O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Obrigado por este legado de m#rda, Luis Filipe Vieira: A polarização do Benfica!

. 14 comentários
Quem não se lembra das ameças de demissão de Luis Filipe Vieira, caso os benfiquistas não apoiassem o seu projecto para o SLBenfica? Eram os 300.000 socios ou a demissão, era o Estádio ou a demissão, eram os empréstimos obrigacionistas ou a demissão... nunca havia meio termo. Ou com ele ou contra ele.

... e assim construiu uma "capa protectora", que reforçou com a conquista de alguns titulos (poucos). A dada altura já ninguém questionava o que fazia, nem os que estavam lá dentro e mesmo entre esses, os que faziam questão de ter voz iam sendo cada vez mais afastados dos processos de decisão, como aconteceu com Rui Gomes da Silva a partir de 2012 / 13... culminando com a sua saída em 2016. 

Actualmente, não é tolerável que um benfiquista elogie algo bem feito por Rui Costa, porque isso quer dizer apoia a presidência que tem 1001 defeitos para essas pessoas. Por outro lado, se critica, quer dizer exactamente o contrário, que pretende é que se dê lugar a outros.

Outro fenómeno interessante também é o da inveja alheia. Os que estão de fora são sempre invariavelmente bons... até estarem dentro... ou depois de terem estado dentro. Os jogadores são todos craques, até começarem a jogar e falhar... mas depois se saem e aparecem em 30seg de youtube quatro vezes... afinal já eram os maiores e o SLBenfica não soube aproveitar. O mesmo com cada vitória de um ex-treinador, por exemplo... e até com candidatos a presidentes, como o Noronha que ao extinguir o grupo que tinha criado para acompanhar a revisão dos estatutos, já é alguém que "cedeu ao regime".

Não há meio termo para nada... E acima de tudo porque os que mais criticam Luis Filipe Vieira de forma cega, basicamente o que querem é que se adopte a sua própria forma de "vieirismo"... em que quem tem razão são eles, ponto! Repetem-se coisas até à exaustão, na esperança de alguma vez acertar... 

Porém estar na liderança do SLBenfica não é isso... e estou bastante à vontade para o dizer sobre Rui Costa, porque não lhe dei o meu voto como também não dei nas eleições anteriores a Vieira. Acima de tudo estar na liderança do SLBenfica implica tomar decisões e lidar com as consequências disso... e acima de tudo ter que lidar com as 3000 outras opções e caminhos que poderia ter seguido e que seguramente alguns deles são os que defenderão os que o criticam... apenas porque sim.

Isto a propósito, como escreveu antes o Shadows, da tentativa hoje de colarem o Rui Costa ao processo do Luis Filipe Vieira, bem "à moda do FCPorto": Junta-se uns documentos, umas frases com a frase "falei com o MP que me confirmou" e a partir daí é "dar porrada a gosto"... misturando frases condescendência do MP (imagine-se!) como "infelizmente no SLBenfica já não interessa os resultados desportivos"... com essa ficam tweets imbatíveis, é como a cereja no topo do bolo. 

Acho que ninguém precisa de um processo do MP para saber que houve vários processos no SLBenfica que, ao requererem duas assinaturas, tiveram DSO e Rui Costa como signatários dos mesmos, além de Luis Filipe Vieira.

Mas o que não podemos é ignorar o que era a presidência de Vieira, o seu totalitarismo e a foram aberta como dizia ""quem manda sou eu e eu é que decido o que se faz" para entender que a esses administradores não lhes era pedido que pensassem, nem que julgassem, era-lhes pedida lealdade... ou teriam o mesmo destino que outros que levantavam criticas.

Dizer que Rui Costa sabia que se faziam pagamentos, compras de jogadores e outras acções que teriam origens e destinatários que poderiam não ser do melhor dos interesses para o SLBenfica? Isso todos sabem e acho que até o próprio terá interesse em assumi-lo...

... mas confundir isso com o facto de Rui Costa e DSO participarem de alegados esquemas de desvio de comissões para a esfera de Luis Filipe Vieira, é acreditar que um "malandro o consegue ser contando a todos que o faz"... o que faria de Vieira não um malandro, mas um burro.

Infelizmente o Departamento de Comunicação do SLBenfica transborda incapacidade de lidar com esta situação. Não é que tenha a obrigação de vir defender-se de contas do twitter ou de alimentar conversas sem sentido, mas sim pela incapacidade de MATAR temas à nascença (ou antes de nascerem).

Também Rui Costa, pelo seu permanente silêncio depois da situação conturbada (e durante a mesma) não contribuiu muito para credibilizar a sua presidência, quando tinha em Setembro prometido uma auditoria forense para demonstrar que a equipa de gestão não estava envolvida em alegadas situações duvidosas... e não cumpriu nem se justificou.

Não concordo que o SLBenfica deva andar sempre a justificar-se, nem a contar o que vai fazer, até porque num futebol corrupto como o português, isso é meio caminho para se aproveitarem disso contra o SLBenfica. Mas tem que liderar a narrativa e não permitir que se alimentem este tipo de discussões ou que ocorram as novelas vergonhosas como a do Jorge Jesus.

Liderança e Comunicação, duas palavras que caracterizam pela negativa, ou seja pela falta delas, a presidência de Rui Costa desde Outubro.

Se o Rui Costa acha que é o facto de a bola entrar na baliza do adversário e ele aparecer nos jogos e modalidades que vão mudar anos e anos de uma estratégia de polarização para legitimar uma presidência que todos viam que tinham objetivos misturados... pois desengane-se. Isso mais rapidamente o faz sair do SLBenfica do que resolver os problemas.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. Jorge Leitão5/1/22 19:24

    Se o cadastrado dizia que quem mandava era ele e Rui Costa assinava porque o outro é que era o chefe, então estamos perante mais uma prova que o homem não pode ser presidente do Benfica.

    Significa também que, quando se disse que era um pau mandado, um mandrião, sem personalidade, estava correto. Também não o recomenda para o cargo.

    A ação enquanto presidente é uma nulidade. Andou vaa cozinhar a saída de Jesus, disse a Veríssimo que não aceitasse convites de outros clubes porque Jesus iria sair e seria ele a suceder-lhe. Os jogadores amotinam-se, despedem o treinador e ele... nada. A sindicância prometida está no oblívio e já passaram meses. Ou seja, não só a fama como os atos concordam que não serve para presidente do Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Metam o Rui Gomes da Silva na Presidencia e limpem a casa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso deve uma anedota do tipo QUANTO PIOR MELHOR!...

      Eliminar
    2. existe quem diga que querem destruiu o clube para o tomarem de assalto, se calhar sabem do que falam.

      Eliminar
  3. Rui Costa se está realmente limpo desta mixórdia, tem de publicamente, e de uma vez por todas, demarcar-se de Vieira e das malfeitorias dos quais este é suspeito.

    Caso Rui Costa esteja envolvido na mixórdia, nem que seja por negligência, já foi uma leviandade ter-se apresentado a concorrer à presidência do Benfica, pelo que deve pedir desculpa e preparar o seu afastamento do Benfica o mais rápida e calmamente possível.

    O Benfica não pode continuar com dirigentes suspeitos em permanência, sendo o alvo de todo o tipo de abutres e rastejantes que pululam à volta e desgraçadamente dentro do Benfica.

    BASTA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada6/1/22 13:34

      Absolutamente de acordo!!!

      Eliminar
  4. "Repetem-se coisas até à exaustão, na esperança de alguma vez acertar..." - ri-me muito com esta, estás a falar de ti?

    "Dizer que Rui Costa sabia que se faziam pagamentos, compras de jogadores e outras acções que teriam origens e destinatários que poderiam não ser do melhor dos interesses para o SLBenfica? - E isso não é suficiente para não ser Presidente do Benfica? Onde chegámos...

    "Também Rui Costa, pelo seu permanente silêncio depois da situação conturbada (e durante a mesma) não contribuiu muito para credibilizar a sua presidência, quando tinha em Setembro prometido uma auditoria forense para demonstrar que a equipa de gestão não estava envolvida em alegadas situações duvidosas... e não cumpriu nem se justificou." - e isso não é altamente suspeito, até escandaloso e não justifica as críticas?

    Não se consegue perceber nunca afinal qual é a tua posição, como de costume é algo e o seu contrário. Vives enredado nas tuas próprias dúvidas e sentes uma necessidade diária de as expores no blog. Como se o blog fosse um sofá e nós os leitores o Freud! Mas não deixa de ser engraçado que quem mais alimenta e cria teorias de conspiração sobre tudo e todos agora venha escrever isto, como se nós que lemos não tivéssemos memória.

    Mas às vezes também me ocorre que afinal podes ser um génio incompreendido, porque com os teus textos supostamente a defender alguém acabas por expor todas as razões pelas quais devemos ser contra. Obrigado.


    ResponderEliminar
  5. Anónimo6/1/22 11:38

    "(...)Cúmplice, conivente ou totó. Pode um totó dirigir o Benfica?(...) " R.A.P. DIXIT

    RC genialmente sumarizado numa pequena frase, premonitóriamente (antes das eleições)...

    Podem "emoldurar" e inculcar nas vossas mentes !

    Infelizmente para o nosso SLB podia ser mas (já) não é piada.

    E para gáudio dos nossos rivais, +80% votaram nisto (RC).

    ResponderEliminar
  6. Antes de ser eleito já estava condenado a fracassar. É um regime marcelista.
    Ou se faz algo do tipo Junta de Salvação para pegar no clube ou vamos andar nisto anos e anos.

    ResponderEliminar
  7. E com estas palhaçadas todas, lá vem o nome do Benfica novamente para a lama... quando saímos desta merda!!??

    E por outro lado, os corruptos do norte lá passaram novamente pelos pingos da chuva... já ninguém se lembra dos roubos do papa, filho e cia...

    Portugal no seu melhor... continuem!!

    ResponderEliminar
  8. Enquanto estiverem pessoas, na direção de Rui Costa, ligadas a Vieira será isto na imprensa dia sim, dia não. O Benfica será tema diário para felicidade da comunicação social, obviamente. Rui Costa tinha de cortar o mal pela raiz doesse a quem doesse. Ao escolheu não o fazer sofrerá as consequências. E, o pior, é o clube sofrer de arrasto tornando-se a chacota nacional. Pode ser que os jogadores, em campo, não gostando de ser chacota defendam a honra do clube. RUI COSTA NÃO DEVE REFUGIAR-SE NUMA TRINCHEIRA CONSTRUÍDA COM SILÊNCIO. Preparar a próxima época também passa por livrar-se de todas as toupeiras que lá estão. Vieira cá fora tem de deixar de ter informação privilegiada do Benfica. ISTO É ÓBVIO, RUI COSTA.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo6/1/22 14:01

    Caros consócios, adeptos e simpatizantes do Benfica, todos (principalmente os de fora, notemos) gabam o tom polido, delicado e consensual de Rui Costa (que teve o seu expoente máximo no abraço ao PC), é o seu verdadeiro estilo? é uma capa para a incompetência? não sei, mas é o mesmo tom da generalidade dos comentadores afetos ao Benfica, que se vai vendo nas TV´s e nos jornais, amorfos, vergados, delicados, polidos, que encaixam tudo (verdades, mentiras, gozos, risotas) dos nossos adversários.

    Sei que RGS não é um bem amado por aqui (tirando o shadows), confirmado pela escassa votação que recebeu em urna nas penúltimas eleições, mas deixem que vos diga, era o único que metia em sentido na SIC os comentadeiros e bitaiteiros do fcp e scp, correndo com alguns do scp que já não o podiam aturar, nem contra-argumentar.

    Não sei se RGS seria um bom presidente (fracamente não sei), mas tenho a certeza de que ninguém ficava sem troco, hoje em vez de estarmos a falar pela milésima vez dos contratos assinados (nada de novo a não ser o montante "desviado" que vai aumentando cada vez que se escava e aparece mais um contrato), devíamos estar a falar da coerente posição que o porto teve em relação ao pedido de adiamento do jogo com o Estoril, poderíamos estar a falar das evidencias existentes nas investigações ao fcp, se não têm a mesma relevância das feitas ao Benfica e se isso não justificaria a mesma posição da PJ e MP face ao seu presidente?

    A comunicação do Benfica não é fraca, é inexistente, e não existe pelos mesmos motivos do silencio do presidente, porque é incompetente ou porque tem telhados de vidro (está manietado), como vieira estava ultimamente ao ponto de se colar visivelmente ao pc na esperança de mobilizar os poderes do norte em seu favor.
    Mas os sócios adeptos e simpatizantes estão na mesma linha, estão conformados, será possível aceitar entregar a luta pelo campeonato ainda antes do final da primeira volta? será possível ainda na primeira volta fazer experiências com treinadores, todo o meu respeito a Veríssimo, mas nem Rui Costa acredita tanto que o contrato será até ao final da época? o Benfica tem estatuto para entregar a luta pelo campeonato antes do fim da primeira volta? o nosso passado não justifica mais? o segundo lugar dá acesso direto à Champions, isso não motiva ninguém? é preciso continuar com os lenços brancos, até que acordem?
    Não me revejo neste Benfica macio, politicamente correto, calado, amorfo, vergado, conformado, quero um Benfica forte, honesto, integro, guerreiro, respeitador dos sócios e que faça valer na liga, na FPF, na CS e nos diretos de transmissão de que somos 6 milhões de vozes, de que somos mais do que a soma de todos os outros juntos e isso merece respeito, muito respeito, sobretudo dentro do campo e na forma como as outras instituições nos vêm. No dia que tivermos um presidente que perceba isto e que mobilize esta imensa força adormecida, digo-vos aí os nossos adversários terão medo, a CS terá respeito e nós recuperaremos a hegemonia nacional, recuperaremos as glórias europeias, a equipa será o espelho desta mobilização e voltaremos ao caminho que fez de nós grandes cá dentro e lá fora.
    Precisamos de um presidente (este ou outro) mas que rapidamente reconheça o potencial que tem em mãos, que arregimente as tropas, que defina uma estratégia, que aponte um caminho de vitória e o discurso não pode ser ganhar pelo menos 50% dos campeonatos (quem joga para o empate perde) o discurso tem de ser, quero ganhar todos os campeonatos, quero ser hegemónico, quero ter o melhor plantel (não o mais caro), o melhor treinador (não o mais bem pago) porque tenho a maior e melhor massa adepta do pais, porque tenho atrás de mim a apoiar 6 milhões de homens, mulheres e crianças que nos levam nas camisolas, que nos levam o símbolo ao peito, que nos emprestam a sua voz.

    Foça Benfica, acorda...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo6/1/22 16:30

    "Obrigado, Luis Filipe Vieira".

    Como se a personagem se importasse com o legado que deixou no clube.
    Como se ele se importasse com os êxitos do clube, com as vitórias ou derrotas do clube, com o destino do clube.

    Luis Filipe Vieira só se importa com o destino do dinheiro que desviou do clube.
    Se está bem protegido, ou não.
    Se os advogados que esse dinheiro compra, são suficientes para o proteger a ele e a esse dinheiro.

    Muitos dos negócios que aqui foram questionados, revelavam, desde há muitos anos, que a gestão do clube não era feita em função dos êxitos desportivos.
    Era visível o apetite insaciável por compras e vendas.

    Vieira está morto para o "Benfica", não vale sequer a pena cobrar-lhe seja o que for.
    É como pedir a uma raposa para guardar as galinhas e depois ir-se pedir responsabilidades por as ter comido. Faz parte da natureza do animal.

    A única perspectiva em que vale a pena discutir Vieira é na forma como chegou ao poder e se manteve no poder durante quase 20 anos.
    Nas cumplicidades que criou, nos amigos de quem se rodeou, dentro e fora da direcção do clube.

    Na completamente inútil imprensa desportiva (mas não só) que nada questiona, nada investiga e que, por vezes até ignora denúncias e as próprias investigações judiciais.
    Imprensa que trata tudo na perspetiva clubística mais básica.
    Enquanto os maiores clubes nacionais são delapidados e exauridos por uma clique dirigente corrupta, o jornalismo desportivo português vai-se entretendo a estender os microfones a esta gente casca-grossa e mal educada, sempre que se põem aos gritos e acusam os outros daquilo que vão fazendo.

    À sombra dos bons resultados, com a turba entretida nas comemorações das vitórias, são feitos negócios altamente ruinosos para os clubes, sem que ninguém questione seja o que for.

    A própria justiça só se mete com algum destes predadores quando estão enfraquecidos. Ou seja, quando entram numa espiral de resultados desportivos negativos.
    É por isso que há quem se consiga perpetuar-se por 40 anos. E porque sabe que são as vitórias que mobilizam as tropas que o defendem. A ele nunca ouviremos dizer a consócios, "não merecem o clube que têm".


    O mais importante para o futuro do Benfica não é o resultado do próximo jogo, se elimina ou não o Ajax, se fica em 2º, 3º ou 4º no campeonato.
    O mais importante é criar mecanismos estatutários e de governação que minimizem os riscos de ter um novo Vieira.
    Limitação de mandatos, Conselhos Fiscais independentes e passíveis de responsabilização, transparência na prestação de contas (eventualmente para além do que exige a lei geral), entre outras medidas.

    Sem isso andaremos aqui a discutir questões de moscas.
    Mas o problema de fundo permanecerá.

    AP



    ResponderEliminar
  11. mas afinal o picareta falante saiu pelo seu pé ou foi corrido, pelos vistos foi corrido.

    mas depois existem aqueles que acham que só servem quem lá esteve dentro tudo o que não esteve lá dentro não tem experiência, existem pessoas com ideias idiotas para todos os gostos.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking