O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Finanças: Benfica SAD com mais de 20M€ de lucro em 2015/2016

. 93 comentários
A Benfica SAD apresentou hoje de tarde um comunicado à CMVM, tendo informado mais de 20M€ de lucro em 2015/2016. (Link)

O Relatório e Contas completo só será apresentado no final do mês de Outubro, no entanto é possível tirar algumas conclusões com o comunicado apresentado:

Comunicado da Benfica SAD à CMVM

O Activo aumentou 46M€ e o Passivo aumentou 26M€. Atendendo a que a Benfica SAD em Julho e Agosto adquiriu vários jogadores, onde se inclui Rafa Silva, e praticamente não vendeu ninguém "relevante" nesse período, é expectável que o Activo se aproxime dos 500M€ a 30.09.16 no R&C do 1º Trimestre 2016/2017.

Os Proveitos Operacionais e os Proveitos Totais aumentaram consideravelmente, muito devido à excelente performance que o Benfica teve na UEFA Champions League. 

A Relação Passivo Vs Proveitos Totais baixou de 2,3 para 2,15 anos, ou seja, bastaria pouco mais de 2 anos de actividade da Benfica SAD para cobrir o passivo total. Este indicador tem melhorado e é expectável que continue a melhorar atendendo às declarações recentes de Luís Filipe Vieira e de Domingos Soares de Oliveira.

Apesar de o Passivo se situar nos 455M€, o Passivo remunerado continua a rondar os 300M€, e este é o valor que paga juros anuais, e que nos próximos anos deverá baixar. 

Outra questão importante, o Empréstimo do Benfica Clube à Benfica SAD estava registado no Activo na rúbrica "Empresas do Grupo e Partes Relacionadas" e essa rúbrica baixou de 46,6M€ para 3,1M€, tendo o Activo Intangível aumentado imenso de 104,7M€ para 169,0M€. Estou curioso para perceber esta situação, mas isso só será possível no Relatório e Contas.

Se a Benfica SAD pagou ao Benfica "Clube" o que devia, isso é uma boa notícia, no entanto é difícil de explicar como é que o Activo Intangível "Líquido" terá aumentado até aos 169M€, até Junho 2016, sem contar ainda com o reforço Rafa Silva, até porque a 31.03.2016, o Activo Intangível situava-se nos 118,7M€.

Por último, o Grupo Benfica (Clube + SAD) já tinha superado os 200M€, no entanto em 2015/2016 foi a primeira vez que uma SAD em Portugal superou os 200M€, sem considerar a facturação do clube.

Em termos gerais está tudo OK, 3º ano consecutivo com lucros e com aumento de Proveitos

No final do mês de Outubro conseguiremos perceber mais em detalhe alguns aspectos das contas agora apresentadas.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

93 comentários

  1. BE, tenho uma dúvida. Os lagartos vieram hoje mandar boca que o Benfica não apresenta contas consolidadas, algo que eu - e todos aqui - dissemos não ser verdade. No entanto li há pouco uma entrevista do DSO que diz o seguinte:

    "As contas individuais da SAD do Benfica foram apresentadas esta tarde, registando lucros superiores a 20 milhões de euros. Não são tornadas públicas as contas consolidadas, que refletem relações entre empresas diferentes do grupo. Domingos Soares de Oliveira desvaloriza o facto. E ironiza: "Carlos Vieira tem as suas preocupações próprias. Os resultados do Sporting são conhecidos...""
    http://tribunaexpresso.pt/benfica/2016-09-21-Gestor-do-Benfica-responde-a-vice-do-Sporting-Se-quiser-falar-estamos-aqui

    Afinal nós - adeptos e sócios - conhecemos as contas consolidadas ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Benfica SAD apresenta contas consolidadas do Grupo Benfica SAD, que representa cerca de 90% do Grupo Benfica.

      O Benfica Clube apresenta a sócios e parceiros as contas consolidadas do Grupo Benfica.

      Se o Sporting apresenta em termos públicos Contas Consolidadas, gostaria que o Carlos Vieira informasse a "sociedade" em que parte do site do Sporting é que essas contas podem ser consultadas, já que essa informação foi eliminada e o Sporting deixou de publicar esse R&C "Consolidado" do Sporting ;)

      Eliminar
    2. Benfica Eagle, podes informar onde posso consultar os relatórios consolidados do clube, é que não encontro do Sporting mas também não encontro de Benfica, será que ambos deixaram de publicar?

      Eliminar
    3. Anónimo, os R&C dos clubes propriamente ditos sem ser as SAD, normalmente só estão disponíveis para consulta a sócios do clube. Pelo menos o do SLB pode ser consultado pelo site, mas tens de ser sócio.

      Eliminar
  2. Os resultados sabem-me a pouco. Com as vendas de Ivan Cavaleiro, Lima, Renato e Gaitan, com as receitas da UEFA, pensava que os resultados seria superiores a 25 M€ e que o passivo não aumentaria. Que factos poderão ter concorrido para estes resultados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabem-te a pouco? Record de sempre? canditata-te!!!

      Eliminar
    2. Concordo com o Pedro. É mto bonito falar em maior lucro de sempre mas apenas o consegues através da venda de jogadores - receitas extraordinárias. Para tudo estar realmente bem as despesas ordinárias deveriam ser suficientes para cobrir o passivo anual.

      Eliminar
    3. Anónimo das 18:07 mas não sabes ler pelo menos, ou não sabes o que são resultados operacionais? Ou não percebes mesmo nada de gestão? O Benfica é o único clube dos três grandes que consegue realizar resultados positivos operacionais. As receitas extraordinárias também servem para custear ou pagar despesas também elas extraordinárias e ou investimentos, no Benfica como na maior parte das empresas.

      LR

      Eliminar
    4. LR primeiro aprende uma coisa ou outra sobre educação e a falta dela. Verás q é libertador saber o q é ter uma discussão educada. Dps talvez possas conversar sobre gestão com outros.

      Eliminar
  3. Top, embora eu mantenha a minha preocupação relativamente ao passivo remunerado....

    DSO e a SAD têm falado em ter em divida remunerada o equivalente a um ano de facturação (all in) - 200 milhões? - Creio que esta rubrica deveria estar balizada pelas receitas sem transaccionais ou champions, pelo que estariamos a olhar para cerca de 100-130 milhões de euros no máximo (já estou a pensar nos direitos milionários da NOS).

    Não devemos deixar-nos embriagar pelo sucesso no transaccional, ou seja na compra e venda de atletas - foi o erro do Porto.


    De resto muita coisa animadora, o activo sobe e estamos "cash rich". Com as vantagens que isso encerra.

    Esperemos que tanta acumulação de riqueza não nos faça um alvo da Gerigonça .. alguém sabe se a Mortágua é do Benfica?

    Rosso Cuore



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosso Cuore, acredito que isso poderá acontecer, até 2020, quando os Proveitos Anuais e o Passivo remunerado se cruzarem nos "250M€".

      Veremos qual será a tendência dos próximos anos.

      Eliminar
    2. 250 milhões de euros de receitas por ano, excluindo transaccional em 2020 ? Parece-me dificil Eagle.. Honestamente, gostava de ver isto avaliado sobre multiplos de EBITDA ou similar , ao invés da facturação.

      Nos próximos 4 anos o Benfica devia tentar fazer descer isto para pelo menos 150 milhões euros finantial debt.

      Entretanto a ver o inenarrável programa da TVI, onde só escutei coisas TOLAS.. porque não convidam um financeiro para comentar quando são divulgados resultados,,,

      Rosso Cuore

      Eliminar
    3. Se neste momento está nos 212M€/Ano é possível chegar aos 250M€/Ano em 2020.

      Deve-se analisar as Receitas Totais vs Passivo Total ou Passivo Financeiro.

      Eliminar
    4. Concordo com o seu comentário.
      O passivo bancário devia rondar o valor das receitas correntes, um valor a rondar os 100 milhões. Com esse valor os custos de financiamento baixam 12 a 14 milhões por ano.
      Atendendo que os melhores jogadores devem ter um custo a rondar os 3 a 4 milhões, esse valor daria para suportar 3 a 4 jogadores dos mais bem pagos.

      O aumento de 50 milhões no activo intangível, no último trimestre, é difícil de perceber, como é dito no post. Houve compra de participações de jogadores neste período?

      Esperemos que no R&C venham detalhadas, para cada jogador, todas as parcelas envolvidas em cada transacção. À semelhança do que faz a SAD do Braga. Ou então publicando no jornal do clube como fez o Sporting.
      Cumprimentos,

      Eliminar
  4. Eu quando vendo o carro é para ir comprar outro carro melhor, não é para pagar o emprestimo da casa e passar a andar de bicicleta. O Rafa tá pago? O Jimenez tá pago? O Cervi tá pago? etc... etc.. etc... Não, não e não e não. Se não tão pagos são passivo! Simples.

    O benfica aumenta o passivo para aumentar o ativo, já o Sporting e o Porto aumentam o passivo e o ativo baixa e baixa... é a diferença entre CRESCER e MINGUAR.

    400 milhoes de passivo é completamente razoavel para um empresa que faz 200 milhoes de receitas anualmente, se o passivo aumentar 5% todos os anos e o ativo 10%, daqui a 10 anos, passivo é 50% maior e os ativos 100% maiores... onde é que assino? É que é já!

    Há e tal era melhor não ter, era claro, mas o passivo existe para fazer existir o benfica o que é hoje, estádio, academia, equipa, não faz sentido andar a pagar passivo se isso fizer o clube menos competitivo, só se fizer mais, como é o caso do passivo bancario.

    As carneirettes do Lumiar, coitadas não percebem como é que se tem lucro e o passivo aumenta-se, deixem as estar, a levar na testa com fabricas da olá e a bater as palmas à ciganada mentirosa que tomou conta do Sporting, mão dadas rumo ao abismo.

    Quando o Benfica fez o ultimo emprestimo obrigacionista, o cigano do Bruno de Carvalho, veio dizer que o Benfica estava falido, numa tentativa patética e ridicula de prejudicar a subscrição, hoje veio outro ciganito em desespero dizer que o Benfica não tem contas consolidadas, pq sabia que o Benfica ia apresentar as contas hoje.

    O comentário do DSO disse tudo:
    "Os resultados do Sporting são conhecidos, acredito que queira falar do Benfica" lolada

    ResponderEliminar
  5. BEagle, apresentas os rendimentos Operacionais excluindo as transações de atletas e o gastos operacionais excluindo as transacções não foram divulgados?

    BEagle e Tadeu, os rendimentos operacionais excluindo as transacções foram de 126m e os rendimentos totais portanto já com as transacções foram de 211M, isto significa que para manter as contas equilibradas (lucro/prejuizo zero) o Benfica precisa de todos anos realizar mais valias com jogadores superiores a 60M, (1 Renato + 1 Gaitan) isto parece muito preocupante, mas isto sou eu que não percebo nada disto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi os gastos operacionais sem transacções de jogadores, aumentaram embora menos do que o aumento das receitas.
      Se o resultado das transacções de jogadores é de 30M e inclui 80m em vendas, julgo que é justo concluir que o Benfica continua muito dependente das vendas de jogadores a não ser que ainda consiga aumentar mais as receitas operacionais.
      BEagle vês potencialidade de crescimento das receitas operacionais admitindo que este ano já encorparam uma excelente campanha europeia e também julgo já reflectirem o contrato da Nós? Ou os bons resultados estarão sempre dependentes da venda de bons jogadores no final de cada época?
      Nestas contas pode-se verificar que apesar do aumento das receitas operacionais os gastos também continuam a aumentar, vês possibilidades de diminuírem de forma a equilibrar a situação.

      Eliminar
  6. Já dá para tirar ilações sobre o contrato com a Fly Emirates?

    ResponderEliminar
  7. Sem transacções, esperava mais. Nem chegamos aos 150 milhões. Acho isso pouco. O Benfica se quer ser grande na Europa não pode estar dependente da venda dos seus melhores jogadores.
    Tem que entrar uma política de no máximo, um jogador titular por época, a troco de 40 milhões pelo menos. De outra forma, não seremos mais que um clube formador de craques para outros clubes mais poderosos economicamente.
    O Benfica nem precisa de igualar os colossos. Basta chegar ao nível de um Atletico. E aí temos a vantagem de não jogarmos numa liga tão competitiva, o que possibilita que se possa formar a ganhar, sem a necessita de investir milhões em jogadores. Este é o meu sonho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorgen80, pelos poucos dados ainda revelados, o problema é que a venda de um jogador por 40M não chega, é necessário fazer mais de 60M por ano, mas como digo os dados ainda são poucos e posso estar enganado.

      Eliminar
    2. "é necessário fazer mais de 60M por ano"

      Nada disso.

      Resultados operacionais sem direitos de atletas = lucro de 7.9 milhoes.

      DEpois temos rendimentos financeiros (~3.9 milhoes) - perdas financeiras (21.3 milhoes) = - 17. 4 milhoes

      ora 7.9 - 17.4 = 9.5 milhoes.

      Benfica precisava de fazer uma venda de 10 milhoes para ter lucro de ~0.5 milhoes.

      Eliminar
    3. Tadeu, para isso precisava de "contratar" "Zero" jogadores :)

      Eliminar
    4. E não amortizar os que já lá estão, que neste momento representam 36M ano, para não falar na necessidade de ultrapassar todos os anos a fase de grupos da CL.

      Eliminar
    5. Claro mas isso é o que as pessoas esquecem-se, o benfica vende, mas depois tambem compra. O soudbyte do dia é que o Benfica vendeu o Renato e o Gaitan e só fez 20 milhoes de lucro, eu podia dizer o Benfica comprou carrilo, Mitroglou, Zivkovic, Jimenez, Carcela, Grimaldo, Cervi, etc... mais custos anuais do seixal, o José Gomes não foi de graça, e mesmo assim teve 20 milhoes de lucro.

      Eliminar
    6. Numa equipa ganhadora, quando não se vende não há grande necessidade de comprar.
      O rejuvenescimento da equipa pode ser feito através da equipa B e dos inúmeros jogadores emprestados.

      Se os custos financeiros diminuíssem uns 10 milhões não haveria qualquer necessidade de vender.
      Mas nós sabemos bem que esta direcção está nunca fará isso.
      Estão tão viciados em transacções de jogadores como um heroinómano em ressaca está da próxima dose de heroína.

      Eliminar
    7. jorgen es 1 pouco idiota. Este foi o valor mais alto de uma sad em toda a historia do futebol portugues. Lagarto infiltrado. Como eq a malta nao vê isto? nossa senhra...

      Eliminar
    8. Numa equipa ganhadora não há necessidade de vender? Então nunca houve no mundo uma equipa ganhadora.

      Eliminar
    9. Jorgen é tão fácil dizer esperava mais. E o que podia ser feito para esperares mais?
      Aumentar o preço dos bilhetes? Aumentar o Redpass? Aumentar a BTV? A isso dizes que não! O benfica ainda não imprime euros.

      Eliminar
    10. Tadeu, além dos jogadores que menciones, podia ter sido comprado o Messi por 100M que isso não influenciou absolutamente nada as contas agora apresentadas. Se calhar não sabes bem és obrigado a saber, mas a aquisições dos jogadores entra nas contas anuais pela amortização dos passe, por exemplo o Jimenez vamos supor que custou 25M por um contrato de 5 anos, neste caso terá uma amortização anual de 5M, ou seja no final do 1º amo de contrato entram nas contas 5M e de igual forma nos anos seguintes entram 5M até o valor do passe estar totalmente amortizado.
      Estas amortizações nas contas deste ano representam 36M e como se fizeram compras avultadas este ano (Pizzi, Jimenez, Rafa) é de supor que nos próximos anos o valor das amortizações pode subir significativamente.

      Eliminar
    11. Deve ser por seres tu o único totó iluminado.

      Eliminar
    12. M.F.Almeida, em 2003/2004 a SAD do Porto teve um resultado superior, quase 25M. Por isso convinha que pensasse um pouco antes de lançar foguetes.

      Eliminar
    13. Vocês falam da necessidade de vender como se isso fosse apenas uma questão de tesouraria. Não é. Os jogadores têm vontades e ambições próprias, é preciso respeitar isso. O Benfica, mesmo pagando menos juros (também é o meu desejo), será sempre um clube vendedor. Porque não é justo nem eficiente dizer ao Grimaldinho, desculpa, mas não vais ganhar três vezes mais para o M. City.

      Eliminar
  8. Vejam bem seus antis, vejam e leiam bem que o Benfica tem um Activo superior ao Passivo. Isso quer dizer que o Benfica, ao contrário dos vossos clubes NÃO ESTÁ FALIDO! Por isso por favor, párem lá com essas petas que o Benfica está falido por favor. Está bem visível ali naquele quadro, nos últimos dois anos o Benfica não esteve - ao contrário das más línguas dos antis ignorantes - em falência técnica.
    E os vossos melhores presidentes de sempre, em que estado têm deixado os vossos clubes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipe, por acaso nas contas trimestrais publicadas em 31/03/2016, embora por motivos julgo que circunstanciais estava em falência técnica, pois tinha um activo de 419M e um Passivo de 427M, com as contas agora apresentadas em 30/06/2016 a situação inverteu-se e o Activo (476M) já é superior ao Passivo (455), mas isto acontece porque em Junho o Benfica vendeu Renato e Gaitan.

      Eliminar
    2. Explica lá isso melhor que não percebi. O Activo da SAD passou a ser superior ao passivo porque se venderam jogadores?

      Eliminar
    3. Nunomaf, facil se vendestes jogadores, valor da venda entra no activo, seja nos meios financeiros seja nos clientes caso não seja pago de imediato. Vendes, aumentas o activo, certo.

      Poderia dar-se o caso, de se tratar de uma venda, cujo investimento ainda estivesse no Activo e aí poderia efectivamente não aumentar o activo, por exemplo se venderes o Jimenez por 22M e o Investimento ainda não foi amortizado e continuar registado por 22M, neste caso não aumentas o Activo. Agora se vendes o Renato e o Gaitan cujo valor de Investimento registado no Activo deveria ser praticamente nulo, então aumentas o activo pela totalidade da venda com dedução dos custos de vender, quer tenham sido pagos a pronto quer sejam pagos em prestações.

      Eliminar
    4. O Benfica vendeu... mas também comprou!
      De vendeu 2 titulares comprou muitos outros jogadores com potencial para tal. E, uma coisa não pode ser dissociada da outra. A SAD é dinâmica e o investimento, assim como as vendas, fazem parte do dia a dia.

      Eliminar
    5. Claro que é dinâmica, a diferença é que quando vende regista a mais ou menos valia (lucro/prejuizo) da venda nas contas do ano em que ocorre. Quando compra, apenas regista o Investimento total nos activos e depois todos os anos vai registando a amortização do investimento.
      Um exemplo se vende um jogador por 20M, que já esteja totalmente amortizado ou que não tenha tido custo de aquisição, por exemplo tenha vindo da formação, temos uma mais valia (receita, rendimento,lucro) dos 20M que é registado nas contas do ano.
      Se compra um jogador por 20M com contrato de 4 anos, só no final do primeiro ano de contrato regista a amortização (Gasto, Despesa, Prejuizo) de 5M nas contas desse ano.

      Eliminar
  9. Águia Preocupada21/9/16 23:11

    Confesso já a minha total ignorância a nível financeiro! Faço e bem, a gestão da minha casa e já me basta.
    Mas tenho uma dúvida/questão a colocar e peço já desculpa se a acharem estúpida - a minha dúvida, claro! Aqui vai:

    Os jogadores são activo e estarão considerados R&C na sua totalidade; Os pagamentos fazem parte do passivo. Se esses pagamentos são faseados, não estarão todas as tranches consideradas neste R&C.
    Sendo assim, o activo não estará sobrevalorizado relativamente ao passivo, já que o valor da compra não está totalmente contabilizado?

    Se calhar coloquei uma pergunta estúpida. Mas como disse, não entendo de finanças!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um exemplo, julgo que menos confuso.
      Tens no banco 1.000 euros e compraste um carro por 500 euros, mas com pagamento em 5 prestações com a primeira prestação de 100 euros imediata.

      Então no teu activo ficas com 900 euros no banco pois pagastes a 1ª prestação, e ficas com o carro no teu activo que vale 500 euros.
      No Passivo ficas a dever 400 euros.

      Quando pagas a 2ª prestação, diminui mais 100 euros no banco, ou seja agora só tens 800, mantens o carro que vale 500 e no passivo agora só tens uma divida de 300. E assim sucessivamente, até a divida ficar regularizada.

      No caso do Benfica e dos outros clubes o Passivo representem bens e serviços que o Benfica comprou, que foram registados no activo mas que ainda não foram pagos, e por isso a divida fica registada no passivo até o dinheiro sair do banco.

      É uma explicação simplista, pois existem muitas engenharias que podem ser feitas, mas julgo que já dá para ter uma noção básica do funcionamento.

      Eliminar
  10. Com um exemplo facilmente entendes a logica;

    Compras o Jogador por 25M, registas 25M no activo e igual valor no Passivo em dividas a pagar.
    Na aquisição, fica exactamente igual o activo e o passivo

    Entretanto pagas uma tranche de 5M. Estes 5M diminuem o valor que tinhas nos bancos (o valor que está nos Bancos também é activo) e diminuis o valor que está no passivo em dividas a pagar.

    Fica assim a situação no Balanco:
    No Activo tens um jogador que continua a valer 25M e nos bancos tens menos 5M
    No Passivo como pagaste 5M que fostes tirar dos bancos tens uma divida a pagar agora de 20M

    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resta dizer que o valor do atleta contabilizado no activo vai tendo uma desvalorização ao longo da vigência do contrato de forma que no final tem um valor de 0.

      Eliminar
  11. benfiquista a serio22/9/16 04:05

    eu cá só quero que deixemos de pagar 20 milhões em juros por ano.
    esses 20 milhões dariam para comprar um craque por ano.
    temos um estádio novo (desde 20003), um centro estágios novo (desde 2006), um museu novo mas pelo que tenho visto ainda não estão pagos dado os 20 milhões de juros.
    sr presidente à que pagar a obra por si feita senão fica muito mal na fotografia. construir é facil agora pagar essa construção é mais dificil.
    o fernando martins também construiu o 3.º anel mas quem o pagou foi o malfeitor do vale azevedo. eu não me esqueço da divida á teixeira & duarte da construção do 3.º anal que foi pago pelo mal feitor vale e azevedo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. falam em pagar obras de milhões de euros em 15 anos como se fosse o fim do mundo, mas depois pedem um empréstimo para comprar uma casa a 40 anos e é tudo normal.

      Eliminar
  12. La vai Vieira obter 90 e tal por cento (tem o meu voto)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi logo que eras Vieirista seu pau mandado.

      Eliminar
    2. uns vieiristas outros bogalhistas outros damasianos outros valianos

      cada um sabe de si.

      Eliminar
  13. Resumindo, tivemos lucro mas vivemos na corda bamba. E sempre a contar com o ovo no cu da galinha. Qual será o resultado do R&C quando:
    1- Não se conseguirem realizar vendas superiores a 60 M€ por ano?
    2- Se não nos apurarmos para a LC?
    3- Se fizermos um campeonato miserável e os sócios desmobilizarem, os patrocínios e a publicidade esmorecerem?

    Lembro-me assim de repente da situação calamitosa em que se encontra o porto e da "excelente" gestão dos lagartos mas que mesmo assim deu prejuízo. Lembro-me ainda do R&C do BES em dezembro de 2013, com umas contas consolidadas que davam um activo de 83 890 828 (em milhares de euros) e um passivo (mais capitais próprios) no mesmo valor de 83 890 828 milhares de euros. Fechou portas em 2014.
    http://www.bes.pt/RelatorioseContas/2013_Relatorio_Consolidado.pdf - pagina 84.
    F@da$$e, é ebitda, é passivo remunerado, é activo Intangível, são as contas que estão ou não consolidadas, é a falência técnica, são as transacções e comissões que não vêm detalhadas, é o C#r#lh@.
    Porque é que no meio de tão bons resultados financeiros, não conseguimos diminuir o passivo?
    Sim, eu sei, foi porque também investimos. Mas a continuar assim, daqui a uns 50 anos quando eu deixar de ser sócio terreno do Benfica e me tornar sócio do Sport Lisboa e Benfica do Além, a merda do passivo estará nuns mil milhões de euros.
    Pelo menos valha-nos o tetra, e que este se repita, nos meus próximos 50 anos, por 12 vezes.
    Graças a Deus que tenho a casa paga, e só troco de carro se tiver capital próprio para pagar a pronto.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 20 milhões de lucro, corda bamba? Quem me dera.

      O que se faz é o que todas as empresas fazem: Não se compram Rafas, etc, baixa-se a massa salarial. Fica-se menos competitivo É a vida.

      A comparação com o BES não faz sentido, porque o BES tinha um monte de activos no Balanço que valiam metade, ou zero. Não é o caso.

      Eliminar
    2. "A comparação com o BES não faz sentido, porque o BES tinha um monte de activos no Balanço que valiam metade, ou zero. Não é o caso." - de repente estou-me a lembrar de uns activos que não valem zero mas têm sim um valor negativo: Tabarato e Olá, John. Isto já para não falar de Veras e outros que tais.
      Contabilidade simplificada 2015/2016:
      -lucro de 20 M€
      -passivo aumenta 25M€

      Eliminar
    3. Mais razão que um santo. Penso o mesmo. Os resultados não são assim tão bons como tentam transparecer. Muito melhor que os rivais, mas para aquilo que o Benfica vez esta época, esperava mais a todos os níveis. É que aqui nem estão contabilizadas, se não estou em erro, as compras de Rafas, Jimenez etc.

      Eliminar
    4. Sinto o mesmo que o Rudolfo Dias. Parece tudo estar colado com cuspo e caso não se verifiquem uma série de "se" tudo parece ruir. Uma coisa é certa, vamos continuar a vender, vender, vender...e até dão como exemplo o Porto de há alguns anos. Com tantos show-offs, NOS, Fly Emirates, etc. afinal continua tudo na mesma.

      Eliminar
    5. Activos com valor negativo? É nova, essa.

      Ola John está registado no activo como o valor que custou menos as amortizações de 3 ou 4 anos. Não está inflacionado. Taarabt deve estar com um valor residual no activo, embora custe dinheiro todos os meses.

      Mas concordo que pode haver activos sobrevalorizados, sim. Mas há outros claramente subvalorizados, porque o estão ao preço de custo (Horta, Grimaldo, Guedes, Semedo, Carrillo, Lindelof, até Jonas).

      Eliminar
    6. "Activos com valor negativo? É nova, essa." Mr. Shankly se não percebes o valor da ironia, faz-me um favor a mim e a ti: não me respondas.
      Mas no fundo vieste dar-me razão. O Tabarato, mesmo que com um valor residual está nos activos? Activo? Quando e para onde o vamos vender? Ele vale algum dinheiro? Ele é sim um inactivo com um salário milionário, logo é só prejuízo. Depois queixam-se das manobras contabilísticas para fazer equivaler os activos aos passivos.
      Tabarato um activo, EHEHEH

      Eliminar
    7. falta ai umas um se:


      - e se houver um terramoto e o Estádio da Luz for abaixo ?

      Eliminar
  14. BE,

    Questao, vejo um grande aumento no Activo. Pode ser explicado devido a compra de Jimenez, 22M, e sua contabilizacao ? Caso contrario, como contabilizam o activos/jogadores ?

    Wey

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já expliquei no post que teremos de aguardar pelo R&C para perceber o Aumento do Activo.

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Está no comunicado da Benfica SAD que ajuda a compreenderes:
      "O passivo consolidado regista um aumento de 25,8 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 6% face a 30 de junho de 2015, sendo esta variação essencialmente explicada pelo aumento dos compromissos com fornecedores e outros credores, face aos investimentos realizados na aquisição de direitos de atletas, que permitiram reforçar o valor do ativo da Benfica SAD.

      LR

      Eliminar
  15. Em termos de receitas este exercício é inacreditável.

    Mas oh Eagle esta não:
    "O Activo aumentou 46M€ e o Passivo aumentou 26M€. Atendendo a que a Benfica SAD em Julho e Agosto adquiriu vários jogadores, onde se inclui Rafa Silva, e praticamente não vendeu ninguém "relevante" nesse período, é expectável que o Activo se aproxime dos 500M€ a 30.09.16 no R&C do 1º Trimestre 2016/2017."

    Eu até te ajudo neste feito: faltam ainda os milhões do jimenez.

    Mas não vendendo ninguém, indo buscar Carrillo e zivkovic por 5M cada (contando zero para o activo), e gastando estes milhões todos não deverias estar preocupado com os gastos em vez de enalteceres o Activo?
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica anunciou à CMVM a 21 de Julho mas a aquisição pode já ter sido realizada até finais de Junho. Teremos de aguardar pelo R&C

      Eliminar
  16. Estamos cada vez melhor como LFV disse....o passivo aumentou escandalosamente! O que será do Benfica quando a mascara de ser campeao desaparecer ou mesmo quando a Champions nao render...

    ResponderEliminar
  17. Benfica eagle sabes-me explicar porque é que o passivo continua a subir apesar de estes recordes de receitas?
    Porque é que não vemos um abate do valor do passivo? Isso não trás perigo á sustentabilidade do clube?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O passivo aumentou porque o Activo aumentou ainda mais. No R&C perceberemos a que se deveu o Aumento nos Activos Intangíveis.

      Eliminar
    2. Aumento de mais de 100M dos Activos Intangíveis, deveria ser algo visível aos olhos de quem percebe de contas, não tens nenhuma teoria?

      Eliminar
  18. Outra questao: Talvez se entenda agora o porque de Renato ter sido vendido antes do Europeu, onde poderia e veio a concretiza-se que valorizou imenso. Sem a venda de Reanto estariamos com um saldo prejuizo de 15M.
    Esta gestao causa-me bastante duvidas sinceramente. Nao me parece que estamos assim tao folgados financeiramente, quando num ano fazemos 30M na Champions somos obrigados a vender o nosso potencial activo mais valioso para nao ter resultados negativos.

    Wey

    ResponderEliminar
  19. Colocava aqui apenas uma questão que creio que será facilmente respondida por qualquer benfiquista minimamente informado (eu pelo menos conseguia responder acerca do SPorting)

    O Benfica divulgou os resultado e explicou os (bons) resultado com as vendas de n jogadores, nomedamente Renato Sanches e Gaitan

    Tambem divulgou quais os jogadores comprados nesse periodo - ou seja sabem se por acaso Rafa e outros entraram ou nao nessas contas ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Sporting já publicou o relatório e contas anual , mas o Benfica ainda não publicou o seu relatório que raio de comentário foi esse ?

      É claro que já se sabe do Sporting mas não se sabe nem do Benfica nem do Porto nem do Braga.
      Deixe lá o Alan Ruiz em paz no Sporting. Os lagartos é que ficaram surpreendendidos com as comissões que pagaram por ele.

      Eliminar
  20. Análise situação atual.
    - Resultados Operacionais sem atletas: Com uma boa liga dos campeões vai pra positivo, sem cai no negativo;
    - Resultados Com Direito de Atletas: Face aos investimentos em jogadores e aos custos inerentes às transferências temos que fazer 50M em vendas ano, para por no zero.
    - Custos Financeiros: Cerca de -18M para cobrir com os excedentes das outras rubricas;

    Situação para futuro:
    - Resultados Operacionais sem atletas: É possível com novos contratos ir para o positivo sem depender da Liga dos Campeões.
    - Custos Financeiros: O objetivo aqui terá que ser diminuir para metade.
    - Resultados Com Direito de Atletas: Investir com critério e não cometer excessos.

    Objetivo final: Resultados Operacionais sem atletas cubram os custos financeiros e parte dos custos com atletas, desta forma a dependência de transferência era reduzida.

    BiMainde

    ResponderEliminar
  21. Benfica eagle, fiquei esclarecido e obrigado pelo teu excelente trabalho. Quanto ao Carlos Vieira isso é problema dos verdes. Se vão na conversa dele, problema deles. Se dizes que está tudo OK, óptimo.

    Abraço e obrigado

    Gonçalves

    ResponderEliminar
  22. Estes extraordinários resultados vem comprovar que hoje o FC Alverca do Grande Presidente visionário LFV, se reforçado com o DSO, hoje o Alverca não seria um clube falido e seria talvez o 4º Grande em Portugal!

    Como é sabido, há um grande impacto das receitas Champions neste exercicio, foram esse encaixes fundamentais para este extraordinário resultado, mas, esta rubrica depende e muito do aleatório, e da bola que bate no poste e não entra, e o Benfica nestes moldes Champions, apenas superou a fase de Grupos Champions 4 X, recordo: em 1995, 2006, 2012 e 2016, manifestamente pouco para o histórico Europeu do Benfica. Se a "montra" Champions falhar, e encaixes respectivos também, os resultados decrescem assustadoramente!

    Os Clubes Portugueses apenas sobrevivem, dependentes da Champions, e da venda dos seus futebolistas, e não virá longe o dia em que os 3 Grandes em Portugal irão dar um grande "estoiro". Portugal no Futebol terá se ser um País formador, tal como a Bélgica e a Holanda, teremos de nos nivelar por aí, mesmo em termos demograficos e geograficos. Portugal no Futebol está a viver muito, muito acima das suas possibilidades, como é possivel um pequeno e pobre País do sul da Europa, ter 3 Clubes com orçamentos para o Futebol assustadoramente inflacionados?

    Curioso, os Grandes em Portugal em agonia permanente e com passivos monstruosos, em contraste, por exemplo o empresário Jorge Mendes cada vez mais acumula negócios milionários. Os Clubes poderiam viver sem empresários? Claro que sim. Os empresários sobreviviam sem os Clubes? Naturalmente que não!

    Para refletir muito seriamente....

    FFF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um clube cuja situação financeira depende muito dos resultados desportivos? Wow, nunca antes visto, devemos mesmo ser o único clube em que isso acontece.

      Eliminar
    2. mais um lagarto a tentar parecer um resultado positivo de > 20Milhoes uma desgraça uma calamidade um possível SE catastrófico.

      um Benfica ou Porto sem investir em jogadores ? Cairia o carmo e a trindade. Era que o Benfica e Porto estava em crise, estava falidos, ao primeiro empate haveria chuva de criticas...porque nao deram um plantel em condições, porque não arranjar jogadores para vencer campeonato, etc ....

      a unica excepcao é o sporting porque os adeptos já não estao habituados a vencer titulos. dao mais importancia a formação. Porque nunca na vida conseguiram investir 40 ou 50M em jogadores. Não têm capital nem conseguem arranjar dinheiro para investir tanto... So o sporting é que continua sem comprar jogadores e sem ser criticado. O sporting é um caso raro, quando se compra um estrangeiro por 15 ou 20M estão os adeptos a cair em cima...porque foi um grande investimento, porque não é da formação...

      Enfim o normal de um clube que deixou de ser grande há cerca de 35 anos, e onde nas ultimas 3 decadas apenas tem mais um campeonato que o Boavista.

      Eliminar
  23. Benfica Eagle, na sequencial deste informação do teu post:
    "Outra questão importante, o Empréstimo do Benfica Clube à Benfica SAD estava registado no Activo na rúbrica "Empresas do Grupo e Partes Relacionadas" e essa rúbrica baixou de 46,6M€ para 3,1M€, tendo o Activo Intangível aumentado imenso de 104,7M€ para 169,0M€. Estou curioso para perceber esta situação, mas isso só será possível no Relatório e Contas."

    podes por favor esclarecer a seguinte duvida:
    Se o Benfica tem contas consolidadas, ao registar no Activo os empréstimos ao Benfica Clube não deveria registar no Passivo igual montante? Visto que ao Activo na SAD corresponde um Passivo no Clube, alias em bom rigor pela consolidação os valores anulavam-se, nem deveria existir registo no Activo nem no Passivo, é assim?

    Além dos empréstimos ao Benfica e SGPS nas contas de 2015 também estão registadas no activo da SAD dividas da Benfica TV e Benfica Multimedia, todo junto empréstimos mais dividas totalizam mais de 50M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Documento apresentado diz respeito ao R&C Consolidado da SAD.

      O R&C Consolidado do Clube é apresentado aos sócios em Assembleia Geral.


      Quanto às dívidas se totalizavam mais de 50M€, de acordo com o comunicado, grande parte desse valor foi pago. Aguardemos pela publicação do R&C da SAD na CMVM.

      Eliminar
    2. Quer dizer então que Benfica SGPS, Benfica TV, Benfica Multimedia apenas consolidam no clube e não na SAD, certo?

      Eliminar
    3. ""Quer dizer então que Benfica SGPS, Benfica TV, Benfica Multimedia apenas consolidam no clube e não na SAD, certo?""

      Ao contrario, os relatorio e contas do Benfica que são publicos é todo o grupo do benfica, menos clube.

      No Sporting os relatorios e contas são só da Futebol SAD. Clube, Sporting SGPS, Sporting Multimedia ficam de fora.

      No Porto os relatorios e contas são só da Porto Futebol SA. Clube, FCP Media, FCP Comercial, PortoEstádio, PortoMultimédia, PortoSeguro, EuroAntas, Dragon Tour e Serviços Partilhados, ficam de fora.


      Pronto, fica clarissimo quem tem contas consolidadas.

      Eliminar
    4. Pedro Oliveira22/9/16 23:13

      Não anónimo.

      E já agora parece-me ser um lagarto bastante interessado nas nossas contas.
      É curioso que vi exactamente o mesmo comentário num outro blogue, se bem que la não fazias perguntas, fazias afirmações ;)
      A Benfica TVassim como 90% das empresas do Grupo Benfica pertencem à SAD são consolidadas na SAD.
      As contas consolidadas do grupo Benfica são conhecidas pelos Benfiquistas e as do Sporting são conhecidas pelos sportinguistas. Não conheço nenhum Benfiquista que tenha acesso à contas consolidadas do grupo Sporting.
      Foi um fait diver para fazer esquecer os 20M de lucro do Benfica e sobretudo os 32M do todo poderosos rico em títulos e dinheiro Sporting de Lisboa

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  24. Benfica Eagle, este ponto do comunicado falhou-te ou não o quiseste descodificar para não quereres contribuir para uma maior azia dos anti.Benfica?

    "A rubrica de caixa e equivalentes de caixa aumentou essencialmente devido ao recebimento no final do exercício da primeira prestação do valor de alienação do atleta Renato Sanches"

    Abç
    LR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso que isso passou ao lado de 90% dos que olharam para o relatório, só vem comprovar o que o presidente disse na entrevista onde garantiu que sabia bem o que tinha assinado. A minha ideia é que o Renato foi realmente vendido pelos 60M

      Survivor

      Eliminar
  25. xiii....só meninos espirito santo!
    Sempre suspeitei que na Nova e no Iscte não entendiam nada de informação financeira.
    Vi por aqui muitos auditores, consultores com observações tão disparatadas.
    Parabéns Eagle bom post, para já!

    ResponderEliminar
  26. Benfica Eagle,

    Mais um bom post e principalmente explicações continuadas perante dúvidas.
    As explicações que dás são perfeitamente objectivas, mas às vezes faz-me impressão esta constante dúvida que colocam sobre a estratégia seguida pelo Benfica.
    Sendo obviamente melhorar em alguns aspectos ( rigor nas contratações, diminuição de endividamento bancário, diminuição de comissões ...) é óbvio que o Benfica vai no caminho certo e só não vê quem não quer.
    Por alguns dos comentários que aqui vejo até parece que o benfica teva 30M€ de prejuizo ... ou até um pouco mais como há-de ter o Porto !!!
    Ah! e para quem não consegue perceber a visão existente pensem só o quanto podem valer:
    - Ederson
    - Lindelof
    - Nelson Semedo
    - Grimaldo
    - Kalaica ( sim, este central vai ser top mundial!)
    - Gonçalo Guedes
    - André Horta
    - Rafa ( acho que vai mesmo brilhar ...)
    - Zivkovic
    - Jimenez ( não acredito em 60 M€, mas tem tudo para ser ponta de lança de topo)
    ...
    Agora é importante realçar que este ano vai ser um campeonato duro e que para ganharmos temos que na prática fazer mais 10-12 pontos que os adversários!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não para ganharmos basta igualar e ter melhor factor de desempate que o segundo classificado!

      Eliminar
    2. Estás errado.
      Contra o Setúbal já nos foram subtraídos 2 pontos.
      Há muito que o futebol indigena consegue criar regras diferentes para clubes do mesmo campeonato!

      Eliminar
  27. Grande ?! com 2 campeonatos em 35 anos ?23/9/16 08:56

    Isto cheira bastante a lagarto.


    Vão lá para os vossos blogues onde se faz lavagem ao cerebro que o Sporting é o clube mais poderoso do mundo e o Benfica o mais pobre o mais corrupto o mais mafioso o mais pequeno o pior de tudo e todos .


    desamparem a loja pá !!!!!

    ResponderEliminar
  28. http://hugogil.pt/porque-nao-mandar-prender-estes-delinquentes-e-fechar-a-sporting-tv/

    denunciem esta merda, este filhos da puta deste come merda anda a falar mal do nosso Benfica??
    Quem é esta escumalha que nem sabem o que é ganhar???
    PORCOS DO CARALHO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebo como é que possível isto passar na tv sem que haja consequências. Estes gajos só se vão calar quando estiverem a 10pts do 1º e a pagar 8M ao treinador dos treinadores. Se houver justiça hoje perdem outra vez. O sem pescoço já veio lançar mais suspeições sobre as contas do Benfica. Se um dia o apanho à frente ofereço-lhe um pescoço novo, puxo-lhe por aquela cabeça de melão até ficar a 3 metros dos ombros. FDGP.

      Eliminar
  29. O cozinhamento das contas que anda lá para contumil, costumavam ser sempre os primeiros, na volta em vez do mais que esperado prejuizo recorde, ainda apresentam lucro.

    ResponderEliminar
  30. Cada vez percebo menos os comentários de ditos benfiquistas neste blog. O Benfica apresenta o maior lucro de sempre. Apresenta receitas totais recordes. Mostra internacionalização. Mostra que cada vez está menos dependente das vendas de jogadores. Mostra que o activo continua a subir. Mostra que a divida bancária diminuiu drasticamente o que só revela a menor dependência do clube em entidades bancárias. O rácio entre passivo e receitas voltou a diminuir. As despesas com pessoal aumentaram muito por culpa dos bónus dados a trabalhadores pela conquista de objectivos. Mostrámos que é pessoal vencer com uma das equipas mais jovens da liga. No entanto... parece que o clube vai no mau caminho. Não percebo isto.

    Abraço a todos, mas é incrível certos comentários que aqui aparecem.

    ResponderEliminar
  31. 1º Ponto - Fomos comidos de cebolada no contrato com a NOS, isso parece-me claro, eu como Presidente jamais em tempo algum tinha permitido que ficassem com a BTV e a mantivessem a pagar por respeito aos Benfiquistas.
    2º Ponto - Não compreendo esta politica de Gestão do Passivo, fazendo uma conta simples, pagar 20M a 10 anos são 200M, ou seja metade do contrato com a NOS, trocado por miúdos, o que a NOS vai dar a mais, vai ser utilizado para pagar juros, já que foi dito e da para ler nas entrelinhas que na melhor das hipóteses o Passivo Financeiro vai estar nos 250M daqui a uns anos.
    3º Ponto – O clube pelo nível de endividamento não está completamente seguro caso haja imprevistos, eu como Benfiquista e caso fosse presidente não descansaria até assegurar a sustentabilidade do clube, porque não são as taças que pagam as dividas.
    4º Ponto – Concordo que o Benfica tem que ser gerido de forma profissional tal como se gere uma grande empresa, mas o problema é que o Benfica não é uma ”empresa” normal, eu tenho a mesma forma de estar e ver o clube do Grande Presidente Joaquim Ferreira Bogalho, pra mim empréstimos só para infra-estruturas e a serem pagos o quanto antes para não penalizarem as contas, e é obrigação de cada Presidente deixar o Clube melhor que o encontrou ou pelo menos ao mesmo nível.
    5º Ponto - Um clube como o Benfica que precisa de vender não pode contratar jogadores por 20M porque o Presidente teve um Feeling, ou mais de 50M por 3 jogadores ao Atlético, agora se este eliminar os 20M que damos em Juros aos Bancos, pode contratar 1 por ano para ser titular por esse valor tem o meu aval.
    Podia continuar mas já da para entender a minha ideia,
    Cumprimentos
    Jonas52

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking