O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 5 de setembro de 2010

O Adamastor Vermelho

. 14 comentários
Trazendo ao de cima novamente um tópico do GB, Recordar...Vale e Azevedo!, onde se falou na "teoria do coitadinho", (onde o presidente arranja sempre um "inimigo", tal e qual os neo-liberais norte-americanos, que de acordo com eles "temos de ter um inimigo-comum de maneira a termos uma sociedade" de forma a unir as pessoas em torno de um objectivo, mesmo que os meios possam não ser propriamente lícitos), na "guarda pretoriana" (onde se criou a ideia que criticar o Benfica mesmo que fosse construtivamente seria um ataque vil à instituição) apenas duas das varias maneiras que o GB mencionou para nos passar a ideia de como o "mito Vale e Azevedo" pode ser uma arma poderosa...Mas eu junto outra, que LFV pode até nunca ter usado na prática, mas sente-a no seio das hostes Benfiquistas...Que é o Adamastor que se criou a partir da pessoa de Vale e Azevedo!

Como o GB quis passar, Vale e Azevedo foi o único presidente do Benfica a ser apanhado em flagrante delito, foi demasiado notório nas suas acções, já outros presidentes foram muito mais precavidos e low-profile...

A partir do momento em que a presidência Vale e Azevedo terminou, veio Vilarinho para começar a "reconstrução" do Benfica, que na minha opinião até foi mais em termos de credibilidade e aliança com os poderosos que Vale cortou laços, do que propriamente financeira. Mas os adeptos e sócios do Benfica ficaram tão traumatizados com a passagem deste "senhor" pelo nosso clube que criaram um monstro nas suas cabeças, porque passados estes anos, qual é o sócio que sente que realmente poderia avançar e trazer algo de novo para o clube e não ser apelidado de "Vale e Azevedo - parte 2", então querendo tomar diferentes direcções que a tal direcção que "salvou" o benfica, então isso é mesmo blasfémia! É vir destruir o benfica em proveito próprio!

Basta eu recordar como também Salazar foi apelidado de salvador por uma maquina de propaganda muito poderosa, e a mensagem foi tantas vezes repetida que as pessoas acabaram mesmo acreditando que ele foi o salvador de Portugal...

Tal como o Gb não quis insinuar nada, mas é apenas para vos tentar deixar mais "mente aberta" a todos os pequenos "detalhes" que vão aparecendo, muitos deles encapotados e disfarçados na maré de informação que nos chega a toda a hora...

Quando for altura de eleições, libertem-se dos vossos adamastores, pensem por vocês, e na vossa consciência julguem o mandato de Luis Filipe Vieira, e votem em concordância, seja nele ou noutro candidato que apareça e que seja levado a sério, as suas ideias refletidas, e não levado logo como um aproveitador ou terrorista.


Vale e Azevedo há só um...

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. Anónimo5/9/10 19:29

    Como defensores deste grande clube sois uma vergonha , vocês não querem um Benfica ganhador mas sim um Benfica perdedor , para que os vossos caprichos e interesses a mando de não sei quem sejam levados em frente para que se instale o caos de novo no nosso Benfica .
    Não sou sócio sou apenas um simples adepto como muitos há por esse Mundo fora , não sou a favor de uns nem de outros, vibro com as vitórias e sofro com as derrotas por isso tenham vergonha na cara e defendam o nosso Benfica .
    Viva o Benfica.

    ResponderEliminar
  2. e respondendo ao seu comentario, se nao estou aki para defender o benfica estou para k?

    ou o defender o benfica é igual a defender os seu presidente e orgãos dirigentes sejam quais forem as suas acções, beneficas ou nao, para o clube?

    sera luis filipe vieira o benfica?

    eu nao critiquei ninguem como disse, so disse para manterem-se vigilantes, soltarem-se desses monstros k têm na cabeça, k cada vez k aparece alguem com a disposição de batalhar com vieira pela presidencia do benfica é logo apelidado de novo vale e azevedo...

    ResponderEliminar
  3. Não entendo o timming deste post...as eleicões só serão como espero em 2012,o Vale só teve um mérito,foi o de nos manter alertas para os gatunos e oportunistas que gravitam em torno do nosso clube...quem tem uma vida honesta e quem for trabalhador e idoneo nunca será apelidado de Vale e Azevedo,por isso não concordo contigo...mais uma vez não entento o timming deste post
    Paulo Chagas socio do slb

    ResponderEliminar
  4. TRAMONTANO5/9/10 22:50

    Nao li mas gostava de ler esse post do GB, Recordar...Vale e azevedo, e possivel?

    Quanto a este post, sinceramente nao o percebi, porque me parece difuso e nao permite tirar ilaçoes, nao sendo nem interrogativo nem afirmativo.

    ResponderEliminar
  5. Se existisse um Adamastor no Benfica ele teria várias cabeças e começou a criar-se no início dos anos oitenta. Foi nessa altura que a cabeça externa, o corrupto-mor, presidente do clube da fruta e putedo se mostrou, e bem de mansinho. Dizia que era amigo de Fernando Martins.
    Com João Santos começou a guerra mas o Benfica manteve-se bem firma na luta e conseguimos atingir duas finais da liga dos campeões e ter uma das melhores equipas de sempre!
    Com Jorge de Brito o descalabro iniciou-se. Para combater a cabeça exterior que ia aumentando de volume o Benfica cometeu loucuras, como foi a contratação de Futre, falou-se em 900.000 contos, o equivalente a 4,5 milhões de euros à altura, ano 93. Foi considerado um escândalo, os tempos eram outros! Tínhamos grandes jogadores e não conseguimos ser campeões – o polvo tinha os tentáculos bem estendidos! No verão de 94, a situação descambou ainda mais. Os benfiquistas viveram um autêntico terramoto, a fuga de três jogadores para o Sporting que consideraram ter direito a rescindir. Os Tribunais, mais tarde, provaram o contrário mas é um facto que o Benfica tinha ordenados em atraso. No entanto não excediam os 2 meses, prazo a partir do qual um jogador podia rescindir. Um dos jogadores foi repescado por Jorge de Brito com o grande contributo de Valentim Loureiro que sabia que o jogador não tinha razão. Veio este jogador a tornar-se um símbolo do Benfica, apesar de ter feito o mesmo que Paulo Sousa, a diferença foi o aconselhamento, não foi o amor ao clube. Falou-se na altura de Rui Costa também ter sido abordado, só que o seu amor ao Benfica falou mais alto bem ao contrário do de João Pinto.
    Manual Damásio continuou a expandir o Adamastor e colocou-lhe também a sua cabeça. Contratou esse carniceiro do Artur Jorge que desmembrou o que restava da mística do Benfica vencedor. Construiu capelas no estádio da luz e realizou a “Operação Coração” que apenas serviu para envergonhar o Benfica e para os antis fazerem chacota dos Benfiquistas:
    João Vale e Azevedo a última cabeça interior do “monstro”, tentou lutar contra a cabeça exterior e por momentos trouxe o orgulho a muitos benfiquistas, como foi o meu caso, afinal, roubava o Benfica! Foi acusado de 14 crimes e condenado por apenas um (tenho cópia do acórdão). Não é o único responsável, como é óbvio, pelo buraco negro em que o Benfica tinha caído.
    Manuel Vilarinho iniciou a luta interior contra o “monstro” e acendeu-nos a luz!
    Luís Filipe Vieira prosseguiu essa luta e venceu a parte interna do monstro, só que não conseguiu derrotar a parte externa, sendo isso que nos tem impedido de muitas mais vitórias! Cometeu e comete erros mas quando olho para trás, só me apetece ficar-lhe grato…

    Todos tivemos responsabilidades na criação do monstro seja por acção seja por inacção! As famílias são assim!

    Tenho medo, muito medo do desconhecido, principalmente quando ele está encapotado numa união que não existe. O que existe é uma criação baseada na necessidade que muitos vêm em derrotar Filipe Vieira e não numa congregação de ideias para fazer do Benfica ainda melhor!

    Não acredito em Adamastores e muito menos em salvadores. Sou totalmente ateu! Costumo pensar sempre pela minha cabeça, agora se isso equivaler a ter de ser só crítico de LFV, então não penso! A ideia de muitos benfiquistas, como o DarthVader, é que os que apoiaram ou apoiam de LFV não pensam pela sua cabeça, têm apenas medo do tal Adamastor. Já os críticos fazem-no, e sendo assim, são os donos exclusivos da verdade, pois estão convencidos, que só eles é que o conseguem fazer!

    ResponderEliminar
  6. DarthVader,

    Compreendo o teu comentario e respeito a tua opinião mas, quando no fim do comentario aconselhas os socios a abrir a mente e a livrarem se de preconceitos na hora do voto, estas a dizer tudo. O que estas a dizer é: nao votem em Vieira.

    O erro, digo eu, é parecer que presumes que o Vieira tem ganho eleicoes atras de eleicoes e com estrondosas maiorias, porque os socios nao teem a mente aberta ou vivem com Adamastores na cabeça.

    Podes evidentemente manifestar a tua opinião, acho que não deves é cometer o erro de "julgares" todos os benfiquistas que teem votado em Viera, como se estejam todos enganados e nao votem em consciencia por causa dos Adamastores.

    Eu falo por mim: nao sou de maneira nenhuma um seguidor de Vieira e nao o coloco acima de tudo mas, digo-te com sinceridade: se hoje houvesse eleicoes votava nele outra vez.

    E se votava, não é porque o homem faça tudo certo, porque tambem te digo que ha muita coisa que o homem faz que me irrita profundamente. Uma delas é abrir a boca. Sempre que abre a boca diz asneira!

    Votava nele porque nao vejo alternativa melhor: Se a alternativa sao os notaveis que aparecem nas horas más: Os Jaimes Antunes, os gaspares Ramos, os Veigas, aquele outro do CDS que agora me escapa o nome... acho que estamos muito bem com o que temos.

    Quem sao as alternativas? O Fernando Seara? O Bagão Félix? O Rui Costa? Apresentem-se pois então nas eleições, que depois a malta escolhe.

    Mas isto não é hora de eleições, o que lá está foi democraticamente eleito e por larga maioria. Eu votei nele e não foi por causa de Adamastores.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/9/10 23:32

    Eu nao votei nele, votei em branco pelos motivos já mais que explicados. E também entendo que deve ficar até final do mandato.

    Mas entendo o ponto de vista do DarthVader. Muitos vivem com o medo de que uma alternativa será... um possivel novo Vale e ao menos este já conhecem

    ResponderEliminar
  8. Oscar-R,

    Apesar de ter também comentado este post, devia ter dito apenas que fazia minhas as suas palavras.

    Excelente comentário, concorde-se ou não, fez um resumo da história recente do Benfica em poucas palavras.

    Nada a acrescentar

    ResponderEliminar
  9. tambem digo, grande comment do oscar-r, mas volto a dizer, não estou a fazer-me presumir que todos os que votam em vieira o fazem por causa de um adamastor, mas que há quem o faça, lá isso há.

    embora digo-te já que mesmo com isso bruno carvalho nunca ganharia as eleições.

    o que axo pior é mesmo esse clima que impede que candidatos mais "crediveis" se sintam a vontade de avançar sem ficarem com a aura negativa de vale e azevedo a rodea-los, e se eu fosse um deles e tivesse uma carreira imaculada, pensaria duas vezes antes de me lançar numa campanha que poderia sujar a minha imagem...

    red moon, a minha opinião sobre vieira é a minha opiniao, é o meu voto kuando chegarem as eleiçoes. não quero influenciar vontades, so quero que cada um pense por si e nao se deixe levar por ideias pré concebidas, mais nada.

    paulo, kuanto ao timming do post, nas eleiçoes é perfeitamente normal ter posts sobre elas, ja havera candidatos assumidos e correntes de apoio. o que quis fazer com este post nao é alterar qualquer corrente de voto que fosse, faltam 2 anos. o que quero é que se comece ja, entre quem realmente esta influenciado por esse "fantasma" que se liberte, e que pense pela sua cabeça kuando for altura de eleiçoes...

    porque nao se começa a pensar no natal no dia 24 a noite...

    ResponderEliminar
  10. transmontano, tens o link no nome do post que falaste, é so clicares la...

    ResponderEliminar
  11. RedMoon,

    Agradeço-lhe pelas sua palavras mas não concordo quando do diz que não devia ter comentado, o seu comentário para além de ser extremamente lúcido complementa na perfeição o meu raciocínio

    DarthVader,

    Bem sei que há quem vote por causa do medo a Adamastores, mas não é a maioria e há muitos benfiquistas que acreditam em LFV e que pensam pela sua cabeça. Se não tivermos algum cuidado são todos colocados no mesmo saco e não saímos da bipolaridade: de um lado os críticos do outro os seguidistas.

    Foi por sentir que me colocam no saco dos seguidistas que me levou a fazer aquele comentário. Eu gosto de discutir o Benfica, mas tenho sempre medo de o magoar e tenho sempre o impulso de correr em sua defesa!

    Tenho a opinião que só uma figura muito conhecida e sem ligações com o passado poderá ganhar as eleições a LFV. Ele tem uma grande obra realizada e as pessoas valorizam muito essas coisas. Tem o handicap dos resultados desportivos e isso poderá, dependendo do que acontecer até lá, ser muito importante na decisão de uma eleição.

    A facção oposicionista já tem um rosto como todos sabemos! Chama-se José Eduardo Moniz e pode tornar-se num candidato muito forte. Não sei o que vale nem o que pretende. Sei apenas que no período mais difícil do Benfica nunca deu a cara para nada e deixou inclusive de pagar quotas (acho isso imperdoável num privilegiado como ele).

    LFV tem do seu lado um dos benfiquistas que mais admiro. Já me deu provas de gostar tanto do Benfica como eu e isso é um garante de nunca ser capaz de lhe fazer mal. Só não sei terá capacidade para vir a ser presidente, no entanto só facto de ele lá estar….

    Vivendo, desde sempre, na cidade desportiva de Palermo (via nascer enquanto eu crescia), cultivei desde cedo, a defesa do Benfica acima de tudo, e era isso que fazia mesmo quando já não havia defesa possível.

    Deve ser por isso que me custa ver tanto a crítica fácil que grassa na blogosfera benfiquista!

    ResponderEliminar
  12. Sinceramente, não considero vale azevedo o culpado de todos os males, bem mais comichão me fez o damásio que baixou as calcinhas ao sistema e para além de ter trazido o artur 'argh' jorge, lhe permitiu fazer uma limpeza num balneáreo vencedor.
    Quanto ao Vieira, julgo que desde que está lá ainda não apareceu uma única alternativa credível, pelo que julgo que se deve espevitar mais a concorrência dele do que os próprio votantes.
    E não, não considero bruno carvalho concorrência e acho ridículo querer criar uma lista credível e depois juntar-se lá o veiga e o damásio.
    Têm 2 anos para se organizar. Mas convém que a lista seja credível.
    Não acredito em adamastores, estou em sintonía com o redmoon quando se diz ateu, mas para alterar o meu voto, têm de me convencer. E para me convencer não bastam ataques aos que lá estão. Da mesma forma como não me convenço com os falhanços na política actual só com desculpas do sistema.
    Quando há competência e querer, não há sistema que valha.

    Espero que quem apresentar uma lista a apresente de forma construtiva e não com uma postura do contra só porque sim.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo6/9/10 13:26

    Cultura, Mentalidade ,Educação e Respeito !

    Aprendam a cultivar esses valores porque o tempo de vacas gordas terminou….

    ResponderEliminar
  14. Dezazucr, assino por baixo.

    Nem mais ! Nem o Vale é culpado de tudo, nem o Vieira foi o salvador (logo se verà as contas quando de là sair...).

    Que venha concurrencia organizada e com ideias. Porque estas eleições foram uma bela merda democràtica....

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking