O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

A AG Extraordinária de hoje e as atuais alternativas

. 28 comentários

 A tão reclamada AGE terá lugar hoje.

Hoje todos os subscritores da mesma terão oportunidade de se pronunciar no local correcto.

No entanto, como já escrevi várias vezes, tudo isto não passa de foguetório sem impacto no curto prazo do SL Benfica.

No ano passado houve oportunidades antes das eleições de ser promovida uma mudança real e essa oportunidade não foi aproveitada pela oposição a Luis Filipe Vieira.

Esta AGE de hoje não é nada mais que uma iniciativa por parte de um grupo reduzido de sócios que pretende passar a ideia de que tem muita importância no SL Benfica.

Eles já foram Associação de Adeptos, já foram movimentos disto e daquilo, tudo desde os tempos de Rui Rangel e com o objectivo de entrarem no SL Benfica.

Ora, uma mudança séria no SL Benfica faz-se com novos protagonistas e não com os mesmos.

Nem os atuais protagonistas (Rui Costa e a sua direcção) querem mudanças drásticas nem quem lhes quer o lugar pretende realmente mudar muito pois isso abriria a porta mais alternativas, coisa que não querem pois pretendem ser os únicos a concorrer.

Mais: mudar o SL Benfica é romper com os interesses que manipulam o SL Benfica de fora.

Para já quem temos?

1) Rui Costa, que se senta na tribuna presidencial com Fernando Gomes e Pedro Proença e que tudo indica quer manter Domingos Soares de Oliveira?

2) Benfica Bem Maior, que um ano depois de se ter anunciado como movimento originador de uma nova alternativa continua sem apresentar um rosto para liderar um novo SL Benfica? Muito pouco para um Movimento com tanta gente de valor.

3) Francisco Benítez, que nas últimas eleições se prestou ao papel de "dama de companhia" de João Noronha Lopes, rasgando a maioria dos princípios que anunciava defender? 

4) Rui Gomes da Silva, que até ao momento ainda não deu qualquer indicação se vai ou não a votos e se pretende se apresentar como alternativa?

5) Mauro Xavier, que parece mais preocupado em marcar posição para o futuro e não para o imediato?

Entretanto, destes todos que se perfilam, o único que recordo como tendo assumido claramente que seria contra a venda da SAD a um investidor foi Rui Gomes da Silva nas últimas eleições.

Do movimento Benfica Bem Maior ou de Mauro Xavier não conhecemos o pensamento nem o posicionamento, o que para quem diz ou aparenta ter ambições no SL Benfica é muito pouco.

De Rui Costa e da sua direcção, aposto que são parte integrante do que Vieira negociou e iniciou e que levaria a que John Textor tomasse primeiro 25% da SAD e depois num acordo posterior assumisse mais 26%.

E estes sim são pontos fulcrais para conhecermos o futuro do SL Benfica.

Para finalizar, o Presidente da MAG é soberano na indicação da ordem de Trabalhos das AGO e AGE, conforme artigo 54º, ponto 1, alínea B.

Por isso, quem tenta já mascarar o que pode não correr tão bem hoje para os subscritores da AGE está mal informado.

Querem um SL Benfica mais democrático, mais forte e mais robusto? Abordem os temas certos e não andem em rodriguinhos ou foguetório.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

28 comentários

  1. «No ano passado houve oportunidades antes das eleições de ser promovida uma mudança real e essa oportunidade não foi aproveitada pela oposição a Luis Filipe Vieira.»

    Nem podia, ou alguém pensa que com o status quo e o beija-mão que Vieira instituíu no clube alguma mudança real e significativa poderia ocorrer em AG's completamente submetidas e controladas pelo vieirismo?!...

    Mesmo com a saída de Vieira nota-se que os controladores do baralho continuam de serviço para que as cartas não sejam verdadeiramente baralhadas, e o jogo marcado continue...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto continuarem com este discurso nada mudará…pois rancor ou ódios pessoais toldam a mente…é preciso sangue frio
      Aliás esse foi o segredo de LFV para se manter la muitos anos

      De são assim tão maus como conseguiram a extraordinária recuperação financeira e desportiva em 15 anos?
      (O Benfica estava falido em 2000)

      Não querendo obviamente elogiar as direções de LFV pois houve muitos erros, este ponto foi essencial para hoje ser um clube muito apetecível por todos

      No entanto por muitas críticas que façam ninguém se chega a frente
      Porquê?

      Porque sabem que os sócios não são burros e têm memória…lembram-se da miséria dos anos 90 e das dores desde 2000 até 2013 quando estabilizamos

      E apesar dos insultos e discursos demagógicos a verdade é que quem se candidatou não era melhor
      E todos tem medo de uma derrota pois sabem que são inferiores

      Dou o benefício da dúvida ao Benfica bem Maior

      O caso de RGS é diferente…dou-lhe valor pessoalmente mas o programa e equipa eram muito fracos

      Eliminar
    2. Anónimo, extraordinária recuperação desportiva? Como assim?

      Nos últimos 20 anos 10 campeonatos e taças em 40 possiveis, rácio 1 para 4, participações europeias mediocres.....extraordinária?

      Eliminar
  2. Um post muito bom
    Abordando os temas actuais e mais importantes extra desportivos de forma séria e clara

    Não concordo contudo por isso deixo aqui tb a minha opinião

    1) apesar de tudo e a colagem óbvia a LFV. Parece ser o mais adequado a presidir ao Benfica
    Ao contra de muitos considero que DSO foi muito importante para a recuperação financeira dos últimos 10 anos. E por ele este ano não teríamos prejuízos pois jamais gastaria 100 milhões em jogadores
    É óbvio que muitas das transações são acordos em funções do mendilhao e outros empresários
    No plano da gestão desportiva isso tem de mudar e se se á ruptura a fazer por parte de Rui Costa é precisamente esta é tb cortar de vez com esta gente da FPF e liga afiliada do porko e que colaborou no apito dourado e que prejudica o Benfica e o futebol em particular
    Está na hora de os expulsar do desporto
    E Rui Costa tem aqui a oportunidade e o apoio de todos os benfiquistas e muito provavelmente até de muitos clubes e dirigentes de outros clubes
    Uma terceira mudança essencial…agressividade com a comunicação social…os ataques diários tem de acabar
    Mudança Agora ou nunca

    2) concordo em tudo

    3)concordo em tudo. E acrescento a esquizofrenia de insultos feitos por esta personagem
    Não serve

    4) se vier é bem vindo mas se o programa fraco for o mesmo e o discurso demagógico não tem hipóteses

    5) o posicionamento dele tem a ver com um lugar numa futura direção que ganhe seja ela qual for…não aquece nem arrefece
    Do que vi na TV não tem perfil para presidente

    SAD) a posição de RGS é comum a todos digam ou não pois vender mais de 40% da SAD é utópico…dado que o Benfica clube logo os sócios terão de se pronunciar e aprovar tal transação

    Vender até 40% a um ou dois (no máximo) investidores estratégicos (textor, adidas etc) é uma excelente opção desde que estes acrescentem valor (investimento na equipa de futebol, patrocínios, internacionalização, gestão profissional, controlo financeiro profissional) onde o clube manda e tem voto de veto.
    O Mauro Xavier do que li e ouvi defende este modelo, o RGS penso que tb aceitaria, Rui Costa obviamente que sim, o BBM tb pois está no manifesto deles. O Benitez nao sem nem me interessa.

    Logo à noite todos juntos na luz para a AGE


    VAMOS BENFICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um post muito bom para vieiristas como tu.

      anti-antis

      Eliminar
  3. Outra opinião
    https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2021/09/age-verificar-quorum-para-que.html?m=1

    ResponderEliminar
  4. é eleger o principe herdeiro e afundar isto de vez. Como dizes, é melhor não andar em rodriguinhos ou foguetório.

    ResponderEliminar
  5. Pronto já deu para ver que no universo benfiquista não existe um viva alma capaz de liderar esse grande porta aviões que se chama Benfica,uns não servem porque estão conectados com o vieirismo outros por isto e por aquilo também não,será possível entre tanto benfiquista ilustre não haver um capaz de pegar e colocar o clube tão ao gosto do gb,Shadows porque não concorres tu a presidência do glorioso já demonstraste aqui para nós que sabes muito de futebol e dos seus meandros,não te conheço pessoalmente mas tenho amigos que te conhecem dizem que és um grande benfiquista e sabes muito da poda avança carago.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Shadows porque não concorres tu a presidência do glorioso já demonstraste aqui para nós que sabes muito de futebol e dos seus meandros,não te conheço pessoalmente mas tenho amigos que te conhecem dizem que és um grande benfiquista e sabes muito da poda avança carago."

      Os fins de semana são devastadores...se os amigos do Shadows dizem, nós vamos acreditar:)

      Como se ser-se legitimamente reconhecido como um" grande benfiquista " fosse condição necessária e suficiente para ser-se candidato à presidência dum clube como o GLORIOSO S.L.B.!

      Eu também conheço alguns " grandes benfiquistas ", que são os primeiros a reconhecer que não tem perfil para assumir uma candidatura à presidência dum clube com a dimensão do GLORIOSO.

      Estamos a falar do BENFICA, e não de uma associação recreativa, com todo o respeito pelo associativismo desportivo e cultural espalhado por esse país afora.

      Eliminar
  6. RoterHerzAdler17/9/21 14:16

    O próximo Presidente não pode ser alguém que apareça agora miraculosamente.
    Tem de ser um Benfiquista que queira servir o Benfica e não servir-se do Clube para aparecer. Tem de ser alguém que não precise do Clube para viver, nem para se "lançar" na Sociedade. Um Benfiquista que tenha como missão fazer voltar a credibilidade ao Benfica, colocar o clube como líder e ter a hegemonia em Portugal e com reais ambições Europeias.
    Alguém que reúna ao seu redor elementos experientes e outros mais "jovens" mas TODOS Benfiquistas credíveis e capazes nas suas áreas, já olhar para o futuro.

    Deixem-se de promoções pessoais e façam uma "peneira" entre os nomes das Listas então concorrentes das ultimas Eleições e façam reunir quem quer tirar o Benfica desta situação...sei que é utopia, mas é o futuro do nosso clube que está em jogo.

    O Presidente da Direção, da MAG , Conselho Fiscal e SAD, terão de ser pessoas muito experientes. Podem assumir que fazem no máximo um mandato ou dois, só para "endireitar" o que está mal e colocar o Clube, Equipa de Futebol, de novo temido na Europa.

    Nesta altura sei que não há consenso algum sobre nomes, todos têm defeitos...mas unidos em prol do Benfica há pessoas que se quisessem poderiam ficar na história.
    Como disse, sei que todos os nomes lançados serão alvos de criticas e defeitos, mas pessoas como Humberto Coelho, Shéu Han, Toni, Simões, Diamantino , poderiam fazer parte de uma futura Lista, onde constariam nos Orgãos chaves ( Direção, MAG, SAD, Conselho Fiscal) pessoas como Rui Gomes da Silva, Luís Tadeu, Tinoco Faria e Bagão Félix. Todos muito experientes e BENFIQUISTAS .
    Defeitos ? Todos temos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. são boas ideias mas honestamente é uma visão romântica
      Ao considerar grandes Benfiquistas como Simões Toni ou Humberto coelho é um sinal de saudosismo respeito mas uma ilusão

      Eles não têm qualquer competência para assumir cargos num Benfica que exige sangue novo e preparadas para uma gestão profissional

      Com todo o respeito pelas tuas ideias e pelas pessoas em questão eles não servem
      Já passou o tempo deles

      Por outro lado e se nos quisermos ficar apenas em ex-jogadores tens alguns nomes que podem ajudar muito o Benfica

      Rui Costa
      Nuno Gomes
      Simao Sabrosa
      Helder Cristovao

      Eliminar
  7. Mauro Xavier ainda não aparenta ter condições para liderar o Benfica. Eventualmente seria adequado para um cargo de vice na sad.

    Salvo surgimento de uma nova candidatura, eventualmente do BBM, para já o Senhor que se senta ao lado do presidente da liga e do presidente da federação, e que quer manter um CEO competente na SAD, segue claramente na frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "e que quer manter um CEO competente na SAD" que eu saiba, é o CFO, mas o homem já manda tanto no Benfica que até pode ser.

      Quanto aos milhões de comissões pagas por jogadores de terceira aos mais varidados empresários manhosos nada a dizer, certo? Grande CFO! Extremanente competente.

      Eliminar
    2. Bom, bom era não ter dinheiro para o papel higiénico. E é mesmo o CEO.

      Eliminar
    3. Vá lá, Diretor geral se preferires.

      Eliminar
    4. O Mauro Xavier caiu de paraquedas com "11 razões para votar Vieira". Não é ninguém no Benfica.

      anti-antis

      Eliminar
    5. Mas a bitola é essa? O tempo em que não havia papel higiénico?

      Pensei que o Sport Lisboa tinha nascido em 1904.

      Eliminar
  8. Esta AG de hoje não é a AGE que foi requerida e subscrita por vários sócios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que significa não ser preciso haver quórum para a assembleia ser realizada.

      anti-antis

      Eliminar
  9. Quem é que vai apertar o "colarinho" desta vez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os mesmos que atiram cadeiras
      Mas não são os mesmos que teem dirigido o clube nos últimos 20 anos

      Eliminar
  10. Porra!!!
    Nada serve nada está ou foi bem feito!
    Já é altura de o BY GB e o SHADOWS se assumirem e candidatar-se (para verem o que valem) ou será que afinal só são bons no totobola á segunda-feira?
    quanto a este movimento é o que é mas pelo menos ao contrário dp beto Noronha vão a jogo.
    o que os críticos não podem querer é serem direção sem ganhar eleições...
    SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS

    ResponderEliminar
  11. "um grupo reduzido de sócios que pretende passar a ideia de que tem muita importância no SL Benfica."
    Bela descrição deste blog. :)

    Por mais voltas que tentem dar, nunca hei de perceber essa animosidade toda contra o sócio 80 mil e não sei quantos do SLB. Já foi tudo mais que explicado vezes sem conta, mas fazem vista grossa.

    Finalmente, falar assim de uma hipotética venda de 51% das ações da SAD (mesmo que em duas ou mais partes) quando já se sabe há tempos que é impossível fazê-lo sem a aprovação dos sócios do clube... isso tem nome. Mas iam dizer que eu estaria a insultar-te.

    ResponderEliminar
  12. Shadows desculpa lá mas quem é o Mauro Xavier? quem é esse personagem? saiu de onde? um gajo que diz que a direcção não devia cumprir os estatutos? merda já lá há muita e já houve demasiada nos últimos 30 anos.

    Vocês enveredaram por uma narrativa no mínimo estranha desde o ultimo acto eleitoral, o Noronha é uma merda, sempre foi uma merda, bom era o RGS, o único dom sebastião, o Vieira (não no teu caso) Rui Costa, etc, agora o GB começou a desencantar um tipo que disse as maiores barbaridade chegando ao ponto de enumerar as 11 razões pelas quais devíamos votar Vieira há pouco mais de 10 meses e que após a demissão do Vieira disse que a direcção devia seguir o seu caminho não respeitando os regulamentos, e agora escrevem para saber qual é o posicionamento dele? Shadows quero que se fodam, desculpa a expressão, todos aqueles que no passado, e foram muitos e este Xavier era mais um culambista do Vieira, agora passou a ser Rui Costa, que apoiaram o Vieira, mas é todos, e só quando corrermos com essa gente do Benfica o clube voltará a ter paz, até lá nunca mais haverá paz.

    É difícil mais ainda espero uma candidatura a serio e que possa levar e colocar o Benfica no caminho da democracia, da transparência, e que devolva o Benfica à Europa do futebol

    Quanto à assembleia de hoje, não poderei marcar presença há coisas na nossa vida que são mais importantes e mesmo que fosse possível acho que seria difícil entrar, porque de todas as pessoas que assinaram a marcação, 334 têm que estar presentes para existir quórum para que a mesma se realiza, portanto só dá para entrar mais 866 pessoas.

    Não sei porque não marcaram para um espaço maior e com mais lotação, ou porque razão na a marcaram para o estádio, em vez de ser há noite um sábado, por exemplo amanhã, à tarde, quando ainda desfrutamos de bom tempo

    ResponderEliminar
  13. Parece um artigo escrito por alguém da direção.

    "Do movimento Benfica Bem Maior ou de Mauro Xavier não conhecemos o pensamento nem o posicionamento, o que para quem diz ou aparenta ter ambições no SL Benfica é muito pouco."

    Braz (ou Brás) Frade é vieirista.

    Mauro Xavier é vieirista.

    Rui Gomes da Silva foi vieirista.

    Francisco Benitez nunca foi vieirista.

    Mentira: "o Presidente da MAG é soberano na indicação da ordem de Trabalhos das AGO e AGE". O PMAG não pode alterar o que foi subscrito pelos sócios.

    E se a direção respeitasse os estatutos, Rui Encosta não podia ser candidato, por ter negócios com o clube.

    anti-antis

    ResponderEliminar
  14. Águia Preocupada17/9/21 20:19

    Com este pensamento tão negativo relativo a quem aparece no e a falar do Benfica, nunca conseguiremos mudar seja o que for.
    Caramba! Todos tem defeitos! Ninguém serve por este ou por aquele motivo apenas e só imaginável por mau juízo de valores por quem não se conhece!
    É tempo de arriscarmos. Sem o fazermos, nunca mudaremos nada.
    Neste momento, é preciso desmontar e exterminar a máquina maquiavélica que se apoderou do nosso clube.
    Mas com estes pré juízos e pré conceitos de que ninguém serve, só posso dizer: Adeus Sport Lisboa e Benfica!
    Shadows, essa tua fixação de considerar que ninguém serve, não é mais que a narrativo do dono do palheiro que apelidava quem se perfilava ou não, de oportunistas, abutres e outros mimos.
    É hora de arriscarmos. Se não o fizermos, só p0odemos ser apelidados de COBARDES!
    Se tivemos 20 anos um analfabeto e não benfiquista, porque não dar o benefício da dúvida a quem é benfiquista e acredito que quer reerguer o clube?
    Assim, com atitudes como a tua, não vamos a lado nenhum!

    ResponderEliminar
  15. Piores presidentes da história do Glorioso SLB:
    1 ventoinha
    2 joao vale tudo
    3 alvarinho
    4 manuel gamásio
    Curiosamente foram os 4 últimos.
    Como se pode ver, Rui Costa tem TUDO a favor dele, nem que tente MUITO conseguirá afundar mais o clube.
    E isto devia merecer uma reflexão por parte de nós, benfiquistas, como raio fomos eleger gente com tão pouca qualidade.

    ResponderEliminar
  16. "Ora, uma mudança séria no SL Benfica faz-se com novos protagonistas e não com os mesmos."
    também acho mas existiu, e pelos vistos ainda existe, quem andou a suspirar por alguém que andou dois mandatos ao mando do iluminado.
    nem foi ser apoiante for ser conivente com o iluminado.

    mas depois maus mesmo são quem nunca lá esteve, alguns nem apoiantes do vieira eram.

    é só coerência.

    muito gostam vocês de misturar alhos com bugalhos só porque dá jeito, uma coisa é vender acções que são propriedade do clube, directa ou indirectamente, e até agora não vi ninguém defender isso outra são acções que estão na posse de privados, alguns nem do clube são, e que podem mudar de mãos.
    uma coisa é se devemos permitir essa mudança e vetar quem não interessa, ou arranjar gente melhor, mas isso não é vender o clube como dizem.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking