O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

O SL Benfica ideal e o SL Benfica que temos

. 22 comentários

O resultado de ontem no AVS mostrou de forma evidente as várias insuficiências do nosso plantel, por um lado, mas também do treinador transitório escolhido por Rui Costa.

De facto, Bruno Lage não passa de uma solução transitória, uma espécie de penso rápido para tentar conter os danos das péssimas decisões que foram a renovação de Roger Schmidt e a sua manutenção no cargo para esta temporada.

E Bruno Lage não é novidade para qualquer de nós.

Tem qualidades como pessoa e treinador, mas não é nem será nunca um treinador de topo.

Desperdiçou as 2 oportunidades boas que teve fora de Portugal, uma delas num clube que 1 ano depois da sua saída vence o Campeonato Brasileiro e a Libertadores com outro treinador português sem nome firmado. Aliás, no Brasil tivemos Jorge Jesus, Abel Ferreira e agora Artur Jorge, todos campeões do Brasil e vencedores da Libertadores. Lage… só conseguiu fazer 15 jogos.

Quando Rui Costa teve que remendar os erros cometidos com Roger Schmidt e escolheu Lage, eu tomei a decisão de não escutar qualquer conferência de imprensa do novo treinador, após escutar meia dúzia de palavras dele quando foi apresentado. E assim tem sido.

É a forma de não criar anti corpos com Lage… quando como ontem…voltasse a ser Lage.

Temos várias oportunidades de criar uma vantagem anímica com este final de ano, e para já deitamos fora a primeira.

Mas o que todos têm que se lembrar é que há uma diferença enorme entre o SL Benfica ideal e o SL Benfica que temos.

O atual SL Benfica é limitado na qualidade do plantel e no banco.

É limitado quanto às escolhas da Direcção e da ADM da SAD, muitas delas por incapacidade ou incompetência.

Mas também é limitado pelas opções dos adeptos e sócios.

E neste momento, nestas semanas finais do ano de 2024, o SL Benfica precisa de apoio, de força e com isso, vem a exigência de quem diz “Estou presente!”. Essa presença é nos estádios mas também nos cafés, na nossa casa ou na de amigos…

Não será certamente de dedo apontado ou a desejar derrotas do SL Benfica que se conseguirá seja o que for.

Ou com caças às bruxas, quando na maior parte dos casos os “caçadores” nem competência têm para gerir uma mercearia, quanto mais um mundo de negociações e negócios que envolvem milhões de euros.

Este não é o SL Benfica ideal… mas continua a ser o NOSSO SL BENFICA.

Não temos que bater palminhas a más exibições ou a decisões medíocres, mas temos que no jogo a seguir estar lá para apoiar e não para imitar o que qualquer lagarto ou andrade fariam se estivessem ali.

Há quem esteja empenhado em fazer da vida associativa do SL Benfica uma AG permanente, provavelmente querendo que um dia até a marca do papel higiénico tenha que ser decidida pelos sócios, em votação de braço no ar.

Eu por mim vou fazer o que tenho feito: na ficha de jogo tapo o nome Lage.

O que me importa é que no final dos 90 minutos, o SL Benfica vença, seja quem for que estiver no banco ou em campo.

No final de 2024, falamos.

Virá o tempo em que um SL Benfica mais próximo do que consideramos ser o ideal terá oportunidade de ser discutido. Mas agora? É tempo de ganhar jogos, nem que seja por 1-0, no último minuto.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. No contexto gosto do treinador, nunca seria a minha escolha, mas parece-me que tem feito um trabalho decente. Os nossos avançados são um mistério, o Pavlidis marcava que se fartava e agora é isto, o Arthur tento defender o jogador, mas não entendo a sua contratação nem a do Tengstedt, o Amdouni parece ser um bom jogador mas não é um goleador. Vender em Janeiro o Arthur por 15 ou 14,7 milhões de euros (observem aironia) seria sempre uma excelente decisão. Havendo dinheiro é trazer um avançado da América do Sul e/ou o Henrique Araújo, a última oportunidade, ele merece mais uma chance.
    Ontem até começámos bem mas na segunda parte nos últimos 30 minutos a equipa desapareceu, observei ontem o United do Amorim e acho que o Benfica deve manter uma posse de bola inócua caso esteja sem energia coletiva impedindo os adversários de se aproximarem da nossa baliza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se pode ganhar um campeonato quando o treinador mete meia equipa suplente para poupar para os próximos três pontos desprezando os três pontos presentes?

      Esta equipa tem que mandar embora metade dos jogadores sem categoria para representar o clube desde todos os pontas de lança que nada valem até ao Antonio Silva que coitado o rapaz não acerta de modo nenhum. O Barreiro é algum médio para o SLB?
      O Lage em vez de pedir apoio aos ´sócios levantando os braços quando está á rasca sem saber o que fazer á equipa, devia ser um treinador a sério e não o incompetente que é.

      Eliminar
    2. porque razão ninguém culpa as contratações? e ninguém culpa quem faz contratações? pelos visto o presidente de futebol percebe pouco....... e o culpado é sempre o lage? pois agora percebo porque ninguém escreve sobre o jaime antunes.

      Eliminar
    3. Santanoco, tanto insistes que vou escrever sobre o Jaime Antunes!
      É mais uma rolha do pulha ao nível do Seara.
      E mais não sei.
      Aparentemente, sabes mais mas não dizes.
      Ilumina-nos nesta quadra tão propícia, faxabôr!

      Eliminar
    4. laurence gostas de ter ratas em tua casa? se calhar gostas. eu gostava uqe alguem esclarecesse qual a funçao do jaime na direçao? passar info para fora? o presidente estar a pagar favores de anos passados? lixo sem exigencia como tu o SLB nao precisa

      Eliminar
    5. Caro Santanoco,
      No meu comentario nao disse nada sobre a direccao, contratacoes, no fundo sobre tudo o que o Benfica e actualmente e a distancia para o Benfica ideal e que todos nos gostariamos que fosse, porque o Shadows ja o tinha dito no seu excelente post e de uma forma bem mais eloquente.
      Limitei-me a expressar a minha frustracao pela falta de garra e atitude no ultimo jogo e ate em jogos anteriores.
      Como isso me transforma num benfiquista reles e-me dificil de compreender.
      Fico sempre surpreendido e triste quando vejo a facilidade com que benfiquistas nao reles como tu usam o insulto pessoal neste Blob que e de todos os Benfiquistas.
      Reles e nao reles.
      Um abraco Glorioso

      Eliminar
    6. lopes uma empresa digna e eficiente precisa de exigencia maxima todos os dias. No SLB isso não acontece, pelo menos no que nós podemos ver - equipa de futebol. Agora não aceito que ratazanas que traiem o clube estejam no mesmo, e ninguem abre a boca nem nada escreve. e nao aceito que haja meninos a jogar que nao tem a atitude que o SLB glorioso merece - tipo garotinho kokchu. nao é á pancada que isto se resolve, mas a mim nao me veem a dar palmadas nas costas de que mnao merece. faço isso no fim do campeonato. salarios principescos e em dia, ficam amuados? comigo nao funciona!!!!!

      Eliminar
  2. Concordando com o desenvolvimento do tópico, observo somente que o título proposto de «O SL Benfica ideal e o SL Benfica que temos» deveria ser complementado por outro que revelasse consciência profunda e exposição do que se vai passando no Benfica: «O SL Benfica ideal, o SL Benfica que temos, e o SL Benfica que poderíamos realisticamente ter sem magia nem idealismos mas que continua amordaçado, manietado e subalternizado por meia-dúzia de benfiquistas pintados de fresco...»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Problema do Benfica é a Direção, o Rui é um tipo porreiro mas falta-lhe a visão e capacidade de um empresário mediano, ele como dirigente á muito fraco.
      #Manteigas25#Noronha25#qualquer gajo competente benfiquista com uma visão espartana dos custos e expansiva na vertente desportiva com bom senso#25

      Eliminar
    2. e que perceba de futebol.......se calhar há centenas de treinadores de bancada que percebem mais que o presidente.......... e ganham zero.....enfim analfabetismos

      Eliminar
  3. Lage é um benfiquista, mas não é, nunca foi, e muito provavelmente nunca será um treinador ao nível de exigência de um grande clube como o Benfica.

    Rui Costa optou pelo seu «momento Varandas» com o repescar de Lage, talvez movido pela má-consciência de no passado ter sido um dos que exigiu a crucificação de Lage ao tempo de Vi€ira...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Marco Silva parecia-me ser a melhor decisão no Verão passado, está há 4 anos no Fulham suspeito que aceite vir para o Benfica se lhe derem um plantel de qualidade. O trabalho dele é de grande qualidade, respeitado por todos, dirigentes, atletas e associados.

      Eliminar
    2. Quando em vez de nos jogos anteriores ir introduzindo um ou outro jogador de forma a que haja mais entrosamento geral e rodagem individual, anda-se a sobrecarregar os mesmos e, de repente, mudam-se 5 ou 6 duma assentada!
      Mais valia ter apresentado a equipa B que talvez mostrasse mais fio de jogo.
      O Silva, prefiro o Ota mesmo todo roto.
      Entra o Di Maria quando estás a andar para trás.
      Tiras o Leandro e o Tino fica no banco quando estás a necessitar de segurar o meio-campo.
      Resumindo, foi uma vergonha de jogo muito por culpa da tática.
      Temos jogadores para fazer melhor que aquilo.
      Se calhar não temos é treinador.
      Como eu gostava de ter ouvido a conversa no balneário ao intervalo.
      Se calhar foi para segurar o 0-1 como costuma ser hábito.
      E essa treta do todos juntos e das tretas do "somos imparáveis" só mostra a falta de confiança que anda por ali.
      O único jogador que evitou maior descalabro foi o Trubin!
      Espero que os antis também venham agora aceitar isso.
      Agora para esse jogo em atraso contra uma equipa práticamente igual à de ontem quero ver se volta a montar a equipa da mesma maneira para dar mais equilíbrio ao campeonato.
      Tinha alguma graça dispararmos na classificação!

      Eliminar
    3. O Marco Silva é treinador com nível para a Premier, e por isso recusou ir ganhar bastante mais para Arábia...

      Duvido que equacione sequer um regresso ao futebol português nos próximos anos.

      Eliminar
  4. Excelente post.
    Para este plantel depois do jogo de ontem e para o treinador deixaria esta mensagem.
    Deixem-se de rodas depois dos jogos, deixem-se de conversas da treta nas conferencias de imprensa, deixem-se de mensagens de merda nas redes sociais e joguem a bola.
    A vida e dura para quem e mole.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sobre quem faz contrataçoes estás calado? Sobre a vergonha da administração nada dizes? O que achas do jaime antunes pagar almoços ao vieira? Enfim reles benfiquistas sem exigência o clube não precisa

      Eliminar
  5. Também acho uma parvoíce a roda no relvado. Aquilo não faz sentido nenhum. O Lage que seja profissional e meta a jogar sempre os melhores e não poupe ninguém se quer ganhar alguma coisa.
    Podíamos chegar ao Sporting com um ponto de avanço mas Lage é um mentecapto como treinador.

    ResponderEliminar
  6. O Benfica ideal não é seguramente o Benfica que temos, como também o perfil de sócio que temos hoje não é o ideal e exigível para um clube com a grandeza do Benfica.
    Foram os sócios e mais ninguém que deram corpo a duas décadas malditas de governação vieirista, e muitos deles, ainda hoje, nutrem pelo vigarista um sentimento penoso de saudade, e a prova disso mesmo, foi como elegeram o seu benjamim para dar continuidade às suas más políticas.
    Sejamos claros: se Vieira ainda por cá continuasse iria apoiar o fantoche Pedro Proença ao lugar de líder da Federação, mas não se iludam, porque Rui Costa prepara-se para em breve fazer o mesmo.
    Podemos até tapar o nome de Bruno Lage ou até desligar o som para não se ouvirem as baboseiras que diz nas suas conferências de imprensa, podemos fazer tudo isso, até dizer que deixou o Botafogo e veio para o Benfica que estava a arder, numa terrível tendência por clubes inflamáveis, mas no fundo tudo são estratégias elaboradas para desviar atenções e encontrar escapatórias para poupar da crítica as incompetências e ingenuidades de Rui Costa, seguramente o responsável pela actual situação do clube, mas ainda mais responsáveis são os sócios que votaram nele e o puseram lá.
    Os tais que aplaudem tudo no Estádio, as falhas, as fífias, as abébias, e todo um ramalhete de mediocridades, tolerando exibições confrangedoras, faltas de entrega e exigência, vitórias sofridas arrancadas a ferro, porque depois, no final de tudo, ainda se acredita no Pai-Natal, que transportará no trenó puxado por renas, o tão ansiado primeiro lugar, apesar dos já sete pontos perdidos com equipas menores da nossa pindérica liga.
    Bruno Lage não será o único rei-mago desorientado sem encontrar a tal estrela que nos leve aos bons caminhos, nem queiram fazer dele o único camelo desta história mal contada, pois se o menino está nas palhas deitado, aquecido pelo bafo da vaca e do burro, o Benfica ainda hoje está a pagar pelas diatribes do dono do palheiro, caucionado que foi pelos votos mirrados, incensados e dourados dos sócios-herodes.
    Acorda, Benfica!

    Namouche

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno Lage só serve para ser contratado para chicotadas psicológicas em modo sprint.
      E dar tempo a que em 5 ou 6 jogos se contrate um treinador com modo maratona.
      Se ele faz palestras com os jogadores como nas conferências de imprensa dá para adormecer não para motivar.

      Eliminar
  7. Lage até poder não ser o treinador ideal para o Benfica. Mas neste momento, se os adeptos voltarem aos tempos do alemão com assobios e protestos, a equipa voltará a jogar sob pressão e começará a perder pontos uns atrás dos outros e adeus campeonato. O que me parece é que há alguns jogadores que estão já a pensar no mercado de janeiro julgando que o Benfica já é pouco para eles. Jorge Mendes está com pressa de vender António Silva e o empresário do Kokçu também. António Silva devia olhar para Tomás Araújo e perceber que tem muito que aprender. Kokçu devia ver Pablo Aimar no youtube para adquirir a consciência que afinal é um jogador perfeitamente normal e muito longe de ser um jogador diferenciado.
    Não me interessa ter sido o melhor jogador dos Países Baixos. Lá o futebol não é como em Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses dois, boa viagem!
      Ou não prestam mesmo ou andam com o miolo noutras andanças!
      O que me preocupa serão os pés de chumbo que o "parceiro estratégico" vai buscar à prateleira dos avariados para repôr o stock.
      Ainda estou para perceber (por acaso percebo) para que existem funcionários do "scouting" se quem escolhe as novas contratações são o Mendes e o banana.

      Eliminar
  8. O maior problema do Benfica, há muitos anos, é o que tenho referido várias vezes ao longo dos últimos anos também....mentalidade, mentalidade, mentalidade.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking