O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 19 de junho de 2018

Exclusivo: A irresponsabilidade de ser demasiadamente responsável e a responsabilidade de ser moderadamente irresponsável

. 138 comentários

Obrigado pelo convite para escrever neste espaço. Procurarei ser factual e preciso. 

A atual Direção do Benfica tem vindo a defender uma estratégia para o futebol do clube que assenta na conjugação da consolidação financeira com o êxito desportivo (veja-se a este respeito a mensagem do presidente do Conselho de Administração da SAD (também presidente da Direção do Benfica) que se encontra no relatório e contas da SAD do exercício findo em 3º de junho de 2017. Na referida mensagem justifica-se esta ideia com base em dois factos: um resultado consolidado positivo de 44,5 milhões de euros (que consolida uma tendência já observada nos últimos anos) e o tetra finalmente conquistado em maio de 2017. 

Contudo, estes argumentos e, por inerência, todo o conteúdo da mensagem são falaciosos (e pretendo usar aqui um eufemismo). 

Primeiro, porque o resultado referido atrás não é, ao contrário do que se diz, o culminar de uma tendência que se tem vindo a consolidar. É antes o clímax de uma política de downsizing desenfreado que é tudo menos sustentável… até porque já não há mais ativos para alienar que permitam a obtenção de mais-valias elevadas. 

Segundo, porque o verdadeiro sucesso desportivo é algo de que toda uma geração de benfiquistas (onde me incluo) ainda continua à espera (há mais de três décadas). Para o Benfica só pode verdadeiramente haver sucesso desportivo quando o clube se conseguir voltar a afirmar internacionalmente. Esse tem de ser o desígnio desportivo do Benfica. Vai muito para além da conquista de campeonatos e de taças domésticas e do populismo e folclore que nos últimos anos tem crescido em torno desses acontecimentos. 

A conquista da Liga dos Campeões é o desígnio do Benfica que falta cumprir. Qualquer direção que pretenda servir o Benfica tem o dever para com os benfiquistas de cumprir este desígnio e deverá ser naturalmente julgada pelo quanto contribuiu para a concretização deste objetivo. Ou seja, qualquer direção tem a responsabilidade de ser moderadamente irresponsável para ousar assumir este objetivo. Por outro lado, qualquer direção deve evitar a irresponsabilidade de ser demasiadamente responsável e de não investir o suficiente neste objetivo. 

Alguns exemplos da demasiada responsabilidade da atual direção: 

· Nas últimas 5,5 épocas, a SAD investiu mais de 300 milhões de euros no plantel. Salvo raras exceções (Jonas, Salvio, Fejsa, … não necessariamente as mais caras), foram recursos desperdiçados em muitas apostas arriscadas. Com estas verbas teria sido possível investir em atletas com provas dadas (investimentos com menor incerteza de sucesso) que potenciariam o desempenho na Liga dos Campeões. 

· Nas últimas 5 épocas o Benfica disputou 36 jogos na Liga dos Campeões. Desses, apenas venceu 12, tendo saído derrotado em 16 jogos (quase 50%). Se tivermos em conta que apenas 8 desses 36 jogos foram disputados com equipas de topo do futebol europeu, torna-se evidente a mediocridade da passagem recente do Benfica pela principal montra do futebol mundial. 

· Na época em que o Benfica conseguiu a proeza de não pontuar na Liga dos Campeões (nem o Qarabag conseguiu tal feito) registou-se o maior aumento dos gastos com remunerações (e afins) dos últimos tempos. Nos primeiros 6 meses do exercício a findar em 30 de junho de 2018, a SAD apresentava um total de gastos desta natureza superior a 35 milhões de euros (sem prémios de desempenho desportivo, assim se espera). No exercício findo em 30 de junho de 2017, os gastos com remunerações e afins ascenderam a 74,7 milhões de euros, dos quais 13,4 milhões de euros referentes a prémios (componente variável). Uma massa salarial desta magnitude não é consentânea com a estratégia de consolidação financeira, nem os efeitos da mesma se fazem sentir na vertente desportiva. Urge, assim, explicar aos benfiquistas em geral o porquê deste aumento na base salarial. 

· Urge igualmente explicar aos benfiquistas porque motivo o número de colaboradores da SAD tem vindo a aumentar consistentemente (certamente em linha com a referida estratégia de consolidação financeira). O número de colaboradores em junho de 2015 ascendia a 350. Em dezembro de 2017 já eram 445 (um aumento de quase 30%). 

O plantel já superou a centena de atletas (5 equipas). Pergunta-se, pois, se, com os recursos utilizados nos salários deste vasto plantel, não teria sido possível manter alguns dos atletas que saíram do clube nos últimos anos. Legitimamente, pergunta-se ainda qual o impacto que tal desfecho poderia ter tido no desempenho do Benfica na Liga dos Campeões no período em causa. Afigura-se igualmente pertinente uma explicação sobre porque motivo o número de colaboradores da Benfica TV aumentou de 69 em junho de 2017 para 84 em dezembro do mesmo ano, num contexto de esvaziamento de conteúdos do canal. 

Vários estudos empíricos têm demonstrado que o sucesso desportivo está positivamente correlacionado com o montante dos gastos com remunerações dos atletas e também com o montante investido na sua contratação (o bom senso já nos dizia o mesmo)

Para haver capacidade para pagar remunerações mais elevadas e para investir na contratação de atletas, é necessária a geração de receitas mais elevadas. Contudo, a magnitude das receitas também está positivamente correlacionada com o sucesso desportivo. Trata-se de um ciclo virtuoso que não pode ser quebrado. E é precisamente isso que acontece quando existe um desinvestimento na capacidade competitiva do plantel … revelador de uma miopia estratégica que não se coaduna com a grandeza do Benfica. 

Em próximos posts serão apresentadas diversas deficiências estratégicas da atual Direção do Benfica (e da atual Administração da SAD). 

Sempre que possível, serão apresentadas abordagens alternativas com vista à consecução daquele que deverá ser o principal objetivo do Benfica: SER O MAIOR E O MELHOR CLUBE DO MUNDO.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

138 comentários

  1. Scaramanga ben vindo ao NGB!
    Com esta direcao sera impossivel ganhar-mos la fora! Sao erros atras de erros! Este ano que era um ano fulcral onde podia arrumar os rivais para uns bons anos desinvestiu e vendeu tudo o que mexia!

    Fomos a duas finais europeia numa estrategia que estava a resultar, ou seja ciclos de 3 anos e ao fim do 3ano vendiamos alguns jogadores e apesar de nao termos ganho nenhuma final fomos lá!
    Deixou de fazer esses ciclos, e agora chega ao fim de cada epoca e vende sempre 5/6 jogadores titulares! A partir de 1 de julho vwi comecar a festa com mais uma destruicao do plantel! Assim é praticamente impossivel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. A última vez que o Benfica foi a uma final da Taça dos Campeões resultou de um ciclo em que 2 anos antes tínhamos estado noutra final também. Manter os melhores durante um período definido tem resultados comprovados.

      Eliminar
    2. Seja bem-vindo Scaramanga! Nunca tinha visto, nem no Benfica Eagle, um post tão claro quanto aos cifres relacionados com o pessoal do Benfica! Espero que isso abra os olhos de muitos benfiquistas porque existem demasiadas opções "estratégicas" cujos resultados são pessimos! Nada que seja apreciavel constatar no nosso clube mas tambem meramente necessario saber qual a situação real da SAD em termos economicos e aqui esta direcção tem e terà MUITA COISA para justificar perante os socios e adeptos! Obrigado pelo trabalho e longa vida no NGB!

      Eliminar
    3. Bem vindo Scaramanga ao NGB concordo com muito do que disse.Penso que e possivel Ter uma estrategia de cosolidacao financeira e EXITOS Desportivos mas SEMPRE Alicercada nos EXITOS Desportivos em Primeiro Lugar pois so os EXITOS Desportivos (Afinal somos um clube de futebol O Maior Do Mundo port sinal e o nosso core business e futebol)so com os EXITOS Desportivos conseguimos mais valias para investir (Manter ou aumentar a massa salarial e comprar ou manter ativos Jogadores Craques).Ora Ganhando Mantendo os Melhores ha geracao de mais valias que depois sao usadas para a massa salarial Investimento em Jogadores ( que no ultimo par de anos nao tem acontecido) e se a estrategia for Bem executada por exemplo compra de um ativo por 10 milhoes (custo minimo de um craque jovem com grande margem de progressao salvo raras execoes) e venda por 30 ou 40 milhoes gerara sempre um cash flow Muito Positivo permitindo assim o progressivo abate do passivo (deviamos aqui ter uma estrategia de um passivo proximo do zero em terms bancarios incluo aqui os emprestimos obrigacionistas a dez anos) e a manutencao dos mais Jogadores mais valiosos Incluindo os da Nossa Cantera permitindo com e expectavel maiores e mais EXITOS Desportivos e com isso maior e melhor cash flow provenientes de maiores receitas economic as vendas de passes de jogadores por quantias mais elevadas mais merchandising mais dinheiro de sponsorizacao etc

      Carrega BENFICA esta ano e para Ganharmos Tudo em Portugal Impotantissimo primeiro entrar na case de grupos da champions (45 milhoes ou mais pois o playoff tambem da premio monetario de uns 3 milhoes salvo o error)depois ir aos oitavos minimo !
      Nas Modalidades ha um aumento de 2 milhoes no orcamento (veremos quanto vai para o futebol femenino ) tambem quero her vitorias nelas todas (a lagartagem vai desinvestir de certeza nao vai haver cash para os lados da maior IMpotencia desportiva do Mundo)

      Red 1

      Eliminar
    4. Grande Scaramanga! Sê bem vindo ao maior e melhor blog da gloriosasfera Benfiquista.
      Pela amostra, nota-se que tanto marcas com ambos os pés, de cabeça, canela, calcanhar e bicicleta!!!

      O melhor reforço do blogue para a época que se avizinha!!!

      Eliminar
  2. Rui BENFIQUISTA19/6/18 11:10

    Bom post, e já agora sejas bem vindo a blogosfera, e em especial a este Blog, não sendo um "especialista" em negócios, penso que o titulo do post diz tudo, e o LFV ´so tem um solução, ir vendendo e de preferência bem vendido caso seja possível alguns maus negócios para minimizar os mesmos, vender quem esta a mais, e ficar com os necessários, e falo isto nas 3 equipas profissionais, quanto a equipa principal não tem mais fuga, se não vencer este ano, sabe que vai ter problemas, e ou faz um equipa fortíssima, senão morre já em Agosto e começa aí o seu calvario, penso que ele já pensou nisso, ontem no chama imensa disseram que já contratou jogadores e que faltam finalizar o processo,
    depois da promessa na AG e as necessidades da equipa, se não vier um GR um trinco para rodar o Fejsa, um ou dois "8" e um extremo avançado de qualidade inegável o caldo vai ficar entornado para o lado dele.
    ps: já me chegou aos ouvidos que o RUben Dias vai para o AT Madrid.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. A estratégia da administração da SAD para a nova temporada ainda não é clara.

      Eliminar
  3. Excelente entrada. Completamente de acordo.

    ResponderEliminar
  4. Miguel Magalhaes19/6/18 11:21

    Bom post e e' sempre bom saber que ha mais uma nova partilha de opiniao neste blog que diariamente sigo.
    Aquilo que gostaria de ler, de vez em quando, seria a opiniao de alguem que concorda plenamente com aquilo que tem sido o percurso da direcao. Nao digo que concorde que o que tem sido feito, mas pelo menos haver uma opiniao que venha "do lado de la'". Seria interessante ler a opiniao de alguem que poderia explicar o porque destas politicas e do rumo que temos levado.
    Nao concordo com o que tem sido feito mas, sou Benfiquista, nascido no seio de uma familia, tambem ela, Benfiquista e, ainda que longe do Pais e obrigado a escrever textos em teclados que nem acentos me deixam usar, continuo a sentir de perto a paixao pelo nosso clube.
    Sou de Fafe, Minho, e durante muitos anos vivi na pele as vitorias e festejos do fc porto. E nao foi algo facil de se viver quando se e' pequeno e vive numa zona dividida entre portistas e Benfiquistas.
    Quero voltar a viver isso? Nem pensar!
    Estamos muito longe desses tempos? Sem duvida alguma!
    Portanto gostaria que houvesse opiniao mais aberta neste blog e que nao fosse mais uma constante repeticao dos mesmos factos com palavras diferentes sobre as contas e dinheiros, e que a direcao e' isto ou aquilo, mas sem nunca haver alguem que os possa refutar e explicar o porque de tudo isto estar a acontecer.
    Eu, ainda que triste e desolado e revoltado com o que se tem passado, continuo a preferir viver nestes tempos do que nos passados anos 90. Talvez ir para a escola e discutir com os colegas se quem ficou em terceiro ou segundo foi o Benfica ou o sporting tenha sido mais facil do que levar sempre com os mesmos a levantarem tacas UEFA, Champions, Campeonatos e companhia e acabamos por nos esquecer sempre do nosso verdadeiro inimigo que e' o fc porco.
    Acredito que nos devemos insurgir com o corrente caminho, mas tambem ter um pouco de abertura de ouvir (ler) quem pense de forma diferente e talvez mais uns posts a esmiucarem a porcalhice e meandros das ligacoes mafiosas a Norte da capital.
    Obrigado pela leitura diaria no vosso blog que tanto admiro.
    Abraco de Inglaterra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Sou novo aqui e não me compete essa gestão do blogue. O que me parece é que o NGB nunca negou o acesso a todos os que queiram partilhar as suas opiniões. Não sou contra ou a favor de nenhuma direcção ou administração. O que procurarei é partilhar a minha visão do que acho que o Benfica deva ser e fazer.

      Eliminar
    2. Miguel Magalhaes19/6/18 12:07

      Compreendo, obrigado pela resposta.
      Nao falei, como e' obvio, diretamente para ti.
      Mas nao concordo plenamente com a parte do negar, mas sim, mais um nao haver interesse nessa parte.
      Coisas boas foram feitas por esta direcao, o porque do desvio desse rumo era o que gostaria de ver explicado por quem defende esse caminho.
      Ver explicado o medo constante do ataque ao fc porto.
      Este ano mais pareceu que fizemos um favor ao pintinho para que alguem nao fosse "apertado".
      Isso eu gostava de ver em cima da mesa, explicado por quem defende a direcao.
      Mas bom post, interessante, e espero que assim continues.
      Abraco e obrigado pela partilha de informacao

      Eliminar
  5. Posso até concordar com questoes de fundo aqui apresentadas, mas alguns dados aqui apresentados sao pouco sustentados e demasiado vagos para serem apresentados como factos.

    Uma centena de jogadores nao sao 5 planteis, se contarmos q os planteis sao normalmente na ordem dos 27 jogadores......mais de 100 é quanto ? 101 ou 199 ?

    Nao esquecer q temos actualmente 3 planteis, equipa A, B e sub-23. Ninguem foi fazer contratos a pressa pra equipa sub-23, ja esta organizado ha tempo como é obvio.

    Investiu-se 300M, qt se facturou com esse investimento ? Qual o retorno dos "planteis" de emprestados ? Dá lucro ? Dá prejuizo ? O atirar desse valor pra cima da mesa merecia uma analise mais exaustiva.

    Critico a afirmaçao dos 300M terem sido recursos desperdiçados. Refere q se trata de investimento de 5,5 anos, mas so refere aqueles q foram boa aposta e estao no plantel, e onde estao referidos os outros q foram adquiridos nesses 5,5 anos (300M) e entretanto sairam e geraram mais valia ? Vou falar aqui de alguns, nao indo verificar se estao nos 5,5 anos, mas estiveram por ca outros oriundos dos ditos "recursos desperdiçados" tipo, DiMaria, Matic, Enzo Perez, Javi, Rodrigo, Nelson Semedo etc etc etc

    Tb nao concordo com a omissao de Krovi, Zivko, Cervi, Grimaldo......entre outros.....por isso discodo tb da afirmaçao de falta de nao haver activos potencial gerador de mais valia.....é so esperar mais uns dias e qd sair algum desses sera mais um a criticar aqui um novo downsizing......e afinal temos ou nao quem possa gerar mais valia elevada ?

    Sim realmente poderia apostar-se em jogadores consagrados, certezas.......falta saber se esses gostariam de vir jogar pra ca pra nossa ligazita com a vizibilidade q se sabe.....so mesmo alguns em fim de carreira como o Jonas, mas ai ja sai outro tipo de critica q é o de ser o azilo dos futebolistas em fim de carreira e q vem pra ca gozar uma reforma dourada antecipada......enfim.....

    Sobre a manutenção de jogadores no plantel, acredito q um ou outro fosse possivel, mas na sua maioria seria pura demagogia, o Benfica nao consegue acompanhar os valores apresentados por equipas de outros campeonatos, nem a visibilidade q essas ligas conferem. Engraçado achar q isso deveria ser feito, e dp criticar o aumento da massa salarial......estranho......

    Sobre a CL, é o sonho de todos nos, a ambiçao deve ser essa, mas com os pés bem assentes no chao, visto q a realidade mostra q sera muito pouco exequivel......mas continuemos a trabalhar com esse objectivo e deixem-nos sonhar.

    Marco Antonio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Procurarei nos próximos posts analisar todos esses números ao pormenor. Nessa altura poderemos debater mais a fundo. Os números que apresento neste post estão correctos. Divulgarei mais nas próximas semanas.

      O que defendo é menos jogadores contratados em quantidade. Assim poderemos alocar recursos que permitirão suportar os custos de outros com vencimentos mais elevados mas que nos darão outra experiência e qualidade.

      Eliminar
    2. Aumento dos funcionários da SAD: 445!!!. As equipas de sub 23 e B devem ter planteis relativamente curtos e usarem quando necessário jogadores de outros escalões. Em Inglaterra nenhuma equipa tem 27 jogadores nos “A” e mais 55 nas reservas e sub 23.... daqui resultará uma enorme poupança em vencimentos que pode e deve ser canalizada para pagar aos melhores. E os grandes resultados positivos da SAD são sempre obtidos através de dezenas de milhões em vendas porque a operação é muito desequilibrada...

      Eliminar
    3. Como exemplo, o Man Utd e o Barça tem o mesmo numero de colaboradores para facturar 3 vezes mais que o Benfica.... e não tem mais de 70 jogadores profissionais, incluíndo emprestados...

      Eliminar
    4. Se pensarmos que nos 445 estão incluídos todos os jogadores de todos os escalões que têm contrato e recebem salário do SLB, serão 200 ou mais, então o MU e Barça com apenas 70 jogadores têm muito mais colaboradores e técnicos. Muito mal geridos.


      Eliminar
    5. Pelo "anónimo" 2 espaços "Marco Antonio" (os dois espaços aparecem sempre, o nome é que varia) podemos pôr de parte essa de ganhar a Champions.
      Boa!
      Deixem-se de sonhos pessoal, e você também, Luis Filipe Vieira, que fala sempre nisso!
      Realço o "esquecimento" de comentar o aumento dos colaboradores e da massa salarial.
      Resumindo, o que o "call center" está programado para dizer é que nesta ligazita nem vamos ter importados dos bons e vamos exportar os que por cá despontam.
      Que grande facada nos sonhos da rapaziada!
      E a distribuição dos canecos vai ser, em cada 10, 2 para o Glorioso, 5 para a corrupção e 3 para a lagartada.
      Só assim a industria se conseguirá manter pujante e os bancos poderão empresta"dar" dinheiro aos dragartos que o Glorioso pagando juros altos e a tempo e horas dará para cobrir o prejuízo que os outros dão!
      Ao que isto chegou!

      Eliminar
    6. Marco António, subscrevo o seu comentário.

      João Maximiano

      Eliminar
    7. Scaramanga; Tens que saber dividir o trigo do joio. Há por cá meia-dúzia do call-center do Vieira a tentar dividir e confundir. Escrevem sob diversos disfarces sejam eles anónimos, sejam...olha, como este Marco António por exemplo.

      Eliminar
    8. Anonimo,

      tb ninguem disse q os planteis aqui tinham 55 reservas. Estao contabilizados os jogadores com contrato profissional, dezenas encontram-se emprestados e a dar lucro pelos sucessivos emprestimos.

      Enquanto se ganha ninguem se preocupa com a quantidade de jogadores com contrato profissional, isso so vem a baila qd nao se ganha, mas nao quer dizer q nao se tenha proveito de usar dessa vertente do negocio.

      Comparem realidades identicas, isso de Barças e MU é divagar.......facturama mais em direitos televisivos q nos facturamos tudo incluido........

      O nosso negocio é apostar em jogadores com potencial e com risco, por valores medianos, e tirar proveito de algumas das apostas, obvio q outras serao barretes. Nao existe condiçoes para um clube portugues atrair nomes mais sonantes de jogadores com creditos firmados, nem temos condiçoes para segurar muito tempo algum dos nossos jogadores q receba convite de uma das principais ligas.

      Marco Antonio

      Eliminar
    9. Lamento mas mandar factos para o ar baseados em factos que se ira demonstrar no próximo post é a mesma táctica da SIC Rui Santos para difamar o Benfica.

      Eliminar
    10. @ Viriato De Viseu, @Lawrence mas que raio de conversa é essa?! O Marco António fez um comentário bem sustentado em resposta a um post legítimo e a vossa resposta é atacar o autor ad hominem?! Mas isto agora é o sporting? Tão atrapalhados e incapazes de uma resposta coerente. Ao menos o Scaramanga percebeu que tem de explicar melhor as coisas e que o seu argumento tem várias e clamorosas falhas (na minha opinião), e também não duvido que virá com um texto mais sustentado e todos nos beneficiaremos desse diálogo. Agora, carneirada, pró- ou anti-LFV é que não deveria ter lugar nestas conversas.

      Eliminar
    11. " mas isto agora é o sporting ? "
      Com as portas escancaradas a toda a trampa anti-benfiquista, não podemos exigir muito mais...

      Eliminar
  6. Scaramanga

    Bem-vindo !...É como diz e, com toda a 'arte' anunciada para o CFC e Oeiras, com tendência para piorar. Se necessário o 'fantasma' de JVA estará sempre à mão de semear !!!

    Como diz o saber popular, "só não vê quem não quer" ou "não há pior cego que aquele que não quer ver"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Procurarei cingir-me aos números e penso que por aí conseguiremos tirar muitas conclusões sobre quais os caminhos certos (e errados) para o nosso Benfica.

      Eliminar
  7. Concordo com a nota de que o clube tem de ser um pouco irresponsavel. Arriscar um pouco mai$ para ter melhores resultados na CL. No entanto, a abordagem falaciosa de que com menos jogadores ligados ao clube se iria mais longe, nao pega. Muitos dos jogadores ligados ao Benfica nunca vao jogar pelo Benfica. Sabem isso. Alguns servirao de moeda de troca, outros de facilitadores de outros negocios, outros cedidos para sempre em leasing, outros ainda para valorizar fora do clube. Tudo isto pode parecer desperdicio, mas nao creio wue seja.

    Para mais, a logica de que se compra um jogador caro e consagrado e ele pega de estaca, nao podia ser mais errada. A maioria dos jogadores que brilharam nonclube nos ultimos tempos foram jogadores que implicaram investimentos baixos. Com a excepcao de Mitro, Raul ou Rafa, a equipa custou tostoes (preciso fazer lista?).

    Eu tambem vejo muitos erros de gestao desportiva. Muitos. Mas vejo que tem havido uma politica cautelosa de inventimento e da sua rentabilizacao. So assim se explica que o clube, mesmo nao gozando de saude plena, consegue estar muuuuito melhor do que o intervencionado Porto ou o VMOCado Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Procurarei com números demonstrar o peso que todas essas contratações têm nas contas da SAD. Não me interessa a situação financeira dos adversários mas só a do nosso clube.

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta. Eu nao tenho duvidas de que as contratacoes de muito "ferro velho" sao dispendiosas. Mas nao se pode negar que muitas delas sao tambem rentaveis (Marcal pode ser dado como situacao exemplar).

      A mim interessa e muito a situacao financeira dos adversarios. E nao para fazer pirraca ou picar amigos de outros clubes.

      Apesar de o nosso clube ter um potencial financeiro e de facturacao unicos em Portugal, a comparacao com os outros permite avaliar quao mal ou bem o clube podera estar a ser gerido.

      Eliminar
  8. Caro Scaramanga, bem-vindo.

    Percebo o teu raciocínio, por outro lado, não entendo o que se pretende além da oposição clara às ideias da direção.

    Percebe-se nas tuas palavras, que tudo está mal, e que nem um tetra safa isto! Um descalabro de contas, resultados financeiros e investimentos.
    Basicamente, temos uma direção, que herdou uma equipa fabulosa, com infraestruturas incríveis e contas contas brilhantes. Desde que lá está, é a desgraça em todos os itens.

    Para ganhar a Champions:
    Além da paixão necessária, como compramos melhor?
    Como compramos melhor e não aumentamos os custos com o pessoal?
    Como vamos aumentar receitas sem vender?
    Sabendo que estás num mercado limitado que é o português, qual as linhas orientadoras que o clube deveria seguir para lá chegar?

    Ganhar a liga dos campeões é possível, mas eu diria que atualmente, seria uma conjugação inacreditável de situações, probabilidades e alinhamento obrigatório de astros.

    Independentemente de tudo, para mim, mais que a critica fácil, é importante discutir caminhos e lamentavelmente não foi feito.

    Saudações,
    GG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Eu apresentei números. A parte da opinião pessoal poderá ser o entender que o Benfica tem que olhar para a Champions como prioridade. O restante refere coisas concretas como o aumento de custos a vários níveis(remunerações e colaboradores) quando se assistiu a um downsizing desenfreado.

      Não tenho interesse em discutir pessoas mas sim políticas.

      Eliminar
    2. O downsizing desenfreado, é necessário em determinadas alturas para separar o trigo do joio.

      Se reparamos o Benfica continua a crescer na sua faturação e infraestruturas, acho que é natural que os custos com pessoal vão acompanhando esse crescimento. Até porque, temos um plantel com vários jogadores tetra campeões, que além de prémios, também tem renovado os seus vencimentos, visto serem mais valias e a fim de os manter satisfeitos face ao que se paga lá fora.

      Este ano, não tenho dúvidas que voltamos a aumentar os custos com pessoal, pois estamos a contratar, e infelizmente para convencer jogadores a jogar de manto, não basta paixão e a nossa história.

      Para podermos olhar com olhos de ver para uma champions como prioridade, é necessário além do investimento brutal em jogadores, um suporte incrível de custos com pessoal.
      Na minha opinião o caminho, passa primeiro por voltar a estar na senda de um "novo" penta, e ir olhando para a Champions como um objetivo primordial e prioritário na sua assiduidade/participação, e só depois como muitíssimo difícil mas possível de conquistar.

      Eliminar
    3. Olha GG sem ir a net diz me a Equipa do Milan de 89/90 e depois diz a do Benfica e por ai ves ja diferencia que havia nessa altura ja...

      Para quem nasceu em 2000 pensa que futebol começou ai

      Eliminar
    4. Tiago,

      Os que nasceram em 2000, pensam que o futebol começou aí, tal como os que nasceram antes vivem no "antigamente é que era".
      Uma e outra coisa não são verdade, assim como a generalização não é correcta.
      Estou completamente à vontade, pois nasci muito antes, e tento ter ideias actualizadas no tempo, nunca esquecendo a história.

      Essa equipa do Milan era uma equipa top, mas a nossa não deixava de o ser. Vamos imaginar por momentos, que tínhamos a jogar actualmente no Benfica, a dupla de centrais da seleção brasileira e o médio criativo. Impossível nos tempos actuais.
      Esse é um bom exemplo, para percebermos o que era essa época Vs época actual. Eram tempos diferentes, onde a discrepância de ordenados não se notava tanto. As transferências eram efectuadas com custos baixos. Nada tem a ver com os tempos que vivemos hoje.

      A titulo de curiosidade, anos antes dessa final, o rival Sporting tinha tudo acordado com Frank Rijkaard (imagine-se), com uma transferência no valor de 350.000 contos.

      Eliminar
    5. Isso é certo no global, Tiago da Fonseca, mas o Benfica tinha o melhor trio brasileiro da história do futebol português e uma das melhores de sempre a nível europeu, sem margem de dúvidas, e uma dupla de suecos de grande nível. Isto é, a equipa do Benfica era bastante sólida e de qualidade. O resultado final reflecte isso.

      Eliminar
    6. GG
      Ja na altura era uma diferencia abismal mas e aqui e que esta grande diferencia e que na altura P.Barbosa ia buscar o jogadores diretamente ao Brasil e nao levava Mundos e fundos por os jogadores nessa altura ia no pagamento dos jogadores a percentagem para o Agente agora nao agora 10 para o Agente 5 para o jogador assinar mais 3 para o Presidente e Clube de 30 fica com 5 mas nao e o agente nem presidente que paga eles mas sim o Clube ai e que esta diferencia.

      GG eu tenho a sorte ter visto as ultimas 2 Finais Europeias do Benfica contra o PSV e o Grande Milan e e com pena minha que isso nunca mais volta acontecer porque infelizmente toda gente faz do Futebol um BICHO de sete cabeças

      Eliminar
    7. Tiago,

      Discordo! São épocas completamente diferentes.
      Se era verdade que existiam menos intermediários, também é verdade que era para todos.

      O futebol, transformou-se numa economia própria e peculiar, no qual, o mercado a que cada um pertence, vaticina o seu poder enquanto clube.

      Após deixar de ser Taça dos Campeões Europeus em 91/92 e passar a ser Liga dos Campeões, só 92/93 Marselha 94/95 Ajax e mais surpreendentemente ainda o Porto em 03/04 as exceções à regra. Os restantes ganhadores pertencem aos campeonatos dos BIG 4 (Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha).
      A tendência é esta e a agravar!

      Clubes como o nosso Benfica, Porto, Ajax, Marselha, Estrela de Belgrado, PSV, Steua de Bucareste, Feyenoord e Celtic, dificilmente nestes moldes, alguma vez repetirão.
      Clubes como Hamburgo, Aston Vila e Nottingham Forest, estão fora do top de acesso à própria champions nos seus campeonatos, mas se por lá andassem, teriam mais hipóteses probabilísticas que nós próprios, infelizmente...

      Eliminar
    8. Boas GG
      Isso é tudo verdade mas a coisas que o dinheiro não consegue comprar é a história e clubes como Manu city o PSG sao super ricos e qual foi o fim deles na Champions? Uma equipa com tudo para ganhar nada e porque? Hoje em dia todo o burro é vendido a preço de ouro tipo Pogba mas o rendimento dele é ridículo olha o jogo contra o Benfica o Meu rico Enzo pôs ele no bolso e resto é conversa e é isso do que estamos a falar. Eu quero um Benfica forte quando qualquer equipa vier jogar a Luz logo a partida sabe que vai perder e é assim que temos que pensar e não há outra senão não somos Benfica...
      Mas eu sei que meu amigo tbm é isso que deseja porque fizemos parte de um clube enorme e que só vitória conta

      Eliminar
    9. Zé Diogo19/6/18 19:42

      Quem é o P.Barbosa que ia buscar jogadores directamente ao Brasil ?

      Andas um bocado "faralhado"...tu querias falar do primeiro empresário de futebol oficialmente reconhecido pela FIFA, infelizmente já falecido, o grande benfiquista Manel Barbosa responsavel pela vinda de grandes craques como o Mozer, Isaías, Ricardo Gomes, Aldair e Valdo, além de ter intermediado a ida do Rui Costa para a Fiorentina.
      Saudades das amenas cavaqueiras na Barbearia Brasilia,com o seu inseparável charuto e piadas sempre certeiras...

      Eliminar
    10. Desculpa tem razão é Manel e não Paulo peço desculpa
      Mas esse grande Senhor

      Eliminar
  9. Bem-vindo. Podias ter entrado menos a pés juntos... :)

    "até porque já não há mais ativos para alienar" - que piada: Varela, Ruben Dias, Zivkovic, Krovinovic, Cervi, Grimaldo. Chega? E só estou a falar de titulares :)

    "haver sucesso desportivo quando o clube se conseguir voltar a afirmar internacionalmente" - 2 finais da Liga Europa e 2 quartos de final da Champions nos últimos anos. Se isto não afirma o Benfica internacionalmente, não sei que clubes estão a considerar como afirmados internacionalmente? Real Madrid, Barcelona e Bayern? Aliás, digam 1 clube que não seja das super ligas europeias que tenha um desempenho minimamente semelhante.

    Nota final: nem sequer sou apoiante do LFV, mas incomoda-me esta postura do está tudo mal e de várias vezes se fazerem afirmações do tipo "o verdadeiro sucesso desportivo é algo de que toda uma geração de benfiquistas (onde me incluo) ainda continua à espera (há mais de três décadas)" quando, num exercício de honestidade, é impossível não concluir que o LFV está a fazer um bom trabalho no Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Aliás, digam 1 clube que não seja das super ligas europeias que tenha um desempenho minimamente semelhante."

      Mesquita, fora das super ligas da Europa, o FC Porto neste século venceu uma Champions, 1 L Europa e 1 T UEFA, 3 T Europeias, em igual período o Manchester United venceu 1 Champions, e 1 L Europa ...

      Mesquita, neste século XXI, já se disputaram 18 Edições da Champions, e outras 18 Edições da T UEFA, posteriormente L Europa, neste período do Futebol Industria, quais os Clubes que mais Taças Europeias conquistaram justamente neste século?

      1º R. Madrid 5 Champions!
      2º Sevilha 5 T Europeias (3 L Europa, e 2 T UEFA)!
      3º Barcelona 4 Champions!
      4º FC Porto 3 T Europeias (1 Champions, 1 T UEFA e 1 L Europa)!
      5º At. Madrid 3 L Europa!
      6º B. Munique 2 Champions!
      7º Milão 2 Champions!
      8º Liverpool 2 T Europeias (1 Champions e 1 T UEFA)!
      9º Chelsea 2 T Europeias (1 Champions e 1 L Europa)!
      10º Man. United 2 T Europeias (1 Champions e 1 L Europa!

      O FC Porto e a Liga Portuguesa, são "intrusos" naquela coutada das Ligas Top4!

      Julio Loureiro (Fafe)

      Eliminar
    2. @ Julio Loureiro

      Não percebi se estavas a discordar ou a concordar... Mas, como indiquei, com a exceção do FCP (sendo que aquela Champions foi muito atípica e já foi há 15 anos).

      Por isso, no passado recente, não encontro outro clube que não o Benfica (talvez o FCP com as ressalvas anteriores) a ter uma prestação deste tipo nas competições europeias.

      No entanto, continuo a achar que esta época 2018/2019 vai ser uma época crucial para o LFV (e o RV) continuar(em), ou não, na liderança do Benfica. Pois, além de haver investimento como há alguns anos não havia, existe uma época anterior miserável e um futebol paupérrimo.

      Eliminar
    3. Mesquita, vale o passado recente na Champions? Ora aí vai, o rendimento pontual nas 5 ultimas edições Champions, de Benfica e FC Porto:

      FC Porto 58 pontos (62-48) em 38 jogos disputados (+ 2 jogos versus o Benfica).
      (16 vitórias, 10 empates e 12 derrotas).

      Benfica 43 pontos (37-54), em 36 jogos disputados, o Benfica juntou menos 15 pontos que o FC Porto!
      (12 vitórias, 7 empates e 17 derrotas).

      O FC Porto venceu a Champions há 14 anos, e venceu a Liga Europa há 7 anos, não foi propriamente há 500 anos...

      1 O Benfica foi largamente, e sem dúvida alguma, o Clube Português com melhores desempenhos Europeus nas décadas de 60/70!

      2 Na década de 80, houve equilibrio Benfica/FC Porto, com tendencia mais para o FC Porto, porque conquistou nesse período 3 T Internacionais, e ainda uma final Europeia a 1ª com a Juventus (nem tenho o hábito de relevar finais europeias perdidas), e o Benfica 3 Finais Europeias!

      3 Nas ultimas 3 décadas, o FC Porto continua dominador em Portugal, em termos de Europa, a Champions com Grupos, neste formato, começou a disputar-se na temporada 1992/93, entra na sua 27ª Edição, e o FC Porto esteve presente em 23 edições, a par do R Madrid e Barça, FC Porto que juntou já neste século 3 T Europeias, e 1 T Intercontinental!

      Vamos contrariar as evidências e os factos?

      Julio Loureiro (Fafe)

      Eliminar
    4. @ Julio Loureiro,

      O rendimento pontual?!? Isso nem sempre quer dizer alguma coisa... O SCP ganhou a Taça da Liga com 1 vitória em 5 jogos. Ou seja, 7 pontos em 15 possíveis.

      Aliás, eu nem estou a perceber onde queres chegar com essa argumentação... Que o FCP nos últimos anos teve melhor prestação internacional do que o Benfica?

      Eliminar
    5. Há cinco anos o Benfica tentou apostar na Europa e tinha a melhor equipa da última década e não ganhou nada. Mas depois fomos tetra. Mas ainda não tínhamos capacidade para manter um plantel de alta qualidade durante muito tempo. Agora com o downsizing da dívida, espero que se consiga novamente construir um grande plantel e que se o possa manter estável durante mais tempo.

      Eliminar
    6. Mesquita, se vendermos os 2 ou 3 jogadores de qualidade superior que nos restam, vamos alavancar a qualidade da equipa como? Não há mais activos para alienar porque fazendo isso ficaremos com uma equipa sofrível.

      Eliminar
    7. @Scaramanga,

      As coisas não são tão preto no branco...
      Nessa perspetiva o Chelsea também não deveria ter vendido o Matic ao Man Utd. Só que, vendeu-o e foi buscar o Kante. Vendeu Matic por 45M e comprou Kante por 35M. Acho que não ficou a perder desportivamente e ganhou 10M.

      Segundo o que dizes, nenhuma equipa vendia os seus melhores jogadores para não colocar o lado desportivo em risco (isso não acontece em nenhum lado do mundo).

      O Benfica terá sempre necessidade de vender mas terá sempre, também, necessidade de comprar.
      O que sucedeu nos últimos anos foi vender, desenrascar com o que ficava por cá (Salvio, Luisões, Pizzis e afins...) e comprar coisas que não se percebem (Danilo, Filipe Augusto, etc).

      Eliminar
  10. Alberto Benfiquista19/6/18 12:03

    O Pinóquio dragarto é o maior ou um dos maiores flops do futebol nacional.Ai se não fosse a agência de imagem contratada para fazer lavagens cerebrais aos Benfiquistas, à anos que LFV tinha sido corrido pelos Benfiquistas.

    O dragarto vieira é mestre em mentir aos Benfiquistas , em fazer publicidade enganosa , manipular a opinião dos Benfiquistas , no resto é um flop que só ainda não foi corrido do SLB devido ao grupo pidesco que montou para manipular a opinião dos Benfiquistas.

    Enquanto o Pinóquio dragarto vieira for Presidente do SLB( muitos dizem que é um presimente ilegítimo ) o Benfica nunca mas nunca vai ser um clube grande Europeu.Com LFV o SLB vai ser sempre desportivamente um clube medíocre e pequeno.

    Doí ouvir isto , custa ler isto mas é a triste realidade.

    Com LFV é impossível o SLB ser um clube grande na Liga dos Campeões.

    Com LFV o SLB( infelizmente ) vai ser um clube minisculo na Europa, uma espécie de Beira-Mar com todo o respeito pelo Beira-Mar.


    O Benfica será sempre grande pela sua massa adepta , desportivamente um clube pequeno com lfv e seus bobis.

    Com LFV , o SLB sujeita-se a ser goleado em todos os jogos da Liga dos Campeões.

    Qualquer Basileia ( equipa mediana/fraca) Europeia sujeita-se a golear-nos com facilidade.

    Quando apanharmos um "colosso " vamos ter de rezar a todos os santinhos para não levarmos uns 8 golos ou mais.


    Já nem falo da vergonha que é ver o nome do Benfica na merda à meses quase todas as semanas e lfv e seus bobis caladinhos que nem ratazanas do esgoto.

    Precisa-se de Benfiquistas e de Benfiquismo no Glorioso.

    Precisa-se de competência e transparência no SLB com urgência.

    LFV é um problema no SLB , que não deixa nem quer que o Benfica seja grande desportivamente.

    LFV é o entrave para que o SLB seja grande desportivamente.

    Está nas mãos do Benfica escolherem:

    Querem um Benfica grande , o dragarto
    lfv rua.

    Querem um Benfica com o nome na merda e minúsculo desportivamente então continuem apoiar o pinóquio dragarto vieira.

    Acho que a decisão é facil.

    Um Benfica grande.


    ResponderEliminar
  11. Talvez não seja redundante recordar que, para jogarmos a Champions, temos que ganhar o campeonato português.
    A partir deste ano, a prioridade das prioridades passa por ganhar o campeonato, para depois então sim, pensarmos na Champions.

    Mas a Champions não é competição para nós. Há que ser realista.
    Não temos nem dimensão, nem arcaboiço financeiro para empreitadas dessa monta.
    Podemos e devemos sonhar, mas com, nem que seja com a pontinha de um dos dedinhos de um dos pés, a tocar a terra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Construindo uma equipa para ser competitiva na Champions não será em consequência essa mesma equipa mais que competitiva em Portugal? Fica a questão.

      Eliminar
  12. Bem vindo. A massa salarial também no blog sempre a aumentar. Mais uma bifana, duas imperiais e uma sandes de torresmos ao fim do mês:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Venho a (verdadeiro) custo zero. A minha paga será ver o Benfica no topo do mundo.

      Eliminar
    2. Então, marca bem a distância em relação ao Shadows e ao tal que nunca sonhou ser presidente do Benfica. :-)
      Um pouco mais a sério, eu também não sou anti, nem pró Vieira! Sou é Benfiquista! Bem-vindo, meu caro!

      Eliminar
  13. Andar a falar de ganhar Ligas dos Campeões é para mim completamente absurdo. O Benfica tem de logicamente dominar sim, o futebol português. Com a corrupção e esquemas a que temos assistido nos ultimos 30 anos isso não é fácil. A única opção é investir na qualidade dos jogadores e treinadores sem esquecer a preparação física, que hoje é 50% do sucesso no desporto. Ir combatendo aquilo que de mau há no futebol em Portugal mas sempre pela positiva, sendo um exemplo a seguir e não fazer o mesmo que os outros.
    Cresci a ver o SLB a ser prejudicado e não deixei de ser Benfiquista por isso. Para mim ver o Benfica fazer tudo o possível para ganhar ou seja, maximizar os recursos, investir na qualidade, merecer de facto ganhar, jogar bom futebol, foi sempre o que me deu satisfação enquanto adepto apesar das derrotas, algumas por factores externos dúbios.
    Em suma, o Benfica no aso passado foi um completo desastre. Vejam os resultados do JJ contra os grandes, e os de RV. Vejam a qualidade do futebol, o desinvestimento que existiu na equipa. Jogadores como Carcela ou Talisca emprestados sabe-se lá porquê para jogar com Pizzi´s, que com JJ nem jogavam no 11. A falta de sucesso é auto infligida, é (ir)responsabilidade da actual direcção. As promessa constantemente quebradas. A falta de defesa do Benfica na praça publica.
    Honestamente vamos ter mais do mesmo, porque o adepto de futebol tem a memória curta e os presidentes dos clubes sabem disso. Mas não há Renatos, Maradonas, Messis ou Ronaldos que resolvam o actual problema do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma componente política que é também importante. No entanto, essa não será a minha prioridade. Ser benfiquista não é uma questão de vitórias, mas elas não deixam de estar na nossa essência.

      Eliminar
  14. Caro Scaramanga,

    Ainda que toda a gente cobre à direção o facto de ter falhado a promessa de ter um benfica da formação baseado em jogadores portugueses pergunto o que fariam:

    Ora sabendo da importância da champions (estar na fase de grupos) continuavam o desinvestimento e aposta na formação ou destrocavam a nota e que terá retorno caso entremos na fase de grupo como melhora significativamente o plantel??...

    Eu tb adorava ter o bernardo, o gonçalo, renato...entre outros mas quanto tempo teríamos de esperar para o Diogo G. explodir na primeira equipa?...a mudança de paradigma ainda que ténue presumo que tenha sido essa, não foi o abandonar do projeto da formação!

    Se querem só formação é passar 4/5 anos na seca, deixar os putos ganhar calo na equipa à e estar consciente de que não teremos resultados imediatos!...e é aqui que todos nós esbarramos!!!

    Não podemos ter o melhor dos dois mundos!!!...se queremos resultados imediatos temos de investir efetivamente em craques e ai dou o braço a torcer. mais valia um ou dois jogadores que fizessem a diferente do que camiões de jogadores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de prioridades como explicarei em futuros posts.

      Eliminar
  15. "· Nas últimas 5 épocas o Benfica disputou 36 jogos na Liga dos Campeões. Desses, apenas venceu 12, tendo saído derrotado em 16 jogos (quase 50%)"

    Estes registos não estão correctos, o Benfica perdeu sim 17 jogos, e não 16 partidas como está erradamente referido no texto, isto nas ultimas 5 edições Champions.

    Deixo com maior detalhe, os registos do Benfica nas 5 ultimas Edições Champions, balizadas entre as temporadas 2013/14 e 2017/18, apenas fase de Grupos, oitavos e quartos:
    36 jogos disputados, 12 vitórias, 7 empates, e 17 derrotas. 43 Pontos (37-54) 17 golos negativos.

    Porque o FC Porto também disputou essas mesmas 5 ultimas edições Champions, deixo também os registos do FC Porto, apenas na fase de Grupos (sem play off´s), e posteriormente na fase seguinte:
    38 jogos, 16 vitórias, 10 empates, 12 derrotas. 58 pontos, (62-48) 14 golos positivos.

    Em igual período, ultimos 5 campeonatos, qual o acumulado de pontos de Benfica e FC Porto, no Tetra do Benfica, e no ultimo campeonato conquistado pelo FC Porto:
    Benfica somou 410 pontos nos ultimos 5 campeonatos.
    FC Porto juntou 380 pontos (menos 30 pontos que o Benfica), nos ultimos 5 campeonatos.

    Depois, observarmos a discrepância de rendimento pontual nas 5 ultimas edições Champions, entre Benfica e FC Porto:
    FC Porto 58 pontos (62-48) em 38 jogos disputados (+ 2 jogos versus o Benfica).
    Benfica 43 pontos (37-54), em 36 jogos disputados, o Benfica juntou menos 15 pontos que o FC Porto!

    Este RX pontual, Campeonato versus Champions (em igual período de tempo, ultimos 5 anos); permite-nos concluir que o Benfica é muito forte internamente, e muito frágil externamente, inversamente, o FC Porto revela fragilidades internas, e um comportamento positivo e equilibrado na Champions!

    O Benfica somou mais 30 pontos que o FC Porto, nos 5 ultimos campeonatos!
    O FC Porto somou mais 15 pontos que o Benfica, nas 5 ultimas edições Champions!
    (Estes registos tão contrastantes, deviam merecer uma profunda e séria análise).

    Uma Equipa Portuguesa voltar a vencer a Champions? Nem daqui a 100 anos, porém, na Liga Europa ainda há essa possibilidade, contudo, o grau de dificuldade na L Europa tende também a aumentar!

    Na nova edição Champions, teremos 16 Equipas altamente competitivas e fortissimas, oriundas das Ligas Top4, por exemplo, o Liverpool 4º classificado da Liga Inglesa, pode vencer a próxima Edição da Champions, isto é desvirtuar os principios básicos da Liga dos Campeões, porque permite que um Clube que não tivesse vencido a sua Liga, seja Campeão Europeu!

    Julio Loureiro (Fafe)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se os recursos disponíveis forem geridos e orientados para uma aplicação mais criteriosa, acredito que poderemos ter prestações na Europa ao nível que o nosso clube merece.

      Eliminar
    2. Boas caro Júlio Loureiro.

      Quanto ao seu comentário, permita-me uma correção, se de facto o FC Porto tem mais pontos que o Benfica nas últimas 5 épocas na Champions, também é verdade que nessas mesmas últimas 5 épocas está uma em que o Benfica foi a uma final da Liga Europa, e não sei se nas suas contas está contabilizada a época 2012/2013 ou se a sua contagem começa na época 2013/2014.

      E isto para dizer o quê, que se com o modelo anterior da Champions o máximo que os adeptos de um clube português poderiam exigir seria uns quartos-de-final de uma Champions ou talvez umas meias-finais de uma Liga Europa, com o novo figurino chegar aos oitavos da Champions já será aceitável, é mesmo umas meias-finais de uma Liga Europa talvez seja pedir muito.

      Claro que há maneiras de contrariar isso, o Porto e o Benfica que o digam, o primeiro está intervencionado e o segundo esteve dois anos a desinvestimento em jogadores de (verdadeira) qualidade.

      Infelizmente o nosso futebol é pequeno em todos os sentidos, país pouco populoso, assistências medíocres tirando os 3 grandes, demasiada concentração de títulos e troféus em poucos clubes, pouco interesse dos estrangeiros na nossa Liga porque é muito desequilibrada, as únicas coisas que se aproveitam de facto (e não é pouco atenção), é o jeito português para o futebol, a qualidade dos olheiros, e também claro o prestígio acumulado dos clubes portugueses na Europa, porque em tudo o resto somos uns pigmeus na Europa.

      Eliminar
    3. Anda não perceberam que este Loureiro portista de Fafe quer é tempo de antena num blogue Benfiquista?

      Se um de nós fosse escrever num blogue do foculporto, como este Loureiro faz aqui, éramos corridos em duas penadas.

      Eliminar
  16. Não é só na política.
    No futebol também há quadratura do círculo.
    Há quem tenha a solução para :

    - dívida controlada;
    - grande equipa de futebol, orientada para grandes conquistas, nomeadamente a Champions.

    Vivam os discursos populistas e popularuchos.
    Não é preciso ter QI muito alto (quaisquer QI 30 bastam) para se perceber que os altos voos estão-nos vedados. Não porque não os mereçamos ou coisas do género, mas porque nos falta massa crítica.

    Em Portugal, achamos sempre que são os outros que devem fazer o que nos compete.
    A nós só nos cabe...sonhar.
    Depois cabe aos outros multiplicarem-se em milagres para que se concretizem esses sonhos.
    Por 12 euros de quota mensal, queremos tudo e mais alguma coisa, porque sim, porque merecemos.

    Só a título de exemplo, transcrevo o ranking dos 10 clubes europeus que mais camisolas oficiais vendem :

    1) Barcelona, 3.637.000
    2) Bayern Munique, 3.312.000
    3) Chelsea 3.102.000
    4) Manchester United, 2.977.000
    5) Real Madrid, 2.866.000
    6) PSG, 2.212.000
    7) Arsenal, 2.055.000
    8) Atlético Madrid, 1.977.000
    9) Juventus, 1.678.000
    10) Milan, 1.287.000

    Se analisarmos com atenção, os 10 clubes acima identificados, são "só" os que praticamente andam pelas fases mais avançadas da Liga dos Campeões.

    Quanto ao Benfica...bem, esse, consta muito cá para baixo (nem digo a posição) com...5767 (cinco mil, setecentas e sessenta e sete) camisolas vendidas.

    Talvez muitos não valorizem estas contas, mas, é bom que se saiba que o merchandising é das receitas mais apetecíveis do universo dos grandes clubes de futebol.

    Há já quem contrate um determinado jogador por x milhões, antevendo que, só a venda das camisolas amortize totalmente ou muito do investimento despendido.

    É por estas (e por outras) que o Benfica está onde está e por aqui nos quedaremos muitos e bons anos.
    Os milagres a este nível, não acontecem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha a tua teoria ate nao e ma mas como queres vender camisolas quando o teu melhor jogador tem 34 anos e chamasse Jonas?
      Por ai esta tudo dito

      Eliminar
    2. O Benfica só vendeu 5000 camisolas? Isso foi o quê? Num mês? Sò o Jonas já vendeu mais de 200.000!

      Eliminar
    3. Anónimo das 15:19

      Jonas vendeu 200.000 camisolas ?
      Na minha imaginação vendeu 10 vezes mais que isso. Terá vendido mais de 5 milhões LOL
      Deves pensar que o tuga está a nadar em dinheiro para pagar 100 euros por uma camisola oficial.
      Eles, face à modéstia das vendas das camisolas oficiais, até lançaram a gama das réplicas, que custam 20 euros, mas nem assim lhes pegam.

      A paixão dos adeptos e sócios pelos seus clubes do coração é baratinha.
      Não são sócios, compram pouco, atrasam-se no pagamento das quotas...
      Isto não dá para tudo. Para se ter um telemóvel topo de gama, muitas outras coisas t~em de ficar para trás. Não há milagres.

      Eliminar
  17. Caro Scaramanga,

    Bem-vindo ao blogue e bons posts!
    Sobre O conteúdo do Post concordo com alguns aspectos e discordo de outros.
    - concordo com a ideia de o Benfica se manter competitivo a nível nacional ( jogando sempre para ganhar) e a nível internacional ( aspirando sempre fazer boa figura na champions e sonhar um dia vencer esta competição)
    - concordo com a ideia de que este ano o Benfica falhou a nível deportivo e que a Direcção tem obviamente responsabilidades sobre o assunto, tal como as tem quando o Benfica ganha ( pessoalmente penso que o Benfica não esperava um Porto tão consistente e muito menos estava preparado para a estratégia "nojenta" perpetrada pelo Porto e pelo Sporting para manchar o nome do Benfica)
    - concordo com a ideia que a estrutura de custos fixos extra-futebol está a aumentar imenso o que deverá ser objecto de reflexão e de explicação aos sócios
    Agora sobre o resto discordo em quase tudo.
    No meu entender o Bentica:
    - fez muito bem em procurar reduzir o passivo e dessa forma poder almejar outros voos no futuro (a questão que se colocava é se o Benfica devia continuar a gastar 20 M€ em juros e se esse valor tem muita ou pouca importância, recorde-se que os custos do pessoal são 70 a 80 M€)
    - tem uma área de scouting do melhor que existe no mundo e nesta década já contratou jogadores como ( Witsel, Matic, Garay, Enzo Perez, Nico Gaitan, Rodrigo, Nolito, Javi Garcia, Ramires, Lima, Oblack, Lindelof, Fejsa, Markovic, Siqueira, Talisca, Jonas, Cristante, Jonas, Nelson Semedo, Ederson, Grimaldo, Mitroglou, Jimenez, Carrilho, Samaris, Cervi, Zivkoviic, Jovic, Pizzi, Rafa, Svilar, Krovinovic ...)
    - O Benfica tem um dos melhores projectos de formação do mundo (Ruben Dias, Lindelof, Nelson Semedo, Cancelo, André Gomes, Bernardo Silva, André Horta, Ederson, Varela, Hélder Costa, Ivan Cavaleiro, João Carvalho, Diogo Gonçalves, Bruno Gaspar, Renato Sanches, Yuri Ribeiro, Danilo Pereira ... são jogadores formados no Seixal)
    - O Benfica teve uma trajectória ascendente em termos de resultados desportivos no futebol e nas modalidades até à época passada.
    Temos que ter coerência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. O Benfica não reduziu passivo, ainda. A operação efectuada ainda não resulta em diminuição de passivo e veremos se no futuro tal sucederá.

      Um jogador "custo zero" para o Benfica tem envolvido um gasto nunca inferior a 5 milhões de euros. Em vez de 4 jogadores incertos porque não 1 com cartel e qualidade?

      Sucesso desportivo atrai investimento e origina receitas. Um clube como o Benfica não se pode dar ao luxo de não ganhar consistentemente e de não solidificar a sua estrutura de plantel principal.

      Eliminar
    2. Sim sim, temos ai dezenas de jogadores a valer 20M com enorme vontade de se mudarem pra nosso campeonato.......eles até fazem fila........

      Esta mais q visto q a maioria até prefere jogar no championship q vir pra ca, mas continuemos a comer gelados com a testa.........

      E depois aparece ca um Gimenez encalhado e é um bradar aos ceu q como é possivel gastas mais dos q os tais 20M num so jogador.......coerencia nao lhe assiste......

      Marco Antonio

      Eliminar
  18. O problema do Benfica é estrutural e não conjuntural.
    Esteja lá quem estiver, o Benfica irá sempre deparar-se com dificuldades de escassez de recursos.
    A capacidade de gerar receitas, não é infinita, até porque, lá está, não temos nem dimensão nem massa crítica.
    Esteja lá o Vieira, o Manel, o Silva ou o Martins, o Benfica debater-se-à sempre com o problema da escassez de recursos.
    Até aqui, esse problema tem sido combatido com a venda de jogadores, mas já se viu que até mesmo esta receita pode estar em perigo, face ao fiasco que foram grande parte das vendas de jogadores.

    Temos que nos habituar à ideia, embora sem resignação, que clubes da dimensão do Benfica foram nos últimos anos literalmente pulverizados do universo futebolístico europeu de elite.
    E isto não se resolve com discursos ou oposições populistas.

    Há emblemas muito semelhantes à dimensão do Benfica que pura e simplesmente "desapareceram" do mapa, como por exemplo :

    - Ajax
    - Feyenoord
    - PSV
    - Anderlecht
    - Standard Liege

    Cito apenas exemplos de clubes oriundos de países com dimensão geográfica inferior a Portugal (Holanda e Bélgica).

    Isto não invalida que de vez em quando, não possamos fazer uma gracinha.
    Precisamos de muita arte, criatividade e engenho para escaparmos a um destino já traçado há muito pela UEFA e mesmo FIFA : a de clubes periféricos, com história mas sem massa crítica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A grandeza do Benfica ultrapassa qualquer um desses clubes históricos. Nunca foi fácil para o Benfica ganhar.

      Eliminar
    2. E não admites que hajam negócios e contratos mal explicados, para nao lhe chamar outra coisa?
      E as parcerias, umas cláusulas, percentagens e comissões em que o clube é pródigo?
      Nessas negociatas, a favor de terceiros, parece nunca haver escassez de recursos.

      Eliminar
  19. Antes de mais os meus cumprimentos caro Scaramanga.

    Belo post, assente em dados que quero crer que são reais e que dão que pensar a serem verdade.

    Se as opções da Direcção no que se refere à estratégia para o futebol (e modalidades), está mais que escalpelizada e criticada com legitimidade, o facto deste aumento nos custos com pessoal "não-operacional", entenda-se atletas, dá muito que pensar e até que criticar.

    Penso que nenhum benfiquista, tirando os beneficiados com isso, quer que o Benfica seja uma espécie de plataforma de colocação de filhos, afilhados e enteados, tudo menos isso.

    Esperemos que surja alguma justificação credível para esta situação, não para nos tranquilizar, que a nossa falta de tranquilidade resolve-se com meditação ou suplementos naturais ou até químicos, é mesmo por causa do Benfica que isso é que nos importa a todos, mais ou menos tranquilos.

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
  20. Parabéns e bem vindo Scaramanga

    Um post sério e com estudo prévio como se exige

    Concordo com quase tudo e sim as questões pertinentes que deixas têm de ser colocadas à direção e esclarecidas sem rodeios

    Mas, quanto à liga dos campeões, sinceramente parece-me ser uma utopia no contexto atual....por muito investimento que se faça dificilmente conseguiremos chegar além dos quartos de final...
    Veja-se o exemplo da juventus, que mesmo conseguindo chegar a uma final não tem quaisquer hipóteses
    Não temos dinheiro, e mesmo que tivéssemos, tenho dúvidas se faria sentido gastar 100 milhões num jogador e salários mensais de 10 milhões...
    Por isso...Utopia

    de qq forma, a Europa league está ao nosso alcance e à imagem de atlético de Madrid ou Sevilla podemos sempre começar por aí

    Uma última nota quanto aos mais de 100 jogadores...é de facto absurdo...mas nem todos são encargos para o benfica (diria a maioria) em termos salariais pois os clubes que os acolhem normalmente são responsáveis pelo salário e em alguns casos pagam adicionalmente uma taxa como no caso do Talisca que só em empréstimos de recuperou o investimento....por isso há que fazer as contas todas para perceber se é assim tão penoso ou não do ponto de vista financeiro para o benfica

    Viva o Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Com uma equipa reforçada com qualidade e não quantidade, bem dirigida, é possível. Nunca foi fácil para nós.

      Os encargos de aquisição são nossos. Também os encargos com salários são quase todos nossos porque as percentagens dos salários pagos nos clubes de destino são sempre reduzidos.

      Eliminar
  21. Seja muito benvindo...pena é que a linha editorial de que agora faz parte seja sempre a mesma: a de malhar na direcção do SLB...já agora todos os meus ultimos posts têm sido riscados pelo lapis azul do blogue. Qual o motivo? Falta de espirito democratico?...ou os meus humildes posts conflituam com a verdade que aqui domina? Aguardo esclarecimentos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos últimos tempos não tens feito um único comentário a abordar os temas dos posts. Concordes ou discordes, não vens cá para comentar os assuntos em debate. Vens cá para insultar. Por isso, continua assim e os teus comentários não passam mesmo.

      Eliminar
    2. Zé Diogo19/6/18 19:50

      Mas não és tu que já afirmaste que a MODERAÇÃO não é exclusividade tua?

      Eliminar
    3. Alerta Vermelho19/6/18 21:29

      Já pensaste porque será que a tendência geral é "malhar" na direcção? Porque será que malham tanto nesses pobres e virtuosos inocentes?!Já agora, porque será que existem alguns, que a única coisa que aqui vêm fazer, é desculpabilizar a direcção, faça ela o que fizer?! Agora, perante a falta de contra argumentos, já entraram na fase da vitimização, e do choradinho!

      Eliminar
    4. Têm um candidato próprio...

      Eliminar
    5. Zé Diogo20/6/18 11:14

      Alerta, a existirem vitimas são aqueles pobres coitados que andam de Renault 5 e aspiram andar de Bentley, de preferência com chauffeur...só que 13 p/cento ainda é muito curto !
      Topas?

      Eliminar
  22. Toda a história do Benfica é CONTRARIAR a pequenez da mentalidade nacional.

    Quem não acredita que o Benfica não pode ganhar a Liga dos Campeões pode mudar de clube! xaus. Também NINGUÉM acreditava em 1961 e foi o que se viu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditar e fazer por isso.

      Eliminar
    2. Com este modelo que existe neste momento na CL podes mudar de clube

      Eliminar
    3. Ou seja ja lá vão 47 anos desde aí, quase meio século.
      BENFICA O MAIOR CLUBE DO MUNDO....A FE É QUE NOS SALVA..

      Eliminar
  23. Bom Dia,

    Concordo com muita coisa, discordo de algumas coisas.

    A principal com que concordo é os custos demasiado elevados. Ou por outra, às vezes não há orçamento para manter jogadores com salário mais elevado, mas depois há imensos custos exagerados com a gestão corrente do dia-a-dia, com quadros superiores, etc.

    Como em qualquer orçamento (até se pode comparar com um orçamento familiar), só poupando muitas migalhas se pode no fim do mês ou no fim do ano fazer um investimento avultado em algo realmente útil.

    E a mim, sem conhecer os casos muito a fundo, mas olhando na diagonal para os Relatórios de Contas, parece-me que há pouco rigor na hora de gastar. O exemplo que dá da Benfica TV é um bom exemplo. E isso faz com que ano após ano os adeptos são confrontados com notícias de record de vendas, record de receitas e depois não se vê o valor investido em jogadores de categoria ou na diminuição real e bombástica do passivo.

    Quanto à política de contratações (no que diz respeito à quantidade) já não concordo tanto. O tal Porto dos anos de Mourinho que venceu campeonatos, Liga Europa e Liga dos Campeões também utilizava um sistema idêntico. Secar os clubes pequenos portugueses contratando os melhores jogadores. Também contratou jogadores inúteis (lembro-me do Marco Ferreira que ainda acabou no Benfica). Mas também teve a sorte de assim construir um plantel contratando Paulo Ferreira, Pedro Emanuel, Nuno Valente, Costinha, Maniche, Derlei, etc. Isto foi contratar em quantidade a baixo custo. E depois tiveram a sorte. E a sorte dá muito trabalho. Ok. E fruta.

    É claro que o Benfica contrata não só para efeitos desportivos, mas também para negócio. Os casos recentes de João Amaral, Agra, etc, são provas disso mesmo. Isso poderá fazer com que no futuro os jogadores sejam transacionados com mais valia. Isso faz com que neste momento ainda não tenhamos perdido ninguém do plantel principal e que já tenhamos realizados receitas com Cristante, Talisca (penso que que daqui a 6 meses entram os tais 20M€) e possivelmente com Embalo. Porque o investimento no Seixal também é isso mesmo. Não poderemos ambicionar que todos os anos o plantel de juniores seja completamente absorvido pelos escalões superiores. Há jogadores que podem ser transacionados e que paguem o custo anual do Seixal. Nem poderemos querer à força que João Carvalho e Diogo Gonçalves sejam Bernardo's Silva. Porque ao contrário do último, estes 2 tiveram oportunidades. E sinceramente ainda podem resultar em bons jogadores, mas nunca em grandes jogadores.

    Concluindo, concordo com o modelo de contratações e com a política desportiva e de negócio. No fundo só não concordo na forma como o dinheiro que entra desaparece para empresários, comissões, outros lados, etc e perde-se o rasto.

    Abraço.

    João Escarameia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. Obrigado. O Benfica irá até 30 de Junho vender mais. Que custo tem esse custo com aquisições sem utilidade para a equipa principal? Serão mesmo lucro após uma revenda ou serão um prejuízo contabilizados todos os encargos?

      Eliminar
  24. Bruxo Nhaga (genuíno)19/6/18 14:47

    Ulá colega, seja ben vindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem me parecia. Com tanto disparate escrito…
      Nem vale a pena contra argumentar. E havia tanta coisa para dizer.
      Quem te manda a ti sapateiro… e mais qualquer coisa.


      Eliminar
  25. Confessem-se aqui a mim que ninguém vos ouve/lê :
    Quantos de vós, se estivessem ao leme do Benfica, não empregariam o amigo, a amiga, o tio, a vizinha pôdre de boa que é licenciada em sociologia e o melhor que arranjou foram 3 meses num call center, a/o vossa/o ex, só para insinuarem que não está esquecida/o, o tipo com uma boa agenda de contactos e que até nos pode abrir algumas portas, etc, etc, etc ?

    Ora, ora, os clubes são apenas os meios para eu resolver a minha vida, bem como a dos meus amigos, amigas e pessoas mais próximas.

    É o mal das instituições dos países pequenos, onde a riqueza não flui e tudo funciona na base da cunha e do amiguismo.

    E mesmo os que falam, não é para condenar, mas sim com pena de não terem essa "sorte".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fala por ti! Eu nunca o faria e posso prová-lo pois nunca o fiz nas várias empresas que detive. Nem uma pessoa!!

      Eliminar
    2. EU POR EXEMPLO NAO EMPREGARIA.... HA BENFIQUISTAS QUE NÃO SÃO COMO TU. .E SE ISTO VAI MAL E DEVIDO A COMPLACENTES COMO TU. PONTO FINAL PARÁGRAFO.

      Eliminar
  26. Sejas bem vindo caro Scaramanga.
    No BENFICA como na politica, criticar é fácil, nem paga imposto!!
    O dificil é fazer, aí é que a porca torce o rabo,contudo, tens razão em alguns pontos, também não é assim tão dificil ser-se critico depois de uma época como esta, porém, como não sou ingrato e, não me esqueço que fui pela primeira vez TETRA CAMPEÃO entre outras conquistas, vou continuar a dar o meu apoio ao LFV.
    Se calhar e, apelando ao sentimento democrático do Shadows, porque não "contratar" um escriba que seja mais suave para com esta direção (conheço alguns até são baratos!), não, não estou a pedir o Pedro Guerra!
    Cumpts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Há bastantes coisas boas feitas nestes anos de Luis Filipe Vieira mas no Benfica o segredo do sucesso passa por olhar para a futuro para fazer melhor. O caminho que o clube está a trilhar, na minha opinião, é um regredir em todos os aspectos.

      A contratação de mais bloggers não passa por mim. Não sou contra ou pró-direcção do Benfica. Tenho uma visão para o clube e fui desafiado a partilhá-la. E é isso que vou fazer. Talvez ele o convide a si!

      Eliminar
  27. Viva, parabéns pelo artigo.

    São temas interessantes e que viu seguir atentamente, há coisas eu concordo outras menos, pedir a Champions num momento destes...Por exemplo Talisca deve estar incluído nos 300M gastou e não houve retorno com os empréstimos do jogador ? Ederson não foi vendido bem mais caro do que compramos e por ai fora ? Zivkovic, Krovinovic, Ruben Dias, Grimaldo entre outros não valem 20M ? Sempre quero ver se o SLB vender Embalo ou Félix por verbas acima dos 20M e ainda são tão jovens, um +e juvenil.


    A única forma de participarmos na Champions (muito importante para os clubes atualmente) é mesmo sendo campeão nacional de outra forma fica difícil o acesso ou impossível se ficarmos abaixo do 2 lugar.

    Mas vou aguardar por artigos que irão seguramente mais ao pormenor.

    Abraço

    Targarien

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas!

      Agora falas do Zivkovic, Krovinovic, Grimaldo (junta aí o Cervi). Afinal a tua conversa da época toda acabou diferente (Diogo Gonçalves, João Carvalho, Varela...).

      Percebes agora que a treta da aposta da formação por opção foi uma ilusão. Nunca se apostou por opção mas sim por necessidade. Pois, assim que se precisou de resultados (aka a próxima época), os putos do Seixal foram todos de vela... Sobrou o Ruben (e vamos ver se realmente fica...)

      Eliminar
    2. Obrigado. É o que farei em futuros artigos.

      Eliminar
    3. Mesquita,

      Mas como assim ? Se fores a factos o SLB tem em Ruben Dias um grande ativo, tira proveito financeiro de João Carvalho e pode ainda vir a ter com Diogo Gonçalves e mesmo Bruno Varela que jogou imensos jogos.

      Digo-te mais só mesmo as verbas da Cahmpions fazem o clube repensar a estratégia, mas acredito que na próxima época mais jovens da casa chegarão à titularidade e mesmo plantel principal, como João Félix, Gedson e Yuri Ribeiro, para mim perfeito...há David Tavares, Florentino, Embalo, Parks, Ferro, Pedro Rodrigues...isto é com o tempo…mal é vende-los logo isso sim

      targarien

      Eliminar
  28. ""Nas últimas 5,5 épocas, a SAD investiu mais de 300 milhões de euros no plantel. ""


    - N foste Penta pq foste roubado, tens mais de 500 milhoes de ativos e quase 100M de capitais proprios positivos. Outros investiram mais e foi preciso andarem a comprar jogos e o Artur fazer o trabalhinho dele para ganharem alguma coisa.


    "" Nos primeiros 6 meses do exercício a findar em 30 de junho de 2018, a SAD apresentava um total de gastos desta natureza superior a 35 milhões de euros (sem prémios de desempenho desportivo, assim se espera)""

    - Acho q estas um bocado confuso, os primeiros 6 meses do exercisio acabaram em 31 Dezembro de 2017 e o Benfica teve um redução de mais de 50 milhoes de passivo.


    ""No exercício findo em 30 de junho de 2017, os gastos com remunerações e afins ascenderam a 74,7 milhões de euros, dos quais 13,4 milhões de euros referentes a prémios (componente variável). Uma massa salarial desta magnitude não é consentânea com a estratégia de consolidação financeira, nem os efeitos da mesma se fazem sentir na vertente desportiva.""

    - No exercisio findo a 30 de junho de 2017, o Benfica foi tetra e reduziu o passivo. Tenta acertar uma!


    ""O plantel já superou a centena de atletas (5 equipas). Pergunta-se, pois, se, com os recursos utilizados nos salários deste vasto plantel, não teria sido possível manter alguns dos atletas que saíram do clube nos últimos anos. ""

    - Eu por mim o Benfica tinha só 11 jogadores com contrato, o resto equipavam-se os sócios. Acabavam-se até as equipas da formação o dinheiro gasto q por ali vai.


    ""Contudo, a magnitude das receitas também está positivamente correlacionada com o sucesso desportivo. Trata-se de um ciclo virtuoso que não pode ser quebrado. E é precisamente isso que acontece quando existe um desinvestimento na capacidade competitiva do plantel … revelador de uma miopia estratégica que não se coaduna com a grandeza do Benfica. ""

    - Engraçado que apos essa "miopia estratégica" o BEnfica está a oferecer contratos como paezinhos quentes e por valores recordes para o campeoanto Portugues!


    Bem vindo, pela ignorancia demonstrada, deixa-me dizer q vieste para o sitio certo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não.. Veio lá agora. A estupidez aqui as vezes ainda fazia intervalo... Agora é constante. NV

      Eliminar
    2. EagleView19/6/18 19:25

      Subscrevo o texto.
      A ignorância é realmente muita e vou-me limitar a falar apenas do número de colaboradores, valores que não têm qualquer significado per se, se não se colocarem em relação a outros (proveitos operacionais, custos operacionais, resultados operacionais, etc.), de modo a obter rácios de rentabilidade.

      Ora se nos dermos ao trabalho de o fazer, verificamos que há um grande aumento de rentabilidade na comparação entre os anos referidos. Por isso, a crítica não faz qualquer sentido. É apenas vontade de argumentar para defender algo que nem se percebe bem o que é.

      Temos de ter em atenção que nos números de colaboradores estão incluídos todos os atletas de todas as modalidades (olímpicos incluídos e respectivos técnicos) equipas de formação, etc, que recebem salário do SLB, isto é, que têm contrato de trabalho com o SLB.

      Não me quero alongar mais, mas podia perder mais 2 ou 3 horas a desmentir quase tudo o que é afirmado no texto. Mas não vou fazê-lo. Não vale a pena.

      Digo apenas que quem afirma que o Benfica tem feito um "downsizing" não faz a mínima ideia do que a palavra e o conceito significam. A realidade mostra precisamente o contrário.
      No Benfica não há qualquer downsizing e o aumento de colaboradores confirma esse facto.

      Enfim…

      Eliminar
    3. Alerta Vermelho19/6/18 21:34

      Não foste penta, porque a direcção não preparou a época! Pára de ofender a inteligência dos BENFIQUISTAS! Com argumentos desses, ainda aumentas mais a ira das massas!

      Eliminar
    4. Alerta Vermelho
      So de ofende a inteligencia de quem a tem.

      Eliminar
  29. A grandiosidade do Benfica só existe na cabeça dos fanáticos de alguns sócios/adeptos.
    A realidade mostra-nos outra coisa.
    Continuamos a arrotar a lombo, quando nem chambão comemos.

    Continuem a sonhar, sonhar, sonhar e vão atrás de discursos popularuchos, que vos prometem o mundo e a lua a troco de quotas de 12 euros / mês e verão para onde caminham.

    Os outros, mais abaixo ali na segunda circular, já lá estão, no abismo.
    E vós para lá caminhais. Não tardará.
    Vós sois todos uns megalómanos do caraças.
    Não valem um peido mal cheiroso, mas julgam-se perfumes Dior.

    Não, escusam de insultar e presumir que sou do Porto. O Porto é outro dos moribundos.
    Este ano teve a sua quantidade mínima de oxigénio, mas continua em coma profundo.

    ResponderEliminar
  30. Não faltam ativos. Quem o diz não deve estar atento. Não são os emprestados que aumentaram os custos. E a única forma de sermos mais competitivos na Europa é pagar mais e reter os melhores durante mais tempo.

    O Benfica fez um downsizing mas à dívida. Foi o primeiro passo para podermos ser mais competitivos. Fomos treta campeões e só os mais novos saíram. É normal que seja necessário uma mudança de ciclo porque alguns jogadores entraram em fim de carreira. Mas tem de continuar a haver equilíbrio entre juventude e experiência. O ano passado houve alguns erros de casting e má avaliação do que podiam render alguns dos mais velhos. Algo normal em equipas depois de ganharem durante alguns anos. Pior para o Benfica que foi vendendo os mais novos e levou a algum envelhecimento. Agora é normal que haja um maior investimento para mudar de ciclo e porque já há maior capacidade financeira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os próximos relatórios trarão alguma clareza ao assunto do passivo/dívida.

      Eliminar
  31. Para um Benfica Campeão Europeu!!!"o sonho comanda a vida", mas sem dinheiro e sem as "VMOCS á Sporting", não há clube em Portugal consegue aguentar os melhores jogadores durante muito tempo.
    Usando como referencia os últimos 5,5 anos, se não houvesse compras e vendas, o Benfica era rentável? Tinha aumentado o património? Tínhamos sido Tetra??Com quem???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica sempre vendeu e comprou. Tem um nome e um prestígio que compensam algumas vezes os seus menores argumentos financeiros. Estando de forma consistente na Champions atraíremos patrocinadores e jogadores.

      Eliminar
    2. Scaramanga, gostaria muito que o prestígio que compensasse algumas vezes os menores argumentos financeiros do SLB, mas a realidade dos €€€€, fala mais alto, agora qualquer jogador prefere o "prestígio" dum qualquer Stoke City...

      Eliminar
  32. Grande artigo!19/6/18 16:18

    Já o digo há vários anos que não existe estratégia nem bom senso, algo que este artigo ilucida perfeitamente e arrasa a ideia de um paradigma de excelência nas diversas tomadas de decisão. Percebemos então que a Direcção decide mal e de forma sustentada ao longo do tempo.
    Grande abraço e obrigado!

    ResponderEliminar
  33. Escarra na manga, se vens com factos, pouca coisa nova trazes. Eu queria era visões diferente das demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Visões é mais lá pró lado dasjantas, visões e outras peles prás miúdas do calor da noite.

      Eliminar
  34. Scaramanga grande post isto foi uma entrada de pés juntos.
    Espero que continue a escrever da mesma maneira explícita e sem filtro para que todos percebam, mas depois deste post a exigência vai ser grande porque foi sem dúvida um excelente post.
    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  35. Bem vindo, caro Scaramanga!
    O seu post foi bastante claro e conciso, porque não há nada mais triste do que haver estratégias sem ideias e ideias sem estratégias, e é nesta confusão permanente que se move a actual direcção liderada por Luís Filipe Vieira. Aliás todo o prestígio de que goza o Benfica o deve, em grande parte, aos seus feitos internacionais, onde angariou toda a condição de um grande da Europa.
    Não teremos as mesmas armas financeiras de outros, como Real Madrid, Barcelona, Bayern ou Manchester United, mas não ousarmos em querer ir mais além, fechados na nossa pequenez mental, ainda mais acentuará essa diferença e distância, e isto, na alta roda do futebol europeu, como se costuma dizer, quem não aparece depressa se esquece.
    Também é uma verdade factual que, por exemplo, o Benfica a nível de número de sócios não pede meças a ninguém, antes pelo contrário, é um dos maiores do mundo, e talvez essa chancela de prestígio não esteja a ser devidamente aproveitada. Com um Benfica forte na Europa ainda mais sócios iriam encher as nossas fileiras.
    Seria também interessante um dia reflectirmos sobre o marchandising do clube, que no meu ponto de vista, está subaproveitado e a léguas da dimensão que o Benfica exigia e merecia.
    E que dizer do acordo feito com a NOS, que veio impedir o desenvolvimento e o crescimento da BTV - daí não entender este aumento de colaboradores - quando tínhamos na nossa posse o jogos do Benfica em casa e os jogos da liga inglesa, factores mais que suficientes para continuarmos autónomos e e com a garantia segura de obter mais mercados e publicidade.
    Temos que acreditar em nós!
    Um abraço!

    José Reis

    ResponderEliminar
  36. Scaramanga, daqui a uns posts vais ver que as respostas não vão começar como começaram todas, com o bem vindo, nem terminar com cumprimentos, abraços ou saudações benfiquistas. Espera para veres e sê bem vindo. Abraço.

    ResponderEliminar
  37. Zé Diogo19/6/18 19:12

    " Qualquer direção que pretenda servir o Benfica tem o dever para com os benfiquistas de cumprir este desígnio e deverá ser naturalmente julgada pelo quanto contribuiu para a concretização deste objetivo "

    Quando cheguei aqui parei, fiz uma pausa para ler de novo e pensei:

    Vou vender o meu telefone fixo. Não aguento mais atender telemarketing !!!

    ResponderEliminar
  38. Há médicos que comparam a paixão à doença mental, porque quando estamos apaixonados pensamos que a miúda que temos nos braços é a mais bonita do mundo. Só mais tarde, demasiado tarde, reparamos afinal no acne e no mau cheiro dos pés.

    Ora, para mim, para nós, o SLB é o melhor e maior clube do mundo, embora depois a realidade nos mostre que não é assim.

    Até na década de 70, saidínhos da década maravilhosa de 60, o SLB não conseguiu ir a nenhuma final da Champions. E só voltou em 80/90 fruto do apoio financeiro de Jorge de Brito e dos problemas monetários subsequentes que culminaram na chegada do tenebroso Vale e Azevedo.

    Eu também acho que muito e melhor há a fazer. Mas sonhar numa final da Champions hoje em dia é mesmo só isso, um sonho.

    A menos que, e ainda assim não sei se, queiramos perder o dominio da SAD, permitindo que um investidor externo, alguém já não do petróleo mas das energias renováveis, queira derreter o guito, muito guito, em levar (nos) o SLB de novo à GLÓRIA.

    Mas, como dizia o outro, e como a paixão é cega, eu ACARDITO.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé Diogo19/6/18 23:49

      Eu também ACARDITO mas tenho desde há muito, os pés bem assentes na terra :)

      Eliminar
  39. Fernando Lopes19/6/18 19:50

    Excelente. Inspirador. A recordar-nos o que e a essencia do Benfica e os objectivos que devem nortear quem dirige o clube. Espero e desejo ver o actual ciclo directivo substituido por gente que partilhe a visao do SLB de que fala no seu post.

    ResponderEliminar
  40. Esta Direcção é uma manta de retalhos no que concerne à decisão. E sim é possível sermos fortes na Europa, QUARTOS DE FINAL TODOS OS ANOS ATÉ, QUEM SABE.

    ResponderEliminar
  41. Mais um artista:
    Shadows+ Scaramanga ao poder.
    Concorram e apresentem projectos.
    sois infalíveis e sabichões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que dá jogarem muita playstation...

      Eliminar
  42. Bem vindo Scaramanga.. eu penso que é simples, seria deixar de contratar 20 por ano e passar a contratar 4/5. Mas realmente bons ou com muito potêncial. O resto compunha-se com a formação.

    ResponderEliminar
  43. Parabéns pelo discurso lúcido.
    É isso tudo é muito mais....
    Rua com quem nao defende os interesses do SlBenfica é apenas os seus.

    ResponderEliminar
  44. Alerta Vermelho19/6/18 21:41

    Entrada com o pé direito, alinhada com o pensamento dominante dos verdadeiros BENFIQUISTAS, que amam o clube. Temos que lutar pelo nosso clube, temos que lhe recuperar a essência, e a mistíca! Além da boa estreia, considero a entrada do amigo, para o blog, como uma boa "aquisição", existe sempre espaço para bons BENFIQUISTAS!

    ResponderEliminar
  45. Scaramanga, cinjo-me apenas à utopia da CL. Para ser competitivo aí (ie, estar frequentenente a ultrapassar a fase de grupos e num ano ou outro com a sorte do sorteio poder chegar a uma final) o SLB tem que triplicar a sua faturacao, SEM vender jogadores que fragikizem a equipa. Ora com o mercado nacional sem capacidade de crescimento exponencial, sem hipoteses de disparar as receitas televisivas em termos internacionais e sem ter "rebanhos" de clientes na China, não vejo como ter estrutura financeira contínua para chegar a isso. A não ser que a resposta esteja na "venda" do controlo da SAD a um mega-investidor... mas não me parece que os sócios queiram isso

    ResponderEliminar
  46. Parabéns pela análise e pela frontalidade.

    Cumps

    P.S.: Porquê a insistência no anonimato?

    Jaime

    ResponderEliminar
  47. E nos estranhos casos entre Benfica e Moreirense o que é que Vieira foi?
    Responsável irresponsável ou Irresponsável responsável?
    Fica a pergunta.
    O Alfa Semedo que dê um ajuda na resposta.

    ResponderEliminar
  48. Acho uma piadona a comentários que consideram o SLB o maior clube do mundo. Não estarão a confundir a quantidade com a qualidade? Depois da ultima prestação na CHAMPIONS ainda conseguem dize-lo?? Mas o auto-elogio é barato... Mas a desfeita e vergonha após essa prestação são bem maiores. Prefiro o meu modesto FCP.....

    ResponderEliminar
  49. Glorioso!19/6/18 22:44

    Parabéns pelo contributo.

    Toda a critica que seja construtiva é sempre bem-vinda e todo o elogio irracional é "mal-vindo"

    Não estou de acordo com algo factual.

    Como se pode falar em política de downsizing quando "Nas últimas 5,5 épocas, a SAD investiu mais de 300 milhões de euros no plantel" e além disso a massa salarial nunca foi tão elevada como hoje em dia ?!?!?

    Não acha que a cota não bate com a perdigota ?


    Contudo é certo que não se investiu para esta época tanto quanto se investiu noutras. Agora downsizing não é de todo...e ainda para mais quando se viu um aumento de colaboradores inclusive.

    Agora já é opinião minha, o Benfica antes de 2021 nunca poderá sonhar com uma meia final. Neste momento não podemos se quer pensar numa final, temos que pensar é em chegar à fase de grupos.
    Antes da liga dos campeoes os objectivos são:
    Sermos campeões nacionais
    Baixarmos o passivo financeiro
    Manter os jovens abaixo dos 22/23

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Glorioso!20/6/18 09:49

      Há algo mais que o Scaramanga não avaliou correctamente :

      "até porque já não há mais ativos para alienar que permitam a obtenção de mais-valias elevadas. "

      Zivkovic, Ruben Dias, Grimaldo, Cervi, Salvio, Krovinovic, Rafa, entre outros jogadores da formação permitirão realizar mais valias...

      Em relação ao resto OK.

      Agora também é preciso ver os prejuízos que o Benfica infligiu aos seus rivais... Seria interessante analisar isso no próximo post.

      Eliminar
    2. Daqui a algum tempo, frase somos campeões nacionais, será éramos campeões nacionais.... Esta anestesia geral devido ao sporting vai ser fatal para o SLB.....

      Eliminar
  50. Bem-vindo!
    Excelente tema, por vezes já abordado pelo Eagle.
    Concordo 100% com o conteúdo e para agravar a urgência da melhora da estratégia está a crescente inflação que está a ocorrer no futebol.
    À uns anos o perfil era claro, 1 jogador de 10MM rendia mais que 10 jogadores de 1MM,tanto desportivamente como financeiramente (Cardozo, DiMaria, Ramires, Markovic, Witsel...).

    O problema é que actualmente as receitas dos clubes de 2a ou 3a linha europeia aumentaram, porque jogam em ligas competitivas. Em Portugal as receitas só aumentam pela venda de jogadores e/ou LC.
    Agora preços dos jogadores inflacionaram-se, há mais clubes com poder aquisitivo e a concorrência por bons jogadores aumentou.
    Penso que a solução passa pela formação e bom scouting, para isso é necessário ter um plantel curto e uma boa red de observadores.

    Infelizmente penso que a estratégia do Benfica passa ter um pequeno profit na P&L cada ano, em vez de resultados desportivos importantes.

    Ass:
    SLBarcelona

    ResponderEliminar
  51. Fica claro que muito se fala mas pouco se percebe de como funciona "o mundo".

    Ederson Moraes - Custo: 500.000. Venda: 40.000.000
    Axel Witsel - Custo: 6.500.000? Venda: 40.000.000
    Di Maria - Custo: 6.000.000 Venda: 36.000.000
    etc...
    Quase ou mesmo todas as grandes venda do Benfica vem de jogadores que custaram sempre menos de 10 milhões.
    Todos os jogadores que foram comprados acima dos 10 milhões nunca foram vendidos por valores fantásticos, nem até agora se lhes vê potencial para serem alvos dessas vendas fantásticas. Isto claro é um reflexo sobre o valor deles dentro de campo. Se o Pizzi fosse um super craque, já tinha sido vendido pelos 30 ou 40 milhões, o mesmo com o Rafa, o mesmo com o Salvio, o mesmo com o Raul, etc...

    Numa escala de 0 a 10:
    Um jogador de potencial 1 vale 1 milhão.
    Quanto acham que vale um jogador de potencial 3? 3 milhões? Não. Vale 5 milhões.
    Quanto acham que vale um jogador de potencial 6? Será 6 milhões? Será 10 milhões? Não.
    E ordenados?

    A relação entre o potencial de um jogador e o valor e ordenado dele obedece a uma escala exponencial, aliás neste momento em que clubes gastam 200 milhões em Neymares, a "exponencialidade" é cada vez maior. Isto é importante perceber antes de se escrever babuseiras sobre o assunto.

    O Benfica usa claramente dum conceito chamado "Sweet Spot". Basicamente o Benfica tenta contratar os jogadores pelo valor que oferece mais garantias de dar máximo lucro com o mínimo de risco.

    Depois paralelamente o Benfica contrata jogadores de baixo risco e valor, nomeadamente no campeonato português, dos quais as probabilidades de elevados lucros são baixas mas as de prejuízo são ainda mais baixas, isto porque quer através do nome Benfica e/ou através da influência para colocar os jogadores em ligas mais sonantes por empréstimo, existe quase sempre uma valorização.

    ResponderEliminar
  52. O Vieira é mesmo um mentecapto mal agradecido, há neste blog centenas de posts a dizer como se faz, como se gere, como se é presidente e o homem népias... não segue os avisos de quem sabe e tem provas amplamente dadas em gestão desportiva e gestão empresarial. Repito, é um mal agradecido o LFV!!

    Ed Baptista

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking