O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Willkommen Roger Schmidt - o novo melhor treinador do Mundo

. 42 comentários

Qualquer treinador que assine pelo SLBenfica é o melhor treinador do Mundo para mim. Terá todos os defeitos e qualidades, é certo... mas estarei sempre mais perto de lhe elogiar as qualidades do que de ressalvar os defeitos que me irritem e deixem triste com resultados menos conseguidos. 

Segundo o perfil que lhe atribuem (eu confesso o meu desconhecimento) é um treinador que junta a vertigem do futebol atacante - o que muitos gostavam em Jesus da primeira vez que passou no SLBenfica - com a aposta nos jovens que têm qualidade - o que alguns gostava em Rui Vitoria quando treinou o SLBenfica.

A ser assim, não só é uma mistura explosiva como se pode tornar um caso sério de sucesso no SLBenfica (com os adeptos e a formação que temos). A ver vamos.

Falando do que mais gosto e que, como muitos saberão, está na origem do nome do blog em 2008, a Formação do SLBenfica com o Schmidt e com Rui Costa pode vir a atingir um patamar de oportunidades interessante, porém é importante colocar os pés assentes na terra porque não vai ser possível nem que todos tenham oportunidades, nem agradar aos gostos de todos os benfiquistas.

Por muitos dos benfiquistas, na equipa A do ano que vem estariam:

Mile Svilar (que muitos se queixaram da não renovação), mas agora querem também o Samu... ainda que queiram ter um guarda-redes titular de créditos firmados - que está bom de ver que não seria nem um nem outro. Ora... em boa hora o Svilar segue o seu caminho e o Samu espero bem que seja o terceiro guarda-redes do SLBenfica e titular da equipa B. O André Gomes, de ainda 17 anos (é preciso ter em consideração isso) deverá continuar a evoluir nos Sub23 e na equipa B algumas vezes.

Sendo que o Ody pretende "voos mais altos" possivelmente na liga alemã à qual pode voltar por uma porta muito grande depois de excelentes épocas no SLBenfica... e o Helton Leite pode perfeitamente ir à vida dele, precisamos então de dois guarda-redes... mesmo com o Samu e o André.

Na defesa, parece-me óbvio que o Tomás Araújo tem que ser o quarto central do Roger Schmidt e o António Silva, que muito em breve estará na equipa B, deve assumir a liderança da defesa da equipa B como fizeram antes dele Lindelof, Ruben Dias, Ferro e Tomás Araújo todos com um percurso de chegada à equipa A.

Sou suspeito em relação aos demais porque não além destes dois, penso que terão que trabalhar muito os demais para conseguir chegar ao nível do Tomas e do António. Mesmo o Morato, penso que beneficiaria mais em sair emprestado para uma equipa do primeiro terço da tabela (Braga, Guimarães, por aí...). Os restantes como o Nóbrega e o Kalaica penso que é hora de soltar amarras e os deixara evoluir mantendo o direito futuro de preferência ou os ditos 50% que habitualmente fazemos.

Nas alas o mesmo... apesar da paixão de muitos pelo Sandro Cruz, especialmente, considero-o muito curto para a equipa A. Porém não o integraria mais na B, apesar de ter apenas 25 jogos e muito caminho pela frente... Tendo o Montóia a "bater à porta", se houver possibilidade era abrir-lhe caminho numa equipa de I Liga que lhe permita ser titular absoluto e não tem que ser em Portugal. Caso contrario deve manter-se na B... Já o Filipe Cruz chegou ao fim da linha na B e tem que voar como os exemplos do Nóbrega e do Kalaica, o mesmo eu aplicaria ao Fabinho. Nenhum destes cinco eu faria subir à equipa A. Também libertaria de vez o Pedro Álvaro.

Há muita qualidade nos S23 e nos juniores que beneficiarão do facto de libertarmos estes seis jogadores que têm muita qualidade mas não (ainda?) a suficiente para jogarem na equipa A.

No meio campo, temos um problema complicado... um excelente problema:
- Paulo Bernardo e Martim Neto desde logo seriam aposta na equipa A de forma definitiva... mas depois temos muita qualidade que, por agora, eu manteria na equipa B mas abrindo-lhes oportunidades para serem convocados em determinados jogos:  Rafael Brito, Cher Ndour e Pedro Santos à cabeça, mas também o Nuno Félix, o João Neves (que craque!), o Hugo Félix e o Rafael Luis. São muitos e muito bons. Em sentido inverso, talvez libertasse o Diogo Capitão.

Nas alas, o Tiago Gouveia é por todos os motivos e mais alguns um jogador de equipa A. Não me parece discutível sequer. Já o Umaro Embaló tenho as minhas duvidas, porém tem muita qualidade e deixaria essa decisão para depois da pré-temporada, sendo que beneficiaria muito de um empréstimos a uma equipa competitiva em vez de continuar na B. O Henrique Pereira e o Diego Moreira, como os exemplos que dei anteriores do Ndour e outros, deveria manter-se na B, sendo que dependendo de se o Umaro teria oportunidade ou não de ser emprestado, o Diego poderia justificar "testar" o encaixe na A... sendo que considero prematuro. Libertaria o Jair Tavares

Na frente, parece-me que tal como no caso do Gouveia, do Martim e do Tomás, o Henrique Araújo é um caso indiscutível de equipa A e na minha opinião seria o único. Acho que o Luis Semedo não tem (e dificilmente terá o que é necessário para integrar a equipa A).

Assim como resumo teríamos:
Samu (terceiro GR) Tomás Araújo, Paulo Bernardo, Martim Neto, Tiago Gouveia e Henrique Araújo como indiscutíveis. Umaro Emabaló a validar (sendo que me parece pouco possível e encaixaria melhor o empréstimo como ao Morato). Na equipa B, mas muito integrados de forma rotativa alguns e permanente outros: António Silva, Rafael Brito, Cher Ndour, Diego Moreira e Pedro Santos à cabeça, mas também o Nuno Félix, o João Neves, o Hugo Félix e o Rafael Luis.

Ou seja, seis jogadores para o plantel da equipa A, que terá que ser "curto" (22 / 23 jogadores) para poder permitir a integração permanente (e noutros casos rotativa) de jogadores da B nos treinos e alguns jogos.... Pelo que, Sr Roger Schmidt há muito trabalho de "limpeza" por fazer para podermos da oportunidades reais a tanta qualidade que temos "guardada".

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

42 comentários

  1. Pena que já venha tarde para montar equipa com Ruben Dias, Cancelo, Renato Sanches, Nélson Semedo, Gonçalo Guedes, João Félix, Bernardo Silva. Todos os dias penso do que seria o Benfica com estes jogadores agora todos juntos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse cenário é absolutamente irrealista...

      Eliminar
    2. Caro BbGB, absolutamente irrealista é pensar que o n/SLB com o melhor treinador do mundo e grandes jogadores possa ser campeão com as arbitragens/var's como as de esta temporada!!!
      Está tudo controlado pelos 40's/Altis...

      Eliminar
    3. Infelizmente no nosso clube há quem entenda que qualquer pérola que apareça tem de ser logo passada a patacos, para sustentar os azeiteiros do costume lesando sempre o nosso clube e os seus adeptos.
      Temos muita garganta e pensamos pouco na essência do nosso clube que é ser um clube de futebol sem esquecer as modalidades que muito nos honram.
      Na minha meninice recordo-me que todos os finais de época ficar na espectativa de quem subiria dos juniores para a primeira equipa.
      E aí apareciam os Nénés os Humbertos os Toni's e muitos outros.
      Hoje ficando feliz com a vitória dos sub 19, a verdade é que quase lamento que isso tenha acontecido porque vou ver esta nova geração rápidamente trocada por patacos aos mesmos do costume.
      Segurem talento e as receitas e os patrocínios aumentarão na mesma medida.
      Por fim tolerar a ideia de um presidente ter tentado vender o club a um qualquer investidor, leia-se chulo, deveria fazer pensar todos aqueles que amam o nosso clube como chegamos aqui para achar isso normal.

      Eliminar
    4. Já agora mais Ederson e Lindelof para continuar o delírio :)

      Eliminar
    5. Delírio tens tu ó Alexandre Santos. Se calhar preferes gastar 10 e 15 milhões em jogadores do bráziu e em Zivkoviques do que dar bons ordenados aos nossos... És mais um que lambe o cu ao Vieira e o escroto ao Mendes.

      Eliminar
    6. PARA AS PAPOILAS ESPUMAREM AQUI VAI: o dinheiro das as comixões do vieira dava para quê? espero que perguntem ao bicho pq não apostou no penta. esperremos que os jornalistas da CMTV tenham mais que 2 neuronios para lhe perguntarem tudo. e não passarem a outra pergunta enqunato não responder. ó mendes manda ai 150000 para ir de ferias para o brasil. benfiquista é analfaburro

      Eliminar
  2. Apenas para desejar as melhoras ao das magníficas tiradas idio(ssinctrá)t(ic)as, espero, sinceramente, que recupere do desgosto.

    ResponderEliminar
  3. Rafael Luis??? hipótese para a primeira equipa? nem na B joga. E os dois Felix, juniores de 1º ano que só agora começaram a entrar, a espaços, na B?
    E o João Tomé, talvez o melhor lateral direito do Benfica? não conta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que parte não entendeste de "Na equipa B, mas muito integrados de forma rotativa alguns e permanente outros:"

      Claro que o Rafa e os dois Felix entram nos que sobem à A de forma rotativa...

      Eliminar
  4. Acho que quem acompanha a equipa B com regularidade tenha a mesma visão quanto a quem deve subir à equipa A. Mas o maior problema acho que vai ser conseguir vender/rescindir com todos os que estão na equipa A que não se adequam ao estilo de jogo que este treinador implementa, outros que não têm a qualidade necessária para jogar neste patamar competitivo e por último aqueles que estão em fim de ciclo no clube (e que são muitos nestes 3 aspectos), acho que esse vai ser o grande desafio da direção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente. O problema mais complicado é mesmo "limpar" a equipa A

      Eliminar
    2. Olhando assim muito por alto diria que têm de sair uns 9 a 10 jogadores que não têm capacidade para jogar num Benfica com Roger Schmidt. Odysseias devido à dificuldade em jogar com os pés e controlar a profundidade, helton, meite, taarabt, diogo G, gil dias, otamendi, vertonghen e A.almeida. Rafa, Seferovic e Grimaldo claramente em fim de ciclo no clube. Everton tem muita dificuldade em justificar a aposta e não sei se continuaria a contar com ele. Por fim Darwin que é a galinha que vai encher o cofre, apesar de toda a gente gostar que ele continuasse. Parece-me a mim que é uma tarefa quase impossível de concretizar.

      Eliminar
    3. Esse foi o dilema do 'nascer 10 vezes'

      Eliminar
    4. Este é o ponto mais importante. Libertar o plantel do "peso morto" que só puxa para baixo. E ter uma politica de contratações acertada, que é coisa que (não só) este ano foi uma vergonha, quantos dos jogadores que chegaram foram reforços e não mais peso morto?!

      Eliminar
    5. Não esquecendo o novo regular da Fifa no que toca a empréstimos..vai ser uma tarefa quase impossível

      Eliminar
  5. Neste momento com um treinador estrangeiro o ruído, o nosso ruído (dos adeptos) é absolutamente inútil. As nossas trocas de ideias vão ficar única e exclusivamente entre nós. O que é fantástico, provavelmente iremos assistir a um conjunto largadíssimo de boas decisões, porque o ruído mesmo que seja insignificante, é sempre ruído.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas eu n escrevo para que o Roger me oiça... era um mero exercicio de opinião.

      Eliminar
  6. Caro Benfica By GB,

    Estou de um modo geral de acordo contigo.
    Acrescentaria o seguinte, o João Tomé não para já mas poderá dar um bom lateral direito. Pode e deve evoluir na B. Sobre o Diego Moreira penso que deve aos poucos ser integrado na A. É um jogador que além de ser tecnicamente bom sabe defender. e posicionar-se no campo. Sobre Cher N'dour é só esperar um pouco e espalhará garra e classe.

    ResponderEliminar
  7. Pra subir , Tomás Araujo, Cher Ndour, Martim Neto , Umaro Embaló, Henrique Araujo e Tiago Gouveia.

    ResponderEliminar
  8. Só digo isto existe muita classe nos miúdos essa tarefa agora cabe ao treinador decidir quem fica quem sai, por mim na equipa A fazia uma limpeza de alto a baixo, tenho cá um feeling que com Roger Schmidt o Benfica vai dar um salto qualitativo grande mas ao lembrar que ele nada pode fazer em limpar os fontelas os Proenças os Gomes os Artures os verdíssimos isso sim me preocupa as nossas desgraças vêm daí já alguns anos mesmo com as nossas limitações as posições finais nos campeonatos não correspondem à verdade.

    ResponderEliminar
  9. O Matim Neto vai subir para que equipa A?? Que eu saiba, está em final de contrato e ainda não renovou. Engraçado falarem nas possíveis dispensas mas ninguém nomear um dos piores jogadores do Benfica, a propaganda está a funcionar em pleno.......

    ResponderEliminar
  10. Boa sorte e todo o sucesso para ti e restante equipa técnica.

    ResponderEliminar
  11. JÁ VI ESTE FILME - ROGER SCHMIDT É POUCO

    SOLUÇÕES PARA  A  ARBITRAGEM -


    Depois deste campeonato ter sido marcado pelas arbitragens sempre a favor dos mesmos,dos CORRUPTOS e prejudicando gravemente o GLORIOSO, é imperativo que o BENFICA tome uma posição sobre o assunto, que pode passar pelo facto de deixar apoiar os presidentes da  federação , liga e arbitragem, e futuramente propôr Benfiquistas para ocuparem esses lugares, tomando a incitativa e não andar a reboque das propostas apresentadas pelos CORRUPTOS, com as consequências por todos conhecidas. Outra solução passa por propôr que a LIGA tenha protocolos de arbitragem com outras ligas, isto é que permitam que os árbitros de outras LIGAS, nomeadamente, alemã, austríaca, sueca, finlandesa, etc, venham arbitrar jogos a portugal, incluindo com seus assistentes no VAR, e em sentido contrário os árbitros portugueses arbitrarem lá fora, deixamos de ter o pasteleiro com o seu negócio no centro da cidade cidade dos CORRUPTOS , a arbitrar jogos decisivos destes, óbviamente condicionado, pelas razões que todos entendem. Este ano a roubalheira, atingiu o seu expoente máximo a favor dos CORRUPTOS, o resultado com o BRAGA, é só uma tentativa de branquear o assunto, o campeonato deles está ganho, e por vezes é necessário branquear com lixívia, e fazem estas habilidades com arbitragens quando as posições na tabela já estão definidas. Não me admira nada neste momento aparecer uma arbitragem a beneficiar o GLORIOSO, é um modus operandi , que se repete,em que procuram fazer dos BENFIQUISTAS idiotas, manipuláveis, e para o ano começa tudo de novo. Por isso é imperativo, o BENFICA ter uma estratégia sobre o assunto, não bastar ter uma boa equipa, investir em jogadores, num bom treinador, é central acabar com a CORRUPÇÃO e os esquemas condicionados e manipulados do futebol português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li este comentário "SOLUÇÕES PARA A ARBITRAGEM" pelo menos 5 vezes.

      Se isto não é SPAM !!!!!

      Eliminar
  12. Ja nem se fala mais..campeoes por dez anos consecutivos

    ResponderEliminar

  13. O patetismo continua em ritmo acelerado.

    Agora, embriagados pela conquista da Youth League querem um plantel de miúdos em vez de reforços top.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. são estes com um plantel só de putos e outros com a contratação de centrais de clubes manhosos que passam mais tempo lesionados que a jogar e que tem no curriculum apenas a passagem por clubes para não descer de divisão na vizinha espanha.
      mas não admira que estes últimos acham que quando não marcamos e não temos oportunidade a culpa é unicamente do trinco o resto dos jogadores pelos vistos anda lá só a ver as vistas.

      Eliminar
  14. Para mim o cenário que antevejo mais provável. se não o mais certo, é a venda em passo acelerado da equipa campeã europeia. Uns mais caros outros por uns tostões de plus aí vai a rapaziada toda para fora. Cá ficam João Mário e seu vencimento,Seferovic, Meite O Gil Dias e Lázaros desta vida, e até o Chuc e ala vamos lá competir com o Braga pelo terceiro lugar.
    Até parece que ainda não conhecem o Benfica e os seus indeléveis donos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia preocupada28/4/22 18:40

      Infelizmente tenho que te dar razão. Não conheço o suficiente da equipa Campeã Europeia - só vi os dois jogos da Final Four - para opinar quem pode e deve ou não subir à equipa A. Mas pelo que vi, há para ali muita qualidade que por certo vai salivar o oportunismo dos milhões/comissões como aconteceu num passado recente. A mosca maior já não está fisicamente dentro - mas já anda a trabalhar para voltar ao lugar que julga seu - sabe-se lá por que direito - mas os seus herdeiros e seguidores por certo não esqueceram como se faz.
      Assim, prevejo que, com ou sem "umas cláusulas" duvidosas e ruinosas para o clube, muitos destes jogadores que já mostraram grande valor, irão de vela enchendo e engordando algumas contas bancárias que não as do Benfica. Porque agindo assim, com um pau matam-se dois coelhos: Ganham-se comissões com vendas de "mercadoria" de boa qualidade e com compras de refugo que outros não querem.
      E não me venham dizer que são muito novos, que não tem experiência, que... que...!
      É verdade, mas também ninguém exige que se forme a equipa só com 11 da formação, mas com 5 ou 6 dos melhores e com outros mais experientes mas que sejam mais valias e não monos como os que tem sido comprados só para agradar ao amigo vendilhão/mendilhão e encher as algibeiras de uns quantos.
      Não sei qual a diferença entre a experiência de um miúdo de 19/20 anos da formação e um miúdo da mesma idade que venha da América Latina ou de outra qualquer latitude. A menos que os todo sapientes considerem que 20 anos de cá, são inferiores aos 20 anos de lá!

      P.S. 1 Oxalá me engane, mas pressinto que vamos ter uma época igual ou pior que estas duas últimas. Se considerarmos que não se vislumbram alterações às manobras arbitrais, também não podemos perder de vista as jogadas sujas e que tendem a gerar mais polémica e desestabilização que já se perfilam nas atitudes a que o dono do palheiro com a ajuda dos cofineiros se prepara para brindar o nosso clube.

      P.S. 2 O que é feito do Shadows? Não está doente, espero?!

      Eliminar
    2. curiosamente o yaremchuk tem mais golos marcados em muitos menos minutos que o gonçalo ramos, mas lá esta um é excelente e o outro é para mandar embora.

      Eliminar
    3. Rodolfo dias29/4/22 11:02

      Caro consócio Águia Preocupada, não é um lugar que julga que é seu, é o lugar do sr Vieira por direito e pelo voto dos sócios, só um juiz manhoso, o tirou de lá com um saco de suspeições, que caíram todas por terra, escutas da vida privada, e nada mais, tanto é que o sr Vieira esteve de férias no Brasil, retiram as medidas de coação, por isso tem todo o direito a voltar sempre e quando os sócios o queiram, as declarações dele sobre a youth league são legítimas foi o sr Vieira que construiu o Seixal, muitas vezes criticado, mas também como o caro consócio já não é sócio, não pagas cotas, penso eu que não terá muito a dizer sobre a volta do sr Vieira saudações Benfiquistas.

      Eliminar
  15. esta geraçao do Benfica é mesmo muito boa acredito que o alemão aposte em alguns miudos! GB os teus posts quando sao so sobre futebol sao muito bons, é pena que te percas as vezes com algumas politiquices extra futebol, comprimentos

    ResponderEliminar
  16. Dispensa indispensável: Weigl.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A par de Darwin e Rafa o melhor. Otamendi Almeida, Gri e Pizzi são os cancros do plantel.

      Eliminar
  17. O costume. Depois são aquelas prestações na Champions

    ResponderEliminar
  18. Sinceramente não vi nada de especial deste gajo. CV dele nao é assim tao bom como muitos dizem.

    ResponderEliminar
  19. a aposta nos jovens, de qualidade, será boa se não for exagerada como no tempo do lage em que se apostava em tudo o que mexia .
    querem um plantel curto e depois cheio de jovens para depois recorrer a mais jovens da equipa b, no caso de lesões que por norma acontecem aos mais velhos já com mazelas, portanto querem uma equipa de putos.

    esta malta a escolher medios só o faz olhando para as suas características ofensivas depois esquecem de ver que não defendem nada.
    bernardo tem sido um completo flop não fosse ele da formação e ainda era mais criticado que o enterra do taarabt, não defende e no ataque não resolve sendo que nunca será um medio defensivo e ofensivamente não produz.
    bernardo e martim neto ao mesmo tempo é impossível até porque temos que somar o gonçalo já que o roger só joga com um ponta de lança e o gonçalo não o é.

    ResponderEliminar
  20. Finalmente alguém de jeito para substituir o Rui Banana.

    ResponderEliminar
  21. Rui encosta quer Ricardo Horta.
    Mais um minorca.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking