O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 30 de maio de 2010

Dois Gloriosos, Duas Atitudes... Dois Futuros (distintos)!

. 17 comentários
Depois de ontem ter antecipado a hipótese de a "anunciada" proposta de renovação a Quim ser um presente envenenado no tópico Será uma Trapalhada "Jaquim"?, procurando dar o exemplo do que NÃO SE DEVE FAZER a um jogador de futebol... Hoje é a vez de falar da atitude dos jogadores. Olhemos para dois exemplos claríssimos: David Luiz e Cardozo.

O primeiro chegou humilde, desconhecido, mas rapidamente se impôs entre treinadores, jogadores e jornalistas, conquistou os adeptos e tornou-se uma referência dentro e fora de campo.

O segundo chegou numa transferência milionária, tarda a ser unânime entre os adeptos e mesmo a critica (alguma vez conseguirá?) e beneficiou de uma dinâmica de ataque que teria potenciado sempre a concretização de um elevado número de golos, mesmo que o avançado fosse... Martin Pringle.

Não estou a tirar mérito ao Oscar Cardozo, mas penso que todos reconhecemos que contamos com dedos de uma mão (e se calhar sobram muitos dedos) os jogos em que o paraguaio foi decisivo. E por decisivo entendo aquele golo, atitude ou jogada ao alcance apenas de jogadores "especiais".

O primeiro (David Luiz) entrou publicamente na rota de Real Madrid, Manchester, Chelsea e AC Milan (a sair, já disse que para mim é aí o lugar dele). Para o segundo, vão aparecendo umas equipas russas, Newcaslte, Manchester City, enfim...

Agora atentemos nas diferenças de atitude entre o primeiro e o segundo, assim como no respeito, admiração e orgulho que têm pelo SLBenfica, o clube que os projectou para o Mundo:

David Luiz:
... E pelo caminho ainda uma frase que deveria servir de recado para Queiroz, Pepe, Deco e Liedson: "mesmo que pudesse, não jogaria por Portugal. O meu sonho é defender o Brasil"

Já Cardozo:
«O meu futuro depende do Benfica, que tem a possibilidade de decidir, mas gostaria de ir para um grande de outro campeonato e não digam que foi por acaso, porque o empresário reforçou: «Cardozo não está a pressionar o Benfica para sair, trata-se apenas de uma questão de vontade. É a vontade dele e tem de ser respeitada, é o seu desejo. Se houver, efectivamente, uma boa proposta, então tentaremos 'sacá-lo' ao Benfica. É óbvio que está numa boa situação no clube, mas se puder ficar ainda melhor tentaremos que assim aconteça» in ABola
Este jogador, quando Jorge Jesus lhe ligou a pedir para ficar respondeu um ingrato "Não Sei..."


A diferença evidente entre quem foi parte activa e muito diferenciadora de um projecto desportivo - David Luiz - e que está na rota dos melhores clubes da Europa; E alguém que beneficiou do enquadramento ou estava inserido e se destacou "apoiado" no grupo - Cardozo - e que está na rota de clubes medianos e todos inferiores ao Benfica.

É também a diferença entre as posturas que os jogadores demonstram dentro (e fora) de campo enquanto profissionais de futebol. Recordo que o Cardozo, sem ganhar nem ajudar a ganhar nada, já o ano passado "exigiu" uma revisão salarial... Já David Luiz foi "brindado" com uma revisão, fruto do seu trabalho.

São estas pequenas grandes diferenças que farão de David Luiz um jogador de topo Mundial e de Cardozo apenas mais um jogador que marca golos quando está inserido numa equipa com uma fabulosa dinâmica ofensiva... e como destas não há muitas na Europa (que queiram ter o Cardozo), ele será apenas um jogador muito mais rico no banco do que no campo.

A parte curiosa desta história, é que a atitude de merda do Cardozo poderá obrigar o Benfica a vender... David Luiz, para poder ter o substituto desejado para o paraguaio ingrato. Triste...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. eu nnc gostei muito do cardozo, mas pronto ...

    Mas concordo contigo... caso a saida de cardozo se concretize, temos de vender o David para que possa entrar o Huntelaar. Troca por troca com o AC Milan.

    Abraço caro GB ;)

    ResponderEliminar
  2. Num jornal dizem que não quer sair mas noutro diz que quer sair, vá lá perceber-se estes jornais...

    Entretanto vistem http://homemdos1001nomes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Vermelhusco30/5/10 12:02

    Desculpa mas nao concordo que o Cardozo nao seja decisivo. E se tarda a ser unanime e porque demonstra muitas limitacoes a nivel tecnico.
    Agora se achas que o Cardozo sendo o melhor marcador do Benfica e um dos jogadores mais mal pagos do plantel nao merecia uma revisao salarial so estas a contradizer o que ja defendeste.

    Na minha opiniao e como tu dizes: assinou contrato agora cumpre. E acredito que sera simples de convence-lo que ficar no Benfica e o melhor para ele pois vai poder mostrar-se na Liga dos Campeoes.

    Lembro-me de outros jogadores que tambem tinham sempre estas novelas de saidas no Sporting e no Porto e nao foi por isso que deixaram de ser idolatrados. Comecando no Liedson, Moutinho.

    ResponderEliminar
  4. Triste é ler o que escreveste sobre o Cardozo.
    Não me parece que o ingrato aqui seja o Paraguaio, mas sim adeptos como tu.

    O Cardozo foi sempre o melhor marcador da equipa desde que chegou, mesmo no ano passado em que passou demasiado tempo no banco. E recordo que o Benfica infelizmente só este ano é que apresentou esa dinâmica ofensiva.

    Mais, um jogador como o Cardozo é fundamental para a forma de jogar do Benfica, ou achas que o JJ quer que ele fique porque é muito amigo dele?! Não sei se ves futebol com olhos de ver, mas vou-te dar um exemplo: no nosso jogo em casa contra o FC Porto depois de estarmos em vantagem e com o relvado no estado que todos recordamos, o Cardozo lutou imenso e embora não parecesse foi fundamental para o Benfica manter a posse de bola e o Fc Porto longe da nossa area. Não quero entrar em questões tecnicas mas é para veres que o Cardozo é decisivo mesmo sem marcar.

    O Cardozo há uma semanas atrás tinha dito que gostava de ficar mas é natural que sinta, aos 27 anos, vontade de agarrar um novo desafio.

    Não compreendo os teus argumentos para criticar assim o paraguaio. Repara que o Simão era capitão e um jogador muito mais acarinhado do que é o Cardozo e mesmo assim trocou-nos por dinheiro, e sim, foi para um equipa que não vale nenhum, no entanto tu defendes o seu regresso. podes-me explicar isso?

    O David Luiz não pode ser ternmo de comparação porque ele é único.

    Desculpa o tom um pouco arrogante. Eu sigo o teu blog, gosto de algumas ideias que apresentas e respeito-as, mesmo que não sejam as minhas, mas não suporto ouvir benfiquistas dizer mal do Cardozo.

    um abraço.
    JFS
    espaco1904.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Caros JFS e Vermelhusco, em primeiro lugar, não sintam quaisquer problemas em discordar, pois o Benfica é um clube plural e democrático onde ninguem se rege pela "voz do dono".

    Aqui cada um diz o que pensa e é assim mesmo que vai continuar a ser...

    Quanto ao Cardozo... no que me diz respeito peca por dois aspectos:

    1. Não tem o perfil de avançado que eu admiro - rápido a executar e a ler o jogo.

    2. Não tem a postura que mais aprecio - em duas épocas, as condições financeiras do CONTRATO QUE ASSINOU são sempre assunto.

    No que diz respeito ao ponto 1., para mim a opção Huntelaar é significativamente superior e garante o mesmo poder de fogo que Cardozo...

    Já sobre o ponto 2., o que acontece se o Benfica decidir rever no final da época, em baixa, os contratos dos jogadores com menores prestações? É possivel? Então porque hão-de os jogadores FORÇAR a que aconteça o inverso?

    Cardozo beneficiou de uma excelente dinamica. Até Weldon teve uma impressionante média de golos/jogo. Não tenhas duvidas que Falcao teria marcado mais de 45 golos no lugar do Cardozo.

    ResponderEliminar
  6. Discordo em absoluto! Por norma assino por baixo do que dizes, mas este não é o caso! Cardozo é o melhor ponta de lança do SLB desde Van Hooijdonk! Tem estado sempre crescendo evidente desde que chegou! Em três campeonatos marcou 56 golos e tem uma média de 0,67 golos/campeonato! Será que queremos vender alguém assim? Não creio!
    Aliás, o Tacuara diz que quer experimentar outro grande, não quer sair a qualquer preço! E quando fala em "outro grande" reconhece-nos grandeza na Europa! Ou seja, se aparecer as tais equipas russas não me parece que ele queira sair. Aí sim seria condenável a sua atitude! Agora não confundas as palavras dele com as do empresário! E mais, se calhar o azedume que ele pode sentir não terá a ver com a pressão posta nele pelos adeptos do SLB! Não podemos ter um avançado com os números de Cardozo e estar constantemente a colocá-lo em dúvida!
    Apesar da discordância, um abraço! Peço aos demais benfiquistas que comentam que seja educados e polidos! Por um Benfica democrático!

    ResponderEliminar
  7. BEM SE É PERMITIDO ENTÃO PREMI-TEME DISCORDAR DOS QUE DISCORDAM, O CARDOZO PARA MIM E COMO O PRETINHO DO MEIO CAMPO RAMIREZ BOMS JOGADORES MAS DAQUI POR 6 ANOS JA N ME LEMBRO DELES A JOGAR NO MEU BENFICA, VENDER D. LUIS PARA COLMATAR A SAIDA DE CARDOZO??? NAO QUE SE FODA O HUNTELAR OS FALCOAS SE SAI CARDOZO ENTAO NEM QUE SEJA NECESSARIO MANTORRAS MAS VENDER O MELHOR CENTRAL DO MUNDO PARA COLMATAR UM PE ESQUERDO E UMAS RECEPOENS DE BOLAS ALTAS LA A FRENTE QUE NUMCA DAO EM NADA NAOOOOOOO POR FAVOR NAOOOOO

    ResponderEliminar
  8. Jedi,

    Eu pouco ou nada comentei o que diz o empresário... o que comentei foi o que ouvi com os meus ouvidos por parte do Tacuara.

    Para mim este homem todos os anos tem "problemas" com o dinheiro. Quer sempre ganhar ainda mais.

    ResponderEliminar
  9. Concordo plenamente contigo em quase tudo tanto no teu post, como neste comentário. Acho q és o 1 benfiquista q encontro q tal cm eu pensa (ou pelo menos até agr o primeiro q o assumiu) q no lugar do Cardozo o Falcão teria marcado mais golos.. Com esta dinâmica ofensiva n era assim tão difícil marcar a quantidade de golos q o Cardozo marcou. Só n concordo com um pequeno pormenor. Possivelmente vender o David Luiz, caso o Cardozo saia para podermos comprar um bom ponta de lança? Bem, isso para mim era um erro histórico. E se pensas assim é porque achas o David Luiz substituível e o Cardozo n, no actual plantel. Se vendesse o David quem é q depois ia contratar para arranjar um cm ele? O David Luiz é um jogador único, n só por aquilo q joga, mas porque transporta a mística como nenhum outro jogador do plantel.
    Saudações benfiquistas!

    ResponderEliminar
  10. Jedi:

    Ele n diz outro grande.. Ele diz um grande de outro campeonato. É um pouco diferente, digo eu.
    Ninguém está a dizer q o Cardozo é um mau ponta de lança, ou a questionar o seu rendimento. Eu pessoalmente, acho q há melhores, mas a questão nem é essa. A questão é mesmo a atitude dele. Se ele tem apenas clubes interessado cm o Manchester City e Newcastle (com todo o respeito por estes clubes) e diz isto, imagino o q diria ele se tivesse no lugar do David Luiz.
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  11. John Billy30/5/10 16:19

    Discutir o valor do melhor marcador do Benfica por umas declarações não me parece muito sensato.
    Alias, o burro da história deve ser o Jesus. A pedir ao Tacuara para ficar quando qualquer "Pringle" marcaria o triplo do golos.
    Quanto a jogos decisivos, quem é que marcou os golos no último e decisivo jogo? O Saviola? O David Luiz? O Di Maria?

    PS: Se o David Luiz for para um grande da Europa e o Cardozo para um clube mediano, não será pelas juras de amor. Será apenas pela grande qualidade do David Luiz.

    ResponderEliminar
  12. John Billy, estás a colocar em mim palavras que não escrevi. Eu nao disse que um "Pringle" marcava mais... disse apenas que "também marcava". O que são coisas muito diferentes... Além do mais ficou clara a opinião depreciativa de um "Pringle" face ao Cardozo, o que é óbvio.

    Quanto ao pedido de JJ, eu estou em querer que se o JJ tiver a oportunidade de escolher entre Falcão, Huntelaar e Cardozo... escolhe pela ordem que acabo de escrever.

    Ainda assim, ficaria absolutamente feliz com a hipotese de contar com qualquer um deles.

    Motivos para ter falado com o Cardozo para ficar? Não sei se terá falado mesmo, mas se o fez, é porque é absolutamente ÓBVIO que é mais simples (e barato) manter Cardozo do que ter que investir em ir buscar Huntelaar. Por dois motivos:

    1. implica ter que ter flexibilidade para negociar David Luiz com o Milan

    2. o salário do Holandês é muito mais alto

    Ninguém está a tirar qualidade ao Cardozo... mas acho que é bastante incomodativo que todos os finais de ano haja novelas com o Cardozo por causa do vencimento deste... Alguém lhe apontou uma arma à cabeça para ele assinar o contrato que está em vigor?

    Se quer sair "apenas" porque acha que aqui já nao tem mais a ganhar e lá fora enriquecerá mais depressa... "be my guest". Só faz falta quem cá está.

    Por mim que venha o negócio que se fala que é bem bom.

    INDISCUTIVEL? Entre Cardozo e David Luiz, só o brasileiro o é.

    INSUBSTITUÍVEL? Nenhum deles... só o Benfica!

    ResponderEliminar
  13. Geração,

    Até pelo facto de Cardozo já ter sido parcialmente alienado, restar-nos-á perceber de que forma o negócio da saída do Paraguaio influenciará a escolha do GR.

    Confirmando-se a sua ida para o leste europeu, teremos toda a vantagem em negociar o keeper russo.

    Saindo para outro lado, parece-me que iremos virar a cana de pesca para o País da Bota.

    ResponderEliminar
  14. GB, concordo contigo quase a 100%.
    Cardozo está a ser muito ingrato se for verdade tudo o que li! Vai disputar a Liga dos Campeões, o treinador, mesmo que não lhe tenha pedido para ficar, sempre apostou nele, portanto o que ele quer mais? Dinheiro? Bom se é dinheiro, não me parece que vá para nenhum clube melhor que o Benfica e onde tenha garantia de jogar sempre. E porque não falou com a Direcção antes de proferir estas declarações?
    Abraço.

    ResponderEliminar
  15. SlbgloSlb31/5/10 10:28

    Realmente tb me enerva as constantes dúvidas e criticas q s têm feito ao longo destes anos ao Cardozo... Um jogador q foi sempre o mlhr marcador da equipa nestes anos, e este ano melhor da Liga e Liga Europa, para mim torna-s mais numa embirração.

    Qt ás declarações dele, é lógico q podia ser mais comedido, mas tb ninguém pode critica-lo por querer ambicionar outra Liga mais competitiva.

    Para mim continua a ser o mlhr Avançado dos ultmos 20 anos a jgr no SLB...e deixem lá o Huntelar descansado em Itália, pq qt a esse tho eu algms reservas...sim foi um jogador q prometeu mt, mas qd no Milan jogadores cm Borrielo e Inzaghi lhe tiram o lugar, alg n está bem...

    ResponderEliminar
  16. Ele está a defender os seus interesses qualquer profissional quer receber mais e ter melhores condições! É uma estupidez dizer que um jogador que marca dezendas e dezenas de golos não é decisivo, que me lembre o objectivo do futebol ainda é marcar golos...

    ResponderEliminar
  17. antonioSLB31/5/10 16:35

    Não percebo esta mania pelo Falcão! Parece o melhor do Mundo e arredores. Esquecem-se que até com a mão e em fora de jogo marcou golos. O Cardozo é decisivo em lances de bola parada, livres e penaltys, e tem um pontapé muito mais forte que o Falcão. Quantos golos este marcou e quantos jogos decidiu em livres? E o trabalho na área que o Cardozo dá? Perdemos Van Hoojdonk e andámos anos a chorar à procura de outro. Agora que o temos, parece que não o queremos. É muito mais fácil encontrar no mercado um Falcão que um Cardozo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking