Já tinha comentado aqui as 9 medidas que o candidato João Diogo Manteigas apresentou há uns tempos no post JDM: Discutir ideias será sempre um bom princípio! onde vimos que muitas das ideias são excelentes intenções que infelizmente me pareciam pouco possíveis de executar tal como descritas.
Penso que o segredo de uma candidatura está em focar-se no essencial e realizável sem parecer pouco ambicioso ou transformador - isto foi por exemplo o que "matou" (entre outras coisas) Rui Gomes da Silva há uns anos, tornando-o irrelevante no espectro do futuro do SLBenfica. Cheguei na altura a a fazer textos onde defendia que a forma de vencer Vieira era que RGS (no clube) e JNL (na SAD) se juntassem contra Luis Filipe Vieira, mas não aconteceu.
Faço esta introdução para reforçar que me quero referir ao candidato João Diogo Manteigas. Não à pessoa, ao homem e Benfiquista - três factores que me merecem o maior respeito do Mundo.
Da minha parte tudo farei para jamais julgar positiva ou negativamente quaisquer destes elementos deste ou de qualquer outro candidato. O nosso foco deve ser no candidato e não no homem - esse, seja qual for o resultado será sempre maior que o candidato. Tentarei dar o exemplo eu próprio (que no passado nem sempre o fiz) e desejar que a campanha seja sempre ideias / projecto e não julgamentos de carácter.
Li com atenção a entrevista e quis por isso comentar alguns pontos que me saltaram à atenção:
A origem da candidatura
É impossivel não simpatizar com a abordagem de estar na corrida independentemente das vitórias do SLBenfica. Estar porque se tem ideias diferentes e porque, mesmo que se ganhem titulos, é saudavel que haja quem pense que se pode continuar a ganhar mais / melhor fazendo diferente. Reforça mais adiante que está para ficar, o que "mata" o que alguns querem de que abdique em função de JNL. Fica refém dessa posição firme (o que aprecio), na medida em que se a campanha se polarizar (como normal em Portugal) em torno de outros dois e ele não for um deles, poderia sentir tentação de mudar... e isso ele diz que não fará. Aprecio a abordagem.
O fim do "Presidencialismo" - o que mais gostei de entrevista!!!!
O candidato quer acabar com a visão de que uma instituição desta dimensão é o resultado de um homem. Não podia estar mais de acordo. Quem me lê por aqui há anos, sabe que é o que peço há muito e critiquei em 2020 e 2021 não ter sido feito. Porém, aqui penso que o candidato perde uma oportunidade de marcar a difereça na primeira grande entrevista... porque se é essa a sua visão, seguramente não avançou sozinho e mesmo sem apresentar toda a equipa, deveria ter "soltado" um ou dois nomes que o acompanharão em funções chave. Não deve apenas dizer que quer... deve mostrar que o faz.
Analise aos putativos candidatos
Excelente no elogio sentido ao Rui Costa, com quem afirma ter boa relação, enquanto homem e benfiquista, mas a dizer o que todos sabemos: Não tem os skills para liderar o SLBenfica. Talvez até tenha para Presidente do SLBenfica, para presidente da SAD sempre disse que não o tem e essa é uma conversa central que o candidato João Diogo Manteigas també não esclarece: quem liderará a SAD?
Sobre João Noronha Lopes diz o que todos pensamos: só aparece no espectro publico para as eleições. Só o conhecemos, na verdade, enquanto benfiquista de algumas AG e de processos eleitorais. Tem que vir preparado para debater o SLBenfica e não continuar apenas a ler textos escritos e pensados. Nisso há uma divergência total entre o candidato João Diogo e Noronha, dado que o segundo segue uma estratégia clara da qual o candidato João Diogo Manteigas assume afastar-se: "não somos políticos nem estratégicos".
A Auditoria
Sei que se trata de um assunto polémico para muitos, mas sou contra a continuada escatologia sobre o passado. O candidato João Diogo Manteigas sabe que no mundo do futebol nem tudo o que parece é, nem tudo o que devia ser pode ser. Penso que não se deva mais insistir em clarificar o passado, mas sim em olhar ao futuro. Respeito querer-se isto e acho que tem os seus méritos... mas entraremos invariavelmente numa permanente utilização do passado, que eu gostaria de deixar lá... no passado. Virar a pagina.
A hegemonia desportiva:
O candidato João Diogo Manteigas querer um Benfica que ganhe sempre é obviamente o caminho dele e de qualquer candidato. Um candidato que diga que num contexto como o português, que ganhar metade dos campeonatos é "muito mau", é so populismo e penso que isso ele pode e deve alterar. O SLBenfica tem 38 titulos, o Sporting 20 e o FCPorto com 30. Ora, se olharmos à historia de 88 campeonatos... o SLBenfica ganhou (generalizando muito) 4 em cada 9, menos de metade. O que o candidato João Diogo Manteigas advoga a história não mostra, onde o SLBenfica só tem um Tetra, onde mesmo os rivais não têm periodos hegemónicos consolidados. MAIS: Uma liga periférica, sem escala e sem receitas, se tivesse um clube que ganhasse sempre ou quase sempre... a Liga perderia relevância na captação de talento, perderia atractividade e patrocínios e seriamos os maiores entre os pequenos, mas ainda mais pequenos entre os maiores.
Acho válido e positivo o desejo, mas temos que olhar a todo o contexto onde estamos inseridos. Se queremos ganhar mais do que temos ganho? sim... mas não podemos classificar como mau ganhar tanto sozinhos que os rivais juntos.
Finanças
Não podemos continuar a dizer que queremos ganhar sempre e por outro lado dizer que as finanças não devem ter em conta as receitas da Champions como factor fundamental de equilibrio. Também aqui me pareceu um pouco contraditório com o ponto anterior. O SLBenfica pode não ganhar sempre (e não ganhará), pode não ganhar 4 em 5 como se calhar quer o candidato João Diogo Manteigas, mas tem seguramente que estar sempre na Liga dos Campeões por mérito desportivo. Seja como for é claro que tem razão no ponto de maior sustentabilidade das contas ser fundamental, algo que parece actualmente pouco consistente.
O meu Comentário Geral:
Genericamente considerei uma boa entrevista, mais para dar-se a conhecer do que a ideias muito concretas. Penso ser um um "ar fresco" muito importante para o processo eleitoral porque é um candidato que está "pela positiva". Não ataca ninguém, não tem uma postura bélica (algo que se calhar alguns dos seus apoiantes deviam aprender dele).
Acerca de ideias concretas e objectivas, facilmente demonstráveis que se podem executar realmente haverá ainda caminho pela frente em algumas coisas que refere. Mas há tempo para tal.
As ideias de base são boas, as intenções as melhores, mas precisa concretizar mais algumas coisas e acima de tudo apresentar uma responsabilidade institucional sobre certos temas que farão com que algumas ideias simplesmente serão inviáveis, apesar de ser o que o candidato defende. Quero referir-me essencialmente a tudo o que depende de terceiros como as relações com a Liga e FPF, a compra e venda de jogadores, etc... são tudo coisas que entre a intenção do presidente ou do candidato e depois a concretização, muitas vezes vai uma distância grande. Ter consciência disso é fundamental.
Algo que me agradou muitissimo foi o conceito de que não quer uma "eleição unipessoal", algo que escrevo neste espaço há muito tempo. Muito mesmo. O candidato João Diogo Manteigas poderá jogar uma cartada determinante e obrigar futuros candidatos a segui-lo: Apresentar quem serão os homens fortes da Direção e da SAD (não as composições completas, mas os que já estarão - espero eu - envolvidos na definição do "Programa de Governo"). Trazer JÁ esses nomes e rostos ao debate e discussão do Benfica.
Tenho insistido: estes dirigentes vão ser remunerados e muito. Como eleitos, não podem ser "despedidos por incompetência", por isso vamos precisar que se apresentem, que digam o que pensam, ao que virão, o que farão...
Por último, fica um desafio a este candidato e a todos: Mais contraditório. O sucesso das candidaturas vai sair da abertura das mesmas a quem pensa de forma diferente. Gostava de ver o candidato João Diogo Manteigas (e futuros que apareçam) a desafiar com sucesso para conversas pessoas que ele sabe pensarem de forma diferente em alguns temas e ter conversas sobre esses assuntos abertamente.
Dar o exemplo para união dos benfiquistas nas eleições e depois delas: Podemos todos pensar diferente, mas não precisamos achar que "o outro" é mau ou não quer o melhor para o Clube só porque não pensa como nos parece óbvio.
TUDO SANADO
Há 39 minutos
Quanto à hegemonia acho que é conversa de circunstância. Claro que o objectivo é ganhar sempre tudo, mas o JDM sabe bem que isso nunca acontecerá. Como diz o adágio, "celui qui renonce à l'excellence, cesse déjà d'être bon".
ResponderEliminarTambém gosto muito da ideia de liderança colegial. Quanto a avançar com nomes para a SAD ou outros pelouros tenho menos pressa que o GB, mas acho que estamos perto da fase em que será necessário. Eu diria que lá para a segunda metade de Abril, a 6 meses do acto eleitoral, deveria começar a aparecer a equipa.
Nas finanças e modelo de negócio a postura de JDM não é de todo de ruptura. Difere da direção apenas no grau e na prudência, ou seja num desequilíbrio menor entre receitas e despesas ordinárias. E quer menos movimentos de mercado e mais tempo de retenção de talentos.
Embora seja impopular, gostei da ideia de alocar uma parte das receitas à redução da dívida. Acho que é um sacrifício no imediato que trará muitos benefícios a médio prazo. JDM às vezes passa um bocadinho como o "candidato populista" e defender à partida a ideia de apertar o cinto é tudo menos isso.
Mas a ideia de que mais gosto, e que partilho à muito tempo, é a das competições, ou seja do número de clubes na 1ª Liga. E gosto como JDM liga essa reforma à questão dos direitos televisivos. Já se ouviu mais pensamento a esse respeito em 3 ou 4 intervenções de JDM do que em todas as direções (e candidatos) dos últimos 10 anos.
Concordo plenamente com a abordagem Benfica by GB.
ResponderEliminarFiquei exactamente de pé atrás com os conceitos de gestão desportiva e financeira.
Mais até do que já me encontrava sobre o aspecto comunicacional.
O presidente do Benfica não pode "chorar" publicamente por tudo e por nada, não pode ser demasiado arrogante ou já sabemos como essa postura é capitalizada pelos adversários e media para nos desacreditar.
Concordo sobretudo que debates e vários serão muito úteis para filtrar as boas ideias, conhecermos as equipas e escolhermos o melhor candidado.
Penso que a BTV podia ter um papel muito construtivo nesse aspecto.
Ainda considero prematuro, faltam outras candidaturas.
É sobretudo pelo lado comunicacional que eu seria favorável a uma fusão de Benfica Vencerá (JDM) com uma candidatura hipotética de JNL. O JDM é jovem e passa um bocadinho essa imagem arrogante. Veria com bons olhos um JNL mais "presidente" e um JDM mais "executivo". Valorizo mais o know-how do Manteigas no meio específico do futebol.
EliminarDesculpe mas por uma questão de princípio não respondo nem comento anónimos.
EliminarNão abdico de saber com quem estou a falar, mesmo que apenas saiba o seu nickname.
JDM é uma brisa de inteligência e benfiquismo, mas não me admirava que o pamonha do Noronha, ou o sonso do Costa ou aldrabão do Galinhas ganhem, o pessoal lida mal com pessoas inteligentes e competentes, não são o reflexo da maioria dos seres humanos, a maioria é intelectualmente MEDÍOCRE.
ResponderEliminarsabes o que ele precisa concretizar que é tão aldrabão como o Vieira ou sonso como o Costa, infelizmente, coitado não vai conseguir não está na sua natureza.
ResponderEliminareste vai ser o novo Tadeu, demasiado bom, demasiado inteligente para uma maioria de idiotas
Alguém me consegue esclarecer porque há sempre tantos putativos candidatos à cadeira do poder no S.L.B. ... são tantos e tão bons e nunca aparece alguém para se candidatar aos antros da FPF, da Liga, à cúpula da arbitragem???
ResponderEliminarpor vezes não vos percebo e até parece que é a primeira vez que analisam um candidato, seja ele para presidente do clube ou qualquer outra eleição, os candidatos tem de dizer determinadas coisas e defender certas ideias que vão ao encontro do anseio dos eleitores, mesmo que até possam ser um pouco irrealistas algumas, é que senão o fizerem depois também ninguém vota neles.
ResponderEliminara auditoria e o hegemonismo entra nesse campo.
já agora muito louvável a intenção de não fazer julgamentos de carácter como no passado, convém é passar a mensagem ao resto do blogue, porque caso contrario depois o vosso candidato vai bater mais um mínimo histórico e com isso só vão colocar no poder os mesmo de sempre.
O Diogo manteigas devia ter mais respeito pelo Benfica. Se estivesse a candidatar-se a gerente do museu Benfica ainda vá má para presidente do clube ou não se vê ao espelho ou está a rebaixar o clube ao nível duma loja da esquina.
ResponderEliminarBom, bom é um jogador da bola com o 6º ano. É meter a presidência do clube ao nível de um cantoneiro ou servente da construção.
EliminarManteigas é tenrinho, um autêntico menino que seria comido em dois tempos.
ResponderEliminarO Benfica precisava de gente com capacidade, com créditos. Mas ninguém de bom nome se vai meter no lodo que é o futebol, não sejamos inocentes.
O Benfica não voltará a ter um presidente como João Santos ou muitos outros, que lá passaram quando o Benfica era Benfica.
Já o Rui Costa foi comido há muito tempo. Foi comido enquanto vice, foi comido na Liga e na eleição da FPF, e vai ser comido nos direitos televisivos.
EliminarO Luís Tadeu era menino? Ainda bem que teve o Vale em vez dele, que esse é que era sabido.
O Varandas é menino? O Sporting está indiscutivelmente melhor do que no tempo do "combativo guerrilheiro" Bruno.
O que é gente com capacidade? Empresários com interesses paralelos? Olhe, vote Galinha. Mas olhe que antes do Rui já teve lá um desses. Uma coisa é certa, não volta a apanhar no clube um João Santos ou Jorge de Brito.
Apresentar candidaturas com algum avanço permite que a desconstrução avance quer por parte dos instalados quer dos que ainda no escuro esperam pelo momento que lhes permita escapar ao escrutínio e com poucas ideias apresentadas, umas carrinhas de coiratos e uns bonés à cabeça, levar o povão à certa.
ResponderEliminarE desta vez não será diferente!
Não conhecendo o carácter, felicito o JDM por dar "o corpo às balas" traiçoeiras que começam a voar!
SERA Que se for presidente poe a auditoria c a fora em 3 meses? menos palavras e mais atos.
ResponderEliminar