O “Benfica Independente” publicou um texto de opinião de um benfiquista sobre o legado de Luís Filipe Vieira. Podem ler o mesmo AQUI.
Como em qualquer outro texto opinativo é fruto da opinião do seu autor.
Mas é revelador de uma coisa fundamental: os benfiquistas não se podem queixar de Luís Filipe Vieira, na sua esmagadora maioria. Porquê? Bem, ainda hoje há quem ache que o homem foi injustiçado, que é uma vítima ou que fez tanto bem ao SL Benfica que o resto deve ser esquecido ou desvalorizado.
Para quem como eu e o @benficabygb escrevemos tantos anos a expor o que realmente se passava no SL Benfica, não deixa de ser irónico ler estas tentativas de fazer de Vieira o que nunca foi: uma vítima.
Pois a coisa deve ser vista ao contrário. Apesar de ter feito muitas coisas boas pelo clube, e que tanto eu como o @benficabygb nunca deixamos de elogiar no momento oportuno, Vieira nunca teve no topo das prioridades o melhor para o SL Benfica.
A Comissão Parlamentar deixou à vista de todos o que já estava escrito no nosso blogue desde os idos anos de 2014: toda a gestão bancária das dívidas pessoais de Vieira foi feita dando a dívida do SL Benfica como contrapartida. À medida que a dívida de Vieira subia, a do SL Benfica descia bem como o investimento no clube. O PENTA foi sacrificado nesse processo.
Depois há os mitos de que sem Vieira não havia Estádio. Nada mais falso.
Foi com BIBI, no início, e com Mário Dias que tudo foi possível. A entrada de Vieira é feita através do primeiro e só quando roeu a corda a quem lhe abriu as portas do SL Benfica é que Vieira assumiu o protagonismo.
O resto é história.
Por exemplo, quanto às relações com Jorge Mendes, era impossível contratar jogadores de qualidade sem cedências, como hoje ainda é. O mundo dos negócios é e sempre será assim. Mas Vieira e Mendes ultrapassaram todos os limites e fizeram do SL Benfica a sua plataforma giratória, o tal carrossel, sacrificando o interesse desportivo. Foi assim em especial a partir de 2016.
Eu já me dá para rir quando leio tantos hoje a chamarem de tudo a Vieira, a Rui Costa e a falarem do Vieirismo como se tivesse sido algo que muito poucos tiveram culpa que tomasse conta do SL Benfica tanto tempo.
Aliás, se a hipocrisia pagasse imposto, muitos hoje estariam falidos.
Luís Filipe Vieira é PASSADO. O seu legado ainda vive dentro do SL Benfica é certo, mas Vieira passou.
O nosso clube continua a ser um gigante do futebol, com imensas potencialidades por explorar, e com um capital humano impossível de quantificar.
Hoje o importante não é continuar a falar de Vieira, mas sim é vital analisar o presente e lançar o futuro do SL Benfica.
Obviamente o autor do texto faz parte da cartilhagem vieirista que ainda domina na comunicação social que irá tentar perpetuar Rui Costa (o banana delfim do LFV).
ResponderEliminarA oposição útil do costume.
EliminarMeu Deus, isto é tão ignóbil e insensato que nem sei por onde começar!
ResponderEliminarElogiar esse trafulha, fazendo crer dele o que não foi, é uma blasfémia, um desrespeito aos pergaminhos que até esse verme chegar eram o orgulho dos benfiquistas.
Fez algumas obras de relevo, é verdade! Mas na minha análise, o que fez de mau para o bom nome do Clube, supera em muito tudo o que o autor do texto valoriza.
"Luís Filipe Vieira conseguiu dar ao Benfica o sentido de orgulho e glória que vinha de Cosme Damião e de outros grandes Presidentes. Luís Filipe Vieira conseguiu dar ao Benfica o sentido de orgulho e glória independentemente de o objectivo do Benfica ser «o clube mais rico do mundo», e de ser todos os anos candidato a «ganhar a 'Champions'». Esse rumo estratégico, esse nicho de competição mundial no seio da indústria do Futebol que Luís Filipe Vieira definiu, é que permite hoje, e no futuro, a sustentabilidade económica e desportiva do Benfica."
Este senhor deve ter hibernado enquanto o trafulha foi "dono" do clube e quando acordou viu uma realidade diferente da que havia quando adormeceu... E esqueceram-se de lhe contar as patifarias, as fraudes, os imensos casos em tribunal com milhões gastos em advogados, o enlamear o nome do Sport Lisboa e Benfica que só será reabilitado quando passarem pelos menos três gerações!
Memória selectiva para o que convém mesmo com o desplante de tentar branquear a história!
Vieira emporcalhou o nome do Benfica . E ainda hoje o faz nos almoços com o Pinto da Costa e o rei do doping.
ResponderEliminarEsse foi o seu maior e infelizmente mais duradouro legado.
O conteudo do artigo publicado pelo Benfica Independente, grupo de Benfiquistas cujo trabalho, posicoes e contribuicao aprecio, e completamente enviesado e revela problemas muito graves.
ResponderEliminarVieira fez de facto muita coisa. Mas a historia e a experiencia que adveio do passar dos anos a frente do SLB mostrou que geriu o Clube como se uma das suas empresas se tratasse. Se nada tivesse feito nao teria sido possivel continuar com a "empresa" SLB aberta e a continuar a beneficiar das imensas vantagens que dai vieram.
E quando os seus interesses falaram mais alto os dos SLB ficaram para tras. Ha imensos exemplos disto, com o sabotado Penta a cabeca.
Mas para mim estes aspectos nem foram o pior e mais nefasto da sua gerencia.
Vieira tambem levou para o Benfica aquilio que ele e como homem. Um chico-esperto, sem escrupulos, com valores muito duvidosos, e que se sente bem a lidar com gente da sua laia que infelizmente trouxe para dentro do Clube. E enlameou o nome do Clube. Isto nao tem perdao.
Isto tudo se deixarmos de fora o facto que nem sequer e Benfiquista. Se houvese duvidas, as entrevistas e outras intervencoes miseraveis que fez depois de ter sido corrido pela justica provam-no a evidencia.
Um pulha que faz parte do passado.
O SLB e futuro eterno.
Já tinha lido essa "opinião" e só não respondi nesse blogue porque fiquei enojado numa primeira reacção e porque me obrigava ao trabalho de elencar uma série de vigarices e maldades que essa personagem fez enquanto presidente do Clube.
ResponderEliminarDando de barato tudo o que seguiu, uns artistas com dois dedos de testa (José Guilherme, Bibi, Vilarinho, Somague, BES e outros que tais) viram a grande oportunidade que se alinhava para construir estádios (para o Euro, para a CAN e o aeroporto de Luanda em Angola, o do Atlético de Madrid e mais os que quem está por dentro do negócio saberá) e viram no Benfica essa porta de entrada.
Claro que obrigava a pegar num Clube em baixa financeira e desportiva, que era na altura a situação e tinha que se pegar em alguém com uma "sede" de dinheiro muito grande em contra com a pouca vergonha necessária.
Vilarinho dá a cara numa primeira fase e depois é lançado o "pobre dono do palheiro"!
O depois, o texto deste post explica.
E alguém (alguns) se encheu de dinheiro à conta do cartão de visita do SLB seja para entrar em Angola, com a filha do Zédú e do Mantorras à mistura (o Mantorras passou a ser e não sei se ainda é o importador da Sagres para Angola) seja para alguns negócios escuros com o Atlético de Madrid onde entrará a venda do Félix, o esquema do Sabrosa etc.
E estava eu ainda a remoer esse post no "Independente" quando sai a notícia do livro do Simões e as loas do dito ao pulha.
Isto quer dizer que ainda há muita gente com "dívida" para com as benesses que esse artista do palheiro distribuiu à custa do Glorioso e saudosos desses tempos.
Se numa primeira fase compreendo a decisão dos sócios olhando à situação do Clube e a necessidade de um salvador, já no seguimento e quando se começou a perceber que a personagem não estava lá por "amor" ao Clube (até é sócio dos 3 grandes) e o pessoal continuou a não querer perceber e continuou a votar no dito cujo, já não se aceita.
Tu aqui tens via verde és o opinador com maior número de comentários por post..... lá eras logo corrido.
EliminarPara veres a diferença ó burgesso, aqui tu também podes comentar sem ser corrido.
EliminarDemocracias!
Vieira para além de todas trabalhadas e proveitos próprios foi o melhor presidente da história do Benfica, dito pelo teu candidato Dr RGS e a imensa maioria de Benfiquistas.. ninguém a perfeito...
EliminarEstou à vontade para falar de Vieira. Ainda ele estava no Alverca, falava-se que viria para o Benfica e eu alertei para o que aí vinha. De nada valeu. Resta-me o orgulho de nunca ter votado na personagem.
ResponderEliminarMas...que "imensos casos" são esses? Algum sem origem no Altis? A verdade é que ainda não houve uma única condenação do Benfica. Nem haverá, apesar da enxurrada de buscas à SAD.
Detesto o Vieira, mas não é por aí...
mlm
ISTO; NUNCA ESQUECER:
ResponderEliminarA Comissão Parlamentar deixou à vista de todos o que já estava escrito no nosso blogue desde os idos anos de 2014: toda a gestão bancária das dívidas pessoais de Vieira foi feita dando a dívida do SL Benfica como contrapartida. À medida que a dívida de Vieira subia, a do SL Benfica descia bem como o investimento no clube. O PENTA foi sacrificado nesse processo.
QUE MAL LUÍS FILIPE VIEIRA FEZ AO BENFICA?
ResponderEliminarNinguém compreende. LFVieira tirou o Benfica da ruína em que estava há 20 anos, construiu o Estádio e o SeixalCampus, foi tetracampeão pela 1.ª vez, deu a supremacia desportiva (37>29>19) e económica ao Benfica, iniciou o futebol feminino, fez o Museu, etc. É isto o Vieirismo?
O Vilarinho foi aquele que não queria construir o actual Estádio. Queria fazer um estádio em conjunto com o Sporting. Pasme-se! Foi à Câmara Municipal de Lisboa fazer essa proposta. Foi esse Vilarinho e outros que agora estão no poleiro, que deixaram o Benfica chegar à ruína e falência em que estava em 2003.
ENGANARAM MUITOS BENFIQUISTAS. Isso foi o que os rivais quiseram e fizeram. As 'namoradinhas Azuis e Verdes do Altis'. Percebe-se. O Grande Presidente L.F. Vieira, da ruína em 2003, conseguiu derrotar os rivais, e alcançar a supremacia desportiva (37>29>19) e económica (14 anos consecutivos de lucro).
Acordem, Verdadeiros Benfiquistas.
(IMPRONUNCIÁVEL, sócio n.º 3857 do slBenfica)
Este sócio já deve estar com o Alzheimer.
EliminarNão vou relembrar as inúmeras trapalhadas em que o LFV meteu o Benfica.
Se há coisa que não deve ter é Alzheimer!
EliminarMuito lúcido, ainda faz parte da entourage que levou o pulha ao trono!
E, pelo que escondem (é só coisas boas) estão a trabalhar para tentar o regresso!
Caros sócios e adeptos do Sport Lisboa e Benfica, é com uma profunda preocupação que observo a persistência de uma idolatria por Luís Filipe Vieira, uma figura que, apesar de algumas contribuições positivas, deixou marcas indeléveis de gestão que, no mínimo, devem ser motivo de reflexão crítica. Este apego emocional a uma figura tão controversa é, em si mesmo, um obstáculo ao progresso do clube e um sinal de que nem todos ainda compreenderam a gravidade das suas ações enquanto líder máximo do Benfica.
ResponderEliminarÉ inegável que Vieira desempenhou um papel relevante em determinados momentos da história do clube. Contudo, o seu legado não pode ser dissociado das práticas altamente questionáveis que vieram à tona, nomeadamente a utilização do Benfica como garantia para os seus interesses pessoais e empresariais, em prejuízo claro do clube. A Comissão Parlamentar de Inquérito foi apenas uma confirmação pública daquilo que já era sabido: o clube foi instrumentalizado para fins alheios ao desporto e ao bem comum dos benfiquistas.
Aqueles que insistem em retratar Vieira como uma vítima ignoram os factos: a queda do investimento desportivo, a obsessão com o “carrossel” de Jorge Mendes que privilegiou negócios a interesses desportivos, e o sacrifício de um ciclo histórico como o Penta em nome de interesses financeiros obscuros. Estes são apenas alguns dos exemplos de como Vieira colocou consistentemente as suas prioridades acima das do clube. O mito de que sem Vieira o Estádio da Luz não existiria é, também ele, uma narrativa desprovida de fundamento, convenientemente criada para reforçar uma imagem de salvador que não corresponde à realidade.
A idolatria cega impede a análise crítica necessária. Muitos que hoje se insurgem contra o "vieirismo" esquecem-se de que o sustentaram durante anos. Sejamos francos: Luís Filipe Vieira não teria permanecido tanto tempo no poder sem o apoio de uma maioria silenciosa e acrítica, que preferiu ignorar sinais evidentes de má gestão ética e desportiva. É esta falta de exigência que permitiu que o Benfica fosse usado como uma plataforma de poder pessoal e como uma peça num jogo de bastidores que em nada serviu os seus interesses desportivos.
É chegada a hora de os benfiquistas, enquanto coletivo, fazerem uma profunda autocrítica. Vieira é passado, mas as suas práticas deixaram raízes que ainda hoje afetam a forma como o clube é gerido. Se queremos um Benfica forte, transparente e ambicioso, é imperativo abandonar a nostalgia de um passado turvo e focar no presente e no futuro. Só assim o clube poderá alcançar o seu verdadeiro potencial, livre de sombras e amarras do passado.
Aos que continuam a idolatrar Luís Filipe Vieira, deixo uma pergunta simples: será que o amor ao Benfica é genuíno se insistem em defender alguém que tanto o prejudicou?
(Sócio desde 1980)
E aquela espécie da auditoria não foi mais que uma encomenda para lavar a cara do sujeito e dos que ainda lá estão e tem rabos de palha no processo.
EliminarNão fosse o MP e, tal como foi dos votos que foram dar uma volta ao bilhar grande, o pulha ainda lá estaria a distribuir patacas!
Pataca a mim, pataca a ti e a mim pataca!
E duvido que a árvore tenha mirrado já!
Sinceramente, nunca percebi este endeusamento de presidentes. Nao só aqui mas o velho nojento que está prestes a quinar também é disso um bom exemplo.
ResponderEliminarVieira teve o privilégio de servir o Benfica e fez muito menos daquilo a que estava obrigado. Obra feita? Era sua obrigação. Nada demais, portanto.
Os benfiquistas têm de começar a ter um bocadinho de exigência e nao andar constantemente de boca aberta e a fazer vénias a coisas que são o que é normal de se ver da parte de qualquer gestor que abrace um clube de futebol.
Nem todos os benfiquistas são atrasados mentais. Chega de passar atestados de estupidez às pessoas com textos ao jeito do defunto Pedro Guerra. Eu dispenso.
Com franqueza caro Shadows, não se tinha perdido nada em não fazer eco neste blog de uma propaganda descarada. Prestaram-se a fazer de caixa de ressonância.
ResponderEliminarRapazes, não se mencione o excremento!
DESAFIO OS ACUSADORES DE LUÍS FILIPE VIEIRA a justificarem, uma por uma, as calúnias e acusações que lhe fazem.
ResponderEliminarSERÃO CAPAZES de mostrar as provas e os documentos em que baseiam essas calúnias e acusações? Ou são ofensas irresponsáveis nas redes-sociais, que, de forma imatura e impune, lhe fazem?
TERÃO CORAGEM para isso, ou não?
1 – O ‘PENTA’. É crime não ter alcançado o ‘penta’? É motivo para expulsão de sócio não ter ganho um ‘penta’? Então, por esse motivo, expulsávamos todos os Presidentes que nem sequer ganharam um ‘tetra’? Digam lá.
2 – “ROUBOU O BENFICA”, acusam. Mas não houve uma ‘Auditoria Forense’ exaustiva, feita por uma entidade (EY) independente, escolhida por esta Direção, que durou mais de 1 ano de análise exaustiva? E o resultado não é público, e não está publicado e disponível? E essa ‘Auditoria Forense’ não iliba Luís Filipe Vieira de todas essas acusações e calúnias? Logo, não manchou a imagem do Benfica, pelo contrário, o resultado da ‘Auditoria Forense’ prestigia-o a ele, e ao Benfica. E os que cobardemente o andaram a acusar disso, agora, perante estas provas objectivas e independentes, não lhe pedem desculpa? A ele, e a todos os sócios e adeptos. E saem impunes desta ofensa cobarde ao Benfica?
3 – “FEZ ESQUEMAS ILÍCITOS PARA O BENFICA GANHAR”, seja no caso do Vitória de Setúbal, seja no caso dos ‘Emails’. Então, o Tribunal não condenou os autores dos ‘Emails’, afirmando que foram falsificados? E não obrigou os do fcPorto que fizeram isso a pagar 1 milhão de euros ao Benfica? No caso do V.Setúbal, apesar do MP manter a acusação, não é claro para todos que não há nexo causal nesse pretenso beneficio, pois nessa época o V.Setúbal ganhou os jogos ao Benfica. São factos, indesmentíveis. E é isso que justifica as calúnias e as acusações? É na base destes factos, que há Benfiquistas que continuam a acusar Luís Filipe Vieira? E, esses caluniadores, não têm vergonha de continuarem a contribuir para denegrir a imagem do Benfica?
4 – “O BES, O NOVOBANCO, E O ‘PALHEIRO’. Então, afinal, o Tribunal não condenou o BES/NovoBanco no mês passado no litígio que mantinha com Luís Filipe Vieira, dando-lhe razão sobre o valor dos terrenos, e na culpa por o Banco não os ter promovido? E os caluniadores e acusadores de L.F.Vieira, agora, calam-se e fingem que não aconteceu nada? O que merecem estes caluniadores, ao continuarem a prejudicar a imagem do Benfica com acusações falsas? E ninguém os pune?
QUEM ESTÁ, AFINAL, A PREJUDICAR O BENFICA?
Para quando, todos sem excepção, passarem a defender o Benfica contra esta campanha orquestrada pelos rivais, na qual muitos adeptos e sócios foram ingenuamente induzidos?
A BEM DO BENFICA
E Pluribus Unum
(Pedro Pereira, sócio n.º 3857 - 1)
Ora aí está uma defesa à Sócrates!
EliminarE à Salgado!
E à Casa Pia!
Os culpados são sempre a PJ, o MP, os juízes e no fim ainda processam o estado!
É assim que esta gentinha defendida por escritórios de advogados pagos a peso de ouro se safa!
Como diz o povo, rouba uma galinha e vais de cana. Rouba um galinheiro e recebes um prémio!
Quantos milhões pagou e está a pagar o SLB a advogados por causa das matrafanices do pulha?
Quando aconteceu isso com anteriores presidentes que defendiam o SLB com urbanidade?
E dizes isso sem te rir
EliminarJá vi que nunca abriste um livro la vida rapaz
Escreves isso sobre o Vieira lol e acerca do BES então
Epa rapazola a eutanásia dá jeito nestas questões
Não te acanhes
vieira, valorizar o seu trabalho é só surreal, quanto a Rui Costa e os custos estupidos dos serviços extremos, diria
ResponderEliminar#Manteigas25#Noronha25 ou outro qualquer que seja um gestor qualificado e apaixonado pelo Benfica
sejam quais forem os resultados
Fui ver o texto e sim o bierinha meteu se a jeito desnecessáriamente mas um bocado impossivel de negar o que vem no texto.podem dizer o k quiserem i don t care tb acho que no ultimo mandato e parte do penúltimo ja estava muito mal em termos de gestao de contratações...pra nao falar da fase covid que mts tubaroes cortaram salários e no nosso Benfica e nao no vosso,nem um funcionário perdeu 1 euro..podem me meter numa caixa estereotipada tudo o k não sejam factos crediveis vale zero...inaceitável do meu ponto de vista são insultos gratuitos por muitos erros que claramente cometeu os factos dão um saldo mais que positivo é so tirar o odio do coração vão ver..
ResponderEliminarvolta vale que estas "aperdoado" que tirar do clube pelos vistos não é pecado é mérito.
ResponderEliminartens razão existem muitos hipócritas, alguns até passaram pelas direções do vieira, outros pelas do vale.
E alguns ainda lá estão a lavar os tapetes com creolina!
EliminarVieira devia ser expulso de sócio do Benfica, pois ele nunca foi do Benfica, aproveitou-se do Benfica para ganhar algum, aliás essa história de aproveitamento começou com a transferência de Mantorras e desde aí foi sempre a roubar o Benfica.
ResponderEliminarQuem é amigo do pior inimigo do Benfica, o maior mafioso que surgiu no futebol português, estamos a falar de Pinto da Costa, com quem almoça regularmente, e não satisfeito, também é amigo do grande empresário do doping, Alexandre Quintanilha, que patrocinava os batoteiros do ciclismo, e com quem partilhava também demoradas degustações à mesa.
Ainda há quem tenha coragem de dizer bem deste trafulha, vigarista profissional que emporcalhou o nome do Benfica e conseguiu distorcer, pela sua nefasta acção, a imagem e a reputação do clube.
Vieira foi um pesadelo que percorreu durante quase duas décadas a vida do Benfica, e ao contrário do que alguns lambe-botas afirmam, ele não salvou o Benfica coisa nenhuma, pelo contrário, só o tornou mais pequeno e elitista, pois quem manda derrubar um estádio com 120 mil lugares e ergue outro em sua substituição com capacidade apenas para 65 mil, está tudo dito.
Para desancar no Vieira e no vieirismo cá estou eu, na linha da frente como sempre estive, enquanto outros andavam distraídos a bajulá-lo.
Falar ainda hoje deste verme é uma ofensa aos grandes presidentes que o Benfica teve ao longo da sua grandiosa história, que não se podem comparar a este vigarista, responsável por uma das páginas mais negras do clube.
Estes textos de elogio e apoio ao vigarista, que de quando em vez vão surgindo no mais diversos espaços, trazem água no bico, e obedecem a uma estratégia de purificação do bandido, que se vai movimentando nos bastidores para se mostrar e não ser esquecido, pois das suas malévolas intenções pode-se esperar tudo, sobretudo quando sabemos que o actual Benfica, desde o seu presidente até aos abre-alas do costume, são todos vieiristas e por cá ainda continuam, passando informações ao seu guru.
Vieira deve ser expulso de sócio do Benfica o quanto antes, só assim se evitam mais surpresas desagradáveis, pois num clube em que a maioria dos sócios são tansos e cegos, prevenir é o melhor remédio...
Acorda, Benfica!
Namouche
Em off-topic, veja-se o que os fdpt dos junta-letras e pés de microfone, quando as notícias não são a favor do sistema calam!
ResponderEliminarUma notíciazinha em rodapé de que Nuno Lobo andava a ser espiado e que recebeu mensagens ameaçadoras.
Quando está a Liga em questão e com notícias tipo máfia, fica-se por umas linhas e pronto?
E depois querem que os respeitem!
E porquê???? O FDGP que o ROLHA levou p/ a Liga, Rui Caeiro( da SAD do Bruno de Carvalho) anda a ESPIAR e INTIMIDAR/CHANTAGEAR, o Nuno Lobo, e as pressTITUTAS tentam ENCOBRIR, para ajudarem o METRALHA nas eleições.
EliminarLol um cadastrado que até homicídio alegadamente cometeu
ResponderEliminarTodos sabemos do tráfico do bicho todos até quem finge não saber
Vieira transformou o Benfica numa máquina de corrupção gigante e não adianta negar
Claro que nem sempre foi ganhar por corrupção mas passar panos por cima de uma organização criminosa e tao ou pior que pertencer a mesma
Não obstante elegem o número dois dele lol
Isto nem escrito dava um filme melhor
O teu comentário está ao nível do Vieira.
EliminarBoas,
ResponderEliminarLFV, é realmente passado, e graças a Deus por isso.
agradeço de forma sincera, pelo primeiro mandato, é certo que se não fosse ele provavelmente seria outro a fazer a obra e a reerguer o Benfica de uma situação financeira calamitosa, mas o certo é que foi ele, e para o bem e para o mal estou-lhe grato por tal.
Pois lembro-me bem, como acredito que todos aqui, de Um Benfica depauperado e sem qualquer rumo, e com estruturas fisicas decadentes e modalidades á deriva. (não é momento para ser exaustivo)
Passado o primeiro mandato, o meu Benfica deixou de ser meu, passou a ser uma empresa de gestão de compadrios e agenciamento de jogadores, com varios chefes para os diferentes destinos do clube.
Passou a imperar o lucro e a opacidade da gestão sempre sobre a égide das parongonas (A LÁ TRUMP):
SLB CAMPEÃO EUROPEU OUTRA VEZ!!!!, e com esta máxima tudo foi valendo e aceite, para os mais crentes. (os descrentes, chegaram a ser agarrados pelo pescoço enquanto falavam em plena AG) LEMBRAM-SE????? ( mesmo assim foi reeleito, a autocracia dominava a exemplo de qualquer bom país, manietado pelo poder instalado.
Vieira não é branco nem é preto, para mim, na história do benfica será sempre um cinzento bastante escuro.
SLBDOPOVO
Interessante a idolatria que ainda persiste em torno de Vieira.
ResponderEliminarDizem os seus defensores, "Vieira fez muito pelo Benfica".
E um presidente que lá esteve 16 ou 17 anos, era suposto não fazer nada?
Para quem esteve presidente tanto tempo, Vieira não fez muito pelo Benfica.
Acho que fez pouco.
Mas o maior problema de Vieira, ou melhor, o maior problema do Benfica, não tem a ver com o que Vieira fez pelo Benfica.
Tem a ver com o que o Benfica foi obrigado a fazer por ele.
Vieira é um self-made-man dos negócios.
Mas o negócio mais lucrativo da sua vida foi, de longe, muito longe, o Benfica.
O Benfica começou por ser a origem de muito dinheiro com estádios e outras grandes obras de construção em Portugal e no estrangeiro.
EliminarE mesmo com ele fora do Clube já estava o afilhado a preparar a malta para a cidade Benfica!
Você aldraba. É mais um que mente e aldraba. Não acredito que seja Benfiquista. Deve ser um infiltrado Verde ou Azul.
EliminarEstás a olhar para o espelho?
Eliminare a convenceres-te do que és!
O teu dono e o pinto da costa deixam tantos órfãos!
Sem esquecer o contexto e a limitação que o Benfica tinha de capital, o estádio sub-dimensionado e o complexo comercial circundante não foram uma boa obra. Representam uma perda de receita potencial enorme, sobretudo quando contabilizada ao longo dos anos, porque o Benfica mete facilmente 80.000 pessoas no estádio. É um complexo desportivo e comercial que apenas ao fim de 20 anos está desactualizado.
ResponderEliminarMAIS UMA VEZ LUÍS FILIPE VIEIRA TINHA RAZÃO. De 65 mil para 70 mil? É mais um acto de gestão incompetente de Rui Costa e da actual Direção. Se o Rui Costa fosse competente tinha feito o que Luís Filipe Vieira, em 2021, disse para se fazer. Que era, nos próximos três anos (2021 a 2024) abater a Dívida do Benfica para metade, e com esses 250 milhões de euros de crédito aumentar a lotação do actual estádio para 90 mil espectadores.
EliminarNão vou entrar em debate sobre a exequibilidade dos planos de LFV em 2021. Nem sobre como a dívida do Benfica foi convertida em obrigações e reduzida com antecipação de receitas do contrato mais errado da história recente do Benfica (NOS).
EliminarUma redução agressiva da dívida em 3 anos obrigaria a um desinvestimento significativo no futebol. Quem andou por cá no tempo do Vietname lembra-se de como a falta de expectativa de vitória, mais do que as derrotas em si, levavam a assistências de 40.000. Isso só por si derrotaria o objectivo de ter um estádio maior.
Certo é o Impronunciável (e LFV) recorrem à demagogia agressiva. Vejamos:
1) Aumentar a lotação para 90.000 no caso do nosso estádio/complexo é impossível sem mandar tudo abaixo. Ora, a proposta de LFV reduzia a dívida a metade e a seguir aumentava-a para o dobro!
Porque um estádio moderno de 90.000 lugares em 2027 (no mínimo) custaria muito mais do que 250M. O estádio com 60.000 lugares em 2003, com projeto "copiado" custou sensivelmente isso em dinheiro actual. Os estádios actuais que se estão a construir em Inglaterra, Itália ou Espanha passam facilmente do dobro desses valores (Tottenham custou 600M, Barcelona custará 900M, etc.). Mas mesmo 250M é mais de metade da dívida bancária/obrigações de 2021 e até da actual. Com isso não se faz um estádio de 90.000 lugares, e LFV sabe isso!
Apetece-me dizer que foi assim que a Alemanha perdeu a guerra! Ou seja são essas alavancagens que resultaram na falência das empresas de LFV (e de muitas outras). Funciona enquanto se pode pedir mais empréstimos e ir pagando os juros.
2) A decisão e projecto do estádio/complexo actual foi da responsabilidade, entre outros, de LFV! Assim como os espaços comerciais, pavilhões, etc. E LFV foi presidente do Benfica 17 anos desde a abertura do estádio. Devia ter vendido meia equipa e antecipado receita para mandar abaixo um estádio com menos de 20 anos? Acho que não. Então porque o recomenda? E o parque de estacionamento que ali nasceu depois do Euro, foi responsabilidade de quem?
Como eu disse no comentário original, as circunstâncias eram as que eram. Havia que fazer um estádio rapidamente para 2004 com pouco dinheiro. Havia duas opções realistas: remodelar ou reconstruir.
Em vez de uma infraestrutura para 50 anos, acabou por se fazer um estádio inferior à dimensão do Benfica, que ficou rapidamente desactualizado (até tecnologicamente) e um complexo circundante medíocre que não gera receita e não atrai as pessoas. Podiam facilmente estar a ganhar mais 20M EUR/ano entre bilhética e rendas de espaços comerciais.
Eu compreendo que à época fosse difícil financiar uma obra melhor. Faz-me é confusão tecer loas a LFV como construtor de um estádio e "complexo desportivo/comercial" que rapidamente se revelaram insuficientes e travam o crescimento do Benfica.
Esse comentário é um erro, em Economia. O problema do dinheiro e do financiamento, em Economia, não é de 'numerário'. A sustentabilidade e o sucesso económico é incompatível com essa sua análise e opinião. Uma dívida de 100 euros pode ser pior, para quem emprestou, do que uma de 1 bilião de euros. A questão é que lucros essa despesa garante no tempo. E um estádio de 90 mil espectadores, inserido num complexo comercial de excelência, mesmo com todas as reconstruções que seriam necessárias vale esse investimento. O que é preciso, para que isso aconteça, tal como aconteceu em 2004 com Luís Filipe Vieira, é que o Presidente não seja um Banana, e tenha competência para ser Presidente do Benfica. E PLURIBUS UNUM
EliminarNinguém falou em numerário. Aliás, nem sei o que quer dizer com isso. Suponho que quisesse dizer liquidez, ou tesouraria.
EliminarComo eu disse, funciona enquanto houver financiamento e se conseguir pagar juros. E quem é que emprestava? A banca desde a troika que não empresta dinheiro para futebóis. O clube ou a Benfica Estádio não tem activos significativos para além do estádio, que é o que teria de dar como garantia. Os encargos da dívida teriam de ser passado para a SAD.
Já as obrigações pagam juros em função do risco. Ora, os juros não são meigos, como o último relatório e contas mostra, e uma empresa mais alavancada teria de pagar. O Benfica tem actualmente 175M EUR em obrigações, sendo as últimas emitidas a mais de 5%. Se aumentasse para 350 M EUR o passivo disparava e ficava com capital próprio negativo, ou seja em falência técnica, mandando os juros se calhar para perto de 10%.
Portanto, se permanecesse competitivo e não houvesse um COVID qualquer ganhava 20M em receita anual, mas se calhar punha ainda mais do que os tais 20M EUR/ano às costas da SAD durante 30 anos.
Lá está, se a coisa correr bem e enquanto houver quem empreste vai-se safando. Se a maré baixar descobre-se que andava a nadar sem calções. Como as empresas do Vieira... Os empreendimentos teriam todos dado lucro. Ficou foi sem cheta...
Obviamente cometi um lapso. Se as obrigações fossem da Benfica Estádio não iriam ao balanço da SAD, só os encargos da dívida enquanto aumento do "aluguer". Ainda assim, dado os resultados negativos dos últimos exercícios parece-me pouco avisado.
EliminarMas o Impronunciável empresta ou fala com os seus amigos investidores. E a construtora do Vieira faz parte da obra para terem o seu quinhão do lucro garantido.
É TRISTE DEMAIS…
ResponderEliminarTanta energia e esforço a atacar e vilipendiar «um dos Nossos» (E PLURIBUS UNUN). E tanta tibieza e fraqueza a atacar e defender o Benfica dos rivais.
Os que atacam desta maneira vil e injusta um dos três melhores Presidentes de toda a história do Benfica, sem qualquer base credível senão meras opiniões subjetivas sem provas factuais, fazem aquilo que os rivais querem. Os caluniadores (pois opinar é diferente de caluniar e acusar sem provas) de Luís Filipe Vieira são os rivais do Benfica a falarem dentro do próprio Benfica. Os rivais até se riem, desta armadilha que orquestraram e perpetraram.
A IMAGEM DO BENFICA está exatamente igual à que era antes desta campanha dos rivais. Uma imagem de prestígio, que é testemunhada todos os dias em todo o mundo. O Benfica, em comparação com aquilo que se passou nos outros clubes rivais (em Portugal e no estrangeiro), tem uma supremacia ética e moral muito maior do que eles. Mas os caluniadores de «um dos Nossos» continuam a querer manchar o nome do Benfica, mesmo depois das provas da ‘Auditoria Forense’.
É TRISTE. Perante os desafios que os rivais do Benfica estão a colocar ao seu futuro (centralização dos direitos TV, gigantismo institucional da Liga+Federação para controlar e impedir a supremacia do Benfica, distribuição de cargos na Arbitragem e organizações desportivas, etc.) ver a alegria destes caluniadores de «um dos Nossos». Que, perdem toda a força, motivação e energia quando se trata de defender o Benfica. Viram-se para dentro do Benfica, para o denegrir e destruir numa luta fratricida, em vez de dedicarem o seu talento e força a lutar contra os rivais que querem derrotar o Benfica.
É TRISTE. Ver como a campanha dos rivais conseguiu acolitar tantos benfiquistas jovens, sem experiência da Vida, e sem conhecimento de campanhas iguais a esta que ocorreram no passado.
E PLURIBUS UNUM
(IMPRONUNCIÁVEL, sócio n.º 3857 do slBenfica)
RIR… "Confesso que me rio para mim, quando ouço: agora é que vamos ver o que vale esta administração sem o treinador e sem o diretor desportivo.” (Frederico VARANDAS, 15 nov 2024).
EliminarUm dos nossos? Vá de retro Satanás!
EliminarDefender um escroque que colocou o nome do Benfica na lama, que tanto fez para denegrir o Benfica, terá por certo uns valores éticos ao nível do pulha. "Diz-me com quem andas... dir-te-ei quem és!
Fala em Auditoria Forense exaustiva. Nem Auditoria nem exaustiva! O que foi dito foi que foram auditados 22 contratos de jogadores. Quer o escriba dizer-me o que foi feito com as centenas de outros que o pulha fez ao longo de anos?
É ofensivo confundir o escroque com o meu amado Clube. Esse pulha nunca foi e espero que nunca venha a ser o Benfica! Nem Cosme Damião nem Ferreira Queimado nem Borges Coutinho o foram!
Tanta cegueira que mete nojo! Só pode ter algum interesse subterrâneo...
desculpa não simpatizar com presidentes que mandam os sócios para o caralho e empurra "opositores", manias de querer gente de nível á frente do clube, não ligues
Eliminardesculpa não gostar de ordinários mentirosos, frequentemente disse A e não A num espaço de meses quiçá semanas
LFV é um enorme fdp, que se serviu do clube
Com o dinheiro que entrou mal seria senão fosse capaz de fazer um centro de formação, o tipo não tem um pingo de visão é ver os negócios pessoais e o ter enterrado mil milhões de euros em venda em pernetas, comissões especiais, offshores á msneira, Francisco Veras ás pazadas, os apoiantes que vão pró...
Com o trabalho que esta personagem está a ter já deve ter gasto a caixa da graxa.
EliminarPensava eu que o Guerra não tinha deixado metástases mas afinal...
Esse também enquanto era junta-letras descobriu que o pulha tinha roubado um camião e ainda havia para ali um morto à mistura e no fim defendeu-o até à morte!
E deixou testemunho!
Impronunciável? pois! palavra mal cheirosa é o que é!
Sim, «um dos Nossos». Um dos melhores de toda a história do Benfica. Já se compararam com Luís Filipe Vieira, naquilo que deram ao Benfica? E não têm vergonha, daquilo que dizem aqui, nestas redes-sociais? Vocês não são do Benfica. São rivais infiltrados, quiçá, pagos para virem destruir o Benfica.
EliminarDe melhor já passou a "um dos melhores", que fica mais vago... Um dos quantos melhores? 3? 5? ou 34 melhores?
EliminarPara um sócio com número relativamente baixo tem uma memória muito curta. Ferreira Bogalho, Vieira de Brito, Borges Coutinho, Ferreira Queimado, etc. Todos incomparavelmente melhores que Vieira em todos os critérios, sobretudo nos da seriedade e defesa da imagem do Benfica. Os mais antigos, como Félix Bermudes, etc., não conheço. Dou de barato que LFV tenha sido melhor que o Rui Costa.
REPITO. Um dos três melhores Presidentes de toda a história do Benfica. E, obviamente, «um dos Nossos» (E PLURIBUS UNUM). O que não acredito, é que muitos destes Comentaristas anti-Vieira sejam do Benfica, ao lermos os comentários que fazem aqui. São infiltrados dos rivais do Benfica (as namoradinhas Verdes e Azuis do Altis que orquestraram esta campanha usando Vieira) com o propósito de destruir o Benfica.
EliminarEstou totalmente de acordo com o título deste Post de Shadows. «Vieira não volta, é passado, e o que interessa é o futuro do Benfica». Não podia estar mais de acordo. O meu argumento e crítica baseiam-se no facto de, menorizar e não valorizar o legado de LFVieira, é um acto que prejudica o BENFICA. E uma estratégia usada pelos rivais para, ao manter uma luta fratricida dentro do Benfica, impedir a sua supremacia. Enquanto não nos unirmos na escolha de um novo Presidente, com capacidade empresarial e de gestão para enfrentar os desafios presentes e futuros da indústria do Futebol... é o Benfica que perde. É ESTE O MEU ARGUMENTO E CRÍTICA.
EliminarÉ exactamente por ser sócio do Benfica há tanto tempo, desde 1968, que conheço bem o que se passou. E assisti a este erro várias vezes. Muitos dos Presidentes que mencionou eram pessoas respeitadas. Mas muito deles foram responsáveis pela ruína e decadência em que o Benfica estava em 2003. Não se trata das Pessoas, da sua índole, ou da sua intenção. Trata-se do que fizeram em prol do Benfica.
EliminarFelizmente acho que todos percebemos quem lhe enche a impronunciável gamela.
EliminarSenão, quando fala de sermos todos infiltrados podiamos pensar que era tonto. Ou que, como na história do soldado de passo trocado, acha que os outros é que vão todos a marchar mal.
Mas também ainda há 2 ou 3 viúvas do Vale e Azevedo, por isso pode-se esperar tudo.
achar que alguém que era o braço de mão do corrupto mor enquanto esteve no alverca e que fingiu zanga com o mesmo para cair no goto destes idiotas inúteis é um dos nossos explica muito a qualidade dos presidentes que tem sido eleitos, vale e vieira
EliminarNo Blog 'Benfica Independente', hoje, foi assim que respondi: QUEM É MAIS BENFIQUISTA?
ResponderEliminarALGUMA VEZ, a maior parte dos que aqui escrevem contra Luís Filipe Vieira vivenciaram o Benfica antes dele? ALGUMA VEZ jogaram pelo Benfica a serem apedrejados, em campos de terra, cuspidos em campo, sem ganharem um cêntimo, calcorreando o país à chuva e ao frio, por amor ao Benfica, como eu, e vários milhares? Alguma sabem o que são os valores e a alma do Benfica, para virem aqui dizer quem são os que têm valores e amam o Benfica, e quem não são os não os têm?
«Luís Filipe Vieira não volta, é passado, e o que interessa é o futuro do Benfica». É esta a minha opinião. O meu argumento e crítica baseiam-se no facto de, menorizar e não valorizar o legado de LFVieira, é um acto que prejudica o BENFICA. E uma estratégia usada pelos rivais para, ao manter uma luta fratricida dentro do Benfica, impedir a sua supremacia. Enquanto não nos unirmos na escolha de um novo Presidente, com capacidade empresarial e de gestão para enfrentar os desafios presentes e futuros da indústria do Futebol (que não é de certeza Rui Costa, como é óbvio, nem tem a ver com ganhar mais um jogo ou não)... é o Benfica que perde. É ESTE O MEU ARGUMENTO E CRÍTICA.
Fazer um Blog, para atacar o que vai na alma e nos valores de milhares de Benfiquistas que têm uma opinião de Luís Filipe Vieira como a minha, e votaram nele durante 20 anos, é defender ou prejudicar o Benfica? É contribuir para unir ou para dividir os Benfiquistas, numa luta fratricida que muito agrada aos manipuladores rivais?
Não terá chegado o momento de porem a mão na consciência, e perceberem o mal que estão a fazer ao Benfica, e o erro que estão a cometer?
E PLURIBUS UNUM
esse gfdp que se serviu do Benfica, e meteu na lama as boas pràticas respeitadas orgànicamente pelo SLB respeitado em todo o Portugal, lembrar a este socio 3857 que foi o dono do palheiro que deu apoio inequivoco a estes ladrões da FPF e da LIGA
ResponderEliminarVIVA o BENFICA