O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 6 de janeiro de 2024

FC Arouca 0-3 SL Benfica: Rafa foi Mago na noite do Rei

. 24 comentários

Com os campeões do mundo, Otamendi e Di María, de regresso ao onze titular o SL Benfica apresentou-se em Arouca na máxima força focado em conquistar os três pontos e alcançar a terceira vitória consecutiva no campeonato. 

A primeira parte foi, essencialmente, com o Benfica a jogar recuado e com os jogadores a precipitarem-se na hora do passe, originando demasiadas perdas de bola e, consequentemente, perigo (desnecessário) junto à baliza de Trubin. Do outro lado viu-se um Arouca ambicioso e confiante, a subir no terreno e a condicionar bastante a saída de bola dos encarnados, tendo ainda conseguido boas oportunidades para inaugurar o marcador. Porém, essa tarefa estava reservada para Rafa que, depois de ver dois golos invalidados por fora de jogo, aproveitou da melhor maneira uma bola perdida na área da equipa da casa e finalizou para golo. À terceira foi de vez!  

No regresso dos balneários os jogadores do Benfica não esconderam a vontade de aumentar a vantagem e rapidamente lá chegaram. Mais uma vez Rafa muito bem no jogo a “puxar” Arruabarrena para si e a libertar a bola para Kokçu que, frente a uma baliza deserta, só teve que encostar. Ao contrário do que aconteceu nos primeiros 45 minutos os arouquenses acusaram o golo sofrido, perdendo a qualidade que se tinha visto inicialmente, mas nem assim deixaram de pressionar e procurar o golo.

No entanto foi sempre o Benfica que, durante este segundo tempo, esteve sempre mais perto de chegar ao golo. E podemos até dizer que o mesmo apareceu vindo do banco. Musa, a primeira substituição de Roger Schmidt, precisou de pouco mais de dez minutos para deixar a sua marca no encontro. Kokçu, que também já tinha marcado, cruzou para o centro da área e o avançado croata finalizou com muita classe e de forma algo acrobática para o 0-3 final.

De um modo geral a exibição não foi brilhante, com o Benfica ainda a mostrar dificuldades na construção desde trás, contudo continuamos a ver melhorias e mais confiança na equipa de Schmidt. Ficou ainda claro, mais uma vez, que a lateral esquerda é o principal problema que este Benfica tem para resolver. E espero que se resolva o quanto antes pois a época ainda é longa.

P.S.: O relvado do Municipal de Arouca, pelo menos no dia de hoje, não foi digno de receber um jogo de Primeira Liga...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felipe Silva6/1/24 23:59

      E escreves isto depois de almoço rapaz
      Quando é o teu show ?
      Arranjas bilhetes ?

      Eliminar
  2. Anónimo6/1/24 22:42

    Parabéns , 👏

    ResponderEliminar
  3. Bom jogo, apenas com o handicap de pela esquerda não criarmos perigo o que faz com que os adversários coloquem as peças de forma a defender mais o nosso lado direito e podendo os seus defesas direitos ajudar mais no meio-campo.
    Homenagem ao KING.
    Parabéns à equipa!

    ResponderEliminar
  4. insistir em sair a jogar sempre da mesma maneira e sobretudo quando os adversários já viram onde podem explorar é arriscar desnecessariamente e colocar a equipa mais perto de ficar aflita, não é à toa que nos últimos três jogos inclusive com um clube da segunda divisão que em todos existiram perdas de bolas em zonas comprometedoras e que só não nos penalizaram mais porque valeu o trubin e a aselhice dos adversários.

    basta ver o que kokçu fez no lugar do joão mario liberto de preocupações defensivas e tacitas, pese embora o desgaste que já tinha e o que normalmente não faz quando joga no meio.

    mais uma vez a equipa a recuar demasiado, e sem necessidade, muito porque vários jogadores já não davam fisicamente o que deveriam dar e o treinador a tardar substituições e as que faz é às prestações ao fim da segunda, que deveria ter sido feita logo com a primeira, eles acabaram ofensivamente.

    e terminar com quatro centrais era uma coisa que já não víamos desde o jogo em lens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o SLB é uma equipa de contra-ataque. O shmit não consegue ter fio de jogo a sair de tras. Contra equipas pequenas vai ser sempre o mesmo sofrimento

      Eliminar
  5. Anónimo7/1/24 10:07

    Filipa, peço desculpa, mas no primeiro golo, "uma bola perdida" , é um passe magistral do Di Maria. Quanto a este último comentário , é só rir rir o que não é mau para começar o domingo, CARREGA BENFICA

    ResponderEliminar
  6. O LATERAL ESQUERDO para "titular" é urgentíssimo.
    Espero que o Leonardo tenha vontade de morder os calcanhares aos defesas, porque o Arthur coitado não tem condições físicas para fazer esse trabalho - erro colossal a sua contratação, não por ausência de qualidade mas porque não é apto para a função.
    Finalmente o Kokçu que conhecíamos da Holanda.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo7/1/24 11:06

    Jogo de duas faces. Bem a atacar, mal a defender. O jogo foi mais equilibrado do que mostra o resultado.

    O Arouca não se remeteu à defesa, procurando subir toda a equipa sempre que possível. Com isso criou várias oportunidades ainda na 1ª parte, porque o meio-campo do Benfica dava pouca cobertura à defesa, por passes errados do Benfica (Neves, Otamendi, Kokçu) e porque explorava as saídas de Aurnes da posição que deixavam um buraco na direita. Valeu a azelhice dos seus jogadores que não acertavam na baliza.
    Ao subir muito o Arouca expôs-se muito aos passes para as costas da defesa, muito bem aproveitados pelo Benfica. A estratégia do Arouca pareceu-me um bocado aventureira, com pouca presença no meio e equipa subida. Transformou o jogo num concurso de eficácia contra uma equipa superior e, naturalmente, perdeu. As equipas pequenas têm mais hipóteses de pontuar mantendo a defesa recuada, povoando a zona central e limitando o número de remates.

    O Benfica explorou muito bem no ataque o que o Arouca deu na defesa, alternando o jogo curto com o jogo longo que o Arouca permitiu. Pareceu-me ver uma diferença na equipa, com Rafa mais à frente como avançado. Não sei se foi estratégia ou consequência do jogo, mas resultou muito bem e favoreceu Cabral. Muito bom o ataque em todo o jogo, com um ligeiro apagamento a meio da 2ª parte quando os da frente deram o berro.
    Na defesa estiveram mal, mas parece-me que muita da responsabilidade foi do meio-campo. O lado direito foi um filão. Os 2 médios andaram muitas vezes aos papéis. A Otamendi fizeram-lhe mal as férias. Se fosse contra jogadores melhores tinham sofrido golos.

    Schmidt entrou com a equipa habitual, que me parece macia para jogos fora. Sinto sempre muita falta de Florentino. Já conhecemos as limitações nas laterais.
    No fim da 1ª parte, com 1-0 e à beira do intervalo, a equipa continuava a querer sair com risco e quase deu o empate ao Arouca. Na minha opinião fez falta treinador para dizer à equipa para jogar com mais segurança e levar a vantagem para o intervalo.
    Parece-me que Schmidt tardou uns 10 mins a refrescar a equipa quando se via que João Mário, Di Maria e Cabral estavam cansados. Di Maria devia ter saído.

    Quanto a jogadores sou capaz de ter algumas opiniões controversas quanto a desempenhos individuais:
    - Neves fez dos piores jogos da época, estando mal posicionado em várias ocasiões e falhando muitos passes.
    - Kokçu foi como a equipa, bom no ataque e mau na defesa. Marcou e assistiu, mas deu pouca cobertura no meio-campo. Teve pelo menos 1 erro infantil que podia ter comprometido. Jogou bem depois das substituições, o que pode dizer alguma coisa sobre a posição onde está mais confortável.
    - Cabral demonstrou lentidão na 1ª parte mas deu-se mais ao jogo do que de costume e esteve bem. O jogo de contra-ataque da 1ª parte não o favorece. Mas parece-me haver um equívoco estratégico, porque para ser eficaz tem de jogar mais adiantado ou ter companheiros por perto. Correr não é para ele.
    - Di Maria tem muita classe, mas está sem pernas. Pura e simplesmente incapaz de correr. Tem muito drible e passe, mas faz sempre o mesmo movimento de cortar para dentro. Esteve sempre muito recuado. Não participa sem bola. Aos 55-60 mins arrumou definitivamente. Tem de jogar menos tempo, precisamente porque é muito importante.

    Ou seja, resultado melhor que a exibição. Jogo muito bom de Rafa, com o Arouca a favorecer as suas características jogando muitas vezes com a defesa subida até ao meio-campo. Abordagem errada do Arouca, bem aproveitada pelo ataque do Benfica. Benfica incapaz de controlar o ataque do Arouca, mas sem consequências.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa análise, penso praticamente o mesmo do jogo de ontem.

      Mas faltou uma pequena nota: a arbitragem, um golo comprovadamente mal invalidado, dois penalties por assinalar, e pelo menos uma expulsão por acumulação de faltas e excesso de agressividade a pelo menos um jogador do Arouca, o lance do pisão dou de barato, pois como é sabido nas regras da Liga Portuguesa só dá vermelho se o jogador a fazê-lo for o Musa ou algum colega de equipa. E assim num jogo em que fomos algo desastrados ou trapalhões sobretudo na primeira parte, mas que poderíamos ter terminado com 5 ou 6 (ou mais) golos de diferença, tivemos um jogo relativamente aberto até ao 3º golo.

      Uma nota positiva também para o Arouca, com a garra e vigor que mostraram ontem, de certeza que vão dar continuidade à excelente campanha que fizeram na fase de grupos da Champions onde terminaram em primeiro do grupo.

      Eliminar
  8. Anónimo7/1/24 13:39

    Estamos a fazer um excelente mercado de inverno mas se estamos á procura de um defesa esquerdo como é que pudémos deixar escapar o Valentim barco por 9 M?
    E démos nós 14M pelo jurássico

    ResponderEliminar
  9. Anónimo7/1/24 14:38

    O Rafaelo anda a jogar pó contrato, ele que renove vais ver a seguir, anda a passo, não festeja os golos dele ou da equipa, em suma, um peseteiro....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. um nojeiro. nao sei como vcs batem palmas a quem nao quer ajudar o SLB a encaixar algum dinheiro...... aleijados

      Eliminar
  10. Anónimo7/1/24 17:00

    Péssimo relvado. Num país onde os estádios do Euro 2004 estão desocupados estes estádios em vilórias nem deviam ser homologados pela Liga, mas pronto. Algumas equipas têm de jogar em casa emprestada, pelo menos nos jogos com os 3 grandes que são transmitidos pela TV e onde até teriam mais receita da assistência. Nos jogos entre essas equipas, com 1000 espectadores de média, podem jogar no municipal da terrinha, que atrai mais malta e não dá prejuízo.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo8/1/24 02:09

    obrigado Filipa por mais um excelente comentário

    Obrigado pela coragem em elogiar o RAFA...O MELHOR JOGADOR ACTUAL DO BENFICA

    E refiro coragem, porque como é sabido....basta ler o histórico dos posts......neste blog o Rafa sempre foi muito maltratado por quem aqui escreve....os tais verdadeiros verdadeiro, especialistas da especialidade....os exigentes....esses que agora e como sempre engoliram mais um sapinho á velocidade do RAFA.

    Força Benfica....Força Roger....Força Rafa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. força rafa? qt o SLB vai ganhar com a saida? por tua culpa e de muito como ti os jogadorzinhos gozam com o SLB

      Eliminar
    2. Anónimo8/1/24 11:49

      Este santanoco parece o jotapê... nunca está satisfeito com nada...

      Eliminar
    3. o clube nunca vai crescer sem exigencia e com garotada como tu

      Eliminar
    4. Anónimo9/1/24 09:13

      Ahahah garotada. Tenho 63 anos e acho que o Clube nunca parou de crescer, apesar de haver malta sempre do contra...

      Eliminar
  12. Anónimo8/1/24 04:39

    Porque Rolleiwer não vem já?
    A lógica seria este vir já e o prestigiani no verão, penso eu de que….
    Rolleiwer seria importante para esta época, é um acelerador de jogo e tem muito golo o que João Mário não tem e o rafa apesar de acelerar o jogo (só quando quer) falha muitos golos.

    Benfiquista a sério

    ResponderEliminar
  13. Oi? "apresentou-se na máxima força" com o Bah, Neres, Bernat e Tengstedt lesionados? :P
    De resto nada a apontar. Bom resultado em dia de homenagem a DEUSébio.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking