O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 29 de março de 2022

Texto de Antero Santos: Nova gestão na secretaria de estado da Juventude e Desporto

. 24 comentários

Hoje publicamos, como prometido, um texto de um grande benfiquista, pela "proeza" de adivinhar, no Twitter, quem ia ganhar a corrida de F1. Em nome do NGB é um privilégio publicar textos da autoria dos nossos amigos benfiquistas. Como prometido, publicarei sem ler e só depois de publicar irei ler, como todos os nossos leitores. Que seja o primeiro de vários:

Duas considerações prévias:

- Sou assumidamente simpatizante do PS, mas isto, como em tudo, não deve nem pode retirar me capacidade critica e analítica.

- Não tenho conhecimento do percurso, ou do perfil, ou mesmo da pessoa. Apenas fiquei a conhecer o nome e pouco mais que isso após a sua nomeação para secretário de estado para a juventude e desporto.

Posto isto, temos a nomeação de João Paulo Correia para secretário de estado da Juventude e do Desporto, secretaria que transitou do ministério da Educação para o ministério de Assuntos Parlamentares. Temos algumas mudanças significativas que podem indicar que pode haver uma abordagem diferente nos assuntos relativos a esta secretária de estado.

Eu como cidadão, como amante de desporto, como praticante de desporto, pai de dois jovens, tenho algumas expectativas sobre o trabalho que vai sair desta secretária em particular.

Como pai de dois jovens, a minha expectativa da pasta da juventude é muito alta, pois será nesta legislatura que a juventude terá que recuperar dos efeitos destes dois anos bastante restritivos por causa da pandemia. Tenho alguma expectativa em ver que medidas e apoios serão dados aos nossos jovens para que recuperem estes anos.

Como pai de dois jovens e amante de desporto, a minha expectativa para assuntos que toquem a pasta da juventude e desporto em simultâneo é que se recupere o tempo de paragem de todo o desporto de formação. Muitas modalidades nos diversos escalões tiveram uma paragem completa e em alguns casos não voltaram a retomar a atividade. É um dos grandes desafios desta secretaria, recuperar os escalões de formação nas mais diversas modalidades nas mais diversas localidades do país. A prática do desporto será um ponto fundamental no pós pandemia para os nossos jovens.

Como praticante de desporto, ainda que a nível amador, espero nesta legislatura incentivos à prática do desporto com medidas e com a criação de condições para que todo e qualquer cidadão possa e deva praticar desporto. Em coordenação com o ministério da Saúde podemos ter ganhos no bem estar dos cidadãos portugueses.

Como amante de desporto, e nos assuntos que terão mais mediatismo nesta secretaria, a expectativa é uma inversão das políticas adotadas na legislatura anterior, ou no mínimo um repensar cuidadoso.

O assunto do Cartão de Adepto é uma das pastas quentes que terão que ser endereçadas, a minha expectativa é que seja enterrado de vez.

No assunto da centralização dos direitos televisivos, outra pasta quente muito pouco consensual, espero um repensar cuidadoso do assunto com todos os intervenientes.

Depois temos outros assuntos menos evidentes mas que merecem uma atenção muito particular do executivo, a violência no desporto e o cartão do adepto não é solução, a corrupção desportiva(seja de que parte for, como disse no inicio nada deve nem pode retirar a nossa capacidade crítica e analítica), organização das competições profissionais e não profissionais (A Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a degradação da qualidade do hóquei nacional, a falta de crescimento de outras modalidades), apoios em condições de treino de atletas individuais(no atletismo, natação, ténis, desportos motorizados, ciclismo, canoagem, etc.), doping no desporto, etc..

Neste curto texto elenquei uma série de tópicos de desafios que este secretário de estado vai ter pela frente e certamente, faltaram muitos mais tópicos.

Quer pela quantidade, quer pela complexidade, quer pela importância, quer pelo mediatismo, não se anteveem 4 anos de passeio no parque. Com maioria absoluta, vão ser 4 anos em que vai haver margem de manobra para tomar as decisões que o executivo achar que são as mais adequadas e, acima de tudo, tomar decisões que que é preciso ter coragem para as tomar.

Os sinais transmitidos são animadores, a não permanência de um secretário que gerou pouco consenso, e a passagem da secretária de estado para outro ministério, indicam que algo de diferente vai ser feito.

A fasquia está alta agora vamos ver se o salto vai superar a fasquia.

Ao secretário e à sua equipa desejo que tenha uma boa legislatura, pois isso seria bom para o país, que saiba ouvir, compreender e agir nos assuntos que terá em mãos.

Antero Santos
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Pois sim, o novo Secretário de Estado do Desporto era o Presidente da Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso - Vila Nova de Gaia! Adivinhem, de que clube será? Ate o Secretário de Estado conseguiram meter da cor deles...isto não augura nada de bom, principalmente para a centralização de direitos televisivos. Vai ser a estocada final.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre o mesmo mito, a mesma conclusão: é do norte, é portista. Quando é que os lisboetas metem na cabeça: O MAIOR CLUBE DO NORTE É O BENFICA!!!
      Honra a este blog que bem tem tentado dinamitar esse mito, mas pelos vistos sem sucesso

      Eliminar
    2. Obviamente que ser do norte não significa ser adepto daquilo.

      Mas sendo do norte, ele e a família, estão bem mais à mão da máfia e seus super-macacos.

      Eliminar
    3. Mais que ser do Benfica, é do sistema e faz o que o sistema quer.
      Temos muitos exemplos de que ser do Benfica é um handicap que funciona ao contrário.
      No norte, se és Benfiquista convém não demonstrares muito. Os desdentados, com o conluio ou fechar de olhos da justiça tem ávontade suficiente para prejudicar as pessoas.
      Tenho familiares na zona do grande Porto, alguns na área do desporto, que só muito tarde soube que eram Benfiquistas.
      A "capa" eram os pastéis do Restelo.
      Enquanto os cabeçudos portistas, com deficiência de vergonha, ao chegarem a lugares de destaque fazem o que podem e não devem para ajudar a camorra, os Benfiquistas fácilmente se convertem ao políticamente correcto e à indústria.

      Eliminar
  2. Caro amigo, com o PS no governo o Benfica não ganha pura e simplesmente.
    Este país está bom para cabritas, azeredos, sócrates, pinhos, varas, rendeiros, ferros, ivos rosas, ruis pintos e restante corja.
    No que toca ao futebol propriamente dito, o apito dourado comparado ao que se passa atualmente é brincadeira.. .
    É um esgoto a céu aberto em que os principais organismos estão completante manietados pelos gomes, proenças, craveiros, meirins, Fontelas, madureiras, árbitros e todos, mas TODOS, roubam a seu bel prazer.
    Como cereja no topo do bolo temos temos um presidente que não defende o clube, prefere vê-lo queimar em lume brando do que fazer frente à corja de criminosos que tomou de assalto o futebol com o único propósito de destruir o Benfica.

    João Barreto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, não acrescentou nada à analise que foi feita, apenas os mesmos adjetivos de sempre. Assim também não vamos lá, Denunciar factos, e apresentar soluções, mobilizar pessoas para a nossa proposta desportiva, por aí sim, estou de acordo.

      Eliminar
    2. Ora aí está, João Barreto, uma visão lúcida e desapaixonada.
      Como toda a gente sabe, a maioria dos responsáveis dos vários domínios do futebol são de nomeação directa do governo, qualquer que ele seja.
      Talvez convenha recordar que foi o aldrabão LFV quem abriu caminho ao actual panorama de predomínio do foculporco nas instituições da bola.
      Fosse outro o governo, o banana Costa jamais poderia ser presidente do SLB...
      Entretanto,
      "bel-prazer".
      Cumprimentos.

      Eliminar
    3. "Caro amigo, com o PS no governo o Benfica não ganha pura e simplesmente."

      Especialmente se tiver má equipa e continuar a jogar pior futebol do que no tempo do Souness... Podes ter a certeza que, pura e simplesmente, não ganha nada...

      Eliminar
    4. Epa xuxalistas a esta hora? Nada...
      Convém lerem tudo o que escrevi, não só o que vos interessa.
      Mas folgo em saber que tudo vai bem no no reino de Palermo...
      Aproveitem que mais logo joga a vossa equipa. Desfrutem.
      Como diz o presidente, a vitória da seleçoum é que seria uma grande prenda.

      JB

      Eliminar
  3. Até a selecção nos roubaram. Gatunos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada29/3/22 13:30

      Roubaram-te a selecção? Porquê, também eras dono? Se eras, também foste conivente com o desaparecimento da verdadeira e única Selecção Nacional e deixaste que fosse substituída pela selecção de:

      "Santos, Ronaldo & Friends"

      Eliminar
    2. Jaime Palha

      Roubaram a selecção?
      Já apresentou queixa ao Ministério Público?
      Os rapazes que vão jogar hoje no Estádio do Ladrão, nos quais se incluem vários benfiquistas, foram roubados?
      A selecção encontra-se escondida pelos gatunos e vai ser pedido um resgate?
      Você anda a ver muitos filmes de polícias e ladrões...
      Toda uma vida de aventuras!

      Eliminar
  4. Ser simpatizante do PS éter expetativas em mudanças eheheh. Devem ter de governar mais 30 anos. Tanga ingenuidade

    ResponderEliminar
  5. Águia Preocupada29/3/22 13:27

    Pois sim! Palavras bonitas, talvez intenções boas, mas que esbarram sempre nos lobis que manipulam a verdade, a lealdade e o fair play que muitos apregoam.
    Tem este caro Antero altas expectativas. Oxalá não saia defraudado nas suas ambições e desejos.
    É que:
    "Mudam as moscas... Mas a m@rda é a mesma"!

    ResponderEliminar
  6. Meus caros, isto vai ser mais do mesmo. As "chocas" (sabem o que são Chocas!?) do PS para o desporto, são lambe botas ao "sistema" instalado (vejam o que acontecia com o trafulha do LFV). De qualquer forma, Louve-se ainda quem tem esta esperança de haver melhorias...citando 'Shakespeare'em Hamlet "algo vai mal no reino da Dinamarca" e nada de novo!!
    E que tal falar no próximo treinados do Glorioso?
    "Roger Schmidt, treinador do PSV Eindhoven, poderá ser o próximo treinador do Benfica, de acordo com o jornal "Record".... (https://www.tsf.pt/desporto/apontado-ao-benfica-roger-schmidt-visto-pelo-treinador-portugues-com-quem-trabalhou-14723646.html).
    Poderá ser? o que acham?
    Carrega benfica.
    Dc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada29/3/22 18:28

      O "Rascord" todos os dias manda cá para fora os mais variados nomes.
      Tantos noticiam que às tantas até são capaz de acertar...
      Esses tipos sonham de dia para escrever as notícias de noite!

      Eliminar
    2. Mas é noticiado que o manso Veríssimo continua a ser visto como opção, dependendo dos próximos resultados.
      O quê? É suficiente manter o 3° lugar?
      É essa a ambição futura do aprendiz do gatuno? Ou é a falta de guito?

      Eliminar
  7. Zé dos Trauliteiros29/3/22 16:46


    Benfica by GB

    O socialismo sempre trouxe pobreza, miséria e fome.

    Impôr o socialismo no país e já agora no Benfica é afundar o país e o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada29/3/22 18:36

      Ó Zé, informa lá qual é o partido que não traz pobreza, miséria e fome.
      É o partido que defende a política de Castro e Maduro?
      É o partido que defende mais estado - subsídios, subsídios disto e daquilo, só não defende o trabalho?
      É o partido dos cãesinhos?
      Pois é meu caro, as escolhas são tão escassas ou inexistentes que há volta a dar!

      Eliminar
    2. "Ó Zé, informa lá qual é o partido que não traz pobreza, miséria e fome."

      Isto.

      Bom...menos para eles próprios e os amigos directamente ajustados.

      Eliminar
  8. texto muito bonito mas de quem desconhece o que se passa em portugal.

    o desporto amador e de formação, futebol à parte que é um negocio, foi e sempre será dos clubes com apoios camarários e não do poder central.
    na organização dos vários desportos o poder nunca se quis meter e não acho que seja agora que o vai fazer.

    a mudança se secretario de estado foi porque o outro era uma bota da tropa que só fez foi merda.
    a mudança de ministério julgo que teve mais a ver com o equilíbrio de forças e as lutas pela sucessão do costa do que outra coisa qualquer.

    os assuntos são vários e importantes mas penso que os que interessam e é preciso impor medidas de força o governos não o vai fazer para não se dar mal com ninguém e apenas vai mexer naquelas que não implica chatear os poderes instalados e que podem influencias as massas.

    ResponderEliminar
  9. Cavungi197530/3/22 09:22

    OFF-Topic

    Roger Schmidt e fantástico, um futebol vertiginoso um amassador de adversários, espero que aproveite a nossa FABULOSA FORMAÇÃO.
    Tomás Tavares esteve excelente nestes dois jogos da seleção quer à direita quer à esquerda. Faltam só 2 laterais caso o Grimaldo saia.

    ResponderEliminar
  10. Queres dizer que o Weigl e o Tarabat vão continuar a ser os maiores!!!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo1/4/22 05:19

    Dizem alguns q no porto ha mais benfiquistas q andrades mas tambem dizem q é do porto foram a minoria ou não é verdade o q dizem

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking