O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Finanças: SIC confirma "buraco" de 264,5M€ no Sporting, adiantado em 1ª mão neste Blog

. 33 comentários
A 1 de Julho apresentamos em 1ª mão, no post "EXCLUSIVO: Sporting tem 264,5M€ de "Buraco" consolidado", o facto de o Sporting Clube de Portugal ter apresentado contas consolidadas com capitais próprios negativos de 264,5M€.

Dos 577M€ de passivo total de todas as empresas, retirando-se operações intra-grupo e passivo afecto às percentagens na SAD que não são do Sporting, chega-se a 442,7M€ de passivo consolidado do Sporting Clube de Portugal.
A 8 de Julho a SIC, no Programa "Tempo Extra" de Rui Santos, confirma a notícia avançada neste Blog (Activos 178,2M€, Passivo 442,7M€, Capitais Próprios Negativos 264,5), e apresenta também os prejuízos consolidados do Sporting nas últimas 6 épocas, com prejuízos de 217,5M€.


Como o Sporting tinha apresentado à CMVM 157,9M€ de prejuízos na SAD, nessas épocas desportivas (2007 a 2013), comprova-se que o Sporting andou a esconder cerca de 60M€ de prejuízos noutras empresas do Grupo Sporting.

Essa prática de esconder passivo e prejuízos não é prática única do Sporting, e  tem-nos sido confirmada a informação, através de fontes próxima da SAD do Porto, de que também no Futebol Clube do Porto existe passivo e prejuízos escondidos em algumas empresas do Grupo do Porto... como é o caso das empresas "EuroAntas", "Porto Serviços Partilhados" e a "Porto Media".

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

33 comentários

  1. Mais um grande post do Eagle, parabéns amigo.

    Os lagartos estão falidos, e com o BES ainda ficam pior. Eagle a lagartada já pagou o alvalixo? O nosso grande Estadio da Luz felizmente já foi pago em 2013, como tinha prometido o nosso presidente.

    Eagle o Benfica está portanto numa situação financeira boa, que até dá para quase oferecer o Garay.

    Estão reunidas todas as condições para fazermos o 34, vamos ser bi campeoes....

    Luis Penacova

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem é que pagou o galinheiro, amigo?

      Eliminar
    2. Kuis, o Benfica tem 410M€ de activos na SAD e 420M€ de passivo, e este verão ficamos com mais Activo do que Passivo ;)

      Como tal a situação financeira está estável, sim ;)

      Eliminar
    3. Jovem Benfiquista11/7/14 22:53

      Pagamos o Estádio em 2024 pá.Era para ser em 2012 mas como sempre o LFV mudou o bico ao prego

      Eliminar
    4. Ah!Ah!Ah! Pago em 2013? Lá para 2018 (prometeu o aldrabão) vão entregar mais algum por conta...

      Eliminar
    5. Acho que o Luis Penacova estava a usar um belo sarcasmo.

      Eliminar
  2. Boas, eu achava estranho o sporting anunciar um passivo metade do benfica e passar com tantas dificuldades financeiras, mas agora já se vai percebendo o valor real do passivo do sporting hehe, e andavam eles preocupados com o passivo do benfica. Continua assim Benfica Eagle para a malta ir abrindo a pestana já que tens esses conhecimentos de finanças ajudas a perceber muita coisa. Abc

    Ermidas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ok Ermidas, quando for relevante, andarei por cá a informar factos que nem a comunicação social pretendia informar ;)

      Eliminar
  3. Luigi SLB11/7/14 22:06

    Até que enfim há consenso nos números. Parabéns pelos seus posts realmente são notícias acima de tudo. Agora gostava de saber como é que o BES está para esse clube e para o futebol Portugues. Será que está toda gente à espera da hectacombe ou nem por isso. Vejo todos a contratar ainda há torneiras abertas ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais de 200M€ do passivo do Sporting é devido ao BES (empréstimos e VMOC's) ;)
      Por isso a situação não está fácil para nenhuma das entidades :)

      Eliminar
    2. O BES tem interesses no passivo de todos os clubes grandes, as dificuldades não serão apenas para alguns. A pressão será má para todos os clubes portugueses a prazo. Benfica tem que manter forte aposta na implantação da Benfica Tv, e encontrar forma de garantir contratos estratégicos com parceiros internacionais (qualquer nome nacional tem sempre que equilibrar tudo com Porto e Sporting , como no caso da PT). Precisávamos de uma fundação do Qatar ou uma fly emirates que pudesse trazer valores mais condizentes com o valor da marca internacional do benfica.. de resto é nem pensar em amortizar créditos vivos antecipadamente... não vão voltar a existir condições como as que foram feitas em 2003/2004. E gerir de forma equilibrada o cost to income do negocio de futebol, não esquecendo que se queremos alavancar bem na BTV (é na minha opinião o sitio onde o benfica pode mesmo ir buscar receitas a sério dentro de 5 anos) , é preciso ter bom produto de entretenimento, o que significa ter equipa competitiva e com futebol atractivo..

      Bravo

      Eliminar
  4. Quanto aos outros, nada de novo, portanto, mas, e quanto ao que realmente me interessa... estará o Benfica igualmente a esconder dívida? e se sim, há alguma previsão de valores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há dívida escondida. 90% do passivo está na SAD
      A SGPS apenas tem 23% de acções da SAD (como activo) e o empréstimo + juros dessa compra (como passivo.
      No clube existem 28M€ de passivo exigivel a fornecedores e outros credores.

      Eliminar
  5. E tanto que se tem escrito por aqui que o Benfica está falido!!!!

    ResponderEliminar
  6. João Carvalho11/7/14 22:34

    Agora um off-topic, uma noticia que saiu hoje que eu acho que tem interesse para o debate pois também tem a ver com as contas dos 3 grandes porque explica de repente muita coisa que estava a acontecer para a qual não havia explicação plausível, por exemplo a "riqueza" súbita do Braga, assim como outros fenómenos estranhos mas habituais no futebol portoguês. Se pensarmos que o Porto tem de pagar aos bancos um empréstimo de 30M em Julho achava estranho que ainda não tivessem vendido o Jackson e Mangala já que são os dois jogadores que estão como "colateral" dessa dívida, mostrando ao mesmo tempo uma certa disposição para compras caras e estranhas.
    As coincidências são mais do que muitas, como por exemplo a tentativa (falhada) de "expulsar" JJ do Benfica, Leonardo Jardim do Sporting e toda a bagunçada de entradas e saídas do Benfica inventadas todos os dias pelos pasquins.


    A Fuga Para a Frente
    "... o PdC ofereceu o controlo do Porto ao Jorge Mendes a troco de um empréstimo de 30M para pagar dívidas correntes e salários correntes e em atraso... e deu total carta branca para ser o dono dos negócios todos do Porto desta época, entradas e saídas. Como contrapartida, o PdC terá pedido o enfraquecimento dos rivais lisboetas. No Sporting, trocar o treinador foi a primeira (o Monaco nunca na vida se iria virar para o Jardim), não permitir encaixes importantes, que são todos jogadores dele, a segunda (Patrício, William, etc).
    No Benfica é aproveitar o cenário para criar o caos, cobrando ao cêntimo tudo o que o Benfica lhe devia em comissões e intermediações (foram muitos e muitos negócios com Real, Atletico, Chelsea e Zenit, principalmente, tudo via Mendes), que resultaram em muitas saídas importantes e que mais poderão acontecer.
    Um fortalecimento enorme do Braga para tentar deixar um (ou os dois) de fora da Champions, na época seguinte. - A tão criticada "internet" já falava deste cenário há vários meses. Encaixa no que se está a verificar, actualmente, nos quatro clubes. Não antever este "ataque" é não perceber nada do assunto ou não querer saber..."


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Soares11/7/14 23:38

      Entendo melhor. É mais fácil de entender com factos. Mesmo que sejam boatos ou rumores. Mas, há uma correlação entre os rumores e a fatualidade que vai acontecendo.

      A questão de antever ou não o ataque é pateta. Quem tem os fatos, deve publicá-los em vez de andar a escrever através de meias palavras, textos escondidos, quase neuróticos.

      Este blog representa uma parte do Benfica, que está dentro do próprio Benfica? O acesso a informação não é direto. Tenho a ideia que a informação não circula livremente no Benfica. Se bem entendo o LFV, ele junta as facções todas junto de si, mas depois governa com um grupo pequeno e fechado, certo?

      Qual a posição do LFV sobre este assunto? Pensa o mesmo?

      Confirmando-se a aliança do Jorge Mendes com o FCP, qual a melhor estratégia para responder? O que fazer com o Jorge Mendes a curto prazo? Ele não pode ser aliado do Porto e agenciar jogadores do Benfica ou fazer negócios com o Benfica.

      Os negócios realizados com o Peter Lin estão garantidos em termos de $$$ ? Tem sido cumpridos?

      A ser verdade, só acontece porque o Benfica não tem uma gestão desportiva forte. O Jorge Mendes tem que ser um agente. Apenas isso. Uma peça relevante, mas nunca essencial ou sequer importante. O Benfica, se não jogar o Matic, joga o Manel. Se não negociar com o Mendes, negoceia com o isrealita. Ou com outro qualquer.

      Eliminar
    2. Rui Soares, pelo que sei as contratações desta época não são agenciadas pelo Mendes.

      Quanto a vendas, seja qual for o empresário, se aparecerem com propostas difíceis de recusar o Benfica nada pode fazer, e se os jogadores pressionarem a saída, então é que fica mais difícil de os segurar.

      Eliminar
    3. Caro João,

      Foi na net que tiveste acesso ao artigo a que te referes? Gostava de o ler, por isso agradecia se me podias passar essa informação

      Cumpts

      SLB4EVER

      Eliminar
  7. Rui Nascimento11/7/14 22:39

    Tenho uma questão em relação à situação dos FC Porto.

    Já ouvi à uns tempos que as receitas dos direitos televisivos até 2018 já tinham sido todas adiantadas pela olivedesportos. Têm alguma informação acerca desse assunto ou isso é mesmo visivel nos relatorios de contas deles?

    Outra questão é se eles vão mesmo conseguir investir tantos milhões em reforços como se fala mesmo tendo acabado a época com 30 milhões de prejuizo. Parece-me estranho ouvir-se falar em 15 milhões por Adrian ou mais 12 milhões por Tello quando a situação deles é tão delicada. Mais estranho parece quando se diz pela comunicação social que apenas sairá um jogador entre Mangala e Jackson (os 2 maiores activos deles). Mesmo que Jorge Mendes tenho um dedo nisto eles conseguem dar a volta ao fair play financeiro da UEFA?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa questão dos direitos televisivos creio que não está reflectida nos R&C do Porto.
      Quanto aos investimento, Tello fala-se que vem emprestado, Oliver emprestado... queriam o Illarramendi emprestado (mas esse está difícil).

      Reforços a pagar: Ádrian >10M€; Bruno Martins Indi 8,5M€; avançado fala-se no Raúl Jimenez a 10M€. Evandro 1,5M€... dá 30M€ que é o normal investirem em reforços por ano.

      A questão é que esta época estão pela 1ª vez nos últimos longos anos a obter reforços por "empréstimo".

      Quanto aos prejuízos que tiveram e vão ter... de facto é difícil de explicar... é a tal fuga para a frente... se a época correr bem os adeptos nem vão ligar a uma possível penalização do Porto na UEFA.

      Se a época correr mal, Pinto da Costa está "entalado", em Maio.

      Eliminar
    2. João Carvalho12/7/14 00:01

      As notícias das receitas antecipadas são obrigatórias de mencionar e vêm referidas nos R&C do Porto nos anos de 2011/12 e 2012/2013:


      Antecipação de receitas de TV, tirado do R&C 2011/12:
      "Em 30 de Junho de 2012 e 2011, as transacções com a entidade PPTV/Olivedesportos relevadas na rubrica “Vendas e prestações de serviços” são justificadas pelo contrato de cedência, em regime de exclusividade, dos direitos de comunicação audiovisual respeitantes aos jogos em que a equipa principal da FCP – Futebol, SAD dispute, na condição de visitada, para a I Liga de Futebol Profissional bem como os direitos à exploração comercial da publicidade estática e virtual referentes a tais espectáculos, assinado entre as partes. Por seu turno, o saldo registado na rubrica “Outros passivos correntes e não correntes” em 30 de Junho de 2012 corresponde, essencialmente, ao adiantamento recebido pela Sociedade da referida entidade relativamente aos direitos acima referidos aplicáveis à época 2012/13 e 2013/14, assim como a facturação antecipada à mesma entidade relativa a direitos de transmissões televisivas para as épocas 2014/15 a 2017/18. (Nota 21)."


      É dinheiro que já receberam e que deixam de receber. São tentativas de fugas para a frente, umas atrás das outras. A última é o tal empréstimo de 30M ao Mendes já referido. It will have an end and it wont´be pretty.

      A mesma pessoa que já tinha pago os ordenados em atraso o ano passado 2012/13 para evitar que os jogadores rescindissem com justa causa. Recebeu o dinheiro quando o Moutinho e o James foram vendidos ao Mónaco há um ano.
      Suspeito que o contrato com o novo fornecedor de equipamentos também já tenha sido todo antecipado.


      Eliminar
    3. 1- sim ja foram adiantados alguns milhoes, mas nao a totalidade.

      2- tens razao e isso sim e estranho. O fair-play financeiro e treta e isso viu-se com os acordos do city e psg, no entanto sim e estranho como têm tantos prejuizos este ano e vao gastar tanto dinheiro em novas contratcoes ou melhor dizendo emprestimos...
      No entanto se este ano ficarem novamente afastados cedo da LC e perderem o campeonato serao milhoes sera como uma aposta no casino dobrada perdida e que sera dificil de recuperar.

      Mas ja era de esperar que eles assim que o Benfica vença um campeonato entrem a matar. Por isso e tão importante que sejamos bicampeonatos e acreditem vai ser mais dificil que os ultimos 2 anos juntos

      Eliminar
    4. João Carvalho12/7/14 00:31

      Tens toda a razão anónimo. Os gajos jogam todas as fichas no casino, andam a comprar jogadores com dinheiro emprestado. O anterior empréstimo de 30M e outros a intermediários já tinham os passes do Mangala e do Jackson como "colateral". Vão começar a próxima época com um grande défice de cash flow. Prevejo um tombo muito grande para aqueles lados.

      Eliminar
  8. ja agora o que ganhamos a falar em passivos dos outros????????? e futebol nada?? isto ja parece um blog do sporting onde so se escreve sobre passivos looooooooooool hugo filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se é para dar informação em 1ª mão que a própria comunicação social escondeu.. vale a pena ;)

      Eliminar
    2. em primeira mão???? presunção e agua benta rapaz..... os gajos comunicaram o passivo deles assim que consolidaram as contas.... falta ainda um plano qualquer de negociação de divida .... vamos esperar que sim que aquilo esteja pior que as contas do benfica, nem que seja por um centimo faz.se a festa.... enfim

      Eliminar
    3. Qual foi o órgão de comunicação social NACIONAL que anunciou o Activo consolidado do Sporting ou os capitais próprios consolidados do Sporting???

      NENHUM!

      Só agora a SIC, e antes disso este Blog. foi o 1º a anunciar essa informação.

      Eliminar
  9. Mas o Benfica tem SEMPRE que explicar mais que os outros. Por quê?

    ResponderEliminar
  10. Por mim, o zzzzBoring até pode fechar, encerrar… Preocupam-me tanto como o deficit das Ilhas Faroé ou a procura em Agosto por Ferrero Roché!!!!

    260M€ negativos? O que é que isso me importa???? Por mim, deveriam ser desmantelados e vendidos á peça, a um qualquer "sucateiro"…

    Desejo-lhes as maiores felicidades para a conquista do titulo ibérico de tiro de carabina em patins, equipas mistas, sub-19…

    José Inacio

    ResponderEliminar
  11. E agora um pedido, estilo "discos pedidos"
    Se querem tanto falar e/ou opinar acerca de outros clubes, mais ou menos meritórios de serem falados neste Blog…
    EPAH!!!!! Nunca escrevam o nome desse "clube"???? do Norte, do café com leite, da fruta e do calheiros, em letra MAIUSCULA!!!
    O que é isto pah???????

    Falam tanto da "suposta reverência" do Vieira a essa agremiação de bairro, e depois escrevem esse nome em Maisculas e pela sigla????

    Deixem-se de tentar ser politicamente correctos, ou educados, ou "diferentes" porque isso não "pega"--- É o clube das "PÊGAS"!!!!

    José Inacio

    ResponderEliminar
  12. João Carvalho12/7/14 00:45

    Sim consolidam a SAD, Portocomercial, Portoestádio, Portomultimédia, Portoseguro e Dragontour, 6 empresas. Mas faltam a EuroAntas, onde está o estádio e a Serviços Partilhados onde estão pelo menos 10M de custos de pessoal escondidos.
    Apresentam-nos como FSE (Fornecimentos de Serviços Externos).

    Se apresentassem todos os custos de pessoal que na realidade têm teriam uma percentagem de quase 90% de custos de pessoal em relação aos proveitos operacionais o que os colocaria de fora da Europa por não satisfazerem as exigências do Fair Play financeiro da UEFA que exige custos de pessoal no máximo 70% dos proveitos operacionais. A empresa Serviços Partilhados foi criada apenas com esse objectivo, de fugir a apresentar todos os custos de pessoal. Está explícito e escrito com todas as letras no R&C deles.

    O Benfica, por exemplo, mesmo com o incremento dos custos com a BTV tem abaixo dos 60%.

    ResponderEliminar
  13. Takuara essas contas desse blog não se podem simplificar dessa forma.
    Mais-valias da venda de jogadores tem servido para cobrir 40M€ a 50M€ de custos anuais das despesas da Benfica SAD. Anualmente as despesas totais são superiores a 150M€.
    O excedente ás mais-valias é que poderá abater-se ao passivo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking