feliz quando estamos a falar de jogadores como Ricardinho, Arnaldo, Joel, Costinha, Gonçalo, Zé Maria, Bebe ou Davi...

Se ao início da tarde soube reconhecer o mérito do Sporting de Espinho na reviravolta fantástica sobre o SLBenfica na Final do Campeonato Nacional de Voleibol , já a classificação na fase regular do Campeonato de Futsal e agora na Final da Taça me deixam bastante desiludido.

E não me venham com a justificação que "ah e tal ganhámos a UEFA Futsal Cup"! Sim, ganhámos e recordarei para sempre a emoção desse dia no Pavilhão Atlântico. Mas podemos olhar para essa conquista pelo copo meio cheio ou meio vazio:

1. Meio Cheio - Se olharmos para a desilusão de hoje com algo que "acontece" porque o Belém é uma boa equipa e ao fim ao cabo nós somos campeões europeus, logo somos bons.

2. Meio Vazio - Se virmos que uma equipa que tem o orçamento mais elevado do Campeonato, é constituida pelos melhores jogadores nacionais da modalidade, venceu a UEFA Futsal Cup... logo não pode perder a final como aconteceu hoje e não pode ficar em 3º lugar na fase regular do campeonato.

Há uns tempos falou-se na hipótese de André Lima integrar um "estágio" na equipa técnica de Orlando Duarte na Luz, enquanto Manager. O seleccionador nacional, agora ex-seleccionador, ficou praticamente com a porta fechada quando o SLBenfica conquistou a UEFA Futsal Cup, pois tornar-se-ia injusta essa troca quando o André Lima levou a equipa a um feito histórico.

Contudo, penso que - sem menosprezo do André Lima (que poderá formar-se um bom treinador no futuro) - a aposta no treinador não terá ainda trazido os resultados que desejávamos. Sim vencemos o campeonato e taça do ano passado e até vencemos a Uefa Futsal Cup este ano, mas penso que todos reconhecemos que já jogámos a um nível qualitativo muito superior. Novamente, sem menosprezo pelo André Lima! Isto porque estamos a falar de um excelente executante, mas que para estar ao nível do que a equipa do SLBenfica precisa de "passear" (classe pura) é preciso mais do que entrega, paixão, desejo e benfiquismo.

Haverá muito poucos treinadores com capacidade para treinar o SLBenfica e trazer algo novo. Adil Amarante, Alípio Matos, Beto Aranha e Orlando Duarte estão entre eles. Infelizmente, os três primeiros acumularam sempre os seus sucessos com momentos de instabilidade - muito me custou a forma como os jogadores "despediram" o Beto Aranha.

Todos sabem e percebem que o sucesso de uma equipa de futsal passa muito por uma componente estratégica. Mais estratégica do que táctica, até. E para isso é preciso experiência... Uma experiência que acredito plenamente que o André atingirá... mas que ainda não tem e está um pouco longe disso, pois há nesta fase uma percepção que muito que fazemos está assente na qualidade dos nossos jogadores - e que qualidade!!!

Mesmo na UEFA Futsal Cup vencemos talvez o menos avassalador Interviú de sempre. Mas vencemos... O Belenenses hoje também venceu um dos menos estratégicos Benfica e isso não lhes retira a taça, por isso...

Será, possivelmente, muito complicado alterar este cenário na nossa equipa, pois seria emocionalmente complicado mudar a liderança do André Lima depois da conquista da UEFA Futsal Cup - mais ou menos o mesmo problema que Pinto da Costa teve no ano passado com o Jesualdo - e ainda para mais quando ao que parece, depois disso, o Orlando Duarte passou a ir a caminho de substituir o Paulo Fernandes no Sporting (também ele uma boa opção que poderá ser considerada, dada a disponibilidade).

Não entendam este tópico como uma critica seja a quem for. Confesso-vos que não fui muito partidário, como aqui escrevi, da escolha do André Lima no ano passado. Mas feita a escolha, é nosso treinador e merece ser apoiado.

Não entendam este tópico como uma critica às competências do André Lima. Ele tem a qualidade que tem e faz o melhor que pode e sabe, procurando sempre aprender mais e tirar mais ensinamentos de quem o pode ajudar.

Não entendam este tópico como um pedido de despedimento do André Lima, pois como disse acima entendo que será uma situação talvez até injusta emocionalmente, ainda que desportivamente não podermos olhar a essas questões, mas mesmo que ocorresse qualquer alteração, jamais eu quereria que tal implicasse a saída do André do seu posto. A minha sugestão é a da inclusão de um Manager, com intervenção técnica.

Entendam, sim, este tópico como um "aviso à navegação" para a fase final do campeonato e para a próxima época em que não poderemos contar com Ricardinho, de partida para o Japão, e possivelmente sendo a última época (ou penúltima, no limite) das carreiras de jogadores como Pedro Costa ou Gonçalo Alves - que estarão a chegar ao momento final das carreiras.

A equipa será, seguramente, reforçada. Estão "coisas boas" para ser anunciadas em momento oportuno. O André Lima terá mais um ano de experiência e sabedoria... mas o GB gostaria que fosse possível contarmos com um "professor" para o André Lima que funcionasse como Manager da equipa e que transportasse - nos treinos - todo o ensinamento que ainda falta ao André em termos estratégicos.

O Sábado correu mal, fica o desejo que Domingo nos traga mais e melhor!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

2 comentários

  1. O GLORIOSO8/5/10 23:25

    Sinceramente Geração Benfica creio que mesmo estando certo em alguns pontos algumas criticas não fazem sentido.
    O Andre é verdade não tem muita experiencia (até nem tecnico principal podia ser) mas sejamos justos em menos de 2 anos como treinador ganhou tudo o que treinador de clube pode ganhar é o Guardiola do Futsal por muito que o critiquem.
    Essa dos Orçamentos Geração Benfica é discurso dos frustrados e perdedores, é discurso de Lagartos, discurso do parvo do Alípio (incrivel como está há 3 anos a cuspir no prato que lhe deu tudo no Futsal) pois então o que dizer do orçamento do Interviu ou dos italianos comparado com os CAMPEÕES DA EUROPA.
    A derrota de hoje foi injusta e aleatória pois bastava o Joel marcar 1 dos 3 lances isolados que teve e não costuma falhar para ganhar-mos com naturalidade. Depois tem graça o parvo Alipio agora não falar de arbitragem (se perdesse como sempre ameaçava abandonar a modalidade) quando no prolongamento houve 3 faltas não assinaladas que davam livre directo, mas enfim.
    Uma coisa tem razão também gostava ver o Orlando Duarte a treinador e o André a manager mas compreende que é dificil até pqoe o André dentro de 1 mês será BICAMPEÃO NACIONAL.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/5/10 00:32

    Caro Amigo

    Quando se lê as linhas, é preciso saber ler tudo. CRITICAS??? Mas eu critiquei?! Aliás até deixei bem claro que não eram critias ao André.

    Quanto à questão do Orlando e do André... é ao contrário, o Manager seria o Orlando.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking