Ontem ouvi atentamente Rui Costa no podcast Mata-Mata. A minha primeira conclusão é simples:
Rui Costa entende que é Presidente do SLBenfica e os sócios devem votar se querem mudar do que já conhecem ou manter a aposta na continuidade na trajetória que tem vindo as ser seguida.
Isso mesmo está bastante evidente no Programa Eleitoral para 25-29.
Em 3h de conversa, qualquer um pode explorar a conversa que entender (tanto entrevistador como entrevistado) e ontem ficou claro que os entrevistados queriam ENTENDER Rui Costa principalmente Passou-se 70% do tempo a falar do que Rui Costa mais domina e onde passou com distinção: falar sobre as diferentes variáveis do futebol, calando várias perspetivas dos entrevistados e ouvindo várias vezes "isso eu não sabia" ou "se isso tivesse sido explicado antes".
Pelo caminho explicou porque certas coisas que temos ouvido são utópicas e não dependem do SLBenfica, como as questões do autocarro na rotunda Cosme Damião ou as bandeiras no Estádio etc.
Até aqui, se tivesse sido uma conversa com um Presidente de Clube estava tudo maravilhoso. Porém, o que eu esperava ter ouvido ontem eram questões concretas e objectivas para o novo mandato.
- Não sei a distribuição de pelouros, não sei - como nos demais candidatos - COMO vai implementar as medidas do seu programa. Aliás programa esse que é muitíssimo limitado, deixando bastante claro que a postura é "já sabem com o que podem contar, se gostarem é votar em mim, se preferirem outras abordagens eu nem sequer as quero tentar porque é isto que quero / sei fazer".
Discordo em absoluto desta abordagem do candidato incumbente. Posso até entender, face à situação que actual altamente extremada: aparecer em eleições com programas quando vem de uma execução de 4 anos, iam ser todas questionadas porquê só agora. Mas ainda assim é algo que entendo que deveria fazer.
Depois há algo que fez que mais uma vez mostra o tipo de pessoa que Rui Costa é:
- Teve ontem palco para várias vezes ter "devolvido a bola" sobre provocações que tem ouvido, insultos, acusações e até situações que ele tem dados claros para desmontar... não o quis fazer e foi várias vezes claro dizendo que não o faz porque não quer.
Ia escorregando dessa postura quando disse algo (que por acaso JNL até explicou na entrevista na BTV) que é o cargo "difícil de entender" de Nuno Gomes como VP para o futebol no Clube, quando este está na SAD. Mas JNL já clarificou (finalmente) que o ex-jogador será Administrador da SAD.
Não quis explicar certas saídas, para não queimar jogadores já fora do Benfica e cujos comportamentos alegadamente podem ter justificado a saída. Não quis discutir a situação do Nuno Gomes (nem passada nem presente) etc.
Ora, a postura "não-bélica" que tem no futebol português... é a mesma que tem nas eleições. Não discute propostas dos adversários, não põe nada em causa, não tenta mostrar que o lado dele é melhor... nada! Opta por uma postura linear. Eu diria que ou Rui Costa está fartinho de ser presidente e está-se nas tintas se perde as eleições (acho pouco provável) ou tem indicadores do terreno que tem uma base de apoio (a tal maioria silenciosa que diz Vieira) que o levará a ser eleito. Caso contrário, a postura nada combativa é difícil de entender.
Dito isto, fica claro para todos a leitura que faz do processo eleitoral e a proposta que tem para os sócios:
- Ou confiar no percurso que ele diz ter sido de renovação e preparação para o futuro e apostar numa linha de continuidade que ele diz será mais bem sucedido nas modalidades e futebol. Ele não se desvia do que tem feito.
- Ou simplesmente escolher outro candidato.
Prioridade (mas pouco) no Benfica
Há 1 hora
O PROBLEMA de Rui Costa é pensar que merece ser Presidente do Benfica pelos feitos como jogador no clube e, ao modo mágico de Santana Lopes e agora tão em voga com a onda Diogo J, TER NASCIDO PARA O FUTEBOL...
ResponderEliminarpergunta para burros: não há 1 jornalista que pergunte dos fracassos de mais de metade das contratações? é tudo combinado?
Eliminaro costa foi para presidente pq supostamente percebia de futebol. mas somos todos burros ou quê?
Que tal escolher o candidato do 4x4x3!
ResponderEliminarVou resumir a entrevista de Rui Costa!
ResponderEliminarNão olhem para os 13/14 anos de vice, os jogadores que recebi e o estado do clube nada tem a ver com o tempo em que nunca me demiti, nunca soube o que assinava e o meu maior mérito era ser chamado de incompetente preguiçoso por Vieira.
Não olhem para estes 4 anos onde aumentei o passivo em mais de 100 milhões de euros, e ganhei um único campeonato nacional em 4 possíveis. Esqueçam os Arthures e os Bellotis, esqueçam os Neves e os Carreras. Esqueçam também os Neres e os Aktures que não fazem falta nenhuma.
Confiem que vou defender o Benfica debaixo da mesa como nunca. Temos comunicados poderosíssimos.
Vamos colocar uma cadeira mais dura no camarote onde recebemos o Pedro Proença que apoiamos e com o qual fazemos pessoalmente negócios com a sua federação.
Confiem que depois de ter destruído o futebol feminino e as modalidades do Benfica, agora é que é! Sou um homem que aprende com os erros, já o provei com o alemão e com Lage.
Confiem. Não preparei uma equipa top para o mundial de clubes? Não contratei jogadores agora no mês mais barato do mercado, porque antecipei tudo?
E o prémio jamais dado por nenhum presidente do Benfica de 50% de ordenado a mais a todos os funcionários votantes na véspera das eleições? Só o faz quem é sério.
AGORA É QUE É...
AO FIM DE 17/18 ANOS ENTRE VICE E PRESIDENTE DO CLUBE, JÁ APRENDI.
CONFIEM, AGORA VOU LER OS CONTRATOS.
FIZ MUITO PELO BENFICA NESTE TEMPO, 250.000 RAZÕES X ANOS para agora não querer ordenado.
resumindo: conversa paga por alguem para nao haver perguntas que aleijem? tenham dó nem todos somos analfabetos nem bebados.
EliminarQuais comunicados?
EliminarAté parece que temos feita algum tipo de pressão na arbitragem. Isso antes é que era. Agora, é só um paragrafozinho a dizer "não não"
Antes, nos penta campeonatos, é que havia ali reuniões duras. Arbitragem borrada, jogadores avisados.
Agora, o Benfica é um club de golf, e não um clube de futebol...
Para mim focas um ponto que me parece ser o mais sensivel, Rui Costa a meu ver esta-se nas tintas se e reeleito ou nao se for reeleito teremos o mesmo Benfica de agora por mais uns 4 anos, se nao o for nao fica nada chatiado porque ele proprio reconhece que nao tem maos para este ferrari como dizia o outro.
ResponderEliminarhttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=24557600573868083&set=p.24557600573868083&type=3
ResponderEliminarNão explica como vai ser mais bem sucedido? Não explica os motivos dos fracassos? Não diz nada... São tão críticos e esmiúçam tudo e um par de botas com um candidato e depois fazem posta vazios deste tipo. Querem que se acredite na independência dos posts, é isso ?!
ResponderEliminarMas qual percurso ?! Despedir todos os treinadores no início da época ???!!
ResponderEliminarDas entrevistas dos candidatos à BTV fiquei entusiasmado com o futuro do SLB, tal a diversidade de objectivos e projectos genuínos que cada um diz implementar. Para mim a solução passaria pela eleição dos seis candidatos, cada um a nomear por um período de 8 meses perfazendo o quadriénio na totalidade.
ResponderEliminaro rui costa é um desqualificado como dirigente que nem ele se percebe a si próprio, como é que querias que os "entrevistados" o entendessem.
ResponderEliminarpois existem uns que acham que ele tem dados que refutam as insinuações, como é que sabes que ele tem dados, pois lá te descaíste.
ou não os apresenta porque não os tem.
depois existe outra explicação para a postura do rui é um completo incompetente que nem percebe, nem nunca percebeu, a realidade à volta dele e acha que é boa estratégia tentar passar entre os pingos da chuva.
mas é votar nos mesmos de sempre que estamos claramente no bom caminho.
Schmidt, com todos os seus defeitos, foi o único que trouxe um período de sucesso e bom futebol ao mandato de Rui Costa.
ResponderEliminarA única escolha para treinador com algum critério. E ficamos hoje a saber que foi sugestão do nuno Gomes.
Sim. Durante 4 meses. Depois foi 0-5 Com o Porto falido.
EliminarConcordo que o Rui Costa está fartinho de ser presidente, não porque está-se nas tintas, mas porque tem o síndrome do impostor! Ele sabe bem que não tem competências para ser presidente e que tem feito um trabalho medíocre, mas ele não quer ficar mal na fotografia da história, vaidade e ego não lhe faltam.
ResponderEliminarMas para os sócios devia ser irrelevante o que é que o Rui Costa sente ou se mostra pouco, ele nunca teve muito para mostrar, há 17 anos no Benfica! O que é relevante para a decisão nas eleições é que o Rui Costa foi um falhanço como presidente, a cada ano mudou metade da equipa titular, aumentou o passivo para cima de 500 milhões, ganhou 1 campeonato no mandato, 0 taças de Portugal, rebentou com a equipa feminina que já andava a lutar para chegar aos quartos da Champions, não conseguiu manter nenhum projeto com nenhum treinador, comunica pessimamente, esconde-se nos momentos chave, apoiou o Proença, não tomou as decisões necessárias no tempo certo sobre a centralização, eu podia estar aqui o dia todo...o estranho seria o Rui Costa mostrar ideias e convicção no futuro, o estranho é alguém apoiar o Rui Costa depois disto tudo!
E hoje, lá está mais uma notícia do regime de crápulas de duas décadas patrocinado pelo jornalismo amestrado Rui Costa/ CM.
ResponderEliminarApenas destacar a "maravilha" da mesma, até da "inteligência" profunda expressa em tentativa de ataque a Noronha através de Nuno Gomes que culmina num gigantesco tiro no pé de Rui Costa.
O que diz no último parágrafo? Quem era o responsável na altura? O Director desportivo era RUI COSTA!
E quem no mesmo período não fazia parte da empresa que estavam a questionar? NUNO GOMES!
Enfim, mais um acto inquinado e de uma baixeza difícil de exprimir explicar. Vale tudo no VIEIRA/COSTISMO?
Vejam por si mesmos, pensem e julguem vocês mesmos. Leiam e concluam sobre o estilo e os métodos.
Depois do asco do ataque só gestor, que culminou na deglutição forçada de 7 declaração de impostos...
Veio o ataque rasteiro a Nuno Gomes, que acaba com um tiro certeiro no pé do homem "impoluto" que assinou 13/14 anos de contratos lesivos para o Benfica porque embora recebesse 250.000 euros por anos.
Coitado, não os lia e não fazia ideia de nada do que se passava no Benfica que lhe pagava 250.000 para saber, pelo menos, de qualquer coisa que fosse.
Entretanto... O NEGÓCIO DE RUI COSTA/FILHO COM PEDRO "CAMAROTES" PROENÇA, CONTINUA ESCONDIDO, porque a VERDADE não interessa nem ao regime nem a Rui Costa, nem ao pseudo-jornalismo.
Isso foi verdadeiramente um tiro no pé. Dizer que o nome do Schmidt foi colocado em cima da mesa pelo Nuno Gomes quando o chefe de mesa era o Rui Costa é hilariante, surreal e patético em simultâneo e mostra bem o nível baixo de inteligência emocional dele. Ainda por cima o Schimdt foi o treinador que ganhou o único titulo, que fez a melhor campanha europeia e que meteu a equipa a jogar o melhor futebol no mandato! É então de querer que o Nuno Gomes entre e ponha mais nomes na mesa...
Eliminaré só mais uma prova da incompetência do impreparado, também deve ter sido o nuno a renovar o contrato com o roger a destempo e por valores demasiado elevado e também deve ter sido o nuno a manter o roger no final de uma época que até o rato mickey sabia que estava a prazo até ao primeiro mau resultado.
Eliminarnao há debates afinal? não há mais palavras para isto
ResponderEliminarO principal é ter alguém que nos traga títulos. Seja como for.
EliminarJá vimos que em PT a Justiça não faz nada, por isso mais vale por lá o LFV e somos roubados e enrabados nas contas, mas ganhamos o título todos os anos.
Benfiquista a sério
Um Presidente do SLB supostamente my conhecedor de futebol que responde à questao sobre a escolha dos diversos treinadores com abordagens e estilos tão diferentes com ...jogam todos com 4 defesas é só aterrador.
ResponderEliminarCada vez que abrr a boca sai mais uns disparates que justificam a sua incompetência para o lugar. Ver milhares a votar nisto é só assustador. Ai pk é im grande benfiquista etc...por isso temos os políticos que temos.
Denúncia: A Censura Como Traição aos Princípios. A censura tem rosto. Chama-se autocensura editorial disfarçada de moderação, praticada pelos gestores deste blogue que se arrogam guardiães da verdade benfiquista enquanto silenciam vozes inconvenientes. O que presenciei não é um acidente de gestão de comentários — é uma estratégia deliberada de controlo narrativo que perverte a própria essência do debate democrático.
ResponderEliminarUm amigo enviou-me um texto extraordinário comentando o post "O Mata-Mata do Incumbente que não quer ser candidato". Li-o com atenção: rigoroso, escorreito, factual, desprovido de insultos ou discurso de ódio. Denunciava, com dados e argumentos, o percurso desastroso de Rui Costa enquanto presidente do Benfica. O texto nunca foi publicado. Simplesmente desapareceu no algoritmo autocrático da moderação porque ousava contrariar as preferências editoriais dos gestores deste espaço.
Esta não é a primeira vez, nem será a última. Instala-se aqui um padrão preocupante: comentários que expõem a incompetência dos candidatos preferidos dos gestores encontram portas fechadas, enquanto textos complacentes ou neutros passam sem escrutínio. Transforma-se assim um blogue que deveria ser arena de discussão livre numa câmara de eco controlada, onde apenas ressoam as opiniões previamente aprovadas por quem detém o poder de publicar ou apagar.
A ironia é devastadora. Os mesmos gestores que criticam a falta de transparência no Benfica praticam exatamente a mesma opacidade autoritária. Exigem prestação de contas dos dirigentes do clube enquanto exercem poder discricionário sobre o que os sócios podem ou não ler, discutir, debater. Defendem eleições livres, mas censuram argumentos que não se alinham com as suas convicções.
Um blogue benfiquista que censura benfiquistas por defenderem posições contrárias às dos gestores não é um espaço de debate — é um instrumento de propaganda. Quando se apagam textos fundamentados simplesmente porque incomodam, quando se silenciam vozes críticas porque expõem verdades desconfortáveis, quando se privilegia a linha editorial sobre a pluralidade democrática, traem-se os próprios princípios que alegadamente se defendem.
Desafio publicamente os gestores deste blogue: publiquem esta denúncia. Publiquem o texto censurado que motivou esta contestação. Permitam que os leitores julguem por si próprios se o comentário do meu amigo merecia ser apagado ou se, pelo contrário, merecia ser amplamente lido e discutido. Provem que este espaço ainda honra os valores democráticos que dizem defender.
Caso contrário, assumam de vez a vossa natureza autocrática. Deixem de fingir que promovem debate livre enquanto praticam censura seletiva. Reconheçam que este blogue não é um fórum de benfiquistas — é o megafone de uma fação que não tolera dissidência.
A censura não anula argumentos. Apenas confirma que quem censura teme a verdade que tentou silenciar