O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 24 de abril de 2010

O Poder, a Liga e a FPF

. 9 comentários
Sim... estou sempre de volta deste tema da Liga de Clubes, das eleições e de Fernando Gomes... e reparo que alguns benfiquistas, em prol de apoiar a decisão do Presidente apenas "porque sim", têm procurado justificar o injustificável:

Defesa 1 - O Presidente sabe o que faz, portanto eu concordo!

Defesa 2 - Não concordo, mas se o presidente diz que sabe o que está a fazer eu apoio!

Defesa 3 - É irrelevante apoiar Fernando Gomes porque a Liga vai ficar sem arbitragem e disciplina!

Defesa 4 - Fernando Gomes tem boa relação com Joaquim Oliveira (foi administrador de duas empresas dele) e vai beneficiar o Benfica nos direitos televisivos!

Defesa 5 - O Rui Alves é muito ligado ao Pinto da Costa e como não temos nenhum candidato credível, sobra apoiar o Fernando Gomes.


Bem, eu nem vou entrar pelas "Defesas" 1 e 2 porque se trata de sensibilidade pessoal. Eu sou incapaz de compreender atitudes dessas, pelo que não vou criticar ou tecer quaisquer comentários.

Quanto às "Defesas" 3, 4 e 5 a realidade é que não tem qualquer ponta de sentido! Em primeiro lugar, o que está em causa para o "Sistema" agora não é conquistar a Liga pelo seu poder, mas sim conquistar a Liga para poder CONTROLAR a transição (inevitável) do poder de arbitragem e disciplina para a FPF.

O "Sistema" neste momento tem 1/2 do processo controlado, ou seja, já têm controlado a FPF e nomeadamente o CJ (ultimo elemento de recurso disciplinar). Falta contudo garantir que a transição do poder será efectuada de modo a que possa ser o "Sistema" a nomear e/ou eleger os futuros "donos" da Arbitragem e Disciplina na FPF.

Não é, de todo, inocente que a FPF esteja fora da lei no que diz respeito ao novo regime jurídico das federações. A FPF manteve o compasso de espera na certeza que as eleições da Liga existiriam sempre no final desta época.

Não é, de todo, inocente a saída do Fernando Gomes, no timming que foi, da SAD do FCPorto, antecedendo a decisão posterior do CJ da FPF a desautorizar a Liga. Daí até fazer um enorme "show off" que levou à saída de Hermínio Loureiro, foi um pulinho. Já repararam que o FCPorto muito ameaçou com sanções à Liga e nada fez por isso????

O que está em causa, meus amigos, não é o poder que a Liga terá, mas sim o poder que a Liga tem que transitar para a FPF. É fundamental garantir a capacidade de controlar o processo de transição e a nomeação dos futuros donos da arbitragem e da disciplina... para os próximos 4 anos.

Quanto à outra questão dos direitos televisivos... bom, isso então é perfeitamente louco!!!! Se Fernando Gomes pretende chamar o processo a si, aumentando a competitividade de todos os clubes pequenos, adivinhem lá quem vai ficar penalizado????? O Benfica representa 80 a 90% das audiências em Portugal...

Basicamente, o que vai acontecer é que irão retirar ao Benfica a capacidade de negociar isoladamente e com isso maximizar o seu retorno financeiro, alegadamente... em prol do futebol português. Na prática o Benfica ganhará mais (não é dificil), mas objectivamente menos do que poderia ganhar.

Por fim, dizer que escolher Rui Alves era pior... por amor de Deus. Se não temos capacidade de iniciativa para apresentar um candidato com perfil e projecto credível, então não há como justificar que apoiemos alguém com o "curriculum" de Fernando Gomes.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

9 comentários

  1. Os submissos não quiseram avançar com o Rogério Alves, que tinha carisma para o lugar, agora levamos com estes 2 que estão em cena.

    Se fossemos para o terreno com um candidato próprio seriamos trucidados, porque o CORRUPTO tem 30 clubes debaixo da sua pata nas 2 ligas.

    Temos apenas que ganhar no gramado.

    ResponderEliminar
  2. Nesse caso estás, amigo Viriato, a dar-me razão.

    Se o corrupto tem esses clubes todos de volta dele e estão todos com o Fernando Gomes........... O Benfica está com o candidato que serve Pinto da Costa.

    Ah pois eh... fácil, nao?

    ResponderEliminar
  3. JULGO QUE não te lembraste de uma coisa.

    como sabes, fernando gomes tinha ja garantido o apoio de quase todos os clubes da liga vitalis e varios da primeira. era o vencedor praticamente garantido. e tinha tambem o apoio do sporting. mesmo assim, quis o apoio do benfica, para ter a certeza da vitoria na eleição.

    se vieira nao apoiasse fg, irias ver como a tal transicao era feita repartindo posicoes e benesses apenas entre fcp e scp. ao participar nesta coisa, vieira garantiu que o benfica mete o bedelho em varios pontos. e tera gente metida na engrenagem.

    para a tal transicao.

    ResponderEliminar
  4. jorgeserra24/4/10 18:03

    GB
    estamos e bem F................... com ele ou com o da madeira a merda e a mesma qualquer um deles esta nas escutas do apito dourado e mais uma vez vamos ser enrabados e bem não apoio esta decisão do presidente por muito que ele diga que sabe ao que vai.
    podíamos era tentar entupir o mail do presidente a reclamar desta decisão não deve de servir de muito mas ao menos tentavamos
    fica bem
    jorge

    ResponderEliminar
  5. Eu fico espantadíssimo com esta conversa.

    Então ao invés de LUTAR CONTRA limita-mo-nos a comer da mesma palha????

    O Fernando Gomes ia ser eleito na mesma???? Ai sim??? E se há meses (MUITOS) esta situação tivesse sido antecipada pelo Benfica, tendo posicionado um candidato e feito acordos com clubes relevantes para essa situação????

    Enfim... voces vêem o copo meio vazio... eu vejo-o meio cheio

    ResponderEliminar
  6. Essa questão dos direitos televisivos penso que nunca vai ser negociada em conjunto. Benfica, sportem e porto ganham muito mais dinheiro do que os outros clubes e só se fossem parvos é que aceitavam dividir os lucros...

    Quando à FPF ainda não percebi bem a polémica de ela não estar legal e ter perdido o estatuto de função pública... e de estar fora da lei.

    ResponderEliminar
  7. GB, compreendo as tuas preocupações que são um pouco minhas tb... Mas em tudo o que escreves há uma coisa que não é normal em ti... Não apresentas soluções como costumas fazer em vários temas... Isso dos acordos com os clubes era muito bonito mas tu sabes bem que a maioria está completamente vendida ao corrupto. Esta eleição é impossivel de travar!!! O melhor é apoiar alguma delas tentando tirar algum dividendo e isso só LFV é que sabe o que conversou com ele... Com não encontro solução resta-me acreditar que o LFV tudo fará para defender os interesses do Benfica como o tem feito até aqui e muito bem.

    Abraço!!!!

    ResponderEliminar
  8. "feito acordos com clubes relevantes"
    eheheheheh com quem ó MEO?????

    ResponderEliminar
  9. Estamos assim, meio que num impasse, se apresenta-se-mos um candidato se calhar não conseguiríamos elegê-lo pelos motivos conhecidos (falta de apoios suficientes), apoiando um "corrupto" corremos um risco. E então, não será melhor garantir alguma coisa? Esta é a minha dúvida!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking