O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Serão os FSEs a raiz de todos os males?

. 37 comentários

 


Este é o novo bicho papão que anda na boca de todos os benfiquistas. Chega a ser divertido ver como alguns falam disto e misturam conceitos, comparam com os rivais... na prática sem qualquer noção do que se está a dizer. 

O Luis Mendes dizia que era preciso baixar 15% estes custos. Ora, 15% são cerca de 12,3M€ mas vamos assumir que estes valores em 2024 foram na ordem dos 100M e vamos por isso assumir que é preciso baixar 15M!

Está bom de ver que apenas o top 5 de rubricas (total de 62,5M) podem contribuir de forma material e a rubrica de "outros" (total de 9,3M)... dado que correspondem a 87% dos ditos FSEs.

Ora, vamos la ver isto então:

Licença da Marca Benfica é basicamente dinheiro que a SAD subvenciona ao Clube para pagar custos das modalidades. Estamos disponiveis para reduzir os 4M (cotização) mais estes 8M de orçamentos para as modalidades do clube? Ok... imagino que a resposta é não.

Gestão Operacional da BTV poderia ser uma opção, mas queremos então reduzir os conteudos, tempos de emissão, etc? Sim, porque tempo "no ar" custa dinheiro para transmitir jogos. Queremos deixar de transmitir alguns jogos da formação ou modalidades que é onde estça o maior custo? Queremos passar a ser como a SportingTV ou, pior, o PortoCanal? Ok... imagino que a resposta é não.

Com isto lá se vão 16M dos 71M que correspondem aos 87%.

Sobram as deslogações que gastamos 6,3M vs por exemplo 5,7M do Sporting. Podemos sempre equiparar... já conseguimos poupar aqui quase 0,6M dos 15M necessários. A chatice é que se juntarmos aqui o que o Sporting chama de "Combustiveis", eles até gastam mais que nós.

Sobram os Trabalhos Especializados (14M), que o FCP gasta ainda mais (15,5M) e o Sporting 4,4M mas depois tem outras rubricas que seguramente incluem o que FCP e SLBenfica gastam nesta rubrica como Subcontratos (10M). Podemos assumir que gastamos mais ou menos o mesmo os três clubes?

Sobram então a "Gestão Operacional do Estadio" que não existe nos rivais como tal e está espalhado por varias rubricas e desde logo porque admito também que parte desses custos ficam no clube. Mas vamos assumir que eles fazem isto por 70% do custo (o que será absivo a julgar pela quantidade de rubricas onde estamos muito alinhados).

Se assumirmos que isto da para baixar 30%, temos aqui 7,8M (coisa que acho sem sentido, mas vamos por aí para ver).

Depois há o tal amado custo de Seguraça e Vigilância que não está como tal no relatorio do SCP mas está no do FCPorto e a diferença é 1M ou 1,5M salvo erro. Portanto se uniformizassemos, estamos a falar de juntar 1M aos 7,8M... para um total de 9M de 15M necessarios.

Acham mesmo que o problema de termos de vender jogadore são os FSEs? NÃAAAAO! Ou melhor, não sim, mas não é - de longe e como podem ver - o maior problema.

O problema é a politica desportiva errática...

Mas sem fechar o tema dos FSEs deixo algumas sugestões, algo que infelizmente continuo a não ver muitos dos criticos dizer onde e como cortariam custos... sendo que a minha principal preocupação (dado o impacto residual) seria muito mais em como incrementar receitas do que em cortar estes custos:

  • Antes de ir ao particular há duas coisas que penso que merecem ser feitas: 1) auditoria interna simplificada (max 2meses) aos fornecedores e rubricas. Que serviços são prestados, contrato em vigor e abertura do fornecedor a rever (se for identificada essa viabilidade)
  • Com base nos dados do ponto anterior, chamar cada fornecedor e dar nota de abertura de concurso para as suas áreas de serviços na data de renovação e dar oportunidade de proposta renovação antecipada (se o fornecedor for qualificado em 4 ou 5 de 0 a 5 em qualidade de serviço)
  • Fornecedores com notas abaixo de 3 (satisfatório) em preço e/ou qualidade, devem ser notificados imediatamente da não renovação de contrato de dada oportunidade resolução antecipada se o entenderem. Caso contrário, honrar o contrato e não renovar
  • Casos especiais de falta de qualidade de serviço ou preço desajustado do mercado de forma comprovada, se o fornecedor não resolver, análise de viabilidade de resolução do contrato unilateralmente. Se não for viável, honrar até final e notificar da não renovação
Quanto ao real problema, todos conhecemos e ainda hoje discutia isso com dois ENORMES benfiquistas:
- Salários altos no futebol profissional
- Custos elevados com processos de contratos de formação (com elevadas comissões)
- Base arrastada de varios negocios com prejuizos para o SLBenfica
- Contratações sem base de retorno desportivo bem financeiro

Estes quatro pontos, sim, são os que levam a que os custos estrangulem as receitas - que são brutalmente mais elevadas que os rivais (logo os custos é normal que também o sejam, por isso os benchmarks são inuteis).

Como se elimina isto?

Assumir que tem que haver um ano zero! Um ano de excessivas receitas (vender talvez dois / tres jogadores sem que se tenha que fazer um forte investimento) para realmente sanear custos, equilibrar os custos correntes e avançar para uma politica desportiva mais criteriosa, que tem que passar por um novo modelo de governo da SAD, por uma nova política de profissionalismo, por ter profissionais (bem) remunerados que evitem andar a ter custos espalhados por varios mecanismos, empresas e subcontratações. etc.

Tudo coisas já sobejamente ditas aqui no NGB. Ao qual um juntaria o mais importante para evitar o anterior ou pelo menos suavizá-lo: um plano de incremento de receitas. E ideias não faltam... porém, esta direcção sem capacidade empresarial nunca terá esse posicionamento ou conhecimento.

Dito isto: "Aceitam-se ideias não de quem saiba mais mas sim de quem queira fazer melhor".

Ou seja, podem comentar, criticar, o que quiserem... mas pelo menos tenham coragem de apresentar ideias, alterantivas.... comprometam-se com as criticas que fazem ou "guardem a viola no saquinho".
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

37 comentários

  1. Concordo que o problema é a politica desportiva errática e que incrementar receitas é prioritário.
    Até porque analisar rácios internos com custos de Fornecimento e Serviços Externos comparando com benchmarks de setor é uma tarefa impossível devido à opacidade do setor. Basta dizer que os principais clubes europeus não disponibilizam esses custos de forma transparente, distribuindo-os por várias rubricas sem especificar, o que diz bem do estado do futebol empresa e como se tornou um grande investimento para a criminalidade organizada. Mas com o mal dos outros posso eu bem...

    Por outro lado, afirmar que os Fses andam na boca de todos os benfiquistas é uma hipérbole sem sentido que ajuda a desviar as atenções da venda do João Neves pela metade da cláusula e da vinda de um jogador que nos últimos 8 anos apenas fez 1 completa sem lesões. As sugestões sobre controlo financeiro interno são boas, mas básicas em qualquer organização média e o facto de em 20 anos de Vierismo e de suposta e propagandeada profissionalização não terem sido implementadas diz tudo sobre o modelo em vigor e o seu propósito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/8/24 08:35

      Mas,....... é assim:

      A VENDA DO JOÃO NEVES FOI UM ESCÂNDALO!

      Eliminar
  2. Anónimo1/8/24 18:33

    Caro Benfiquista:
    Não percebo nada de "contas", sendo além do mais a minha formação profissional na área das ciências humanas;
    Dito isto, permito-me questionar se o problema / desequilíbrio financeiro, não advém do grosso das receitas / resultados operacionais serem alocados / orçamentados (excessivamente) aos custos com o pessoal / plantel principal ?
    Eu creio que sim; Aliás, esse é o drama dos 3 grandes em Portugal, sendo aliás o Benfica o que paga melhor. No entanto, para cumprirem os orçamentos (excessivamente otimistas do ponto de vista do cenário "macro"), têm necessidade das receitas extraordinárias (liga dos campeões / venda de jogadores).
    Assim, pergunto: como é que os 3 grandes se devem financiar ? Sim, porque é impossível gerar receitas para pagar a um jogador o que se paga lá fora - e aqui entra o facto de estarmos neste cantinho sem expressão e escala. Esqueçam, pois, a utopia de "reter talento". Qualquer jogador, tendo um contrato de uma liga estrangeira onde vai ganhar 5 6 vezes mais, vai-se embora...

    Penso que a ideia seria trabalhar mais a questão da receitas - como refere -, mas ainda mais do que isso: encontrar um modelo alternativo de financiamento com também já tem sido levantada essa questão por diversas vezes neste espaço. Algo que, dos 3 grandes, só o Benfica conseguirá. Sendo que o pressuposto deste modelo alternativo de financiamento é o clube continuar a deter a maioria do capital social da SAD. Algo como tem o B. Munique (que já foi falado aqui, mas que eu, ignorante na matéria, ainda não percebi bem).
    O caminho terá sempre quer ser por aí....; o produto em Portugal, com o circunstancialismo do "Tugão", nunca gerará receitas para podermos gerir sem ter que vender.....
    Fica a reflexão.
    Saudações Gloriosas !





    ResponderEliminar
  3. Anónimo1/8/24 19:04

    Mais importante é que o Renato ja aterrou em Lisboa e os preços da Superbock já subiram por aumento da procura

    Bota o Barriga cheia, joelho roto.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo1/8/24 19:28

    Gasta-se muito em honorários, porque o Benfica está sempre metido em falcatruas

    ResponderEliminar
  5. Anónimo1/8/24 19:29

    O Benfica não deveria precisar de gastar um cêntimo em publicidade e propaganda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/8/24 00:14

      E depois como é que pacovios como tu compram a nova camisola?

      Eliminar
  6. Anónimo1/8/24 19:35

    O Benfica deveria atacar os jovens da formação do Porto e do Sporting que a juntar aos do Seixal seriam o futuro.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo1/8/24 19:43

    A raiz de todos os males reside na estupidez habitual dos sócios que aumenta ainda mais em tempo de eleições.

    ResponderEliminar
  8. O Vi€iri$mo infestou o clube com uma cascata de «fornecedores amigos» que não saíram com ele.

    A «teia de negócios» construída é gigantesca, e aproveitou-se para a mascarar com a escala do Benfica, deixando-a desenvolver o pretendido caudal de parasitismo.

    Os alicerces e primeiras experiências do «parasitismo empresarial» no Benfica foram introduzidas no consulado de Damásio, o que abriu novas e muitas perspectivas aos oportunistas que gravitam em torno do Benfica.

    Vi€ira elevou a nível industrial esses esquemas, no clube e na sua actividade privada, disponibilizando uma autêntica «Via Verde» (Ahhh... Soares Oliveira!...) e «R€d Pa$$ VIP» a todo o bicho careto disfarçado de empreendedor (e muitas vezes de benfiquista).

    A despesa do Benfica refém desta constelação de negócios tornou-se incomportável mesmo para um clube desta dimensão. Como me sintetizava um economista há poucas semanas em conversa sobre o Benfica: «O Benfica com esta despesa fixa precisa de receitas excepcionais em todos os exercícios, o que não é expectável nem pode ser a base de um modelo de gestão com mínimos de bom senso e aderência à realidade».

    A venda de João Neves é o exemplo acabado disso mesmo: um jogador excepcional que é vendido por metade do valor de Enzo ou de Félix, essas sim vendas excepcionais...

    ResponderEliminar
  9. Silverio Manuel1/8/24 20:33

    O Benfica sem EO não sobrevive
    O Benfica sem vender jogadores inflacionados ou não, não sobrevive
    O malabarismo da contabilidade faz parte do “jogo “ todos o fazem ora mais altos ora mais baixos
    Mas a
    SAD é defecaria
    Nunca pagou dividendos mesmo com “supostos “ lucros record nem nunca
    Pagará
    os 3 grandes mais ou menos ao seu jeito em termos reais não respiram saúde financeira
    Vão encontrando balões que os alimentam em bolhas
    De tempos a
    Tempos um dos 3 grandes está numa
    Crise profunda
    Senão aguardemos
    Enfim mas é e lei do “jogo “ que jogamos
    A dívida cresce vamos pagando e fazer mais dívida permite respirar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/8/24 21:47

      A sad é o quê?

      Eliminar
    2. Anónimo2/8/24 23:18

      Acho Que dá para perceber o que queria dizer mas em todo o caso tens razão
      Mas aplica se na mesma

      Eliminar
  10. Não tenho formação/experiência no campo desportivo para poder contestar ou aprovar o volume dos valores acima.
    Se podem ser cortados ou não, só quem estiver muito por dentro da actualidade do Clube o poderá dizer e mesmo assim padece de contestação.
    O que posso dizer é que só na época passada, o que se gastou em jogadores, salários e comissões que deram em nada, cobria esses valores a brincar.
    Isto de quem não percebe nada de gestão financeira mas que, pelos anos a virar frangos como adepto de futebol, percebe muito bem que pelos valores esturrados em pés de chumbo e jogadores que não encaixaram ou de quem o treinador não gosta, pode muito bem ser considerado de gestão danosa!
    A distribuir por quem teve papel nessa gestão!

    ResponderEliminar
  11. Diz o Benfica by Gb "Chega a ser divertido ver como alguns falam disto e misturam conceitos, comparam com os rivais... na prática sem qualquer noção do que se está a dizer" . , TEM CA UMA PIADA, o que eu sei é que o Benfica é o clube mais incompetente a face da terra, vende como ninguem , compra mal como ninguém, o que obriga depois a vender novamente!! e para quê? para lutar todo borrado contra um porto em falencia tecnica aos anos e um scp que tinha tido um ataque a academia e mesmo assim consegue ganhar menos troféus que o Braga que nem um terço tem do orçamento do Benfica, qualquer CEO a sério entrasse no Benfica e visse potencial do Benfica, e olhasse para os resultados, despedia todos na hora, por incompetencia ou conivencia. Somos o unico clube do mundo que nao consegue uma hegemonia com rivais tao fracos!! O UNICO!! pelo contrário sabotam o benfica, empurram os putos para saltar fora, e deixam os rivais crescerem com balões de oxigénio , e os burros dos sócios ainda votam nesta corja!!
    Nem mesmo a quantidade de pessoas que querem sair do Benfica porque nao sao atidos nem achados e porque teem valores e principios, os faz despertar, preparem-se para comer as colheres a história que o João Neves queria ir embora, porque é muito dinheiro e é dificil um jogador ficar no Benfica quando se vê rodeado de dinheiro!!
    Divertido? é mas é altamente preocupante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O primeiro jogador Benfiquista em muitos anos (coisa rara!) que não queria sair à primeira, é empurrado porta fora e com os batedores a querer convencer os adeptos que foi ele que quis sair.
      A rapaziada que está na calha para subir ao escalão maior vai registar isto e vai ser um pagode!
      Grande exemplo está-lhes o Clube a dar!
      Depois chamem-lhes mercenários!

      Eliminar
    2. É isso tudo. E o caminho para a mudança passa por denunciar todos aqueles que são coniventes com a situação em troca de umas avenças. Eu já aqui avisei faz anos sobre certos blogs que se assumiram como críticos do sistema, mas nos momentos chave servem para controlar a contestação, dividir a massa associativa e desviar o voto para quem não tem hipóteses de ganhar. Para bom entendedor...

      Eliminar
  12. FSEs! Foda-se q puta de nome para uma rubrica financeira . Vergonha alheia…adorei vê-la repetida vezes sem conta neste triste texto.
    Em relação ao conteúdo, não foi este escrivã q acha q se gasta muito nas modalidades? Eu tenho cá para mim q a ordem de grandeza é semelhante.
    Uma no cravo outro na ferradura. Nada de novo portanto!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo2/8/24 00:40

    O Shadows tem razão, o principal problema são os salários dos jogadores e treinadores.
    O Benfica tem uma massa salarial altamente elevada face ao sporting, é o dobro do sporting.

    Medidas fáceis e rápidas para diminuir essa massa salarial para metade:
    - vender excedentes com salários altíssimos: neres, kokcu e Cabral pela melhor oferta razoável. Neres: 20 a 25M, kokcu: 25 a 30M e Cabral: 13 a 15M. Só nestes 3 a poupança anual em salários seria de quase 15M
    -saída a 0 destes jogadores que não fazem falta: otamendi, di Maria e João Mário . Aqui está uma poupança de quase 20M em jogadores sem valor de mercado

    A saída destes 6 jogadores geraria uma poupança em salários de +\- 35 a 40M / ano e abria oportunidades aos mais novos de se mostrarem e gerarem mais valias financeiras no futuro

    - no futuro não contratar jogadores velhos sem valor de mercado futuro e que tem salários superiores aos mais novos
    - contratar jovens promissores em mercados como o americano por valores abaixo dos 10M(argentina, Colômbia, Equador, eua, México, etc), norte da Europa (Suécia, Dinamarca, Noruega, etc), asiáticos (coreia Sul e Japão) e África (Marrocos, Argélia, camarões, Senegal, Costa marfim, etc)

    Resumindo, baixar salários, baixar idade das contratações, não comprar nos campeonatos top 5 salvo alguma pechincha, apostar no Seixal.

    Comprar sempre jovens valores promissores com critério e somente os que precisamos que trarão retorno financeiro futuro e que tem salários muito mais baixos que as vedetas já velhas e gastas que só trarão despesa e nunca receitas futuras.

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
  14. Anónimo2/8/24 01:08

    Só para acrescentar ao meu último comentário:
    - não ter um treinador que ganhe 10M/ ano como actualmente temos. E se , ao menos, fosse um fora de série como o klopp mas que é pior que um José mota ou um Manuel Machado. Preferia o Ricardo rocha como treinador principal que este palerma que temos.

    Resumindo e concluindo: gastar pouco mas bem.
    - acabar de vez com contratações de velhos acabados e sem valor de mercado futuro e apostar nos jovens que serão sempre futuro e mais baratos.
    Contratar jovens promissores a preços baixos e trabalhar- los para craques, seja na formação seja já jovens com 18 anos como o o prestianni, o Nelson semedo, di Maria (com 18 anos), Enzo Fernandes.

    Nunca fazer o que está a ser feito com venda de jovens como o Neves, o ramos, etc para pagar contratações de 20 e mais Milhões e salários de vedetas acabadas. A continuação desta política levará a bancarrota financeira e a nada ganhar desportivamente

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
  15. independentemente de se aumentarem as receitas os custos tem de ser reduzidos sobretudos nos custos improdutivos como o fse.

    não sei se temos ordenados altos o que temos é uma massa salarial elevada mas muita dela se deve ao custo de jogadores incapazes.
    tensgted e jurassek por exemplo por muito pouco que ganham aumentam a massa salarial para nada.
    e neste não é falhar contratações, porque nunca se acerta sempre, é pura idiotice o tengsted é um cepo e o jurassek só podia falhar porque não é um defesa esquerdo.

    a politica de contratações tem de mudar só se contratam extremos, que por norma são dos jogadores mais caros e depois são contratados tantos ao mesmo tempo que se anulam uns aos outros.
    vide agora num espaço de um ano foram contratados o schejderup, o prestianni e o rolleiser neste juntos estão 40m e se um deles resultar é muito porque dos sois primeiro um vai anular o outro e o rolleiser pelos vistos para se aproveitar anda a ser adaptado.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo2/8/24 02:24

    Gb,
    Apresente aqui as diferenças nos custos com pessoal do Benfica e do Sporting. Aqui é que está a grande diferença de quem é campeao com metade dos custos (sporting) e de quem se comporta como um novo rico que gasta o dobro e ganha uma super taça.

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
  17. um dos vossos herois escreveu isto:
    Ao mesmo tempo, o clube agradecia a veteranos campeões do mundo pelos seus serviços, adios muchachos, gracias por todo, e abria uma nova página. Está o Benfica tão desesperado que vende por 60 (depois das comissões quanto fica no clube? 40, 50?) milhões um jogador com uma cláusula de 120? .

    Há quantos meses digo eu isto? vendam os mancos que a direçao tanto gosta.........ou o mendes não os quer? voces nasceram burros ou ficaram assim?

    ResponderEliminar
  18. as modalidades amadoras sao auto suficientes? ou é só para agradar aos amigos? gente mais inculta

    ResponderEliminar
  19. Como o futebol é algo simples, aqui vai uma ideia simples: seguir o exemplo da gestão do Ruben Dias para todos os jovens da formação que começam a jogar na primeira equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois vende-se o jogador por um valor aparentemente alto porque na volta tivémos que papar com um veterano que no mercado valia muito menos do que o que se pagou.
      E que até vem com cláusulas especiais como pôr a selecção da terra dele à frente do Clube que lhe põe o guito na conta todos os meses!
      Ou seja, se geriram bem no princípio, nop fim borraram a pintura.

      Eliminar
  20. Anónimo2/8/24 09:40

    23M por ano para fazer funcionar o estádio parece-me um exagero. Era preciso saber o detalhe desta despesa para se aquilatar o potencial de poupança.
    O mesmo se passa com o último item 9M de despesas diversas cuja importância nem merece discriminação deixa muitas dúvidas.
    O facto da direção financeira não detalhar estas despesas levanta muitas dúvidas. Os sócios deveriam exigir em assembleia geral o detalhe e a justificação das despesas. Está forma pouco transparente de gerir o que é dos sócios é de condenar. Quero acreditar que ninguém anda a roubar mas há de certeza aí muito potencial de poupança.

    ResponderEliminar
  21. modalidades que se auto sustentem. sem futebol masculino o SLB acaba. queres mais? mandar embora j mario di maria e otamandi, vê quanto se poupa. alguém aqui sabe fazer contas? onde anda a sub rubrica detalhada dos avençados? voces sabem o que é uma sub rubrica detalhada? pois...

    ResponderEliminar
  22. Mesmo do futebol podem-se cortar custos. O Roger Smith está construindo uma equipa que faz lembrar a equipa da sua primeira época. Uma equipa eficaz e entusiasmante. Isso partindo do princípio que as primeiras indicações da equipa se consolidam. Entretanto Otamendi e Di Maria lá continuam num outro continente e virão quando lhes apetecer (assim parece). Para quê? não virão acrescentar nada e pelo contrário vão prejudicar o equilíbrio da equipa que está se construindo. Para eles entrarem, quem vai sair da equipa? o Tomás Araújo? o Prestianni? Ora aqui está como se podem cortar custos. Dois jogadores que custam fortunas e que não vão acrescentar nada. Dava-lhes bilhete de volta.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo2/8/24 10:26

    Pois é mais um post para desviar a atenção...o que fizeram ao João Neves, não se faz, as negociações demorou o tempo que demorou, porque ele sempre recusou sair, mas enfim, obrigaram-no a sair, para que a SAD possa algum para tapar a MERDA que fizeram no ano passado...e meter e, dar algum ao parceiro estratégico, outros precisavam de algum para terminar a construção da moradia...enfim entregues ao Eduardo mãozinhas de tesoura.

    ResponderEliminar
  24. Gosto do texto e no essencial o que dizes é que se tem que acertar mais na politica de aquisições e que só esse acerto permitirá diminuir a necessidade constante de receitas extraordinárias/ venda de activos! Mais profissionalismo, maior assertividade. Creio que é uma verdade universal, mas o mundo não é tão simples como se tem visto. Não vejo nenhum clube a não o querer fazer ou a comprar e vender só porque sim...Entre um Prestianni e muitos outros jovens argentinos que passaram sem sucesso no Benfica, a fronteira é ténue! Procurar melhorar sempre é o caminho. Aprender com os erros também.

    ResponderEliminar
  25. ANÓNIM02/8/24 11:14

    TOCA DE CHOVER NO MOLHADO... À boa maneira Portuguesa quando as coisas estão mal, tarde ou nunca se endireitam... O Problema do Benfica é um problema transversal à nossa sociedade, e aqui falo especificamente da sociedade Portuguesa... QUER QUEIRAM QUER Ñ, enquanto o Benfica, e por arrasto pelo menos os Maiores clubes de Portugal, Ñ adoptarem uma Gestão Moderna à imagem do q se passa, por exemplo, em Inglaterra, ESQUEÇAM O FILME... q Ñ passamos desta triste "VIDINHA" de formar para vender... O paradigma do futebol Português tem q ser quebrado e mudado, CUSTE O Q CUSTAR, mas para isso à q olhar ao "BEM COMUM" em 1º lugar e Ñ apenas para o nosso próprio umbigo... DEPOIS QUEM TIVER UNHAS PODE TOCAR GUITARRA... O PROBLEMA É Q AS SANGUESSUGAS DO COSTUME, Ñ DEIXAM O "ANIMAL"-FUTEBOL, DE MANEIRA NENHUMA, NEM LHES INTERESSA...

    E PLURIBUS UNUM - ENTRE MUITOS, UM...

    ResponderEliminar
  26. Benfiquista2/8/24 14:01

    Vou sempre achar estranho como uma das típicas sanguessugas maiores do benfica, o mafioso mendes, consegue ter tanto poder num certo carrossel de clubes. Que diz ele aos clubes sobre o jogador X ou Y que tanto influencia as decisões? Porque é que os clubes se vêm chulados por completo com comissões de 10% ou até 25% como chegou a acontecer aos corruptos do norte mas aceitam à mesma condições estapafúrdias?
    Engraçado como já é ele que trataria do ceição ir para um grande clube e apesar de tanta noticia plantada nos jornais, os grandes clubes teimam em deixar de fora das opções esse jagunço e o guarda redes formidável que lá têm faz anos....
    Mas voltando ao benfica...há coisas que parecem óbvias, está claro que o modelo de contratar por 20M cada gajo não serve e temos feito isso demasiadas vezes ultimamente, como também está errado os salários que lhes propõe, tem de existir alternativas mais baratas nesses níveis.
    E claro, a direcção continuar a servir os interesses dos outros....tomem lá balões de oxigénio ao vendermos os melhores da equipa todas das épocas, para lhes darmos hipóteses. Isso, aliado ao mais importante: não combater a liga, fpf, APAF, clubes amestrados ao sistema dragarto e CS amestrada que hoje em dia não mereciam sequer um jornalista entrar no estádio da luz. Porque isso está acima de todas as más contratações que possamos ter, partimos sempre atrás com tamanha parcialidade das arbitragens nojentas e CS a toldar o juízo dos benfiquistas (e aqui, regenerar a btv também que também essa não serve os reais interesses do clube).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/8/24 14:55

      Comissões nas compras e nas vendas! Onde é que já se viu?

      Eliminar
  27. Falou-se em «ano zero»...

    Sejamos ainda mais directos e objectivos: exija-se um «orçamento zero» ao Benfica...

    Uma limpeza clara e «reset» transparente dos «contratos & contratinhos» que infestam o Benfica desde há muito, e que anualmente se actualizam em crescendo, sugando cada vez mais avidamente a desejada «teta» das receitas do clube.

    Adivinho que tal causaria um terramoto digno de 1755...

    Haja coragem de agir antes do ponto de não retorno.

    ResponderEliminar
  28. GB o moléculasdemaorpelavida, o benficahexacampeão anda a dizer essa merda há mais de uma década e tu maos o eagle esfregam-me os R&C nas trombas, ide-vos... viver gerir é muito fácil basta ser-se minimamente benfiquista e apaixonado pelas vitórias.
    Um abraço.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking