Ontem foi dia de entrevista do Presidente do Sport Lisboa e Benfica na TVI e na CNN Portugal. Sim, apesar de terem aberto a entrevista a falar sobre a candidatura de Rui Costa, resolveram arrancar para mais de uma hora de entrevista ao Presidente apenas, deixando o candidato de fora.
Sandra Felgueiras é uma conhecida benfiquista descontente. Ainda há pouco, por ocasião da Taça de Portugal antes do jogo fazia o seguinte comentário nas redes sociais: "Leveza. Viver com a minha filha. Desfrutar do meu Aperol ao pé do mar. Esquecer que o Benfica vai perder a Taça"
Estes benfiquistas é que deram dimensão à expressão usada com frequência por muitos de que "O SLBenfica tem adeptos a mais": gente sendo conhecida e tendo tantos seguidores, prefere não ver o jogo e antecipar uma derrota contra um rival do que acreditar na equipa e apoiar.
Ontem, a dada altura, Rui Costa marcou o "golo da noite" numa entrevista onde nem sequer esteve particularmente bem - e a entrevista em si não foi nada interessante - quando disse: "A Sandra parece que está a fazer campanha" quando ela insistia consecutivamente em perguntas decalcadas da cartilha de uma candidatura e das redes sociais.
Eu já conheço o Presidente do SLBenfica, também já conheço o seu passado (que a jornalista dedicou 70% do tempo) e o seu presente (a que ela decidiu dedicar os outros 30%). Foi precisamente por conhecer que não votei nele em 2021. Mas o frete feito pela Felgueiras, chegou até a usar a provocação que foi ler às redes e aos apoiantes dos candidatos a presidente sobre o Nuno Costa ser o presidente-sombra. A Sandra Felgueiras chegou ao ridiculo de repetir a história dos 5 treinadores em 4 anos, algo que mais uma vez faz parte de uma cartilha bem conhecida... e errada, porque Jesus vinha de trás, Veríssimo foi interino e na prática a primeira escolha dele foi Schmidt, depois Lage e agora Mourinho.... tantos quanto Villas Boas (e menos tempo).
Também conheço o caso do Bruno Lage, que o adepto portista Sousa Martins insistiu várias vezes em dizer ao longo da entrevista "ainda não estou esclarecido" voltando à saída do Lage por mais de quatro vezes. Sim... foram quatro as vezes em que numa hora o jornalista e conhecido adepto portista disse "mas eu ainda não estou esclarecido sobre a saída de Bruno Lage", numa nota também ela acentuada das narrativas das redes sociais nas ultimas semanas.
Em resumo, foi uma entrevista decalcada das redes sociais e da campanha de descontentamento, nada positiva, que têm feito os candidatos. Foi pena, porque na verdade, apesar de terem feito o frete a uma candidatura, perdeu-se a oportunidade de confrontar o candidato Rui Costa no que realmente interessa - e porventura teriam feito ainda melhor serviço ao candidato que tentaram ajudar.
O guião que a Sandra devia ter seguido e não seguiu:
- Conhecendo tão bem os dossiers e o contexto actual do Clube, a 30 dias das eleições Rui Costa ainda não apresentou qualquer projecto ou programa para o futuro. A sua candidatura é apenas de continuidade?
- Uma coisa que foi muito apontada em 2021 foi ter apresentado uma equipa que vinha de ligações directas a Luis Filipe Vieira. Já tem equipa para 2025? Serão os mesmos?
- Quando será apresentado o seu Programa Eleitoral? Pode antecipar os cinco principais compromissos que pretende executar nos próximos 4 anos?
- O Rui Costa, enquanto Presidente, deixou que os sócios decidissem os estatutos a seu bel-prazer e agora há claras situações de conflito. Foi prudente dar a responsabilidade total aos sócios e não ter apresentado as suas perspectivas?
- Qual a sua posição, enquanto candidato, relativamente ao voto eletrónico?
- Recentemente apresentou o projecto do Benfica District, assumindo que é um projecto que se vencer quer levar por diante, o que nos pode dizer sobre o estudo financeiro que foi executado? E pode explicar como será feita a prometida expansão do Estádio para 83.000 pessoas?
- Muito se tem falado sobre o talendo da formação do SLBenfica. Qual é o seu projecto para a formação? Muitos candidatos dizem que os jogadores têm que ter um modelo para permanecer pelo menos 3 anos no Clube, consigo nem sempre tem sido possível. Como será no futuro?
- Com a saida de Rui Pedro Braz agora em Outubro, qual será a organização da SAD para o futuro? Pode indicar-nos a constituição da SAD para o seu próximo mandato?
- Muito sem tem falado do Scouting e dos custos das contratações, se for eleito Presidente qual o papel que vai desempenhar concretamente na responsabilização nas contratações futuras do SLBenfica? E quem será o seu máximo responsável?
- Qual é o modelo de organização do futebol do SLBenfica? O que farão Mario Branco, Simão Sabrosa e outros? Quem falta nesta organização para o futuro?
- Qual é a ligação que Guilherme Muller tem com esta estrutura e qual é o modelo de Governo quando se considera que na formação um atleta pode ser solução e o SLBenfica anda a procura no mercado?
- Qual a sua proposta aos Clubes para os Direitos Audiovisuais? O que deveria ser feito pela Liga que não está a ser feito?
- Nos próximos 4 anos qual é o projecto para o futebol feminino? É possível haver uma aposta Europeia? Como dinamizar a Liga em Portugal quando na Europa se fazem investimentos cada vez maiores nesta área?
- As infra-estruturas do SLBenfica precisam ser melhoradas? Qual o plano para o Benfica Campus? E se há investimentos a fazer como se vão pagar?
- Que projecto tem para aumentar as receitas ordinárias do Grupo SLBenfica?
- Está previsto a entrada de algum investidor ou investidores institucionais na SAD? E a compra das ações de José Manuel dos Santos?
- Ao nivel das modalidades, é notória a dificuldade em captar receitas, porém vimos no Benfica District o que pareceu ser uma aposta declarada num projecto de Euroliga para o Basket. É verdade?
- O SLBenfica tem condições para fazer apostas europeias em que modalidades?
- Em tempos alguém disse que o "SLBenfica estava 10 anos à frente". Agora parece claro que não é verdade. O que tem no seu projecto para colocar de novo o SLBenfica à frente? Ao nivel de transformação digital, inovação, novas áreas de aposta, etc? Como vê o Benfica daqui a 10 anos?
E eu podia continuar aqui com mais 10, 20, 30 perguntas que seriam todas elas muito mais relevantes que qualquer das encomendas de ontem. Porém em Portugal o jornalismo faz fretes aos interesses e amizades - depois queixam-se quando o André Ventura lhes diz isso na cara e vai ganhando eleitores.
O que tu queres sei eu.... uma pequena laracha para aliviar a pressão. Tens muitos amigos lá dentro a trabalhar é isso? Mas um novo presidente não irá despedir funcionários, só se forem membros dos corpos sociais. E mesmo assim pode ser que possas fazer amizades com a malta dos novos corpos sociais.
ResponderEliminarOlha eu contento-me com novas gentes, rigorosas, profissionais e"científicas" na tomada de decisão. Tu e eu e a malta toda sabe que se tivermos pessoas com ideias (todos os 3 candidatos as possuem: Noronha, Manteigas e Martim), inteligentes, profissionais e rigorosas, que vamos começar a vencer à Benfica de 60 e 70. Grande abraço, relaxa, vais fazer novos amigos, confia.
Só falta o ARTISTA DO MEMOFANTE vir palrar após o 10 de Outubro, como ele próprio fz questão de anunciar na TV...
ResponderEliminarExatamente. Na entrevista de ontem na TVI, a Rui Costa, os entrevistadores foram muito tendenciosos. Concordo com tudo o que foi escrito por By GB. À medida que ia assistindo às perguntas comecei a sentir-me enojado. Sousa Martins e Sandra Felgueiras prestaram um péssimo serviço informativo fazendo favor a um outro candidato da preferência da Sandra Felgueiras.
ResponderEliminarUma entrevista miserável e enviezada.