O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

...mas depois vem um Sportinguista explicar a um Benfiquista como gerir um clube

. 11 comentários

Se me disserem que o Benfica vai conseguir ser competitivo em Portugal e na Europa apenas com a prata da casa e sem ter de se reforçar com alguns bons (caros) jogadores que encontre lá fora, obviamente assino já. O ideal será sempre a máxima rentabilidade com um custo o mais baixo possível.

Mas a verdade é que infelizmente e tal como escrevi durante anos, nem todos os jogadores que vêm do Seixal têm qualidade para a equipa A, nem todos os anos há boas fornadas, e outros jogadores há que mesmo tendo qualidade precisam de mais tempo para se afirmarem.

Obviamente, aquela célebre frase de LFV quando disse que não mais o Benfica precisaria de ir ao mercado porque os reforços estavam todos no Seixal, foi de um lírico no país da maravilhas que acreditava que um clube que só “recrutasse” dentro de portas e de um universo de 50 ou 80 jogadores poderia competir com outro que pudesse recrutar do universo de milhões de jogadores que existem no mundo inteiro!

Por isso, eu serei sempre da opinião que contratar bons jogadores para se juntar ao bom que se faz no Seixal é boa política. E digo mais: Dentro de um mercado limitado como o português onde não há muito para onde os clubes se possam expandir para encontrar receitas, bons desempenhos no mercado de transferências são a ÚNICA forma que um clube em Portugal tem de encurtar distâncias para os clubes poderosos da Europa. Porque é daí que vêm as receitas extraordinárias.

O problema nunca será pois um clube português gastar 10 ou 15 ou 20 milhões num jogador de 20 anos que amanhã possa sair por 50 milhões, e desses 50 gastarem-se 15 num outro bom jogador e com os outros 35 equilibrar-se a gestão do clube.

O problema é quando se faz isto consecutivamente, quando se contratam muitos MAUS jogadores por muito dinheiro, quando o departamento de scouting dos clubes falha mais vezes do que acerta, e aquilo que veio por 15 para sair por 50, acaba por nunca sair e representa um encargo pesado durante anos.

E infelizmente, o Benfica fez isso durante anos. Desde Weigl, a Cebolinha, a RDT, a Pedrinho, a Waldschmidt, a Vinicius, a Gabriel, a Castilho, e são estes barretes, que quando são muitos e consecutivos, colocam os clubes em sérias dificuldades financeiras e ameaçam a roda de parar de girar. Salvou-se Darwin em três ou quatro épocas!

Obviamente, políticas desportivas caras (como o Benfica está a seguir esta época) acarretam mais riscos. Mas a pergunta será sempre a que nível queremos competir e que clube queremos ser, e se queremos competir na Liga dos Campeões não podemos ter uma estrutura de Liga Europa!

Até porque também não é verdade quando algumas vozes sugerem que o Benfica está a colocar a carne toda no assador e que se não for campeão é uma catástrofe. Não! Não ser campeão é seguramente mau. É mau para a auto estima dos adeptos, é mau porque é menos uma taça no museu e menos uma festa no Marquês, é mau para Rui Costa que sabe que precisa de títulos para legitimar a sua presidência e fazer de vez um corte com o passado.

Mas devastador mesmo nos dias que correm, para o Benfica ou qualquer outro clube e isto sim capaz de fazer ruir clubes e projetos desportivos, é não ir à Liga dos Campeões. Desde que haja Liga dos Campeões, e mesmo que não se tenha sido campeão nacional, digam-me, em termos de gestão dos clubes muda assim tanto?

Mesmo que o Benfica terminasse este ano em segundo, se garantisse a presença na próxima edição da Champions, se vendesse o Enzo e o Ramos por exemplo por 150 milhões, se pudesse na próxima época gastar mais 40 ou 50 milhões no mercado garantindo com isso entusiasmo e ilusão nos adeptos, estádios cheios, uma nova participação na Liga dos Campeões razoável, será que iria mudar assim tanto em termos de sustentabilidade da política desportiva do Benfica?

Mas depois vem um Sportinguista dizer que não. Que bom bom é vender os anéis todos, realizar 120 milhões de euros num ano e mesmo assim serem incapazes de se reforçar com jogadores de qualidade, estar-se em quarto classificado no campeonato e em sério risco de perder os 50 milhões da Liga dos Campeões do próximo ano, e que a somar a isto tem adeptos entregues e descrentes e assistências em Alvalade abaixo dos 28000!

Depois no ano seguinte a equipa precisa de reforços porque está época foi um desastre, mas não há mais anéis para vender e financiar as novas compras, não há receitas de Liga dos Campeões, há que emagrecer ainda mais os custos diminuindo assim ainda mais a competitividade da equipa, para mais uma época de estádios vazios, pouca crença e assobios a vir das bancadas!

Às vezes há milagres e com meia dúzia de euros faz-se uma equipa do caraças?! Sim há, e felizmente para o futebol que ainda existem histórias dessas. Mas não tenhamos ilusões, são muito raras. O único caminho da competitividade é o do investimento, não é o oposto. Quem gasta mais ganha mais vezes, FACTO! E quem não investe está fora das grandes montras, perde o comboio e passa viver de receitas operacionais, que vão diminuindo à medida que o projeto desportivo definha.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. "Mas devastador mesmo nos dias que correm, para o Benfica ou qualquer outro clube e isto sim capaz de fazer ruir clubes e projetos desportivos, é não ir à Liga dos Campeões. Desde que haja Liga dos Campeões, e mesmo que não se tenha sido campeão nacional, digam-me, em termos de gestão dos clubes muda assim tanto?"
    Desculpe "repetir" parte do que bem escreveu, mas é só para nos contextualizarmos, pois isto realmente é a verdade que há muito tenho presente, mas para alguns "comentadores" sportinguistas e já bem andados, não é assim! Diz, dizem eles que o Benfica não ganha nada há 4 anos (quatro, diz, dizem eles) e sendo assim o Benfica "investe o que tem e sobretudo o que não tem para ser campeão 2022/2023 para se safar": isto é a visão de um sportinguista!
    Posta esta visão, devo dizer ao sporting bastou ser campeão há 2 anos, ao fim novamente de 19 anos de travessia do deserto e nada lhe aconteceu! Está aí vivinho da silva e verdejante com toda a pujança!
    Para terminar permita-me que diga que o que se falou do encontrão que o Ugarte deu ao árbitro no derby de há dias na Luz, foi também e muito para abafar a esplêndida jogada do António Silva na qual ultrapassou e deixou para trás vários adversários e de que pouco ou nada se falou, porque as dores de cotovelo são insuportáveis. Lembrei-me de Franz Benckenbauer! Não de admiro nada que o Ugarte e outros tenham ficado de vistas trocadas!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o post que a Liga dos Campeões matou o interesse do título de Campeão Nacional, desceu para 2º plano. É claro que apesar de tudo, não nos devemos esquecer que é importante manter aquele afastamento para os azuis.

    Há anos que também digo que chegar no mínimo aos quartos da Champions é muito mais importante e prestigioso do que ganhar a Liga Europa.
    Um top-8 europeu é estatisticamente relevante. É ficar dentro do patamar dos melhores clubes em termos históricos, mesmo que não se ganhe o título.
    Ter um troféu da Liga Europa na vitrina é rapidamente esquecido.

    ResponderEliminar
  3. Para ilustrar ainda melhor as barretadas

    "...Desde Weigl, a Cebolinha, a RDT, a Pedrinho, a Waldschmidt, a Vinicius, a Gabriel, a Castilho, e são estes barretes, que quando são muitos e consecutivos, colocam os clubes em sérias dificuldades financeiras e ameaçam a roda de parar de girar. Salvou-se Darwin em três ou quatro épocas!..."

    Notar bem que o unico que se safou (e deu lucro), foi o que veio "sem joelhos" !!! ...

    E as piadas desta e da semana passada, são as timidas noticias de que os Alemães gostam muito e querem ficar com o Weigl. A mais recente era o Weigl a dizer que gostava muito de ficar por lá com eles. Mas já viste a proposta?! As onze...

    ResponderEliminar
  4. existe malta que acha que todos os jogadores da formação são craques e que todos tem qualidade e estão prontos para jogar na equipa principal.
    existe quem não saiba a diferença entre potencial e qualidade no momento.

    alias basta ver a historia da nossa formação, que sempre foi muito boa, apenas com alguns períodos fracos, para perceber que a vasta maioria não tem qualidade para jogar na equipa principal por muito potencial que apresente, e apresentam, mais a maioria dos que resultam nem sempre são os que tem mais potencial que depois existem outros fatores que não só o potencial.

    e depois estão são os mesmo que acham que um plantel deve ser composto só por jovens que esses é que são bons como se por magia a qualidade estivesse ligada à idade, mas também que dizer destes que andaram a babar pelos al merdatis desta vida e pelos david carmos e que se devia pagar a clausula, e despachar o morato por tuta e meia no processo, por jogadores que nem no banco de outros clubes estão e agora a panca é o vitinha.
    realmente percebem mesmo de bola a serio isso e os grão na asa desta vida.

    ResponderEliminar
  5. Terminada a primeira volta do campeonato, é o momento de analisarmos alguns dados estatísticos:

    • O FC Porto tem o mesmo número de expulsões de adversários que Sporting e Benfica juntos;

    • O FC Porto é o único clube sem penáltis contra;

    • O FC Porto tem mais faltas cometidas do que Sporting e Benfica (238 vs 226 vs 213), mas menos jogadores expulsos (1 por duplo amarelo) e menos cartões amarelos (32 vs 55 vs 35).

    Também é importante destacar que nos últimos três jogos o FC Porto enfrentou sempre equipas desfalcadas por expulsões:

    • Cádiz, do Famalicão;
    • Anderson Oliveira, André André e Tiag Silva do Vitória de Guimarães;
    • João Afonso e Edgar Costa (admoestado com o 5º cartão amarelo), do Marítimo, que na próxima jornada também ficarão de fora da receção aos azuis e brancos.

    Sorte ou mera casualidade, os dados não mentem: o FC Porto está a ser transportado num andor.

    ResponderEliminar
  6. a direcção do Benfica deveria semanalmente enviar estes número pelos menos para: FPF; Liga de Clubes; Conselho de Arbitragem e principais canais vistos pelos Portugueses quer em Portugal quer no estrangeiro! A situação apresentada pela pessoa das 02:34 é recorrente em quase todos os últimos campeonatos! BASTA!

    ResponderEliminar
  7. RDT, Pedrinho, Waldschmidt e Vinicius não foram más compras. Os preços é que eram proibitivos (principalmente o Vinicíus, que custava umas 4 x menos um ano antes), não tiveram a paciência necessária (culpo aque a comunicação social que fez o trabalho para o qual os do Norte lhes pagam) ou nem se avaliou se queriam mesmo vir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Ratão24/1/23 18:17

      Infelizmente, são muitas vezes os próprios benfiquistas que não têm paciência ou simplesmente embirram com determinado jogador. Repare-se no caso do Grimaldo.: que não sabe defender, que é baixinho, que é espanhol... está a fazer a melhor época de sempre no Benfica!

      Eliminar
  8. "Obviamente, aquela célebre frase de LFV quando disse que não mais o Benfica precisaria de ir ao mercado porque os reforços estavam todos no Seixal, foi de um lírico no país da maravilhas que acreditava que um clube que só “recrutasse” dentro de portas e de um universo de 50 ou 80 jogadores poderia competir com outro que pudesse recrutar do universo de milhões de jogadores que existem no mundo inteiro!"
    Tenho que discordar de ti Redmoon...não é de um lírico...é de um mentecapto e de um alucinado que só entendia a linguagem do dinheiro...
    Ele não acreditava na formação como único motor de alimentação da equipa principal...ele estava munido de interesses que iam para além do sucesso desportivo...
    Basicamente o que importava era aumentar o volume das contas bancárias dele e dos seus acólitos!!!

    ResponderEliminar
  9. ONDE ANDAM os defensores do vieira com a rotação de dinheiro com o mendes? em fila a fazerem comboio?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking