O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Os pecados (e milagres) de Jesus

. 9 comentários
Começo a minha análise sobre a eliminação do Benfica da Liga Europa por três pontos prévios:

1. Não vou escolher a tese de alguns de que o Benfica estava cansado porque não beneficiou dos adiamentos de jogos em véspera europeia, como outros no passado. Ou sequer a tese de que jogámos pressionados na Naval porque o Braga foi inqualificavelmente benficiado.

2. Não vou ilibar Jorge Jesus de algumas decisões, apenas porque é um dos melhores treinadores (eu prefiro chamar-lhe Manager) que o Benfica das últimas décadas teve. Por outro lado é fundamental enquadrar essas decisões.

3. Não vou justificar quatro golos do Liverpool com um erro do árbitro nos instantes iniciais e que colocaria o Benfica, possivelmente, a vencer por 0-1, dado que anulou uma jogada em que Martins aparecia na cara de Reina

Vamos lá a factos: Esta eliminatória começou a ser "perdida" na cabeça de Jorge Jesus quando, justificadamente (repito: justificadamente), teve um pensamento semelhante ao de Bela Guttmann e deixou entender que este Benfica não tinha soluções que lhe permitam fugir da máxima do treinador hungaro da década de 60 que dizia: "só tenho um rabo e não posso querer sentar-me em duas cadeiras ao mesmo tempo", a propósito da disputa do campeonato nacional e Taça dos Campeões Europeus.

Sejamos honestos, o Benfica (ainda) não tem efectivamente soluções que permitam gerir algumas pedras basilares ao longo da época de modo a ser possível um intensidade de jogo elevada em todas as competições. Nesse enquadramento, a escolha de Jorge Jesus é absolutamente justificada ao optar pelo Campeonato Nacional face à Liga Europa.

Contudo, na minha perspectiva, penso que poderia ter passado uma mensagem mais forte aos jogadores, ao invés de cedo (e publicamente) vir temer as lesões, o cansaço e entregar ao Liverpool as mesmas hipóteses do SLBenfica, ao fim ao cabo, estávamos em vantagem.

Novamente, e fazendo de advogado de defesa sobre o meu próprio argumento de "acusação", penso que o risco de incentivar os jogadores a lutar, poderia levar um grupo de bravíssimos guerreiros a atingir limites que trouxessem lesões. Todos sabemos que, quando não há corpo (disponibilidade física), não há cabeça (inteligência de jogo) e quando não há inteligência de jogo... a probabilidade de ocorrerem lesões é maior.

Olhando para o passado e para o exemplo de José Peseiro no Sporting, penso que poderemos compreender inteiramente Jorge Jesus, apesar de - como adeptos - desejarmos outra garra.

A segunda questão que coloco é a das opções tácticas, mas que mais uma vez encontro uma acusação e uma defesa para o mesmo argumento: Alterar 4 em 5 jogadores na defesa quando iamos enfrentar um adversário muito forte e rápido em termos atacantes é... muito arriscado.

Maxi Pereira está fora de AlvaLIDL e não jogou... Durante o jogo a posição de defesa direito foi ocupada por Amorim, Ramires e até Martins em alguns momentos pontuais do jogo. Dado que o Maxi irá descansar na terça-feira, não seria melhor apostar num jogador com rotinas hoje?

Fábio Coentrão é um jogador rápido e agressivo; David Luiz é o melhor central a actuar em Portugal, mas um mediano defesa esquerdo. Ao mesmo tempo Sidnei é um jogador sem rotinas e velocidade de processos e Luisão estava fisicamente debilitado.

Agora, depois de "aberto o melão" e que já podemos saber-lhe o sabor, é fácil dizer que aposta em Maxi teria sido mais inteligente, como teria sido mais eficaz poupar Luisão na Naval e dar-lhe jogo hoje ou nem sequer em nenhum dos dois jogos, mantendo David Luiz no centro e Fábio Coentrão na esquerda.

Mais uma vez... e fazendo fé no que Jorge Jesus disse, as alterações iam ser feitas com base em alguns jogadores estarem no limite. É o caso de Maxi e Coentrão (correm kilometros por jogo)??? Só ele saberá. Se é o caso... JJ fez a única coisa que podia, se não é o caso e se foi por opção, penso que terá errado.

A última questão prende-se obviamente com Julio César, para quem desde já apresento os meus votos de rápidas melhoras e dou conta da forma como fiquei impressionado com a sua lesão que me aparentou ter-lhe tolhido a visão.

Júlio Cesar foi o guarda-redes em toda a campanha da Liga Europa. Diga-se em abono da verdade que... nunca impressionou. Contrariamente à minha expectativa inicial, pareceu sempre algo inseguro. Ainda assim era a escolha de JJ atribuir a baliza da Liga Europa a Júlio César, uma escolha pessoal sua, que acredita ser uma opção para o futuro da baliza do SLBenfica.

Dizem as "crónicas de caserna" que o Júlio César é o único jogador, entre os guarda-redes, com lugar garantido para 2010/11. A época de Quim penso justificar que assim não seja.

Júlio César voltou hoje a falhar, mas mais uma vez "só se sabe a qualidade o melão depois de o abrir e aí é fácil". Dizer agora que a baliza deveria ter sido entregue a Quim é uma análise tão justificada (porque é efectivamente o melhor), como injusta.

O que estaria Jorge Jesus a fazer à confiança de Júlio César se quando chegassem os momentos decisivos optasse por entregar a baliza a Quim? Seria justo? Estaria a dar uma mensagem de confiança ao jogador? Não... seria tremendamente injusto fazê-lo nesta altura.


Em resumo, boas ou más, o jogo de hoje foi acima de tudo fruto de um conjunto de decisões que tiveram que ser tomadas por um treinador, isoladamente, que está ao nível dos melhores do Mundo. Erradas ou não, justificadas ou não, só ele saberá, mas ele habituou-me a que decide bem, que decide para GANHAR, pelo que é totalmente injustificado apontar-lhe o dedo.

Por outro lado, o facto de não querermos apontar o dedo, não significa que não sejamos suficientemente inteligentes para saber analisar ou avaliar as diferentes variáveis. Sim, é fácil falar nas opções, eu próprio assumi antes do jogo que considerava a colocação de David Luiz na esquerda um tremendo erro... mas, e se Fábio Coentrão está em limite físico????


Posto isto, a leitura que faço é a de que Jorge Jesus escolheu o melhor caminho para o SLBenfica. O caminho de dar um passo de cada vez rumo ao acordar definitivo do gigante de Portugal, da Europa e Mundo (por esta ordem, precisamente). Jorge Jesus terá até, possivelmente, "desejado" (atenção às aspas) esta eliminação para acautelar a capacidade de atingir todos os demais objectivos a que se propõe, na certeza que a campanha europeia teria quase seguramente um elevadíssimo impacto no campeonato nacional... um campeonato CORRUPTO como todos sabem, e que não hesitaria em aproveitar-se dessa fragilidade do SLBenfica.

Hoje vimos um Benfica que entrou com vontade e determinação, mas sem a confiança que o caracteriza e que, com o tempo e cansaço, foi-se perdendo e entregando. Não é esta uma crítica mas uma constatação justificada pelas linhas do parágrafo anterior.

Esta eliminação deu-me uma certeza... a de que seremos inabalavelmente campeões e que iremos vencer sem mácula o SportingCP já na próxima terça-feira.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

9 comentários

  1. eagleheart9/4/10 01:38

    sinceramente se existe conversa da treta que já me mete nojo, essa conversa é a do cansaço. mas por acáso os jogadores do liverpool tambem não jogaram na liga deles e concerteza com jogos bem mais exigentes do que aquele que fizemos contra a naval? foda-se, tou de rastos, completamente de rastos. não contava com a eliminação, e muito menos por numeros destes. este benfica não é equipa para levar 4 de ninguem. tantas vezes me ri á gargalhada com as opçoes do treinador dos corruptos nos grandes jogos e o nosso jesus não é que decide imitar o tão mal amado quique fucking flores, num jogo desta importancia?
    e agora? sim e agora? será que esta humilhação irá trazer consequencias para o resto do campeonato? saberão os cabroes dos nossos adversários aproveitaram o mau ambiente psicologico que se deve ter abatido sobre a equipa? não sei e acho que nem jesus. só deus é que saberá. só espero não morrer bem pertinho da praia.

    ResponderEliminar
  2. Força Benfica, não é um mau resultado que vai apagar toda uma época de verdadeira magia...!!!VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA !!!

    ResponderEliminar
  3. Tambem olhei 2x para o banco, ver se era o Quique que là estava em vez do JJ... mas pronto, està feito, tinhamos equipa para este Liverpool, que à excepção de Kuyt, Torres e Carragher, estava ao nosso alcance. O Liverpool teve a sorte do lado deles, tudo lhes correu bem ontem à noite. Nos falhamos demasiados passes, a presença a meio-campo foi um pouco abaixo do nosso nivel habitual.

    Venham as osgas !

    ResponderEliminar
  4. Não subscrevo, nem posso, o dito no comentário anterior porque o acho bastante entaramelado e não passa de uma descarga de muita pirose. Muito boa a análise feita no post em questão; apenas me permito um reparo ao seu autor e sem qualquer intenção de crítica: diz que o nosso campeonato é corrupto; de acordo, mas deixe-me acrescentar; é corrupto e também corrompido.

    ResponderEliminar
  5. O GLORIOSO9/4/10 12:55

    Até dá para rir o 1º comentário, enfim...
    Geração concordo com tudo o que escreveu.
    Agora sim o campeonato está ganho e digo mesmo se perdemos pontos até ao fim será porque já estamos a festejar pois se for preciso ganharemos os ultimos 5 jogos de caras.
    3ª feira a vitoria será certa e sem espinhas.
    Na Liga Europa na qual fomos sem duvida a melhor equipa (o Liverpool veio da Champions) só tenho pena quer do sorteio, quer da questão fisica, quer o sistema a todos os niveis que o nosso corrupto futebol tem.
    No sorteio com Standares, Fulham´s, Wolfburgos, os lagartos de Espanha ainda mas com Quique calha logo um grande mundial o mais forte e sempre grande candidato á Champions;
    Foi evidente a questão fisica referida pelo nosso Jesus vejam 3 dos golos todos em contra-golpe com os nossos a não terem pernas (de facto 1 dia de descanso nesta fase faz toda e toda a diferença);
    finalmente o nosso futebol corrupto onde por exemplo não se pode jogar domingo de Pascoa (vejam a resposta da equipa em Marselha depois de ter jogado domingo) e pela corrupção vigente onde leva ao colo o Braguilha de uma forma vergonhosa e escandalosa. Se fosse um campeonato normal os 11 pontos que temos dos corruptos seria a vantagem para o 2º classificado podendo Jesus gerir o plantel e por exemplo até pôr alguns juniores em alguns jogos resguardando os titulares para a Europa. Lembram-se dos Corruptos com Mourinho como ganharam na Europa, dos juniores que jogarem (lembro-me de um polaco Buzaki ou qualquer coisa) em varios jogos porque tinham a vantagem que tinham e amigos para defrontar esses coloços turcos, o Panatinaikos, o Lazio (já completamente decadente), o Celtic, o Corunha, o Monaco. Muito dificil não era?

    ResponderEliminar
  6. eagleheart9/4/10 14:00

    EU SÓ PERGUNTO COMO É QUE UM GRANDIOSO E HISTÓRICO CLUBE COMO É O BENFICA EM PORTUGAL, NA EUROPA E ATÉ MESMO NO MUNDO CONSEGUE TER ADEPTOS QUE DIZEM QUE O OBJECTIVO DA ÉPOCA É ESTE OU AQUELE, QUE A TAÇA DA EUROPA É SECUNDARIA, QUE O CAMPEONATO É QUE TEM QUE SER, MAS AFINAL MAS QUE MERDA É ESTA? NÓS SOMOS O BENFICAAAAAAAAAAAA, Daah? ACORDEM NÓS SOMOS O GRANDE BENFICA. O GRANDE BENFICA DOS ANOS 60 E 70 ENTRAVA EM CAMPO PARA GANHAR TUDO, PERCEBEM, TUDO? ONTEM FOI HUMILHANTE, TRISTE E DEPRESSIVO DEMAIS. O BENFICA NÃO DEVE ENTRAR NA EUROPA PARA A CONQUISTAR? É FÁCIL, FAÇA-SE COMO NALGUMAS MODALIDADES AMADORAS EM QUE NEM SEQUER NOS INCREVEMOS NESSAS MESMAS PROVAS EUROPEIAS. ACHAM MESMO QUE ESTE LIVERPOOL EM CONDIÇOES NORMAIS NOS ELIMINAVA E LOGO POR AQUELES NUMEROS? POR ACÁSO ALGUNS DOS QUE AQUI OPINAM TIVERAM QUE LEVAR COM AS BUZINAS DOS CARROS DOS CABROES FELIZES DA VIDA PELA NOSSA HUMILHAÇÃO, AQUI NO PORTO? NÓS SOMOS BENFICA, MERDA. NÓS SOMOS BENFICA ENTRAMOS EM TUDO PARA GANHARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo9/4/10 21:06

    eagleheart

    o liverpool jogou domingo. mas sobretudo: os seus jogadores chave, glen johnson, gerrard e torres, passaram 2 meses no estaleiro e sem desgaste, e neste momento estao em pico de forma...

    gb, quanto ao onze... posso adiantar-te que maxi pereira e coentrao, no treino, quase nao conseguiram correr.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo9/4/10 21:41

    Por mim o único dedo que podemos apontar a Jesus é o Sidnei por David Luiz e, é aqui que reside a principal diferença entre este jogo e o jogo da primeira mão. Se não reparem na área de acção do David Luiz nos dois jogos e na do Fernando Torres!! É um pormenor, além disso é um facto Fernando Torres que diferença entre um jogo e outro, por isso, não venham com tretas, Jesus falhou sim, e, ele sabe que pecou em colocar o David Luiz à esquerda!
    Quanto ao Amorim por Maxi, já uma vez Jesus fez isso e, estou em crer que foi pelo mesmo motivo, para dar ritmo competitivo ao Amorim visto que o Maxi vai falhar o derbi.
    Jesus falhou, todos os grandes treinadores falham, ontem irritei-me sobretudo com Jesus, mas o homem falhou, e o mais importante é não perder o campeonato!!

    ResponderEliminar
  9. pois e conversa da treta !

    1º-o liverpool tem um orçamento de 5 vezes superior !

    2º- temos tido jogos de grau elevado nesta altura da epoca é com lesões em jogadores de..

    3º- o jorge jesus passou de OITO para o oitenta um clube uma massa associativa e uma luta INFERNAL patra GANHAR tudo e a todos no Glorioso SPORT LISBOA E BENFICA


    4º- Só por isso muito OBRIGADO jorge jesus por me teres posto outra vez a sonhar

    FORA O RESTO TEMOS ...

    1-de ABRIL JOGO SCBRAGA 1-0

    5-de ABRIL JOGO NAVAL 4-2

    8-de ABRIL LIVERPOOL 4-1

    Um jesus treinador com 136 GOLOS e obra neste S.L.BENFICA q nasce das cinzas

    OBRIGADO JORGE JESUS mais uma vez

    VIVA O BENFICA contra tudo e contra todos ...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking