O BLOG Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Estratégia para 2a volta: Mais é Menos vs Menos é Mais

9 comentários

Nestas ultimas duas semanas temos assistido a duas estratégias de campanha totalmente opostas.

De um lado Rui Costa optou por praticamente não aparecer, não dar mais entrevistas e limitar-se aos dois debates e a visitar duas casas, sem entrevistas aos jornalistas.

Do outro lado João Noronha Lopes com uma estratégia totalmente oposta: praticamente todos os dias teve gente da sua campanha a falar para os meios e continuam - todos - a optar por falar de muitos temas sempre que falam para os meios.

Sinceramente, não consigo entender a estratégia seguida pela campanha de João Noronha Lopes depois de meses de campanha. Já o tinha dito logo no Domingo antes de ver como ia ser a 2a volta, mas na minha opinião, o que Rui Costa está a fazer é bastante mais sensato num momento onde tudo o que é dito é escrutinado nas redes e por exércitos de seguidos e voluntários.

Ontem por exemplo, tivemos Nuno Gomes e João Noronha Lopes na Media Livre - mas seguramente que por agora são "Media Livre do bem" - adoptando posturas totalmente distintas e claramente compreensíveis face aos seus perfis.

Nuno Gomes é claramente um peixe fora de água a falar nestes contextos de entrevista. Já quando fazia o programa "entre amigos" na Sporttv era claro que era quem estava menos à vontade. Ontem viu-se que a amizade com Rui Costa não lhe permite entrar em certos temas e mandou várias bolas para fora... e até um ou outro "prego" como dizer que não quis voltar às relações internacionais, porque já o tinha feito e tinha demasiado tempo livre e até acabou por ter tempo para fazer um curso (depois mais tarde lá corrigiu e disse que tinha feito o curso à noite).

Já João Noronha Lopes resolveu falar... para os seus seguidores, como se fosse preciso. Passou novamente uma hora a disparar contra Rui Costa. Não conseguiu falar de absolutamente nada sem apontar a Rui Costa. Essa estratégia funciona bastante bem... mas para quem quer votar em JNL, os demais não é assim que se vão convencer. Já correu mal nos dois debates e ontem voltou ao mesmo. E nem sequer o que antes tinha dito Nuno Gomes "não vou falar de Rui Costa que ele não está aqui para responder" serviu de exemplo a João Noronha Lopes.

O problema de estar sempre a falar, é abrir espaço para estar sempre a ser escrutinado e mais tarde rebatido, num momento em que os sócios já só querem quem este circo termine. São acusações umas atrás das outras... mentiras umas atrás das outras e já ninguém tem paciência. João Noronha Lopes em vez de agir como "o adulto na sala", opta por uma postura do miúdo embirrante que está sempre a provocar.

Ontem vinha com o guião preparado para rebater tudo o que não soube rebater no debate de 5a feira e voltar a insistir em temas que já todos lhe percebemos o objectivo, como dizer que a direção anunciou ter uma proposta de 70M€ para os direitos televisivos, o que não é verdade - pronto já se arranjou mais um carnaval para quinta-feira.

João Noronha Lopes está a tentar recuperar a confiança entre os seus, depois de um debate para o qual foi muito mal preparado e que, ao ser já a segunda vez, deixa a ideia que se dá muito melhor a "falar sozinho" do que a ter que interagir com outros que pensam diferente.... o que é altamente preocupante para quem quer liderar um clube cujos interesses dos demais estão sempre conta os do SLBenfica.

O que não fez, de todo, é que deveria estar a fazer, ganhar a confiança daqueles que consideram nem ir votar ou votar em branco porque continuam a não se rever em Rui Costa e também sem ser capazes de ver em João Noronha Lopes uma alternativa que ofereça garantias - é o meu caso.

O estilo truculento, embirrante, a tentar dar lições a quem não está presente, mas que depois perante os visados acaba sempre "de rabinho entre as pernas" e sai a justificar-se que a culpa foi do formato do debate, parece-me não convencer mais do que aqueles que quiserem ser convencidos.

Continuamos a ouvir os entrevistadores a dizer com frequência "não me respondeu" ou Noronha Lopes a dizer "estou a ser concreto" e depois lança generalidades como "vou baixar os FSEs"... ok "COMO?" ou "vou aumentar as receitas de match day"... ok "COMO?" ou "vou aumentar receitas com merchandizing"... ok "COMO?"... ou "vamos contratar melhor e acertar mais"... ok "COMO?" e podíamos ficar aqui uma eternidade. Dizer "vou aumentar receitas na área X" nao é uma medida concreta... ser concreto é dizer COMO o vai fazer, quanto tempo demora e quanto estimou na analise que fez que vai obter de receita e custo.

Penso que alguém está a recomendar a João Noronha Lopes este nível de ansiedade, esta abordagem de dois pesos e duas medidas onde de um lado é só incompetentes e do outro é só gente cheia de qualidade. De um lado ninguém merece nada, do outro merecem todos tudo. Quem está a fazer essa recomendação está claramente equivocado. Correu mal na primeira volta e em vez de rever, acabaram a multiplicar a forma. Não falhou na primeira volta por falta de intensidade, mas por falta de sentido

Já disse várias vezes e insisto: quando Deus dividiu as pessoas, não colocou todos os burros e incompetentes de um lado e os espertos e inteligentes do outro... seguramente há misturas e está tudo bem. O erro maior que não transmite qualquer confiança é a sensação de propaganda, de acerto, de "suprassumo da barbatana" que querem fazer passar. São todos bons, sabem tudo sobre tudo, fazem tudo bem, fizeram tudo bem e o que não fizeram tiveram uma boa desculpa para tal.

Tentem antes ser humanos, me vez de super-homens e salvadores do Clube. Há coisas que o projecto tem definido, outras que não. Há coisas que serão claros upgrades ao que existe, outras onde talvez tenham que aprender e ao início não sairá tão bem. Há pessoas que têm o curriculum que têm e o compromisso é com a execução, não são melhores nem piores, julguem não pelas pessoas e CVs (como queria ontem JNL) mas pelo que se querem comprometer a trazer.

Se comentar anonimamente não use o nickname Anónimo. Insira um nickname personalizado (em Comentar como: opção Nome/URL).

9 comentários

  1. Malta, fiquem calmos que segundo o Mourinho atropelamos o Guimarães.

    ResponderEliminar
  2. Por vezes, pergunto-me se estão a falar a sério, se estão numa onda de ironia ou se houve uma interferência no sinal!

    Nuno Gomes como peixe fora de água, parece um filme de ficção científica visto de trás para a frente. Nuno Gomes esteve absurdamente perfeito e cada fala era uma lapada de luva branca com requinte. Arrasou com a melhor prestação até agora em debates.

    Já Noronha foi "truculento". É como aqueles juízes que dão um sermão a um ladrão que foi apanhado pela milésima vez, e o réu diz: mas que implicância, o Sr juiz está muito truculento, não devia apontar os meus crimes. Se evitasse falar deles não se irritava e não me prejudicava na minha profissão.

    Pelo amor de Deus, mantenham o decoro. Não se sentem com a consciência pesada, a almofada não grita?

    ResponderEliminar
  3. Sobre JNL estou como Manteigas: não me parece a solução para o Benfica, mas ao lado de Rui Costa é mesmo um mal menor.

    Já Rui Costa tem tantas e tão variadas demonstrações de incompetência, ignorância e impotência à frente do Benfica, que de bom grado (não fosse o meu respeito pelos animais) lhe ofereceria um cão grande para ele passar o tempo a dar-lhe banho e deixar o Benfica em paz...

    Excelente jogador, péssimo dirigente: eis Rui Costa.

    Mas tão ou mais culpados que ele são os que sabendo disso votam nele...

    Impensável!

    ResponderEliminar
  4. É impressionante como as análises continuam a ser tendenciosas sempre que o nome de Noronha aparece. Dizer que “Nuno Gomes é claramente um peixe fora de água a falar nestes contextos de entrevista” é pura desonestidade intelectual — basta ver a entrevista que deu à NOW para perceber que esteve à altura, falou com clareza e bom senso.

    Já a entrevista do Humberto Coelho foi um verdadeiro desastre: admitiu que “não sabe o que vai fazer no Benfica”, elogiou cegamente o mandato de Rui Costa e soltou uma série de banalidades sem nexo. Mas, curiosamente, aí já ninguém comenta, ninguém critica.

    E quanto à entrevista de Bagão Félix? Silêncio absoluto. Nem uma palavra. Quando alguém fala com conteúdo, seriedade e independência, simplesmente é ignorado. Enfim, a coerência e a isenção continuam a ser bens raros nestes comentários “parciais contra Noronha

    ResponderEliminar
  5. O SILÊNCIO
    RC, opta pelo silêncio que também é uma forma de comunicação, mas os fatos falam por ele : Fez campanha com dinheiro do Glorioso, agarrado ao poder, 18 anos é muito tempo, gastou mais de 100 milhões para esta época, aumentou passivo, aumentou despesas, não promete nada, deixa rolar, vive ainda ainda do que foi como jogador, como gestor é o que todos vemos, em janeiro, mais saídas e entradas para inglês ver, animar a malta, a comunicação social, os nossos adversários agradecem, enquanto nos entretemos nisto, continuamos a gastar muito, a não ganhar nada , em 3 lugar, e a sermos os bobos da corte, enquanto eles em sentido inverso, falidos, vão ganhando, recuperando, têm projectos e Agradecem a nossa ajuda, que já dura à muitos anos...
    JHG

    ResponderEliminar
  6. Bem, agora é que vai ser. A equipa de Rui Costa do 8 de escolaridade está pronta com o professor de educação física filho de um ex. presidente.

    Esquece, Noronha e CEOs das maiores empresas de Portugal. O NGB tem razão a lista do Custo do Proença tem muitas habilitações.

    ResponderEliminar
  7. João Noronha Lopes é, no fundo, o reflexo de um problema bem maior no Benfica: o medo da mudança. O GB não faz uma análise justa, mas sim uma resistência a tudo o que foge ao “costume”. Em vez de avaliar ideias, opta por atacar a pessoa — e isso diz muito sobre o estado de espírito de muitos adeptos.

    João Noronha Lopes não é perfeito, mas é — de longe — a melhor opção para quem quer um Benfica moderno, transparente e preparado para o futuro. É o único que fala de gestão com seriedade, de profissionalismo, de rigor. O problema é que, no futebol, continua-se a votar mais com o coração do que com a cabeça. E enquanto for assim, o clube corre o risco de ficar preso ao passado.

    Criticar alguém por exigir mais, por querer elevar o patamar, por ter um discurso diferente, é confundir coragem com arrogância. Noronha Lopes desafia o “status quo”, e isso incomoda muita gente — sobretudo quem se sente confortável com a mediocridade.

    O Benfica precisa de quem pense o clube como um projeto de futuro, não como um refúgio de emoções do passado. E, goste-se ou não, João Noronha Lopes é o único que oferece uma verdadeira alternativa, com visão, competência e coragem para fazer o que tem de ser feito.

    Está na hora de deixar o medo e a nostalgia de lado. O Benfica não precisa de líderes que digam o que os adeptos querem ouvir — precisa de quem diga o que o clube precisa de ouvir.

    ResponderEliminar
  8. Rui Costa, o bom, com provas de excelência dadas em 17 anos como dirigente (nem as mãos chegam para contar quantos títulos de campeão), versus Noronha, o pedante que se arma por fazer 23 milhões de euros em meia dúzia de anos e de ter a mania que ganhou um premio de melhor gestor no mundo.

    É óbvio que Rui Costa nunca assinou nada no passado e ganhava centenas de milhares por amor só Benfica. Noronha é um perigo porque pode fazer alguma coisa coisa. Ele já se preocupou com as centenas de pessoas que ganham por fora do Benfica e podem ficar sem a qualidade de vida a que se habitaram por roubar o Benfica? Que desprezo pela vida dos parasitas, que falta de humanidade a de Noronha.

    ResponderEliminar
  9. o rui faz aquilo que fez desde o inicio da campanha tentar passar entre os pingos da chuva e esconder atrás da equipa e do treinador, só apareceu quando despediu o treinador porque se não o fizesse este fazia perder a eleição e agora anda escondido atrás do mourinho.

    depois tanta incongruência meses aqui a dizer que os candidatos deviam de dar explicações sobre as suas propostas agora o rui costa esta calado e é a estratégia certa.
    mais um flic flac à retaguarda.

    ResponderEliminar

Ao comentar anonimamente insira um nickname personalizado (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog. O NGB mantém registo dos comentários.

ranking