Não sei nunca fui dos que achavam que primeiras páginas de jornais e menos ainda artigos de blogs colocavam em causa a performance desportiva dos atletas. Por isso, continuo a considerar que Rui Costa já vai tarde para tomar decisões que me parecem absolutamente fundamentais para um futuro mandato como Presidente.
Desde Outubro de 2012 que sou daqueles embirrantes que votou em branco em todas as eleições. Em 2008 dei o benefício da duvida a Vieira, mas depois disso... nenhum outro candidato mereceu o meu voto (excepção conhecida em 2020 com RGS, mas isso já aqui foi desenvolvido várias vezes).
Rui Costa, como ex jogador, dispõe de um crédito natural sobre boa parte dos adeptos, que têm uma admiração natural pelos jogadores e mais ainda pelos que se assumem adeptos de coração. Porém, eu não tenho ídolos (o que tinha infelizmente já faleceu e foi quem me ensinou o que é o SLBenfica).
Arrancamos nestas próximas semanas para um ciclo mortal que pode relançar o campeonato e deixar-nos na final da Taça de Portugal e nas 1/2 finais da Liga Europa, ou pode deixar-nos fora de tudo! E isto ocorrerá no tal "mandato desportivo" e onde se gastou dinheiro como nunca antes visto.
Está claro que o "mandato desportivo" será um fracasso se, em particular este ano em que temos o melhor plantel de Portugal e um dos treinadores mais caros da Europa, tal não seja suficiente para vencer o titulo. Esse fracasso terá um e só um responsável: Rui Costa, acima de tudo porque escolheu não querer evitar o descalabro.
Bem sei que já há por aqui quem peça a sua recandidatura e que venha acompanhada de migalhas (estatutos e bons resultados)... mas eu continuo a dizer que o SLBenfica de Rui Costa - depois de afastada a quase monarquia de Luis Filipe Vieira - tem uma oportunidade única para transforamar o Clube e preparar o SLBenfica para os próximos 20 anos e tornar-se num primeiro presidente acima dos resultados desportivos, não por propaganda, mas por merecimento.
1. Fundamental Reestruturar a equipa de Gestão da SAD
Actualmente com uma média de idades perto dos 60 anos e com poucos elementos com experiência de liderança ao mais alto nivel empresarial, Rui Costa deveria urgentemente abdicar da Presidencia da SAD e realizar um processo de recrutamento internacional para selecionar um Presidente capaz de montar uma equipa que lidere todo o projecto do futebol profissional, feminino e de formação.
A equipa da gestão da SAD deveria apontar a profissionais criteriosamente selecionados pela sua capacidade empresarial, bem remunerados (desde logo com um salario variável na ordem dos 50%) e com uma média de idades de 43/48 anos - que deixará a SAD preparada pelo menos para poder marcar a diferença nos proximos 15 anos.
Já aqui escrevi inumeros textos sobre este tema. A actual Administração da SAD (incluindo Rui Costa) não está preparada para liderar a SAD (e isso nada tem que ver com o seu amor ao Clube). Não há estratégia, não ha rumo, não há liderança, não há investimento no recrutamento de profissionais de qualidade para a SAD... está tudo errado e este é o principal alicerce do futuro.
Como diria o outro, estivemos 10 anos à frente... agora digo eu que estamos 10 anos atrás no modelo de governo, de estratégia, de liderança... de tudo.
2. Os orgão sociais para 2025 deverão ser renovados e incluir ex atletas do Clube, capazes de funcionar como garante da preservação dos valores e mística do Clube.
Introduzir nos novos estatutos um orgão de provedoria dos Sócios e será atribuido ao segundo candidato menos votado nas eleições, que terá assento nas reuniões de direcção com o estatuto de vogal. Isto terá como objectivo não só estimular a que os candidatos efectivamente se apresentem a votos, como a seguir fiquem para dar continuidade às suas convições e honrem os votos que tiveram, além de poder intervir com pluralidade dentro da Direcção, porque nunca é demais relembrar que o SLBenfica é dos sócios.
3. Assumindo que, de acordo com o modelo de eleição do Presidente da FPF, o SLBenfica sozinho pouco pode fazer, quando Pedro Proença "e o seu Governo-Sombra" anda a trabalhar o apoio dos principais decisores há mais de ano... então o SLBenfica deve focar-se em assegurar que - em conjunto com SportingCP e todos os clubes interessados em ser independentes do Sistema Corrupto dos ultimos 40 anos - apoiar um candidato a Presidente da Liga que tenha experiência de gestão e conheça o futebol profissional e que fosse secundado por um vice presidente proposto pelo SportingCP. Eu sugiro desde já um: João Noronha Lopes - é um profissional da area do marketing e a Liga hoje em dia mais não é que uma empresa de organização de um espetaculo, que é o futebol.
Uma equipa de gestão apoiada por Benfica e Sporting que seja capaz de apresentar um projecto de valorização da Liga, aposta no Digital, na Inteligencia Artificial e relação com o adepto.
4. Projecto a 4 anos de renovação de infra-estrututuras:
O Estádio da Luz necessita pelo menos mais 10.000 lugares e uma eficiente renovação exterior e até interior em algumas áreas. Talvez a solução passe por eliminar um piso de estacionamento (eventualmente considerando - se possivel - adicionar um inferior) e baixar o relvado reestrututando a bancada do piso 0 e reduzindo a distancia ao relvado - ou seja, um angulo mais inclinado que o actual e ganhando espaco ao relvado, talvez pudesse dar para grande parte dos 10.000 lugares.
Também os pavilhões necessitam uma transformação relevante, sendo que neste caso, porventua a solução teria que passar por refazer por completo ou até passar a apenas um pavilhão, maior e mais moderno.
5. Transformação integral do modelo de relação dos atletas e do Clube com os adeptos.
Apostar numa comunicação mais próxima, uma clara transformação da relação com os adeptos através de conteudos com atletas e profissionais do clube nas redes sociais, experiencias de proximidade pré e pós match. Maior recorrencia de treinos abertos, nomeadamente os de menor exigência táctica. etc.
6. Estatutos, Auditorias e Actas
Não é por acaso que deixo para o fim. Não me tira o sono, mas respeito que a muitos sócios sim. O Presidente - por tremenda deficiência de comunicação - deixa o tema arrastar-se e sem uma comunicação eficaz que "retire balas" aos criticos.
Os estatutos devem ter um calendário urgentemente apresentado aos sócios - e não venha com lenga lengas que não tem tempo... porque mal vai a vida do Presidente se não tem tempo para ouvir os sócios.
Esse calendario deve pressupor 1) que não será imposta qualquer versão e será permitido levar à votação propostas de alteração de clausulas (não novas versões); 2) acordar em AG quais os 5 elementos fundamentais à disscussão e assegurar que, perante essa abertura, os sócios aprovam os demais pontos dos Estatutos propostos pela Direcção - é importante que todos entendam que não haverá uma versão perfeita dos estatutos. 3) processo de votação final a terminar até 31.12.2024. E é bom que comece rapidamente, pois este modelo levará tempo a chegar a acordo com os sócios.
Deverá ser acordada uma data, também até 31.12.2024 para apresentar a auditoria, sendo que todos sabemos que a mesma será inconclusiva - pois obviamente que o que aconteceu em muitos anos de Luis FIlipe Vieira, o negociante (como ele se aplelidava), foram chico-espertices e artimanhas que não ficam registadas em contratos.
Por fim, o tema das actas, tem que ser chegado a um acordo com os sócios em AG urgentemente. Não é aceitável que haja situações pendentes como estas e deverão os sócios aprovar o "enterrar desse machado de guerra" em prol de outras decisões em favor dos sócios. Tem que haver um equilibrio por parte de todos e isso será viavel mostrando boa fé por parte de todos.
❤️ O sonho do Bryan!
Há 10 minutos
Brilhante. Os meus parabéns!
ResponderEliminarexatamente rgs esse jovem de quarenta anos realmente que coerência.
ResponderEliminarmas vocês ainda acreditam que os outros da segunda circular estão interessados num sistema limpo, não sei se são ingénuos, credulos ou outra coisa pior, nenhuma delas boa.
mais facilmente eles apoiam uma candidatura de um nome conhecido dos corruptos do que um nome vindo do nosso clube mesmo que fosse alguém pouco ligado ao clube apenas adepto.
a serio então o homem era o diabo, um vendido não servia para o clube e agora já era bom para meter na federação e depois os outros é que querem mal ao clube.
e queres ver que agora os estatutos e auditoria já importam quando se andou aqui a gozar quem andava a falar destes assuntos até aqui, realmente mais um numero de contorcionismo.
realmente o melhor o melhor é mudar o nome do blogue para novo circo.
o que o Benfica precisa é de gente competente, trabalhadora, corajosa, audaz e sem medo. mais nada.
ResponderEliminarbenfiquista a serio
Pedindo desculpa de, por falta de conhecimentos não comentar ponto por ponto as tuas propostas, algumas irrealistas, em especial as que tem a ver com "quem manda na bola", num cômputo geral atrevo-me a dizer que se queres essas mudanças, especialmente as que podem ser internamente feitas, mais vale começar a escavar mais fundo e pensar noutro presidente para o Clube.
ResponderEliminarEste já demonstrou q. b. que é uma extensão de interesses que não dão primazia à grandeza do SLB mas sim mantê-lo a voar baixinho.
E a Águia não é animal para isso!
NAO SEI NAO SE
ResponderEliminargostava de estar enganado mas não temos homem para isso.
E um grande benfiquista e ate tem voz grosa mas acho que lhe falta competência
e eu que gostava tanto que ele tivesse sucesso
Sempre achei e continuo convictamente a achar que o Dr. Rui Gomes da Silva, quando em tempos se candidatou à presidência do Benfica, era sem dúvida a melhor solução, mas infelizmente a maioria dos sócios rejeitaram-no liminarmente nas urnas, preferindo assobiar para o lado e fazer orelhas moucas aos seus constantes avisos, alertando-nos para o aburguesamento de estruturas directivas pesadas e inócuas que iam corroendo internamente o clube, criando sistematicamente focos de instabilidade e de desnorte, trazidos sempre à boleia de políticas desportivas amadoras e incompetentes, e porque não dizê-lo vergonhosas, que foram dando carta branca a abusos e desmandos que ainda hoje estamos a pagar, só para manter e perpetuar na folha de serviço o comodismo engravatado e o situacionismo dos interesses instalados, que nos conduziram a uma estagnação crónica e endémica, que estará para lavar e durar se entretanto nada se fizer.
ResponderEliminarNão foi, no passado recente, com presidentes vigaristas como LFV, nem tão pouco o será, com presidentes imaturos e frouxos, como o actual Rui Costa, que o Benfica ganhará autonomia e independência, livrando-se da canga obediente e alinhada, como tem feito até aqui, aos poderes podres da Liga e da Federação, quando se voluntaria para apoiar inimigos do clube para a direcção destes órgãos, ou que prefere escolher um silêncio cúmplice e prolongado às nomeações escandalosas de árbitros e vares, escolhidos a pinças e a dedo, apenas com o único propósito de tramarem o Benfica, ou então este agachamento explícito e declarado à pseudo centralização dos direitos televisivos, que interessará, e muito, aos outros clubes, que necessitarão deste negócio como do pão para a boca, mas não o Benfica, que será o único a sair prejudicado, porque na verdade o Glorioso auto-sustenta-se sozinho, ao contrário dos outros, porque enche estádios, faz disparar audiências e, sobretudo, cativa merchandising e publicidade.
Acorda, Benfica!
Namouche
Rui Gomes da Silva???!!!
EliminarEstão todos doidos???!!Alguém que "acarinha" as ideias extremistas do Ventura????!!!
Tenham juízo!!!!
Assino!
EliminarÉ por causa do receio das ideias extremistas, ó Lampião, que o teu país está como está e o teu clube está como está. Porventura, talvez, quiçá, prefiras os cobardes moles, que não fazem mal a uma mosca mas aceitam toda a porcaria onde desejam poisar.
EliminarEstou completamente de acordo contigo, Namouche, e sobretudo pela forma cristalina e desempoeirada como o assumes.
Sónia Heitor
Uma narrativa sempre a apelar ao somos os maiores temos os melhores
ResponderEliminarDesde quando sao o melhor plantel em Portugal em que ?
Um dos treinadores mais bem oagos ds europa em que top
No top 20 é que no top 10 ele nem cheira
Qual a necessidade de escrever estas coisas so para fins de propaganda
E se perdermos o campenato vamos lancar um livro a dizer que somos fomos os maiores perdemos por causa do covid ou ligamos a rega do estadio
Enfim
Existem equipas melhroes actualmente que o benfica ponto e siga a banda para fazermos melhor
Estas narrativas sao políticas so seculo passado enfim
Tens toda a razão...
EliminarO que nos falta em inteligência e clarividência, sobra-nos em bazófia!!!
Melhor plantel sem um defesa esquerdo e sem ponta de lança???!!!
Com um Di Maria dono da bola que amua quando é substituído?!
1 Benfica à BENFICA, precisa 1º q tudo e urgentemente de 1 PRESIDENTE com "ELES" no sitio, q defenda os interesses do Benfica e não outros interesses instalados à décadas e q "VARRA" todo o LIXO=dirigentes q por lá vagueiam em volta dos TACHOS... o resto vem por acréscimo e de forma natural. Na minha hulilde opinião RGS é Homem à altura para tal desiderato, assim os sócios ABRAM os olhos a tempo...
ResponderEliminarEssa do melhor plantel... queriam o Neres a jogar sempre e desde início... na sexta-feira demonstrou precisamente o contrário. É um jogador de altos e baixos...
ResponderEliminarE porque não aprendermos com o que de melhor o clube já fez, ou seja, a forma como se geriu o clube desde meados dos anos 50 até finais dos 80?
ResponderEliminarSe formos ver, nessa altura o clube reuniu uma elite de pessoas que formavam as direções, as financiavam, e permitiam renovar mandatos sempre dentro do espírito de ter um Benfica vencedor.
Maurício Vieira de Brito e seu irmão Adolfo sempre estiveram próximos das várias direções, desde os tempos de Ferreira Bogalho a Borges Coutinho; até Vilarinho fez parte de várias dessas direções.
Portanto, em vez de divisão precisamos de inclusão, de ter reunidas diversas sensibilidades e competências dentro da direção, com vários membros fortes, que se possam revezar na condução do projeto. E o projeto só pode ser um Benfica vencedor, a olhar para o pódio europeu.
Rui Costa é fraco, mas se tivesse com ele benfiquistas renomados com experiência empresarial que o ajudassem e orientassem estaríamos bem melhor.
Não há gente competente no nosso clube que queira juntar a sua energia para o bem do clube?
Seria estranho que não houvesse.
O despesismo incontrolado é muito perigoso, observa o aumento progressivo dos custos gerais, tu, todos nós, nada contra ou a favor de Rui Costa ou outro... tudo pelo Benfica pelo nosos Benfica que ultrapassa as pessoas que por lá passam transitoriamente. Pessoalmente acho perigoso que não consigamos juntar um número considerável de pessoas honestas apaixonadas e inteligentes,... sensatas.
EliminarPrecisamos de união de verdade. O clube está numa ROTA PERIGOSÍSSIMA.
Mesmo sem defesas laterais e sem ponta de lança sim temos o melhor plantel de Portugal sem dúvida...mas sem dúvida mesmo o problema é que temos o pior treinador da história história do campeonato português ponto preferia a patão do futebol feminino a este alemão de meia tigela
ResponderEliminarConcordo com tudo o que escreves. A minha teoria é que Rui Costa sendo benfiquista e "boa pessoa" é Absolutamente Incapaz para o cargo, quer em termos estratégicos quer na qualidade das decisões. O aumento vertiginoso dos custos deve deixar TODOS os associados em alerta máximo. Cuidado Sócios, ACORDEM questionem, questionem-se.
ResponderEliminar