O Novo BlogGeraçãoBenfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Um espaço de opinião individual, alheio a quaisquer interesses individuais ou colectivos.
Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


O Benfica deve vender em Janeiro?

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Avatar

E de repente, parece haver uma equipa...

 ●  + 46 comentários  ● 
Claro! Qualquer Benfiquista aprecia e vibra com uma grande noite europeia. E ontem foi uma delas. E os Benfiquistas estão felizes!

Eu estou feliz, mas não nos iludamos. As noites europeias de Champions League servem para celebrar umas vitórias no caminho, servem para arrecadar uns milhões importantes, servem para colocar os nossos jogadores nas grandes montras e para ajudar a vê-los partir muito em breve mas, não dão alegrias no fim, quando se fazem as contas da época!

O Benfica, no que à Europa diz respeito, não é, julgo eu, candidato a ganhar nada. Mas é bom que lá ande, e quanto mais tempo lá andarmos mais razões para andarmos satisfeitos e orgulhosos.

As contas do Benfica, aquelas que se farão no final, far-se-ão dos resultados cá dentro, e é bom portanto que não nos iludamos com isto tudo, porque de nada adianta vencer o Atlético em Madrid, se não formos capazes de vencer o União da Madeira no próximo Domingo.

Mas o jogo de ontem teve vários aspetos positivos, para além do resultado final, resultado conquistado com mérito, resultado que nos favoreceu, mas que, em abono da verdade, também podia ter tido um sinal contrário:

Um deles é para Rui Vitória. Inquestionavelmente. Como escreve Octávio Ribeiro no Correio da Manhã de hoje, Jorge Jesus acabou. Ok, Jorge Jesus não terá acabado, mas ontem à noite Rui Vitória fez com o SEU Benfica, algo que Jesus ainda não tinha conseguido: derrotar fora uma grande equipa da Champions League.

Rui Vitória ganhou tempo, ganhou credibilidade, ganhou o benefício da dúvida finalmente, pelo menos da grande maioria dos Benfiquistas, o que julgo ser um factor essencial, desde que, claro, no próximo Domingo consigamos... três pontos na Madeira. 

Mas ontem o Benfica de Rui Vitória não ganhou simplesmente: Teve personalidade! Não teve medo! E ganhou com uma ala direita de miúdos que ontem, em abono da verdade, esteve simplesmente magnífica. Como aqui já disse, venham mais destes, mais Semedos e Guedes, que definitivamente, juntar-me-ei ao clube do BenficaByGB. Que grande jogo fez o Semedo ontem à noite! Mas este, e ao contrário do Guedes, já se tinha emancipado no Dragão.

Porque não é fácil fazer o que estes dois miúdos ontem fizeram, num jogo contra uma equipa agressiva, que não dá espaço e que joga sempre nos limites da dureza e da intimidação.

A Gonçalo Guedes tentaram intimidar logo no começo do jogo, com uma dupla falta na mesma jogada e com um encosto malandro no fim. Gonçalo nem pestanejou, Levantou-se, continuou a jogar, continuou a tentar, a partir para cima dos adversários, enfim, como ontem aqui disse, emancipou-se: mostrou um estado mental que o faz se calhar agora depender apenas do seu muito talento, e quanto a esse julgo podermos estar todos descansados.

Mas os méritos de Rui Vitória não são só o lançamento dos putos. Não! Rui Vitória foi capaz de encontrar soluções para estancar um meio campo que metia água por todos os cantos. Sim, o meio-campo André Almeida-Samaris é dele, e indiscutivelmente que para já trouxe à equipa o equilíbrio que até hoje ainda não tinha mostrado, sendo que, e isto é importante de realçar, veremos se serve para todos os jogos: uma coisa é ir jogar ao Dragão e a Madrid em contra ataque, outra coisa é ter que ir à Madeira no próximo Domingo e ter de jogar 90 minutos perto da área adversária.

Justo também referir o papel de Jonas neste equilíbrio: Jonas ontem defendeu como nunca e acabou o jogo completamente “rebentado”. No jogo do Dragão, depois de várias análises que li à equipa encarnada a tentar explicar os diferentes níveis exibicionais nas primeiras e segundas partes, não vi ninguém referir a razão que para mim foi a fundamental: Foi ele, Jonas, quem na primeira parte permitiu todos os equilíbrios e imensas recuperações de bola. Na segunda deu o estouro, deixou de defender, e não mais o Benfica foi capaz de tomar conta do meio campo.  Ontem houve Jonas setenta e tal minutos e sempre em grande nível!

Uma última palavra para as entrevistas pós-jogo:

Ontem, pela primeira vez em muito tempo esperei pelas palavras de Rui Vitória. Modesto como sempre, mas quando se ganha, toda a modéstia fica bem. Mérito total dos jogadores! Sinal mais!

Júlio César, outra grande exibição ontem à noite, e um discurso perfeito no fim, a elogiar o papel do seu treinador na vitória. Sinal mais!

Outra grande demonstração de humildade e maturidade na entrevista a Nélson Semedo no final, a elogiar o papel da equipa no seu atual momento de forma, e em especial de Luisão que o tem ajudado imenso.

E em suma, depois destas palavras com toda a gente a elogiar toda a gente, e depois de uma grande exibição num campo extremamente difícil, de repente começa-se a acreditar que se tem de facto UMA EQUIPA, ou que pelo menos para lá se caminha.

Como disse no início, as contas do final de época não se farão desta vitória em Madrid mas, tudo isto conta no momento para trazer a todos um pouco mais de otimismo.

E eu, que desde o início aqui sublinhei o meu pessimismo para esta nova época, não posso pois deixar de realçar estes sinais positivos, que não apagam outros sinais negativos que também se têm visto mas, importa dizer em abono da verdade que se me dissessem no início de Julho que Rui Vitória aguentaria os primeiros meses a ser capaz de chegar à sétima jornada apenas a dois pontos da liderança do campeonato e com a passagem à fase seguinte da Champions League tão bem encaminhada, eu assinava desde logo.

Claro que não é a vitória de ontem que transformou Rui Vitória numa certeza, mas também seria utópico pensar que algum treinador faria esta transição de uma equipa com um cunho tão marcado de seis anos para algo completamente novo, sem alguns passos em falso.


46 comentários via blogger

  1. Acho justo que seja tb dada uma palavra de apreço ao André Almeida. Que motivação, o que irá na cabeça de um jogador, quando normalmente só é chamado a serviço nos jogos de grau de dificuldade elevado? Como será lidar no início de uma nova época com a grande probabilidade de só jogar em meia dúzia de jogos, os mais difíceis? O caricato é que é de facto isto que acontece, e pasme-se, desempenha sempre a função com grande categoria. Podem dizer que tecnicamente é fraco e mais não sei o quê, mas é preciso ser um jogador fortíssimo psicologicamente para ter de lidar com estas circunstâncias. E, acima de tudo, um GRANDE PROFISSIONAL. Parabéns André !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Mas esse tipo de jogadores existe, aqueles que so servem para os jogos mais dificeis.

      No Chelsea, cada vez mais ha um: Ramirez

      No United, durante anos Ferguson teve o coreano Park

      Eliminar
    2. A questão aqui é que o Samaris vai começar assumir a posição 8 e o André Almeida nas costas...

      Eliminar
    3. André Almeida não é fraco tecnicamente. Isso é um mito. Para o Pizzi, só perde na visão de jogo e na agilidade, que em boa verdade não são muito importantes para a posição que ocupa.
      Eu sou do tempo em que vi a Espanha triturar todo o mundo, com dois trincos no meio-campo- Alonso, Busq- e não foi por isso que não deixou de praticar um futebol que admirou o mundo.
      Sempre disse e reafirmo: André Almeida tem uma mentalidade de campeão. É um jogador que em qualquer momento do jogo, tu sabes que não te vai tremer. Hoje por hoje é titular de caras e assim se deve manter.

      Eliminar
    4. André Almeida, avizinha-se um dos futuros sub capitães do SLB, pelos anos de clube, pelo profissionalismo, pela entrega, pela dedicação, sacrificio e entrega ao jogo!!
      Não é nenhum craque, mas no SLB é um faz tudo, e se bem se recordão nos tempos dele de Belenenses e selecção Sub-21 era ele o trinco!!
      Já agora que tanto têm falado num 8, porque não o regresso de M. Rosa já em Janeiro?

      Eterno 29!

      Eliminar
  2. Ainda é cedo mas começo a ver a consolidação de algumas posições.

    ResponderEliminar
  3. Aparte.
    Parece que o badocha BDC vai estar no próximo programa Prolongamento com o badocha PG,
    A ser verdade não vou perder apesar de nunca ver essa merda de programa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chafurdar na lama, não obrigado, para isso temos os meninos dos petardos.

      Eliminar
    2. Desculpa lá mas se isso for verdade vai ser bom para rir...

      Eliminar
    3. Vou já comprar bilhete. Quero estar na primeira fila!!!

      Eliminar
    4. para quem gosta de combates de sumo é capaz de ser interessante

      Eliminar
  4. Concordo.
    Temos de estar imensamente felizes, mas é apenas uma vitória.
    Destaque para todos os jogadores e treinador!
    Se nos questionarmos... trocávamos os resultados do porto na época passada pelos nossos? Ou seja uma "boa" champions pela conquista do campeonato? Não! Digo eu. Ou seja, o objectivo principal é o campeonato... e nesse temos de jogar sempre para ganhar... aí é que se prova se há treinador ou não. Estes jogos servem para mostrar que o plantel tem a qualidade que não lhe reconheciam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Só acrescento que também é importante ir amealhando uns milhões.

      A.Martins

      Eliminar
  5. Lol o presidente do zportem vai esgrimir argumentos com aquele monte de merda gordo?? Realmente sabem por as coisas no mesmo nível esses viscondes. Vou ver se não vejo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom bom era o Seara,para baixar as calças...
      Ass:dragato calimero

      Eliminar
  6. Para mim, o grande segredo não foi Jonas. Foi o Jimenez. Esse sim, foi a primeira linha a defender e quem protegia as costas de Gaitan para que ele tivesse toda a liberdade criativa.

    Pedro Martins

    ResponderEliminar
  7. Enorme jogo de todos numa exibição personalizada. Trememos na 1ª parte, mas conseguimos aguentar bem. Gaitan já merecia uma estátua por andar constantemente com a equipa às costas. Há que aproveitar a motivação desta vitória para definitivamente consolidarmos confiança e alguma coesão táctica. Nota: Não mudei de discurso. Para esclarecer, continuo a não acreditar nem confiar em R.Vitória.

    Por outro lado, a ratazana-mor resolveu sair da toca para vir criticar os energúmenos a quem ele próprio dá guarida e compactua com a situação. Nos jogos para a liga, nem uma palavra. O aldrabão já sabe que vem aí multa pesada da uefa e está a tentar atenuar. Irónico, como nos momentos de grandes vitórias vem logo dar a cara.

    A.Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos lagartos de serviço com a estratégia costumeira, como se não a conhecêssemos de ginjeira. Primeiro um forte elogio ao Benfica, fala em "nós" o hipócrita, a seguir critica o presidente com críticas despropositadas e retiradas do contexto, na tentativa de dividir os benfiquistas num blogue conhecido por esse facto. É uma estratégia tão antiga que já os nazis a praticavam! E está nos compêndios da desinformação!
      Tu o JotaPê e o Adoro… fazem parte da mesma máquina de propaganda do Badochas, por mais que negues e jures o contrário!

      Eliminar
    2. Podemos sempre criticar mas eles criticam sempre por tudo e por nada.
      Será que quando jogam no totobola nunca metem o Benfica a ganhar?

      Eliminar
    3. Os dragartos com as casas a arder,continuam a guerra ta-li-ban a pensar que os Benfiquistas vão na cantiga.
      Ass:dragarto calimero

      Eliminar
    4. E eles a darem-lhe com a ladainha do lagarto. Cambada de paranóicos bipolares. O Guerra não vos ensina nada de criativo? Arre! Xô daqui avençados!

      A.Martins

      Eliminar
    5. Ps: Ó anónimo? Críticas despropositadas e retiradas do contexto? Aquele triste espectáculo não aconteceu e tem acontecido em todos os jogos? Queres ver... É o nome do Benfica que está em causa, e ontem foi uma criança de 2 anos a vítima. E sim, o teu "querido líder" dá-lhes guarida e não está minimamente interessado na legalização, sabe-se lá a troco de que interesses. Nem vou por aí...

      A.Martins

      Eliminar
    6. A única ratazana aqui és tu, pá! Volta lá para o buraco onde vives e desampara-nos a loja! Xô emplastro!!!

      Eliminar
    7. Eu não digo? Aí está mais um. A brigada ratos do esgoto anda sempre em ninhada. Ridículos! Quantos destes nicks serão o Pedro Morsa Guerra?

      A.Martins

      Eliminar
    8. Lagarto infiltrado, o Vieira não tem culpa nenhuma mas tu estás interessado em meter veneno, sempre! Ele não tem culpa nenhuma do que acontece por isto:

      "Infelizmente, de acordo com a legislação em vigor em Portugal, um clube pouco ou nada pode fazer nestas situações pois não tem sequer poder para proibir a entrada destes energúmenos no estádio, assim se apresentem com o respectivo bilhete. A única hipótese será alterar a nossa legislação à imagem do que sucede em Inglaterra onde foi atribuído aos clubes o poder de, em caso de violência, racismo e demais comportamentos incorrectos, poderem optar pela expulsão destes idiotas a título definitivo dos estádios.
      Até lá têm que ser o Ministério Público a deduzir acusação e os tribunais a tomar estas decisões. Infelizmente até hoje com tantos casos de violência no futebol português (em muitos deles com as pessoas devidamente identificadas pelos sistemas de segurança dos estádios) apenas 4 pessoas tinham sido proibidas até há pouco tempo pelos nossos tribunais de frequentarem os nossos estádios. Podiam e deviam ter utilizado este expediente legal um maior número de vezes."


      Percebeste lagarto como funcionam as coisas e como tu mentes?

      Eliminar
    9. A. Martins, a tua ladainha de avençados já fede.
      Pede lá à rapaziada das 3 ou 4 agências badochas para te arranjarem outra boutade.
      Bonita tentativa em falar na 1ª pessoa do plural...
      PS: o André Martins também não se recusou a renovar?
      Zé dos nenucos

      Eliminar
    10. Sim, o sócio de 24 anos do Porto, não tem culpa de nada. É um pobre coitado. A tua ladainha é que é sempre a mesma, difamação. Eu, pelo menos, nunca escondi que nunca fui com a cara do aldrabão-mor. 1º era lagarto, depois já escrevia em blogs lagartos e agora, pelos vistos, já trabalho em agências. Essa tua cabeça doente vai ser a tua sina. Não te trates que não é preciso.

      A.Martins

      Eliminar
    11. Ps: Eu falei em legalização, não falei em proibir a entrada. Uma vez identificados seria mais fácil lidar e controlar as situações.

      A.Martins

      Eliminar
  8. Correu bem e podia ter corrido tão mal, mas caramba, líderes do grupo na champs, com tudo para passar, e a depender só de nós no campeonato. Como já pagou o salário de dois anos com a Champions, vamos lá dar tempo ao homem a ver se se faz grande contra os grandes e contra os pequenos.

    ResponderEliminar
  9. REDMOON

    Como sempre excelente análise e subscrevo na integra, não tenho nada mais a acrescentar

    ResponderEliminar
  10. NauBenfica01/10/15, 15:06

    Equipa? Agora lá! O RV nem para treinar o Palmelense (o clube do meu concelho - Palmela) serve! E o plantel, ó deuses do Olimpo, o plantel miserável que o Glorioso tem este ano! Júlio, Luisão, Jonas, Mitroglou, só velhadas! As abéculas do Jardel e do André Almeida! Gaiatos (Semedos e Guedes) que ainda nem limpar o rabo sabem! Os cochos do Gaitan e do Samaris !... Estamos fritos! Se conseguirmos o 3º lugar no campeonato e não sermos humilhados na Champions, já não será nada mau!
    Não é, Jota Pê, Vento, A Martins e tutti quanti detratores e infiltrados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Detratores e infiltrados lagartos, exactamente!

      Eliminar
    2. Mantenho o meu discurso. R.Vitória não é treinador para o Benfica. E não é por termos ganho este jogo, onde J.César e Gaitan estiveram em destaque, que vou mudar. Já agora, lagarto é a senhora sua mãe que teve a infelicidade de te trazer ao mundo.

      A.Martins

      Eliminar
    3. Martins, lagarto infiltrado, isto tenho eu guardado que tu escreveste em blogues lagartos e não estavas a passar por lagarto porque o teu nick era o mesmo, mas não escreveste o comentário como anónimo como fazes aqui, mas com o teu nome, A. Martins porque és mesmo lagarto e estavas a comentar num blogue lagarto.

      1. É apenas um "boifiquista" que nem benfiquista consegue ser.

      2. “Eu só quero que o Sporting ganhe. Eu só quero apoiar o Sporting. O resto é para quem percebe da "poda": treinador para treinar, Presidente para gerir e no fim cá estarão os sócios para premiar, ou não, o desempenho. Até lá, apoiar...apoiar....apoiar.”

      3. “Cada um tem a opinião que quer, agora considerar que tudo o que é público do lado do Benfica, representa o suprassumo da verdade e da realidade desse clube, é sempre muito duvidoso para mim, a começar pela tabela dos 15 milhões. Apenas ridículo...”


      Percebeste ou queres um desenho?

      Eliminar
    4. Martins, lagarto infiltrado, elogias algumas coisas mas atacas constantemente o treinador e o presidente do Benfica. É a tua estratégia lagartear.
      E já dizes que irás ter sempre a mesma opinião, Isto é, já estás a preparar o terreno para continuar a fazer o que já fazes desde Julho, criticar e diminuir o Benfica, não enganas ninguém. Baza daqui!

      Eliminar
    5. Estás enganado. Só ataco o presimente, e nunca escondi que quero essa corja fora do meu clube. Quanto ao treinador, apenas mantenho a minha opinião, uma vez que fui dos poucos que acompanhei de perto o trabalho dele em Guimarães. Nessa tua cabeça doente, para ti, tudo que não beije o rabo ao "querido líder" é lagarto. Há instituições próprias para te receber. Não trates essa esquizofrenia que não é preciso.

      A.Martins

      Eliminar
  11. Águia Preocupada01/10/15, 16:02

    Foi apenas uma vitória, e que vitória! Mas as equipas constroem-se com a serenidade, a segurança e a confiança que essas vitórias provocam!
    Meus amigos, sem vitórias não há equipas grandes, grandes equipas, nem quem resista! Aproveitemos e tiremos tudo o que pudermos de positivo desta vitória, com vista a outras, muitas, vitórias no futuro!
    O grande e glorioso Benfica não foi construído com base em derrotas, mas em vitórias! Pequenas e grandes, todas serviram para consolidação do enorme clube que fomos e queremos voltar a ser!

    ResponderEliminar
  12. Ao contrário do que disse, as noites europeias são fundamentais. São elas que dão alicerces internacionais aos clubes.

    Não há Benfica sem vitórias nas noites europeias. Mas têm que ser vitórias no patamar mais alto, como aliás sempre aconteceu no Benfica.


    ResponderEliminar
  13. Redmoon denoto aí um certo desalento por esta vitória não ter sido conseguida com o Jorge Jesus:)
    Com Jesus, hoje não estavas a vibrar com o Semedo ou o Guedes. Provavelmente já estariam num Monaco ou Valencia.

    ResponderEliminar
  14. Quando a contestação ao Rui Vitória estava no auge, eu comentei aqui que deveríamos ter mais calma e aguardar mais um pouco. Um treinador (ainda por cima sem pré época) não conhece as virtudes e defeitos dos jogadores à primeira e os jogadores continuaram a jogar à Juda$ pois foram muitos anos de hábito.
    Estamos mais fortes, já se começa a ver um fio de jogo que aliado à garra demonstrada ontem de quem veste a nossa camisola pode ser o essencial para sermos 35 vezes felizes. Agora não embandeirar em arco pois parece-me que a nível nacional vão-nos preparar algumas ratoeiras.

    ResponderEliminar
  15. Não entendo como Ruiz e Teo custaram tão pouco ao Sporting. Ainda mais incompreensível é como, nem Benfica nem Porto se interessaram pelos dois. Teo seria perfeito, ora para descansar Jonas, ora para fazer companhia ao brasileiro. Ruiz a mesma coisa para com o Gaitan. Baratos e muito bons.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TEO SERIA PERFEITO?

      Só podes estar a ser irónico!

      Eliminar
    2. Pelo menos no SLB nem um nem outro teriam lugar, custaram pouco? E o ordenado? Achas que vieram para o scp por caridade? Nem tão pouco conseguirão relançar a carreira,para novos já não caminham....
      Para substituir Jonas teremos o Raul Jimenez, que quando Jonas necessitar de parar, jogará RJ e Mitroglou!!

      Eliminar
    3. ???? Ainda bem que houve quem no Benfica entendesse e não se interessasse. Um nem na baliza acerta, outro mesmo devagar e devagarinho só dá para 60 pu 70 minutos. Só mesmo contra os coxos de ontem pareceu ser rápido!

      Eliminar
  16. e pronto... o tópico habitual do alinhamento com o momento.

    Criticaste quando ele estava por baixo, elogias quando ele está por cima, ignorando que disseste antes que não era treinador para o Benfica... mas agora escreves que é um treinador que fez no primeiro jogo com um grande da Europa algo que o catedratico nao fez em 6 anos.

    ResponderEliminar
  17. Post certeiro e inteligente, como sempre, Red Moon.

    Subscrevo tudo.

    ResponderEliminar

Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado.

artigos recentes