O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 30 de abril de 2024

Artigos dos leitores do NGB: JP, de Glasgow, Escócia

. 33 comentários

Reza a ciência, que todos nós nascemos com um ‘dom’ qualquer. Albert Einstein, Pablo Picasso, Jorge Luís Borges e outros ‘sub’-escreveram este verbo adiantando, no entanto, que ‘se formos julgar/avaliar um peixe pela sua capacidade de trepar a uma árvore, o pobre animal vai passar o resto a sua vida a pensar que é estúpido.’

Decorre, todavia, deste teorema uma outra questão. A estupidez fruída pelo ‘peixe’ satura também por completo o perigoso ‘quase’ infinito hemisfério dos arautos cérebros que ‘um dia’ outorgaram ‘ao peixe’ o que, quer o Criador, quer a anatomia Darwiniana, jamais projectou: a condição de poder ser um ‘trepador.’

É que a estupidez ‘sentida, transpirada, cultivada, pelo ‘pobre peixe’ é mesmo herdada pelos que um dia lhe fizeram acreditar – a ele e ao mundo – que ele poderia trepar uma árvore. Faz décadas que nos meus longínquos bancos de escola tropecei nestes verbos ‘menores’ jamais imaginando que um dia poderiam descrever de uma forma catafórica a gestão do meu querido Sport Lisboa e Benfica.

É que já me tinha assaltado o frontispício da memória aquando do consulado de um ‘jotita ex-aluno do colégio militar’ que também um dia ‘os arautos de um determinado partido’ (alguns deles arrastando-se sabaticamente em hibernação politica pela SADSLB e BTV) decidiram fazer com que o ‘pobre peixe’ – quer dizer rapazola - acreditasse que ‘podia trepar por ali acima’ e ‘sentar-se’ presidente desse partido.

‘The writing was on the wall’ e num par de anos ‘esse partido’ – fundador da democracia liberal representativa portuguesa e único assumidamente ‘democrata cristão’ num país que não pode negar a sua pegada milenar histórica – está ‘ligado à máquina.’

As semelhanças com o momento histórico do Sport Lisboa e Benfica são inquestionáveis. Instituições míticas e populares esculpidas e regadas por vultos como Diogo Freitas do Amaral, Francisco Lucas Pires, Adriano Moreira, Cosme Damião, Vieira de Brito, Borges Coutinho, Fernando Martins viram-se e vêem-se na mão de lideranças medíocres. O adepto do Sport Lisboa e Benfica, como diria Vonnegut, ‘vive um perfeito pesadelo, é como se tivesse acordado uma certa manhã, e descobrisse que a rapaziada do liceu que frequentou governava o seu clube.’

O ‘pobre’ Sr. (P)residente deve perceber – de uma vez por todas – que o ‘tom’ – claramente desbotado - do seu ‘dom’ não está à altura dos pergaminhos da Instituição – que um dia previsivelmente - ‘lhe’ fez (P)residente da forma que foi. Comecemos pelo princípio.

1. A primeira vez que ‘leu’ como (P)residente, mostrou as cores do seu ‘nervo’ e disse ao que vinha. Digo ‘leu,’ porque foi precisamente isso que fez: ‘leu.’ Sabemos que na qualidade de Vice durante mais de uma década, não morria de amores pelo Presidente que lhe havia construído Presidente. Sabia-se também que o Presidente de então também não morria de amores por si. Aliás sabia-se que muitos outros quadros da cúpula (DSO por exemplo) não morria de amores por si.

2. Não obstante este ambiente, ali se manteve – vá-se lá saber porquê – e com isso visceralmente mancomunou-se através de um ‘silencio freudianicamente’ histérico e por isso doentio ao período mais negro da história do Sport Lisboa Benfica arrastando o clube para embaraçosos processos judiciais.

3. Aquando da mais do que previsível ‘queda’ do seu mentor, faz-se a púlpito improvisado em plena catedral e ‘lê’ um texto que, repito, define-o como pessoa. Não obstante, a forma como havia – merecidamente - caído o anterior Presidente (e seu mentor, como alias se vê pela sua gestão) era um ser humano, com uma mulher, pai de filhos e de netos, que se encontrava numa situação complicada, mandava a urbanidade, elevação e fino trato (comuns pela Damaia, mas mui raros em si) ‘um verbo singelo’ de solidariedade para com a pessoa. Afinal, ‘leu’ o texto que lhe puseram à frente como ‘noveaux president’ do Sport Lisboa e Benfica e estava em causa o anterior Presidente do Sport Lisboa e Benfica. Estava em causa o Sport Lisboa e Benfica.

4. ‘Mudou-se de moleiro, mas não se mudou de...!’ diz o povo. E volvidos 2 anitos já se berra ‘Rua Rui Costa.’ É que se é para andarmos com uma ‘cópia’ – ainda por cima desbotada – que venha então ‘o original.’ Vejamos algumas das diferenças:

a) Tal como o Presidente anterior, o actual (P)residente só fala ao PRAVDA (i.e. BTV) em patéticos momentos que fazem lembrar ‘as bafientas conversas em família’ de Marcelo padrinho de Marcelo afilhado Presidente da República.

b) Tal como no reinado o anterior Presidente, com o actual o passivo também não para de crescer.

c) Tal como no reinado o anterior Presidente, com o actual o empresário dos empresários continua com a ‘via -bem- verde’ e com ele se vão medrando aquisições, devoluções, vendas, etc.

d) Tal como no reinado o anterior Presidente, como o actual, também se contratam jogadores às paletes

e) Tal como no reinado o anterior Presidente, actual também ‘lê’ o que lhe escrevem. É que se fosse escrito por eles, não precisavam de ‘ler.’ Percebe-se claramente a gritante diferença de verbo oral seu vocabulário e construção frásica quando se entregava e entrega que nem ‘pato bravos’ às ‘conversas em família’ no PRAVDA (i.e. BTV) e do verbo que lhe escrevem.

f) Tal como no reinado o anterior Presidente, também o actual ‘tem imprensa’ dizem uns, quando se abe bem que um como outro tinha e tem estouvados pontas de lança plantados nos media para ‘promover a sua imagem...’

g) Tal como no reinado o anterior Presidente, também o actual ‘frita’ treinadores na praça pública. Ontem, depois do jogo com o Farense, percebe-se que Roger Schmidt, já não vai em ‘Luisões,’ e sem que lhe perguntassem desferiu uma critica viperina aos adeptos. Está Schmidt de Costa no preciso mesmo ponto – de ebulição – de Vitoria, e Lage de Vieira. E para alarme, o Schmidt de Costa tresanda mais a Jesus de Costa do que Vitoria e Lage de Vieira.

Como se percebe não há diferenças substantivas, excetuando: (a) Um é original e outro é copia e (b) um fez obra [estádio, museu, seixal] o outro prometeu uma cidade Benfica na sua primeira entrevista ao PRAVDA (i.e. BTV); mas prometeu um cidade como poderia ter prometido uma Casa do Benfica na lua. Como falou ‘sem ler...’ (c) a copia outorga-se como entendido da bola porque foi um ‘grande jogador’ enquanto o original ‘se exibia como campeão e sueca e bisca lambia pelas tasquitas das furnas.’ Não obstante esta diferença, sabe-se que o ‘outrora génio da bola’ pouco ou nada teve a ver com a maior parte das contrações mesmo quando era o ‘homem do futebol.’

h) Mas agarremo-nos à chacina de que tem sido vítima o treinador Roger Schmidt – entregue a Luisões conselhos (que lhe dizem a ele treinador ser normal o que ele treinador está a passar no SLBenfica!!!!) e cartas de Garcia (que dizem estar tudo bem no Benfica exceptuando a derrota com o Sporting!!!! ou seja, de uma penada ‘normalizou-se pela boca de ‘nuestro hermano Javier’ cinco sopapos com o FC Porto!!!!) – a coloquemos as seguintes questões:

a) Não foi este o treinador que conseguiu ser campeão e já este ano vencer a Supertaça ao FC Porto?

b) Não foi este o treinador que o ‘Rui’ (Meu Deus, até nisto a cousa bateu fundo!!! É o “Pinto da Costa,” o “Varandas,” o “Salvador” e ... o ‘Rui’!!! [já pesponta também um Luís André na Nortada] quis e conseguiu ‘blindar’?

c) Se a resposta que teve o ‘Rui’ foi ‘blinda Schmidt,’ qual foi a pergunta ou perguntas que foram feitas para obter essa resposta?

d) E quem é que formulou essas perguntas? O ‘Rui’? Os que se encontram à volta do ‘Rui’?

e) Será que o verbo do e no ‘blindado Schmidt’ se alterou? Então um treinador campeão com um plantel melhor faz pior? Um plantel com dois campeões do mundo faz pior do que um plantel com um campeão do mundo e a culpa é do treinador que foi campeão com apenas um campeão do mundo?

f) Será que o ‘Rui’ e os conselheiros do ‘Rui’ acredita(m) que o povo Benfica crê que o culpado desta época desastrosa é apenas e tão só o treinador?

g) Ontem ouvi num canal, um jornalista, que até o tenho como bom profissional, justificadamente incrédulo, como alias todos nós, a passar o maior atestado de incompetência ao ‘Rui’ (P)residente. Sugeriu que o ‘Rui’ falasse com o nosso ‘Toni’ para que este lhe desse uma mãozinha na ‘gestão do futebol,’ enfim ‘treinador,’ ‘jogadores’ ‘contratações’ (se estou a citar mal, que me perdoe o profissional, mas julgo que captei bem a ideia) (Enfim, mãozinha por mãozinha, o povo preferia o ‘ombro-mão’ do Vata). Pergunta agora o povo Benfica! Mas então o ‘Rui’ não foi ‘parido Vice e posteriormente Presidente precisamente por ter uma pegada de conhecimento – como poucos ou nenhuns – no e de futebol? Se ao nosso ‘Rui’ o futebol não tem segredos, a solução para o desastre em que se encontra o clube passa por um ‘back to the future?’ A incompetência é tao violenta que se recua para além do horror Vale e Azevedo em que o saudoso capitão Mário Wilson pegava na crise e nos oferecia uma Taça e Portugal. Com todo o respeito para o nosso ‘grande Toni’ que merece vénias perenes – e grande precursor de Mário Wilson – como pode ser esta a solução volvidas mais de 4 décadas?

h) Mas será que o ‘Rui’ percebe de bola, ou percebe ‘bola’ de bola – para me socorrer de Jesus sua primeira vítima? A pergunta tem cabimento total, pois o que se passa no futebol é um sintoma do que se passa no SL Benfica no seu todo. Faz duas semanas é o povo de Cosme Damião informado que vai haver um empréstimo obrigacionista de 35 milhões de Euros !!!!! três ou quatro dias depois, esse mesmo valor era anunciado que ‘trepava’ para 50 milhões. O que se terá passado em menos de uma semana? Como diz um conhecido ancião de um aldeia e xisto ‘estes putos não têm mesmo medo dos números!!!’ Depois de vendas estratosféricas no reinado do ‘Rui’ – dois anitos – (despachou-se Enzo e Ramos e outros quejandos excedentes contratados com o ‘Rui’ então Vice) para quê um empréstimo obrigacionista? Onde esta a auditoria externa? Onde está a revisão dos estatutos?

O ‘Rui’ que blindou o treinador deve perceber que não se delegam responsabilidades, mas sim competências. Um verdadeiro presidente - e não um (p)residente – não deixa um dos seus campeões, o construído arquiteto desse título órfão na adversidade.

Se o reinado da ‘cópia’ segue a mesma pegada que o do ‘original’ não admira que os sintomas continuem. É que a razão que criou o problema não pode nem vai se ela a resolvê-la. O ‘Rui’ foi um grande jogador foi sim senhor. O ‘Rui’ não tem condições para ser presidente do SL Benfica.

Regresso à forma como comecei. Começa-se a sentir no Sport Lisboa e Benfica os mesmos odores putrefatos típicos dos que se foram anunciando no partido convenientemente entregue/ganho a/por um ‘jotita ex-aluno do colégio militar,’ completamente impreparado para lidar sequer com a sua carreira pessoal – aliás aspeto bem comum ao actual (P)residente do Sport Lisboa e Benfica. Por mais que mudem e visual – barba no caso e um e óculos adultos no caso de outro e ambos de fatinho – provavelmente cortado no inglês – um e outro só revelam profunda impreparação para o lugar que desempenhou e desempenha.

E, para mal do povo do Sport Lisboa & Benfica, ao contrário do ‘pobre peixe’ rezado pela ciência, um e outro não tem noção da sua aguda impreparação e consequente mediocridade. O problema é que tal como o ‘pobre peixe’ não há como prepará-lo. Quanto aos acólitos que os promoveram (que serão precisamente os mesmos que o vão um dia escorraçar), oh, ‘Meu Deus é preciso estar mesmo muito desesperado para se acreditar num medíocre homem assim,’ como diria essoutro sábio António Lobo Antunes.

JP - Glasgow Escócia

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

33 comentários

  1. Se nao perdermos o medo do regresso de Vale e Azevedo numa qualquer manha de nevoeiro continuaremos refens do pos-vierismo e incapazes de abrir oportunidades para recuperarmos a vitalidade e valores do SLB.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela prosa..mas nao engana todos.Tenham paciencia, (e Democracia)faltam uns bons meses para as Eleiçoes..
      SLB Forever

      Eliminar
  2. É a Lei de Murphy a funcionar, quando uma qualquer coisa pode correr mal, vai correr mal com certeza!

    ResponderEliminar
  3. Sem usar palavras caras... CHEGA de BANANICES e toca de se convocar uma assembleia geral extraordinária, tendo como 1 unico ponto - as eleições antecipadas por desgoverno e incapacidade de gerir e levar o Benfica para a FRENTE e ñ para os lados e para trás à imagem do futebol q a equipa pratica qual pobreza franciscana...

    ResponderEliminar
  4. Perdi-me um pouco na forma do texto. Contei, são 83 aspas " " ao longo do texto.
    Mas acho que concordamos no essencial: RC não tem capacidade para ser líder do Benfica e, no fundo e no insucesso, vêm-se sinais do seu mentor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem é que tem? Não me venham com os do costume que não cumprem os mínimos. Apresentem-se como alternativas. A verdade é que num universo de 300 ppp sócios não se vislumbra um tão determinado e tão preparado como o vilas boas.

      Eliminar
    2. Para muitos, incluindo vários autores deste blog, nunca ninguém serve e, pelo meio, ficámos com LVF e RC.
      Mas e o Varandas servia para alguma coisa? Foi chacota durante meses e, pela calada, já vai para o seu 2.º campeonato (com aposta pessoal no treinador que custou 15M€). Agora o Vilas Boas é que é. Mas aqui nenhum serve.
      Será que pode passar a ser alternativa e "cumprir mínimos" quem tenha pelo menos mais do que a 4 classe? Ou acima do 5.º ano de escolaridade é inevitavelmente um "croquete" e já não serve?

      Eliminar
  5. Tudo muito bem escrito , com curva e tal , mas a alusão ao CDS ninguém percebe , o que é que o CDS tem a ver com o Benfica? Tás a comparar o jotinha ao Rui Costa? só pode ser brincadeira. O Rui Costa é um bom presidente mas precisa de gente competente na cúpula diretiva e no futebol profissional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a que nível é que é um bom presidente?
      A equipa principal de futebol ganhou 4 títulos nas últimas 7 temporadas (4 em 28!!).
      As modalidades são uma desgraça.
      É só mandar dinheiro para cima dos problemas...

      Analfabetos funcionais a gerir um clube desta dimensão dá nisto. Mas calma que o Vale e Azevedo e tal e coiso.

      Eliminar
    2. Anónimo2/5/24 12:42

      Analfabeto? o Rui Costa? você é daqueles que acha que um titulo universitário é garante de literacia e competência ?

      Eliminar
  6. Grande Benfiquista JP,

    Sou o COLUNA um INDEFECTIVEL da nossa BLOGOSFERA...

    Antes de mais tens ido ao nosso ESTÁDIO da LUZ?

    se foste repara bem as LEDS ficaram um espectáculo mas só aquilo NÃO CHEGA como é EVIDENTE...

    É preciso BANDEIRAS e TARJAS...

    E aquelas CARTOLINAS pelo estádio inteiro TAMBÉM!

    elas não apareceram mais na LUZ desde o início das LEDS...

    É um ERRO na minha opinião...

    Ainda agora o SPORTING as meteu num jogo deles...

    Eles vão fazer uma FESTA melhor que a nossa vais ver...

    Quanto ao SCHMIDT...

    despedir o alemão será deixar o PODER na RUA...

    nos ADEPTOS e nos COMENTADORES/JORNALISTAS...

    INFELIZMENTE hoje também somos um clube sem BANDEIRAS...

    somos um clube sem 'ALMA/ESPÍRITO' ...

    absolutamente nenhum...

    somos um clube carregado de ENERGIAS NEGATIVAS...

    é o que se está a passar no BENFICA...

    de novo hoje em dia...

    desde a DIREÇÃO/ESTRUTURA...

    à equipa e também adeptos...

    o BENFICA PERDEU a sua IDENTIDADE...

    o meu amigo PAULO FAROL também concorda comigo...

    Temos urgentemente de RECUPERAR a nossa ALMA e IDENTIDADE...

    As BANDEIRAS e a MISTICA tem de voltar ao ESTÁDIO da LUZ...

    Eu sei bem o que digo ...

    ResponderEliminar
  7. E que tal se respeitassem a democracia sob cuja égide foi eleito o atual presidente. Então a maioria dos eleitores elegeu Rui Costa e agora pretendem que algumas dezenas numa assembleia vão contra essa maioria? Deixem-se de brincadeiras perigosas. Não concordam com a atual direção, é criar uma lista alternativa e concorrerem às próximas eleições.

    ResponderEliminar
  8. Toda a mensagem dá trabalho a descascar.
    Temo que a malta do "3° anel" vá chupar uma mini Sagres ao fim do 2o parágrafo.
    Mas, apesar de não lerem tudo, não precisam para saber muito bem o que se passa no Glorioso.
    Sendo eu um 3° anel indefectível fiz um grande esforço intelectual para tudo ler para, no fim, dizer que subscrevo!
    Não que escrevo, infelizmente!

    ResponderEliminar
  9. Que escrever acerca de um texto, sem pés nem cabeça, e ainda por cima, depois de umas eleições, num dado clube e que transpareceu toda a podridão dos ditos cujos. LAMENTÁVEL e que serve a causa da CMTV,RECORD e outros energúmenos. E veja-se a lição de "democracia?" que o JPaulo e JoãoS nos dão. Serão aqueles do Servir o....SEMPRE SLB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, não SIRVO ninguém, a não ser a minha FAMILIA graças a DEUS, e quando alguém neste país, q outrora foi feito de gentes fortes, tem a coragem de chamar os "BOIS PELOS NOMES", aqui del rey q são uns malandros, q ñ são sabem viver em democracia, q lá vêm os fantasmas e os q andam nas sombras + os bobys e os tarecos , e no final como sempre quem se LIXA com F BEM GRANDE é o Benfica, pois andamos de medo em medo à espera das mudanças necessárias sem nada se fazer, tal e qual o q se passa com o nosso país e na politica.... Eu apenas escrevo o q está à vista e à frente de todos, portanto só não vê quem não quer ou está agarrado ao tacho como a uma bóia para se salvar... Assim, lições de democracia, infelizmente já tenho as suficientes vai para 50 anos com os mesmo de sempre=ps+psd/ad=TACHO PARA MIM/TACHO PARA TI... O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER, daí o Benfica ser cada vez mais a imagem deste triste e pobre país à beira mar plantado...

      Eliminar
  10. A boa escrita é clara e concisa. O texto está muito mal escrito, cheio de apartes e floreados. Serpenteia de tópico em tópico, sem concretizar claramente a ideia principal.
    E a analogia do CDS é irrelevante num texto sobre o Benfica.
    Acho que o NGB devia ter isso em conta antes de publicar algo.

    Infelizmente é o estilo nacional. Para quem escreve da Escócia está bem longe da tradição ensaísta anglo-saxónica.

    Resumo:
    1. Rui Costa, alegadamente, não ia à bola com LFV e DSO.
    2. Não obstante, comeu e calou durante anos.
    3. RC deu um golpe palaciano e uma facada nas costas de LFV.
    4. RC é uma cópia barata de LFV:
    - Desequilibra as contas do clube sem ter a capacidade de gestão do antecessor.
    - Usa a BTV para fazer a apologia da sua direção, tal como LFV.
    - Deixa treinadores a cozer em lume brando para alijar responsabilidades, tal como LFV.
    - E afinal não percebe assim tanto mais de futebol que LFV.

    Ou seja, Rui Costa é fraco presidente, sendo uma versão inferior de LFV.

    Podia ter dito isto com metade das letras. Se os posts de um blog são piores que os comentários mais vale fazer disto um fórum, abrindo a todos a criação de tópicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Costa é um bom diretor desportivo mas como gestor é líder é muito fraco é um preparado.

      Eliminar
    2. Não concordo que Rui Costa seja um bom diretor desportivo. O seu histórico é muito falho, com acertos e rotundos fracassos.

      No máximo é um bom RP, aquela figuraça do futebol que convence jogadores a assinar pelo seu passado. E isso acaba daqui a 4-5 anos, quando os miúdos já não souberem quem ele foi.

      Eliminar
  11. Filipe silva30/4/24 15:14

    Lol agora ninguem votou nele
    Um numero 2 do vieira lol ahora nao presta
    Ja dizia o outro come morangos

    ResponderEliminar
  12. Excelente post. Sugiro aos excelsos Benfiquistas, que comecem a comparar a linguagem corporal do actual presidente, com a do anterior, para verificarmos a possibilidade de aferir qual foi a maior preocupação do actual presidente, no capítulo da aprendizagem. E daí tirar ilações acerca de motivos e intenções.

    ResponderEliminar
  13. Bombardeiro30/4/24 15:31

    Esta prosa faz lembrar a dos borrachos, na medida em que é uma espécie de masturbação retórica para engrandecimento do escriba. A diferença é que este post é na mouche, apesar de me deixar na retranca pois o SLB sempre foi e será um Clube apartidário. Por isso a comparação com o partido do paulo dos submarinos e das feiras é escusada.

    ResponderEliminar
  14. Como o texto diz a determinado momento o original deixou um estádio, museu e Seixal como obra esquecendo um inedito tetra, mas compreendo que não o queira incluir, aliás comenta-se o passivo sem referir o atual ativo, mas mais uma vez eu compreendo não dá jeito dizer que atualmente o clube tem capitais próprios.

    A crise do SLB é simples e mesmo tendo em conta que nos livramos da gestão de Damásios, Azevedos, Vilarinhos, mas tirando isso.. nos últimos 10 anos temos seis campeonatos ganhos.

    Vejo que Rui Costa emagreceu o plantel deixando de haver imensos jogadores nos nossos quadros. Vejo que na sua gestão foi duas vezes aos quartos de final da Champions ( e como isso é danoso para o clube meu deus) e foi novamente aos quartos de final de uma prova europeia onde esteve aqui sim muito mal esta época.

    Vejo que a aposta na formação continua a ser uma realidade António Silva, Florentino e João Neves titulares indiscutiveis (ou deveriam ser) havendo ainda valores como opções válidas como Tomás Araújo, Tiago Gouveia, Morato e mesmo dois guarda-redes.

    Compramos mal é uma realidade mas e Rui Costa não fez boas vendas no plano financeiro ?

    Termos atualmente no plantel jogadores como Aursens, Neres, Trubin não adicionam mais qualidade e veremos se Marcos Leonardo, Kokcu e mesmo Cabral não renderão mais entre outros, eu acredito.

    Não vale a pena continuar sim gostava imenso que o SLB tivesse uma época muito melhor, foi horrivel a participação Europeia, temos plantel e qualidade para muito mais, mas dai estarmos na miséria e matar já Rui Costa, discordo, mas é a minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema aí é misturar tudo.

      Claro que LFV não fez tudo mal, senão teria sido impossível permanecer tantos anos na presidência.Com LFV existem 3 períodos, 2 bons e 1 mau:
      - Reconstrução, os 2 primeiros mandatos até 2009, onde só ganhou um campeonato mas equilibrou as contas e fez a obra física do estádio e Seixal.
      - Sucesso desportivo, os 2 mandatos seguintes até à queda do BES, marcado pelo período de Jorge Jesus.
      - Abuso de poder e queda, em que achou que o clube era dele e usou o clube em benefício da sua vida empresarial. Ainda completou o tetra com Rui Vitória e houve o milagre do Lage, mas enfraqueceu novamente o Benfica e deu oxigénio ao FC Porto.

      O problema de Rui Costa é estar associado à última fase e não se conseguir afastar dela. E já durante a sua vice-presidência foi nulo na parte desportiva, que seria o seu forte.

      O emagrecimento dos jogadores com contrato é bom, mas contraponho que aumentaram muitos os gastos com pessoal e com fornecimento e serviços externos.

      Não se conhece de RC posição clara sobre a questão dos direitos televisivos. Não tem posições claras sobre a governança da Liga de Clubes. Cadê um candidato alinhado com o clube para a FPF?

      Não se lhe conhece qualquer estratégia para aumentar as receitas. Limita-se a ir na onda e a conformar-se ao "facto" que é preciso de vender os melhores para ter plantéis competitivos e equilibrar as contas.

      Aprendeu com LFV a queimar treinadores em vez de dar a cara enquanto presidente. Delegou toda a responsabilidade desportiva em Roger Schmidt, e tirando umas aparições na BTV parece andar escondido.

      Continua o carrossel de jogadores, com contratações inflacionadas e necessidade de vender um jovem activo todos os anos. Mesmo as boas contratações são todas caríssimas. Vender Enzos e Ramos não são boas vendas. Esses vendem-se sozinhos. Boas vendas são as dos Musas a 10 milhões de euros.

      Claro que o plantel tem bons jogadores. Ainda no ano passado fizeram uma boa meia-época. Agora, as contratações não falharam simplesmente. A questão dos laterais é pura incompetência. O caso Vlachodimos é isso e falta de liderança. A contratação de jogadores para as mesmas posições é falta de planeamento.

      LFV era um bom gestor que não percebia nada de bola. Não amava o clube. O seu interesse no Benfica era meramente utilitário. Quando teve de escolher entre o interesse dele e o do clube fez opção que sabemos.
      Rui Costa é um gestor e líder medíocre, que até pode perceber alguma coisa de bola (ninguém diria). Não duvido que ame o clube, simplesmente não tem competência para o cargo. Delegou a parte desportiva em Schmidt e Lourenço Coelho, e para já não está a correr bem.

      Eliminar
    2. Viva,

      Agora já vejo aspetos positivos á gestão de LFV podia ter referido outros aspectos positivos quando comentei mas concordo com o resumo que fez da sua gestão. A meu ver comete três grandes erros ataque ao Penta, regresso de Jorge Jesus ao clube e acima de tudo esse que refere aí ligar o SLB aos seus problemas pessoais.

      Agora referi apostar na formação parece uma coisa pouca mas é o trabalho de muitos anos, errando, chorando mas hoje é uma realidade e Rui Costa de certeza que faz disso ponte acente. Construir e pagar um estádio não é pouco, mas pronto admito é passado.

      Rui Costa está ligado ainda á venda de Darwin e com isso possível contratar Enzo, Neres, Bah e aursens atenção, pequeno pormenor.

      Com LFV Ramos saia por 40m tal como Enzo por 80m, correto?

      Rui Costa dá sempre a cara com as contrações e vendas realizadas.

      Vamos ver se estamos na Champions,em julho nova época começa esta para esquecer seguir em frente com os erros se aprende

      Eliminar
  15. Matilde dos olhos verdes30/4/24 16:31

    Nem tudo é mau no Presidente Rui costa por comparabilidade com os anteriores presidentes.
    que o precederam.
    Tirando o Vale e Azevedo que se lhe equipara à distância, Rui Costa tem muito mais charme.

    ResponderEliminar
  16. A conclusão a que chego é a mesma, o Rui Costa aparentemente não tem os básicos de gestão nem o dom da análise e subsequente decisão. Aparentemente não tem um departamento de futebol com gente profissional que perceba de treino, do jogo e de jogadores ou treinadores, parece ser malta do bitaite sem estudo dos dossiers, vai-se por feelings e dicas. Aquilo dá ideia de ser um tasquedo de gente engravatada, se não é, que me desculpem, mas parece e muito.

    ResponderEliminar
  17. O ainda mais grave problema, sendo este (Presidente e treinador actuais) BEM GRAVE, tal o desnorte na gestão e liderança, é verificarmos que não se vislumbra ninguém (entre 6 milhões de Benfiquistas) com real capacidade, experiência de gestão e liderança para poder ser eleito Presidente do Benfica!!!
    Não há soluções!!! Os putativos candidatos, com pergaminhos, com qualidade e poder, não se querem Meter neste ninho de víboras, e completo desnorte!

    Contrate-se, a peso de ouro, um gestor de creditos firmados para liderar a SAD, mais uma equipa de técnicos credenciados e habituados a gerir futebol...
    O Rui, fica apenas para cortar faixas de campeão, e tirar fotos...

    Uma equipa altamente profissional de olheiros!
    Um treinador com créditos firmados, e não um que, pago majesticamente, nunca deu reais provas em lado algum!

    Manter os jovens (temos varios) que sintam e sentem aquilo que ainda resta da mística Benfiquista!
    Apostar em jogadores da 1ª liga e não paletes de desconhecidos que nunca se ambientarão a Portugal!

    Fellini

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí está! Quem não pode gastar tanto como os outros (leia-se Big 5) em transferências e salários tem de gastar no front-office. E em treinadores só com muito cuidadinho.

      E concordo em absoluto com o Fellini que o núcleo-duro do plantel têm de ser os jogadores "intermédios", não os craques que vêm e vão, ou os jovens na rampa de lançamento. Esses é que dão a identidade futebolística e continuidade competitiva à equipa.
      Nacionais ou estrangeiros não me importa tanto. Mas que sejam fiáveis, estejam satisfeitos e identificados com o clube (mais fácil com nacionais sem dúvida).

      Eliminar
  18. Águia Preocupada30/4/24 20:25

    Perante tantas evidências malignas que afligem o nosso clube não pude deixar de sorrir com a analogia - só mesmo alguém muito inteligente se lembraria disto - entre a BTV e o PRAVDA! Deve haver por aqui muita boa gente que não sabe o que foi o PRAVDA. Comparação feliz e oportuna, sim senhpr!
    É verdade JP. O nosso Benfica entrou há muitos anos numa espiral destrutiva fruto de escolhas erradas de oportunistas ambiciosos que viveram e vivem para e por si e que nada se importam com o Benfica!
    Verdade seja dita que a culpa é única e exclusivamente dos benfiquistas sócios que tem o poder de alterar a situação mas que preferem viver na lama em vez de arriscarem, presos a propaganda que em nada é a favor do nosso clube, antes a favor de uns quantos oportunistas que vêem no Benfica o trampolim para enriquecerem e se promoverem socialmente!
    Enquanto o registo de destruir quem se "atrever" a liderar o clube mesmo não conhecendo o carácter e a competência se mantiver, a destruição acelera vertiginosamente!

    ResponderEliminar
  19. Para isso tudo que reclamas era preciso um presidente que o fizesse.
    Achas que o Rui Costa está nessa?
    Se nos descuidamos acontece-lhe o mesmo que ao bufas.
    Vai escorregando, escorregando, fazendo umas obrigacionistas, vendendo uns craques e, se um dia há uma qualquer crise ou falta de craques para vender, tá tudo lixado.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo6/5/24 12:57

    Por acaso somente agora li esta peça literária, mas ainda vou dar a minha opinião: Pobre Benfica estás entregue à bicharada, não só de agora! Nem um simples e pragmático Ruben Amorim e um discreto Hugo Viana fariam reverter a situação! Somente uma Reengenharia completa da Estrutura e dos hábitos adquiridos poderia minimizar os problemas, infelizmente no Mundo de hoje os Homens Bons e os Competentes já não têm lugar na Sociedade e nas Organizações!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking