O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Os 4 Títulos "imaginários" do Sporting!

. 23 comentários
Aconselho a que os leitores analisem a brilhante exposição de André Ventura, realizada na 2ª feira na CMTV, sobre os 4 Títulos "imaginários" que o Sporting tenta reivindicar para o seu palmarés.



 

André Ventura demonstrou que: 

- O Troféu do "Campeonato de Portugal" é igual ao Troféu da "Taça de Portugal" e o Troféu do "Campeonato da I Liga" é igual ao Troféu do "Campeonato Nacional da I Divisão".

- A UEFA considera o Campeonato de Portugal como o vencedor do CUP Winner (Vencedor da Taça do país), atendendo à informação que a FPF lhes comunica. 

- A FPF considera desde o seu Relatório Oficial de Actividades de 1938 que o "Campeonato de Portugal" foi substituído pela "Taça de Portugal" 

- Os historiadores Ricardo Ornelas e Ricardo Serrado (actual Director do Museu do Sporting) consideram que o Campeonato de Portugal e a Taça de Portugal são a mesma competição. 

(ADENDA: O historiador Alberto Miguéns, há imenso tempo que apresentava estes factos no seu blogue, em defesa do Benfica) (link 1, link 2, link 3, link 4)


Além destes factos, ontem o Sporting apresentou de forma OFICIAL o seu "Almanaque do Leão", onde esteve presente Bruno de Carvalho, e esse Documento conta 18 títulos de Campeão Nacional! 

"Depois de reivindicar recentemente que o Sporting detinha 22 títulos de campeão nacional, ao invés dos 18 historicamente atribuídos aos ‘leões’, Bruno de Carvalho acabou por apadrinhar o lançamento do “Almanaque do Leão”, que contabiliza apenas 18 títulos oficiais em vez dos 22 por si reclamados com a inclusão do Campeonato de Portugal, disputado nas primeiras décadas do século XX.

"Neste livro estão 18 títulos. O Campeonato de Portugal, apesar da designação de campeonato, era uma prova disputada por eliminatórias e, por isso, é a antecessora da Taça de Portugal. Mas seria bom a Federação tomar uma posição definitiva, pois houve outras equipas a ganhar. Não foi só o Sporting. O Benfica também ganhou, o Marítimo, a Olhanense", esclareceu Rui Miguel Tovar (autor do "Almanaque do Leão") (Fonte: Desporto Sapo)


É importante lembrar a Rui Miguel Tovar o seguinte, apesar da sua coerência e seriedade em reconhecer que o Sporting só tem 18 títulos de Campeão Nacional, a FPF não tem de esclarecer nada! A comunicação oficial que envia para a UEFA, desde sempre, quanto a Campeões Nacionais e Vencedores das Taças já comprova e confirma a posição da FPF perante este "não assunto".

Mas o melhor desta "história" foi a tentativa de "argumentação" que Paulo Andrade (Comentador Sporting CMTV) tentou apresentar:
- o Sporting ganhou uma prova chamada de "Campeonato de Portugal", por isso foi o "Campeão de Portugal"
- "Os adeptos foram festejar para a rua" por isso o Sporting foi o "Campeão de Portugal".


Seguindo esta "lógica argumentativa de baixo nível intelectual", é importante lembrar que o 3º escalão do futebol português, desde 2013, passou a designar-se de "Campeonato de Portugal" (Ver Wikipedia).
 
Atendendo à "lógica da batata" de Paulo Andrade, daqui a algumas décadas iremos ouvir a seguinte argumentação, por parte de um "descentente" de Paulo Andrade:

- o Freamunde, o Mafra e o Cova da Piedade venceram o "Campeonato de Portugal", em 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016. Nesse sentido são os "Campeões de Portugal". Comprova-se que não foi o Benfica a conquistar um Tri-Campeonato :)

- Os adeptos do Freamunde, do Mafra e do Cova da Piedade foram para a rua festejar a conquista do "Campeonato de Portugal". Por esse motivo estiveram a festejar o facto de serem "Campeões de Portugal"! Comprova-se que os adeptos do Benfica não tinham qualquer motivo para ir festejar para o Marquês um Tri-Campeonato :)

"I Rest My Case"!

"Se ganhasse 1 euro por cada estupidez que leio, estava rico"!!!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. Eagle, muito antes do Ventura, já o Alberto Miguéns tinha esclarecido todos os pontos em causa:

    http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/08/entre-um-serrado-e-um-mentiroso-parte-1.html?_sm_au_=iSVJqJsN34W4qk74

    http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/06/revisionismo-sportinguista.html?_sm_au_=iSVJqJsN34W4qk74

    http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2014/06/ainda-28-taca-de-portugal-passado-e.html?_sm_au_=iSVJqJsN34W4qk74

    http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/06/falacias-e-balelas.html?_sm_au_=iSVJqJsN34W4qk74

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é verdade Shadows, o trabalho do Alberto Miguéns tem sido precioso, e já tinha lido alguma da sua argumentação.

      É um activo precioso e espero que a BTV lhe volte a dar o espaço que merece.
      Pode nem sempre concordar com a direcção, mas também Fernando Tavares, Moniz, Varandas, nem sempre concordaram com a direcção ;)

      Achei que devia partilhar o vídeo do André Ventura porque foi muito sucinto e eficaz na mensagem.
      Também achei piada ao livro apresentado de forma oficial, a considerar 18 títulos de campeonato nacional.

      Por último, tinha de desmontar a "lógica da batata" do Paulo Andrade!!
      INA-CRE-DI-TÁ-VEL!!!!!!!

      Eliminar
    2. O Paulo Andrade está a bater no fundo...mas é o que dá andar com a mão untada...

      Eliminar
    3. Águia Preocupada26/10/16 23:28

      O Paulo Andrade é muito pior que Inácio. Não só pela idade como pelo intelecto que deveria ter mas que teima em demonstrar que não passa de mais um com curso low coast!
      É interessante lembrar que num desses programas em que participaram ele, Paulo Andrade e Luis Lourenço (há muito não o vejo. Terá abandonado o circo?)numa das rábulas do lagarto, o Luis Lourenço lhe disse: Tenho pena de si. O sacrifício que é obrigado a fazer com essa postura aqui no programa, quando em off, nos corredores antes do programa a sua opinião nada tem a ver com a que aqui defende"! É lagarto mas também tem capacidades para camaleão!

      Eliminar
  2. Se o facto de um clube festejar no final do campeonato é argumento suficiente para o clube reinvindicar o título de Campeão de Portugal, então começa a entender-se a festa de arromba que fizeram na época passada. Como os adeptos do Sporting festejaram o final do campeonato com uma estrondosa recepção da equipa no seu estádio, então o Sporting prepara-se para reinvidicar o Título de Campeão desta época e a Taça Rui Santos fica com outro significado. E se a moda pega, cada vez que acaba um campeonato eles festejarão cada vez mais efusivamente mesmo que desçam de divisão. Nunca mais o Benfica vai aumentar a diferença de títulos que tem para o Sporting. Aquele pessoal é mesmo muito inteligente.

    Sérgio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada26/10/16 23:34

      Olha Sérgio, não sei qual a tua idade... Mas há uns 30 anos, os répteis ficaram em 4º lugar. E não é que no final do último jogo do campeonato em Alvalade, invadiram o campo para festejar... O 4ºlugar!!!
      Havia então o "Domingo Desportivo" na RTP (Acho que só havia ainda a RTP) e em voz off o jornalista/locutor, Manuel da Costa, gozou com a situação dizendo uma frase mais ou menos assim: "No final do jogo, os adeptos invadiram pacificamente o revaldo, para festejar não se sabe bem o quê!"
      Isto de nos fazerem rir, já vem de longe...

      Eliminar
    2. Está a gozar? Embora quem festeje 2ºs lugares possa ser esperado tudo...Por acaso isso não foi no ano dos 7-1 pois não?

      Eliminar
  3. Porradel forte. Meu Deus. Até o portista abusou.

    ResponderEliminar
  4. Que tristes trapaceiros! E fala esta gente do seu clube como a «maior potência desportiva nacional»...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MAIOR IMPOTÊNCIA DESPORTIVA NACIONAL

      Eliminar
  5. Isto é um não caso, apenas serve para demonstrar o complexo de inferioridade do >SCP para connosco.

    ResponderEliminar
  6. O paulo andrade que vá dizer ao Barcelona que o seu primeiro titulo de campeão europeu, em 1992, não conta pois foi uma prova experimental da UEFA para substituir a antiga Taça dos Campeões Europeus.

    Obrigado e Saudações!

    ResponderEliminar
  7. Eu até dou de barato que o Campeonato de Portugal mesmo sendo a eliminatorias possa se contabilizado titulo de campeão nacional porque era de facto a unica competição que existia e onde se apurava a melhor equipa, em varios paises é assim.

    Agora o que NUNCA mas NUNCA pode acontecer é o haver um clube que contabiliza para eles esses titulos como se fosse só ele que tivesse ganhado, quando o Benfica e o Porto tambem ganharam.

    O que NUNCA mas NUNCA pode acontecer é haver um clube que conta como campeonatos vitorias nessa competição, quando no MESMO ANO já se disputava de facto um CAMPEONATO, todos contra todos, em que outra equipa foi vencedora.


    O que vale é que não falta assim tanto para as vmocs rebentarem e os bancos tomarem conta daquilo e expulsarem a lagartada toda lá de dentro, para ver se conseguem valorizar aquilo antes de venderem o clube a um chines qualquer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tadeu a "história" de outros países nada tem a ver para este "caso".

      Analisa este link:
      http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/06/falacias-e-balelas.html?_sm_au_=iSVJqJsN34W4qk74

      A forma de apuramento para o Campeonato de Portugal e Taça de Portugal era EXACTAMENTE a mesma!
      Eram apurados clubes da 1ª divisão e da 2ª divisão!

      Onde é que uma prova onde também participam clubes da 2ª divisão, a eliminar, alguma vez poderia apurar o campeão nacional de futebol??? Estamos a brincar???

      Já o "Campeonato da 1ª Liga" e o "Campeonato Nacional da 1ª Divisão", tinha como apurados 4 clubes do Regional de Lisboa, 2 clubes do Regional do Porto, 1 clube do Regional de Coimbra e 1 clube do Regional de Setúbal, e nessa prova sim era apurado o CAMPEÃO NACIONAL! Todos jogavam contra todos.

      Este assunto é clarinho como a água.
      Só gente alucinada pode defender algo distinto.

      A única coisa que o Sporting pode fazer é juntar os 4 Campeonatos de Portugal, ao somatório das Taças de Portugal que conquistaram. Nunca poderão somar essas conquistas aos Campeonatos Nacionais.

      Campeonato Portugal/Taça de Portugal nasceu 1º, com Clubes de todos os escalões. Determina o CUP WINNER.
      O Campeonato 1ª Liga/Nacional foi a 2ª prova a surgir. Determina o LEAGUE WINNER!
      A Supertaça só nasceu muitos anos depois. Determina a SUPER CUP.
      Por último nasceu a Taça da Liga, onde só participam clubes da Liga. Determina a LEAGUE CUP.

      Eliminar
    2. PS: Já agora, sobre a 2ª Divisão do futebol português:

      "A II Divisão foi uma competição de futebol de Portugal. Até 1999 era o segundo escalão do Futebol Português e até 1938 era uma competição experimental (apesar disto os vencedores destas edições são considerados campeões da Segunda Divisão) com o nome Campeonato Nacional da Segunda Divisão ou apenas Segunda Divisão. Dividida-se em 2 Séries (Norte e Sul) e mais tarde em 3 Séries (Norte, Centro e Sul)."
      https://pt.wikipedia.org/wiki/II_Divis%C3%A3o

      Entre 1934 e 1938 os campeões da II Divisão são considerados Campeões da 2ª Divisão
      Entre 1934 e 1938 os campeões da 1ª Liga são considerados Campeões Nacionais!

      Carcavelinhos, Olhanense, Boavista e Leixões (que foram Campeões da 2ª Divisão) merecem que se honre a história!

      Entre 1934 e 1938 clubes da I Divisão e da II Divisão participaram numa prova a eliminar designada de Campeonato de Portugal, que em 1938 passou a designar-se de Taça de Portugal.

      FACTOS são FACTOS!

      Eliminar
  8. Para darmos a conhecer melhor quem é o Prof.Doutor André Claro Amaral Ventura, dois links muito interessantes:

    http://idip.pt/wp-content/uploads/2015/03/CV-abreviado-Andre-Ventura.pdf

    http://www.gentlemans-journal.com/2015/02/gentlemens-talks-andre-ventura/

    P.S. provavelmente não caiu no Benfica de paraquedas, tal como muito boa gente pensa ...

    ResponderEliminar
  9. Obrigado Benfica Eagle, mais uma vez para repor a verdade.

    ResponderEliminar
  10. Existem algumas coisas que podem ser rebatidas, de 1921 até ao começo do campeonato da liga o campeonato de Portugal era a única competição que se disputava a nível nacional (ilhas incluídas) por isso os jornais da altura considerarem a equipa vencedora campeã nacional, não percebo como isto pode sequer ser posto em causa até pelo desrespeito dos vossos atletas que foram campeões nacionais nessa fase.

    Em relação a esta polémica tudo começou quando se começou a considerar o vencedor do campeonato da liga como campeão Nacional quando até ao início do século nunca foi, alias não deixa de ser engraçado que ainda nas cerimônias fúnebres de Mário Wilson os canais oficiais do Benfica disseram que foi o primeiro treinador português a ser campeão no Benfica quando em 1934.

    Isto aconteceu porque durante décadas não se considerou Vitor gonçalves campeão nacional mas agora que se lembraram de contar com esses títulos fica difícil apagar Mário wilson como primeiro português campeão pelo Benfica.

    A posição do Porto é a mais curiosa, opta por uma forma estranha, de não contar com as vezes que foi Campeão Nacional antes das Ligas Experimentais.

    Mas ao mesmo tempo não segue o Benfica e não soma a sua Liga Experimental.

    Na minha opinião eles acabam por ser os que estão correctos e o historial dos clubes deviam estar separados por todas as competições, ou seja o sporting tem 18 títulos o porto 26 e o Benfica 32.
    No campeonato de portugal o Sporting tem 4 Benfica e Porto tem 3 enquanto no campeonato da liga o benfica tem 3 e o porto 1.

    A posição do SCP hoje de querer somar 4 títulos aos 18 é ridícula na minha opinião mas o Benfica fez o mesmo quando adicionou os 3 campeonatos da liga.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1º Argumento: Era a única competição na altura... e???? Em Inglaterra (berço do futebol) também começou primeiro a taça e só depois surgiu o campeonato. Argumento patético.

      2º Argumento: Quanto ao Mário Wilson isso é treta. Mário Wilson foi o 1º "português" a vencer o designado Campeonato Nacional, sucessor do Campeonato da Liga (que teve 4 edições). Também existiu 1 treinador a nível europeu "a ser o primeiro a vencer a Champions League" (sucessora da Taça dos Campeões europeus). Tanto uns como os outros foram campeões europeus. Cá em Portugal, quem venceu campeonato da 1ª liga & campeonato nacional foram campeões. Isso do Mário Wilson é um Argumento patético.

      O Porto conta 27 campeonatos já a contar com a liga experimental (34/35). Utiliza o google. dá jeito de vez enquando ;) Basta consultar: https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Liga.
      Mais uma argumento patético.

      Sendo assim, concordo, tanto o Porto com o Benfica estão correctos ao considerar os campeonatos de 34 a 38 como CAMPEÕES de PORTUGAL. Até porque foi isso que foi CONFIRMADO em 1938 no Relatório ANUAL da FPF e tem sido comunicado ao longo da história para a UEFA!

      Se analisares os clubes que jogavam o Campeonato da Liga da Primeira Divisão de 1938 e o Campeonato Nacional da Primeira Divisão de 1939, perceberás facilmente que eram a MESMA competição: http://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/06/falacias-e-balelas.html?_sm_au_=iSVJqJsN34W4qk74

      Tal como a metodologia de qualificação para o Campeonato de Portugal 34-38 tinha a mesma metodologia da Taça de Portugal a partir de 39. Jogavam em eliminatórias, equipas da 1ª e da 2ª divisão.

      E até 34 porque só jogavam, em eliminatórias, equipas dos regionais no Campeonato de Portugal?
      Fácil, porque a 2ª liga só foi criada em 1934, e teve 4 edições experimentais, tal como a 1ª Liga! Dessa forma até 34 só podiam competir na "TAÇA / CUP" equipas dos campeonatos regionais, e depois equipas da 1ª e 2ª divisão!

      E quanto à questão da "liga experimental"... basta analisar o que ficou definido também para a 2ª divisão:
      "A II Divisão foi uma competição de futebol de Portugal. Até 1999 era o segundo escalão do Futebol Português e até 1938 era uma competição experimental (apesar disto os vencedores destas edições são considerados campeões da Segunda Divisão) com o nome Campeonato Nacional da Segunda Divisão ou apenas Segunda Divisão. Dividida-se em 2 Séries (Norte e Sul) e mais tarde em 3 Séries (Norte, Centro e Sul)."
      https://pt.wikipedia.org/wiki/II_Divis%C3%A3o

      Entre 1934 e 1938 os campeões da II Divisão são considerados Campeões da 2ª Divisão
      Entre 1934 e 1938 os campeões da 1ª Liga são considerados Campeões Nacionais!
      Até 1934 só existiam campeonatos regionais e a precursora da taça de portugal, na altura designada de campeonato de portugal.

      o Campeonato de Portugal foi o percursor da Taça de Portugal (eliminatórias entre equipas do regional e depois eliminatórias entre equipas da 1ª divisão e 2ª divisão)
      o Campeonato da Liga foi o percursor do Campeonato Nacional (campeonato entre todos, apenas com equipas da 1ª divisão).

      Sobre este assunto nem sequer há ponta por onde se pegue!!!

      Até o raio dos "canecos" são idênticos
      Troféu do Campeonato Portugal = Troféu da Taça de Portugal
      Troféu do Campeonato 1ª Liga = Troféu do Campeonato Nacional

      Temos pena!

      Eliminar
    2. Caro Benfica Eagle

      Excelente post, e excelentes comentários.

      Uma vez mais em defesa da verdade, o meu agradecimento

      Eliminar
    3. Eu é que agradeço o comentário, Anónimo das 12h49.

      Abraço

      Eliminar
  11. Gosto muito de ler as tuas análises aos RC.
    Mas, BenficaEagle, hoje estragaste-me o dia - então o Cova da Piedade não é campeão nacional? Foi tão linda a festa no Jardim da Piedade.

    Já agora, no Almanaque do Leão, já estará contabilizado o título deste ano?
    É que li algures que o presidente dessa agremiação, já tem pronta a contra capa de maio.
    Abc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. UReis, tal como no museu ... devem ter deixado uma página em branco, nesse Almanaque do Leão :)

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking